TEATRO
E BALLET BOLSHOI
1)
O Teatro Bolshoi
é uma das melhores escola para dançar balé e além de ser um edifício histórico
da cidade de Moscou, capital da Federação Russa.
2)
Foi desenhado pelo arquiteto Joseph Bové (Osip Ivanovich Bové) para abrigar espetáculos de ópera e balé.
3)
É sede da Academia Estatal de
Coreografia de Moscou, também
conhecida como Academia de Balé
Bolshoi, Companhia de Balé
Bolshoi ou simplesmente Balé
Bolshoi, sendo uma das mais antigas e prestigiosas companhias de dança
do mundo.
4)
O prédio principal do teatro, reconstruído e renovado
diversas vezes em sua história, é um importante ponto turístico moscovita e de toda a Rússia (sua icônica
fachada neoclássica é
representada na nota de 100 rublos).
5)
Em 28 de outubro de 2011, o Bolshoi foi reaberto depois de
uma extensa renovação de seis anos que custou cerca de 21 bilhões de rublos
(cerca de 680 milhões de dólares americanos).
6)
A renovação incluiu a restauração da qualidade acústica original (que foi
perdida depois de modificações levadas a cabo durante e época soviética), bem como a
restauração da decoração que remonta à estética da Rússia Imperial.
9)
Depois de três anos a apresentar-se num recinto privado, o
Teatro Petrovsky adquiriu-o.
11)
O Teatro Bolshoi possui uma única filial de sua escola de
balé fora da Rússia. A filial situa-se na cidade de Joinville (Santa
Catarina), no Brasil.
12)
O arquiteto criador do teatro, o russo Osip Ivanovich Bové, também conhecido como Joseph Bové, também foi o grande reconstrutor de Moscovo depois
do Incêndio de Moscou em 1812.
13)
O edifício que hoje se pode ver foi construído em 1825 sobre
os restos do Teatro Petrovsky. O teatro foi inaugurado em 18 de janeiro de 1825
com a representação do ballet "Cinderela" do compositor
catalão Fernando Sor.
14)
Durante o mês de março de 1776, o príncipe Piotr Uroussov
recebeu a permissão da imperatriz Catarina II da Rússiapara organizar representações teatrais, concertos e
mascaradas.
15)
A trupe do Bolshoi foi fundada em 1776 por Pierre
Uroussov e Michael Maddox, o seu associado britânico.
16)
Inicialmente, a companhia teatral apresentava-se em locais
privados, mas em 1780 adquiriu o Teatro Petrovsky na rua Petrovka e começou a
produzir peças teatrais e óperas.
17)
Desde a sua criação, o Teatro Bolshoi sedia sua companhia de
ballet.
18)
O Bolshoi tem sido palco de numerosas estreias históricas,
incluindo a de 4 de março de 1877 do famoso bailado O Lago dos Cisnes de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, e de várias composições de Sergei Rachmaninoff.
19)
Entre julho de 2005 e outubro de 2012 o teatro esteve em
profunda remodelação.
20)
No início das obras, os técnicos descobriram que a
instabilidade do edifício era maior que o esperado, o que fez as obras
prologarem-se por seis anos a um custo de cerca de 500 milhões de euros.
21)
A Escola do
Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão estrangeira do Teatro Bolshoi de Moscou, sendo sua sede
localizada no município de Joinville, no estado de Santa Catarina. Atinge as mais
variadas classes sociais do país e tem como missão formar artistas cidadãos,
promover e difundir a arte-educação.
22)
Em 2016, a Escola Bolshoi tinha 254 alunos dos cursos
técnicos e básicos, representando 21 estados brasileiros, sendo estes alunos
100% bolsistas.
24)
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com
professores russos e brasileiros,
forma bailarinos com
a mesma precisão, técnica e qualidade artística aplicados na Rússia.
25)
O método utilizado é o Vaganova. O grupo de professores da escola, na parte de dança
e preparação física, é formado por três russos, um ucraniano e dez
brasileiros.
26)
Além de ensino gratuito, os alunos da Escola Bolshoi recebem
benefícios opcionais que dependem dos recursos financeiros da escola, como
alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação
pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico,
nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar.
27)
Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e
também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica a perda da
bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão,
exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
28)
O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música,
ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e
dois laboratórios cênicos em cerca de seis mil metros quadrados.
29)
A seleção anual para novos alunos compreende etapas que
vão do despertar de jovens e crianças para o mundo das artes, até avaliações médicas
e artísticas específicas. São disponibilizadas vagas para os cursos técnicos e
básicos da instituição.
30)
A escola é uma instituição com personalidade jurídica, de
direito privado, sem fins lucrativos, mantida pelos chamados “Amigos do
Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que apoiam o
projeto através de serviços prestados pro bono e
patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo a cultura municipal,
estadual e federal.
31)
Em 2008, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil sentiu a
necessidade de criar uma Companhia Jovem, para colher os frutos dos talentos
desenvolvidos na instituição. A consolidação da Companhia Jovem da Escola do
Teatro Bolshoi no Brasil responde à demanda por crescimento e desenvolvimento
da dança no país.
32)
O padrão de excelência, que os bailarinos da Companhia Jovem
trazem de sua formação, faz com que sejam reconhecidos em todos os seus
trabalhos. A proposta da Companhia Jovem ETBB é manter-se ativa em
apresentações públicas constantes; seus artistas devem atuar como agentes
formadores de plateia e incentivadores de novas vocações.
33)
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil está aberta para
visitas, com cobrança de uma taxa, de segunda a sábado, em dois horários: 10h e
14h30. É necessário agendar a visita antecipadamente pelo fone (47) 3422-4070
Ramal 200 ou pelo e-mail recepcao@escolabolshoi.com.br
34)
Através da visita monitorada todo o espaço físico e a
história do Bolshoi no Brasil são apresentados. Estudantes e idosos pagam
metade e crianças com até 7 anos não pagam.
35)
O Bolshoi Ballet é uma empresa de balé clássica de renome
internacional, com sede no Teatro Bolshoi em Moscou, Federação Russa.
36)
Fundada em 1776.
37)
O Bolshoi é uma das empresas de balé mais antigas do
mundo. Só alcançou aclamação mundial, no entanto, no início do século 20,
quando Moscou se tornou a capital da Rússia soviética.
38) Juntamente com o Ballet Mariinsky em São Petersburgo, o Bolshoi é
reconhecido como uma das principais empresas de balé do mundo.
39)
As primeiras origens do balé Bolshoi, podem ser encontradas na criação de uma
escola de dança para um orfanato de Moscou em 1773.
40)
Em 1776, os dançarinos da escola foram empregados pelo príncipe Piotr
Vasilyevich Ouroussoff e pelo empreendedor teatral inglês Michael Maddox, para
fazer parte de sua nova companhia de teatro.
41)
Originalmente atuando em locais de propriedade privada, eles mais tarde
adquiriram o Teatro Petrovsky, que, como resultado de incêndios e reconstrução
errática, mais tarde seria reconstruído como o Teatro Bolshoi de hoje.
42)
O Ballet Bolshoi é um lugar muito difícil para entrar. Enquanto alguns
bailarinos convidados vêm e vão, de outras empresas de balé muito prestigiadas
- como as Mariinsky e o American Ballet Theatre - muitos dançarinos da empresa
são graduados cuidadosamente selecionados da academia.
43)
A primeira dançarina de balé americano a se formar na Academia de Balé Bolshoi
e se juntar à empresa Ballet Bolshoi, foi Michael Shannon, em 1989.
44)
A história inicial do Balé Bolshoi é muito esboçado e, apesar de encenar muitos
balé famosos, lutou para competir com a reputação do Ballet Imperial Russo, o Ballet
Mariinsky de São Petersburgo.
45)
Não foi até a nomeação de Alexander Gorsky como Mestre de Ballet em 1900 que a
empresa começou a desenvolver sua própria identidade única, com aclamadas
produções de balés novos ou ressurgidos, incluindo Don Quixote (1900), Coppélia
(1901), Swan Lake (1901) ), La fille mal gardée (1903), Giselle (1911), Le
Corsaire (1912) e La Bayadère (1917).
46)
A preferência da liderança soviética por temas morais sem complicações nas
artes foi demonstrada na nomeação de Yuri Grigorovich como diretor em 1964.
47)
Grigorovich ocupou sua posição até 1995, altura em que uma série de diretores,
incluindo Boris Akimov, Alexei Ratmansky, Yuri Burlaka e Sergei Filin, Trouxe
para a empresa idéias mais modernas sobre o desempenho da dança.
48)
Anastasia Volochkova afirmou que mulheres dançarinas foram forçadas a dormir
com clientes ricos.
49)
Ela disse: "Isso aconteceu principalmente com o corpo du ballet [sic], mas
também com os solistas. [...] Eu
repetidamente recebi tais proposições para compartilhar as camas dos
oligarcas". A dançarina americana
Joy Womack fez eco dessa preocupação quando saiu da empresa porque lhe disseram
que, para garantir papéis individuais, ela deveria pagar US $ 10.000 ou"
Começar um relacionamento com um patrocinador ".
50)
Outra grande fonte de controvérsia foi o ataque de ácido sulfúrico de janeiro
de 2013 ao diretor artístico Sergei Filin.
51)
O bailarino do Bolshoi, Pavel Dmitrichenko, foi condenado por organizar o
ataque e condenado a 6 anos de prisão. As razões para o ataque novamente
incluem corrupção dentro da empresa.
52)
Em julho de 2017, o Teatro Bolshoi cancelou a estréia de um balé sobre o
bailarino soviético abertamente alegre Rudolf Nureyev. O diretor-geral afirmou
que foi devido à má qualidade da dança, no entanto, a principal dançarina,
Maria Alexandrova, afirmou que foi o primeiro sinal de uma "nova era"
de censura. Foi a primeira vez que um
show foi puxado dessa forma desde o colapso da União Soviética, provocando
rumores sobre a motivação por trás disso.
53) Hoje, o Bolshoi Ballet
continua sendo uma das principais empresas mundiais de balé, além de ser o
maior, com aproximadamente 220 dançarinos.
54) Na verdade, o próprio nome
"bolshoi" significa "grande" em russo.
55) A empresa opera um sistema
hierárquico, semelhante ao usado por outras empresas líderes de balé européias,
com dançarinos seniores classificados como diretores e descendentes em ordem de
importância através de solista principal, primeiro solista, solista e,
finalmente, corpo de balé.
56) Devido ao seu tamanho, a
empresa opera dois grupos de corpo de balé.
57) Em 2000, o Bolshoi Ballet abriu sua primeira academia de balé fora da Rússia, em Joinville, Brasil.
58) O estilo de performance do
balé Bolshoi é tipicamente identificado como colorido e ousado, combinando
técnica e atletismo com expressividade e intensidade dramática.
59) Esse estilo é comumente
atribuído a Gorsky.
60) O Bolshoi tem uma rivalidade
histórica com a empresa de balé de herança de São Petersburgo, o Mariinsky.
61) Ambos desenvolveram estilos
de execução muito diferentes: o Bolshoi tem uma abordagem mais colorida e
ousada, enquanto o Mariinsky está associado ao classicismo puro e refinado.
62) Algumas bailarinas: Maria Allash; Nina Kaptsova;
Ekaterina Krysanova; Anna Nikulina; Evgenia Obraztsova; Yekaterina Shipulina; Olga Smirnova; Anastasia Stashkevich; Yulia Stepanova e Svetlana Zakharova.
63) Alguns bailarinos: Semyon Chudin; David Hallberg;
Vladislav Lantratov; Mikhail
Lobukhin; Vyacheslav Lopatin; Artem
Ovcharenko; Ruslan Skvortsov e Alexander Volchkov.
64) Foi anunciado em 30
de janeiro de 2013 que Svetlana Lunkina disse ao jornal russo Izvestia que quer
permanecer no Canadá, porque teme por sua segurança se ela retornasse à Rússia.
65) O Balho Bolshoi opera dois grupos de corpo de balé, com aproximadamente
120 dançarinos no total. O Corps de Ballet é conhecido por sua técnica precisa
de Vaganova.
66) Bolshoi significa grande, um adjetivo que descreve perfeitamente esta
empresa de balé. Como a recente temporada de Londres prova, eles são ousados,
elegantes e sabem como fazer um show.
67) O Bolshoi continua sendo uma das empresas de balé mais famosas do mundo
- de acordo com o Sanjoy Roy do Guardião, mesmo Lady Gaga é fã - e seu
repertório atual apresenta uma mistura de obras de patrimônio e peças
contemporâneas dos melhores coreógrafos do mundo.
68) A performance inaugural do teatro foi o balé Cendrillon com música de
Fernando Sor. Naquela época, a maioria das produções de balé foram
coreografadas por habitantes locais como Adam Glushkovsky, mas os balés dos
mestres franceses e italianos começaram lentamente a entrar no repertório. A
empresa cresceu em tamanho e, em 1840, teve 150 bailarinas treinadas no estilo
francês associado aos ballets de Jules Perrot. A companhia da ópera também
floresceu, encenando as primeiras produções de óperas de Glinka e Tchaikovsky.
69) O Bolshoi queimou novamente em 1853. Os incêndios no teatro eram muito
comuns por causa das lâmpadas de gás usadas para iluminar o palco e levou 3
anos para que o prédio voltasse a surgir com novos projetos de Alberto Cavos,
avô de Alexandre Benois.
70) Para preservar sua estrutura, modernizar instalações e restaurar a
acústica modificada durante o regime soviético, o Teatro Bolshoi entrou em uma
fase de renovação em 2004, com financiamento do governo. O estágio principal
está atualmente fechado e espera-se reabrir em outubro de 2013. Entretanto, o
Bolshoi atua nas proximidades em um estágio provisório denominado "The New
Theatre".
71) Em 1900, Alexander Gorsky, ex-assistente da Petipa, foi indicado
gerente e, posteriormente, Premier Ballet master no Bolshoi Theatre.
72) A empresa começou a desenvolver sua identidade durante este período
pré-soviético; Pedaços como Don Quixote (1900), Coppélia de Saint-León (1901),
Lago dos Cisnes (1901), La Fille Mal Gardée (1903), Giselle (1911), Le Corsaire
(1912) e La Bayadère (1917) foram revisados e encenados.
73) Durante seu mandato, Gorsky também trouxe coreógrafos como Rostislav
Zakharov (The Fountain of Bakhchisarai) e Leonid Lavrovsky para ajudar na
criação de novas obras populares.
74) Em 1917, Moscou torna-se a capital da União Soviética. Os políticos se
envolvem em discussões sobre o repertório de balé, favorecendo trabalhos
fortemente conectados às pessoas através de temas e personagens revolucionários
(ex: The Red Poppy, 1927).
75) De 1924 à 1937, Gorsky e seu sucessor Vasily Tikhomirov reorganizam e
continuam a desenvolver a empresa.
76) Nessa época o Bolshoi usa sua parcela de financiamento público para
nutrir novos talentos: bailarinas da escola e do Kirov, coreógrafos (Zakharov,
Fododor Lopukhov, Leonid Lavrovsky) e compositores (Shostakovich,
Khachaturian). As peças do património como The Bolt (1931), The Fountain of
Bakhchisarai (1934) e The Bright Stream (1935) são criadas.
77) Em
1941, Durante a invasão nazista, a empresa é evacuada para Kuibyshev pelo rio
Volga. Permanece até 1943.
78) Em 1942, Leonid Lavrovsky é nomeado coreógrafo-chefe. Ele tem a tarefa de modernizar a empresa na pós-guerra. O balé Gayane é estreado.
78) Em 1942, Leonid Lavrovsky é nomeado coreógrafo-chefe. Ele tem a tarefa de modernizar a empresa na pós-guerra. O balé Gayane é estreado.
79) Em 1945, Estreia de Cinderela, um novo balé de Prokofiev, que havia sido responsável pela pontuação bem sucedida de Romeu e Julieta, coreografada por Rostislav Zakharov.
80) Em 1946, Lavrovsky se torna diretor de artista.
81) Em 1953, o Bolshoi visita o Oeste depois da morte de Stálin. Os passeios internacionais são um sucesso mundial. Ballerinas como Galina Ulanova e Maya Plisetskaya se tornam conhecidas pelo seu virtuosismo e intensidade dramática durante os passeios de 1957 e 1958 para Londres e Nova York. De 1964 à 1995, Lavrovsky é sucedido por Yuri Grigorovich. Seu longo mandato está associado a grandes produções, ou seja. Spartacus (1967), The Stoneflower (1957) e The Legend of Love (1961). Uma nova geração de dançarinos estrelados floresce, incluindo Vladimir Vasiliev, Ekaterina Maximova, Natalia Bessmertnova e Maris Liepa.
82) De 1995 à 2004 Grigorovitch se aposenta. Com a desintegração da União
Soviética, a empresa enfrenta problemas financeiros e muitos novos Diretores
Artísticos aparecem em rápida sucessão: Vladimir Vasiliev (1995-1998), Alexei
Fadeyechev (1998-2000) e Boris Akimov.
83)
Durante o início dos anos noventa, o Bolshoi havia
perdido sua predominância.
84) O Mariinsky, em comparação, começou a ampliar seu
repertório com uma seleção de obras contemporâneas e neoclássicas. A empresa
seria revivida com Alexei Ratmansky.
85) Em 2008 Ratmansky deixou de se dedicar à coreografia,
embora permaneça associado ao Bolshoi como coreógrafo convidado.
86) O atual Diretor Artístico Yuri Burlaka é um
ex-dançarino e repetidor que é especialista em clássicos clássicos de balé.
Durante seu mandato, ele esteve envolvido na reconstrução do Le Corsaire junto
com Ratmansky (2007) e restauração do Paquita Grand Pas (2008) e Esmeralda
(2009).
87) O Bolshoi tem uma rivalidade histórica com a empresa
de balé de herança de São Petersburgo, o Mariinsky. Ambos desenvolveram estilos
de execução muito diferentes: o Bolshoi tem uma abordagem mais colorida e
ousada, enquanto o Mariinsky está associado ao classicismo puro e refinado.
88) O estilo Bolshoi também é caracterizado pelo seu
poder. Ele combina técnica fenomenal e atletismo, expressividade e intensidade
dramática. Esses atributos retornam a Gorsky, que considerou agir como tão
importante quanto a dança, com os balés melodramáticos de Grigorovich
(Spartacus, Ivan The Terrible, The Golden Age) trazendo equilíbrio e
flamboyance.
89) Compare e contraste os estilos: Dom Quixote de Marius
Petipa, que foi criado para o Bolshoi em 1869, é uma marca registrada da
empresa. Compare este clipe da abordagem do Bolshoi ao balé com este pelo
Mariinsky.
90) A empresa possui uma academia de balé associada (o
Instituto Choreográfico de Moscou), cujo currículo foi adaptado ao estilo
Bolshoi.
91) Os estudantes passam 8 anos na academia que se
alimenta diretamente na empresa. Os dançarinos que se formam e se juntam à
empresa são treinados individualmente por dançarinas aposentadas do Bolshoi,
assegurando a continuidade e força do estilo enquanto permanecem adaptáveis ao
repertório moderno.
92)
O Balé Bolshoi sofreu com uma controvérsia depois que uma ex solista afirmou
que as dançarinas femininas foram forçadas a dormir com clientes ricos.
93)
Anastasia Volochkova acusou o diretor geral do teatro de transformar a empresa
em "um bordel gigante".
94)
Volokkova, falecido que fez talentos de TV e programas de entrevistas, foi
despedido do Bolshoi em 2003 por ser muito pesado.
95)
O diretor geral, Anatoly Iksanov, descartou as reivindicações como
"ravings" (delírio).
96)
Volochkova fez as alegações durante uma entrevista em um programa de televisão
na Rússia, depois repetindo-os em uma entrevista na rádio com o Russian News
Service.
97) Isso aconteceu principalmente com o corpo du ballet, mas também com os solistas, disse ela.
98) Há dez anos, quando eu estava dançando no teatro, recebi repetidamente tais proposições para compartilhar as camas dos oligarcas.
99)
Anastasia Volochkova foi
demitida do Bolshoi em 2003 com Anatoly Iksanov dizendo que ela era muito alta e
pesada para que os parceiros masculinos levantem.
100)
Anastasia Volochkova
finalmente ganhou uma reivindicação legal contra o teatro de balé, embora sua
carreira nunca realmente se recuperou. Desde então, ela se divertiu na política
de oposição e apareceu em programas de talentos de TV, enquanto sua vida
privada freqüentemente apareceu nas páginas das revistas de fofocas russas.
























































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