MONTEREY POP FESTIVAL

1)   O Festival Internacional de Música Pop de Monterey foi um evento de concertos de três dias realizado de 16 de junho a 18 de junho de 1967 no Monterey County Fairgrounds em Monterey, Califórnia.
2)   Estimativas de multidão para o festival variaram entre 25.000 e 90.000 pessoas, que se reuniram em torno dos terrenos do festival.


3)    A arena de atuação fechada do recinto de feiras, onde a música ocorreu, teve uma capacidade de festival aprovada de 7.000, mas foi estimado que 8.500 ficaram presos para o show de sábado à noite, com muitos participantes extras em pé Os lados da arena. Os frequentadores do festival que queriam ver as apresentações musicais eram obrigados a receber um bilhete de "todos os festivais" ou um bilhete separado para cada um dos cinco eventos de concertos programados que queriam participar na arena: sexta à noite, sábado à tarde E a noite, e domingo à tarde e à noite
4)   Os preços dos ingressos variaram de acordo com a área de estar, variando de 3 a 6,50 dólares (22 a 47 dólares, ajustado pela inflação). 


5)    O festival é lembrado pelas primeiras grandes aparições americanas de The Jimi Hendrix Experience , The Who e Ravi Shankar , a primeira performance pública em larga escala de Janis Joplin e a introdução de Otis Redding.
6)   O Monterey Pop Festival incorporou o tema da Califórnia como ponto focal para a contracultura e geralmente é considerado um dos começos do " Verão do Amor " em 1967.


7)   O  primeiro festival de rock tinha sido realizado apenas uma semana antes no Monte Tamalpais, no Marin County , na Feira de Fantação de KFRC e no Festival de Música Magic Mountain.
8)   Como Monterey foi amplamente promovido e fortemente atendido, apresentou performances históricas e foi objeto de um popular filme documental teatral, tornou-se Uma inspiração e um modelo para futuros festivais de música, incluindo o Woodstock Festival, dois anos depois.


9)   O festival foi planejado em sete semanas por John Phillips de The Mamas & the Papas , o produtor de discos Lou Adler , Alan Pariser e o publicitário Derek Taylor . Monterey e Big Sur foram conhecidos como o site do Festival de Jazz de Monterey e do Big Sur Folk Festival.
10)                     Os promotores viram o festival Monterey Pop como forma de validar a música rock como uma forma de arte na forma como o jazz e o povo eram considerados. Os organizadores conseguiram além de todas as expectativas.


11)                     Os artistas atuaram de graça com todas as receitas doadas para instituições de caridade, com exceção de Ravi Shankar , que recebeu US $ 3.000 por seu desempenho durante a tarde no sitar.
12)                      O Country Joe and fish receberam US $ 5.000, não pelo festival, mas pela receita gerada pelo documentário da DA Pennebaker. 


13)                     Os artistas tiveram seus vôos e acomodações pagas. Além de Shankar, cada ato foi dado até 40 minutos para o desempenho deles. Vários terminaram seus sets mais cedo, incluindo The Who, que jogou por apenas 25 minutos.
14)                     A idéia para Monterey foi fornecer o melhor de tudo - equipamentos de som, dormir e comer acomodações, transporte - serviços que nunca foram fornecidos para o artista A conta de Monterey contou com uma formação que colocou estrelas estabelecidas como The Mamas e Papas, Simon & Garfunkel e The Byrds, ao lado de novos e inovadores atos do Reino Unido e dos EUA.


15)                     A canção " San Francisco (para usar flores em seu cabelo) " foi escrita por Phillips e cantada por McKenzie, lançada em maio de 1967, para promover o evento. 
16)                     Com dois grandes singles, Jefferson Airplane foi uma das principais atrações do festival, tendo sido um grande sucesso na costa oeste.


17)                     Embora já tenha sido um grande ato no Reino Unido, e agora tenha recebido alguma atenção nos EUA depois de jogar algumas datas de Nova York dois meses antes, The Who foi impulsionado para o mainstream americano em Monterey. A banda usou os amplificadores Vox alugados para o seu conjunto, que não eram tão poderosos quanto os amplificadores regulares da Sound City que tinham deixado na Inglaterra para economizar custos de envio. No final de sua frenética performance de " My Generation ", o público ficou atordoado quando o guitarrista Pete Townshend esmagou seu violão, as bombas de fumaça explodiram atrás dos amplificadores e a equipe de concertos assustados apressou-se no palco para recuperar microfones caros. No final do caos, o baterista Keith Moon chutou seu kit de bateria enquanto a banda saiu do palco. Durante a permanência de Jimi Hendrix na Inglaterra, ele e o Quem se viram se apresentaram, ambos ficaram impressionados e intimidados um com o outro, por isso não queriam ser ultrapassados ​​pelo outro. Eles decidiram jogar uma moeda, com The Who acabando atuando antes do Hendrix.


18)                     "The Grateful Dead era bonito. Eles fizeram no melhor volume o que Shankar tinha feito suavemente. Eles tocaram música pura, algumas das melhores músicas do concerto. Nunca ouvi nada na música que poderia ser qualitativamente melhor do que a performance De The Dead, domingo à noite. " - Michael Lydon, autor de Flashbacks (2003).


19)                     "[Os Quem] esmagando todos os seus equipamentos. Quero dizer, eles fizeram isso tão bem. Parecia tão grande. Era como, 'Uau, isso é lindo.' Continuamos. Jogamos nossa pequena musica. E parecia tão coxo comigo, na época. E [Jimi Hendrix] também era bonito e incrível, parecia ótimo e parecia ótimo. Adorei os dois atos. Sentei-me lá com um joivote . Eles foram maravilhosos. " - Jerry Garcia
20)                     O uso de Hendrix de volumes extremamente altos, o feedback que isso produziu e a combinação dos dois, juntamente com o uso de bombardeio de mergulho na barra de vibrato em sua guitarra, produziram sons que, com exceção dos britânicos presentes, nenhum dos A audiência já havia ouvido antes. Isto, junto com o olhar dele, a roupa e as birras eróticas no palco, tiveram um impacto enorme na audiência. Para levar as coisas ainda mais, conscientes do final explosivo planejado de The Who, ele perguntou por uma lata de fluido mais leve, que colocou atrás de uma de suas pilhas de amplificador antes de começar seu set. Ele terminou sua performance de Monterey com uma versão imprevisível de " Wild Thing ", que ele tapou ao se ajoelhar sobre o violão, despejando fluido mais claro sobre ele, incendiando-se e depois esmagando-o no palco sete vezes antes de jogar seus restos no público. Esta performance colocou a Hendrix no mapa e gerou uma enorme atenção na imprensa musical e nos jornais. Robert Christgau escreveu mais tarde em The Village Voice da performance de Hendrix.



21)                     A música era um dado para um Hendrix preso a liderar a turnê de força de Who's guitar-smashing. É um grande esporte observar esse escandaloso ladrão de cena, mexer com a língua, pegar com os dentes e pôr seu machado em chamas, mas o showboating distrai-se da história feita naquela noite - o início de uma técnica instrumental tão fecunda e febril que O rock ainda não é igual, embora centenas de bandas de metal tenham se tornado ricas tentando. Certamente, em nenhum outro lugar, você será testemunha de um Hendrix ainda incerto de sua divindade. 
22)                     Monterey Pop também foi uma das primeiras performances públicas principais para Janis Joplin , que apareceu como membro do Big Brother e da Holding Company . Joplin deu uma interpretação provocativa da música " Ball 'n' Chain ". A Columbia Records assinou o Big Brother e The Holding Company com base no seu desempenho em Monterey. 


23)                     Eric Burdon mudou a engrenagem com sua performance em Monterey. Depois de seis anos de brincar com os animais originais como parte da Invasão Britânica e a separação dessa banda, Eric reuniu uma nova banda, um "New Animals" e no festival, eles realizaram o trabalho seminal "Paint It Black", que Mostrou o novo estilo de Burdon: anti-guerra, hard rock. Monterey afetou intensamente sua carreira, como mais tarde capturou a música que ele escreveu sobre isso.
24)                     Redding, apoiado pelo Booker T. & The MG's , foi incluído no projeto de lei através dos esforços do promotor Jerry Wexler , que viu o festival como uma oportunidade para avançar a carreira da Redding. Até esse ponto, Redding tinha se comportado principalmente para o público negro, [23], além de alguns shows bem sucedidos no Whiskey a Go Go . O show de Redding, bem recebido pelo público ("certamente há participação de torcida audível no set de Redding do que em qualquer outro filmado por Pennebaker naquele fim de semana") incluiu " Respeito " e uma versão de " Satisfação ". O festival seria uma de suas últimas performances principais. Ele morreu seis meses depois em um acidente de avião aos 26 anos.


25)                     Ravi Shankar foi outro artista que foi apresentado à América no festival de Monterey. O Raga Dhun (Dadra e Fast Teental) (que foi mais tarde acreditado como "Raga Bhimpalasi "), um trecho da performance de quatro horas de Shankar no 1967 Monterey Pop Festival, concluiu o filme Monterey Pop , apresentando o artista a uma nova geração de Fãs de música.
26)                     As Mamas e as Papas fecharam o festival. Eles também trouxeram Scott McKenzie para tocar seu single escrito por John Phillips "San Francisco, (Certifique-se de usar flores no cabelo)" . Seu conjunto incluiu seus maiores sucessos, " segunda-feira, segunda-feira " e " California Dreamin ". A música "Dancing in the Street", foi a última música realizada no festival, com Mama Cass dizendo ao público "Você está sozinho".


27)                     Alguns artistas ficaram famosos pelas suas não participação: Os Beatles foram rumores de aparecer devido ao envolvimento de seu assessor de imprensa, Derek Taylor, mas eles declinaram, já que sua música tornou-se muito complexa para ser realizada ao vivo. Em vez disso, por instigação de Paul McCartney , o festival reservou The Who e Jimi Hendrix Experience .
28)                     Os Beach Boys , que estiveram envolvidos na concepção do evento e estavam em um ponto programado para encabeçar e fechar o show, não conseguiram realizar. Isso resultou de uma série de problemas que afetam o grupo. Carl Wilson estava em uma disputa com os funcionários sobre a sua recusa de ser recrutado para o serviço militar durante a Guerra do Vietnã. O álbum novo e radical do grupo, Smile, foi recentemente abortado e permaneceu inédito, deixando o líder da banda Brian Wilson em estado e disposto ou incapaz de realizar (ele não havia se apresentado ao vivo com o grupo desde o final de 1964, embora ele faria isso em Honolulu , Hawaii em agosto de 1967). Como o Smile não havia sido lançado, o grupo sentiu que seu material mais antigo não superaria o público. O cancelamento reduziu permanentemente sua reputação e popularidade nos EUA, o que contribuiria para o seu álbum de substituição Smiley Smile, que era mais baixo do que qualquer outro lançamento de álbuns anteriores.


29)                     Os Kinks foram convidados, mas não conseguiram obter um visto de trabalho para entrar nos EUA por causa de uma disputa com a Federação Americana de Músicos.
30)                     Donovan foi recusado um visto para entrar nos Estados Unidos por causa de um busto de drogas de 1966. 


31)                     O capitão Beefheart e o Magic Band também foram convidados a aparecer, mas, de acordo com as notas de linha para a reedição do CD de seu álbum Safe as Milk , a banda baixou a oferta sob a insistência do guitarrista Ry Cooder , que sentiu que o grupo não estava pronto . No entanto, a Cooder também afirmou que em um show de aquecimento alguns dias antes, Beefheart se recusou a cantar e pulou do palco, deixando a banda tocar um conjunto principalmente instrumental. O guitarrista disse que essa era a razão pela qual ele se recusava a jogar.
32)                     Dionne Warwick e The Impressions foram anunciados em alguns dos primeiros cartazes para o evento, mas Warwick abandonou por causa de um conflito na reserva desse fim de semana. Ela foi reservada no Fairmont Hotel, O hotel estava relutante em liberá-la e pensou-se que cancelar essa aparência afetaria negativamente sua carreira.


33)                     Bob Dylan recebeu um convite, mas ele recusou devido ao fato de que ele ainda estava se recuperando de seu acidente de moto no ano anterior. Hendrix prestou homenagem a ele ao cobrir  “Like a Rolling Stone”.
34)                     The Motthers of Invention foram convidadas a tocar, mas seu líder Frank Zappa declinou por sua recusa em compartilhar o palco com qualquer das bandas de San Francisco que ele sentia ser inferior. 


35)                     O logotipo da banda Kaleidoscope seja visto no filme como um sinal rosa logo abaixo do palco, a banda não se apresentou no Festival de Monterey.
36)                     Embora The Rolling Stones não tenha tocado, o guitarrista e o fundador Brian Jones participaram e apareceram no palco para apresentar Hendrix. O grupo estava na lista curta de convidados, mas não conseguiu obter vistos de trabalho por causa das prisões de Mick Jagger e Keith Richards.


37)                     Já havia rumores de que o Love havia recusado um convite para Woodstock , mas Mojo Magazine confirmou mais tarde que era o Festival de Monterey que eles rejeitaram.
38)                     Os promotores também convidaram diversos artistas da Motown para realizarem e até mesmo dariam ao próprio gravador seu próprio espaço. No entanto, Berry Gordy recusou-se a deixar qualquer um de seus atos, apesar de Smokey Robinson estar no conselho de administração.


39)                     Os Monkees foram o ato musical mais vendido nos Estados Unidos em 1967 e foram seriamente considerados para jogar, mas depois de semanas de deliberação, John Phillips eLou Adler decidiram não convidá-los. No entanto, os membros do grupo Micky Dolenz (em homenagem americana total e peito) e Peter Tork participaram do festival e se misturaram com músicos nos bastidores. Tork foi convidado a apresentar Buffalo Springfield , seu grupo favorito, para o seu set. Tork também apresentou Lou Rawls e estava envolvido em um incidente bizarro, onde ele saiu no palco no meio do grupo de Grateful Dead para tentar impedir que fãs subissem no palco e dançando. Tork também informou a multidão de que os Beatles não estavam no disfarce.
40)                     De acordo com Eric Clapton , o Cream não se apresentou porque o gerente da banda queria fazer um espetáculo maior para a estréia americana naquele ano. No entanto, foi revelado que a banda não foi considerada pelos organizadores do festival.


41)                     A banda The Doors também não foram convidadas, apesar de terem sido um grupo bem sucedido nessa época. O teclista Ray Manzarek disse mais tarde: "Estávamos bastante irritados por saber por que a Associação estava no Monterey Pop Festival, e The Doors não eram".
42)                     O escritor de música Rusty DeSoto argumenta que a história da música pop tende a minimizar a importância de Monterey em favor do "festival maior, mais alto e mais decadente" de Woodstock, realizado dois anos depois. Mas, como ele observa: “Monterey Pop foi um evento seminal ... apresentando performances de estréia de bandas que moldariam a história do rock e afetariam a cultura popular desse dia. The County Fairgrounds em Monterey, Califórnia ... tinha sido o lar de folk, jazz e blues festivais por muitos anos. Mas o fim de semana de 16 a 18 de junho de 1967 foi a primeira vez que foi usado para mostrar música rock”.


43)                     O festival lançou as carreiras de muitos que tocaram lá, fazendo algumas delas em estrelas praticamente durante a noite, incluindo Janis Joplin, Laura Nyro , Canned Heat , Otis Redding, Steve Miller e o maestro de sitar indiano Ravi Shankar.
44)                     Monterey também foi o primeiro evento de alto nível para misturar atos dos principais centros regionais de música nos EUA - São Francisco , Los Angeles , Chicago , Memphis e Nova York - e foi a primeira vez que muitas dessas bandas se conheceram em pessoa. Foi um lugar de encontro particularmente importante para bandas da Bay Area e Los Angeles, que tendem a se respeitar mutuamente com um grau de suspeição - Frank Zappa por um não fez nenhum segredo de sua pouca consideração por algumas das bandas de San Francisco - e até Que as duas cenas estavam se desenvolvendo separadamente em linhas bastante distintas. Paul Kantner, da Jefferson Airplane, disse: "A idéia de que San Francisco estava anunciando foi um pouco de liberdade contra a opressão". 


45)                     Monterey também marcou uma mudança significativa da guarda na música britânica. O Who e Eric Burdon e The Animals representaram o Reino Unido, com os Beatles e os Rolling Stones visivelmente ausentes. O Brian Jones de Stones atravessou a multidão, resplandecente em regatas psicodélicas cheias, e apareceu brevemente no palco para apresentar Jimi Hendrix. Seriam mais dois anos antes que The Stones atingisse a estrada, altura em que Jones morreu e os Beatles nunca mais fizeram turnês. Enquanto isso, The Who saltou para a violação e tornou-se o principal ato de turismo britânico do período.
46)                     Também notável foi o inovador sistema de som do festival, projetado e construído pelo engenheiro de áudio Abe Jacob, que iniciou sua carreira fazendo som ao vivo para bandas de São Francisco e passou a se tornar um designer de som líder para o teatro americano. O inovador sistema de som de Monterey foi o progenitor de todas as PAs em grande escala que se seguiram. [ Citação necessária ] Foi um fator chave no sucesso do festival e foi muito apreciado pelos artistas - no filme de Monterey, David Crosby pode ser visto claramente dizendo: "Ótimo sistema de som!" Para o companheiro de banda Chris Hillman no início da verificação de som de Byrds. A iluminação da Chip Monck atraiu a atenção dos promotores do Festival de Woodstock . 


47)                     Os pioneiros da música eletrônica Paul Beaver e Bernie Krause criaram um estande em Monterey para demonstrar o novo sintetizador de música eletrônica desenvolvido por Robert Moog . [29] Beaver e Krause compraram um dos primeiros sintetizadores de Moog em 1966 e passaram um ano infrutífero tentando conseguir alguém em Hollywood interessado em usá-lo. Através de seu estande de demonstração em Monterey, eles ganharam o interesse de atos, incluindo The Doors, The Byrds, The Rolling Stones, Simon & Garfunkel e outros. Isso rapidamente foi incorporado a um fluxo constante de negócios, e o excêntrico Beaver foi logo um dos homens de sessão mais movimentada em Los Angeles. Ele e Krause ganharam um contrato com a Warner Brothers.
48)                     Eric Burdon e Animals mais tarde no mesmo ano, em seu sucesso " Monterey ", citou uma linha da música de Byrds "Renaissance Fair" ("Eu acho que talvez eu esteja sonhando") e os artistas mencionados, Byrds , Jefferson Airplane Ravi Shankar, Jimi Hendrix, The Who, Hugh Masekela , Grateful Dead e Brian Jones dos Rolling Stones ("Sua Majestade o Príncipe Jones sorriu enquanto se movia entre a multidão"). Os instrumentos utilizados na música imitam os estilos desses artistas.


49)                     O festival foi objeto de um filme documentário intitulado Monterey Pop , de DA Pennebaker.
50)                     A equipe da Pennebaker usou câmeras de filmagem de cristal-sincronização portáteis de 16 milímetros desenvolvidas recentemente que ficaram sincronizadas com sistemas de gravação de som de sistema duplo . O material do filme era o estoque de fotos de inversão de cores Ektachrome 100 ASA de "alta velocidade" de Eastman Kodak lançado recentemente, da Eastman Kodak, sem o qual os shows noturnos teriam sido praticamente impossíveis de disparar em cores. 



O som foi capturado pelo estúdio móvel de Wally Heider em um gravador de oito canais de última geração, com uma faixa usada para o tom de sincronização de cristal, para sincronizá-lo com as câmeras de filme. The Grateful Dead acreditava que o filme era muito comercial e recusava permissão para ser mostrado. O rastreio do filme nos cinemas em todo o país ajudou a elevar o festival ao status mítico, aumentou rapidamente as fileiras dos futuros festeiros que procuravam o próximo festival e inspirou novos empreendedores a organizar mais festivais em todo o país. 


51)                     Uma versão expandida do documentário foi lançada em DVD e Blu-ray pela coleção Criterion.


52)                     As gravações de áudio do festival eventualmente se tornaram a base para muitos álbuns, mais notavelmente o lançamento de 1970 Historic Performances Recorded no Monterey International Pop Festival com conjuntos parciais de Otis Redding e Jimi Hendrix. Outros lançamentos no festival incluíam álbuns dedicados ao vivo pelo Grateful Dead, Jefferson Airplane e Shankar.


53)                     Em 1992, um conjunto de caixas de quatro CD foi lançado com performances da maioria dos artistas; Várias outras compilações foram lançadas ao longo dos anos. De acordo com um recurso de promoção de rádio que acompanhou o lançamento da caixa, em estádios modificados, incluindo caminhões de plataforma plana Kaleidscope (LA), instalados nos arredores, houve várias mermeladas espontâneas para multidões e campistas. 




Entre eles, havia um no estádio de esportes da Colônia da Comunidade de Monterey Peninsula (do outro lado do intercâmbio da Hwy. 1), onde Jimi Hendrix, ladeado por Jorma Kaukonen e John Cipollina , jogou para um público entusiasmado. Também foi relatado localmente que Eric Burdon havia verificado as provisões e os estabelecimentos de saúde.
54)                     As gravações e filmagens de Monterey de Moby Grape permanecem inéditas, alegadamente porque o gerente Matthew Katz exigiu US $ 1 milhão pelos direitos. 


55)                     Foi revelado vários anos depois que Cream seria convidado para se apresentar no festival, mas seu gerente se recusou e não contou a banda por vários anos. Eric Clapton ficou furioso quando descobriu.


56)                     De acordo com John Phillips, Janis Joplin foi um acidente nervoso antes de sua primeira apresentação no festival e estava bebendo Southern Comfort e literalmente tremendo com medo nos bastidores. Quando ela saiu do palco, ela estava chorando porque não podia acreditar que ela tivesse passado tão bem.


57)                     Don Van Vliet (também conhecido como Capitão Beefheart e Magic Band) foi convidado a se apresentar, mas puxou no último minuto, porque o guitarrista Ry Cooder sentiu que a banda não estava pronta para se apresentar em um evento de alto perfil naquela etapa de sua carreira .
58)                     Um grupo que ficou conspícuo por sua ausência foi The Doors , que acabou de lançar seu álbum de estréia e o single "Light My Fire" acabou de superar os gráficos. Ironicamente, os promotores alegaram que se esqueceram de estender e convidar o grupo. No entanto, o baterista John Densmore afirmou que o motivo pelo qual o grupo não era convidado era devido ao fato de seu estilo mais escuro de rocha ser contrário à vibração de paz e amor de muitos dos artistas que jogaram nesse fim de semana.


59)                     Esta foi a próxima a última apresentação para The Mamas e Papas . Eles realizaram mais uma vez antes de terminar alguns meses depois.
60)                     O filme foi originalmente destinado a ser um especial de televisão para ser mostrado na Rede de TV ABC. No entanto, vários executivos da ABC se opuseram a grande parte da filmagem, especialmente a sexualidade flagrante do desempenho de Jimi Hendrix . De fato, Thomas W. Moore levantou as mãos e disse: "Não na minha rede" depois de ver as filmagens.


61)                     Durante a performance de Grateful Dead , Peter Tork interrompeu o grupo porque vários concertos decidiram escalar no palco e começar a dançar.
62)                     Outro artista britânico que foi convidado a realizar, mas não por causa de acusações de drogas sobre ele, era Donovan.


63)                     Legenda, Laura Nyro foi aborrecida do palco em Monterey. Isso foi amplamente divulgado em publicações de rock (como Rolling Stone) na época e mencionado em vários dos obituários de Nyro após sua morte em 1997. A música de seu desempenho (não lançado até a caixa de DVD) mostra o contrário - ela recebe uma rodada quente Aplausos da platéia. DA Pennebaker acredita que Nyro imaginou a reação negativa, e talvez até tenha ajudado a espalhar o próprio rum.


64)                     Outro ato que foi considerado para o festival foi a banda de culto Love, de Los Angeles.


65)                     Os Monkees foram seriamente considerados como presentes no festival, mas depois de semanas de deliberação, John Phillips e Lou Adler decidiram não convidar o grupo. No entanto, Micky Dolenz e Peter Tork participaram do festival. Na verdade, Dolenz usava uma roupa indiana completa, incluindo tocado, todo o fim de semana e Tork serviu como uma das celebridades da MC, apresentando Lou Rawls e seus bons amigos, Buffalo Springfield.


66)                     O festival marcou a primeira grande aparição de Otis Redding na frente de uma audiência predominantemente branca, e ele se tornou uma estrela durante a noite.


67)                     No final do desempenho de The Who de "My Generation", Keith Moon feriu seu pé enquanto ele chuta sobre o kit de bateria.


68)                     Pete Townshend de The Who e Jimi Hendrix entraram em uma discussão acalorada sobre quem iria seguir-se na conta. Townshend não queria seguir Hendrix e vice-versa. John Phillips estabeleceu a maneira, lançando uma moeda.


69)                     Entre os MCs da celebridade nesse fim de semana estavam Brian Jones , Eric Burdon , Tom Smothers , Paul Simon , John Phillips e David Crosby .


70)                     Os Rolling Stones foram convidados a participar do festival. No entanto, Mick Jagger e Keith Richards enfrentaram problemas de visto quando foram presos por posse de drogas na Inglaterra e não podiam entrar nos Estados Unidos.


71)                     Frank Zappa e sua banda The Mothers of Invention também foram convidados a jogar, mas recusaram. Sua principal razão para recusar o convite foi a falta de respeito pelas bandas de São Francisco, com quem ele teria compartilhado a conta.
72)                     A atuação de Janis Joplin e Big Brother e The Holding Company foi na verdade sua segunda vez no palco nesse fim de semana. Quando eles se apresentaram no dia anterior, seu gerente não queria que sua apresentação fosse filmada porque ele não queria que suas acusações fossem exploradas. No entanto, quando seu desempenho foi um sucesso tão esmagador, Janis e a banda decidiram ir atrás das costas do gerente e se apresentaram na próxima noite com o objetivo de ter seu desempenho no filme.


73)                     Um convite foi enviado para Bob Dylan , mas ele recusou devido ao fato de que ele ainda estava se recuperando do acidente de moto que o feriu apenas alguns meses antes.
74)                     Dionne Warwick , The Impressions (com Curtis Mayfield ) e The Beach Boys foram programados para aparecer no festival, mas abandonaram o último minuto. Chuck Berrytambém foi convidado a realizar, mas recusou porque não seria pago.


75)                     Esta foi uma das últimas performances de David Crosby com The Byrds . Ele também atuou com Buffalo Springfield e este plantou as sementes para a formação de Crosby Stills Nash & Young .


76)                     Paul Simon originalmente não queria a música "Feeling Groovy" no filme. Ele sentiu se alguma música de Simon e Garfunkel deveria estar no filme, deveria ter sido "Sounds of Silence". No entanto, DA Pennebaker o convenceu de que a música era perfeita para o filme em termos do fluxo do filme.


77)                     Smokey Robinson era membro do conselho de administração, no entanto, ele e os Milagres não realizavam. Na verdade, haveria um slot aberto para os atos da Motown, mas Berry Gordy se recusou a deixar que qualquer um dos atos de seu rótulo apareça no festival.


78)                     Artistas que não aparecem no filme (mas no festival) incluem Johnny Rivers , Moby GrapeSteve Miller Band , Lou Rawls e Grateful Dead .


79)                     Johnny Rivers pode ser visto no filme, embora não execute. Ele é mostrado enquanto ele está saindo do avião para pegar suas malas.


80)                     A maioria dos artistas tocou de graça e só foi paga por suas despesas - o único artista que foi pago por seu desempenho foi Ravi Shankar . Quando John Phillips e Lou Adlerassumiram a promoção do festival dos promotores originais, eles decidiram honrar o contrato original de Shankar.


81)                     Havia planos para realizar outro festival no próximo ano, mas os pais da cidade finalmente se recusaram a conceder uma licença.


82)                     Dionne Warwick deixou seu desempenho por causa de um conflito em seu agendamento.Ela tinha sido reservada para jogar o hotel Fairmont em San Francisco no mesmo final de semana do festival e sugeriu-se que, se não jogasse o show de Fairmont, sua carreira ficaria gravemente danificada. Ela pensou brevemente em se esgueirar depois de seu desempenho para aparecer em Monterey, mas eventualmente reconsiderou.


83)                     Houve dois motivos para o cancelamento de última hora do The Beach Boys . 



Um deles foi que Carl Wilson teve que comparecer no tribunal para tentar evitar ser redigido como um objetor conciente e o outro era que Brian Wilson não queria que a banda aparecesse devido ao fato de que o álbum "Smile" não havia sido lançado e a banda teria que executar todas as suas músicas mais antigas do que o novo material desse álbum maldito.
84)                     Apesar de terem recusado o convite para se apresentar, já que eles haviam jurado de forma permanente, os quatro Beatles estavam no conselho de administração do festival.George Harrison ajudou a recomendar "Ravi Shankar (I)", e Paul McCartney tinha pressionado os organizadores para assinar Jimi Hendrix , que era desconhecido nos Estados Unidos na época.


85)                     Os Kinks foram convidados a realizar o festival, mas foram forçados a recusar devido ao fato de que os membros da banda foram recusados ​​vistos devido à disputa com a Federação Americana de Músicos.
86)                     O Lovin 'Spoonful também foi considerado para o festival, mas eles declinaram devido aos problemas legais do guitarrista Zal Yanovsky, que havia sido preso por acusações de maconha.


87)                     O que originalmente planejava usar seu próprio equipamento de som para sua performance. No entanto, quando viram o quanto custaria enviar o sistema aos Estados Unidos, eles decidiram contra isso.
88)                     A primeira banda para chegar ao palco no fim de semana foi The Association , que foi apresentada por John Phillips.


89)                     A inspiração por trás da apresentação do Monterey International Pop Festival evoluiu uma noite em 1967, na casa de Mama Cass Elliot. Paul McCartney, John e Michelle Phillips, Cass e Lou Adler estavam discutindo, juntamente com outras questões altamente inspiradas, a percepção geral de Rock 'n' Roll.
90)                     A déia original de organizar um festival em Monterey veio inicialmente de Alan Pariser, que assistiu o Festival de Jazz Monterey de 1966.


91)                     Tom Wilkes foi contratado como diretor de arte, David Wheeler como chefe de segurança. 


92)                     Diz a lenda que naquela noite do festival, o The Who era a atração principal, mas escolheu entrar antes de Hendrix, pois Pete Townsend andava incomodado com o fato de ele copiar sua mania de quebrar a guitarra nos shows.


93)                     Depois de todo o mise-en-scène com o feedback, ele emendou uma versão raivosa de “Wild Thing”. Através dos acordes simples e da letra quase ingênua da música, Hendrix mostrava ao mundo que uma guitarra não serve apenas para roçar acordes e que fazer um show não é apenas subir no palco e tocar. Ele improvisou, solou, se jogou no chão, tocou de costas. Não satisfeito, “sodomizou” a guitarra, violentando-a contra o amplificador. Depois jogou a guitarra no chão e “masturbou-a”, como se ela tivesse clitóris… Uma total profanação para os costumes daquela época.


94)                     O impacto dessa performance foi tão demolidor, que pôde ser notado de imediato na plateia.


95)                     Monterey Pop é um filme de 1968 dirigido por D. A. Pennebaker que documenta o Festival Pop de Monterey de 1967.


96)                     Brian Jones de The Rolling Stones, não se apresentou no festival.


97)                     O festival foi organizado em apenas sete semanas pela organização, um grupo liderado pelo músico John Phillips e produtor Lou Adler.


98)                     O documentário de D Pennebaker filmou os cinco concertos desse fim de semana a um custo de $ 129,000, destinado a um especial ABC de 90 minutos. Mas os patrocinadores não estavam interessados, então Pennebaker e o cinegrafista Richard Leacock o lançaram de forma teatral. "Monterey Pop", o filme, tornou-se um grande criador de lucros, graças a peças comerciais, reedições, exames de campus e vendas de álbuns. 


99)                     The Who trouxe o que a Rolling Stone chamou de "música pulverizada" para o Festival Internacional de Música Pop de Monterey.


100)               Monterey é uma cidade localizada no Condado de Monterey e situa-se na parte meridional da Baía de Monterey na costa pacífica da Califórnia Central. Foi transformada em cidade em 14 de junho de 1890.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog