MONTEREY
POP FESTIVAL
1)
O Festival
Internacional de Música Pop de Monterey foi um evento de concertos
de três dias realizado de 16 de junho a 18 de junho de 1967 no Monterey County Fairgrounds em Monterey, Califórnia.
2)
Estimativas de multidão para o festival variaram entre 25.000
e 90.000 pessoas, que se reuniram em torno dos terrenos do festival.
3)
A arena de atuação fechada do recinto de feiras, onde a
música ocorreu, teve uma capacidade de festival aprovada de 7.000, mas foi
estimado que 8.500 ficaram presos para o show de sábado à noite, com muitos
participantes extras em pé Os lados da arena. Os frequentadores do
festival que queriam ver as apresentações musicais eram obrigados a receber um
bilhete de "todos os festivais" ou um bilhete separado para cada um
dos cinco eventos de concertos programados que queriam participar na arena:
sexta à noite, sábado à tarde E a noite, e domingo à tarde e à noite.
4)
Os
preços dos ingressos variaram de acordo com a área de estar, variando de 3 a
6,50 dólares (22 a 47 dólares, ajustado pela inflação).
5)
O festival é lembrado pelas primeiras grandes
aparições americanas de The Jimi Hendrix Experience , The Who e Ravi
Shankar ,
a primeira performance pública em larga
escala de Janis
Joplin e a
introdução de Otis
Redding.
6) O Monterey Pop Festival incorporou o tema da Califórnia como
ponto focal para a contracultura e geralmente é
considerado um dos começos do " Verão do Amor " em
1967.
7)
O primeiro festival
de rock tinha
sido realizado apenas uma semana antes no Monte Tamalpais, no Marin County ,
na Feira de Fantação
de KFRC e no Festival de Música Magic
Mountain.
8)
Como
Monterey foi amplamente promovido e fortemente atendido, apresentou
performances históricas e foi objeto de um popular filme documental teatral,
tornou-se Uma inspiração e um modelo para futuros festivais de música,
incluindo o Woodstock
Festival, dois
anos depois.
9) O festival foi planejado em sete
semanas por John
Phillips de The
Mamas & the Papas ,
o produtor de discos Lou Adler , Alan Pariser e
o publicitário Derek
Taylor . Monterey
e Big Sur foram conhecidos como o site do Festival
de Jazz de Monterey e
do Big Sur Folk Festival.
10)
Os
promotores viram o festival Monterey Pop como forma de validar a música rock
como uma forma de arte na forma como o jazz e o povo eram considerados. Os organizadores
conseguiram além de todas as expectativas.
11)
Os artistas atuaram de graça com todas as receitas doadas
para instituições de caridade, com exceção de Ravi Shankar , que recebeu US $ 3.000 por seu desempenho durante a
tarde no sitar.
12)
O Country Joe and fish receberam
US $ 5.000, não pelo festival, mas pela receita gerada pelo documentário da DA
Pennebaker.
13)
Os artistas tiveram
seus vôos e acomodações pagas. Além de Shankar, cada ato foi
dado até 40 minutos para o desempenho deles. Vários terminaram seus sets mais cedo, incluindo The Who, que
jogou por apenas 25 minutos.
14)
A
idéia para Monterey foi fornecer o melhor de tudo - equipamentos de som, dormir
e comer acomodações, transporte - serviços que nunca foram fornecidos para o
artista A conta de Monterey contou
com uma formação que colocou estrelas estabelecidas como The Mamas e
Papas, Simon
& Garfunkel e The Byrds, ao lado de novos e inovadores
atos do Reino Unido e dos EUA.
15)
A
canção " San Francisco (para usar flores em
seu cabelo) "
foi escrita por Phillips e cantada por McKenzie, lançada em maio de 1967, para
promover o evento.
16)
Com dois grandes singles, Jefferson Airplane foi uma das
principais atrações do festival, tendo sido um grande sucesso na costa oeste.
17)
Embora já tenha sido
um grande ato no Reino Unido, e agora tenha recebido alguma atenção nos EUA
depois de jogar algumas datas de Nova York dois meses antes, The Who foi
impulsionado para o mainstream americano em Monterey. A banda usou os amplificadores Vox alugados para
o seu conjunto, que não eram tão poderosos quanto os amplificadores regulares
da Sound City que tinham
deixado na Inglaterra para economizar custos de envio. No final de sua frenética performance de " My Generation ", o público
ficou atordoado quando o guitarrista Pete Townshend esmagou seu
violão, as bombas de fumaça explodiram atrás dos amplificadores e a equipe de
concertos assustados apressou-se no palco para recuperar microfones caros. No final do caos, o baterista Keith Moon chutou seu kit de bateria enquanto a banda saiu do
palco. Durante a permanência de Jimi
Hendrix na Inglaterra, ele e o Quem se viram se apresentaram, ambos ficaram
impressionados e intimidados um com o outro, por isso não queriam ser
ultrapassados pelo outro. Eles decidiram
jogar uma moeda, com The Who acabando atuando antes do Hendrix.
18)
"The Grateful Dead era bonito. Eles
fizeram no melhor volume o que Shankar tinha feito suavemente. Eles tocaram
música pura, algumas das melhores músicas do concerto. Nunca ouvi nada na
música que poderia ser qualitativamente melhor do que a performance De The
Dead, domingo à noite. " - Michael
Lydon, autor de Flashbacks (2003).
19)
"[Os Quem] esmagando todos os seus
equipamentos. Quero dizer, eles fizeram isso tão bem. Parecia tão grande. Era
como, 'Uau, isso é lindo.' Continuamos.
Jogamos nossa pequena musica. E parecia tão coxo comigo, na época. E [Jimi
Hendrix] também era bonito e incrível, parecia ótimo e parecia ótimo. Adorei os
dois atos. Sentei-me lá com um joivote . Eles foram maravilhosos. " - Jerry Garcia
20)
O uso de Hendrix de volumes extremamente altos, o feedback que isso
produziu e a combinação dos dois, juntamente com o uso de bombardeio de
mergulho na barra de vibrato em sua guitarra, produziram sons que, com exceção
dos britânicos presentes, nenhum dos A audiência já havia ouvido antes. Isto, junto com o olhar dele, a roupa e as birras eróticas no
palco, tiveram um impacto enorme na audiência. Para levar as coisas ainda
mais, conscientes do final explosivo planejado de The Who, ele perguntou por
uma lata de fluido mais leve, que colocou atrás de uma de suas pilhas de
amplificador antes de começar seu set. Ele terminou sua performance de
Monterey com uma versão imprevisível de " Wild Thing ", que ele tapou ao se ajoelhar sobre o violão, despejando
fluido mais claro sobre ele, incendiando-se e depois esmagando-o no palco sete
vezes antes de jogar seus restos no público. Esta performance colocou a
Hendrix no mapa e gerou uma enorme atenção na imprensa musical e nos
jornais. Robert Christgau escreveu
mais tarde em The Village Voice da performance de Hendrix.
21)
A
música era um dado para um Hendrix preso a liderar a turnê de força de Who's
guitar-smashing. É um grande esporte observar esse escandaloso ladrão de
cena, mexer com a língua, pegar com os dentes e pôr seu machado em chamas,
mas o showboating distrai-se da história feita naquela noite - o início de
uma técnica instrumental tão fecunda e febril que O rock ainda não é igual,
embora centenas de bandas de metal tenham se tornado ricas
tentando. Certamente, em nenhum outro lugar, você será testemunha de um
Hendrix ainda incerto de sua divindade.
22)
Monterey
Pop também foi uma das primeiras performances públicas principais para Janis Joplin , que apareceu como membro
do Big Brother e da Holding Company . Joplin deu uma
interpretação provocativa da música " Ball 'n' Chain ". A
Columbia Records assinou
o Big Brother e The Holding Company com base no seu desempenho em
Monterey.
23)
Eric
Burdon mudou a engrenagem com sua performance em Monterey. Depois de
seis anos de brincar com os animais originais como parte da Invasão Britânica
e a separação dessa banda, Eric reuniu uma nova banda, um "New
Animals" e no festival, eles realizaram o trabalho seminal "Paint
It Black", que Mostrou o novo estilo de Burdon: anti-guerra, hard
rock. Monterey afetou intensamente sua carreira, como mais tarde capturou
a música que ele escreveu sobre isso.
24)
Redding,
apoiado pelo Booker T. & The MG's ,
foi incluído no projeto de lei através dos esforços do promotor Jerry
Wexler ,
que viu o festival como uma oportunidade para avançar a carreira da
Redding. Até esse ponto, Redding tinha se comportado principalmente para
o público negro, [23], além de alguns shows bem
sucedidos no Whiskey
a Go Go . O
show de Redding, bem recebido pelo público ("certamente há participação
de torcida audível no set de Redding do que em qualquer outro filmado por
Pennebaker naquele fim de semana") incluiu " Respeito " e uma versão de
" Satisfação ". O
festival seria uma de suas últimas performances principais. Ele morreu
seis meses depois em um acidente de avião aos 26 anos.
25)
Ravi
Shankar foi
outro artista que foi apresentado à América no festival de Monterey. O
Raga Dhun (Dadra e Fast Teental) (que foi mais tarde acreditado
como "Raga Bhimpalasi "), um trecho da performance de
quatro horas de Shankar no 1967 Monterey Pop Festival, concluiu o filme Monterey
Pop ,
apresentando o artista a uma nova geração de Fãs de música.
26)
As Mamas e as Papas fecharam
o festival. Eles também trouxeram Scott
McKenzie para
tocar seu single escrito por John Phillips "San Francisco, (Certifique-se
de usar flores no cabelo)" . Seu
conjunto incluiu seus maiores sucessos, " segunda-feira, segunda-feira "
e " California
Dreamin ". A
música "Dancing in the Street", foi a última música realizada no
festival, com Mama Cass dizendo ao público "Você está sozinho".
27)
Alguns
artistas ficaram famosos pelas suas não participação: Os Beatles foram rumores de aparecer
devido ao envolvimento de seu assessor de imprensa, Derek Taylor, mas eles
declinaram, já que sua música tornou-se muito complexa para ser realizada ao
vivo. Em vez disso, por instigação de Paul
McCartney ,
o festival reservou The Who e Jimi Hendrix Experience .
28)
Os Beach
Boys , que
estiveram envolvidos na concepção do evento e
estavam em um ponto programado para encabeçar e fechar o show, não
conseguiram realizar. Isso resultou de uma série de problemas que afetam
o grupo. Carl
Wilson estava
em uma disputa com os funcionários sobre a sua recusa de ser recrutado para o
serviço militar durante a Guerra do Vietnã. O álbum novo e radical do
grupo, Smile, foi
recentemente abortado e permaneceu inédito, deixando o líder da banda Brian
Wilson em
estado e disposto ou incapaz de realizar (ele não havia se apresentado ao
vivo com o grupo desde o final de 1964, embora ele faria isso em Honolulu ,
Hawaii em agosto de 1967). Como o Smile não havia sido
lançado, o grupo sentiu que seu material mais antigo não superaria o
público. O cancelamento reduziu permanentemente sua reputação e
popularidade nos EUA, o que contribuiria para o seu álbum de
substituição Smiley
Smile, que
era mais baixo do que qualquer outro lançamento de álbuns anteriores.
29)
Os Kinks foram convidados, mas não
conseguiram obter um visto de trabalho para entrar nos EUA por causa de uma
disputa com a Federação Americana de Músicos.
30)
Donovan foi recusado um visto para
entrar nos Estados Unidos por causa de um busto de drogas de 1966.
31)
O
capitão Beefheart e o
Magic Band também
foram convidados a aparecer, mas, de acordo com as notas de linha para a
reedição do CD de seu álbum Safe
as Milk ,
a banda baixou a oferta sob a insistência do guitarrista Ry Cooder , que sentiu que o grupo não
estava pronto . No entanto, a Cooder também afirmou que em um show de
aquecimento alguns dias antes, Beefheart se recusou a cantar e pulou do
palco, deixando a banda tocar um conjunto principalmente instrumental. O
guitarrista disse que essa era a razão pela qual ele se recusava a jogar.
32)
Dionne
Warwick e The
Impressions foram
anunciados em alguns dos primeiros cartazes para o evento, mas Warwick
abandonou por causa de um conflito na reserva desse fim de semana. Ela
foi reservada no Fairmont Hotel, O
hotel estava relutante em liberá-la e pensou-se que cancelar essa aparência
afetaria negativamente sua carreira.
33)
Bob Dylan recebeu um convite, mas ele
recusou devido ao fato de que ele ainda estava se recuperando de seu acidente
de moto no ano anterior. Hendrix prestou homenagem a ele ao cobrir “Like a Rolling Stone”.
34)
The
Motthers of Invention
foram convidadas a tocar, mas seu líder Frank
Zappa declinou
por sua recusa em compartilhar o palco com qualquer das bandas de San
Francisco que ele sentia ser inferior.
35)
O
logotipo da banda Kaleidoscope seja
visto no filme como um sinal rosa logo abaixo do palco, a banda não se
apresentou no Festival de Monterey.
36)
Embora The
Rolling Stones não
tenha tocado, o guitarrista e o fundador Brian
Jones participaram
e apareceram no palco para apresentar Hendrix. O grupo estava na lista
curta de convidados, mas não conseguiu obter vistos de trabalho por causa das
prisões de Mick
Jagger e Keith
Richards.
37)
Já
havia rumores de que o Love havia recusado um convite para Woodstock , mas Mojo
Magazine confirmou
mais tarde que era o Festival de Monterey que eles rejeitaram.
38)
Os
promotores também convidaram diversos artistas da Motown para realizarem e até mesmo
dariam ao próprio gravador seu próprio espaço. No entanto, Berry
Gordy recusou-se
a deixar qualquer um de seus atos, apesar de Smokey
Robinson estar
no conselho de administração.
39)
Os Monkees foram o ato musical mais
vendido nos Estados Unidos em 1967 e foram seriamente considerados para jogar,
mas depois de semanas de deliberação, John Phillips eLou Adler decidiram não
convidá-los. No entanto, os membros do grupo Micky
Dolenz (em homenagem americana total e peito)
e Peter Tork participaram do festival e se
misturaram com músicos nos bastidores. Tork foi convidado a
apresentar Buffalo
Springfield ,
seu grupo favorito, para o seu set. Tork também apresentou Lou Rawls e estava envolvido em um
incidente bizarro, onde ele saiu no palco no meio do grupo de Grateful
Dead para
tentar impedir que fãs subissem no palco e dançando. Tork também
informou a multidão de que os Beatles não estavam no disfarce.
40)
De
acordo com Eric
Clapton ,
o Cream não se apresentou porque o
gerente da banda queria fazer um espetáculo maior para a estréia americana
naquele ano. No entanto, foi revelado que a banda não foi considerada
pelos organizadores do festival.
41)
A
banda The Doors também não foram convidadas, apesar de terem sido
um grupo bem sucedido nessa época. O teclista Ray
Manzarek disse
mais tarde: "Estávamos bastante irritados por saber por que a Associação
estava no Monterey Pop Festival, e The Doors não eram".
42)
O
escritor de música Rusty DeSoto argumenta que a história da música pop tende
a minimizar a importância de Monterey em favor do "festival maior, mais
alto e mais decadente" de Woodstock, realizado dois anos
depois. Mas, como ele observa: “Monterey Pop foi um evento seminal ...
apresentando performances de estréia de bandas que moldariam a história do
rock e afetariam a cultura popular desse dia. The County Fairgrounds em
Monterey, Califórnia ... tinha sido o lar de folk, jazz e blues festivais por
muitos anos. Mas o fim de semana de 16 a 18 de junho de 1967 foi a primeira
vez que foi usado para mostrar música rock”.
43)
O
festival lançou as carreiras de muitos que tocaram lá, fazendo algumas delas
em estrelas praticamente durante a noite, incluindo Janis Joplin, Laura Nyro , Canned
Heat , Otis
Redding, Steve
Miller e
o maestro de sitar indiano Ravi Shankar.
44)
Monterey
também foi o primeiro evento de alto nível para misturar atos dos principais
centros regionais de música nos EUA - São
Francisco , Los
Angeles , Chicago , Memphis e Nova
York - e foi a
primeira vez que muitas dessas bandas se conheceram em pessoa. Foi um
lugar de encontro particularmente importante para bandas da Bay Area e Los
Angeles, que tendem a se respeitar mutuamente com um grau de suspeição
- Frank
Zappa por
um não fez nenhum segredo de sua pouca consideração por algumas das bandas de
San Francisco - e até Que as duas cenas estavam se desenvolvendo
separadamente em linhas bastante distintas. Paul
Kantner, da
Jefferson Airplane, disse: "A idéia de que San Francisco estava
anunciando foi um pouco de liberdade contra a opressão".
45)
Monterey
também marcou uma mudança significativa da guarda na música britânica. O
Who e Eric Burdon e The Animals representaram
o Reino Unido, com os Beatles e os Rolling Stones visivelmente
ausentes. O Brian Jones de Stones atravessou a multidão, resplandecente
em regatas psicodélicas cheias, e apareceu brevemente no palco para
apresentar Jimi Hendrix. Seriam mais dois anos antes que The Stones
atingisse a estrada, altura em que Jones morreu e os Beatles nunca mais fizeram
turnês. Enquanto isso, The Who saltou para a violação e tornou-se o
principal ato de turismo britânico do período.
46)
Também
notável foi o inovador sistema de som do festival, projetado e construído
pelo engenheiro de áudio Abe Jacob, que iniciou sua carreira fazendo som ao
vivo para bandas de São Francisco e passou a se tornar um designer de som
líder para o teatro americano. O inovador sistema de som de Monterey foi
o progenitor de todas as PAs em grande escala que se seguiram. [ Citação necessária ] Foi
um fator chave no sucesso do festival e foi muito apreciado pelos artistas -
no filme de Monterey, David
Crosby pode
ser visto claramente dizendo: "Ótimo sistema de som!" Para o
companheiro de banda Chris
Hillman no
início da verificação de som de Byrds. A iluminação da Chip Monck atraiu a atenção dos
promotores do Festival
de Woodstock .
47)
Os
pioneiros da música eletrônica Paul
Beaver e Bernie
Krause criaram
um estande em Monterey para demonstrar o novo sintetizador
de música eletrônica desenvolvido
por Robert
Moog . [29] Beaver
e Krause compraram um dos primeiros sintetizadores de Moog em 1966 e passaram
um ano infrutífero tentando conseguir alguém em Hollywood interessado em usá-lo. Através
de seu estande de demonstração em Monterey, eles ganharam o interesse de
atos, incluindo The Doors, The Byrds, The Rolling Stones,
Simon & Garfunkel e outros. Isso rapidamente foi incorporado a um
fluxo constante de negócios, e o excêntrico Beaver foi logo um dos homens de
sessão mais movimentada em Los Angeles. Ele e Krause ganharam um contrato com
a Warner Brothers.
48)
Eric
Burdon e Animals mais tarde no mesmo ano, em seu sucesso " Monterey ", citou uma linha da
música de Byrds "Renaissance Fair"
("Eu acho que talvez eu esteja sonhando") e os artistas
mencionados, Byrds , Jefferson
Airplane Ravi
Shankar, Jimi Hendrix, The Who, Hugh
Masekela , Grateful
Dead e Brian
Jones dos Rolling Stones ("Sua Majestade o Príncipe Jones sorriu
enquanto se movia entre a multidão"). Os instrumentos utilizados na
música imitam os estilos desses artistas.
50)
A
equipe da Pennebaker usou câmeras de filmagem de cristal-sincronização
portáteis de 16 milímetros desenvolvidas recentemente que ficaram
sincronizadas com sistemas de gravação de som de sistema duplo . O
material do filme era o estoque de fotos de inversão de cores Ektachrome 100 ASA de "alta
velocidade" de Eastman Kodak lançado recentemente, da Eastman Kodak, sem
o qual os shows noturnos teriam sido praticamente impossíveis de disparar em
cores.
O som foi capturado pelo estúdio móvel de Wally
Heider em
um gravador
de oito canais de última
geração, com uma faixa usada para o tom de sincronização de cristal, para
sincronizá-lo com as câmeras de filme. The Grateful Dead acreditava que
o filme era muito comercial e recusava permissão para ser mostrado. O
rastreio do filme nos cinemas em todo o país ajudou a elevar o festival ao
status mítico, aumentou rapidamente as fileiras dos futuros festeiros que
procuravam o próximo festival e inspirou novos empreendedores a organizar
mais festivais em todo o país.
52)
As
gravações de áudio do festival eventualmente se tornaram a base para muitos
álbuns, mais notavelmente o lançamento de 1970 Historic Performances Recorded no
Monterey International Pop Festival com
conjuntos parciais de Otis Redding e Jimi Hendrix. Outros lançamentos no
festival incluíam álbuns dedicados ao vivo pelo Grateful Dead, Jefferson Airplane e Shankar.
53)
Em
1992, um conjunto de caixas de quatro CD foi lançado com performances da
maioria dos artistas; Várias outras compilações foram lançadas ao longo
dos anos. De acordo com um recurso de promoção de rádio que acompanhou o
lançamento da caixa, em estádios modificados, incluindo caminhões de
plataforma plana Kaleidscope (LA), instalados nos arredores, houve várias
mermeladas espontâneas para multidões e campistas.
Entre eles, havia um
no estádio de esportes da Colônia da Comunidade de Monterey Peninsula (do
outro lado do intercâmbio da Hwy. 1), onde Jimi Hendrix, ladeado por Jorma
Kaukonen e John
Cipollina ,
jogou para um público entusiasmado. Também foi relatado localmente que
Eric Burdon havia verificado as provisões e os estabelecimentos de saúde.
54)
As gravações e filmagens de Monterey de Moby Grape permanecem inéditas,
alegadamente porque o gerente Matthew
Katz exigiu US
$ 1 milhão pelos direitos.
55)
Foi
revelado vários anos depois que Cream seria convidado para se
apresentar no festival, mas seu gerente se recusou e não contou a banda por
vários anos. Eric Clapton ficou furioso quando
descobriu.
56)
De
acordo com John Phillips, Janis Joplin foi um acidente nervoso antes de sua
primeira apresentação no festival e estava bebendo Southern Comfort e
literalmente tremendo com medo nos bastidores. Quando ela saiu do palco,
ela estava chorando porque não podia acreditar que ela tivesse passado tão
bem.
57)
Don Van Vliet (também
conhecido como Capitão Beefheart e Magic Band) foi convidado a se apresentar,
mas puxou no último minuto, porque o guitarrista Ry Cooder sentiu que a banda não estava
pronta para se apresentar em um evento de alto perfil naquela etapa de sua
carreira .
58)
Um
grupo que ficou conspícuo por sua ausência foi The Doors , que acabou de lançar seu
álbum de estréia e o single "Light My Fire" acabou de superar os
gráficos. Ironicamente, os promotores alegaram que se esqueceram de
estender e convidar o grupo. No entanto, o baterista John Densmore afirmou que o motivo pelo
qual o grupo não era convidado era devido ao fato de seu estilo mais escuro
de rocha ser contrário à vibração de paz e amor de muitos dos artistas que
jogaram nesse fim de semana.
59)
Esta
foi a próxima a última apresentação para The Mamas e Papas . Eles realizaram mais
uma vez antes de terminar alguns meses depois.
60)
O
filme foi originalmente destinado a ser um especial de televisão para ser
mostrado na Rede de TV ABC. No entanto, vários executivos da ABC se
opuseram a grande parte da filmagem, especialmente a sexualidade flagrante do
desempenho de Jimi Hendrix . De fato, Thomas W. Moore levantou as mãos e disse:
"Não na minha rede" depois de ver as filmagens.
61)
Durante
a performance de Grateful Dead , Peter Tork interrompeu o grupo porque
vários concertos decidiram escalar no palco e começar a dançar.
62)
Outro
artista britânico que foi convidado a realizar, mas não por causa de
acusações de drogas sobre ele, era Donovan.
63)
Legenda, Laura Nyro foi aborrecida do palco em
Monterey. Isso foi amplamente divulgado em publicações de rock (como
Rolling Stone) na época e mencionado em vários dos obituários de Nyro após
sua morte em 1997. A música de seu desempenho (não lançado até a caixa de
DVD) mostra o contrário - ela recebe uma rodada quente Aplausos da
platéia. DA Pennebaker acredita que Nyro imaginou a
reação negativa, e talvez até tenha ajudado a espalhar o próprio rum.
65)
Os Monkees foram
seriamente considerados como presentes no festival, mas depois de semanas de
deliberação, John Phillips e Lou Adler decidiram não convidar o
grupo. No entanto, Micky Dolenz e Peter Tork participaram do
festival. Na verdade, Dolenz usava uma roupa indiana completa, incluindo
tocado, todo o fim de semana e Tork serviu como uma das celebridades da MC,
apresentando Lou Rawls e seus bons amigos, Buffalo Springfield.
66)
O
festival marcou a primeira grande aparição de Otis Redding na frente de uma audiência
predominantemente branca, e ele se tornou uma estrela durante a noite.
67)
No
final do desempenho de The Who de "My
Generation", Keith Moon feriu seu pé enquanto ele
chuta sobre o kit de bateria.
68)
Pete Townshend de The Who e Jimi Hendrix entraram em uma discussão
acalorada sobre quem iria seguir-se na conta. Townshend não queria
seguir Hendrix e vice-versa. John Phillips estabeleceu a maneira,
lançando uma moeda.
69)
Entre
os MCs da celebridade nesse fim de semana estavam Brian Jones , Eric Burdon , Tom Smothers , Paul Simon , John Phillips e David Crosby .
70)
Os Rolling Stones foram
convidados a participar do festival. No entanto, Mick Jagger e Keith Richards enfrentaram problemas de
visto quando foram presos por posse de drogas na Inglaterra e não podiam
entrar nos Estados Unidos.
71)
Frank Zappa e
sua banda The Mothers of Invention também foram convidados a
jogar, mas recusaram. Sua principal razão para recusar o convite foi a
falta de respeito pelas bandas de São Francisco, com quem ele teria compartilhado
a conta.
72)
A
atuação de Janis Joplin e Big Brother e The Holding Company foi na verdade sua segunda
vez no palco nesse fim de semana. Quando eles se apresentaram no dia
anterior, seu gerente não queria que sua apresentação fosse filmada porque
ele não queria que suas acusações fossem exploradas. No entanto, quando
seu desempenho foi um sucesso tão esmagador, Janis e a banda decidiram ir
atrás das costas do gerente e se apresentaram na próxima noite com o objetivo
de ter seu desempenho no filme.
73)
Um
convite foi enviado para Bob Dylan , mas ele recusou devido ao
fato de que ele ainda estava se recuperando do acidente de moto que o feriu
apenas alguns meses antes.
74)
Dionne Warwick , The Impressions (com Curtis Mayfield ) e The Beach Boys foram programados para
aparecer no festival, mas abandonaram o último minuto. Chuck Berrytambém foi convidado a realizar,
mas recusou porque não seria pago.
75)
Esta
foi uma das últimas performances de David Crosby com The Byrds . Ele também atuou com
Buffalo Springfield e este plantou as sementes para a formação de Crosby Stills Nash & Young .
76)
Paul Simon originalmente
não queria a música "Feeling Groovy" no filme. Ele sentiu se
alguma música de Simon e Garfunkel deveria estar no filme, deveria ter sido
"Sounds of Silence". No entanto, DA Pennebaker o convenceu de que a música era
perfeita para o filme em termos do fluxo do filme.
77)
Smokey Robinson era
membro do conselho de administração, no entanto, ele e os Milagres não realizavam. Na
verdade, haveria um slot aberto para os atos da Motown, mas Berry Gordy se recusou a deixar que
qualquer um dos atos de seu rótulo apareça no festival.
78)
Artistas
que não aparecem no filme (mas no festival) incluem Johnny Rivers , Moby Grape, Steve Miller Band , Lou Rawls e Grateful Dead .
79)
Johnny Rivers pode
ser visto no filme, embora não execute. Ele é mostrado enquanto ele está
saindo do avião para pegar suas malas.
80)
A
maioria dos artistas tocou de graça e só foi paga por suas despesas - o único
artista que foi pago por seu desempenho foi Ravi Shankar . Quando John Phillips e Lou Adlerassumiram a promoção do festival
dos promotores originais, eles decidiram honrar o contrato original de
Shankar.
81)
Havia
planos para realizar outro festival no próximo ano, mas os pais da cidade
finalmente se recusaram a conceder uma licença.
82)
Dionne Warwick deixou
seu desempenho por causa de um conflito em seu agendamento.Ela tinha sido
reservada para jogar o hotel Fairmont em San Francisco no mesmo final de
semana do festival e sugeriu-se que, se não jogasse o show de Fairmont, sua
carreira ficaria gravemente danificada. Ela pensou brevemente em se
esgueirar depois de seu desempenho para aparecer em Monterey, mas
eventualmente reconsiderou.
Um deles foi que Carl Wilson teve que comparecer no
tribunal para tentar evitar ser redigido como um objetor conciente e o outro
era que Brian Wilson não queria que a banda aparecesse
devido ao fato de que o álbum "Smile" não havia sido lançado e a
banda teria que executar todas as suas músicas mais antigas do que o novo
material desse álbum maldito.
84)
Apesar
de terem recusado o convite para se apresentar, já que eles haviam jurado de
forma permanente, os quatro Beatles estavam no conselho de administração do
festival.George Harrison ajudou a recomendar
"Ravi Shankar (I)", e Paul McCartney tinha pressionado os
organizadores para assinar Jimi Hendrix , que era desconhecido nos
Estados Unidos na época.
85)
Os Kinks foram
convidados a realizar o festival, mas foram forçados a recusar devido ao fato
de que os membros da banda foram recusados vistos devido à disputa com a
Federação Americana de Músicos.
86)
O Lovin 'Spoonful também
foi considerado para o festival, mas eles declinaram devido aos problemas
legais do guitarrista Zal Yanovsky, que havia sido preso por
acusações de maconha.
87)
O que originalmente
planejava usar seu próprio equipamento de som para sua performance. No
entanto, quando viram o quanto custaria enviar o sistema aos Estados Unidos,
eles decidiram contra isso.
88)
A
primeira banda para chegar ao palco no fim de semana foi The Association , que foi apresentada
por John Phillips.
89)
A
inspiração por trás da apresentação do Monterey International Pop Festival
evoluiu uma noite em 1967, na casa de Mama Cass Elliot. Paul McCartney,
John e Michelle Phillips, Cass e Lou Adler estavam discutindo, juntamente com
outras questões altamente inspiradas, a percepção geral de Rock 'n' Roll.
90)
A
déia original de organizar um festival em Monterey veio inicialmente de Alan Pariser,
que assistiu o Festival de Jazz Monterey de 1966.
91)
Tom
Wilkes foi contratado como diretor de arte, David Wheeler como chefe de
segurança.
92)
Diz a lenda que naquela noite do festival, o The Who era a
atração principal, mas escolheu entrar antes de Hendrix, pois Pete Townsend
andava incomodado com o fato de ele copiar sua mania de quebrar a guitarra
nos shows.
93)
Depois de todo o mise-en-scène com o feedback, ele emendou
uma versão raivosa de “Wild Thing”. Através dos acordes simples e da letra
quase ingênua da música, Hendrix mostrava ao mundo que uma guitarra não serve
apenas para roçar acordes e que fazer um show não é apenas subir no palco e
tocar. Ele improvisou, solou, se jogou no chão, tocou de costas. Não
satisfeito, “sodomizou” a guitarra, violentando-a contra o amplificador.
Depois jogou a guitarra no chão e “masturbou-a”, como se ela tivesse
clitóris… Uma total profanação para os costumes daquela época.
94)
O impacto dessa performance foi tão demolidor, que pôde ser
notado de imediato na plateia.
95)
Monterey Pop é um filme de 1968 dirigido por D. A. Pennebaker que
documenta o Festival Pop de Monterey de 1967.
96)
Brian Jones de The Rolling Stones, não se apresentou no
festival.
97)
O festival foi organizado em apenas sete semanas pela
organização, um grupo liderado pelo músico John Phillips e produtor Lou
Adler.
98)
O
documentário de D Pennebaker filmou os cinco concertos desse fim de semana a
um custo de $ 129,000, destinado a um especial ABC de 90 minutos. Mas os patrocinadores não estavam
interessados, então Pennebaker e o cinegrafista Richard Leacock o lançaram de
forma teatral. "Monterey Pop", o filme, tornou-se um grande criador
de lucros, graças a peças comerciais, reedições, exames de campus e vendas de
álbuns.
99)
The Who trouxe o que a Rolling Stone chamou de
"música pulverizada" para o Festival Internacional de Música Pop de
Monterey.
100)
Monterey é uma cidade localizada no Condado
de Monterey e situa-se na parte
meridional da Baía
de Monterey na costa pacífica da Califórnia Central.
Foi transformada em cidade em 14 de junho de 1890.
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