GUERRA NAS ESTRELAS




1)   Guerra nas Estrelas (Star Wars), é um filme épico/space opera americano, de 1977.




2)   O primeiro da série a ser lançado em 25 de maio de 1977, e o quarto na ordem cronológica da trama, escrito e dirigido por George Lucas.
3)   Conta a história do jovem fazendeiro Luke Skywalker(Mark Hamill), que junto com o contrabandista Han Solo (Harrison Ford), se envolvem na Guerra Civil Galáctica entre o tirano Império Galáctico e a Aliança Rebelde após adquirir os Droids R2-D2 e C3PO. 


4)   Este primeiro contêm os planos da super-arma do Império, Estrela da Morte, no qual a líder rebelde, Princesa Leia (Carrie Fisher), espera usar para destruir a super arma.


5)   Foi a maior bilheteria de todos os tempos na época, arrecadando US$ 775.398.007 milhões.


6)    A produção, que atualmente é a 65ª maior bilheteria da história, quando ajustado pela inflação é a segunda maior bilheteria na América do Norte e a terceira maior bilheteria no mundo. 


7)   Entre os muitos prêmios que o filme recebeu, teve dez indicação ao Óscar, vencendo seis; as indicações incluíram Melhor FilmeMelhor DiretorMelhor Ator Coadjuvante para Alec GuinnessMelhor Roteiro Original.


8)   Star Wars é classificado como um dos melhores filmes de ficção científica já feito, e é considerado pelos críticos como o marco de início da "Era dos Blockbusters".


9)    "Era dos Blockbusters", foi um período em que o cinema hollywoodiano passaria a cada vez mais a se voltar aos efeitos visuais, às grandes campanhas de marketing, ao merchandising, entre outras características, historiadores de cinema costumam afirmar que existe cinema "antes de Star Wars e depois de Star Wars".


10)                     O filme foi preservado no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso no primeiro ano que era elegível por ser "culturalmente, esteticamente e historicamente significante". É considerado pelo American Film Institute (Instituto de Filme Americano) um dos 100 maiores filmes do cinema americano.


11)                     O subtitulo Episódio IV: Uma Nova Esperança não constava originalmente; George Lucas nem acreditava que continuaria a história.


12)                     O subtitulo foi acrescentado em 1981, depois do lançamento do episódio seguinte, O Império Contra-Ataca. George Lucas tem relançado o filme com mudanças significativas, na edição especial de 1997, no lançamento em DVD de 2004 e no lançamento em Blu-Ray de 2011.  Essas versões contêm cenas modificadas, diálogo alterado, sequências reeditadas, trilhas sonoras remixadas e cenas acrescentadas, gerando controvérsia pela deturpação da obra original.


13)                     Mark Hamill como Luke Skywalker: um jovem criado por seus tios em Tatooine, que sonha em melhorar de vida e se tornar um Jedi. Lucas preferiu escalar atores jovens sem experiência. Para fazer o papel de Luke (então chamado de Luke Starkiller), Lucas procurou atores que poderiam projetar inteligência e integridade. Ao fazer o teste para o personagem, Hamill achou o diálogo extremamente estranho, por conta dos conceitos incorporados ao universo. Ele escolheu, então, simplesmente realizar a leitura com sinceridade e acabou sendo escolhido em vez de William Katt, que foi, depois, escalado em Carrie, de Brian de Palma (Lucas compartilhou uma sessão de elencagem com De Palma, seu amigo de longa data.



14)                     Carrie Fisher como Princesa Leia: um membro do Senado Imperial e líder da Aliança Rebelde. Muitas jovens atrizes em Hollywodd realizaram testes para o papel da Princesa Leia, incluindo Amy IrvingTerri NunnCindy Williams, Karen Allen, e Jodie Foster. Foster, por sua vez, recusou o papel, pois já estava sob contrato com a Disney e trabalhando em dois filmes na época. Carrie Fisher foi escolhida, sob a condição de que perdesse 8 quilos para o papel.


