CAÇADORES DA ARCA PERDIDA (1981).


1)    Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida, (Indiana Jones and the Raiders of the Lost Ark), é um filme de aventura americano, dirigido por Steven Spielberg, que estreou em 1981. Foi produzido por Frank Marshall e Howard Kazanjian, com produção executiva de George Lucas, roteiro de Lawrence Kasdan, baseado em um tratamento de George Lucas e Philip Kaufman.


2)     É o primeiro filme da saga Indiana Jones e o segundo da cronologia da série. 


3)    Ele coloca Indiana Jones contra um grupo de nazistas que estão procurando a Arca da Aliança, que Adolf Hitler acredita que possa tornar o seu exército invencível.


4)    O filme é estrelado por Harrison FordKaren AllenPaul FreemanJohn Rhys-DaviesRonald Lacey e Denholm Elliott.


5)    O roteiro foi escrito por Lawrence Kasdan, depois de uma discussão de quatro dias, na qual Spielberg, Lucas e ele definiram os principais elementos narrativos da trama.


6)     A concepção do filme se originou quando Lucas decidiu criar uma versão moderna dos seriados dos anos 1930 e 1940.


7)    A produção aconteceu em Elstree Studios, na Inglaterra; mas as filmagens também aconteceram em La RochelleTunísiaHavaí e Califórnia de junho a setembro de 1980.


8)    Raiders of the Lost Ark estreou em 12 de junho de 1981 e se firmou como o filme de maior bilheteria do ano, arrecadando 389 925 971 dólares. É considerado um dos maiores filmes da história.


9)     Foi indicado para nove prêmios do Oscar em 1982, incluindo Melhor Filme. Ganhou quatro (Melhor Direção de ArteMelhor EdiçãoMelhor SomMelhores Efeitos Visuais) e um quinto Prêmio Especial por sua Montagem de Efeitos Sonoros.


10) O êxito conseguido por Raiders of the Lost Ark, tanto a nível crítico como popular, derivou na produção e lançamento de três filmes do arqueólogo: Indiana Jones and the Temple of DoomIndiana Jones and the Last Crusade e Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, que constituem uma das séries de aventura mais reconhecidas na história do cinema.


12) A cena famosa em que Indy atira em um espadachim não estava no script original. Harrison Ford deveria usar seu chicote para tirar a espada das mãos de seu atacante, mas o envenenamento de alimentos que ele e o resto da equipe haviam conseguido, o deixavam doente demais para realizar o golpe. Depois de várias tentativas mal sucedidas, a Ford sugeriu "disparar o tiro". Steven Spielberg imediatamente levou a idéia, e a cena foi filmada com sucesso.


13) Tradicionalmente, quando um de seus filmes está prestes a estrear, George Lucas sai de férias para se afastar de todo o agito. Quando Guerra nas Estrelas (1977) estava prestes a estrear, Lucas foi ao Havaí, onde se juntou a Steven Spielberg. Quando surgiu o grosso do filme de Lucas, e ficou claro que seu filme seria um sucesso, Lucas relaxou e foi capaz de discutir outros tópicos com seu amigo.


14) Spielberg confessou que sempre quis dirigir um filme de James Bond, ao qual Lucas lhe disse que tinha uma idéia muito melhor, um filme de aventura chamado "Raiders of the Lost Ark". A conversa surgiu enquanto os dois faziam um castelo de areia. Após sua viagem, eles se juntaram e desenvolveram o roteiro com Lawrence Kasdan.


15) Congelamento durante a cena do Bem das Almas, você pode notar um pilar dourado com uma minúscula gravação de R2-D2 e C-3PO da saga Star Wars. Eles também estão na parede atrás de Indy quando eles se aproximam pela primeira vez da Arca.


16) Ao filmar as cenas de cobras dentro do Bem das Almas, o Primeiro Diretor Assistente, David Tomblin, em um ponto, fez com que um pitão mordesse a mão e encaixasse sem soltar. Tomblin então pediu calmamente a alguém para pegar a pitão (ainda presa à mão de Tomblin) pela cauda e chicoteá-la, de modo que a pressão envie uma onda até o corpo da serpente e forçá-la a soltar. Alguém fez exatamente isso, e a python liberou sua mordida da mão de Tomblin. Tomblin obteve atenção médica na mão, e a própria pitão não ficou ferida.


17) Indiana Jones nunca perde o chapéu no filme, como uma homenagem às séries clássicas da década de 1940. Naqueles seriados, os chapéus dos heróis ficavam na cabeça em praticamente qualquer jeito. Isso foi feito por razões de continuidade, mas também porque era considerado um gosto ruim para um cavalheiro estar sem o chapéu em certas situações, mesmo na tela. Indy, no entanto, perde seu chapéu uma vez, cada um em Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) e Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008).



18) Steven Spielberg e Melissa Mathison escreveram um roteiro durante as pausas de filmagem na localização deste filme. Mathison estava lá para visitar seu marido, Harrison Ford, e Spielberg lhe ditaram uma idéia de história que ele tinha. Esse roteiro acabou por ser chamado de E.T. - O Extraterrestre (1982).



19) A maioria dos golpes de corpo que você ouviu foi criada batendo uma pilha de jaquetas de couro com um bastão de baseball.



20) Durante a filmagem na Tunísia, quase todos no elenco e na equipe ficaram doentes, exceto o diretor Steven Spielberg. Pensa-se que ele evitava doenças comendo apenas o alimento que ele trouxera com ele: muitas latas de Spaghetti-O's.



21) O filme recebeu originalmente um “rating R” devido à cabeça explodindo no final. Eles não queriam que a imagem fosse classificada como R, então eles adicionaram camadas de fogo na frente de seu rosto para fazê-la parecer menos gráfica.



22) Quando Brody primeiro vai para a casa de Indy para discutir a missão, Jones está vestida do jeito que ele é porque ele estava entretendo uma jovem em seu quarto. O roteiro originalmente planejava mostrá-la antes de se mudar para a próxima cena, para dar a Indy uma personalidade mais mundana (como James Bond). No entanto, sua aparência foi cortada, como Steven Spielberg pensou que ser um playboy, não se encaixava no personagem de Indy.



23) O chicote de touro de canguru de Indiana Jones foi vendido em dezembro de 1999 na casa de leilões de Christie em Londres por quarenta e três mil dólares. Sua jaqueta e chapéu estão em exibição no Smithsonian.



24) Durante a cena onde Indiana ameaça os nazistas com um Panzerfaust, você pode ver claramente uma mosca que se arrasta na boca de Paul Freeman. Ao contrário da crença popular, ele não a engoliu. Freeman explicou em uma entrevista anos depois que a mosca voou no instante em que ele pronunciou a palavra "ruim", mas Steven Spielberg percebeu isso e decidiu que seria divertido cortar alguns quadros para que a mosca não fosse vista voando . Isso fez parecer que Freeman comeu, e ele achou a edição muito divertida. Empire Magazine escolheu esta cena como uma das cenas mais comuns para as quais as pessoas pressionam o botão "Pausa" em seus videocassetes.



25) Os efeitos espirituais no clímax foram alcançados disparando manequins sob a água em câmera lenta através de uma lente difusa para atingir uma qualidade etérea.



26) A linha de Indy para Marion quando eles estão no navio, "Não são os anos, querida, é a quilometragem", foi ad-libbed por Harrison Ford.



27) O avião fora de controle correu sobre o joelho de Harrison Ford, rasgando seus ligamentos. Ao invés de se submeter a cuidados de saúde tunisianos, Ford teve o joelho enrolado em gelo e continuou.



28) O famoso lutador britânico Pat Roach é morto duas vezes neste filme, uma vez que um Sherpa gigante partiu no bar nepalês em chamas, e uma vez como o mecânico alemão mastigado pela hélice do avião.



29) A última linha a ser adicionada ao roteiro foi Dietrich: "Estou desconfortável com esse ritual judaico" porque depois de ler o roteiro, os guionistas perceberam que não havia menção de judeus ou o ódio dos nazistas por eles.



30) Para criar o som da tampa pesada da Arca sendo aberta, o designer de som Ben Burtt simplesmente gravou ele movendo a tampa de sua cisterna do banheiro em casa.



31) O chapéu de Indiana Jones veio da famosa loja de chapéus Herbert Johnson em Saville Row, Londres. O chapéu era o modelo "Poeta" da loja. No DVD do Bonus Features, a designer de figurino Deborah Nadoolman disse que, para envelhecer adequadamente o chapéu, ela agarrou e torceu o chapéu, então ela e Harrison Ford se sentaram nele e, eventualmente, pareciam "um muito vivido e Bem amado chapéu."





32) George Lucas fez o que era no momento um acordo incomum para este filme. O estúdio financiou todo o orçamento do filme de dezoito milhões de dólares. Em troca, Lucas seria dono de mais de quarenta por cento do filme, e colecionava quase metade dos lucros depois que o estúdio arrecadou uma certa quantia. Resultou ser um negócio muito lucrativo para Lucas. O executivo da Paramount, Michael Eisner, disse que sentiu que o roteiro desse filme era o melhor que já havia lido.



33) Apesar de ter o time dos sonhos de George Lucas e Steven Spielberg atrás do filme, foi inicialmente recusado por todos os estudos em Hollywood. Só depois de muita persuasão, a Paramount concorda em fazê-lo.


O macaco levantando a palha e dizendo (em sua própria língua) "Heil Hitler" foi pensado por George Lucas, e é um dos tios de Steven Spielberg.


35) Na revista Empire, Frank Marshall disse que eles conseguiram que o macaco fizesse a saudação nazista, colocando uma uva em uma caça de pesca e levando o macaco a alcançar a uva, que estava pendurada apenas fora do conjunto de câmeras. Isso levou cerca de cinquenta tomadas antes de realmente parecer uma saudação nazista.


36) O artista de voz Frank Welker forneceu os sons de vibração para o macaco, incluindo o "choro" parecido ao "Sieg Heil" que o macaco dá quando eleva a sua pata em saudação. (Welker mais tarde forneceu conversas de macaco semelhantes para Abu, o macaco-aranha no Aladdin da Disney (1992).


37) Harrison Ford realmente ultrapassou o pedregulho na seqüência de abertura. Como a cena foi filmada duas vezes de cinco ângulos diferentes, ele teve que superar dez vezes. O tropeço da Ford na cena foi considerado como autêntico e foi deixado.


38) George Lucas primeiro inventou a ideia de um arqueólogo aventureiro, ao mesmo tempo em que ele criou a idéia da história espacial do tipo Flash Gordon, que se tornou Star Wars: Episódio IV - A New Hope (1977).


39)  A pedra gigante que persegue após Indiana Jones no início do filme foi feita de fibra de vidro.


40) O designer de som Ben Burtt disse que,





 para obter os efeitos sonoros adequados para o pedregulho gigante, ele e a equipe de som tentaram empurrar pedras para baixo em uma colina, mas os sons que estavam recebendo não estavam à altura de o que eles estavam procurando, e mais tarde naquele dia, quando eles estavam saindo em um Honda Civic que eles derrubaram um talude de cascalho, Burtt notou que o som era exatamente o que eles estavam procurando, então ele pegou um microfone e o segurou perto de um Dos pneus traseiros do Civic para registrar o efeito.



Quando Indy é arrastada para baixo e depois atrás de um caminhão em movimento, é uma homenagem ao acerto famoso similar de Yakima Canutt no No Tempo das Diligências de John Ford (1939). Na verdade, foi um golpe que o ator Terry Leonard tentou retirar no ano anterior e não conseguiu fazê-lo, em A Lenda do Cavaleiro Solitário (1981). Ele estava emocionado com a chance de ter outro tiro, mas só concordou em fazê-lo, se seu amigo e colega Glenn Randall, Jr. estavam dirigindo. O caminhão foi especialmente construído para ser mais alto do que o normal do que o normal, de modo a permitir a depuração de Indiana Jones para passar debaixo de segurança. 



O centro da estrada também foi escavado para permitir mais depuração. Em Great Movie Stunts: Raiders of the Lost Ark (1981), vemos, na ardósia da câmera, que a câmera foi configurada em vinte quadros por segundo.




43) A sequência de abertura apresentou tarântulas vivas em Alfred Molina, mas elas não se moveram até que uma tarântula feminina fosse introduzida.



44) Steven Spielberg foi citado como dizendo: "Eu fiz isso como um filme B. Eu não vi o filme como algo mais do que uma versão melhor feita da série da República".



45) Durante a filmagem da sequência Bem das Almas, uma das morreu depois de ser mordida por uma das cobras pythons.


46) Embora os nazistas falem alemão em muitas cenas, a maioria das falas foram dubladas para as versões alemãs do filme, porque os atores falavam alemão muito ruim, com um sotaque americano muito forte. Algumas falas simplesmente estavam erradas. No recente lançamento de DVD, nenhuma falas alemã está errada. A maioria das falas alemãs parece ser falada por falantes nativos de alemão, com um ligeiro sotaque sul-alemão.


47) Steven Spielberg queria originalmente que Danny DeVito fosse Sallah, e DeVito estava preparado para o papel, mas ele teve que abandonar, devido a conflitos com Taxi (1978). DeVito mais tarde apareceu como uma segunda banana para Michael Douglas no tributo, Tudo por uma Esmeralda (1984).

48) Começa com um tomada de um pico na selva que é uma reminiscência do logotipo da Paramount Pictures. Veja também Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) e Indiana Jones e Reino da Caveira de Cristal (2008).


49) Atores considerados para o papel de Indiana Jones incluíram Nick Nolte, Steve Martin (que preferiu fazer Dinheiro do Céu (1981)) Bill Murray (que abandonou devido a conflitos de programação com Saturday Night Live (1975)), Chevy Chase, Tim Matheson, Nick Mancuso, Peter Coyote, Jack Nicholson e Tom Selleck. Harrison Ford foi lançado menos de três semanas antes do início do filme principal.


50) O ídolo sagrado dos Hovitos, do qual o Dr. Jones toma posse, no início do filme, aparentemente é uma deusa da fertilidade. É uma imagem fundida de uma mulher agachada e dando à luz.



51) Em 2014, Steven Soderbergh publicou uma versão experimental em preto e branco do filme, com a trilha sonora original e o diálogo substituídos por uma trilha sonora eletrônica. Soderbergh disse que sua intenção era encorajar os telespectadores a se concentrarem na extraordinária montagem e edição de Steven Spielberg: "Este cineasta esqueceu mais sobre o encenação no momento em que ele fez seu primeiro recurso do que eu sei até hoje".


52) Quando o chapéu de Indy foi feito, a aba foi moldada para cobrir seus olhos para proteção, e para ajudar a esconder os rostos quando duplos de dublagem estavam sendo usados.

53) Para fazer coincidir os filmes subseqüentes nas coleções de DVD, a capa de DVD de 2008 muda o título do filme para ler "Indiana Jones e os Raiders of the Lost Ark" em vez de apenas "Raiders of the Lost Ark".



54) George Lucas inicialmente criou Indy com o nome de Indiana Smith. Steven Spielberg não gostou de usar o nome de Smith, e convenceu Lucas de fazer o sobrenome Jones em vez disso.


55) Somente o filme de Indiana Jones na franquia foi indicado para o Oscar de Melhor Imagem.


56) Para alcançar o som de milhares de cobras slithering, Ben Burtt enfiou os dedos em uma caçarola de queijo. Isso foi aumentado pela aplicação de esponjas molhadas na fita adesiva em um skate.


57) Philip Kaufman compartilha o crédito da história com George Lucas, porque eles originalmente sonharam juntos no filme na década de 1970. Alegadamente, era a idéia de Kaufman perseguir a Arca Perdida da Aliança. Originalmente, Kaufman ia dirigir.


58) Filmar na Tunísia foi insuportável para o elenco e a equipe. O único que levou Steven Spielberg e George Lucas na tomada, sabia que aos 45 anos, David Lean sofreu quatorze meses de calor abrasador, enquanto filmou em Lawrence Lawrence Arábia (1962).




59) Muitas das cobras no Poço das Almas não são cobras, mas lagartos sem pé (procure pelos orifícios, que as serpentes faltam).


60) Sam Neill foi considerado pelo papel de Indiana Jones. Ele eventualmente interpreta um personagem com um chapéu icônico em um filme dirigido por Spielberg: Alan Grant no Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993).


61) O avião na cena de luta no Egito não é um avião real. Foi projetado para o filme pelo designer de produção Norman Reynolds, e construído por Vickers. Foi um protótipo de  bombardeiro alemão que entrou em produção muito tarde na guerra, embora três deles tenham sido construídos e testados.


62) Amy Irving e Debra Winger foram consideradas para o papel de Marion. Sean Young foi usada como Marion. Para todos os que fizeram uma audição para o papel principal de Indiana. Tim Matheson e John Shea foram usados ​​para o papel de Karen Allen. Young, mais tarde, estrelou frente à Ford em Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982).


63) O prédio, usado para uma das tomadas exteriores da universidade, é o conservatório de música da Universidade do Pacífico em Stockton, Califórnia.


64) Todos os veículos alemães na sequência de perseguição do deserto são réplicas de veículos alemães anteriores à Segunda Guerra Mundial.


65) O carro da equipe Mercedes-Benz 320, é realmente um Jaguar MK9 com um corpo MK5 modificado. Dois foram construídos para o filme de Classic Cars of Coventry. O caminhão de carga é uma réplica Mercedes-Benz LG3000. O carro da tropa de Gobler é uma réplica de um Mercedes-Benz G5 "Geländewagen".


66) As instruções para a construção da Arca são encontradas em Êxodo 25:10. A roupa que Belloq usa enquanto atua como sumo sacerdote durante a cerimônia no final, é encontrada começando no capítulo 28 do Êxodo.


67) O filme foi a maior arrecadação de 1981 por uma ampla margem.


68) Os modelos utilizados para o U-boat alemão foram alugados da empresa produtora que fazia O Barco: Inferno no Mar (1981) na mesma área na época. A empresa, no entanto, tinha esquecido de dizer isso à equipe de Das Boot, que ficaram surpresas ao encontrar o modelo de repente desaparecido.


69) Foi o primeiro papel no cinema de Alfred Molina. Sua primeira cena em seu primeiro dia de filmagem envolveu estar coberta de tarântulas.


70) John Williams tinha realmente escrito dois temas para o filme. Ele tocou ambos para Steven Spielberg no piano e Spielberg gostaram muito, ele sugeriu que Williams usasse ambos. Ele fez e o resultado foi o famoso "Raiders March", interpretado pela London Symphony Orchestra (que não atuou em mais filmes de Indiana Jones). A marcha tornou-se um dos temas de filmes mais populares de todos os tempos.


71) A sequência O Bem das Almas foi filmada no set do Overlook Hotel de O Iluminado (1980).


72) O nome original do personagem principal no roteiro foi Indiana Smith. Seu nome foi alterado para Jones no primeiro dia de produção.


73) Ao filmar a seqüência do Bem das Almas, os produtores exploraram todas as lojas de animais em Londres e o sul da Inglaterra, para cada cobra em que pudessem colocar as mãos. Por isso, existem cobras identificáveis ​​em diferentes áreas geográficas.


74) No entanto, uma vez que todas as cobras estavam no set, ficou claro que não havia quase o suficiente, então Steven Spielberg tinha várias mangueiras cortadas em comprimentos, e estas também eram usadas. Olhando de perto, você pode dizer quais são as cobras reais e quais não são. Algumas das ervas daninhas na cena, foram levadas por Lawrence Kasdan do conjunto Dagobah de Star Wars: Episódio V - The Empire Strikes Back (1980). Uma folha de vidro separa Harrison Ford e a cobra arqueada (e altamente perigosa) quando ele cai. A cobra realmente pulverizou o veneno no copo.


75) O nome do interrogador nazista sádico nunca é mencionado no filme, mas é Toht, pronunciado como Tod, a palavra alemã para a Morte. O papel foi oferecido a Klaus Kinski, que escreve em seu livro "Kinski Uncut" que Steven Spielberg ofereceu-lhe uma parte neste filme, mas ele recusou. "Tanto quanto eu gostaria de fazer um filme com Spielberg, o roteiro éuma imensa merda, como tantos outros filmes desse tipo". Kinski escolheu aparecer em Venom (1981), porque o salário era melhor. Michael Sheard também fez uma audição para o papel. Ronald Lacey, que desistiu de atuar para se tornar um agente, foi escolhido porque lembrou Steven Spielberg de Peter Lorre. Toht fala apenas um total de catorze falas em inglês. O resto do diálogo é em alemão.


76) A cena em que Jones dirige o caminhão foi um golpe malicioso. O caminhão deveria virar-se por meio de um poste de telégrafo que estava sendo acionado por explosivos pelo chão. O explosivo não era poderoso o suficiente e simplesmente forçou o caminhão a inclinar-se em um ângulo como pode ser visto no filme acabado. O tempo não permitiu mais tentativas de corrigi-lo.


77) Tom Selleck foi a segunda escolha de Steven Spielberg para o papel de Indiana Jones. Harrison Ford foi o primeiro, mas George Lucas se opôs, desde que Ford esteve em Loucuras de Verão (1973) e Star Wars: Episódio IV - A New Hope (1977).


78) Tom Selleck não conseguiu assumir o papel, porque ele estava comprometido com o sereiado Magnum (1980). No entanto, essa série não entrou em produção até que a filmagem de Raiders já estivesse envolvida. 



Selleck estava, de fato, no Havaí esperando que a série começasse, enquanto as cenas finais a serem filmadas (a sequência de abertura) estavam sendo filmadas no Havaí. Magnum, P.I. (1980) fez um episódio chamado "Legend of the Lost Art", temporada oito, episódio dez, que parodiou "Raiders", completo com chapéu, chicote, armadilhas, etc.


79) O nome de Indiana Jones vem do nome do cachorro de Marcia Lucas e é uma peça do nome de personagem homónimo de Steve McQueen em Nevada Smith (1966). Indiana, o cão, que era um Malamute, também serviu de inspiração para Chewbacca na saga Star Wars.


80) O tiroteio na Tunísia mostrou-se tão estressante, e tão quente, que Steven Spielberg conseguiu comprimir uma filmagem de seis semanas, em quatro semanas e meia. Isso ajudou a produção a completar a fotografia principal doze dias antes do cronograma.




81)  Uma visita da filha de Stanley Kubrick, Vivian Kubrick, ao grupo Elstree, levou a uma investigação da RSPCA (Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade aos Animais). Ela reclamou que as cobras nas cenas do túmulo estavam sendo tratadas de forma injusta, o que levou a filmagens a serem adiadas por um dia.


82) O avião flutuante na seqüência de abertura possui o prefixo de registro "OB-", que indica que a ação ocorre no Peru.


83 A jaqueta de couro maltratada de Indy era realmente nova, e teve que ser envelhecida artificialmente pelo departamento de fantasias. Havia dez jaquetas para usos gerais e dificuldades.


84) Embora o filme tenha sido originalmente concebido como uma pequena aventura de baixo orçamento, os custos de produção triplicaram para dezoito milhões de dólares.


85) Em uma cena excluída, onde Sallah é confrontado com um soldado nazista, John Rhys-Davies, que sofria de cólera na época, era obrigado a dobrar-se. Infelizmente, isso levou o Rhys-Davies muito doente a se sujar.


86) A cena do Bem das Almas exigia sete mil cobras. As únicas cobras venenosas eram as cobras, mas um membro da tripulação foi mordido no set por uma pitão.


87) O roteiro original de "Raiders" foi escrito à mão.


88) Steven Spielberg originalmente imaginou Giancarlo Giannini para o papel do Dr. René Belloq. Ele também considerou Jacques Dutronc, que acabou por ser incapaz de falar uma palavra de inglês. Spielberg escolheu um ator inglês, Paul Freeman, porque achava que Freeman tinha "olhos impressionantes", tendo-o visto na morte de uma princesa (1980). Além disso, em um ponto, Spielberg ficou preocupado com a questão de saber se Freeman poderia atuar com um sotaque francês. Spielberg contatou Freeman (que estava de férias na época) e perguntou se ele poderia voltar para Londres para se encontrar com ele e atuar com algumas falas com um sotaque francês para ele.


89) A melodia que Sallah continua cantando, "Um alcatrão britânico (é uma alma em ascensão)" é de Gilbert e Sullivan "H.M.S. Pinafore". Ele também canta as palavras "Eu sou o Monarca do Mar, O Governante do Queen's Navee" da música "Give Three Cheers", que é do mesmo musical.


90) Kathleen Kennedy está listada como "Associada ao Sr. Spielberg" nos créditos. Desde então fundou Amblin Entertainment e é presidente da Lucasfilm.


91) Harrison Ford fez a maior parte do trabalho de acrobacias, incluindo a cena em que ele está sendo arrastado para trás do caminhão. Ele sofreu várias costelas feridas do golpe e depois disse: "se o golpe fosse perigoso, não teríamos feito isso".


92) A designer de figurino Deborah Nadoolman baseou a roupa de Indy, jaqueta e fedora, em Charlton Heston's em O Segredo dos Incas (1954). Nesse filme, Heston interpretou um aventureiro de caça ao tesouro que, depois de estudar um "mapa antigo", usa um feixe de luz solar refletido em um cristal, para identificar a localização do tesouro. Nesse filme, Heston também voa um avião seqüestrado, e desce um rio em uma jangada amarela inflável, reminiscente de eventos em Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984).


93) A ilha onde a Arca é aberta, com base no mapa usado durante o trânsito do submarino, parece ser a ilha de Christiana no Mar Egeu.


94) A principal arma de Indiana é um revólver Smith & Wesson modelo 1917 .45 ACP, com o cano cortado de seis polegadas a quatro polegadas. Ele também carrega, como uma arma de reserva, uma Browning Hi Power 9mm automática, usado durante o tiroteio na taberna de Marion no Nepal.


95) O avião de hidrocarbonetos pan-americanas que Indiana Jones voa para o Nepal é um barco voador Short Solent Mark III modificado por efeitos para se assemelhar a um Martin M-130 com o nome "China Clipper".


96) Os produtores contataram que o proprietário da embarcação sobre o uso do barco voador para o filme e, embora ele tenha respondido que estava feliz em ajudar, ele informou que apenas um dos motores do barco voador havia sido restaurado para o funcionamento, portanto, para a tomada usada no filme, vemos apenas aquele único motor em execução. Além disso, para transmitir o fato de que era uma aeronave de passageiros, Spielberg tinha vários assistentes da produção vestidos com roupas de época e as filmavam simplesmente caminhando pela entrada do avião.


97) Steven Spielberg perguntou ao produtor Frank Marshall para encontrar uma montanha que parecia o logotipo da Paramount. Marshall teve que dirigir toda a ilha até encontrar uma, e com um local adequado para filmar.


98) Com quatro ilustradores, este foi o filme mais talentoso de Steven Spielberg de sua carreira até à data de hoje.


99) O avião alemão em que a Arca seria transportada é um projeto experimental de asa voadora da Blohm e Voss, uma empresa de construção naval que projetou algumas aeronaves pouco ortodoxas nas décadas de 1930 e 1940. Este modelo específico só existe no filme, mas empresta vários elementos de design de aeronaves de período autêntico.


100) O único filme de Indiana Jones onde seu nome não aparece no título. Embora os re-lançamentos do filme em VHS, DVD e Blu-ray sejam intitulados Indiana Jones e os Raiders of the Lost Ark nas capas frontais.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog