TEATRO E BALLET BOLSHOI

1)   O Teatro Bolshoi é uma das melhores escola para dançar balé e além de ser um edifício histórico da cidade de Moscou, capital da Federação Russa
2)   Foi desenhado pelo arquiteto Joseph Bové (Osip Ivanovich Bové) para abrigar espetáculos de ópera e balé.


3)   É sede da Academia Estatal de Coreografia de Moscou, também conhecida como Academia de Balé Bolshoi, Companhia de Balé Bolshoi ou simplesmente Balé Bolshoi, sendo uma das mais antigas e prestigiosas companhias de dança do mundo.
4)   O prédio principal do teatro, reconstruído e renovado diversas vezes em sua história, é um importante ponto turístico moscovita e de toda a Rússia (sua icônica fachada neoclássica é representada na nota de 100 rublos). 


5)   Em 28 de outubro de 2011, o Bolshoi foi reaberto depois de uma extensa renovação de seis anos que custou cerca de 21 bilhões de rublos (cerca de 680 milhões de dólares americanos).
6)   A renovação incluiu a restauração da qualidade acústica original (que foi perdida depois de modificações levadas a cabo durante e época soviética), bem como a restauração da decoração que remonta à estética da Rússia Imperial.


7)   O edifício do teatro foi inaugurado em 1825 no centro de Moscovo, próximo ao Kremlin.
8)   A companhia foi fundada em 1776 pelo príncipe Peter Urussov e Michael Maddox.


9)   Depois de três anos a apresentar-se num recinto privado, o Teatro Petrovsky adquiriu-o. 
10)                      Em 1805, um incêndio destruiu o edifício, que foi posteriormente reconstruído.


11)                     O Teatro Bolshoi possui uma única filial de sua escola de balé fora da Rússia. A filial situa-se na cidade de Joinville (Santa Catarina), no Brasil.
12)                     O arquiteto criador do teatro, o russo Osip Ivanovich Bové, também conhecido como Joseph Bové, também foi o grande reconstrutor de Moscovo depois do Incêndio de Moscou em 1812.


13)                     O edifício que hoje se pode ver foi construído em 1825 sobre os restos do Teatro Petrovsky. O teatro foi inaugurado em 18 de janeiro de 1825 com a representação do ballet "Cinderela" do compositor catalão Fernando Sor.
14)                     Durante o mês de março de 1776, o príncipe Piotr Uroussov recebeu a permissão da imperatriz Catarina II da Rússiapara organizar representações teatrais, concertos e mascaradas.


15)                      A trupe do Bolshoi foi fundada em 1776 por Pierre Uroussov e Michael Maddox, o seu associado britânico. 
16)                     Inicialmente, a companhia teatral apresentava-se em locais privados, mas em 1780 adquiriu o Teatro Petrovsky na rua Petrovka e começou a produzir peças teatrais e óperas. 


17)                     Desde a sua criação, o Teatro Bolshoi sedia sua companhia de ballet. 
18)                     O Bolshoi tem sido palco de numerosas estreias históricas, incluindo a de 4 de março de 1877 do famoso bailado O Lago dos Cisnes de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, e de várias composições de Sergei Rachmaninoff.


19)                     Entre julho de 2005 e outubro de 2012 o teatro esteve em profunda remodelação.
20)                     No início das obras, os técnicos descobriram que a instabilidade do edifício era maior que o esperado, o que fez as obras prologarem-se por seis anos a um custo de cerca de 500 milhões de euros.


21)                     A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão estrangeira do Teatro Bolshoi de Moscou, sendo sua sede localizada no município de Joinville, no estado de Santa Catarina. Atinge as mais variadas classes sociais do país e tem como missão formar artistas cidadãos, promover e difundir a arte-educação.
22)                     Em 2016, a Escola Bolshoi tinha 254 alunos dos cursos técnicos e básicos, representando 21 estados brasileiros, sendo estes alunos 100% bolsistas.


23)                      Um orgulho para o Brasil e para Joinville, cidade sede. 
24)                      A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com professores russos e brasileiros, forma bailarinos com a mesma precisão, técnica e qualidade artística aplicados na Rússia.


25)                     O método utilizado é o Vaganova. O grupo de professores da escola, na parte de dança e preparação física, é formado por três russos, um ucraniano e dez brasileiros.
26)                     Além de ensino gratuito, os alunos da Escola Bolshoi recebem benefícios opcionais que dependem dos recursos financeiros da escola, como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar.


27)                     Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica a perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
28)                     O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, bibliotecacantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos em cerca de seis mil metros quadrados. 


29)                      A seleção anual para novos alunos compreende etapas que vão do despertar de jovens e crianças para o mundo das artes, até avaliações médicas e artísticas específicas. São disponibilizadas vagas para os cursos técnicos e básicos da instituição.
30)                     A escola é uma instituição com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, mantida pelos chamados “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que apoiam o projeto através de serviços prestados pro bono e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo a cultura municipal, estadual e federal.


31)                     Em 2008, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil sentiu a necessidade de criar uma Companhia Jovem, para colher os frutos dos talentos desenvolvidos na instituição. A consolidação da Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil responde à demanda por crescimento e desenvolvimento da dança no país.
32)                     O padrão de excelência, que os bailarinos da Companhia Jovem trazem de sua formação, faz com que sejam reconhecidos em todos os seus trabalhos. A proposta da Companhia Jovem ETBB é manter-se ativa em apresentações públicas constantes; seus artistas devem atuar como agentes formadores de plateia e incentivadores de novas vocações.


33)                     A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil está aberta para visitas, com cobrança de uma taxa, de segunda a sábado, em dois horários: 10h e 14h30. É necessário agendar a visita antecipadamente pelo fone (47) 3422-4070 Ramal 200 ou pelo e-mail recepcao@escolabolshoi.com.br 
34)                     Através da visita monitorada todo o espaço físico e a história do Bolshoi no Brasil são apresentados. Estudantes e idosos pagam metade e crianças com até 7 anos não pagam.


35)                     O Bolshoi Ballet é uma empresa de balé clássica de renome internacional, com sede no Teatro Bolshoi em Moscou, Federação Russa.
36)                     Fundada em 1776.


37)                     O Bolshoi é uma das empresas de balé mais antigas do mundo. Só alcançou aclamação mundial, no entanto, no início do século 20, quando Moscou se tornou a capital da Rússia soviética.

38) Juntamente com o Ballet Mariinsky em São Petersburgo, o Bolshoi é reconhecido como uma das principais empresas de balé do mundo.





39) As primeiras origens do balé Bolshoi, podem ser encontradas na criação de uma escola de dança para um orfanato de Moscou em 1773.
40) Em 1776, os dançarinos da escola foram empregados pelo príncipe Piotr Vasilyevich Ouroussoff e pelo empreendedor teatral inglês Michael Maddox, para fazer parte de sua nova companhia de teatro. 


41) Originalmente atuando em locais de propriedade privada, eles mais tarde adquiriram o Teatro Petrovsky, que, como resultado de incêndios e reconstrução errática, mais tarde seria reconstruído como o Teatro Bolshoi de hoje.
42) O Ballet Bolshoi é um lugar muito difícil para entrar. Enquanto alguns bailarinos convidados vêm e vão, de outras empresas de balé muito prestigiadas - como as Mariinsky e o American Ballet Theatre - muitos dançarinos da empresa são graduados cuidadosamente selecionados da academia.


43) A primeira dançarina de balé americano a se formar na Academia de Balé Bolshoi e se juntar à empresa Ballet Bolshoi, foi Michael Shannon, em 1989.
44) A história inicial do Balé Bolshoi é muito esboçado e, apesar de encenar muitos balé famosos, lutou para competir com a reputação do Ballet Imperial Russo, o Ballet Mariinsky de São Petersburgo.


45) Não foi até a nomeação de Alexander Gorsky como Mestre de Ballet em 1900 que a empresa começou a desenvolver sua própria identidade única, com aclamadas produções de balés novos ou ressurgidos, incluindo Don Quixote (1900), Coppélia (1901), Swan Lake (1901) ), La fille mal gardée (1903), Giselle (1911), Le Corsaire (1912) e La Bayadère (1917).
46) A preferência da liderança soviética por temas morais sem complicações nas artes foi demonstrada na nomeação de Yuri Grigorovich como diretor em 1964.


47) Grigorovich ocupou sua posição até 1995, altura em que uma série de diretores, incluindo Boris Akimov, Alexei Ratmansky, Yuri Burlaka e Sergei Filin, Trouxe para a empresa idéias mais modernas sobre o desempenho da dança.
48) Anastasia Volochkova afirmou que mulheres dançarinas foram forçadas a dormir com clientes ricos.


49) Ela disse: "Isso aconteceu principalmente com o corpo du ballet [sic], mas também com os solistas. [...]  Eu repetidamente recebi tais proposições para compartilhar as camas dos oligarcas".  A dançarina americana Joy Womack fez eco dessa preocupação quando saiu da empresa porque lhe disseram que, para garantir papéis individuais, ela deveria pagar US $ 10.000 ou" Começar um relacionamento com um patrocinador ".
50) Outra grande fonte de controvérsia foi o ataque de ácido sulfúrico de janeiro de 2013 ao diretor artístico Sergei Filin.


51) O bailarino do Bolshoi, Pavel Dmitrichenko, foi condenado por organizar o ataque e condenado a 6 anos de prisão. As razões para o ataque novamente incluem corrupção dentro da empresa.
52) Em julho de 2017, o Teatro Bolshoi cancelou a estréia de um balé sobre o bailarino soviético abertamente alegre Rudolf Nureyev. O diretor-geral afirmou que foi devido à má qualidade da dança, no entanto, a principal dançarina, Maria Alexandrova, afirmou que foi o primeiro sinal de uma "nova era" de censura.  Foi a primeira vez que um show foi puxado dessa forma desde o colapso da União Soviética, provocando rumores sobre a motivação por trás disso.


53) Hoje, o Bolshoi Ballet continua sendo uma das principais empresas mundiais de balé, além de ser o maior, com aproximadamente 220 dançarinos.
54) Na verdade, o próprio nome "bolshoi" significa "grande" em russo.


55) A empresa opera um sistema hierárquico, semelhante ao usado por outras empresas líderes de balé européias, com dançarinos seniores classificados como diretores e descendentes em ordem de importância através de solista principal, primeiro solista, solista e, finalmente, corpo de balé.
56) Devido ao seu tamanho, a empresa opera dois grupos de corpo de balé.



57) Em 2000, o Bolshoi Ballet abriu sua primeira academia de balé fora da Rússia, em Joinville, Brasil.
58) O estilo de performance do balé Bolshoi é tipicamente identificado como colorido e ousado, combinando técnica e atletismo com expressividade e intensidade dramática.


59) Esse estilo é comumente atribuído a Gorsky.
60) O Bolshoi tem uma rivalidade histórica com a empresa de balé de herança de São Petersburgo, o Mariinsky.


61) Ambos desenvolveram estilos de execução muito diferentes: o Bolshoi tem uma abordagem mais colorida e ousada, enquanto o Mariinsky está associado ao classicismo puro e refinado.
62) Algumas bailarinas: Maria Allash; Nina Kaptsova; Ekaterina Krysanova; Anna Nikulina; Evgenia Obraztsova; Yekaterina Shipulina; Olga Smirnova; Anastasia Stashkevich; Yulia Stepanova e Svetlana Zakharova.


63) Alguns bailarinos:  Semyon Chudin; David Hallberg; Vladislav Lantratov; Mikhail Lobukhin; Vyacheslav Lopatin; Artem Ovcharenko; Ruslan Skvortsov e  Alexander Volchkov.
64) Foi anunciado em 30 de janeiro de 2013 que Svetlana Lunkina disse ao jornal russo Izvestia que quer permanecer no Canadá, porque teme por sua segurança se ela retornasse à Rússia.


65) O Balho Bolshoi opera dois grupos de corpo de balé, com aproximadamente 120 dançarinos no total. O Corps de Ballet é conhecido por sua técnica precisa de Vaganova.
66) Bolshoi significa grande, um adjetivo que descreve perfeitamente esta empresa de balé. Como a recente temporada de Londres prova, eles são ousados, elegantes e sabem como fazer um show.


67) O Bolshoi continua sendo uma das empresas de balé mais famosas do mundo - de acordo com o Sanjoy Roy do Guardião, mesmo Lady Gaga é fã - e seu repertório atual apresenta uma mistura de obras de patrimônio e peças contemporâneas dos melhores coreógrafos do mundo.
68) A performance inaugural do teatro foi o balé Cendrillon com música de Fernando Sor. Naquela época, a maioria das produções de balé foram coreografadas por habitantes locais como Adam Glushkovsky, mas os balés dos mestres franceses e italianos começaram lentamente a entrar no repertório. A empresa cresceu em tamanho e, em 1840, teve 150 bailarinas treinadas no estilo francês associado aos ballets de Jules Perrot. A companhia da ópera também floresceu, encenando as primeiras produções de óperas de Glinka e Tchaikovsky.


69) O Bolshoi queimou novamente em 1853. Os incêndios no teatro eram muito comuns por causa das lâmpadas de gás usadas para iluminar o palco e levou 3 anos para que o prédio voltasse a surgir com novos projetos de Alberto Cavos, avô de Alexandre Benois.
70) Para preservar sua estrutura, modernizar instalações e restaurar a acústica modificada durante o regime soviético, o Teatro Bolshoi entrou em uma fase de renovação em 2004, com financiamento do governo. O estágio principal está atualmente fechado e espera-se reabrir em outubro de 2013. Entretanto, o Bolshoi atua nas proximidades em um estágio provisório denominado "The New Theatre".


71) Em 1900, Alexander Gorsky, ex-assistente da Petipa, foi indicado gerente e, posteriormente, Premier Ballet master no Bolshoi Theatre.
72) A empresa começou a desenvolver sua identidade durante este período pré-soviético; Pedaços como Don Quixote (1900), Coppélia de Saint-León (1901), Lago dos Cisnes (1901), La Fille Mal Gardée (1903), Giselle (1911), Le Corsaire (1912) e La Bayadère (1917) foram revisados e encenados.


73) Durante seu mandato, Gorsky também trouxe coreógrafos como Rostislav Zakharov (The Fountain of Bakhchisarai) e Leonid Lavrovsky para ajudar na criação de novas obras populares.
74) Em 1917, Moscou torna-se a capital da União Soviética. Os políticos se envolvem em discussões sobre o repertório de balé, favorecendo trabalhos fortemente conectados às pessoas através de temas e personagens revolucionários (ex: The Red Poppy, 1927).


75) De 1924 à 1937, Gorsky e seu sucessor Vasily Tikhomirov reorganizam e continuam a desenvolver a empresa.
76) Nessa época o Bolshoi usa sua parcela de financiamento público para nutrir novos talentos: bailarinas da escola e do Kirov, coreógrafos (Zakharov, Fododor Lopukhov, Leonid Lavrovsky) e compositores (Shostakovich, Khachaturian). As peças do património como The Bolt (1931), The Fountain of Bakhchisarai (1934) e The Bright Stream (1935) são criadas.



77) Em 1941, Durante a invasão nazista, a empresa é evacuada para Kuibyshev pelo rio Volga. Permanece até 1943.

78) Em 1942, Leonid Lavrovsky é nomeado coreógrafo-chefe. Ele tem a tarefa de modernizar a empresa na pós-guerra. O balé Gayane é estreado.



79) Em 1945, Estreia de Cinderela, um novo balé de Prokofiev, que havia sido responsável pela pontuação bem sucedida de Romeu e Julieta, coreografada por Rostislav Zakharov.




80) Em 1946, Lavrovsky se torna diretor de artista.



81) Em 1953, o Bolshoi visita o Oeste depois da morte de Stálin. Os passeios internacionais são um sucesso mundial. Ballerinas como Galina Ulanova e Maya Plisetskaya se tornam conhecidas pelo seu virtuosismo e intensidade dramática durante os passeios de 1957 e 1958 para Londres e Nova York.  De 1964 à 1995, Lavrovsky é sucedido por Yuri Grigorovich. Seu longo mandato está associado a grandes produções, ou seja. Spartacus (1967), The Stoneflower (1957) e The Legend of Love (1961). Uma nova geração de dançarinos estrelados floresce, incluindo Vladimir Vasiliev, Ekaterina Maximova, Natalia Bessmertnova e Maris Liepa.

82) De 1995 à 2004 Grigorovitch se aposenta. Com a desintegração da União Soviética, a empresa enfrenta problemas financeiros e muitos novos Diretores Artísticos aparecem em rápida sucessão: Vladimir Vasiliev (1995-1998), Alexei Fadeyechev (1998-2000) e Boris Akimov.


83) Durante o início dos anos noventa, o Bolshoi havia perdido sua predominância.
84) O Mariinsky, em comparação, começou a ampliar seu repertório com uma seleção de obras contemporâneas e neoclássicas. A empresa seria revivida com Alexei Ratmansky.



85) Em 2008 Ratmansky deixou de se dedicar à coreografia, embora permaneça associado ao Bolshoi como coreógrafo convidado.
86) O atual Diretor Artístico Yuri Burlaka é um ex-dançarino e repetidor que é especialista em clássicos clássicos de balé. Durante seu mandato, ele esteve envolvido na reconstrução do Le Corsaire junto com Ratmansky (2007) e restauração do Paquita Grand Pas (2008) e Esmeralda (2009).


87) O Bolshoi tem uma rivalidade histórica com a empresa de balé de herança de São Petersburgo, o Mariinsky. Ambos desenvolveram estilos de execução muito diferentes: o Bolshoi tem uma abordagem mais colorida e ousada, enquanto o Mariinsky está associado ao classicismo puro e refinado.
88) O estilo Bolshoi também é caracterizado pelo seu poder. Ele combina técnica fenomenal e atletismo, expressividade e intensidade dramática. Esses atributos retornam a Gorsky, que considerou agir como tão importante quanto a dança, com os balés melodramáticos de Grigorovich (Spartacus, Ivan The Terrible, The Golden Age) trazendo equilíbrio e flamboyance.


89) Compare e contraste os estilos: Dom Quixote de Marius Petipa, que foi criado para o Bolshoi em 1869, é uma marca registrada da empresa. Compare este clipe da abordagem do Bolshoi ao balé com este pelo Mariinsky.


90) A empresa possui uma academia de balé associada (o Instituto Choreográfico de Moscou), cujo currículo foi adaptado ao estilo Bolshoi.


91) Os estudantes passam 8 anos na academia que se alimenta diretamente na empresa. Os dançarinos que se formam e se juntam à empresa são treinados individualmente por dançarinas aposentadas do Bolshoi, assegurando a continuidade e força do estilo enquanto permanecem adaptáveis ao repertório moderno.


92) O Balé Bolshoi sofreu com uma controvérsia depois que uma ex solista afirmou que as dançarinas femininas foram forçadas a dormir com clientes ricos.


93) Anastasia Volochkova acusou o diretor geral do teatro de transformar a empresa em "um bordel gigante".


94) Volokkova, falecido que fez talentos de TV e programas de entrevistas, foi despedido do Bolshoi em 2003 por ser muito pesado.


95) O diretor geral, Anatoly Iksanov, descartou as reivindicações como "ravings" (delírio).


96) Volochkova fez as alegações durante uma entrevista em um programa de televisão na Rússia, depois repetindo-os em uma entrevista na rádio com o Russian News Service.


97) Isso aconteceu principalmente com o corpo du ballet, mas também com os solistas, disse ela.




98) Há dez anos, quando eu estava dançando no teatro, recebi repetidamente tais proposições para compartilhar as camas dos oligarcas.


99) Anastasia Volochkova foi demitida do Bolshoi em 2003 com Anatoly Iksanov dizendo que ela era muito alta e pesada para que os parceiros masculinos levantem.


100) Anastasia Volochkova finalmente ganhou uma reivindicação legal contra o teatro de balé, embora sua carreira nunca realmente se recuperou. Desde então, ela se divertiu na política de oposição e apareceu em programas de talentos de TV, enquanto sua vida privada freqüentemente apareceu nas páginas das revistas de fofocas russas.








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