15)                     Harrison Ford como Han Solo: um cínico mercenário contratado por Obi-Wan e Luke para levá-los a Alderaan em sua nave, a Millennium Falcon. Lucas inicialmente rejeitou Ford para o papel, pois ele "queria rostos novos" e Ford já havia trabalhado previamente com o diretor em American Graffiti. Ao invés disso, Lucas pediu que o ator o ajudasse nos testes de elenco, lendo trechos de diálogos com outros atores e explicando os conceitos e a história por trás das cenas que estavam lendo. Eventualmente, Lucas foi conquistado pela interpretação de Ford e escalou-o no lugar de Kurt RussellNick Nolte, Sylvester StalloneBill MurrayChristopher WalkenBurt ReynoldsJack NicholsonAl PacinoSteve MartinChevy ChaseBilly Dee Williams (que depois interpretou Lando Calrissian) e Perry King (que, mais tarde, interpretou Han Solo nas adaptações para o rádio).


16)                     Peter Cushing como Grand Moff Tarkin: Governador das regiões imperiais distantes e comandante da Estrela da Morte. Originalmente, Lucas tinha Cushing em mente para o papel de Obi-Wan Kenobi, mas o diretor acreditou que "a aparência magra" do ator seria melhor utilizada no papel de Grand Moff Tarkin. Lucas elogiou a performance de Cushing, dizendo "[Ele] é um ator muito bom. Adorado e idolatrado pelos jovens e por pessoas que vão ver um certo tipo de filme. Sinto que ele será lembrado com carinho pelos próximos 350 anos pelo menos." Cushing, comentando seu papel, brincou: "Diversas vezes, me perguntei o que era um 'Grande Moff'. O nome soa como algo que voou de dentro de um armário de cozinha."


17)                     Alec Guinness como Obi-Wan Kenobi: um velho Mestre Jedi e antigo mentor de Darth Vader, que introduz Luke à Força. 



A decisão de Lucas de escalar "desconhecidos" não foi vista positivamente por seu amigo Francis Ford Coppola ou pelo estúdio. Lucas precisava de um ator consagrado para interpretar o importante personagem Obi-Wan Kenobi. O produtor Gary Kurtz disse "O papel de Alec Guinness necessitava de uma certa estabilidade e gravidade enquanto personagem... o que significava que precisávamos de um character actor muito, muito, forte para interpretar aquele papel." antes que Guinness fosse escalado, o ator japonês Toshiro Mifune (que estrelou no filme Kakushi toride no san akunin (1958), de Akira Kurosawa) havia sido considerado para papel. 



De acordo com a filha de Mifune, Mika Kitagawa, seu pai recusou as ofertas de Lucas para os papéis de Kenobi e Darth Vader por que "ele estava preocupado com o visual do filme e que iria desvalorizar a imagem do samurai... Na época, filmes de ficção científica ainda tinham um aspecto barato, pois os efeitos não estavam avançados, e ele tinha muito orgulho de samurai." Guinness era um dos poucos membros do elenco que acreditava que o filme seria bem sucedido; ele negociou um acordo para ficar com 2% de um quinto da arrecadação dos direitos autorais pagos a George Lucas, o que o tornou bastante rico mais tarde em sua vida. Ele concordou em aceitar o papel de Kenobi com a condição de que ele não teria de fazer nenhuma publicidade para promover o filme. Lucas deu a ele o crédito por inspirar o elenco e a equipe a se esforçar mais, dizendo que Guinness contribuiu significativamente para a conclusão da filmagem. Harrison Ford disse "Foi fascinante, para mim, observar Alec Guinness. 




Ele estava sempre preparado, sempre profissional, sempre muito gentil com os outros atores. Ele tinha uma visão muito clara sobre como servir à história."


18)                     Anthony Daniels como C-3PO: um dróide de protocolo fluente em mais de seis milhões de línguas. Daniels fez o teste e foi escalado como C-3PO. Ele disse que queria o papel depois de ver um desenho de Ralph McQuarrie do personagem e ficou tocado com a vulnerabiliade na face do robô.Inicialmente, Lucas não queria tinha a intenção de utilizar a voz de Daniels para C-3PO: trinta dubladores consagrados fizeram o teste para voz do dróide. De acordo com Daniels, um dos grandes dubladores, que algumas fontes acreditam ser Stan Freberg, recomendou a voz de Daniels para o papel.


19)                     Kenny Baker como R2-D2: um dróide astromecânico que carrega os planos da Estrela da Morte e uma mensagem secreta para Obi-Wan da Princesa Leia. Enquanto Lucas filmava em Londres, onde estavam acontecendo testes para elenco adicional, Baker, que estava participando de uma comédia musical com seu parceiro Jack Purvis, soube que a equipe de filmagem estava procurando por uma pessoa com nanismo para ficar dentro de um traje de robô e manobrá-lo. Baker, que tinha 1,12 m de altura, foi escalado imediatamente depois de se encontrar com George Lucas. Ele disse "Ele me viu entrar e disse 'Ele vai servir', porque eu era o menor cara que eles tinham visto até o momento." Inicialmente, Baker chegar a recusar o papel três vezes, pois estava em dúvida sobre aparecer num filme onde seu rosto não seria mostrado e, além disso, esperava continuar o sucesso de seu espetáculo de comédia, o qual, recentemente, tinha começado a ser televisionado. Os famosos bipes e guinchos de R2-D2 foram feitos pelo sonoplasta Ben Burtt e por Lucas imitando "sons de bebê", gravando estas vozes através de um intercom e criando a mixagem final usando um sintetizador.


20)                     Peter Mayhew como Chewbacca: um Wookiee de duzentos anos, ajudante de Han Solo e imediato da Millennium Falcon.
Mayhew soube de uma seleção de elenco para Star Wars, que estava sendo filmado em Londres, e decidiu fazer o testo. 



O ator de 2,20 m foi imediatamente escolhido para interpretar Chewbacca depois que ele se levantou para cumprimentar George Lucas. Ele disse "Sentei-me em um dos sofás, esperando por George. 



A porta se abriu e George entrou seguido de Gary. Então, naturalmente, o que eu fiz? Fui criado na Inglaterra. Assim que alguém entra pela porta, me levanto. George disse 'Hmmm [olhou para cima].' Se virou para Gary e disse 'Acho que o encontramos." 



Em verdade, Mayhew era adequado para qualquer um de dois papéis: Chewbacca ou Darth Vader. Ele escolheu o primeiro, pois queria interpretar um herói; o ator britânico David Prowse ficou com o outro papel. Mayhew modelou sua performance de Chewbacca nos maneirismos de animais que viu num zoológico público.


21)                     David Prowse como Darth Vader (voz de James Earl Jones): um Lorde Sith, segundo em comando do Império Galático, que quer destruir a Aliança Rebelde. Originalmente, Lucas tinha a intenção de usar Orson Welles para a voz de Vader (depois de decidir por não usar a voz de Prowse, por conta de seu sotaque do sudoeste da Inglaterra, que levou o resto do elenco a dar-lhe o apelido de "Darth Fazendeiro" (no original, Darth Farmer). Depois de concluir que a voz de Welles seria muito reconhecível, ele escolheu o menos conhecido James Earl Jones.


22)                     Outros atores incluem Phil Brown e Shelagh Fraser, respectivamente como Owen e Beru, os tios de Luke; Jack Purvis, parceiro de Kenny Baker, como o Chefe Jawa no filme; Eddie Byrne como Vanden Willard, um general rebelde; Denis Lawson e Garrick Hagon, respectivamente, como os pilotos rebeldes Wedge Antilles e Biggs Darklighter (amigo de infância de Luke); Don Henderson e Leslie Schofield como os generais imperais Cassio Tage e Moradmin Bast respectivamente. Richard LeParmentier interpretou um almirante chamado Conan Antonio Motti, que ousa zombar da crença de Darth Vader na força e de seu fracasso em localizar a base rebelde e os planos roubados da Estrela da Morte, e é quase sufocado por Vader com a força e é salvo pela intervenção de Tarkin. Michael Leader interpretou um papel menor como um Stormtrooper conhecido por acidentalmente esbarrar numa porta.


23)                     Além dos 6 Oscar que recebeu, o filme também ganhou um prêmio especial pela edição de som do filme, isto é, a criação de sons fora ao som direto (gravado no set). Nessa época ainda não existia uma categoria própria para essa característica técnica, então a Academia premiou a parte esse trabalho de Ben Burtt.


24)                     George Lucas estava tão certo de que o filme falharia que, em vez de participar da estréia, ele viajou de férias para o Havaí com seu amigo, Steven Spielberg, onde eles vieram com a idéia de Os Caçadores da Arca Perdida (1981).


25)                     Nos primeiros rascunhos do roteiro, o R2-D2 podia falar inglês padrão, e ele tinha um vocabulário bastante impróprio. Embora todo o discurso em inglês de R2 tenha sido removido, muitas das reações do C-3PO foram deixadas.


26)                     O esqueleto que o C-3PO passa pertence a uma criatura Tatooine chamada Dragão do Grande Krayt. Este esqueleto artificial foi deixado no deserto da Tunísia depois de filmar e ainda está lá. Durante a filmagem de Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones (2002), o site foi visitado pela tripulação mais uma vez e o esqueleto ainda estava lá.


27)                     O primeiro filme a fazer mais de US $ 300.000.000.


28)                     A decisão de George Lucas de aceitar um salário mais baixo no filme em troca de direitos de merchandising completos foi considerada uma atitude de tolo de sua parte.


29)                     Os brinquedos baseados nos filmes nunca haviam sido grandes ganhadores de dinheiro (embora algumas combinações de brinquedos de filmes tivessem feito retornos de varejo moderados) devido à longa lacuna entre o que um filme passaria por sua corrida teatral e quando qualquer produto com base nela estaria disponível. Star Wars, no entanto, foi um fenômeno que atingiu o período de vendas de férias de 1977 em pleno andamento, e mudou a forma como os filmes foram comercializados para sempre.


30)                     De acordo com Harrison Ford, durante a realização do filme, ele e Mark Hamill geralmente enganam e não se comprometem com seu trabalho sempre que Alec Guinness não estava no set. Quando Guinness estava no set, eles se comportaram muito mais profissionalmente.


31)                     Harrison Ford não aprendeu suas falas para a conversa de intercomunicação no bloco celular, de modo que soasse espontâneo.


32)                     James Earl Jones e David Prowse, que interpretam a voz e o corpo de Darth Vader, respectivamente, nunca se conheceram.


33)                     Os atores achavam que George Lucas era muito pouco comunicativo com eles, com suas únicas direções geralmente sendo "mais rápidas" ou "mais intensas". Em um momento, quando ele perdeu temporariamente a voz, a equipe forneceu-lhe um quadro com apenas essas duas frases escritas nele.


34)                     Antes do lançamento do filme, George Lucas mostrou um corte precoce do filme para um grupo de seus amigos do diretor de cinema. A maioria, incluindo o próprio Lucas, sentiu que o filme seria um fracasso; Brian De Palma teria chamado "o pior filme de todos os tempos". O único dissidente foi Steven Spielberg, que corretamente previu que o filme ganharia milhões de dólares.


35)                     O efeito de som do sabre de luz é uma combinação do hum de um projetor de filme ocioso de 35mm e o feedback gerado passando um cabo de microfone descascado por uma televisão.


36)                     Enquanto George Lucas estava filmando no local na Tunísia, o governo líbio ficou preocupado com um enorme veículo militar estacionado perto da fronteira da Líbia. Conseqüentemente, o governo tunisino, recebendo ameaças de mobilização militar, pediu educadamente a Lucas que movesse seu sandcrawler Jawa mais longe da fronteira.


37)                     Devido ao orçamento limitado, os membros da equipe americanos (incluindo George Lucas) decidiram pilotar a classe de treinador para a Inglaterra, em vez de primeira classe. Quando a mãe de Carrie Fisher, Debbie Reynolds, ouviu falar sobre isso, ela ligou para Lucas, queixando-se de como era insultante que sua filha fosse treinadora voadora. Fisher estava no quarto com Lucas quando ele chamou, e depois de alguns minutos, perguntou se ela poderia conversar com a mãe dela. Quando Lucas entregou-lhe o telefone, ela simplesmente disse: "Mãe, eu quero voar treinador, você f ** k off ?!" E desligou.


38)                     O nome Wookiee surgiu como resultado de um acidente. Quando DJ Terence McGovern de San Francisco estava fazendo trabalho de voz sobre THX 1138 (1971) para George Lucas, ele cometeu um erro e exclamou: "Eu acho que eu corri sobre um wookiee lá de volta". George Lucas, confuso, perguntou o que ele quis dizer com o termo. Terence McGovern admitiu que não sabia e acrescentou que ele simplesmente inventou. George Lucas nunca esqueceu a palavra e usou anos depois em Guerra nas Estrelas (1977).


39)                     Mark Hamill prendeu a respiração por tanto tempo durante a cena do compactador de lixo que ele rompeu um vaso sanguíneo em seu rosto. As tomadas subsequentes foram feitas em apenas um dos lado.


40)                     Peter Mayhew e David Prowse receberam uma escolha quanto ao personagem gigante que queriam atuar, Chewbacca ou Darth Vader. Mayhew queria representar um bom rapaz e Prowse queria representar um cara mau, então eles acabaram representando os personagens correspondentes.


41)                     Harrison Ford achou que o diálogo era muito difícil, depois dizendo: "Você pode digitar essa merda, mas não pode dizer isso".


42)                     O segundo filme mais assistido de todos os tempos na América do Norte, tendo vendido cerca de 178 milhões de ingressos nas várias exibições nos cinemas, o que equivaleria a arrecadar cerca de US$ 1,48 bilhão aos preços dos ingressos em 2015. O único filme que vendeu mais ingressos é ... E o Vento Levou (1939) com 202 milhões.


43)                     Quando 20th Century Fox tentou distribuir o filme nos EUA, menos de 40 salas de cinemas concordaram em mostrar. Como solução, a Fox ameaçou que qualquer cinema que se recusasse a mostrar Star Wars não teria o direito de exibir outros grandes filmes, por exemplo: O Outro Lado da Meia Noite (1977), que acabou faturando menos de 10% do que Star Wars.


44)                     Kenny Baker disse que, muitas vezes, quando o elenco e a equipe iam almoçar, eles esqueciam que ele estava na roupa do R2-D2 e deixa-o para trás.


45)                     Durante a produção, o elenco tentou fazer George Lucas rir ou sorrir, como ele costumava parecer deprimido.


46)                     Obi-Wan nunca diz: "Que a Força esteja com você"; Ele sempre diz uma variação próxima da fala dele. A fala é dita por Han Solo (para Luke) e pelo General Dodonna enquanto se dirige aos pilotos rebeldes reunidos.


47)                     George Lucas renunciou à taxa normal de escritor / diretor e pediu apenas US $ 175.000, mais 40% dos direitos de merchandising.


48)                     Após o fracasso de O Fabuloso Doutor Dolittle (1967), quando seu empurrão de marketing maciço provou uma debate igualmente dispendiosa, os executivos do estúdio viram pouco ou nenhum lucro de tais assuntos e concordaram.


49)                     A mercadoria relacionada com Guerra nas Estrelas (1977) já gerou muitos milhões de dólares em vendas, permitindo que Lucas fizesse filmes completamente independentes do sistema de estúdio que ele criticou.


50)                     No primeiro dia de filmagem nos desertos da Tunísia, o país experimentou sua primeira grande tempestade de chuva em 50 anos.


51)                     Depois de visitar o conjunto de Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), George Lucas estava certo de que o Close Encounters superaria o Star Wars, que ainda estava sendo lançado na bilheteria. Steven Spielberg discordou, e sentiu que o Star Wars de Lucas seria o maior sucesso. Lucas propôs que eles negociassem 2,5% do lucro nos filmes uns dos outros; Spielberg aceitou, e ainda recebeu 2,5% dos lucros da Star Wars.


52)                     Os seios de Carrie Fisher foram gravados com a fita de Gaffer, pois seu traje não permitia que qualquer lingerie fosse usada por baixo. Ela brincou depois: "Como todos sabemos, não há roupas íntimas no espaço".


53)                     Este é o único filme de Star Wars onde o tema de assinatura de Darth Vader "The Imperial March" não é representado de uma forma ou de outra, já que não havia sido escrito na época.


54)                     O traje de Chewbacca manteve um mau cheiro durante a filmagem, após a cena do lixo-compactador.


55)                     James Earl Jones forneceu a voz de Darth Vader, mas especificamente solicitou que ele não fosse creditado. Na época, a razão que ele citava era que ele sentiu que não havia feito o trabalho suficiente para obter o faturamento, mas ele admitiu mais tarde que não queria que seu nome se associasse ao filme porque ele ainda era um ator. Jones recebeu os creditos nas subsequentes seqüências e na edição especial de 1997.


56)                     Quando os Stormtroopers entram na sala onde C-3PO e R2-D2 estão escondidos, um dos atores acidentalmente bate a cabeça na porta devido à sua visibilidade limitada. Quando a edição especial saiu em 1997, um efeito sonoro foi adicionado à cena para acompanhar a protuberância da cabeça.


57)                     De acordo com Mark Hamill, os executivos de estúdio ficaram infelizes de que Chewbacca não tivesse roupas e tentou fazer o traje redesenhado com shorts.


58)                     Denis Lawson, que interpretou Wedge Antilles (o nome dele é misspelt nos créditos como "Dennis Lawson"), é o tio de Ewan McGregor, que interpreta Obi-Wan Kenobi.


59)                     Carrie Fisher não estava acostumada a usar armas antes de filmar este filme. Em preparação, ela tirou aulas de tiro da mesma pessoa que ensinou Robert De Niro a atirar para Taxi Driver (1976).


60)                     Peter Cushing encontrou as botas que acompanhavam seu traje extremamente desconfortável de usar porque eram muito pequenas para seus pés. Assim, ele só as usava nos poucas tomadas em que os pés de Tarkin podiam ser vistos. Em todos os outras tomadas, Peter Cushing usava um par de chinelos fuzzy.


61)                     George Lucas apresentou o nome R2-D2 durante a pós-produção de Loucuras de Verão (1973). Uma das equipes de som queria que Lucas recuperasse o Reel # 2 da segunda faixa de diálogo. Na linguagem de pós-produção, isso surgiu como: "Você poderia obter o R2-D2 para mim?" Lucas gostou do som disso e anotou-o para uso futuro.


62)                     O idioma do Jawas é Zulu acelerado eletronicamente. A língua de Greedo é quechua, uma língua indígena sul-americana.


63)                     O roteiro de George Lucas evoluiu para um gigantesco roteiro de 200 páginas. Tendo passado um ano inteiro escrevendo, ele estava relutante em condensá-lo, então, em vez disso, ele escolheu se concentrar no primeiro terço, com vista a expandir os dois terços restantes em dois filmes adicionais.


64)                     O Bantha, visto ser montado por Tusken Raiders depois de detectar o acelerador de Luke Skywalker, era realmente um elefante asiático pertencente ao exótico Animal Trainer Ralph Helfer, vestido com um traje de pele e chifres falsos. Filmar a cena tornou-se difícil porque o elefante não estava acostumado ao calor extremo do Vale da Morte e continuava a remover a roupa.


65)                     A princesa Leia e Obi-Wan Kenobi nunca se encontram neste filme. O mais próximo que eles conseguem encontrar é quando ela o vê de longe durante o duelo do sabre de luz.


66)                     As contas de como Alec Guinness considerou o filme e seu trabalho sobre ele variam muito. Ele freqüentemente lembrou a experiência de tornar o filme tão ruim e afirmou consistentemente que era sua idéia ter seu personagem morto no primeiro filme, de modo a limitar seu envolvimento e se certificar de que ele "não teria que carregar Ao dizer essas falas de lixo ". Mais tarde, ele mencionou "esquivar-se" cada vez que alguém mencionou o filme e afirmou atuar fora toda a Estrela.


67)                     O correio de fãs relacionado às guerras sem mesmo abri-lo (um paradoxo lógico, tornando provável que isso não seja verdade, pois seus diários relatam o que alguns desses correios disseram em detalhes), porque ele odiava o fato de ele ser mais lembrado como Obi- Wan Kenobi, apesar de outros papéis que ele considerou muito mais alto.


68)                     Contrariamente a tudo isso, George Lucas disse que tomou a decisão de matar Kenobi, já que o personagem não teve nenhuma parte para jogar no final do filme e merecia uma saída memorável.


69)                     Segundo Lucas, Guinness era "menos do que feliz" de que seu personagem estava morrendo antes do esperado, e até parecia aproveitar seu tempo no set.



70)                     Lucas, Mark Hamill, Harrison Ford e Carrie Fisher sempre disseram como o Guinness paciente e útil estava no set e elogiou seu profissionalismo e respeito. A todos os membros do elenco e da equipe.


71)                     Grande parte do filme foi filmada pelas câmeras vintage VistaVision dos anos 1950, porque eram de maior qualidade do que qualquer outro disponível. Depois que o filme foi lançado, os preços dessas câmeras dispararam.


72)                     O punho do sabre de luz dado a Luke Skywalker é um tubo de flash da câmera Graflex 3 Cell, com algumas alças de borracha e um loop anexado à base. Esses tubos de flash ainda podem ser comprados hoje, mas custam o mesmo que um punho de réplica oficial.


73)                     De acordo com uma entrevista com George Lucas, originalmente, Luke era uma menina, Han Solo era um Alien, os wookiees eram chamados de Jawas, e R2-D2 e C-3PO eram chamados de A-2 e C-3.


74)                     A música de John Williams é classificada como n. ° 1 nos 100 anos de música cinematográfica da AFI.


75)                     Durante a cena da Estrela da Morte logo que Ben sai para desligar o feixe do trator, Chewbacca ladra algo para Luke a que Han diz: "Menino, você disse Chewie". As imagens em bastidores revelam que o que Chewbacca diz é: "O velho ficou louco".


76)                     Peter Mayhew trabalhou como enfermeiro em um hospital de Yorkshire antes de ser lançado no filme. Ele ganhou seu papel dez segundos depois de conhecer George Lucas pela primeira vez.


77)                     De todos os seis filmes Star Wars de ação real das trilogias originais, este é o único que apresenta palavrões mais de uma vez. "Hell" e "damn" são usados ​​várias vezes, e R2-D2 "jura" em linguagem droid, mas ele apenas chiriza e beeps. O idioma foi adicionado para obter o filme uma classificação PG, e evitar que ele seja estereotipado como um "filme infantil" G-rated.


78)                     Embora seus respectivos personagens obviamente se desprezam, Carrie Fisher achou Peter Cushing ser muito encantador, educado e bem-humorado no set. Eles ficaram tão bem, de fato, que Fisher descobriu que era um verdadeiro desafio atuar como se o odiasse.


79)                     O livro de 2003, Alec Guinness: The Authorized Biography, reimprime várias cartas que Guinness escreveu para sua amiga e correspondente de longa data, Anne Kaufman, na qual ele expressou seu descontentamento e duvidoso sobre a qualidade da Star Wars como estava em produção.


80)                     Antes de começar a filmagem, ele escreveu: "Foi-me oferecido um filme (20th Cent. Fox) que eu podia aceitar, se eles encontrarem dinheiro apropriado. As filmagens começaram em Londres e África do norte, em meados de março.


81)                     A ficção científica, que dá Eu pausa, mas é dirigido por Paulo [sic] Lucas que fez Loucuras de Verão (1973), o que me faz sentir que eu deveria. Grande parte. Lixo de conto de fadas, mas talvez seja interessante. Então, depois que as filmagens começaram, ele escreveu para Kaufman novamente para se queixar sobre o diálogo e descrever seus coestrlas: "o novo diálogo de lixo me alcança todos os dias em wadges of pink paper - e nada disso torna meu personagem claro ou mesmo suportável. Pense, felizmente, do pão amável, o que me ajudará a continuar até abril próximo ... Devo ir ao estúdio e trabalhar com um anão (muito doce - e ele tem que lavar em um bidé) e seus compatriotas Mark Hamill E Tennyson (que não pode estar certo) Ford. Ellison (? - Não!) - Bem, um jovem ranger e lânguido que provavelmente é inteligente e divertido. Mas, Deus, Deus, eles me fazem sentir noventa e tratam Eu como se eu tivesse 106. - Oh, [o nome do ator é] Harrison Ford - já ouviu falar dele? "


82)                     George Lucas planejou marcar o filme com a música clássica existente como Stanley Kubrick tinha feito em 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), antes de Steven Spielberg apresentá-lo ao compositor John Williams.


83)                     Lucas e Williams concordaram em um estilo clássico de música romântica do século XIX com uso liberal do leitmotif para a partitura. Uma vez que o filme mostra mundos nunca antes vistos, a música teve que servir como uma "âncora emocional" para o público se relacionar.


84)                     Harrison Ford originalmente não tinha permissão de audição, como tinha estrelado em Loucuras de Verão (1973), também dirigido por George Lucas. George Lucas originalmente pretendia usar apenas novos rostos para a Star Wars, mas depois de usar Harrison Ford para ler suas falas com atores audicionando para outros papéis, ele percebeu que a Ford era o melhor ator para fazer  Han Solo.


85)                     O cachorro de George Lucas, Indiana, serviu de inspiração para Chewbacca.


86)                     George Lucas não pretendia originalmente ter Anthony Daniels para a voz do C-3PO. Ele só mudou de ideia após uma sugestão de Stan Freberg, um dos atores considerados como o substituto de Daniels. A voz de Daniels foi alterada na pós-produção. Seu personagem deveria ser como um "vendedor de carros usados".


87)                     20th Century Fox comprou o roteiro, em grande parte porque George Lucas contratou o artista conceitual Ralph McQuarrie para criar pinturas de uma série de cenas para ajudar a vender.


88)                     Quando os blasters estão armados, eles têm um som clicando/clunking. Esta é uma gravação de uma alça de medidor de estacionamento sendo girada.


89)                     No dia anterior, ele começou a filmar como C-3PO, Anthony Daniels tentou experimentar sua roupa pela primeira vez. Dentro de dois passos, a perna esquerda despedaçou-se no plástico do pé esquerdo, começando a incomodar o ator cada vez que deva um passo.


90)                     Como executivo da 20th Century Fox, Gareth Wigan viu uma exibição precoce do filme. Quando ele chegou em casa, ele reuniu sua família em torno da mesa da cozinha e disse: "Quero que você se lembre deste dia, porque eu só tive uma das maiores experiências da minha vida".


91)                     A filmagem das seqüências de efeitos especiais no estúdio da ILM foi interrompida em um ponto por uma visita de representantes do sindicato local de operadores de câmeras, insistindo que a ILM contratava operadores de câmeras sindicais. Alguém então programou a nova câmera Dykstraflex controlada por movimento para executar uma série complexa de movimentos que terminou com a câmera apontada para os rostos dos representantes sindicais. Neste ponto, os representantes dos sindicatos foram informados: "Envie-nos alguém que possa operar * que *." Os representantes do sindicato partiram e não foram ouvidos novamente.


92)                     Ao contrário dos outros filmes da série, este filme apresenta Grand Moff Tarkin (Peter Cushing) como o vilão imperial, em vez do imperador Palpatine (Ian McDiarmid). Ambos os nomes são referências à República/Império Romanos. Os tarquins eram reis de Roma nos dias anteriores à República Romana. Palatine Hill era uma localização na cidade de Roma.


93)                     A cena de xadrez no Millennium Falcon foi feita usando criaturas de stop-motion. A tripulação considerou fazê-lo com atores,  mas optou pela técnica stop-motion, pois eles queriam evitar comparações e semelhanças com o filme Westworld.


94)                     No momento de escolher seu elenco para o filme, Mark Hamill estava sob contrato para co-estrelar na série de TV Oito é Demais (1977). Hamill tentou sair de seu contrato para o Eight Is Enough, entre horários de filmagem e locais de filmagem, não havia como ele pudesse fazer os dois. Depois de filmar o piloto para a série de TV, ele estava envolvido em um acidente de carro que danificou seu rosto. Isso resultou em que os produtores de TV decidiram deixá-lo fora de seu contrato para a série, permitindo-lhe levar a parte de Luke.


95)                     A origem do R2-D2 pode ser encontrada nos "drones" Huey, Dewey e Louie do filme Corrida Silenciosa (1972).


96)                     Joe Maddalena de Profiles in History adquiriu a câmera Panavision que filmou Star Wars: Episódio IV - A New Hope, do irmão de Carrie Fisher, Todd Fisher. No programa de televisão de Joe Maddalena, a série de curta duração Hollywood Treasure (2010), a câmera foi exibida no leilão privado Profiles in History e foi vendida por um espantoso $ 520,000, tornando-se o item mais valioso das memorabilias da Star Wars no mundo.


97)                     A grade de segmentação usada para o canhão do Falcão do Milênio é baseada em um peso de papel que George Lucas viu na mesa de Arthur C. Clarke.


98)                     Em um ponto, George Lucas planejou os personagens de Luke Skywalker. Lucas eventualmente usaria a idéia do herói anão no filme Willow - Na Terra da Magia (1988).


99)                     Uma pesquisa resultou em uma forte aversão ao título do filme, já que a palavra "Guerra" realizou conotações negativas para grande parte do público em geral logo após a Guerra do Vietnã.


100)               O filme foi originalmente programado para ter uma versão para o Natal de 1976.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog