HOWARD HUGHES

1)   Howard Robard Hughes Jr. (Humble24 de dezembro de 1905 — Houston5 de abril de 1976) foi um aviador, engenheiro aeronáutico, industrial, produtor de cinema,e  diretor cinematográfico e um dos homens mais ricos do mundo. 

2)   Ficou famoso ao quebrar o recorde mundial de velocidade em um avião, construir aviões.


3)   Ao produzir o filme Hell's Angels.


4)    Por se tornar dono de uma das maiores empresas aéreas norte-americana, a TWA.


5)   Hughes nasceu em Humble, Texas na véspera de Natal de 1905, embora muitas fontes afirmem que ele teria nascido em 24 de setembro no mesmo local.


6)   Segundo essas fontes, o seu dia de nascimento foi marcado por uma tempestade e os seus pais ficaram impedidos de fazer a viagem para registrar o recém-nascido, deixando o assunto estender-se até três meses mais tarde.


7)   Howard Robard Hughes Jr. cresceu normalmente como estudante com um interesse especial por matemática, vôo e mecânica.


8)   O jovem Howard cresceu fortemente influenciado e superprotegido por sua mãe, Allene Hughes, que padecia de misofobia (medo de germes).




9)   Por conta disto tratava de isolar seu filho de todos


 os germesambientais. Sofria um medo terrível de contágios de enfermidades, e assim, o menino cresceu com uma percepção hostil do mundo exterior.


10)                     A mãe de Howard morreu em 1922 por complicações de uma gravidez ectópica.


11)                      Seu pai, Sr. Howard Hughes, morreu dois anos depois, de infarto


12)                     Após ficar órfão, Howard tomou o controle da companhia do seu pai em Houston, a Hughes Tool Company, com um valor estimado em 1 Milhão de dólares.


13)                     Em 1925, Howard financiou três filmes de qualidade variável.


14)                     Posteriormente a produzir e a realizar um épico sobre pilotos da Royal Air Force na 1ª Guerra Mundial chamado "Hell's Angels". 


15)                     O filme custou 3,8 milhões de dólares, um autêntico recorde na época. 


16)                     Lançado em 1930, "Hell's Angels" foi um estrondoso sucesso, estabelecendo novos recordes de bilheteria, mas nunca chegou a recuperar o seu orçamento.


17)                     Com duas versões, a primeira fora feita como filme mudo, após diversos trabalhos e orçamentos feitos em dois anos. 


18)                     O filme custou 3,8 milhões de dólares, um autêntico recorde na época. Lançado em 1930, "Hell's Angels" 



foi um estrondoso sucesso, estabelecendo novos recordes de bilheteria, mas nunca chegou a recuperar o seu orçamento. 


19)                     Com duas versões, a primeira fora feita como filme mudo, após diversos trabalhos e orçamentos feitos em dois anos.


20)                     Em sua festa de lançamento, Howard descobre o sucesso dos filmes não mudos e a "magia" que o público recebia ao assistir a um filme com falado.


21)                      Então, planeja a refilmar a primeira versão de seu filme, o que faz com que "Hell's Angels" entre em mais um longo período de filmagens, o que nele aconteceu acidentes de avião durante as filmagens. 



Após longos trabalhos, fica pronta a segunda versão do filme.


22)                     Esse episódio foi retratado no filme de Martin Scorsese "O Aviador" e no romance homônimo de Charles Higham, que influenciou o filme.


23)                     Hughes produziu ainda o famoso filme western "The Outlaw" ("O Proscrito"), com Jane Russell e Jack Buetel.


24)                     Howard manteve a esposa isolada em casa até que os dois terminaram o casamento e ela voltou para Houston em 1929.


25)                      A sua vida sentimental foi bastante agitada, tendo relações amorosas com estrelas de Hollywood como Ava GardnerKatherine HepburnGinger RogersBette Davis, Terry Moore e Lana Turner e tendo eventualmente casado (e se divorciado) com a atriz Jean Peters.


26)                     Durante todos esses anos em Hollywood, além de seu apreço pelo cinema, Hughes manteve sua paixão pelos aviões, cuja indústria começava a se firmar no sul da Califórnia, tornando a região um autêntico centro para as novas tecnologias.


27)                     Howard sempre teve uma paixão por aviões, além de pilotar aprendeu sozinho sobre sua engenharia. Howard desenvolveu seu primeiro avião chamado H-1 (ou Hughes H-1 Racer) em 1935 por sua empresa, a Hughes Aircraft.


28)                     O primeiro vôo de Hughes com o H-1 em 13 de setembro de 1935 foi um sucesso, Hughes quebrou o recorde mundial de velocidade ao voar a 566 Km/h, perto de Santa Ana (Califórnia).


29)                     Em 1937, viaja de Los Angeles até Newark (Nova Jersey) em 7 horas e 28 minutos, um novo recorde de costa-a-costa. 


30)                     Ainda em 1937, é eleito o melhor aviador do mundo ao conquistar o Harmon International Trophy e é honrado pelo Presidente Roosevelt na Casa Branca.


31)                     No ano seguinte, estabelece um novo recorde, desta vez ao viajar à volta do mundo em 3 dias, 19 horas e 17 minutos; durante o processo quebrou o anterior recorde de Charles Lindbergh de Nova York a Paris pela metade do tempo. 



Hughes tinha chegado ao pico da sua carreira (e da sua popularidade).


32)                     Os anos da 2ª Guerra Mundial foram frustrantes para Hughes. Hughes desenvolveu dois projetos para uso do exército americano. 



O avião espião XF-11 e o avião de carga Hércules (conhecido como "Spruce Goose", por ser feito de madeira).


33)                     Ao testar o primeiro avião, o XF-11, Hughes quase morreu em um acidente aéreo ao cair com o aparelho nas vizinhanças de Beverly Hills.


34)                     Seu projeto mais famoso talvez tenha sido o H-4 Hércules. 



Ao construir este gigantesco hidroavião, 



Hughes bateu mais um recorde, o do hidroavião com a maior envergadura da história.


35)                      Apelidado como Spruce Goose, seu propósito inicial foi bélico.


36)                     Foi idealizado para ser usado na Segunda Guerra Mundial como meio viável de transporte de tropas e equipamento através do Atlântico, 



evitando assim as perdas provocadas pelos submarinos alemães.


37)                     Só foi completado depois de a guerra acabar, e chegou a voar uma vez em Long  Beach Harbor no dia 2 de novembro de 1947.


39)                     Em 1939, Hughes comprou por 7 milhões de dólares em ações da TWA tomando o controle da companhia aérea. 



Ao entrar no mercado de companhias aéreas, Hughes contratou a Lockheed Corporation para desenvolver um novo avião comercial, o Constellation.


40)                     Quando o Constellation foi finalizado, Hughes comprou 40 aviões.


41)                     Em 1956, Hughes comprou 63 Convair 800 para a TWA. 


42)                      Embora muito rico, Hughes teve que abandonar o controle da TWA.


43)                     Em 1966, um tribunal federal dos Estados Unidos lhe forçou a vender suas ações, devido a conflitos de interesses entre a TWA e sua própria companhia aérea (Hughes Aircraft).


44)                     A venda de sua parte da TWA lhe fez ganhar 547 milhões de dólares.


45)                     Durante os anos 70, Hughes voltou ao negócio das companhias aéreas, comprando a línha Aérea Air West e posteriormente nomeou-a como Hughes Airwest.


46)                     As últimas três décadas da sua vida não foram nada famosas.


47)                     Desde 1944, Hughes começou a exibir um comportamento alarmante e uma fobia aos germes, levando-o a um esgotamento nervoso. 


48)                     O seu medo dos germes ficou pior devido ao vício das drogas, entre as quais Codeína (originalmente receitada para o alívio da dor das lesões sofridas no desastre de avião ocorrido anos antes),



 e Valium (a obsessão com os germes tinha começado na sua infância, devido em grande parte a uma educação demasiado protectora da sua mãe, e foi se agravando ao longo da sua idade adulta). 


49)                     Desde o início da década de 40 ele requeria que todos os que entrassem em contacto com as mesmas coisas que ele tocava usassem luvas brancas e todos os seus criados tinham que tratar de tudo usando lenços de papel, tal era a fobia.


50)                     Em 1958 sofre o seu segundo esgotamento.


51)                     O seu comportamento era cada vez mais irracional e apesar de ter tido os seus momentos de lucidez, a sua saúde física tornou-se precária. 


52)                     Um médico que o examinou em 1973 comparou a sua situação à dos prisioneiros que tinha visto em campos de concentração japoneses durante a 2ª Guerra Mundial. 





Hughes passou o último capítulo da sua vida no México, física e mentalmente doente e absolutamente sozinho no mundo, se não contarmos com os doutores e guarda-costas que o acompanhavam.


53)                     Antes de sua morte, ele vivia como um recluso, e Albert R. Broccoli (o produtor da franquia de James Bond),



usou seu reclusão do público como modelo para o personagem Willard Whyte em 007 - Os Diamantes São Eternos (1971). Hughes era fã dos filmes de James Bond, e ele manteve uma cópia de 16mm do filme como parte de sua coleção particular. Broccoli também lhe deu filmes impressos de 16mm de todos os anteriores Bond-filmes.


54)                     Os casinos de Las Vegas que ele já possuíam eram Castaways, Desert Inn, Frontier, Landmark, Sands e Silver Slipper. Todos foram demolidos.



55)                     Ele comprou a estação de televisão Las Vegas KLAS (Canal 8), para que ele pudesse assistir filmes na noite. Se ele adormeceu durante um filme, ele chamaria a estação e ordenou que a cena que ele perdeu seja reproduzida.


56)                     Enquanto ele estava hospedado no resort Desert Inn Hotel-Casino de Las Vegas, ele comprou o estabelecimento para evitar ser despejado.


57)                     Seu pai era o inventor do "Hughes Rock Eater", uma broca auto-afiada utilizada para perfurar poços de petróleo que ainda estão em uso hoje. 



Hughes herdou vários milhões de dólares, mas ganhou a grande maioria de sua riqueza de seus próprios negócios. 



Hughes Aircraft e Hughes Helicopters sozinhos valeram US $ 5,5 bilhões quando foram finalmente vendidos no início da década de 1980.


58)                     Foi um dos principais acionistas de uma companhia aérea que mais tarde se tornou TWA.


59)                     Ele já teve um purificador de ar instalado em um carro com janelas seladas. 




O purificador custou mais do que o carro, e pegou a maior parte do porta-malas.


60)                     Em seus últimos anos, ele insistiu para que seus assistentes pessoais fossem mórmons (membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias). 



Alegadamente, isso ocorreu porque Hughes não queria que nenhum de seus assistentes pessoais estivesse bêbado no trabalho, e os mórmons estão proibidos de beber álcool.


61)                     Participou da prestigiada Universidade do Rice na década de 1920, antes de sair e se mudar para Hollywood e estudar na Cal Tech.


Em público, ele costumava falar com a mão cobrindo a boca, por medo de ser lido.



62)                     Depois que Hughes morreu, Terry Moore afirmou ter se casado secretamente em um iate nas águas internacionais em 1949 e nunca se divorciou.



Esses "casamentos" eram ruses, Hughes era conhecido por empregar para aproveitar as mulheres jovens. Apesar de Moore se casar com outros dois homens depois de se casar com Hughes, sua propriedade se instalou com ela por um valor não revelado em 1984.


63)                     Autorizado para receber uma Medalha de Ouro do Congresso, 7 de agosto de 1939. O prêmio foi "... em reconhecimento das conquistas de Howard Hughes no avanço da ciência da aviação e, portanto, traz grande crédito para o país em todo o mundo".


64)                     Humble, Texas, onde nasceu, é pronunciado "UM-bull". O 'h' é mudo.


65)                     Teve romances com  com Katharine Hepburn, Bette Davis, Olivia de Havilland, Ginger Rogers, Ava Gardner e Faith Domergue.




66)                     Ele saiu do seu caminho para "descobrir" jovens jovens atraentes. Ele continuou assim até parar de produzir filmes no final da década de 1950.


67)                     Na década de 1950, Robert Mitchum foi escolhido por Hughes para aparecer em uma série de filmes que ele produzia. Hughes considerou Mitchum como um "amigo", mas (como um recluso paranóico) dificilmente conheceu o ator. 



Mitchum estava a meio caminho e a meio caminho se divertiu com esse "homem velho louco" e viu claramente que ele era um substituto para Hughes, enquanto o ator de cerco "romanced" jovens estrelas na tela.


68)                     Ele ficou obcecado com a "ameaça comunista" no início da década de 1950, tendo escrito uma série de artigos paranóicos sobre o assunto que ele enviou aos jornais da reclusão.


69)                     Em vários casos, a hipótese de que seu comportamento louco em seus últimos anos reclusos foi causada por danos cerebrais resultantes de uma série de acidentes; OCD; transtorno bipolar; Ou mesmo paranóico-esquizofrenia.


70)                     Quando ele produziu filmes, ficou obcecado com atrizes, e inventou um protótipo de sutiã para tornar Jane Russell tão resistivel quanto possível em O Proscrito (1943). 



A maioria dos filmes que ele produziu são criados para mulheres bonitas e meio nuas e sequências de ação sem sentido.


71)                    
A aparência relatada quando ele foi encontrado morto foi extremamente bizarra. 




Ele estava coberto de cabelos não cortados e emaranhados, tinha unhas de dedos extremamente longas, e um bilionário, uma vez cinto, pesava 900 libras incrivelmente baixas.


72)                     O Aviador (2004), o filme baseado em sua vida, foi lançado no dia seguinte ao que teria sido seu 99º aniversário.


73)                     O hangar que costumava abrigar seu famoso avião, o "Spruce Goose", foi usado nos anos seguintes como um estúdio de filmagem.


74)                     Ele foi um firme defensor do Partido Republicano e um anti-comunista ativo.


75)                     A inspiração de Stan Lee para Tony Stark,(Iron Man). 



Como Hughes, Stark herdou um negócio de seu pai. Como homenagem a Hughes, o pai de Tony Stark foi nomeado Howard Stark.


76)                     O Restauranteur Dave Chasen informou que Hughes comeu o mesmo jantar o tempo todo: um copo triplo de suco de tomate, uma salada, um bife de borboleta fino e café. 



Chasen também observou que, como a maioria dos gourmets de Hollywood, ele estava no telefone constantemente.


77)                     Quando assumiu a RKO Pictures, cancelou o projeto mais caro, uma versão cinematográfica da popular novela "The Robe". 



O produtor, Frank Ross, finalmente conseguiu fazer o filme no 20th Century-Fox. Foi o primeiro filme lançado no CinemaScope e tornou-se um dos maiores sucessos da década de 1950.


78)                     Hughes era um ávido golfista e queria jogar no passeio de golfe, mas desistiu porque Bobby Jones lhe disse que não podia vencer.


79)                     Por um período de tempo na década de 1940 - final da década de 1950, a Hughes Tool Co. aventurou-se na indústria de filmes e mídia quando comprou as empresas RKO,



incluindo: RKO Pictures; Estúdios RKO; Teatros RKO, uma cadeia de cinemas; RKO Radio Network e uma rede de estações de rádio.


80)                     Em 1948, empresário multimilionário, produtor de filmes, diretor de cinema e aviador



 Hughes ganhou o controle da RKO, um grande estúdio de Hollywood, adquirindo 25% das ações destacadas da Atlas Corporation da Floyd Odlum (QV).


81)                     A Universal Pictures adquiriu os direitos de distribuição americana em 1951 do filme de J. Arthur Rank-Archers de 1947, 




Os Sapatinhos Vermelhos (1948), originalmente lançado em um pequeno cinema em Londres, em setembro de 1948. Hughes, tão impressionado com a dança de Michael Powell Filme estrelado por bailarinas principais do Ballet do Sadler Well, Moira Shearer, Léonide Massine e Robert Helpmann, que queria sua própria companhia de corpo de balé. 



Então, ele decidiu comprar uma companhia de dança de balé em um esforço para expandir a base criativa de sua aquisição de estúdio de filme RKO. 



Hughes ficou impressionado com o sucesso de "Les Ballets de Paris de Roland Petit".


82)                     Hughes adquiriu o controle da TWA em 1939 e, após a Segunda Guerra Mundial, liderou a expansão da companhia aérea para atender a Europa, 



Oriente Médio e Ásia, tornando a TWA uma segunda transportadora de bandeira não oficial dos Estados Unidos após a Pan Am.


83)                     Tecnicamente falando, Hughes foi indicado à dois Oscars, pois ele produziu os nomes dos melhores filmes A Lei dos Fortes (1928 ), 





E A Primeira Página (1931.


84)                     Em 2004, Guido Deiro afirmou que ele levou Hughes para o celeiro do Rabanete, a 150 milhas a norte de Las Vegas, em 29 de dezembro de 1967, depois deu uma soneca enquanto Hughes se divertiu. 



Depois que Deiro acordou, ele disse que a senhora disse-lhe que Hughes tinha saído; Melvin E. Dummar reivindicaria semanas depois que Hughes morreu que ele encontrou um homem que afirmou ser Hughes vagando sete milhas ao sul do Rancho em 29 de dezembro de 1967. 

Ao retornar a Las Vegas, Deiro reivindicou um subordinado do executivo Hughes Frank Gay ordenou-lhe Para entregar seu log de vôo para apagar todas as provas da viagem. Reforçado pela história de Deiro e um livro sobre Hughes e Dummar de Gary Magnesen, Dummar processou o primo de Gay e Hughes, William Lummis - declarou o principal beneficiário de Hughes depois que o Tribunal Distrital de Clark County (Nevada), 



determinou que Hughes morreu com atestação - alegando fraude e A conspiração para esconder evidências que comprovem o chamado "Vontade Mórmon", que concedeu a Dummar uma parcela 1/16 da propriedade de Hughes $ 2 bilhões, era genuíno. 

Em 9 de janeiro de 2007, o Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Utah rejeitou o processo.


85)                     Howard Hughes tinha 1,93 m de altura.


86)                     O nome completo de Howard Hughes era Howard Robard Hughes Jr.


87)                     Estação Polar Zebra (1968) teria sido seu filme favorito.


88)                     Seu apelido era The World's Greatest Womanizer Sonny.


89)                     Sua mãe o isolava de praticamente todo tipo de situação em que algum tipo de exposição aos germes pudesse ocorrer, numa atitude que acabou fazendo com que Howard acabasse por se converter num tipo de pessoa um tanto paranoica e com uma percepção altamente hostil do mundo exterior.




90)                     Ele produziu alguns filmes em Hollywood até que, depois de anos de trabalho e de um orçamento (gigante para a época) de 3,5 milhões de dólares, ele lançou Hell’s Angels, que chegou aos cinemas em 1930, contando a história dos pilotos da Royal Air Force durante a Primeira Guerra Mundial.


91)                     Howard Hughes sempre foi excêntrico. O magnata e o aviador de negócios bilionários tinham tendências obsessivas compulsivas.


92)                     Uma vez, durante uma filmagem, ele ficou tão fixado em uma falha em uma das blusas de Jane Russell que ele projetou um tipo único de sutiã para resolver o problema.


93)                     Em 1947, Hughes se trancou em uma sala de triagem escurecida por quatro meses, fazendo pouco mais do que comer barras de chocolate, beber leite e aliviar-se em garrafas vazias.




94)                     Mais tarde, mudou-se da cobertura do hotel para a cobertura do hotel; Em 1950, ele estava completamente recluso, recusando-se a comparecer durante as audiências antitruste sobre a Trans World Airlines, uma empresa que ele controlava.


95)                     Os rumores começaram a circular sobre o vício de valium de Hollywood's hobnobber, quadro cadavérico, barba escancarada e unhas torcidas. Ele nunca se recuperou, morrendo em reclusão auto-imposta em 1976.




96)                     As atividades de Hughes não se limitavam a sua principal fonte de renda, as finanças. Ele era engenheiro, aviador, diretor e produtor de cinema, empresário e industrial. Muitos consideram Hughes como o arquétipo do playboy internacional. Ele empregava sua enorme fortuna em projetos pessoais como a construção de enormes aviões, a produção de filmes com orçamentos faraônicos e a conquista de estrelas de Hollywood.


97)                     Em 1920, o nome de Hughes era um dos mais conhecidos nos EUA e suas loucuras alimentavam tablóides com estórias exageradas que muitas vezes tinham um fundo de verdade.produção de filmes com orçamentos faraônicos e a conquista de estrelas de Hollywood.


98)                     A aviação moderna deve muito à Hughes e sua equipe de projetistas. A aviação civil também se popularizou quando ele fundou a TWA, uma das pioneiras em vôos internacionais.



99)                     Ele é considerado o Pai da Aviação comercial.


100)               Em 5 de Abril de 1976 (aos 70 anos de idade) acabou por falecer vítima de parada cardíaca, ocorrida, ironicamente, num avião que o transportava de Acapulco até Houston, para tratamento médico. Encontra-se sepultado no Cemitério de Glenwood, HoustonTexas no Estados Unidos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog