TEATRO E BALLET MARIINSKY




1)   O Ballet Mariinsky é a empresa residente de balé clássica do Teatro Mariinsky em São Petersburgo , na Rússia.
2)   Fundada no século 18 e originalmente conhecida como o Ballet Imperial Russo.


3)   O Ballet Mariinsky é uma das principais empresas de balé do mundo. 
4)   O Ballet Mariinsky continua a ser conhecido pelo seu antigo nome soviético, o Kirov Ballet.


5)   O Ballet Mariinsky é a empresa-mãe da Vaganova Ballet Academy, uma importante escola internacional de balé.
6)   O Ballet Mariinsky foi fundado na década de 1740, após a formação da primeira escola de dança russa em 1738.


7)   A Escola Imperial do Teatro, como era originalmente conhecida, foi criada em 4 de maio de 1738, no Palácio de Inverno em São Petersburgo.
8)   Seria o antecessor da Vaganova Ballet Academy da atualidade. 


9)   O diretor fundador da escola era omestre e professor de balé francês Jean-Baptiste Landé e o propósito de criar a escola era treinar jovens dançarinas para formar a primeira empresa russa de balé.
10)                     O diretor fundador da escola era omestre e professor de balé francês Jean-Baptiste Landé e o propósito de criar a escola era treinar jovens dançarinas para formar a primeira empresa russa de balé.


11)                     Existe pouca informação dos anos formativos da empresa de balé, no entanto, sabe-se que tanto a escola como a empresa de balé foram ligadas pelo nome, tornando-se a Escola Imperial de Balé e o Ballet Imperial Russo , nomes que continuaram a ser utilizados até a abolição de Regra imperial. 
12)                     No final do século XVIII e início do século XIX, oBallet Imperial Russo subiu rapidamente à proeminência e empregaria alguns dos nomes mais influentes e famosos na história do balé, incluindo Charles Didelot , Marie Taglioni , Christian Johansson , Enrico Cecchetti , Jules Perrot , Fanny Cerrito e Carlotta Grisi.


13)                     Após a Revolução Russa , o governo soviético decidiu que a escola de balé e a empresa eram símbolos indesejados do regime zarista e continuaram a fechá-los. A empresa de balé foi a primeira a ser restabelecida, tornando-se conhecida como o Ballet soviético , com a escola reaberta mais tarde como a Escola Choreográfica do Estado de Leningrado , ambos permanecendo em seus locais anteriores.
14)                     Após o assassinato do revolucionário bolchevique Sergey Kirov em 1934, o então Ballet soviético foi renomeado o Ballet Kirov, um nome que ainda é usado às vezes incorretamente.


15)                     Após o fim do governo comunista, tanto a companhia de balé como a companhia de ópera no Teatro Mariinsky foram ligadas ao teatro pelo nome, tornando-se oBallet Mariinsky e a Ópera Mariinsky e ambas as empresas são administradas pelo próprio teatro.
16)                     Apesar de mais recentes mudanças de nome e pressões da revolução russa, hoje Bali Mariinsky ainda está vinculado à escola, que agora é conhecida como a Academia de Baladas Vaganova.


17)                     O Mariinsky Ballet é hoje reconhecido como uma das maiores empresas de balé do mundo, empregando mais de 200 dançarinos, incluindo uma trouxa de reserva e artistas de personagens. O diretor do Ballet Mariinsky é Yuri Fateyev.
18)                     Sendo modelado em outros grandes teatros de ópera / balé, como o Royal Opera House , Londres e La Scala , Milão , o Mariinsky Ballet e a Mariinsky Opera, ambos estão sob gestão do Teatro Mariinsky, com Valery Gergiev como Diretor Artístico. Gergiev também atua como diretor da companhia de ópera. As duas empresas operam como unidades separadas.


19)                     Durante alguns anos, Marius Petipa foi o mestre de balé do Ballet Imperial Russo . Um dos nomes mais famosos da história do balé, Petipa foi o coreógrafo de alguns dos balés clássicos mais conhecidos.
20)                     Por mais de dois séculos, o Teatro Mariinsky apresentou ao mundo com uma infinidade de grandes artistas. O pai fundador da escola de atuação de ópera russa Osip Petrov atuaram aqui.


21)                     Por mais de dois séculos, o Teatro Mariinsky apresentou ao mundo com uma infinidade de grandes artistas. O pai fundador da escola de atuação de ópera russa Osip Petrov atuaram aqui.
22)                     É aqui que grandes cantores como Fyodor Chaliapin, Ivan Yershov, Medea e Nikolai Figner e Sofia Preobrazhenskaya aperfeiçoaram suas habilidades e se elevaram à glória.


23)                     Os bailarinos de balé reinaram no palco, entre eles Mathilde Kschessinska, Anna Pavlova, Vaslav Nijinsky, Galina Ulanova, Rudolf Nureyev e Mikhail Baryshnikov.
24)                     George Balanchine iniciou sua carreira Ballet Mariinsky.


25)                     Este teatro testemunhou o alvorecer dos talentos de decoradores de teatro tão brilhantes como Konstantin Korovin, Alexander Golovin, Alexandre Benois, Simon Virsaladze e Fyodor Fyodorovsky entre inúmeros outros.

26) O Teatro Mariinsky pode traçar a sua história até 1783, quando foi publicado no dia 12 de Julho um decreto sobre o estabelecimento de um comitê de teatro para performances e música e o Teatro Bolshoi Stone foi aberto na Praça do Carrossel, em grande pompa, em 5 de outubro. O teatro deu à praça o seu novo nome - até hoje é conhecido como Theatre Square.


27) Construído de acordo com os planos de Antonio Rinaldi, o Teatro Bolshoi cambaleou o público com a escala de suas dimensões, sua arquitetura majestosa e seu palco, equipados com equipamentos e máquinas de teatro mais atualizados. A ópera de Giovanni Paisiello, Il mondo della luna, foi realizada na abertura. A Russian Opera Company atuou, por sua vez, com as empresas italianas e francesas, e também houve peças e concertos de música vocal e instrumental.
28) São Petersburgo estava expandindo e sua imagem mudou constantemente. Em 1802-1803, Thomas de Thomon - um brilhante arquiteto e desenhista - empreendeu a reconstrução capital do layout interior e decoração do teatro, alterando visivelmente sua aparência e proporções externas.


29) O novo, grandioso e majestoso Teatro Bolshoi tornou-se uma das atrações arquitetônicas da capital no rio Neva, juntamente com o Almirantado, a Bolsa e a Catedral de Kazan.
30) Mas na noite de 1 de janeiro de 1811 houve um tremendo fogo no Teatro Bolshoi. Em dois dias, o rico interior se perdeu e a fachada foi gravemente danificada pelo fogo.


31) Thomas de Thomon, que trabalhou nos planos de reconstrução de seu projeto querido, não viveu para vê-lo se concretizar. Em 3 de fevereiro de 1818, o Teatro Bolshoi restaurado abriu novamente com o prólogo Apollo e Pallas no Norte e o balé de Charles Didelot, Flore et Zéphire, para a música do compositor Caterino Cavos.


31) Estamos chegando à "era de ouro" do Teatro Bolshoi. O repertório da era "pós-fogo" incluiu Mozart Die Zauberflöte, Die Entführung aus dem Serail e La clemenza di Tito.
32) O público russo foi cativado pela La Cenerentola de Rossini, Semiramida, La Gazza ladra e Il barbiere di Siviglia. Em maio de 1824 veio a estréia do Der Freischütz de Weber - uma obra que exerceu uma grande influência no nascimento da ópera romantica russa.


33) Havia as comédias musicais de Alyabyev e Verstovsky; Uma das óperas do repertório favorito foi o Ivan Susanin de Cavos, que foi realizado até o aparecimento da ópera de Glinka no mesmo tema.
34) O lendário Charles Didelot está ligado ao nascimento da glória internacional do balé russo. Foi durante esses anos que Pushkin, que imortalizou o teatro em sua poesia sem idade, foi um visitante regular do Teatro Bolshoi em São Petersburgo.


35) Em 1836, para melhorar a acústica, o arquiteto Alberto Cavos, filho do compositor e condutor, substituiu o teto da cúpula do auditório por um plano, acima do qual abrigou uma oficina artística e um salão para decorar os conjuntos. Alberto Cavos removeu as colunas do auditório enquanto interferiam na visão e distorciam a acústica; Ele também deu ao auditório sua forma tradicional de sapato de cavalo e aumentou seu comprimento e altura para acomodar até dois mil pessoas.
36) Em 27 de novembro de 1836, com a primeira apresentação da ópera de Glinka, A Life for the Tsar, o teatro reconstruído abriu-se novamente.


37) Talvez por acaso e talvez por design, a estréia de Ruslan e Lyudmila - a segunda ópera de Glinka - foi realizada exatamente seis anos depois, em 27 de novembro de 1842. Essas duas datas seriam suficientes para garantir que o Teatro Bolshoi de São Petersburgo ganhasse seu lugar para sempre
38) Na história da cultura russa. Mas é claro que também havia performances de obras-primas de música européia - óperas de Mozart, Rossini, Bellini, Donizetti, Verdi, Meyerbeer, Gounod, Auber e Thomas ...


39) Com o tempo, as performances da Russian Opera Company foram transferidas para o Teatro Alexandrinsky e o chamado Teatro Circus, que estava localizado em frente ao Bolshoi (onde a Companhia de Ballet e a Companhia de Ópera Italiana continuaram a realizar).
40) Quando, em 1859, o Circus Theatre foi destruído pelo fogo, um novo teatro foi construído no mesmo site, mais uma vez por Alberto Cavos.


41) Foi nomeado Mariinsky em homenagem à Imperatriz Maria Alexandrovna, esposa de Alexandre II.
42) A primeira temporada de teatro no novo edifício abriu em 2 de outubro de 1860 com A Life da Glinka para o Tsar sob a batuta do condutor da Companhia da Ópera Russa, Konstantin Lyadov, pai do renomado compositor Anatoly Lyadov.


43) O Teatro Mariinsky assegurou e desenvolveu as grandes tradições do primeiro teatro musical da Rússia. Com a chegada em 1863 de Eduard Nápravník, que substituiu Konstantin Lyadov como Director Principal, começou uma era nova e gloriosa na história do teatro.
44) O meio século Nápravník dedicado ao Teatro Mariinsky destaca-se pelas estréias das óperas mais importantes da história da música russa. Mencionaremos apenas alguns - Boris Godunov de Musorgsky, The Maid de Pskov, May Night e The Snow Maiden de Rimsky-Korsakov, o Príncipe Igor de Borodin, a Maid of Orleans de Tchaikovsky, The Enchantress, The Queen of Spades e Iolanta, The Demon de Rubinstein, O Orest de Taneyev ...


45) No início do século XX, o repertório do teatro incluiu óperas de Wagner (entre elas a tetralogia Der Ring des Nibelungen), Elektra de Richard Strauss, a Lenda da Cidade Invisível de Kitezh de Rimsky-Korsakov e a Khovanshchina de Fevronia e Musorgsky ...
46) Marius Petipa, que se tornou Diretor da Ballet Company em 1869, continuou as tradições de seus predecessores - Jules Perrot e Arthur Saint-Léon.




47) Petipa preservou as obras clássicas como Giselle, La Esmeralda e Le Corsaire, submetendo-as apenas a revisões cuidadas. Sua produção de La Bayadère trouxe o alcance e a gama de composição coreográfica ao palco de balé pela primeira vez, onde "a dança se tornou assimilada à música".
48) O encontro de Petipa com Tchaikovsky, que afirmou que "o balé é também uma sinfonia", 49) resultou na criação de The Sleeping Beauty - um verdadeiro poema em música e coreografia. A colaboração de Petipa e Lev Ivanov produziu a coreografia de Nutcracker.


50) Após a morte de Tchaïkovsky, Swan Lake realizou uma segunda vida no Teatro Mariinsky - e novamente com coreografia por Petipa e Ivanov. Petipa cimentou sua reputação como coreógrafo sinfônico com sua produção do balé Raymonda de Glazunov.


51) Suas idéias inovadoras foram aproveitadas pelo jovem Michel Fokine, que encenou o Le Pavillon d'Armide de Tcherepnin, The Dying Swan e Chopiniana de Saint-Saëns para a música de Chopin no Teatro Mariinsky, bem como os bailados criados em Paris - Schéhérazade à música de Rimsky-Korsakov e The Firebird e Pétrouchka de Stravinsky.
52) O Teatro Mariinsky passou por várias reconstruções. Em 1885, quando a maioria das produções foram transferidas para o Teatro Mariinsky antes do fim do Bolshoi, o principal arquiteto dos Teatros Imperiais Viktor Schröter adicionou uma ala de três andares à esquerda do prédio para oficinas de teatro, salas de ensaio, Subestação elétrica e sala de caldeiras.


53) Em 1894, sob a supervisão de Schröter, as vigas de madeira foram substituídas por aço e concreto, as alas laterais se estendiam e os espaços de audiência aumentavam. A fachada principal, também, estava sujeita a reconstrução, assumindo formas monumentais.

54) Em 1886, os balés, que até então continuavam sendo realizados no Teatro Bolshoi, foram transferidos para o Teatro Mariinsky. A construção do Conservatório de São Petersburgo foi construída no site do Teatro Bolshoi.



55) Um decreto governamental de 9 de novembro de 1917 fez do Teatro Mariinsky a propriedade do Estado e foi transferido para o Comitê do Iluminismo do Povo. Em 1920, começou a ser chamado de Teatro Estatal Acadêmico de Ópera e Balé (GATOB), e em 1935 foi nomeado após Sergei Mironovich Kirov.
56)Juntamente com os clássicos do século anterior, nos anos 20 e início dos anos 30, as óperas contemporâneas começaram a ser encenadas no teatro - entre elas o Amor de Três Laranjas de Sergei Prokofiev, Wozzeck de Alban Berg e Der Rosenkavalier de Richard Strauss.


57) foram montados balés que reforçaram a nova tendência coreográfica popular há décadas, o chamado "drama-balé" - The Red Poppy de Reinhold Glière, Flames de Paris de Boris Asafiev e The Fountain of Bakhchisarai, Laurence de Alexander Kerin e Romeu de Sergei Prokofiev E Julieta entre outros.
58)A última estréia da ópera pré-Segunda Guerra Mundial no Teatro Kirov foi o Lohengrin de Wagner, cuja segunda apresentação terminou no final de 21 de junho de 1941, embora como apresentações anunciadas para 24 e 27 de junho são substituídas por Ivan Susanin.


59) Durante a Segunda Guerra Mundial, o teatro foi evacuado para Perm, onde houve estréias de vários trabalhos, incluindo o balé Gayamh de Aram Khachaturian. Ao retornar a Leningrado, o teatro abriu uma temporada em 1 de setembro de 1944 com uma ópera Glinka, Ivan Susanin.
60) Nos anos 50 e 70, tais balés famosos como Shurale de Farid Yarullin, Spartacus de Aram Khachaturian e Doze de Boris Tishchenko com coreografia de Leonid Yakobson, A Flor de Pedra de Sergei Prokofiev e A Legend of Love de Arif Melikov com coreografia de Yuri Grigorovich e Sinfonia de Leningrado de Dmitry Shostakovich com coreografia Por Igor Belsky foram encenados sem teatro, e juntamente com produtos como novos balés, o teatro cuidou diligentemente do seu legado clássico.


61) O repertório da ópera foi enriquecido com obras de Prokofiev, Dzerzhinsky, Shaporin e Khrennikov ao lado de óperas de Tchaikovsky, Rimsky-Korsakov, Musorgsky, Verdi e Bizet.

62) Entre 1968 e 1970, o teatro sofreu uma grande reconstrução em consonância com os projetos de Salomeya Gelfer, pelo que a ala esquerda do prédio foi "esticada" e assumiu a forma que tem hoje.



63) A criação da história do teatro surgiu na década de 1980 com as produções das óperas de Tchaikovsky Eugene Onegin e A Rainha das Espadas, encenado por Yuri Temirkanov, diretor do teatro de 1976.
64) Essas produções, ainda não tem repertório do teatro hoje, viu o Surgimento de um Nova geração de artistas.



65) Em 1988, Valery Gergiev foi nomeado Diretor Principal do teatro. Em 16 de janeiro de 1992, o nome histórico do teatro foi restaurado e tornou-se o Teatro Mariinsky mais uma vez.
66) E em 2006 uma empresa e uma orquestra foram apresentadas com o Sala de Concertos nº 20 Pisareva 'Street, construído por iniciativa de Valery Gergiev, diretor artístico e geral do Teatro Mariinsky.


67) Teatro Mariinski é um teatro histórico, de ópera e balé, localizado na cidade russa de São Petersburgo. Inaugurado em 1860.
68) Tornou-se o teatro russo mais proeminente na área musical durante o século XIX.

 O palco da estreia de muitas obras-primas de TchaikovskyMussorgsky, e Rimsky-Korsakov.
69) Com a aposentadoria de Yuri Temirkanov em 1988, o maestro Valery Gergiev passou a ocupar as funções de direção geral.
70) O teatro foi nomeado em homenagem a Maria de Hesse-Darmstadt, Imperatriz Maria Alexandrovna, esposa do czar Alexandre II.


71) O teatro imperial da ópera e do ballet em São Petesburgo foi estabelecido em 1783 no mandato de Catarina, A Grande.
72) Originalmente as performances de ballet e ópera eram realizadas no Teatro Karl Knipper em Tsaritsa Meador.


73) O Teatro Hermitage, ao lado do Palácio de Inverno, foi usado como lugar para performances para o público da elite, convidados aristocráticos da Imperatriz.
74) Um teatro permanente foi construido para a nova companhia de ópera e ballet e foi desenhado por Antonio Rinaldi e aberto em 1783.


75) Conhecido como Teatro Imperial Bolshoi Kamenny, era situado na Praça do Teatro.
76) Em 1836, o teatro foi redesenhado pelo arquiteto Albert Cavo (filho de Catterino Cavos, um compositor de óperas) e serviu como o teatro principal do Ballet Imperial e para ópera. No dia 29 de Janeiro de 1849 foi inaugurado. Tinha o dobro do tamanho do antigo teatro. 

77) E a estrutura tinha o estilo neo-bizantino.
78) Dez anos depois foi reconstruído por Cavos, tinha a capacidade de 1.625 espectadores e um estilo italiano.


79) O teatro foi, novamente, reaberto dia 2 de Outubro de 1860 com a performance de Uma vida pelo Czar, de Mikhail Glinka. O novo teatro foi nomeado Mariinsky pela imperatriz Maria Alexandrovna.
80) O Teatro Mariinsky (antecessor do Teatro Bolshoi Kamenny) foi palco de muitas estréias de Mikhail GlinkaModest Mussorgsky e Tchaikovsky.


81) Também foi palco de muitas apresentações de ballet, como A Bela Adormecida em 1890, O Quebra Nozes em 1892, Raymonda em 1898 e definitivamente reviveu O Lago dos Cisnes em 1895.
82) Quando o teatro foi designado como o principal palco da Ópera e Ballet Imperial em 1886, foi extensivamente renovado.


83) Com uma célebre reinauguração no mandato do Imperador Alexandre III, com a apresentação de Les Pilules Magiques de Ludwig Minkus.


84) Outras estréias que aconteceram lá, já no teatro reformado, foram Boris Godunov de MussorgskyThe Golden Cockerel de Rimsky-KorsakovA Dama de Espadas e Iolanthe de TchaikovskyRomeu e Julieta e Cinderellade Prokofiev e Spartacus de Khachaturian.


85) O teatro foi a casa de grandes empresários, maestro e músicos. 




87) Sob o mandato de Yuri Temirkanov, que foi o maestro principal de 1976 até 1988, a Companhia de Ópera continuou fazendo produções inovadoras, tanto de obras modernas quanto óperas clássicas russas.
88) Desde 1988, quando Temirkanov se retirou da companhia, o maestro Valery Gergiev tomou seu lugar. Com Giergiev a companhia teve uma era de excelência e criatividade.


89) Gergiev está no comando da Companhia de Ópera e Ballet como diretor artístico.
90) No início do Século XXI emergiu para a cena mundial a Mariinsky Orchestra com direção de Valery Gergiev, desempenhando récitas nas principais salas de concertos da Europa e dos Estados Unidos.


91) Em 2003, o arquiteto pós-moderno francês Dominique Perrault venceu um concurso para fazer o design do novo teatro.


92) George Balanchine (Giorgi Melitonovich Balanchivadze), (São Petersburgo22 de Janeiro de 1904 – Nova York30 de Abril de 1983) foi um coreógrafo.


93) Os estilos mais conhecidos de balé são o método russo, o método italiano, o método dinamarquês, o método Balanchine ou método New York City Ballet e os métodos Royal Academy of Dance e Royal Ballet School, derivados do método Cecchetti.



94)  É o estilo que vem antes da dança moderna, que esquecerá os passos clássicos, dando ênfase somente aos movimentos corporais. Seu principal difusor foi George Balanchine, em Nova York, com belíssimas coreografias como Serenade, Agon e Apollo.




95)  A partir de 1830, teve início a fase do balé romântico, com espetáculos como Giselle. Quando esta era entrou em declínio, o pólo de criação deslocou-se de Paris para São Petersburgo, na Rússia.


96) Foi um russo, Serge Diaghilev, que inaugurou o período do balé moderno, com uma companhia própria.


97) Neste cenário apareceram artistas que se tornariam famosos, como Pavlova, Nijinsky, entre outros.


98) Era o impulso inicial para a geração da Escola Russa de Balé, que se disseminaria principalmente pelos EUA e pela Inglaterra.


99) Vatslav Fomitch Nijinski (Kiev12 de Março de 1889 — Londres8 de abril de 1950) - foi um bailarino e coreógrafo russo de origem polaca.


100) Nijinsky se formou na Imperial Theatre School e com 17 anos e tornou-se membro do Imperial Ballet. Frustrado com as pedágias limitadas para os dançarinos do sexo masculino, que naquela época deveriam ficar nas sombras das bailarinas, Nijinsky começou a trabalhar com um grupo de dançarinas organizadas por Diaghilev. Nijinsky depois discutiu uma fantasia com um diretor no Maryinsky Theatre, desistiu do balé imperial e se juntou a Les Ballet Ruses da Diaghilev como a dançarina de balé número um da empresa.









 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog