TELENOVELAS


1)   Telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Tem a característica de ser dividida em episódios ou capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. O sentido geral da trama é previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace não. As tramas normalmente são simples, não requerem inteligência para serem entendidas, 99% das vezes as novelas têm um final feliz para os protagonistas. Durante a exibição, novos rumos e personagens podem ser inseridos.



2)   O termo telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba.



3)   O Brasil foi o país precursor deste gênero audiovisual que foi inspirado na radionovela e que é hoje seguido por vários países.



4)   A primeira telenovela "O Direito de Amar" foi escrita e dirigida por Walter Foster, e transmitida pela extinta Tv Tupi em São Paulo no ano de 1951.



5)   o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca da sua escrita.



6)   Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura.



7)   Já nos encerramentos, a ordem é: elenco de apoio (atores com baixa participação nas novelas), equipe técnica (ordem variada), gerência de produção e, por último, marcas que anunciaram "merchandising" e a realização (logomarca, site da novela, ano de produção e razão social da emissora).



8)   Nos EUA, as telenovelas recebem o nome de Soap operas porque as primeiras produções, na década de 1960, eram patrocinadas por fabricantes de sabão (soap).



9)   Em língua inglesa, não se fala em novel porque isso indica o gênero literário, romance, e não um programa de televisão como na língua portuguesa. É um gênero muito popular nos Estados Unidos, país no qual são exibidas durante o dia (mais precisamente no horário da tarde, entre às 13 e as 18 horas).



10)                     No Brasil, as telenovelas são exibidas de segunda-feira à sábado.



11)                     É comum encontrar em portais e em veículos impressos os resumos dos capítulos das novelas que consistem em apresentar de forma sintética uma sequencias com os principais acontecimentos de um determinado episódio.



12)                     Os países que mais se destacam na produção de telenovelas são BrasilMéxicoColômbiaVenezuelaChileArgentina e PortugalBrasil e México são as que produzem as telenovelas mais conhecidas e, consequentemente as mais exportadas, inclusive entre os dois países.



13)                     As telenovelas brasileiras, principalmente as da Rede Globo tem enredos, no geral, com temas muito semelhantes se comparadas. Na maioria das vezes, misturam dramaromance e violência de uma forma bem peculiar, com o objetivo de ter como público alvo adulto feminino.



14)                     É errôneo afirmar que apenas mulheres adultas assistem telenovelas. Existem também novelas direcionadas ao público jovem, independente de sexo, e outras para a família em geral.



15)                     De tarde, as telenovelas brasileiras abordam um tema mais leve, com histórias focadas em romance e aventura, neste período do dia a emissora que mais exibe novelas é o SBT, com uma média de três tramas. 



Ao anoitecer, envolvem temas mais radicais, misturando o romance já existente com dramatizações e leves cenas de sexo e violência. As histórias frequentemente começam com tramas leves e pouco complicados, e apenas com o passar da história os mistérios se desenrolam pouco a pouco, tornando o enredo forte e complexo.



16)                     Ao todo, o Brasil coleciona 8 indicações na categoria de telenovelas no International Emmy Awards, das quais 5 vencedoras.



17)                     Avenida Brasil, escrita por João Emanuel Carneiro e exibida pela Rede Globo em 2012, é a telenovela brasileira mais vendida para o exterior (130 países). Outras telenovelas como Da Cor do Pecado (do mesmo autor de Avenida Brasil), Terra NostraO CloneCaminho das ÍndiasEscrava IsauraPor Amor, também estão, entre as mais vendidas.



18)                     A morte mais chocante da história das telenovelas, foi o caso da jovem 



atriz Daniella Perez (filha da autora Glória Perez) brutalmente assassinada em 1992, por Guilherme de Pádua (ator com quem Daniella contracenava na telenovela De Corpo e Alma,



 cuja autoria era de sua mãe, Glória Perez) e por Paula Nogueira Thomaz (esposa de Guilherme na época). Foi um escândalo de repercussão internacional tão grande que além de superar a notícia da renúncia do então presidente, 



Fernando Collor de Mello, foi um dos casos policiais mais notórios do século XX no Brasil.



19)                     A primeira telenovela brasileira a ser produzida e veiculada no país foi Sua Vida Me Pertence, cuja estreia se deu em 21 de dezembro de 1951 na extinta Rede Tupi. Esta produção em 15 capítulos, entretanto, era exibida apenas duas vezes por semana, e não de segunda à sexta-feira, formato usualmente adotado pelo gênero.




20)                     A primeira produção a ser exibida diariamente foi ao ar apenas em 1963: 2-5499 Ocupado, produzida e exibida pela Rede Excelsior.
21)                     telenovela mais longa foi Redenção, cujos 596 capítulos foram exibidos continuadamente entre 1966 e 1968.



22)                     Malhação, produção exibida anualmente desde 1995, já teve mais de 5.000 capítulos exibidos, mas não é considerada uma telenovela, mas sim uma série de televisão com caracteristicas de outro formato de teledramaturgia, as soap operas.




23)                     Voltadas inicialmente ao entretenimento, algumas telenovelas também já discutiram polêmicas e questões de responsabilidade social em suas histórias.



24)                     Até o presente momento, a telenovela mais curta foi O Rebu, exibida em 2014 com 36 capítulos.




25)                     A mais longa da faixa das 11 horas foi Gabriela, exibida em 2012, com 77 capítulos.



26)                     A gravação/exibição em 24 fps começou com o remake de Gabriela, em junho de 2012, seguindo o novo padrão das telenovelas da Rede Globo.



27)                     A Rede Excelsior exibiu a primeira telenovela diária do Brasil, 2-5499 Ocupado, e se tornou líder na produção de obras do genero durante a década de 1960, mas no início da década seguinte encerraria suas atividades.




28)                     A principal Telenovela da Rede globo é exibida no chamado “novelas das 8”, hoje são chamadas de “horários da 9”, e a telenovela a se chamar de novela das 9 foi  Fina Estampa.



29)                     Tanto em quantidade de capítulos quanto em período de exibição a maior telenovela já exibida no horário foi Irmãos Coragem, com 328 capítulos, exibidos entre 8 de junho de 1970 e 12 de junho de 1971. A telenovela foi escrita pela dramaturga Janete Clair.



30)                     Janete Clair, que detém ainda o recorde de autora da maior quantidade de "novelas das oito" - dezesseis, sendo que quinze foram exclusivamente escritas por ela. Clair foi também a única autora cujas obras foram exibidas sucessivamente: 



após a conclusão de Anastácia, a Mulher sem Destino, ela foi a responsável por todas as seis produções exibidas pela emissora entre 1967 e janeiro de 1973, quando teve início Cavalo de Aço, de Walther Negrão. Com a conclusão desta, Clair escreveria seis das onze telenovelas que seriam exibidas até o final daquela década.




31)                     O ator e diretor Daniel Filho, esteve envolvido na direção de quinze telenovelas, exibidas entre 1967 e 1981.



32)                     A telenovela mais curta não só da faixa das 10, como da história da Rede Globo foi Marina, exibida em 1965 com 15 capítulos.




33)                     A mais longa do horário das 10, foi A Rainha Louca, exibida em 1967, com 215 capítulos.


34)                     A primeira telenovela diária da Rede Globo foi “Ilusões Perdidas”, que estreou no mesmo dia que a emissora (26-04-1965), é considerada como sendo das dez horas, ainda que tenha começado noutra faixa de horário.



35)                     A primeira telenovela exibida pela Globo no horário das seis horas foi Meu Pedacinho de Chão, de Benedito Ruy Barbosa, em 1971.




36)                     Em 2016, a revista Veja elegeu O Bem Amado como a quinta "Melhor Telenovela Brasileira" de todos os tempos.



37)                     O Bem Amado, foi a primeira novela produzida em cores na televisão brasileira. Teve direção de Régis Cardoso e supervisão de Daniel Filho.




38)                     O Bem-Amado foi a primeira novela da TV Globo a ser exportada, abrindo o mercado estrangeiro para os produtos televisivos nacionais. Até então, apenas textos eram comercializados. Distribuída para a América do Sul, teve seus 178 capítulos originais transformados em 223, porque cada capítulo deveria ter uma duração menor. A novela alcançou outros extremos, tendo sido exportada para 30 países, entre eles os Estados Unidos. Em 1977, toda a América Latina, com exceção da Venezuela, assistia ao Bem-Amado através da Spanish International Network.



39)                     O Bem-Amado foi gravada em Sepetibabairro carioca.




40)                     Em sua trajetória internacional, a novela atingiu o mercado europeu através da venda de direitos de exibição. Em sua trajetória internacional, a novela atingiu o mercado europeu através da venda de direitos de exibição em Portugal.



41)                     A Rede Tupi foi uma emissora brasileira fundada na cidade de São Paulo em 18 de setembro de 1950 pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand (1892-1968), que ao longo de sua existência exibiu 111 telenovelas diárias, excetuando-se Sua Vida Me Pertence, a primeira telenovela exibida no Brasil, cuja periodicidade era de duas vezes por semana.




42)                     O Direito de Nascer é uma telenovela brasileira que foi produzida e exibida pelas extintas TV Tupi São Paulo e TV Rio às 21h30, entre 7 de dezembro de 1964 e 13 de agosto de 1965, tendo 160 capítulos.



43)                     Foi escrita por Thalma de Oliveira e Teixeira Filho, com direção de Lima DuarteJosé Parisi e Henrique Martins. Foi a primeira das três adaptações para a televisão brasileira da radionovela homônima do escritor cubano Félix Caignet, e o primeiro grande clássico da teledramaturgia brasileira.




44)                     Beto Rockfeller foi uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Tupi e exibida de 4 de novembro de 1968 a 30 de novembro de 1969, às 20 horas. Foi criada por Cassiano Gabus Mendes e escrita por Bráulio Pedroso com a colaboração de Eloy Araújo, Ilo Bandeira e Guido Junqueira, com direção de Lima Duarte, substituído por Walter Avancini. Teve 327 capítulos e foi produzida em preto-e-branco.



45)                     teledramaturgia brasileira se divide em duas fases: antes e depois de Beto Rockfeller, que representou um grande sucesso na época, inovando o estilo de se fazer telenovelas no país. Enquanto a superprodução era a arma da TV Excelsior - principal concorrente da TV Tupi, na época - para segurar a audiência, a Tupi apostava na linha iniciada naquele ano de 1968, com a novela Antônio Maria, de Geraldo Vietri, no horário das sete.




46)                     Os textos tiveram de ser adaptados por Lima Duarte, porque Bráulio escrevia peças de teatro e pouco entendia de televisão.



47)                     Beto Rockfeller abandonava, então, a linha de atitudes dramáticas e artificiais que acompanhavam as telenovelas desde que o gênero havia conquistado o gosto nacional. Na verdade, uma primeira tentativa havia sido feita por Lauro César Muniz, em 1966, com Ninguém Crê em Mim, na TV Excelsior, em que o tom coloquial dos diálogos rompia com os padrões estabelecidos, até então, pelas novelas. 



Todavia, só mesmo com o trabalho de criação e o posicionamento de modernizar a linha das telenovelas, foi possível adaptar o público às novas exigências, não apenas os diálogos, mas principalmente a estrutura da história, para ganhar mais proximidade com o público. 



O próprio protagonista da trama representou uma enorme inovação, ao introduzir a imagem de um anti-herói, diferente dos demais apresentados pelas telenovelas anteriores, de um personagem de caráter firme, sensato, absolutamente honesto e capaz de qualquer proeza para a salvar a heroína das adversidades. A sua concepção procurava se aproximar das pessoas comuns, isto é, de ter atitudes boas ou más conforme as situações enfrentadas no dia a dia.



48)                     A telenovela revolucionou até o modelo de interpretação dos atores, que passou dos exagerados gestos dramáticos para uma forma natural. O próprio Luiz Gustavo, que interpretou o protagonista da trama, fazia questão que o personagem fosse o mais verdadeiro possível. A linguagem era coloquial e os diálogos incorporavam gírias e expressões do cotidiano. 



Isso fazia com que o público se identificasse com a história. Muitas vezes os atores improvisavam suas falas, inventando diálogos que não estavam no script, o que também era novo na TV. Um dos méritos da novela foi dar ao público uma fantasia com gosto de realidade.


49)                     Outra inovação foi a trilha sonora, que deixou de trazer temas sinfônicos tocados por orquestras e utilizou sucessos populares da época, como os Rolling StonesSalvatore Adamo e Bee Gees.



50)                     A novela também foi a primeira a utilizar tomadas aéreas: os técnicos voaram de helicóptero para gravar uma cena do pesadelo do protagonista central da trama.




51)                     Foi a primeira novela a usar o merchandising, ainda que não em caráter oficial. Era do medicamento Engov, pois o personagem bebia muito uísque, e Luiz Gustavo faturava cada vez que engolia o comprimido em cena.



52)                     Em 1973, Braúlio Pedroso escreveu uma continuação da telenovela (A Volta de Beto Rockfeller) com parte do elenco original, mas não conseguiu a repercussão esperada.




54)          Hoje, não existem mais os capítulos da novela. O pouco que sobrou de suas filmagens está guardado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo



Quase todos os capítulos foram apagados pela própria emissora, que usava as fitas para gravar por cima os capítulos seguintes. A Tupi já passava por dificuldades financeiras e todos os projetos que apareciam tinham de ser feitos com baixos custos, mas que trouxessem lucros.



55)          Pantanal é uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Manchete e exibida originalmente às 21:30, de 27 de março a 10 de dezembro de 1990, em 216 capítulos. Foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, Carlos Magalhães, Marcelo de Barreto e Roberto Naar.


56)          Pelo público, a telenovela será para sempre lembrada como a que bateu a audiência da Rede Globo. Seu sucesso foi estrondoso, ao ponto de a emissora de Roberto Marinho esticar a novela das oito (então Rainha da Sucata, de Sílvio de Abreu).



57)          Mulheres de Areia é uma telenovela brasileira que foi produzida pela extinta Rede Tupi e exibida entre 26 de março de 1973 a 5 de fevereiro de 1974, às 20 horas, tendo 253 capítulos.


58)          Um dos maiores sucessos da TV Tupi, graças aos textos de Ivani Ribeiro, e no trabalho duplo de Eva Wilma, que conseguiu momentos antológicos quando as irmãs gêmeas contracenavam na mesma cena. Curiosamente, a irmã perversa, Raquel Araújo, era a que mais despertava interesse no público.



59)          Em 1974, na entrega do Troféu Imprensa, aos melhores da televisão em 1973, pelo Programa Silvio Santos, exibido pela Rede Globo na época. Regina Duarte, eleita a melhor atriz por seu trabalho na telenovela Carinhoso, repassou o prêmio a Eva Wilma, reconhecendo à brilhante atuação da atriz em Mulheres de Areia.


60)          Outros atores também foram bastante elogiados; Gianfrancesco Guarnieri e seu personagem, o doente mental Tonho da Lua; Lucy Meirelles e sua personagem, a ambiciosa Isaura Araújo, a mãe das gêmeas; Maria Isabel de Lizandra e Antônio Fagundes, que criaram um casal, contrário à história central, que despertou interesse do público (tanto que foram escalados para protagonizar a próxima telenovela da TV TupiO Machão).



61)          Para escrever a telenovela, Ivani Ribeiro, baseou-se em uma antiga radionovela de sua autoria, As Noivas Morrem no Mar, de 1965, que por sua vez, foi inspirada no filme americano Uma Vida Roubada, de Curtis Bernhardt, com Bette Davis (no papel das gêmeas) e Glenn Ford.




62)          Em 1993Ivani Ribeiro, reescreveu Mulheres de Areia para Rede Globo, repetindo o mesmo sucesso da original. Nesta regravação, Ivani inseriu à história central de uma outra telenovela, O Espantalho, de 1977, de sua própria autoria. Glória Pires, reviveu com sucesso igual as protagonista, que foram interpretada por Eva Wilma, nesta versão.



63)          Muitas artistas marcaram presença na telenovela, ChacrinhaAyrtonLolita Rodrigues, contratados da TV Tupi na época, e do cantor Sílvio César, que apareceram como convidados de Virgílio (Cláudio Corrêa e Castro) em sua festa. O costureiro Clodovil Hernandez, também fez uma participação especial, quando Raquel vai fazer seu vestido de noiva.




64)          Um tema social abordado na telenovela: a alfabetização. Alzira, personagem de Ana Rosa, era apaixonada por Tonho da Lua, e era analfabeta e, como pretexto para passar mais tempo perto do amado, pediu que Tonho ensinasse-a a ler e a escrever. Então, a professora Ruth, quando soube dessa iniciativa, teve a ideia de expandir esse benefício aos pescadores que também quisessem aprender. Na época, o Governo Federal fazia um imenso alarde por conta do MOBRAL — Movimento Brasileiro de Alfabetização —, que visava erradicar o analfabetismo no país.



65)          O sucesso trouxe uma grande quantidade de turistas para as praias de Itanhaém, que visitavam a cidade na esperança de acompanhar as gravações de Mulheres de Areia, e tirar fotos com os atores do elenco.




66)          Serafim Gonzalez, que interpretava o personagem Alemão, era o responsável por esculpir as estátuas de rostos femininos nas areias das praias, que dão origem ao título da telenovela, e deixou esculpida uma estátua ao estilo das que eram usadas, ficando como lembrança do elenco e da equipe para a cidade litorânea de Itanhaém, de onde eram gravadas as cenas externas e onde a história era ambientada.



67)          Com as denúncias que os textos apresentavam a favor dos pescadores que eram vítimas da exploração comercial, foi criada uma cooperativa reivindicatória dos seus direitos na cidade de Itanhaém.




68)          Carlos Zara e Serafim Gonzalez, do elenco original, também estiveram no elenco da regravação, de 1993. E, novamente Serafim Gonzales, ficou responsável por esculpir as estátuas femininas nas areias das praias.



69)          Carlos Nunes e Analu Graci, que interpretavam o par romântico na telenovela - Tito e Glorinha -, externaram essa união para fora da novela e se casaram na vida real.






70)          Atualmente, restaram poucos capítulos da telenovela. Sobraram em torno de apenas 21 capítulos, contra 253, que se encontram na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.



72)          Pantanal é uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Manchete e exibida originalmente às 21:30, de 27 de março a 10 de dezembro de 1990, em 216 capítulos.





73)          Durante anos, a novela ficou engavetada na Central Globo de Produções, chegando a entrar em pré-produção no final de 1984 para o horário das 18hs, em substituição à novela Livre Para Voar, com o título de Amor Pantaneiro.



74)          Avenida Brasil, escrita por João Emanuel Carneiro e exibida pela Rede Globo em 2012, é a telenovela brasileira mais vendida para o exterior (130 países). 



Outras telenovelas como Da Cor do Pecado (do mesmo autor de Avenida Brasil),



 Terra NostraO CloneCaminho das ÍndiasEscrava IsauraPor Amor, também estão, entre as mais vendidas.



75)          A morte mais chocante da história das telenovelas, foi o caso da jovem atriz Daniella Perez (filha da autora Glória Perez), 



brutalmente assassinada em 1992, por Guilherme de Pádua (ator com quem Daniella contracenava na telenovela De Corpo e Alma, cuja autoria era de sua mãe, Glória Perez) e por Paula Nogueira Thomaz (esposa de Guilherme na época). 



Foi um escândalo de repercussão internacional tão grande que além de superar a notícia da renúncia do então presidente, Fernando Collor de Mello, foi um dos casos policiais mais notórios do século XX no Brasil.



76)          Os estranhos foi uma telenovela de Ivani Ribeiro exibida pela às 19h30 na TV Excelsior em 24 de março a 2 de agosto de 1969






O Protagonista desta trama foi o Pelé.

77)          Irmãos Coragem é uma telenovela brasileira que foi produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 20 horas, entre 8 de junho de 1970 a 12 de junho de 1971.



78)          A inspiração para escrever a novela veio de filmes americanos do gênero faroeste. Proscritos, justiceiros andando a cavalos, muito tiroteio e as características brasileiras transformaram Irmãos Coragem numa espécie de "faroeste caboclo".




79)          Precavida, Janete Clair decidiu fazer que um dos irmãos Coragem, Duda (Cláudio Marzo), fosse um jogador de futebol, para que o público tivesse afinidade com a história.



 Ela tinha medo de que o público não tivesse interesse pelo tema rural. Mas o seu medo logo se desfez nos primeiros capítulos, quando os índices de audiência diariamente chegavam aos 85%.



80)          Para chamar mais a atenção do público para com a novela, foram reunidos os dois pares românticos mais famosos da época: 


Tarcísio Meira e Glória Menezes, e Cláudio MarzoRegina Duarte. Os dois últimos sairiam antes do termino para protagonizar a novela das seteMinha Doce Namorada, de Vicente Sesso



Os seus personagens, Duda e Ritinha, após se reconciliarem se mudam definitivamente para São Paulo felizes.



81)          Com uma ótima direção de elenco, com atuações memoráveis e personagens inesquecíveis. 



Com destaque para Gilberto Martinho em seu melhor momento na TV com o seu personagem, o vilão Pedro Barros; 



Zilka Salaberry que criou uma caracterização perfeita de Sinhana, a matriarca da família Coragem.




82)          Um retrato do Brasil daquele tempo, a novela abordou temas como a ditadura e o futebol



O personagens Pedro Barros era uma alusão ao militar e político Emílio Garrastazu Médici, que governou o Brasil entre os anos de 1969 a 1974.



83)          Janete Clair teve a assessoria do jornalista e treinador João Saldanha para desenvolver o personagem Duda, o jogador de futebol



para melhor descrever a angústia de um jovem do interior que se transformar num astro do futebol.



84)          Coroado foi a primeira cidade cenográfica construída pela Rede Globo,





 localizada numa área de cinco mil metros quadrados, onde hoje funciona o Barra Shopping, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.




85)          As cenas do garimpo fora gravadas, em sua maioria, na serra de Teresópolis.



86)          Durante o desenvolvimento da novela, a atriz Regina Duarte ficou grávida do seu primeiro filho, 



Janete Clair criou uma gravidez para a sua personagem, Ritinha, que ganhava uma filha, que recebeu o nome Gabriela. 




Posteriormente, Regina voltou a engravidar e teve uma menina, que foi batizada de Gabriela.




87)          Uma das cenas mais marcantes da novela foi a sequência do tiroteio que terminou na morte do personagem Jerônimo que morre com o corpo de Potira, também morta, em seus braços. Revoltado, o seu irmão João quebra o diamante que dera origem aos conflitos.



88)          Para dar maior impacto à cena da morte dos personagens, os diretores usaram uma película cinematográfica, filmando a sequência e rodando em câmera lenta.




89)          A novela marcou a estreia das atrizes Ângela Leal e Sônia Braga na televisão.



90)          Foi produzida um remake atualizado da novela por Dias Gomes e Marcílio Moraes, em 1995, como parte da comemoração dos 30 anos de existência da Rede Globo. Mas diferente da versão original, a nova versão não fez sucesso. Os atores Marcos PalmeiraIlya São Paulo e Marcos Winter interpretaram os irmãos Coragem.




91)          Roque Santeiro é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 20 horas, entre 24 de junho de 198522 de fevereiro de 1986, em 209 capítulos.



92)          A telenovela só foi liberada censura federal da ditadura militar, apenas 10 anos após a gravação original, censurada pelo regime militar. Após a produção original. Betty Faria e Francisco Cuoco declinaram seus papéis e foram substituídos por José Wilker e Regina Duarte, respectivamente.




93)          Sonia Braga, Vera Fischer, 'Marília Pera' e Fernanda Montenegro foram consideradas para o papel de Viúva que foi para Regina Duarte.



94)          O final da telenovela mantém até hoje o registro do episódio mais visto em uma telenovela da Rede Globo.



95)          Forçado pela pirataria, a Rede Globo lançou em 2010 uma edição especial do 25º aniversário em DVD com 50 discos. Legalmente, é a primeira novela brasileira a ser lançada como tal.



96)          Dias Gomes e Aguinaldo Silva escreveram a série baseada na peça "O Berço do Herói" de Gomes, que foi censurada e banida sob o governo militar brasileiro em 1964. Em 1975, "Roque" também foi censurado, como o governo. Dias Gomes que ele modificou ligeiramente e mudou o nome de sua peça para enganá-los.



97)          Redenção é um telenovela brasileira produzida pela extinta TV Excelsior e exibida de 16 de maio de 1966 a 2 de maio de 1968, sendo até hoje a telenovela que passou mais tempo no ar no Brasil. Foi escrita por Raymundo López e dirigida por Waldemar de Moraes e Reynaldo boury.




98)          Marcou definitivamente o ator Francisco Cuoco na pele do galã que arrebata o coração das mocinhas, mas que pode ter um caráter dúbio e a aura o acompanharia em trabalhos posteriores.



99)          Foi em Redenção que se deu o primeiro transplante de coração no brasil. Dona Marocas morreria na passagem para a segunda fase da novela mas, temendo uma queda na audiência, já que a fofoqueira era uma das mais populares personagens da trama, a direção da emissora resolveu que ela não poderia morrer. Assim, o Dr. Fernando transplanta um coração novo e ela sobrevive.




100)    Redenção foi um sucesso tão grande que colocou mais um conterrâneo de Moneiro Lobato, o taubateano Raymundo Lopes, na lista dos escritores mais influentes da cultura nacional. A trama, inicialmente cotada para ter 100 capítulos, acabou sendo esticada devido ao sucesso que fez com o público da época, ganhando incríveis 496 capítulos a mais. Nos anos de 1940 e 1950, Raimundo Lopes foi responsável por diversas novelas de sucesso na Rádio brasileira. Era o tipo de autor que sabia prender o público a cada novo capítulo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog