ORSON WELLES




1)   George Orson Welles (KenoshaWI6 de maio de 1915 — Los AngelesCA10 de outubro de 1985) foi um cineasta norte-americano.
2)    Também foi roteiristaprodutor e ator.

3)   Iniciou a sua carreira no teatro, em Nova York, em 1934.

4)   É considerado um dos artistas mais versáteis do século XX no campo do teatro, do rádio e do cinema, em que teve excelentes resultados.

5)   Ele alcançou o sucesso aos vinte anos graças à obra radiofónica, A Guerra dos Mundos, que causou comoção nos Estados Unidos quando muitos ouvintes pensaram que se tratava de uma retransmissão verdadeira de uma invasão alienígena.

6)   Esta sensacional estreia lhe valeu um contrato de três filmes com o estúdio RKO, que lhe deu a liberdade absoluta em suas realizações. Apesar destes benefícios, apenas um dos projectos planeados conseguiu ver a luz do dia: Citizen Kane (1941), o seu filme mais bem sucedido.
7)   Welles além de Cidadão Kane fez outros filmes aclamados pela crítica, incluindo The Magnificent Ambersonsem 1942 e Touch of Evil em 1958. Embora estes três são seus filmes mais aclamados, os críticos têm argumentado que outras obras suas, como The Lady from Shanghai (1947) e Chimes at Midnight (1966) foram subvalorizados.

8)   Em 2002, Welles foi eleito o maior director de cinema de todos os tempos em duas votações feitas pela British Film Institute entre os directores e críticos, e uma ampla pesquisa de consenso crítico, listas de melhores e retrospectivas históricas o consideram como o director mais aclamado de todos os tempos.
9)    Órfão aos quinze anos, após a morte do seu pai (sua mãe morreu quando ainda tinha 9 anos), George Orson Welles começou a estudar pintura em 1931, primeira arte em que se envolveu.

10)                     Adolescente, não via interesse nos estudos e em pouco tempo passou a atuar. 
11)                     Tal paixão o levou a criar sua própria companhia de teatro em 1937
12)                     Em 1938, Orson Welles produziu uma transmissão radiofônica intitulada A Guerra dos Mundos, adaptação da obra homónima de Herbert George Wells e que ficou famosa mundialmente por provocar pânico nos ouvintes, que imaginavam estar enfrentando uma invasão de extraterrestres. 

13)                     Um Exército que ninguém via, mas que, de acordo com a dramatização radiofónica, em tom jornalístico, acabara de desembarcar no nosso planeta. O sucesso da transmissão foi tão grande que no dia seguinte todos queriam saber quem era o responsável pela tal "pegadinha". 

14)                     A fama do jovem Welles começava.
15)                     Foi casado com a atriz Rita Hayworth e tiveram a filha Rebecca. O casal divorciou-se em 1948.
16)                     Sua estreia no cinema, em filmes de longa metragem, ocorreu em 1941 com Citizen Kane (No Brasil, Cidadão Kane), considerado pela crítica como um dos melhores filmes de todos os tempos e o mais importante dirigido por Welles.

17)                     Os elogios a Citizen Kane se originaram por três motivos:
18)                     Inovação: Welles inovou a estética do cinema com técnicas até então raríssimas nas produções cinematográficas. Algumas delas são: Ângulos de câmera (uso de plongée e contra-plongée), Exploração do campo (campo e contra-campo), Narrativa (narrativa não linear), Edição/Montagem (muito sofisticada para e época de sua realização, devido a não linearidade da narrativa).

19)                     Coragem: Orson Welles retratou em "Citizen Kane" a vida e a decadência de um magnata da comunicação norte-americana, baseado na história do milionário William Randolph Hearst. Esse filme foi um marco na carreira do ator. Mesmo estando pronto, "Cidadão Kane" quase não saiu, fruto de problemas com Hearst. Ele teve nove indicações para o Oscar, mas venceu apenas um, o de melhor roteiro original. Sua coragem de realizar esta obra prima acabou resultando no fechamento de muitas portas no futuro, beirando ao ostracismo no fim da vida.


20)                     Dinamismo: Foi diretor, co-roteirista, produtor e ator em Citizen Kane. O que é surpreendente, pois no cinema o acúmulo de funções acaba influenciando de maneira negativa no resultado final. Mas no caso de Welles surgiu uma obra completamente à frente do seu tempo.


21)                     Após Citizen Kane, Welles passou uma temporada no Brasil, onde pretendia filmar o famoso carnaval carioca para acrescentar ao seguimento My Friend Bonito, do documentário It's All True. Mas algo desastroso ocorreu. Sobre o fato, Welles comentou em entrevista ao crítico de cinema, André Bazin: "Era co-dirigido por mim e Norman Foster. Era uma história entre um pobre menino e seu touro. Depois fizeram outra versão, modificando todas as ideias e refazendo tudo ao modo deles. Eu tinha rodado durante três meses, mas a RKO (estúdio) me despediu. Quando retomaram a ideia não queriam saber mais nada de mim. Tampouco me pagaram nenhum tipo de direitos e atuaram como se fosse uma história original".

22)                     Esse tipo de problema iria ser uma constante na carreira de Welles, que logo após o fracasso de público de A Dama de Xangai (1948) raramente conseguiria realizar um filme à sua maneira, dirigindo quase sempre em condições precárias.


23)                     Para se ter um exemplo, as filmagens de Dom Quixote (1959-1972) (Don Quijote de Orson Welles) duraram mais de dez anos, e mesmo assim somente a copia do filme pode ser vista (Está disponível em DVD).

24)                     Tentando continuar sua carreira, ele passou as décadas seguintes aceitando papéis de ator, no qual sua presença e voz marcante, mesmo quando as participações eram pequenas, nunca passavam sem chamar atenção.

25)                     Ao voltar a Hollywood depois de uma temporada na Europa, Welles atuaria como um dos co-protagonistas do premiado The Long, Hot Summer (1958), dirigiu e atuou em A Marca da Maldade, famoso por ter incluído um plano-sequência de três minutos com um desfecho impactante, e teria um de seus melhores desempenhos em cena no filme Compulsion, de 1959.


26)                     Em 1962 realizou The Trial, filme baseado na obra O Processo de Franz Kafka. Welles considerou este um dos seus mais gratificantes filmes realizados.
27)                     Em 1979 teve um pequeno papel no filme The Secret Life of Nikola Tesla.Uma vez comeu 18 cachorros-quentes em uma sessão no Pink's, um carrinho de cachorro-quente de Los Angeles.
28)A statuette Oscar de Welles vendeu por US $ 861,542, quando foi leiloada por Nate D. Sanders Memorabilia em 20 de dezembro de 2011.

29) H.G. Wells estava dirigindo por San Antonio, Texas, e parou para perguntar o caminho. A pessoa que ele perguntou não era outra senão Welles, que recentemente havia transmitido "The War of the Worlds" no rádio. Eles ficaram bem e passaram o dia juntos.
30) ABC-TV queria que ele interpretasse o Sr. Roarke na Ilha da Fantasia (1977), mas o produtor da série, Aaron Spelling, insistiu em Ricardo Montalban.
31) Ele morreu no mesmo dia que a co-estrela de A Batalha do Neretva (1969), Yul Brynner: 10 de outubro de 1985.
32) As cinzas são enterradas dentro de um antigo poço coberto por flores, dentro da propriedade rural do agora defunto, o toureiro aposentado Antonio Ordóñez, Ronda, Málaga, Espanha.
33) Um dos apenas seis atores para receber uma indicação ao Prêmio do Oscar para o Melhor Ator para sua primeira aparência na tela. Os outros cinco atores são: Paul Muni, Lawrence Tibbett, Alan Arkin, James Dean e Montgomery Clift.

34) Em 30 de outubro de 1938, ele dirigiu "The Mercury Theatre On the Air" em uma dramatização de "The War of the Worlds", com base no romance de H.G. Wells. Definir os eventos em locais então contemporâneos (O "ponto de pouso" para a invasão marciana, Grover's Mill, Nova Jersey, foi escolhido aleatoriamente com um mapa rodoviário de Nova Jersey) e dramatizando-o no estilo de um programa musical interrompido por boletins de notícias , Completou com relatos de testemunhas oculares, causou um pânico nacional, com muitos ouvintes plenamente convencidos de que a Terra estava sendo invadida por Marte. No dia seguinte, Welles se desculpou publicamente. Enquanto muitas ações judiciais foram arquivadas contra Welles e a rede de rádio da CBS, todos foram demitidos. O incidente é mencionado em livros didáticos sobre a histeria em massa e os delírios das multidões.

35) Apesar de sua reputação como ator e mestre cineasta, ele manteve suas associações na Fraternidade Internacional de Magos e na Sociedade de Magos Americanos (nenhum dos quais são sindicatos, mas organizações fraternas), e praticou regularmente magia de mão-de-mão no caso de sua A carreira chegou a um final abrupto. Welles ocasionalmente realizou nas convenções anuais de cada organização, e foi considerado por outros magos para ser extremamente realizado.
Uma fita de bootleg de Welles, de temperamento curto (e de boca escura), discutindo com um engenheiro de gravação durante uma sessão de voz foi amplamente distribuída. Foi usado como base para um episódio da série animada Pinky e Cérebro (1995), com The Brain lendo as versões limpas dos discursos de Orson (o título do episódio, "Sim, sempre", é tirado de uma das queixas de Welles ). Ironicamente, o ator que interpreta The Brain, Maurice LaMarche, chamou a voz do ator que retrata Welles em Ed Wood (1994).
36) Ele nasceu no mesmo dia em que Babe Ruth atingiu seu primeiro time de casa.
Ele tentou fazer uma versão cinematográfica do livro de Miguel de Cervantes y Saavedra, "Dom Quixote". Ele começou a trabalhar nela em 1955 e continuou a filmar durante a década de 1970 com Francisco Reiguera e Akim Tamiroff estrelados. Uma versão incompleta foi lançada em Espanha em 1992.
37) Fez uma sátira de Hollywood, The Other Side of the Wind (2018), estrelado por John Huston e Peter Bogdanovich. Embora tenha sido concluído, o processo de pós-produção não foi e o filme também encontrou problemas legais.
Posthumously ingressou no Radio Hall of Fame em 1988.

38) Frank Sinatra era o padrinho dele e a filha de Rita Hayworth, Rebecca Welles.
Anfitrião / narrador da BBC / Mutual Radio "The Black Museum" (1952).
39) Ele retratou o personagem do título no programa de rádio sindicado "The Lives of Harry Lime" (também conhecido como "The Third Man") (1951-52). Isto foi baseado em seu personagem do filme O 3º Homem (1949).
40) Tem a distinção de aparecer tanto no American Film Institute quanto no filme # 1 do British Film Institute. Para AFI, foi Cidadão Kane (1941). Para BFI, foi O 3º Homem (1949). Welles compartilha essa distinção com Joseph Cotten, que também estrelou em ambos os filmes.

41) Ele foi a primeira escolha do estúdio para desempenhar o papel de voz da OMM em THX 1138 (1971).
42) No entanto, o diretor George Lucas insistiu em lançar o ator de palco relativamente desconhecido James Wheaton em vez disso.
Forneceu voz para algumas músicas da banda de heavy metal Manowar: "Dark Avenger" e "Defender".
43) Ele se tornou obeso em seus 40 anos, pesando mais de 350 libras no final de sua vida.
44) Provavelmente não era tão alto como é frequentemente relatado. De acordo com o "Orson Welles: The Road to Xanadu" de Simon Callow, existem registros médicos de um físico de Welles em 1941. Seu peso está listado como 218 e sua altura em 72 "- 6 pés até. Os biógrafos Charles Higham e Frank Brady descrevem Welles Como sendo 6'2 ", embora nunca forneçam uma fonte. A biógrafo Barbara Leaming com frequência comenta em sua altura, mas nunca dá uma medida exata. Um artigo anterior da biografia atual sobre Welles descreve-o como sendo "alto e gordinho", enquanto um posterior dá a altura obviamente incorreta de 6'3-1 / 2 ".

45) Anes de Cidadão Kane fez: Em 1940,  família suíça Robinson (Opening Narrator (uncredited) Narrador de abertura (sem créditos),  Em1939 The Green Goddess (Short) 1939,  The Green Goddess (curta), Rajah / Narrator Rajah / Narrador, Em1938 Too Much Johnson 1938, Too Much Johnson  (Keystone Kop Keystone Kop), Em 1934, The Hearts of Age (curta), Death Morte.
46) Foi casado com:  Virginia Nicolson, ( 8 de maio de 1955 a 10 de outubro de 1985) (sua morte) (1 filho),  Rita Hayworth ( 7 de setembro de 1943 - 1 de dezembro de 1948) (divorciado) (1 filho),  Virginia Nicolson ( 14 de novembro de 1934 - 1 de fevereiro de 1940) (divorciado) (1 filho).

47) Uma das vozes profundas mais reconhecidas em todo o cinema, rádio ou televisão.
48) Frequently cast Joseph Cotten , Everett Sloane and Oja Kodar Freqüentemente elenco Joseph Cotten , Everett Sloane e Oja Kodar
Frequently wrote, directed and starred in films that feature the rise and fall of main characters (Charles Foster Kane in Citizen Kane (1941), Gregory Arkadin in _Confidential Report (1955)_, Detective Hank Quinlan in Touch of Evil (1958)) who, in classic Shakespearean style, are unmade by their own vices. 49) Freqüentemente escreveu, dirigiu e estrelou filmes que apresentam o aumento e a queda de personagens principais (Charles Foster Kane em Citizen Kane (1941), Gregory Arkadin em _confidential Report (1955), detetive Hank Quinlan in Touch of Evil (1958)) quem , No estilo clássico shakespeariano, são desfeitas por seus próprios vícios.
Known for his use of low camera angles, tracking shots, deep focus and elaborate crane shots in his films.
Once ate 18 hot dogs in one sitting at Pink's, a Los Angeles hot dog stand. 50) Uma vez comeu 18 cachorros-quentes em uma sessão no Pink's, um carrinho de cachorro-quente de Los Angeles.
Welles' Oscar statuette sold for $861,542, when it was auctioned by Nate D. Sanders Memorabilia on December 20, 2011. 51) A statuette Oscar de Welles vendeu por US $ 861,542, quando foi leiloada por Nate D. Sanders Memorabilia em 20 de dezembro de 2011.

HG Wells was driving through San Antonio, Texas, and stopped to ask the way. 52) HG Wells estava dirigindo por San Antonio, Texas, e parou para perguntar o caminho. The person he happened to ask was none other than Welles', who had recently broadcast "The War of the Worlds" on the radio. A pessoa que ele perguntou não era outra senão Welles, que recentemente havia transmitido "The War of the Worlds" no rádio. They got on well and spent the day together. Eles ficaram bem e passaram o dia juntos.
ABC-TV wanted him to play Mr. Roarke on Fantasy Island (1977), but the series' producer, Aaron Spelling , insisted on Ricardo Montalban . 53) A Rede ABC-TV queria que ele interpretasse o Sr. Roarke na Fantasy Island (1977), mas o produtor da série, Aaron Spelling , insistiu em Ricardo Montalban .

He died on the same day as his Bitka na Neretvi (1969) co-star Yul Brynner : October 10, 1985. 54) Ele morreu no mesmo dia em que sua co-estrela de Bitka na Neretvi (1969), Yul Brynner : 10 de outubro de 1985.
Ashes are buried inside an old well covered by flowers, within the rural property of the now-deceased, then-retired bullfighter Antonio Ordóñez , Ronda, Malaga, Spain. 55) As cinzas são enterradas dentro de um antigo poço coberto por flores, dentro da propriedade rural do agora defunto, o toureiro aposentado Antonio Ordóñez , Ronda, Málaga, Espanha.
One of only six actors to receive an Academy Award nomination for Best Actor for his first screen appearance. 56) Um dos apenas seis atores para receber uma indicação ao Prêmio do Oscar para o Melhor Ator para sua primeira aparência na tela. The other five actors are: Paul Muni , Lawrence Tibbett , Alan Arkin , James Dean and Montgomery Clift . Os outros cinco atores são: Paul Muni , Lawrence Tibbett , Alan Arkin , James Dean e Montgomery Clift .

57) On October 30, 1938, he directed "The Mercury Theatre On the Air" in a dramatization of "The War of the Worlds", based on HG Wells ' novel. Em 30 de outubro de 1938, ele dirigiu "The Mercury Theatre On the Air" em uma dramatização de "The War of the Worlds", com base no romance de HG Wells . Setting the events in then-contemporary locations (The "landing spot" for the Martian invasion, Grover's Mill, New Jersey, was chosen at random with a New Jersey road map) and dramatizing it in the style of a musical program interrupted by news bulletins, complete with eyewitness accounts, it caused a nationwide panic, with many listeners fully convinced that the Earth was being invaded by Mars. Definir os eventos em locais então contemporâneos (O "ponto de pouso" para a invasão marciana, Grover's Mill, Nova Jersey, foi escolhido aleatoriamente com um mapa rodoviário de Nova Jersey) e dramatizando-o no estilo de um programa musical interrompido por boletins de notícias , Completou com relatos de testemunhas oculares, causou um pânico nacional, com muitos ouvintes plenamente convencidos de que a Terra estava sendo invadida por Marte. The next day, Welles publicly apologized. 

No dia seguinte, Welles se desculpou publicamente. While many lawsuits were filed against both Welles and the CBS radio network, all were dismissed. Enquanto muitas ações judiciais foram arquivadas contra Welles e a rede de rádio da CBS, todos foram demitidos. The incident is mentioned in textbook accounts of mass hysteria and the delusions of crowds. O incidente é mencionado em livros didáticos sobre a histeria em massa e os delírios das multidões.
Despite his reputation as an actor and master filmmaker, he maintained his memberships in the International Brotherhood of Magicians and the Society of American Magicians (neither of which are unions, but fraternal organizations), and regularly practiced sleight-of-hand magic in case his career came to an abrupt end. 58) Apesar de sua reputação como ator e mestre cineasta, ele manteve suas associações na Fraternidade Internacional de Magos e na Sociedade de Magos Americanos (nenhum dos quais são sindicatos, mas organizações fraternas), e praticou regularmente magia de mão-de-mão no caso de sua A carreira chegou a um final abrupto. Welles occasionally performed at the annual conventions of each organization, and was considered by fellow magicians to be extremely accomplished. Welles ocasionalmente realizou nas convenções anuais de cada organização, e foi considerado por outros magos para ser extremamente realizado.
A bootleg tape of a short-tempered (and foul-mouthed) Welles arguing with a recording engineer during a voice-over session has been widely distributed. 59) Uma fita pirata de Orson Welles, de temperamento curto (e de boca escura), discutindo com um engenheiro de gravação durante uma sessão de voz foi amplamente distribuída. It was used as the basis for an episode of the animated series Pinky and the Brain (1995), with The Brain reading cleaned-up versions of Orson's rantings (the episode's title, "Yes, Always", is taken from one of Welles' complaints). Foi usado como base para um episódio da série animada Pinky e Brain (1995), com The Brain lendo versões limpas dos discursos de Orson (o título do episódio, "Sim, sempre", é tirado de um dos Welles Reclamações). Ironically, the actor who plays The Brain, Maurice LaMarche , dubbed the voice of the actor who portrays Welles in Ed Wood (1994). Ironicamente, o ator que interpreta The Brain, Maurice LaMarche , chamou a voz do ator que retrata Welles em Ed Wood (1994).

He was born on the same day that Babe Ruth hit his very first home run. 60) Ele nasceu no mesmo dia em que Babe Ruth atingiu seu primeiro time de casa.

61) He tried to make a film version of Miguel de Cervantes y Saavedra ' book "Don Quixote". Ele tentou fazer uma versão cinematográfica do livro de Miguel de Cervantes y Saavedra , "Dom Quixote". He started working on it in 1955 and continued to film through the 1970s with Francisco Reiguera and Akim Tamiroff starring. Ele começou a trabalhar nela em 1955 e continuou a filmar durante a década de 1970 com Francisco Reiguera e Akim Tamiroff estrelados. An incomplete version was released in Spain in 1992. Uma versão incompleta foi lançada em Espanha em 1992.
Made a Hollywood satire, The Other Side of the Wind (2018), starring John Huston and Peter Bogdanovich . 62) ez uma sátira de Hollywood, The Other Side of the Wind (2018), estrelado por John Huston e Peter Bogdanovich . Though it was completed, the post-production process was not and the film also ran into legal problems. Embora tenha sido concluído, o processo de pós-produção não foi e o filme também encontrou problemas legais.

63) Posthumously inducted into the Radio Hall of Fame in 1988. Ingressou postumamente no Radio Hall of Fame em 1988.
64)Frank Sinatra was the godfather of his and Rita Hayworth 's daughter, Rebecca Welles . Frank Sinatra era o padrinho dele e a filha de Rita Hayworth , Rebecca Welles .
Host/narrator of the BBC/Mutual Radio's "The Black Museum" (1952). 65) He portrayed the title character on the syndicated radio show "The Lives of Harry Lime" (also known as "The Third Man") (1951-52). Ele retratou o personagem do título no programa de rádio sindicado "The Lives of Harry Lime" (também conhecido como "The Third Man") (1951-52). This was based on his character from the film The Third Man (1949). Isto foi baseado em seu personagem do filme The Third Man (1949).

66) Has the distinction of appearing in both the American Film Institute and British Film Institute's #1 movie. Tem a distinção de aparecer tanto no American Film Institute quanto no filme # 1 do British Film Institute. For AFI, it was Citizen Kane (1941). Para AFI, foi Citizen Kane (1941). For BFI, it was The Third Man (1949). Para BFI, foi The Third Man (1949). Welles shares this distinction with Joseph Cotten , who also starred in both movies. Welles compartilha essa distinção com Joseph Cotten , que também estrelou em ambos os filmes.
67)He was the studio's first choice to play the voice-over role of OMM in THX 1138 (1971). Ele foi a primeira escolha do estúdio para desempenhar o papel de voz da OMM em THX 1138 (1971). However, director George Lucas insisted on casting the relatively unknown stage actor James Wheaton instead. No entanto, o diretor George Lucas insistiu em lançar o ator de palco relativamente desconhecido James Wheaton em vez disso.
Has provided voice for some songs by the heavy metal band Manowar: "Dark Avenger" and "Defender". 68) Forneceu voz para algumas músicas da banda de heavy metal Manowar: "Dark Avenger" e "Defender". He became obese in his 40s, weighing over 350 pounds towards the end of his life. 69) Ele se tornou obeso em seus 40 anos, pesando mais de 350 libras no final de sua vida.

70)Was possibly not as tall as is often reported. Provavelmente não era tão alto como é frequentemente relatado. According to Simon Callow 's "Orson Welles: The Road to Xanadu", medical records exist from a Welles physical in 1941. His weight is listed as 218, and his height at 72" - 6 feet even. Biographers Charles Higham and Frank Brady describe Welles as being 6'2", though they never provide a source. De acordo com o "Orson Welles: The Road to Xanadu" de Simon Callow , existem registros médicos de um físico de Welles em 1941. Seu peso está listado como 218 e sua altura em 72 "- 6 pés até. Os biógrafos Charles Higham e Frank Brady Descreva Welles como sendo 6'2 ", embora nunca forneçam uma fonte. Biographer Barbara Leaming often comments on his height, but never gives an exact measurement. A biógrafo Barbara Leaming com frequência comenta em sua altura, mas nunca dá uma medida exata. An early Current Biography article on Welles describes him as being "tall and chubby", while a later one gives the obviously incorrect 6'3-1/2" height. If you average all the figures and based on his size compared to other actors, he probably in fact stood a little over 6 feet tall (6'1" to 6'2"). Um artigo anterior da biografia atual sobre Welles descreve-o como sendo "alto e gordinho", enquanto um mais tarde obtém uma altura obviamente incorreta de 6'3-1 / 2 ". Se você mede todas as figuras e com base em seu tamanho em comparação com outros atores , Ele provavelmente, de fato, ficou um pouco mais de 6 metros de altura (6'1 "a 6'2").
His 1937 Broadway stage production of William Shakespeare 's "Julius Caesar"--in which the setting was changed to a modern Fascist Rome to reflect the Benito Mussolini era, but in which Shakespeare's language was completely retained--became, and still remains, the longest-running Broadway production of the play. 

71) Sua produção em estágio da Broadway de 1937 do "Julius César" de William Shakespeare - em que o cenário foi mudado para uma moderna Roma fascista para refletir a era de Benito Mussolini , mas em que a linguagem de Shakespeare foi completamente retida - tornou-se e ainda permanece, A produção mais longa da Broadway da peça. Welles played Brutus. Welles jogou Brutus. This production was never filmed, but years later Welles' former working partner John Houseman produced a traditional film version of the play for Metro-Goldwyn-Mayer, starring James Mason as Brutus, Marlon Brando as Marc Antony, and John Gielgud as Cassius. Esta produção nunca foi filmada, mas anos depois, o ex-parceiro de trabalho de Welles, John Houseman, produziu uma versão cinematográfica tradicional da peça para Metro-Goldwyn-Mayer, estrelado por James Mason como Brutus, Marlon Brando como Marc Antony e John Gielgud como Cassius.
Was suggested as a possible suspect by author Mary Pacios, in the mutilation murder of actress Elizabeth Short , known as "The Black Dahlia" case, in Los Angeles in 1947. Among other reasons, Pacios suggested Welles as a suspect because Welles' artwork for the surreal bizarre funhouse set in The Lady from Shanghai (1947) was similar in many ways to the mutilation and bisection of Elizabeth Short. 72) Foi sugerido como um possível suspeito pelo autor Mary Pacios, no assassinato por mutilação da atriz Elizabeth Short , conhecido como caso "The Black Dahlia", em Los Angeles em 1947. Entre outros motivos, Pacios sugeriu Welles como suspeito porque a arte de Welles para O surreal bizarro de casa de diversão estabelecido em The Lady de Shanghai (1947) foi semelhante em muitas maneiras à mutilação e a bisecessão de Elizabeth Short. Harry Cohn , the head of Columbia Pictures--the studio that produced The Lady from Shanghai--ordered the footage cut before release because of its disturbing resemblance to the murder. Harry Cohn , o chefe da Columbia Pictures - o estúdio que produziu The Lady from Shanghai - ordenou a filmagem cortada antes do lançamento devido à sua semelhança perturbadora com o assassinato.

73)When he signed on to direct Touch of Evil (1958), instead of reading the book on which it was based--a pulp novel named "Badge of Evil"--Welles completely changed an early draft of the script. Quando ele se apresentou para dirigir o Touch of Evil (1958), em vez de ler o livro em que se baseou - um romance de celulose chamado "Badge of Evil" - Welles mudou completamente um rascunho inicial do script.
Told Peter Bogdanovich that, as a practicing magician, he became adept at the old carny trick of fortune-telling, but he became so good at it that it scared him. 

74) Disse a Peter Bogdanovich que, como mágico praticante, tornou-se adepto do velho truque de fortuna, mas ficou tão bem que o assustou. He was worried that he would come to believe he actually did have the power to tell the future, like the self-deluded fortune tellers known as a "shut eye". Ele estava preocupado que ele acreditasse que ele realmente tinha o poder de contar o futuro, como os adivinhos auto-iludidos conhecidos como "olho fechado".

75)He had wanted to make films of two literary masterpieces, Herman Melville 's "Moby Dick" and Joseph Heller 's "Catch-22", but had to be satisfied in having supporting roles in the films made of the two books by John Huston ( Moby Dick (1956)) and Mike Nichols ( Catch-22 (1970)). Ele queria fazer filmes de duas obras-primas literárias, "Moby Dick" de Herman Melville e "Catch-22" de Joseph Heller , mas teve que estar satisfeito em ter papéis de apoio nos filmes feitos dos dois livros por John Huston ( Moby Dick (1956)) e Mike Nichols ( Catch-22 (1970)).

76)Wrote his novel "Mr. Arkadian" during an extended stay with Laurence Olivier and his wife Vivien Leigh . Escreveu seu romance "Mr. Arkadian" durante uma estada prolongada com Laurence Olivier e sua esposa, Vivien Leigh . Welles was appearing at Olivier's St. James Theater in London at the time. Welles estava aparecendo no St. James Theatre de Olivier em Londres na época.

77)Laurence Olivier had wanted to cast him as Buckingham in Richard III (1955), his film of William Shakespeare 's play "Richard III", but gave the role to Ralph Richardson , his oldest friend, because Richardson wanted it. Laurence Olivier queria lançá-lo como Buckingham em Richard III (1955), seu filme da peça de Willi73)am Shakespeare "Richard III", mas deu o papel a Ralph Richardson , seu amigo mais velho, porque Richardson queria. In his autobiography, Olivier says he wishes he had disappointed Richardson and cast Welles instead, as he would have brought an extra element to the screen, an intelligence that would have gone well with the plot element of conspiracy. Em sua autobiografia, Olivier diz que deseja ter desapontado Richardson e lançado Welles, em vez disso, como ele teria trazido um elemento extra para a tela, uma inteligência que teria funcionado bem com o argumento da conspiração.

Lobbied to get the role of Don Vito Corleone in The Godfather (1972), even offered to lose a good deal of weight in order to get the role. 78) Lobbied para obter o papel de Don Vito Corleone em The Godfather (1972), até ofereceu perder muito peso para conseguir o papel. Francis Ford Coppola , a huge fan of his, had to turn him down because he already had Marlon Brando in mind for the role and felt Welles would not be right for the role. Francis Ford Coppola , um grande fã de ele, teve que recusá-lo porque ele já tinha Marlon Brando em mente para o papel e sentiu Welles não seria correto para o papel.

79)He made The Lady from Shanghai (1947) towards the end of his marriage to Rita Hayworth . Ele fez The Lady de Shanghai (1947) no final de seu casamento com Rita Hayworth . They were constantly fighting at the time and (some say as a comeuppance to Hayworth) he made her cut off most of her long, luxurious red hair and dye it bright platinum blonde. Eles estavam constantemente lutando no momento e (alguns dizem como um comeuppance para Hayworth) ele fez com que ela cortasse a maior parte de seus longos e luxuosos cabelos vermelhos e dente-o com uma brilhante blusa de platina.

80) Was the narrator for many of the trailers for Star Trek: The Motion Picture (1979). Foi o narrador de muitos dos trailers da Star Trek: The Motion Picture (1979).
Before deciding on adapting the life of William Randolph Hearst in Citizen Kane (1941), Welles intended his first film to be an adaptation of Joseph Conrad 's "Heart of Darkness". 81) Antes de decidir sobre a adaptação da vida de William Randolph Hearst em Citizen Kane (1941), Welles pretendia que seu primeiro filme fosse uma adaptação do "Coração das Trevas" de Joseph Conrad . Coincidentally, he was Francis Ford Coppola 's first choice for the role of Colonel Kurtz in Apocalypse Now (1979), itself an adaptation of "Heart of Darkness". Coincidencialmente, ele foi a primeira escolha de Francis Ford Coppola pelo papel do coronel Kurtz em Apocalypse Now (1979), uma adaptação de "Heart of Darkness".
His average dinner famously consisted of two steaks cooked rare and a pint of scotch whiskey. 82) Seu jantar médio famoso consistiu em dois bifes cozidos raramente e uma pinta de whisky escocês. This contributed to his obesity in his later life and his eventual death. Isso contribuiu para a obesidade em sua vida posterior e sua eventual morte. Ranked #9 in Empire (UK) magazine's "The Greatest directors ever!" 


83)His father was an alcoholic. Seu pai era alcoólatra.
Considered black and white to be "the actor's best friend", feeling that it focused more on the actor's expressions and feelings than on hair, eye or wardrobe color. 84) Was very good friends with Peter Bogdanovich , in whose house he lived for several years during Bogdanovich's affair with Cybill Shepherd . Foi muito bom amigo de Peter Bogdanovich , em cuja casa ele viveu durante vários anos durante o caso de Bogdanovich com Cybill Shepherd . Welles even gave Bogdanovich written instructions to finish his last film, The Other Side of the Wind (2018), before his death. Welles até deu a Bogdanovich instruções escritas para terminar seu último filme, The Other Side of the Wind (2018), antes de sua morte.

85)Was a passionate painter Era um pintor apaixonado.

86)Most of his movie projects never got finished or released due to financial problems and disputes with studio executives. A maioria dos seus projetos de filmes nunca foi concluída ou divulgada devido a problemas financeiros e disputas com executivos de estúdio. Some of his unfinished productions are: The Deep (1970) ( Laurence Harvey 's death made a finished movie impossible), The Merchant of Venice (1969) and Don Quixote (1992). Algumas de suas produções inacabadas são: The Deep (1970) (a morte de Laurence Harvey tornou impossível um filme final), The Merchant of Venice (1969) e Don Quixote (1992).
Longtime companions with Oja Kodar . 87)In the 1930s, he worked at various radio stations in New York City, at different times of the day. Na década de 1930, ele trabalhou em várias estações de rádio na cidade de Nova York, em diferentes momentos do dia. He found it difficult to be on time for his live shows because he had to use taxicabs and the heavy New York City traffic meant that he was often late. Ele achou difícil chegar a tempo para seus shows ao vivo porque ele tinha que usar os táxis e o pesado tráfego da cidade de Nova York significava que ele estava muitas vezes atrasado. He soon found a loophole in the law that said you didn't have to be sick to hire an ambulance, so he did just that and had the drivers blast their sirens as he traveled from one station to the next, and that way he was on time. Ele logo encontrou uma lacuna na lei que dizia que não precisava estar doente para contratar uma ambulância, então ele fez exatamente isso e fez com que os motoristas explodissem suas sirenes enquanto viajava de uma estação para outra, e assim ele era na hora.

88)Profiled in in J.A. Aberdeen's "Hollywood Renegades: The Society of Independent Motion Picture Producers" (Palos Verdes Estates, CA: Cobblestone Entertainment). Merv Griffin claimed in his DVD collection "Merv Griffin: Interesting People" that Welles died two hours after giving Merv an interview in which he had said to ask him anything, "for this interview, there are no subjects about which I won't speak".His performance as Harry Lime in The Third Man (1949) is ranked #93 on Premiere magazine's 100 Greatest Movie Characters of All Time. Sua performance como Harry Lime em The Third Man (1949) é classificada como uma das 100 maiores personagens de filmes de todos os tempos.
His performance as Charles Foster Kane in Citizen Kane (1941) is ranked #12 on Premiere magazine's 100 Greatest Movie Characters of All Time. 


89)Hated working on The Transformers: The Movie (1986), where he voiced Unicron. Odeio trabalhar em The Transformers: The Movie (1986), onde ele expressou a Unicron. When asked about the film, he not only could not remember the name of his character, but he described the film as being "I play a big toy who attacks a bunch of smaller toys.". Quando perguntado sobre o filme, ele não só não conseguiu lembrar o nome de seu personagem, mas ele descreveu o filme como sendo "Eu jogo um grande brinquedo que ataca um monte de brinquedos menores".
John Ford , whom Welles admired as the greatest American director and who, in turn, admired Welles as a director and actor, wanted to cast him as Mayor Frank Skeffington in his movie adaption of Edwin O'Connor 's novel The Last Hurrah (1958). 90) John Ford, dizia que Welles era um dos maiores diretores americanos de todos os tempos.

Biography in: "The Scribner Encyclopedia of American Lives". 91) CBS wanted him to host The Twilight Zone (1959) but the producers felt that he requested too much money. A CBS queria que ele apresentasse The Twilight Zone (1959), mas os produtores sentiram que ele pedia muito dinheiro. He was ultimately ruled out in favor of the show's creator, Rod Serling . Ele finalmente foi excluído em favor do criador do programa, Rod Serling .
Was George Lucas ' first choice as the voice for Darth Vader, but he thought the voice would be too recognizable. 92) Foi a primeira escolha de George Lucas para fazer a voz de Darth Vader, mas ele pensou que a voz seria muito reconhecível.

93)He was of German, Irish and Scottish heritage. Ele descendia de alemãs, irlandeses e escoceses.
He was made a Fellow of the British Film Institute in recognition of his outstanding contribution to film culture. 94) He died only two hours after being interviewed on The Merv Griffin Show (1962) on October 10, 1985. Reportedly, Welles died working with a typewriter in his lap. Ele morreu apenas duas horas depois de ser entrevistado no The Merv Griffin Show (1962) em 10 de outubro de 1985. Alegadamente, Welles morreu trabalhando com uma máquina de escrever no colo.
When execs at RKO could not decide to greenlight Citizen Kane (1941), Welles asked the studio for film equipment and a small crew so he could spend the midway time doing test shots. 95) Quando os executivos da RKO não conseguiram escolher Greenlight Citizen Kane (1941), Welles perguntou ao estúdio para equipamentos de cinema e uma pequena equipe para que ele pudesse passar no meio do tempo fazendo tiros de teste. Not wanting its new import from New York to sour on his deal with RKO, the studio granted the request. Não querendo que sua nova importação de Nova York amore seu acordo com a RKO, o estúdio concedeu o pedido. Welles proceeded to shoot actual scenes of the movie. Welles passou a rodar cenas reais do filme. By the time execs realized what he had done, Welles had many key scenes completed. No momento em que os executivos perceberam o que tinha feito, Welles teve muitas cenas-chave concluídas. RKO greenlit the film, having already--albeit unknowingly--financed the picture. RKO iluminou o filme, tendo já - embora inconscientemente - financiou a imagem.

96)He directed two actors to Oscar nominations: Himself (Best Actor, Citizen Kane (1941)), and Agnes Moorehead (Best Supporting Actress, The Magnificent Ambersons (1942)). Ele dirigiu dois atores para as indicações dos Oscars: Ele mesmo (Melhor Ator, Citizen Kane (1941)) e Agnes Moorehead (Melhor atriz de apoio, The Magnificent Ambersons (1942)).
He and John Huston were good friends from the 1940s to Welles' death in 1985. Both men coincidentally made their spectacular debut as directors in 1941 (Welles with Citizen Kane (1941) and Huston with The Maltese Falcon (1941)). 97)Ele e John Huston foram bons amigos da década de 1940 para a morte de Welles em 1985. Ambos os homens fizeram sua estréia espetacular como diretores em 1941 (Welles com Citizen Kane (1941) e Huston com The Maltese Falcon (1941)). Both would eventually be directed by the other: Welles' had a cameo in Huston's adaptation of Moby Dick (1956) and Huston played the lead in Welles' unfinished The Other Side of the Wind (2018). Ambos seriam eventualmente dirigidos pelo outro: Welles 'tinha um cameo na adaptação de Huston de Moby Dick (1956) e Huston desempenhou a liderança no Inachemino The Other Side of the Wind (2018) de Welles.

98) He remained good friends with Joseph Cotten until the end of his life, despite a working relationship that was often considered demanding of the older Cotten. Ele manteve bons amigos com Joseph Cotten até o final de sua vida, apesar de uma relação de trabalho que muitas vezes era considerada exigente do Cotten mais antigo. Film critics lobbied for him to record an audio commentary for Citizen Kane (1941), but he refused, stating that he was tired of talking about it.

99) Seu último trabalho foi dublando a voz do planeta Unicron no desenho animado de longa metragem de 1986 The Transformers: The Movie.


100) Orson Welles morreu de ataque cardíaco em sua casa no bairro de Hollywood, em Los AngelesCalifórnia em 10 de outubro de 1985, aos 70 anos, e, segundo a lenda, teria feito o seguinte comentário sobre sua profissão antes de morrer: "Esse é o maior trem elétrico que um menino já teve."



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog