...
E O VENTO LEVOU
1)
...E o Vento Levou é um filme norte-americano de romance histórico dirigido por
Victor Fleming e produzido por David O. Selznick. Adaptado do livro homônimo de 1936
escrito por Margaret
Mitchell, foi distribuído pela Metro-Goldwyn-Mayer.
3)
Relançado nove vezes, obteve grande destaque na cultura
popular, sendo posicionado na quarta colocação da lista
dos melhores filmes estadunidenses do American Film Institute (AFI), e
selecionado pela Biblioteca do Congresso dos Estados
Unidos para ser preservado no National Film Registry (NFR).
4)
Além de ter sido um sucesso de crítica, o projeto também
obteve destaque no campo comercial, convertendo-se no filme com maior
arrecadação até então, com US$ 390 milhões obtidos, e mantendo tal êxito por mais de
25 anos.
5)
O filme foi indicado em 13 categorias no Oscar de 1940, e
venceu dez delas, incluindo as de Melhor Filme e Melhor Diretor.
7)
Antes da publicação do livro Gone with
the Wind, diversos executivos e estúdios de Hollywood não
demonstraram interesse em criar um filme baseado no trabalho, incluindo Louis
B. Mayer e Irving Thalberg da Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), Pandro
Berman da RKO Pictures e David O. Selznick da Selznick International Pictures.
8)
Jack Warner aprovou a história, mas a maior estrela da Warner
Bros. Bette
Davis não
interessou-se em participar do filme, e Darryl Zanuck da 20th
Century Fox não ofereceu dinheiro suficiente.
9)
David Selznick mudou de ideia após seu editor Kay Brown e
parceiro de negócios John Hay Withney pediram-lhe para comprar os diretos do
filme.
10)
Em julho de 1936 — um mês após o lançamento do livro —, Selznick
comprou os direitos por US$ 50 mil.
11)
A escolha dos atores que interpretariam os papéis principais
demorou dois anos para ser concluída.
12)
Para o papel de Rhett Butler, Selznick queria Clark
Gable desde
o início, mas o ator estava sob contrato da MGM, no qual dizia que sua
participação em filmes de outros estúdios estava proibida.
13)
Gary
Cooper também
foi considerado, mas Samuel
Goldwyn— a quem Cooper estava sob contrato — recusou-se em permiti-lo
de participar.
14)
A Warner ofereceu Bette Davis, Errol
Flynn e Olivia de Havilland para os papéis
principais, em troca dos direitos de distribuição.
15)
Selznick estava determinado em contratar Gable e
eventualmente fez um acordo com a MGM. Louis B. Mayer, chefe da MGM e sogro de
Selznick, permitiu a participação de Gable em agosto de 1938 e US$ 1 milhão e 250 mil para metade do orçamento do filme,
mas por um alto preço: Selznick deveria pagar o salário semanal de Gable, e
metade dos lucros iriam à MGM, enquanto a Loew's Inc. — empresa-mãe da MGM —
lançaria o filme.
16)
O acordo do lançamento do filme através da MGM levou ao
adiamento do início da produção até o final de 1938, quando o contrato de
distribuição de Selznick com a United
Artists terminou.
17)
O produtor usou
o atraso para continuar a revisar o roteiro e para construir a publicidade do
trabalho através da procura da atriz para o papel de Scarlett. Ele começou uma
chamada de elenco nacional que entrevistou 1.400 desconhecidas. O esforço
custou US$ 100 mil e foi inútil para o filme, mas criou uma divulgação
"inestimável".
18)
Miriam
Hopkins e Tallulah
Bankhead chegaram a ser consideradas como possíveis parceiras de
Gable, antes de Selznick comprar os direitos do filme.
19)
Joan Crawford, que estava contratada pela MGM, também foi
considerada como uma potencial parceira de Gable.
20)
Depois de fechar o acordo com a MGM, Selznick conversou
diversas vezes com Norma
Shearer — que era a atriz de maior sucesso da MGM na época —,
mas ela recusou.
21)
Katharine
Hepburn queria interpretar Scarlett, e contou com a ajuda de
George Cukor, mas foi descartada por Selznick, que sentiu que ela não se
encaixaria com a personagem.
22)
Diversas atrizes famosas foram consideradas, mas apenas 31
mulheres foram testadas para o papel de Scarlett, incluindo Ardis Ankerson, Jean
Arthur,
Tallulah Bankhead, Diana Barrymore, Joan
Bennett, Nancy Coleman, Frances Dee, Ellen Drew (sob o pseudônimo
Terry Ray), Paulette
Goddard, Susan
Hayward (sob seu nome real Edythe Marrenner), Vivien
Leigh,
Anita Louise, Haila Stoddard, Margaret Tallichet, Lana
Turner e
Linda Watkins.
23)
Embora Margaret
Mitchell tenha rejeitado em escolher publicamente a atriz que interpretaria
Scarlett, a atriz que chegou a ser aprovada por ela foi Miriam Hopkins, a qual
Mitchell sentiu que se encaixaria no perfil da personagem. Entretanto, Hopkins
estava com cerca de 30 anos de idade e foi rejeitada por ser "muito
velha" para o papel.
24)
Quatro atrizes,
incluindo Jean Arthur e Joan Bennett, ainda estavam sendo escolhidas para
interpretar Scarlett em dezembro de 1938; contudo, apenas duas finalistas — Paulette
Goddard e Vivien Leigh — foram testadas em Technicolor. Goddard quase conseguiu o papel, mas seu controverso casamento
25)
Selznick havia selecionado Vivien Leigh, uma jovem atriz
inglesa.
que ainda era pouco conhecida nos Estados
Unidos,
para o papel de Scarlett desde fevereiro de 1938, quando assistiu-a nos
filmes Fire Over England e A Yank at Oxford. O empresário de Leigh era o representante da sede da
agência de talentos de Myron Selznick em Londres, e pediu ao
produtor que ela fosse selecionada como Scarlett no mesmo mês.
26)
fato
de que Hattie McDaniel não poderia
comparecer à estréia em Atlanta segregada racialmente ultrapassou Clark Gable tanto que
ele ameaçou boicotar a estréia, a menos que ela pudesse participar. Ele mais tarde cedeu
quando ela o convenceu a ir.
29)
Com
quase quatro horas de duração, esse é o maior período de todos os filmes para
ganhar o Oscar da Melhor Imagem.
30)
Às 2
horas, 23 minutos e 32 segundos, o desempenho de Vivien Leigh neste filme
é o maior que nunca ganhou um Oscar.
31)
Se
os recibos de bilheteria fossem ajustados pela inflação, seria o filme de maior
bilheteria de todos os tempos; Star Wars: Episódio IV - A New Hope (1977) seria
apenas o segundo filme mais bem sucedido de todos os tempos. De acordo com a página
inicial Guinness World Records, o total bruto em 2012 para "GWTW"
seria de US $ 4.401.358.554,94 em 2012.
32)
Quando Gary Cooper recusou o
papel de Rhett Butler, ele disse: Vai ser o maior fracasso da história de Hollywood" e
"Estou feliz que Clark Gable esteja
caindo de cara nele e não Gary Cooper".
34)
Barbara
O'Neil tinha apenas 28 anos quando apareceu como Ellen O'Hara
(mãe de Scarlett). Vivien Leigh tinha 25
anos quando apareceu como Scarlett, que tem apenas 16 anos no início do filme.
36)
Vivien
Leigh trabalhou por 125 dias e recebeu cerca de US $ 25.000. Clark Gabletrabalhou por 71
dias e recebeu mais de US $ 120.000.
37)
Quando
Rhett derrama uma bebida de Mammy após o nascimento de Bonnie, por uma piada
durante uma tomada, Clark Gable realmente
derramou álcool em vez do chá habitual no decantador sem Hattie McDaniel sabendo
disso até que ela tomou um gole.
38)
O
filme nunca foi cortado. Os lançamentos recentes são mais longos devido à insinuação
adicionada, intervalo e música de saída, não porque as cenas excluídas tenham
sido restauradas.
39)
Segundo
os noticiários, havia um punhado de veteranos da Guerra Civil Confederados que,
apesar de bastante antigos, assistiram à estréia em Atlanta.
40)
Muito
poucos dos principais membros do elenco gostaram dos personagens que estavam
retratando. Clark Gable foi induzido
a aceitar seu papel através de acordos para se divorciar de sua atual esposa e
se casar com Carole Lombard. Rand Brooks, que interpretou
o primeiro marido de Scarlett, Charles Hamilton, era realmente um homem ao ar
livre que se opôs a ter um personagem de mau humor. Butterfly McQueen não gostou
do estereótipo negativo de seu personagem. Leslie Howard sentiu que
ele era muito velho para o papel de Ashley Wilkes e queixou-se de que seus
trajes o faziam parecer "um porteiro de fadas" em um hotel.
41)
Olivia de
Havilland, que foi a única sobrevivente das quatro principais
ligações desde a morte de Vivien Leigh em 1967, foi
o único grande membro do elenco a viver para celebrar o 70º aniversário da
estréia do filme em 15 de dezembro de 2009.
42)
A
primeira cena a ser filmada foi a queima do Atlanta Depot, filmado em 10 de
dezembro de 1938. Se houve um grande erro durante a filmagem, o filme inteiro
poderia ter sido descartado. Eles realmente queimaram muitos conjuntos antigos que
precisavam ser eliminados do lote do estúdio, incluindo os do Garden of Allah (1936) e o
"Great Wall" set de King Kong (1933). O fogo custou mais de US
$ 25.000 e caiu 113 minutos de filmagem. Era
tão intenso que os habitantes da cidade de Culver atolaram as linhas dos
telefones, pensando que MGM estava queimando. Scarlett foi dobrada por Aline Goodwine Lila Finn , enquanto
Rhett foi dobrada pelos atletas veteranos Yakima Canutt e Jay Wilsey .
43)
Vivien
Leigh disse mais tarde que odiava beijar Clark Gable por causa de
seu mau hálito, provavelmente causado por seus dentes postiços, resultado de
tabagismo excessivo.
44)
Das
1.400 atrizes entrevistadas para atuar como Scarlett O'Hara, 400 foram
convidados a fazer leituras.
45)
David O.
Selznick implorou Margaret Mitchell, autora do
romance, para criticar todos os aspectos da produção. Uma pessoa intensamente
privada, ela deu uma crítica à fachada do design para Tara, que foi ignorada. Depois, ela se recusou a comentar sobre qualquer aspecto do
filme durante a produção.
47)
Max Steiner recebeu
apenas três meses para compor a música, considerando que 1939 foi o ano mais
movimentado de sua carreira; Naquele ano, ele escreveu a música para 12 filmes. Para cumprir o prazo,
Steiner às vezes trabalhou durante 20 horas e chegou tomar pastilhas de
Benzedrine para ficar acordado.
48)
Alegadamente,
uma das razões declaradas por David O. Selznick quanto ao
motivo pelo qual ele demitiu George Cukor como diretor
foi que Cukor, um homossexual, não conseguiria direcionar corretamente as cenas
de amor entre Rhett e Scarlett; Por isso, ele foi substituído pelo diretor machista Victor Fleming. Embora ele tenha sido
demitido da produção, Cukor continuou dirigindo em segredo tanto Vivien Leigh quanto Olivia de Havilland a seu pedido
nos finais de semana, sem o conhecimento de Selznick e Fleming.
49)
Vivien
Leigh não estava feliz com o estilo brusco de Victor Fleming após o
cuidadoso que ela desfrutou com George Cukor. Quando ela pediu uma
direção em uma cena, ele disse a ela "Ham it up". Em outra ocasião, quando ela pediu seu conselho construtivo,
ele disse a ela para "pegar o roteiro e enfiá-lo em seu burro britânico
real". Após a partida de Cukor, Leigh teve que lutar muito para manter Scarlett
do filme verdadeiro em sua visão.
50)
Os
quatro diretores foram faturados nos cartazes do filme nesta ordem: Clark Gable , seguido
por Leslie Howard e Olivia de Havilland e depois
"apresentando" Vivien Leigh. Isso mudou
quando Leigh ganhou o Oscar.
51)
Durante
a filmagem, Vivien Leigh teria fumado
quatro pacotes de cigarros por dia. Clark Gable fumou três
pacotes por dia ao longo de sua carreira.
53)
David O.
Selznick pediu ajuda a Alfred Hitchcock para a cena
em que as mulheres esperam que os homens da invasão em Shantytown e Melanie
liam "David Copperfield". Hitchcock entregou um tratamento preciso,
com descrições de tomadass e ângulos de câmera. Ele queria mostrar
Rhett, Ashley, etc., fora da casa, evitando os soldados da União. Ele também queria uma troca de olhares significativos entre
Melanie e Rhett dentro da casa. Praticamente
nada desse tratamento foi usado.
54)
Para
a estréia em Atlanta em 15 de dezembro de 1939, o governador declarou um
feriado estadual. Os preços dos ingressos para a estréia foram 40 vezes a
tarifa comum.
55)
Ann
Rutherford recebeu uma ligação às 3:00 da manhã para estar no
local para escolher algodão para uma cena. Ela estava lambendo o
sangue de seus dedos ao escolher o algodão. David O. Selznick entrou para
verificá-la. Ela lhe mostrou o sangue. Ele disse: "Bom! Bom!".
56)
Ona Munson ,
que interpretou o madame do bordel, Belle Watling, considerou o filme como uma
maldição, depois que ela continuamente era melhorada depois.
57)
Todas as sete câmeras Technicolor existentes em
Hollywood foram usadas para filmar a queima do Deposito de Atlanta. Chamas de 500 pés de
altura pulavam de um conjunto que cobria 40 acres. Participaram dez peças de equipamento de fogo do Departamento
de Bombeiros de Los Angeles, 50 bombeiros de estúdio e 200 ajudantes de estúdio
ao longo da filmagem dessa seqüência, caso o incêndio deva sair da mão. Três tanques de água de 5.000 litros foram utilizados para
apagar as chamas após o tiroteio.
58)
O personagem de
Ashley Wilkes foi baseado no primo de Margaret Mitchell pelo
casamento John "Doc" Holliday. Melanie foi baseada no primo terceiro de Mitchell, e primo
primeiro do Doc e amigo íntimo, Mattie "Sister Melanie" Holliday. Doc mudou-se para o oeste e tornou-se o jogador e gunfighter
da fama "Gunfight at the OK Corral". Mattie juntou-se a um convento e se tornou uma freira, mas
manteve uma correspondência com Doc, que morreu de tuberculose em 1887, 13 anos
antes de Margaret Mitchell ter nascido.
59)
Como Vivien Leigh não podia
dançar, ela é dobrada em todos os tiros não close-up por Sally De Marco .
60)
O diretor Victor Fleming, queria que
Scarlett, pelo menos uma vez no filme, parecesse com o tipo de mulher do colega
de caça Clark Gable. Então, ao usar o
deslumbrante vestido de veludo borgonha com diamantes de strass que Scarlett
usa para a festa de aniversário de Ashley Wilkes na segunda metade do filme,
para conseguir o corte desejado para Fleming, Walter Plunkett teve que
gravar os seios de Vivien Leigh juntos .
61)
Ao
dirigir a cena em que Prissy diz: "Oh, senhorita Scarlett! Eu não sei
nuthin 'sobre bebês de nascimento", disse o diretor George Cukor a Vivien Leigh para
realmente bater a atriz Butterfly McQueen - que jogou Prissy
- e fazê-lo Tão realista quanto possível, e dirigiu McQueen para gritar. Depois que muitos levam
McQueen quebrou em lágrimas, queixando-se de que Leigh a estava batendo forte
demais. Em uma entrevista posterior,
McQueen disse que "negociava" com os outros, afirmando que, se Leigh
a atingisse, ela NÃO gritaria, mas se a mão de Leigh apenas passasse perto de
seu rosto com a ilusão de bater nela, ela gritaria tão alto Como podia. McQueen também riu e disse que pensava: "Prissy deveria
ter sido furada com frequência, porque ela era horrível!"
62)
Em um artigo de jornal de março de 1939, David O. Selznick relatou
estar considerando produzir Gone with the Wind (1939) como
dois filmes, já que se sentia que o romance era muito longo e complexo para ser
feito.
63)
O filme teve sua primeira pré-estreia em 9 de setembro
de 1939 no Fox Theatre em Riverside, Califórnia. Participaram David O. Selznick , sua
esposa Irene Mayer Selznick , o
investidor John Hay Whitney e o
editor Hal C. Kern.
64)
Olivia de
Havilland sempre pesquisou meticulosamente seus papéis. Como ela ainda não teve
um bebê na vida real, ela visitou um hospital de maternidade para estudar como
várias mulheres lidavam com os estresses do parto para a cena onde Melanie tem
seu bebê. Fora da câmera, o diretor da
cena, George Cukor. Ocasionalmente
pitada os dedos dos pés para fazê-la sentir dor.
65)
Michael
Jackson teria pago mais de US $ 1.500.000 em 1999 para comprar
o melhor Oscar de imagem de David O. Selznick para Gone
With the Wind.
66)
Ao
contrário da crença popular, este não é o primeiro filme a usar a palavra
"maldito". O palavrão foi usado em inúmeras legendas silenciosas e em
vários talkies, incluindo Cavalcade (1933)
e Pygmalion (1938). O último era um filme
britânico, não sujeito a restrições americanas.
69)
Uma
das razões que Clark Gable hesitou em
fazer o filme foi sua participação em um drama de fantasia anterior, Parnell (1937), em
1937. O filme foi um desastre crítico e financeiro, e Gable lamentou aceitar o
papel.
70)
O
soldado ferido reminiscente no improvisado hospital de Atlanta falando com as
enfermeiras Scarlett e Melanie sobre seu "irmão Jeff" foi
interpretado por Cliff Edwards. Edwards depois
forneceu a voz de Jiminy Cricket no clássico Pinocchio de Walt Disney(1940) e
apresentou a música ganhadora do Oscar "When You Wish Upon A
Star".Edwards só é ouvido, não visto, como a solda reminiscente neste
filme.
71)
Nada nos memorandos internos de David O. Selznick indica ou
sugere que Clark Gable tenha desempenhado
algum papel na demissão do diretor George Cukor. Em vez disso, eles
mostram a crescente insatisfação de Selznick com o lento ritmo e a qualidade do
trabalho de Cukor. Quase metade das cenas
de Cukor foram desmanteladas ou mais tarde re-shot por outros. De uma carta privada da jornalista Susan Myrick a Margaret Mitchellem fevereiro de
1939: "George finalmente me contou tudo sobre isso. Ele odiava [deixando a
produção] muito, ele disse, mas ele não poderia fazer o contrário. Na verdade,
ele disse que é um honesto Artesão e ele não pode fazer um trabalho a menos que
ele saiba que é um bom trabalho e ele sente que o trabalho atual não está
certo. Durante dias, ele me disse que ele olhou para os juncos e sentiu que
estava falhando ... as coisas não clicaram Como deveria. Gradualmente, ele
ficou convencido de que o roteiro era o problema ... Então, George disse a
David que não trabalharia mais se o roteiro não fosse melhor e ele queria o
roteiro de Sidney Howard de volta ...
ele não deixaria o seu O nome sai por uma imagem ruim ... E Davi de cabeça de
touro disse 'OK, saia!' "Selznick já estava infeliz com Cukor (" um
luxo muito caro ") por não ser mais receptivo a dirigir outras atribuições
de Selznick, mesmo Embora Cukor permanecesse no salário desde o início de 1937; E em um memorando
confidencial escrito em setembro de 1938, quatro meses antes do início da
fotografia principal, Selznick flertou com a idéia de substituí-lo por Victor Fleming . "Eu acho que a
maior marca negra contra a nossa gestão até à data é a situação de Cukor e não
podemos mais ser sentimental sobre isso ... Somos uma preocupação comercial e
não os mecenas das artes ...".
72)
Os custos de
produção estimados foram de US $ 3,9 milhões. Na época, apenas Ben-Hur: A Tale of the Christ (1925)
e Hell's Angels (1930)
haviam custado mais.
73)
O
Oscar de roteiro de Sidney Howard foi o
primeiro prêmio póstumo da Academia.Howard morreu em um acidente em agosto de
1939, enquanto o épico da Guerra Civil ainda estava sendo filmado.
74)
Vivien
Leigh estava tendo um caso com Laurence Olivier no momento
em que o filme foi feito. No entanto, os dois estavam separados porque Olivier estava
trabalhando em Nova York em seus compromissos no estágio. Leigh estava tão determinado a se reunir com ele que estava
disposta a trabalhar até tarde da noite para terminar de atirar mais
rapidamente.
75)
O tiro da grua onde Scarlett procura pelo Dr. Meade,
fazendo o caminho entre os soldados confederados sofredores e moribundos, foi a
ideia de Val Lewton. Anteriormente, ele havia
sido editor auxiliar de David O. Selznick e passou a
produzir uma série de clássicos filmes de terror ao longo da década de 1940.
76)
Enquanto
o filme ainda estava em produção, David O. Selznick queria
avaliar a resposta de um público a ele. Meses antes da estréia oficial da gala, o filme recebeu uma
pré-estréia de "estrondo" sem aviso prévio em um pequeno teatro em
Riverside, a uma curta distância de Los Angeles. O teatro foi programado para mostrar Beau Geste (1939). Neste momento, muitos
elementos do filme ainda estavam inacabados, incluindo os títulos de abertura e
pontuação musical de Max Steiner . Para esta espreita, o
estúdio rapidamente filmou uma seqüência de título de abertura
"improvisada". Esses créditos de
abertura, que ainda sobrevivem, mostram a mão de uma mulher virando as páginas
de um grande livro com desenhos coloridos de cenas do sul, acompanhado de texto
impresso dos créditos de abertura, acompanhado da música de título de abertura
da própria produção de Selznick de The Prisoner of Zenda (1937)
(música de Alfred Newman).
77)
Um dos primeiros candidatos promissores para o papel
de Scarlett foi Adele Longmire, que tinha 17
anos na época. Seus pais não permitiram que ela viajasse a Nova York para um
teste de tela, então ela não apareceu em nenhum filme até vários anos depois.
78)
Os únicos quatro
atores David O. Selznick, seriamente
considerados para o papel de Rhett Butler, eram Clark Gable , Gary Cooper , Errol Flynn e Ronald Colman . O impedimento principal
para o elenco de Gable foi o contrato de MGM. Ele não estava atraído pelo material; Ele não se viu em um período de produção, e não acreditou que
ele poderia estar à altura da antecipação do público ao personagem. Eventualmente, ele foi persuadido por um bônus de US $ 50.000,
o que lhe permitiria se divorciar de sua segunda esposa Maria ("Ria")
e casar com Carole Lombard.
79)
David O.
Selznick queria originalmente que Lionel Barrymore interpretasse
o Dr. Meade, mas a artrite severa de Barrymore acabou de enfiá-lo em uma
cadeira de rodas e ele não conseguiu assumir uma parte tão física.
80)
De acordo com a própria Margaret Mitchell , o tema
principal de sua novela é realmente a sobrevivência. "O que faz com que
algumas pessoas atravessam catástrofes e outras, aparentemente tão capazes,
fortes e corajosas, estão abaixo? Isso acontece em cada transtorno. Algumas
pessoas sobrevivem, outras não. Quais são as qualidades naqueles que se dirigem
triunfantemente sobre isso Estão faltando naqueles que passam? Eu só sei que os
sobreviventes costumavam chamar esse "gumption" de qualidade. Então eu escrevi sobre pessoas que tiveram gumption e pessoas
que não o fizeram ".
81)
O
produtor David O. Selznick e o designer
de produção William Cameron Menzies também
dirigiram partes deste filme, não credenciadas.
82)
A
família Wilkes, como retratada na novela, é mais rica do que a família O'Hara. Eles são influentes e
conhecidos por sua generosidade. No
entanto, eles são considerados estranhos por seus colegas no condado de
Clayton. Eles estão interessados em
livros, música e pinturas.
83)
David O.
Selznick viajou para as Bermudas em setembro de 1938 para
finalizar o roteiro. Ele teria trazido quatro malas cheias de rascunhos com
ele.
84)
David O.
Selznick foi obrigado a dar à MGM os direitos de distribuição
em troca do uso de Clark Gable e US $
1.250.000 em financiamento.
85)
O
primeiro filme a creditar um designer de produção, principalmente para destacar
a grande contribuição de William Cameron Menzies, que não era
apenas o diretor de arte, mas também dirigiu algumas das segundas unidades.
86)
Em
um ponto antes do início do tiroteio, o romancista F. Scott Fitzgerald foi levado
para ajudar a reescrever alguns dos roteiros, embora ele tenha sido demitido
rapidamente.
87)
A
propriedade Margaret Mitchell manteve os
direitos de "Gone with the Wind" e obras relacionadas desde a morte
no autor original. A família de Margaret Mitchell manteve o controle da
propriedade até a morte do último membro Joseph Mitchell em 2011. À vontade
dele, Joseph deixou grande parte de sua fortuna e 50% da propriedade para a
arquidiocese católica romana de Atlanta.
88)
Apesar
do seu cenário do século XIX, "Gone with the Wind" é em parte um
comentário sobre a natureza e os efeitos da guerra. Ele também aponta que a
Guerra Civil Americana não é a primeira guerra com tais efeitos. De acordo com Rhett Butler: "Esta não é a primeira vez
que a palavra está de cabeça para baixo e não será a última. Isso aconteceu
antes e isso acontecerá novamente. E quando isso acontece, todo mundo perde
tudo e todos são iguais. Então todos começam de novo ... ".
89)
Durante
o churrasco em Doze Carvalhos, os homens falaram no salão da escada sobre o
início da guerra com o Norte. Enquanto a maioria deles acolheu a guerra, Ashley Wilkes
advertiu que muitas das misérias do mundo foram causadas pela guerra, enquanto
Rhett Butler disse que o sul não tinha recursos para uma longa guerra. De todos os homens daquela reunião que partiram para lutar na
guerra, os únicos sobreviventes eram Ashley Wilkes e Rhett Butler.
90)
Vincent
Price , Jeffrey Lynn , Dennis Morgan , Douglass Montgomery , Wayne Morris e Melvyn Douglas testaram a
parte de Ashley.
91)
Apesar
de Olivia de Havilland ter sido sempre
a frente de Melanie, Janet Gaynor , Fay Wray , Jane Wyman , Anne Shirley , Priscilla Lane , Marsha Hunt , Gloria Stuart e Andrea Leeds também foram
consideradas. Alegadamente, quando Joan Fontaine foi
considerada para o papel, ela rejeitou, mas sugeriu sua irmã de Havilland para
a parte. Shirley, Hunt e Leeds foram os únicos que passaram por um
teste de tela para a peça.
92)
Há uma subtração não resolvida na novela. Madame Bordel, Belle
Watling tem um filho cuja existência é mantida em segredo por algum motivo. Ele está estudando longe de Atlanta. Ele está implícito em ter algum significado, mas continua a
ser um personagem não visto. Rhett Butler
também está envolvido com outro personagem não visto, um jovem que serve como
ala legal. Rhett freqüentemente visita Nova
Orleans, onde o menino está estudando. Uma
solução para a identidade dos meninos é que eles são do mesmo caráter, o que
implica uma conexão mais forte entre as figuras pai Rhett Butler e Belle
Watling.
93)
David O.
Selznick sempre quis Leslie Howard para fazer
Ashley. Ele estava tão certo de que Howard era o certo para a parte
que ele nunca audicionou, mas testou-o apenas para ver se ele fotografaria bem
na cor sem gravar nenhum áudio. A filmagem
deste teste de tela pode ser vista no conjunto de setas do 70º, juntamente com
cópias de memos enviadas por Selznick ao longo do estúdio, defendendo Howard
pelo papel.
96)
O nome Scarlett deriva de um sobrenome profissional
para um tintureiro ou vendedor de tecido (escarlate). A popularidade do nome
das meninas modernas deriva da popularidade de Scarlett O'Hara.
97)
A novela abolicionista "Uncle
Tom's Cabin" (1852) é mencionada na novela "Gone with the Wind",
supostamente aceita pelos Yankees como "revelação segundo apenas a
Bíblia".
98)
Na
sequela "Scarlett" (1991), Rhett Butler tem uma segunda esposa: Anne
Hampton. Ela morre cedo.
100)
Oficialmente,
o filme ganhou oito Prêmios da Academia - Melhor Imagem, Diretor, Atriz, Ator
Coadjuvante, Roteiro, Color Cinematografia, Direção de Arte e Edição de Filmes. O filme também recebeu
dois outros Oscars - um prêmio honorário para William Cameron Menzies pelo uso de
cor para melhorar o humor da produção; E um prêmio técnico à RD Musgrave para
desenvolver o equipamento que permitiu a criação de efeitos visuais com
equipamentos Technicolor de três faixas. Durante anos depois, Selznick e MGM adicionaram esses dois
Oscars de categoria especial ao recorde oficial do Oscar e alegaram que o filme
foi o primeiro a ganhar dez Oscars, quando na verdade Ben-Hur(1959) ganharia
essa distinção vinte anos depois. Mesmo agora, as caixas de DVD e Blu-Ray do filme trazem a
reivindicação "Vencedor de 10 Prêmios da Academia".
















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