PEPSI
1)
Pepsi é uma
marca norte-americana de um refrigerante com sabor de cola, presente em mais de 75
países.
2)
O produto que deu origem à marca de refrigerantes Pepsi-Cola
foi criado no ano de 1893, no estado da Carolina do
Norte nos Estados
Unidos. Seu criador, o
farmacêutico Caleb Davis Bradham, formulou um medicamento inicialmente sugerido para combater a
dispepsia, uma doença causada pela falta da enzina pepsina no organismo, dando o nome de “Brad's Drink”
(bebida de Brad).
3)
Em pouco tempo, o produto começou a ser procurado, não como
um medicamento, mas uma iguaria, fato que levou, no dia 24 de agosto de 1898, a Brad’s
Drink passar oficialmente a se chamar Pepsi-Cola, numa referência
direta ao primeiro propósito do, até então medicamento, isto é, o de combater a
dispepsia através de sua ingestão, auxiliando no controle da quantidade do
ácido péptico no estômago e, a Noz-de-cola, um dos ingredientes principais que davam sabor ao
xarope.
4)
Com o crescente sucesso na comercialização do produto,
em 1902, Bradham passa a dedicar-se integralmente ao novo
negócio, fundando a “Pepsi-Cola Company” no dia 24 de dezembro. No mesmo ano, surgiu a primeira nota publicitária no
jornal New Bern Weekly. Os jornais da época anunciavam a Pepsi como saborosa,
revigorante e não prejudicial.
5)
Em 1903 a drogaria "Bradham Drug Company" é fechada e a Pepsi-Cola Company
começa a operar em um galpão alugado. No dia 16 de junho o refrigerante Pepsi-Cola tem sua marca
registrada. A “Pepsi-Cola Company” em apenas um ano de operação, consegue
vender cerca de 30 mil litros em casas de refrescos locais.
6)
Em 1904, Bradham compra um edifício na cidade de New Bern, concentrando assim, todas as operações de
engarrafamento na nova fábrica que passa a envasilhar a Pepsi-Cola em garrafas
de 177 ml.
7)
Em 1905 a “Pepsi-Cola Company” negociou sua primeira
franquia fora de New Bern com a empresa engarrafadora “Charlotte and Durham”,
também no estado da Carolina do Norte. No mesmo ano o logotipo passa por
reformulação.
8)
Em 1906, é criado um novo slogan para a marca: "The
original pure food drink" e, nova mudança no logotipo, sendo a terceira em
oito anos. Neste ano a Pepsi já contava com quinze franqueadas nos Estados
Unidos e sua marca registrada no Canadá, atingindo a produção de 150 mil litros de xarope
anuais.
9)
Em 1907 a Pepsi-Cola (PEPSI) Company continuou sua
expansão, contando com uma rede de 40 franqueadas e, registrando sua marca
no México. Neste ano atingia o
volume de 400 mil litros de xarope.
10)
Em 1908 a empresa de bebidas inova, sendo a primeira a
substituir toda a frota de carroças tracionadas a cavalo por caminhões,
modernizando assim a distribuição de seu produto. Neste mesmo ano, 250
franqueados, em 25 estados americanos já estavam contratados para fabricar e
vender a Pepsi-Cola.
11)
Logo após o
final da Primeira Guerra Mundial em 1917, Bradham começou a apostar na flutuação
do preço do açúcar, comprando e estocando
uma quantia significativa, o fato é que o produto teve uma queda expressiva
na bolsa de valores,
fazendo com que a “Pepsi-Cola Company” acabasse declarando sua falência no
dia 31 de maio de 1923, após dezessete anos de sucesso.
12)
Com a venda da “Pepsi-Cola Company”, por 30 mil dólares para
a empresa “Craven Holding Corporation”, Bradham reabriu sua drogaria e voltou a
trabalhar como farmacêutico.
13)
Em 1924, Roy C. Megargel, um corretor da bolsa de Wall
Street, consegue após muita negociação adquirir a marca Pepsi-Cola por 35 mil
dólares, formando a “Pepsi-Cola Corporation”. No mesmo ano, a fábrica é
transferida para a cidade de Richmond no
estado americano de Virgínia.
14)
Até o ano de 1929, Megargel havia reorganizado toda a estratégia de
operações da companhia, que passou a ser uma empresa exclusivamente nacional.
15)
Apesar de todos os esforços, em 1931 a companhia passou pela
sua segunda falência e novamente foi vendida para outra empresa, a “Loft Candy
Company”. O então presidente Charles G. Guth reformulou totalmente a bebida.
16)
Em 1934 a companhia lançou a garrafa de vidro de 355
ml, que era vendida a 5 centavos de dólar, o mesmo valor pago pelas
garrafas de 177 ml que era o padrão da concorrência.
17)
As vendas iniciaram na cidade de Baltimore, no estado americano de Maryland, sendo um sucesso de vendas em plena Grande Depressão americana.
18)
Em virtude das vendas, a empresa reiniciou suas atividades no
Canadá.
19)
Em 1934, o inventor da bebida, Caleb Bradham, morre aos 66
anos de idade.
20)
Em 1940, o jingle “Nickel, Nickel”, criado para a Pepsi-Cola, se tornou o
primeiro a ser transmitido nacionalmente nos Estados Unidos.
21)
Em 1950 o produto ganhou um novo logotipo chamado
“Bottle Cap”, que nada mais era que uma tampa de refrigerante com o nome do
produto nas cores azul, vermelha e branca.
23)
Acontece também uma reestruturação publicitária da
marca, que passa a investir maciçamente em publicidade, para acabar com o
estigma de refrigerante barato.
25)
Em 1965 foi fundada a Pepsico Inc. Resultado da fusão da
Pepsi-Cola e da Fritolay, uma das maiores empresas de snacks do mundo.
26)
1967 o refrigerante Pepsi é lançado em lata de alumínio.
28)
No dia 27 de janeiro de 1984, o cantor Michael Jackson participou das gravações
para um comercial do refrigerante Pepsi. Nesta ocasião, faíscas dos efeitos
especiais acabam incendiando o cabelo do cantor.
29)
Em 2013 a empresa fez em conjunto com Jeff Gordon uma famosa pegadinha com um vendedor de test-drive, que se tornou
viral na internet.
32)
Em 1952 foi inaugurada em Porto Alegre a fábrica brasileira de refrigerantes Refrigerantes
Sul Rio-Grandense S.A., propriedade do imigrante português Heitor Pires,
que começou a produzir a Pepsi-Cola em Porto Alegre. Pires investiu pesado em
marketing, pintando as fachadas dos bares da cidade com o logotipo do
refrigerante, usando a entrega em domicílio com caminhões identificados com a
marca, e criando tampinhas de garrafa premiadas. Logo os gaúchos acreditavam
que a bebida era um produto local.
33)
Oficialmente, o refrigerante Pepsi-Cola foi lançado no Brasil
em 1953 através de uma das divisões da PepsiCo, a Pepsi
Beverage International (PBI).
35)
A Pepsi já chegou a ser responsável por 40% das vendas no
estado, mas atualmente é de 26% (na Grande Porto Alegre chega a 33,4% no segmento cola). O construção aterro e o
desenvolvimento urbano da região da Sul-Riograndense a partir de 1979,forçaram
as autoridades locais impedirem a permanência da fábrica no
local. Pressionada, a Pepsi deixou em 1994, se mudando para Sapucaia do
Sul. Outra fábrica também existe
em Viamão. O prédio original
foi demolido em 1999.
37)
Em 1984, a Companhia Cervejaria Brahma assinou contrato para distribuir as bebidas da
PepsiCo. Dez anos depois, tendo prejuízos e raramente superando os 10% nas
participações de mercado, revenderam os direitos para a argentina BAESA.
38)
Em 1997, com o braço brasileiro da BAESA entrando em
falência, a Brahma comprou as operações da empresa. Ao voltar a ter os direitos
das bebidas da PepsiCo, que também dava oportunidade para fortalecer a
participação da empresa em refrigerantes - bebidas como Guaraná
Brahma, Limão Brahma e Sukita detinham 9% do
mercado, muito atrás da Antártica e
Coca-Cola, e ao baixar preços para tentar impulsionar vendas davam prejuízos -
a Brahma assinou um acordo de franquia com duração de 20 anos para a
fabricação, distribuição e comercialização de seus produtos, até esta data a
marca vinha passando por dificuldades de logística e distribuição da linha no
país, que não ultrapassava mais de 50% do território nacional.
39)
Além de aproveitar o grande número de distribuidores da
Brahma, o Nordeste Brasileiro passou a ter os produtos da Pepsi. Em 1999, após a fusão da Brahma
com a Antártica para criar a Companhia de Bebidas das
Américas (Ambev), a nova empresa
aproveitou o contrato firmado anteriormente para fabricar e distribuir as
bebidas da PepsiCo em todo território brasileiro.
40)
Entre 2000 e 2004, a Pepsi foi patrocinadora do Sport Club Corinthians Paulista. Atualmente patrocina o Clube Atlético Mineiro no
país.
41)
Em 2010, a Pepsi passou a usar "Pode Ser" no
slogan, uma estratégia de comunicação reconhecendo sua posição de mercado e
inspirada na pergunta que os garçons faziam ao ouvir os clientes pedindo
Coca-Cola.
42)
Também aumentou o investimento na Nova classe média com
o desenvolvimento de produtos como a Pepsi de 3 litros e uma garrafa de 237
mililitros.
43)
O símbolo da Pepsi, representado pelo globo, teve sua origem
na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, como uma forma de apoio e patriotismo. O
refrigerante lançou na época uma nova tampa em edição especial, que trazia
escrito o nome Pepsi-Cola em fonte curvilínea em cor vermelha, sobre um fundo
vermelho, branco e azul (cores da bandeira americana), numa representação
ondulada.
45)
Em 1962 o logotipo da Pepsi-Cola foi redesenhada, as
letras do nome passam para uma fonte na cor preta e com letras de fôrma. Não
mais Pepsi-Cola, passando a ser denominada por Pepsi.
46)
Em 1973 o dizer Pepsi deixa de ser empregado em cor
preta, e passa para a cor azul. A partir de 1991, o logotipo da Pepsi é
dividido, isto é, surge o globo da Pepsi limpo com escrito do nome sobre o
mesmo.
47)
Originalmente, a fórmula da Pepsi foi criada para fins
medicinais e passou a ser comercializado em 1893, como bebida refrescante.
48)
O refrigerante Pepsi normal possui
como ingredientes aromatizantes naturais compostos, água gaseificada, açúcar,
cafeína, corante de caramelo (INS 150a), extrato de Noz-de-cola e acidulante Ácido Fosfórico (INS 338).
49)
É um produto não alcoólico,
sem Glúten e não possui quantidades significativas de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibras alimentares e sódio.
50)
O prazo de validade varia
conforme a embalagem sendo de: 84 dias para embalagem família de 3,3 Litros, 3
meses para embalagem Pet de 600 ml., 4 meses para embalagens de Pet de 1 Litro, 1,5 Litros,
2 Litros e 2,5 Litros. , 9 meses para latas de alumínio de 350 ml e garrafas de
vidro de 284 ml. , O prazo de validade é contado a partir da data de fabricação
do produto.
51)
No Brasil: Diet Pepsi ─ sem adição de
açúcar, Pepsi Light ─ sem adição de açúcar e sódio (Lanç. 1998), Pepsi Max ─
versão do refrigerante sem açúcar e com o mesmo sabor da bebida tradicional
(Lanç. 2007), Pepsi Twist ─ Versão com 2,5% de suco natural de limão. (Lanç.
dia 24 de fevereiro de 2002), Pepsi Twist 3 ─ Pepsi Twist, com as 3 calorias que
correspondem ao do suco natural de limão. Sem adição de açúcar e baixo teor de
sódio e aspartame (Lanç. em 2008), Pepsi Twist Light ─ Versão sem adição de
açúcar da Pepsi Twist (Lanç. Fev/2002), Pepsi X ─ misto de refrigerante sabor
cola e energético (Lanç. 2003), Pepsi Zero — versão diet sem adição de aspartame (Lanç.
2015).
52)
No
mundo todo, o refrigerante Pepsi já foi lançado em sabores e versões que se
adaptavam à cultura e aos hábitos dos países em que era comercializado. A maior
parte das versões foram lançadas em forma de edição limitada, isto é,
permaneceram no mercado em temporadas que variaram de três a doze meses.
53)
Abaixo, uma relação de algumas
variantes exóticas da marca: Crystal by Pepsi ─ Variante da Crystal Pepsi, com
sabor de citrus. (Lanç. 1994), Crystal Pepsi ─ Versão sem cola. (Lanç. 1992 –
Desc. 1993), Diet Pepsi Jazz Caramel Cream ─ Sabor de creme de caramelo em
versão diet. (Lanç. 2006 ─ Estados Unidos), Diet Pepsi Jazz Black Cherry - French Vanilla ─ Sabor de baunilha
francesa com cereja preta em versão diet. (Lanç. 2006 ─ Estados Unidos), Diet Pepsi Jazz Strawberries
& Cream ─ Sabor de morango e creme em versão diet.
(Lanç. 2006
─ Estados Unidos), Pepsi A-ha / Limón / Lemon / Twiter ─ Sabor de limão, Pepsi Azuki ─
Sabor de feijão do tipo azuqui.
(Ed. Limitada ─ Japão), Pepsi Blue ─ Com uma coloração azul e sabor de cereja. (Lanç. 2002
─ Estados Unidos), Pepsi Blue Hawaii ─ Com uma coloração azul e sabor de abacaxi, soda e
limão. (Lanç. 2008 ─ Ed. Limitada ─ Japão), Pepsi Boom ─ Sem cafeína. ( Itália), Pepsi Cafechino / Kaffe / Max Cappuccino ─ Sabor de café, Pepsi Carnival / Summer Mix ─ Sabor de frutas tropicais. (Ed. Limitada
Lanç. 2006 ─ Japão / Lanç. 2007 ─ Estados Unidos), Pepsi Clear ─ Sabor de soda. (Ed. Limitada Lanç. 2005 ─ México), Pepsi Delux caramel ─ Sabor Caramelo com creme, Pepsi Delux
Strawberries ─ Sabor morango com creme, Pepsi Fire ─ Sabor de canela e sensação
picante. (Lanç. 2006 ─ China), Pepsi
Green ─ Versão verde-brilhante (Lanç. 2009 ─ Tailândia), Pepsi Ice ─ Sabor de Hortelã. (Lanç. 2006 ─ China), Pepsi Ice Cream ─ Sabor de sorvete de creme (Rússia), Pepsi Ice Cucumber ─ Sabor de pepino. ( Japão), Pepsi Kona / AM ─ Sabor de Café com uma dosagem maior. (Estados Unidos), Pepsi Max Punch ─ Sabor
de gengibre e canela. (Lanç. 2005). ( Reino Unido), Pepsi Mojito ─ Sabor limão com menta (Lanç. 2008 ─ Itália / Japão), Pepsi One ─ Versão de Pepsi com uma caloria. (Lanç. 1997
─ Estados Unidos), Pepsi Raging Raspberry ─ Sabor de framboesa.
(Lanç. 1991 ─ Estados Unidos), Pepsi Red ─ Versão avermelhada
com sabor de gengibre e sensação picante. (Lanç. 2006 ─ Japão), Pepsi Retro / Natural / Raw ─ Sabor cana-de-açúcar (Lanç. 2008
─ México), Pepsi Samba ─ Sabor de manga e tamarindo. (Austrália), Pepsi Shiso ─ Sabor de
shiso. (Ed. Limitada Lanç. 2006 ─ Japão), Pepsi Strawberry Burst / Razzleberry ─ Sabor de morango. ( Estados Unidos), Pepsi Tarik ─ Sabor café
com leite condensado, Pepsi Tropical Chill ─ Sabor de frutas tropicais. (Lanç. 1994
─ Estados Unidos, Japão), Pepsi Vanilla ─ Sabor de baunilha. (Lanç. 2003 ─ Estados Unidos), Pepsi White ─ Sabor de
iogurte. (Japão), Pepsi Wild Cherry ─ Sabor de cereja silvestre. (Lanç. 1988
─ Estados Unidos), Pepsi X ─ Sabor de guaraná e uma dose extra de cafeína e vitaminas.
54)
A
partir de 1983 a Pepsi firma uma nova forma de desenvolver a propaganda de seu
produto, através de contratos de imagens de celebridades do mundo da música,
esporte e cinema.
55)
Durante
sua história já possuiu diversos garotos e garotas-propaganda, também chamados
de porta-vozes, que realizaram comerciais para a televisão, rádio, materiais
impressos além de patrocinar turnês de shows de alguns. Entre as diversas
celebridades que já estiveram ao lado da marca.
56)
Pessoas
muito famosas já foram garoto(a) propaganda da PEPSI, destacam-se: As
cantoras Madonna, [nota 6] Beyoncé, Britney
Spears, correspondem a celebridades
que mais estiveram ao lado da Pepsi em número de comerciais, Claudia
Schiffer, Cristina
Aguilera, Gloria Stefan, Jennifer
Lopez, Kylie Minogue, Mariah Carey, Michelle Williams, Pink, Rihanna, Nicki Minaj, Shakira e Tina Turner também são artistas que já fizeram comerciais
para a marca. Os cantores Akon, Bob Dylan, David Bowie, Enrique
Iglesias, Justin
Timberlake, Lionel Richie e Michael
Jackson que ao lado de Britney
Spears foi o maior porta-voz da marca em número de comerciais, Ray Charles, Ricky Martin, Rod Stewart, além do brasileiro Guarabyra(autor do jingle dos anos 70 para a Pepsi, "Só
tem amor quem tem amor pra dar", um marco para a propaganda na geração) já
fizeram comerciais para a Pepsi.
57)
Os
grupos musicais Kiss, Black Eyed
Peas, RBD que promoveram a Pepsi no México e as Spice Girls.
58)
Os
atores Michael J.
Fox da cine-série “De volta para
o futuro”, Cindy Crawford, Billy Crystal entre outros.
59)
Ainda, nas celebridades, a cantora brasileira Rosana, interprete da música “o amor e o poder” e o
ator/cantor Evandro Mesquita,
ambos em 1987 e, a atriz Regina Casé. Em 2001 a, então modelo Daniella Cicarelli, passou a
ser nacionalmente conhecida após atuar em um comercial da Pepsi.
60)
Na
ficção, personagens como ET o extraterrestre em 1982, Alien, da série de filmes de
ficção científica em 1992, os personagens Didi Mocó (Renato Aragão, Dedé (Manfried Sant'Anna),
Mussum (Antônio Carlos Bernardes Gomes) e Zacarias (Mauro Faccio Gonçalves) de Os Trapalhões em 1988, o espião Austin Powers, os personagens animados Papa-Léguas e Coiote e, até mesmo Mestre Yoda e Darth Vader da cine-série Star Wars (Guerra nas Estrelas) fizeram parte da história
da propaganda do refrigerante Pepsi.
61)
A
Pepsi, também teve sua marca apresentada por esportistas como o tenista Gustavo Kuerten e
os jogadores de futebol ingleses David Beckham e Frank Lampard, os espanhóis Fernando
Torres, Cesc Fabregas e Raul Gonzáles,
o italiano Francesco Totti,
o argentino Lionel Messi, o
russo Andrei Arshavin,
o francês Thierry Henry, e
os brasileiros Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Denílson, Roberto Carlos e o rei Pelé em 1981. O jogador de futebol americano Joe Montana e Dan Marino. O Wrestler CM Punk tem uma tatuagem do logo da Pepsi em seu ombro
esquerdo.
62)
Dentre
todos da lista, Michael Jackson e Britney Spears aparecem como os campeões de
divulgação da marca. Tanto Michael, quanto Britney já estiveram em mais de oito
comerciais de grande produção do refrigerante Pepsi.
63)
Em 27 de janeiro de 1984, Michael Jackson sofreu um acidente enquanto gravava
o segundo comercial para a televisão do contrato que havia assinado com a Pepsi. O
cabelo de Jackson foi atingido por fogos de artifício e
o cantor sofreu queimaduras de segundo grau no couro cabeludo.
64)
Alguns Slogans no Brasil: Década de
1970 ─ Só tem amor quem tem amor pra dar, 1984 ─ A escolha da
nova geração, 1987 ─
O sabor de vencer, 1997 ─
GeneratioNext, 2005 ─
Arrisque mais, viva mais, 2006 ─ Dá, dá, dá, Pepsi!, 2008 ─ Questione,
Mude, Beba Pepsi!, 2009 ─
Refresque seu mundo, 2009 ─ É Hora de Mudar. Com Pepsi, sim!, 2010 - Atualmente ─ Pode Ser!.
65) Alguns Slogans nos Estados Unidos: 1939 ─ Twice as Much for a Nickel ─ Duas vezes mais por um níquel, 1958 ─ Be Sociable, Have a Pepsi ─ Seja sociável, pegue uma Pepsi. 1961 ─ Now It's Pepsi for Those Who Think Young ─ Agora é a Pepsi para quem pensa jovem!, 1963 ─ Come Alive, You're in the Pepsi Generation ─ Viva, você está na geração Pepsi, 1969 ─ You've Got a Lot to Live, Pepsi's Got a Lot to Give ─ Você tem muito o que viver, Pepsi tem muito a lhe dar, 1973 ─ Join the Pepsi people (feeling free) ─ Junte-se ao povo Pepsi, 1975 ─
Have a Pepsi day ─ Tenha um dia Pepsi, 1979 ─ Catch that Pepsi spirit ─ Agarre esse espírito Pepsi, 1981 ─ Pepsi's got your taste for life ─ Pepsi deixa seu sabor para a Vida!, 1983 ─ Pepsi's Now! ─ Pepsi Já!, 1984 ─ The Choice of a New Generation ─ A escolha da nova geração!, 1991 ─ Gotta Have It ─ Agarre a sua, 1995 ─ Nothing Else is a Pepsi ─ Nada como uma Pepsi, 1999 ─ Ask for More / The Joy of Cola ─ Peça por mais, a alegria de uma Cola, 2003 ─ It's the Cola / Dare for More ─ Essa é a Cola, peça por mais!, 2005 ─ Wild Thing / Ask For More ─ Coisa louca, peça por mais!, 2007 ─ More Happy / Taste the once that's forever young ─ Mais Feliz, Experimente a única que é para sempre jovem!, 2008 ─ Pepsi Stuff ─ Coisas da Pepsi (Comercial do Super Bowl com Justin Timberlake), 2008 ─ Something For Everyone ─ Algo para cada um, 2009 ─ Refresh Everything ─ Refresque Tudo, 2011 - Can it be?" - Pode ser?
66)
A
Guerra das Colas foi uma disputa que começou publicitariamente entre as duas
maiores fabricantes de refrigerantes do mundo, a Pepsi e a Coca-Cola, no final
da década de 1970 e, que ocorre até hoje de forma mais amena.
67)
Em
1975, a Pepsi começou a divulgar comerciais de televisão em que realizava
testes cegos de preferência com pessoas, chamando de “Pepsi Challenge” ou o Desafio Pepsi. Os comerciais de 30
segundos mostravam as mais diferentes classes sociais americanas, com testes
sendo realizados em shopping centers, escolas, corpo de bombeiros, centros e em
diversos locais públicos, no início da década de 1980, os comerciais passaram a
ser apresentados pelo ator Gabe Kaplan.
68)
A
Coca-Cola também exibiu anúncios em resposta aos da Pepsi e vice-versa. Um dos
anúncios da Coca comparava o então chamado "Desafio Pepsi" a dois
chimpanzés decidindo que bola de tênis tinha mais tecido.
69)
No
dia 23 de abril de 1985, baseada na disputa com a Pepsi, a
Coca-Cola lançou a New Coke, este fato, segundo o próprio site da empresa, foi
o “maior risco” já adotado em toda a história da companhia. Neste dia, foi
anunciada a mudança da fórmula original do refrigerante, a primeira em 99 anos.
Esta atitude se deu a partir de testes cegos realizados com cerca de 200 mil
consumidores e que afirmavam ser de preferência unânime pela nova fórmula em
relação à concorrente Pepsi. Na prática, ocorreu o contrário. Houve uma queda
expressiva nas vendas, diversas reclamações por telefone, carta e protestos.
70)
Na
época, a guerra ficou mais acirrada, pois a Pepsi começou a fazer propagandas
anunciando indiretamente que havia finalmente vencido a disputa entre as colas.
Os comerciais veiculados pela Pepsi informavam da mudança na fórmula da
concorrente, como o observado nos comerciais "They changed my Coke"
(Eles mudaram minha Coca), Archaeology (Arqueologia) e “Back in time” (De volta
no tempo).
71)
Neste
mesmo ano, tanto a Pepsi, quanto a Coca-Cola lançaram diversos comerciais,
sendo o período de maior informes publicitários das duas empresas, só a Pepsi
lançou 58 comerciais em um período curto, com uma média que chegou a mais de um
por semana.
72)
Com
a pressão dos consumidores, no dia 11 de Julho, exatamente 79 dias após o lançamento da New Coke, a
Coca-Cola original volta a ser produzida e distribuída com o nome de “Coca-Cola
Classic”.
73)
Muitos foram os comerciais lançados entre as duas companhias
num intuito de comparação e glorificação das marcas.
74)
A Pepsi, nesta guerra lançou,
além das propagandas do final da década de 1970 e das que foram apresentadas
pelo ator Gabe Kaplan de 1980 a 1983, os seguintes comerciais de com o enredo
principal “Pepsi vs Coca-Cola: 1985 ─ “Archaeology” ─ Sinopse: Num futuro
distante, o professor e seus alunos estudam as ruínas da nossa civilização, 1985
─ “Back in Time”. ─ Sinopse:
Três cientistas realizam a viagem no tempo, só que por descuido um deles é
enviado no ano em que a Coca-Cola foi lançada, 1985 ─ “They changed my Coke” ─ Três idosos comentam que as coisas não
são mais como eram, 199? ─ “Test
Evolution With Chimps” ─ Sinopse: Acontece um teste envolvendo dois
macacos, cada um tomando uma das marcas, 199? ─ “Test in Natural Habitat” ─ Sinopse: Seqüência do comercial “Test Evolution With Chimps”,
novamente abordando experimento com macacos, 199? ─ “Truck” ─ Sinopse: Dois motoristas de caminhão, um de cada
empresa, se encontram no trânsito, 1995 ─ “Sucked In” ─ Sinopse: Para
conseguir
apertar o botão da máquina e pegar uma Pepsi, menino sobe em duas latas de
Coca-Cola, 1995 ─ “Diner” ─
Sinopse: Funcionários das duas empresas se encontram em uma lanchonete após o
trabalho. Trilha Sonora da banda "The Youngbloods" com a música
"Get Together", 1996 ─ “Security Camera” ─ Sinopse: Funcionário
deixa cair latas de Pepsi, 1997 ─ “Dancing Bears” ─ Sinopse: Ursos
pardos dançando a música Y.M.C.A. de Village People (referência ao urso branco
da concorrente), 1999 ─ “Godfather” ─ Sinopse: Com Hallie Kate
Eisenberg. Menina encarna personagem do filme “O Poderoso Chefão”, quando lhe é
oferecida outra bebida, 2000 ─ “Einstein's choice” ─ Sinopse: Albert
Einstein faz um questionamento para saber qual o melhor refrigerante, 200? ─
“Jimi Hendrix” ─ Sinopse: As escolhas influenciam no futuro, 2006 ─ “Kung-Fu Can” ─
Sinopse: Com Jackie Chan. Sinopse: A lata de Diet Pepsi é a estrela do filme e
parceira de Jackie Chan e a lata de Coca-Cola é a duble, que está nas piores
cenas, 2006 ─ “Comprovado pelo macaco”
─ Sinopse: Comercial da Pepsi Twist. Um macaco decide se prefere um cacho de
banana vazio ou com três bananas, o macaco acaba escolhendo o cacho com 3
bananas, e o locutor fala: -“comprovado pelo macaco: três é melhor que zero”.
75)
No
trato da resposta, a Coca-Cola, nos últimos anos vem trabalhando com sutilezas,
abordando temas de “viva a igualdade” como no comercial “Polar Bear and Penguins”, de “união”
como no comercial “Republican and
Democrat” e, de que “a realidade é diferente”, como no enredo do
comercial “The Real Monkey”, em
que mostra os tão discutidos macacos na vida real, e não em um laboratório.
76)
Em 2009, a Pepsi lançou na cidade de Porto Alegre o projeto
“Eu Amo Porto”, adotando a orla do Rio Guaíba e o Parque Farroupilha (Parque
da Redenção), em um Projeto inédito de revitalização urbana que está alinhado
com sua filosofia mundial de crescimento sustentável. Desde o início do projeto
a empresa vem aumentando suas vendas segundo os últimos relatórios da Nilsen na
Região Sul e a aceitação da população ao projeto, o transformou em um dos
maiores cases de marketing da Companhia em 2009.
77)
Em
fevereiro de 2010, a Pepsi mundial lançou o “Pepsi Refresh Project”,
que consistia na doação de 1 milhão de dólares para a implantação de projetos
filantrópicos. Para tanto, qualquer pessoa poderia participar, bastando enviar
idéias para melhoria do mundo. A decisão era por votação realizada no próprio
site da empresa, sendo os ganhadores os projetos com maior quantidade de votos.
78)
O refrigerante Pepsi possui também, duas casas de
shows que levam o nome da marca e, são destinadas a diversificação da cultura.
Chamada de Pepsi on Stage, esta primeira foi inaugurada no
dia 9 de maio de
2006, com os mesmos moldes de casas de espetáculos empregados no exterior como
no Pepsi Stage em Amsterdam, na Holanda, Pepsi Arena em Albany e Pepsi Coliseum
em Indianapolis, nos EUA. Também no Rio Grande do
Sul, estado de maior participação em número de vendas da Pepsi no
Brasil, o Pepsi Club, outra casa de shows na cidade
de Caxias do Sul, inaugurada no dia 10 de
dezembro de 2009.
79)
Em 1931, a Pepsi Cola foi comprada pelo presidente Loft Candy Company Loft,
Charles G. Guth, que reformulou o popular refrigerante.
80)
Em 1940, a história foi feita quando o primeiro jingle publicitário foi
transmitido a nível nacional. O jingle era "Nickel Nickel", um
anúncio para Pepsi Cola que referia o preço da Pepsi. "Nickel Nickel"
tornou-se um recorde de sucesso e foi gravado em 55 idiomas.
81)
Nos Estados Unidos, Pepsi foi vista como uma bebida de negros.
82)
No Canadá, era vista como a bebida para os quebequenses, os francófonos.
83)
Na década de 1950, a Pepsi empregou grandes recursos para tentar melhorar
sua imagem. Ele comprou muitos anúncios de televisões e começou sua longa
tradição de empregar celebridades para vender seu produto. Cresceu e tornou-se
um rival sério da corporação Coca-Cola, mas ainda estava firmemente em segundo
lugar.
84)
Na década de 1960, a Pepsi originou a estratégia de marketing conhecida
como "The Pepsi Generation".
85)
Esta estratégia foi uma constante propaganda repetitiva da Pepsi destinada
aos jovens. Trabalhou sob o pressuposto de que há novos consumidores que chegam
à idade todos os dias e se alguém pára de comercializar para os consumidores
mais novos, um terá uma base encolhida de consumidores estabelecidos de um
produto. Com o envelhecimento da geração baby boomer, a publicidade da Pepsi
mudou para a bebida que mantém sua juventude.
86)
Em 1964, a Diet Pepsi foi apresentada.
87)
O ano de 1989 viu o surgimento do "Controle de Madonna". Pepsi
teria pago a Madonna US $ 5 milhões por uma campanha promocional mundial ligada
à música "Like A Prayer". A Pepsi, no entanto, não viu seu video para
a música até que a campanha começou e rapidamente puxou os comerciais da
Madonna Pepsi devido ao uso de cruzes queimadas e outras imagens polêmicas em
seu videoclipe.
88)
Em 1998 tornou-se um ano de introdução para a campanha GeneratioNEXT, que
lançou uma visão futurista da empresa para a juventude. O piloto Jeff Gordon
foi usado como um símbolo para rápido, jovem e poderoso.
89)
Pepsi é muitas vezes a bebida mais comum em eventos esportivos, como Major
League Baseball, bem como grandes concertos em tamanho de arena.
90)
Durante o outono de 1998, a Pepsi apresentou a Pepsi ONE, seguida de uma
ambiciosa campanha publicitária com o principal slogan de "apenas uma
caloria". A cola introduziu o uso de Sunett (Acesulfame potássio) e
aspartame para atingir uma caloria.
91)
A empresa juntou-se à reintrodução de Star Wars para o grande tela durante
o verão de 1999. Vinte e quatro personagens da série Star Wars foram
introduzidos como obras de arte nas latas durante o verão, criando uma ênfase
para um conjunto colecionável. Isso criou uma enorme saturação de mercado para
a conscientização do filme como impulso acumulado.
92)
Dirigido pela PepsiCo, a empresa também possui e opera Quaker Oats,
Gatorade, Frito-Lay e Tropicana. A PepsiCo é uma corporação muito maior do que
a The Coca-Cola Company, mesmo que a Coca ainda supera a Pepsi em quase todas
as áreas do mundo. É negociado na Bolsa de Valores de Nova York sob o símbolo
PEP. A empresa que formou para o seu negócio de distribuição e engarrafamento é
o Pepsi Bottling Group, negociando na NYSE sob o símbolo PBG.
93)
Até 1997, também possuía Kentucky Fried Chicken, Pizza Hut e Taco Bell, mas
esses restaurantes de fast-food foram transferidos para o Tricon Global
Restaurants, agora Yum! Brands, Inc.
94)
Pepsi CollectablesSouth Korean Coat of Arms parece semelhante ao logotipo
da Pepsi, mas não está relacionado com isso.
95)
Uma das únicas áreas do mundo onde Pepsi supera Coke é a província
canadense de Quebec. A Pepsi foi há muito tempo a bebida dos francófonos e
continua a dominar-se ao confiar nas celebridades locais da Quebecois
(essencialmente Claude Meunier, da fama La Petite Vie) para vender seu produto.
Pepsi acabou se tornando um termo ofensivo, apelido, para os francófonos vistos
como uma classe baixa pelos anglófonos em meados do século XX. O termo agora é
usado como referência histórica à animosidade franco-inglesa.
96)
Outra região onde Pepsi supera Coca-Cola está no centro da Appalachia nos
EUA.
97)
Pode-se
dizer que o refresco do Sr. Bradham foi criado no rastro do sucesso da
Coca-Cola, assim como muito dizem que a própria Coca-Cola era uma "versão
refrescante e não alcoólica" de uma conhecida bebida européia: o
"Vinho Mariano", que usava folhas de coca do altiplano andino em sua
composição.
98)
A
inovação do marketing da Pepsi teve seu ápice em 1972, quando foi feito um
acordo de distribuição do refrigerante na Rússia, berço do comunismo onde a
Coca-Cola era vista como o símbolo máximo do capitalismo. Hoje sabemos que o
acordo só ocorreu pois a PepsiCo adquiriu os direitos de distribuição mundial
da Vodka russa Stolichnaya, numa outra demonstração da criatividade de sua
equipe de marketing.
99)
Enquanto
a PepsiCo ainda controlava os danos do incidente com Michael Jackson, foi
surpreendida por uma ação da Coca-Cola que acabou sendo um grande golpe de
sorte. Motivada por uma série de "degustações cegas" que a PepsiCo
patrocinava entre Pepsi e Coca-Cola pelos Estados Unidos, e outras pesquisas
feitas alguns anos depois as quais também concluíam que o público americano
preferia o sabor da Pepsi, a Coca-Cola fez um de seus maiores e mais desastrados
lançamentos de sua história: a New Coke.
100)
No
Brasil, outras marcas conhecidas do público são propriedade da PepsiCo:
Coqueiro, Lipton, Toddy, Kero Coco e H2OH! são algumas delas. Além disto, foi
da PepsiCo que saiu a Yum! Brands, dona de várias redes famosas de fast-food,
como Taco Bell, Pizza Hut e KFC, só para dizer as marcas famosas no
Brasil.





















































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