O PODEROSO CHEFÃO


1)   O Poderoso Chefão é um filme norte-americano de 1972dirigido por Francis Ford Coppola, baseado no livro homônimo escrito de Mario Puzo (1969). O filme é estrelado por Marlon BrandoAl PacinoJames CaanRichard CastellanoRobert DuvallSterling HaydenJohn MarleyRichard Conte e Diane Keaton. O filme teve sua estréia nos EUA em 15 de março de 1972 e no Brasil em 7 de julho de 1972.


2)   O Poderoso Chefão foi indicado a dez Oscars e venceu nas categorias de Melhor FilmeMelhor Roteiro Adaptado (Coppola e Puzo) e Melhor Ator (Brando).



3)   Francis Ford Coppola não foi a primeira escolha para dirigir o filme. O diretor Sergio Leone recebeu uma oferta para dirigir, porém recusou para fazer uma de suas obras primas, “Once Upon a Time in America. O filme também foi oferecido a Peter Bogdanovich e Costa-Gavras, porém eles também recusaram. De acordo com Roger Evans, chefe da Paramount Pictures na época, Coppola inicialmente também não queria dirigir por temer que a máfia e a violência ficassem glorificadas, e assim manchassem seus antepassados sicilianos.



4)   Houve grandes discussões entre a Paramount e Coppola, com ele sendo quase despedido em várias ocasiões.



5)   Os dois primeiros candidatos de Coppola para o papel eram Marlon Brando e Laurence Olivier, porém o agente de Olivier recusou dizendo: "Lorde Olivier não está trabalhando. Ele está muito doente, ele vai morrer logo e não está interessado". (Olivier viveu por mais 18 anos). 



A Paramount, que queria Ernest Borgnine, proibiu Coppola de escalar Brando, citando dificuldades com ele em filmes recentes. um executivo propôs Danny Thomas, já que Don Corleone era um "homem de família". Em certo ponto o presidente da Paramount disse que Brando nunca iria aparecer no filme. Depois de suplicar aos executivos, Coppola recebeu permissão para escalar Brando apenas se ele recebesse um salário menor, fizesse um teste e prometesse que não iria causar atrasos na produção.



6)   O estúdio queria Robert Redford ou Ryan O'Neal como Michael Corleone, porém Coppola queria um desconhecido que se parecesse com um ítalo-americano, que foi Al Pacino. Pacino não era conhecido na época, tendo aparecido em apenas dois filmes, e o estúdio não o considerava certo para o trabalho, em parte por causa de sua altura. 



JackNicholsonDustin HoffmanWarrenBeattyMartin Sheen e James Caan fizeram testes para o papel. Em certo ponto, Caan era a primeira escolha para interpretar Michael, com Carmine Caridi escolhido para fazer Sonny. Pacino recebeu o papel após Coppola ameaçar sair da direção. O estúdio concordou em ter Pacino como Michael sob a condição de Caan interpretar Sonny e não Caridi. Coppola e Puzo mais tarde criaram um papel para Caridi nas sequências.


7)   Bruce DernPaul Newman e Steve McQueen foram considerados para fazer Tom Hagen que finalmente foi para Robert Duvall.


8)   Sylvester Stallone fez testes para Carlo Rizzi e Paulie Gatto, Anthony Perkins para Sonny e Mia Farrow para Kay.


9)   Um então desconhecido Robert De Niro fez testes para Michael, Sonny, Carlo e Paulie.


10)                   Até certo ponto, o filme foi uma grande reunião familiar para Coppola. Carmine Coppola, seu pai, compôs músicas adicionais e apareceu no filme tocando um piano. Italia Coppola, sua mãe, foi uma figurante. Talia Shire, sua irmã, interpretou Connie Corleone. Sofia Coppola, sua filha, interpretou a filha récem nascida de Connie e Carlo e seus filhos fizeram os filhos de Tom Hagen.


11)                   Lenny Montana (Luca Basil) estava tão nervosa em trabalhar com Marlon Brando que, na primeira atuação. O diretor Francis Ford Coppola gostou do nervosismo genuíno e o usou na edição final.


12)                   A filmagem principal ocorreu de 29 de março a 6 de agosto de 1971, totalizando 77 dias de filmagens, menos que os 83 originalmente planejados.


13)                   A tomada que Moe Greene leva um tiro  no olho foi inspirada na morte do gângster Bugsy Siegel.


14)                   A cena do assassinato de McCluskey foi feita fazendo-se uma testa falsa e colocando-a no ator Sterling Hayden. Um buraco foi feito no centro, enchido com sangue falso, e coberto por próteses. Durante as filmagens um botão foi acionado e o buraco apareceu na cabeça de Hayden.


15)   A cena de abertura do filme é um longo zoom saindo do rosto do personagem Bonasera e indo parar atrás de Vito Corleone. O zoom, que dura três minutos, foi feito com lentes controladas por computador criadas por Tony Karp.


16)                   Durante o atentado inicial da cena em que Vito Corleone volta para casa e seus amigos o leva até as escadas, Marlon Brando colocou pesos debaixo do corpo na cama como uma brincadeira, para dificultar o levantamento.


17)                   Ativistas dos direitos dos animais protestaram contra a cena principal do cavalo. Francis Ford Coppola disse a Variety: "Muitas pessoas foram mortas nesse filme, mas todos se preocupam com o cavalo. Era o mesmo no set. Quando chegou a cabeça, chateou muitos membros da equipe que são amantes de animais, que gostam de cachorrinhos. O que eles não sabem é que conseguimos a cabeça de um fabricante de alimentos para animais que abate duzentos cavalos por dia apenas para alimentar aqueles cachorrinhos.


18)                   As cenas em que Enzo vem visitar Vito Corleone no hospital foram filmadas no reverso, com a primeira tomada da cena. Gabriele Torrei , o ator que interpreta Enzo, nunca atuou na frente de uma câmera antes e seu nervosismo, depois que o carro se afastou, era real.


19)                   Marlon Brando queria fazer Don Corleone "parecer um bulldog, então ele enfiou nas bochechas algodão para o teste. Para a filmagem real, ele usava uma protese feita por um dentista. Este aparelho está em exibição no American Museum of the Moving Image em Queens, Nova York.


20)                   James Caan improvisou a parte em que ele joga o fotógrafo do FBI no chão. A reação assustada do extra é genuína. Caan também surgiu com a idéia de jogar dinheiro no homem para compensar a quebra da câmera. Como ele disse: "De onde eu vim, você quebrou alguma coisa, você a substituiu ou paga o dono".


21)                   Havia uma fricção intensa entre Francis Ford Coppola e a Paramount, em que a Paramount tentava frequentemente substituir  Coppola, citando sua incapacidade de manter o horário previsto, despesas desnecessárias e erros de produção e a produção (Coppola completou o filme antes do cronograma e orçamento).


22)                   O gato mantido por Marlon Brando na cena de abertura do filme, tinha sido perdido por um ator de outro estúdio da Paramount e o gato não estava no roteiro original. Então, o ronronar do gato abafava um pouco os diálogos de Brando e, como resultado, a maioria das falas tinham que ser refeitas.


23)                   Marlon Brando não memorizou a maioria das suas falas e precisou ler suas falas nas “dálias”.


24)                   De acordo com Al Pacino , as lágrimas nos olhos de Marlon Brando eram reais, na cena do hospital quando Michael se comprometeu com seu pai.


25)                   Observe os detalhes: a maioria dos carros tem para-choques de madeira. Os para-choques foram removidos pelos proprietários de carros durante a guerra e substituídos por outros de madeira. Os chromes foram doados para o governo dos EUA ajudar no esforço de guerra. Após a guerra, demorou anos para que fossem substituídos.


26)                   O cheiro que Vito dá em Johnny Fontane não estava no roteiro. Marlon Brando improvisou o cheiro e a reação confusa de Al Martino foi real. De acordo com James Caan , "Martino não sabia se ria ou se chorava”.


27)                   De acordo com Francis Ford Coppola , as filmagens levaram 62 dias.


28)                   Sempre que as laranjas aparecem no filme, elas anunciam a morte ou uma morte próxima envolvendo a família Corleone.



29)                   A cena em que Sonny bate em Carlo (marido de Connie) levou quatro dias para ser filmada. O uso da tampa da lata de lixo foi improvisado por James Caan.


30)                   O diretor de fotografia Gordon Willis ganhou o apelido de "The Prince of Darkness", já que seus objetos estavam tão subjacentes. Os executivos da Paramount inicialmente pensaram que as filmagens estavam muito escuras, até que persuadido, de outra forma, por Willis e Francis Ford Coppola, que fossem enfatizar a fragilidade dos negócios da família Corleone.



31)                   O início de O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972) foi tão positivo que uma sequência foi planejada antes do filme ter terminado de ser filmado.



32)                   Al Pacino boicotou a cerimônia dos Prêmios da Academia, com raiva de que ele fora indicado para o de ator de coadjuvante do Oscar, observando que seu personagem tinha mais tempo na tela do que sua co-estrela, o melhor indicado do ator principal (e o vencedor) Marlon Brando.



33)                   Na fala "Eu vou fazer uma oferta que ele não pode recusar" foi selecionada pelo American Film Institute em sua lista como uma das 100 melhores citações do filme. Logo atrás de "Francamente, minha querida, não me importo" de ... E o Vento Levou. (1939).



34)                   A voz distintiva de Dom Vito Corleone foi baseada no mafioso Frank Costello da vida real. Marlon Brando o viu na televisão durante as audiências em 1951 e imitou seu sussurro rouco no filme.



35)                   Para a cena em que Clemenza está cozinhando, Francis Ford Coppola escreveu originalmente no roteiro: "Clemenza faz um pouco de salsicha". 



Ao ver isso, Mario Puzo cruzou "marrom" e substituiu-o por "batatas fritas", escrevendo na margem: "Os gângsteres não amassam".



36)                   Orson Welles pressionou para obter o papel de Don Vito Corleone em O Poderoso Chefão(1972), chegou a dizer que faria um regime para conseguir o papel. Francis Ford Coppola , um fã de Welles, teve que derrubá-lo porque ele já tinha em mente Marlon Brando para o papel e sentiu que Welles não faria um bom Corleone.



37)                   Os avós maternos de Al Pacino emigraram para a América de Corleone, Sicília, assim como Vito Corleone.



38)                   De acordo com Mario Puzo , o personagem de Johnny Fontane NÃO se baseou em Frank Sinatra. No entanto, foi amplamente assumido que era, e Sinatra ficou furioso; Quando conheceu Puzo em um restaurante, ele gritou termos vulgares e ameaçou Puzo. Sinatra também se opôs veementemente ao filme. Devido a essa contração, o papel de Fontane no filme foi reduzido a algumas cenas.



39)                   Na reunião no restaurante, Sollozzo fala com Michael em siciliano tão rápido que as legendas não puderam ser usadas. Ele começa com: "Desculpe. O que aconteceu com o seu pai era um negócio. Tenho muito respeito pelo seu pai. Mas seu pai, seu pensamento é antiquado. Você deve entender por que eu tenho que fazer isso.




 Agora vamos trabalhar, por onde vamos começar¿". Quando Michael volta do banheiro, ele continua no siciliano com: "Tudo bem? Eu me desculpo, entendo e não posso permitir que outro homem me segure. O que aconteceu foi inevitável. 



Eu tinha o apoio tácito dos outros dons das famílias. Se o seu pai estivesse em melhor estado de saúde, sem o filho mais velho executando as coisas, sem desrespeito, não teríamos esse absurdo. Vamos parar de lutar até que seu pai esteja bem e puder retomar as negociações. Nenhuma vingança será tomada. Teremos Paz. Mas sua família não deve interferir mais".



40)                   Francis Ford Coppola insistiu para que o filme fosse chamado de "O Padrinho de Mario Puzo " ao invés de apenas "O Padrinho (1972)”, porque seu rascunho original era tão fiel ao romance de Puzo, ele pensou que Puzo merecia o crédito por isso.



41)                   O personagem Moe Greene foi inspirado no mafioso judeu Bugsy Siegel, embora Siegel não fosse conhecido por usar óculos. Ambos foram assassinados com um tiro no olho, com os óculos usados ​​por Greene sendo necessários para realizar o efeito especial no tiro ao olho.



42)                   O diretor Francis Ford Coppola trabalhou com parentes neste filme, tornando-o um filme familiar.  Em ordem cronológica de entrada no filme: sua irmã, Talia Shire , retratou Connie Corleone durante toda a trilogia, sua mãe, Italia Coppola , serve como extra na reunião do restaurante, seu pai, Carmine Coppola , é o pianista na sequência Mattress e, ele compôs a música, seus filhos Gian-Carlo Coppola e Roman Coppola, podem ser vistos como extras na cena em que Sonny bate Carlo, e ele está no funeral, e sua filha Sofia Coppola é o bebê de Michael Rizzi, no batismo (tinha três semanas no momento do tiroteio).



43)                   Francis Ford Coppola virou o corte inicial de um diretor executando 126 minutos. O chefe de produção da Paramount, Roger rejeitou esta versão e exigiu um corte mais longo com mais cenas sobre a família. A versão final teve quase 50 minutos mais longa do que o corte inicial de Coppola.  



Francis Ford Coppola estava relutante em deixar sua irmã, Talia Shire , fazer um teste para o papel de Connie. Ele sentiu que ela era muito bonita para a personagem e não queria ser acusado de nepotismo. Somente um pedido de Mario Puzo, Shire teve a chance de fazer um teste.



44)                   George Lucas juntou-se a "Seqüência do colchão" (a montagem de fotos da cena do crime e manchetes sobre a guerra entre as cinco famílias), como um favor a Francis Ford Coppola por ajudá-lo a financiar American Graffiti (1973). Ele pediu para não ser creditado. 




Lucas usou fotos de cenas de crime reais. A foto retratada é de Frank "The Enforcer" Nitti, o homem era o braço direito de Al Capone, que não havia sido assassinado, mas na verdade atirou em si mesmo. Durante a cena, o pai de Coppola, Carmine Coppola é o pianista.



45)                   Uma das razões pelas quais Francis Ford Coppola finalmente concordou em dirigir o filme foi porque ele estava em dívida com a Warner Brothers, em US$ 400.000 pelo estouro de orçamento no filme THX 1138 de George Lucas (1971). Lucas pediu que ele fizesse o trabalho.



46)                   Gianni Russo usou suas conexões do crime organizado para garantir o papel de Carlo Rizzi, chegando a conseguir uma equipe de filmagem para filmar seu próprio teste e enviá-la aos produtores. No entanto, Marlon Brando foi inicialmente contra ter Russo, que nunca havia atuado anteriormente, no filme. Isso tornou Russo furioso e ele foi ameaçar Brando. No entanto, este ato imprudente provou ser uma benção disfarçada, porque Brando pensou que Russo estava agindo e estava convencido de que seria bom para o papel.



47)                   Como Corleone, na Sicília, estava muito desenvolvida, mesmo no início da década de 1970, a cidade siciliana de Savoca, fora de Taormina, foi usada para fotografar as cenas onde Michael está no exílio na Itália.



48)                   Um jovem Sylvester Stallone fez um teste para os papéis de Paulie Gatto e Carlo Rizzi, mas também não foi lançado. Stallone decidiu tentar sua escrita, primeiro completando o roteiro do modesto sucesso The Lords of Flatbush (1974). Mais tarde, ele teria sua chance em Rocky (1976), ao lado de Talia Shire, que retrata Connie Corleone neste filme.



49)                   Al Pacino usava um aparelho facial de látex de espuma que cobria toda a sua bochecha esquerda e era composto de cores para combinar com seu tom de pele e dar efeito de hematomas, para simular o efeito de ter seu queixo quebrado pelo capitão McCluskey.



50)                   O ator infantil de três anos, Anthony Gounaris, atuou melhor quando seu nome real foi usado enquanto filmava. É por isso que o nome do filho de Michael é Anthony.



51)                   A primeira cena a ser filmada foi aquela em que Michael e Kay vão às compras de Natal.



52)                   Richard S. Castellano publicou a fala "Deixe a arma, pegue o cannoli".



53)                   Stanley Kubrick disse que o filme tinha o melhor elenco de todos os tempos e poderia ser o melhor filme já feito.



54)                   Quando Vito Corleone tem seu pincel com a morte, há um cartaz de Jake LaMotta pendurado em uma parede de construção atrás do vendedor de frutas. Robert De Niro ganhou mais um Oscar por interpretar ambos os personagens no filme (veja The Godfather: Part II (1974)). Além disso, a cena final de Raging Bull (1980) apresenta DeNiro, como LaMotta, repetindo o monólogo de Marlon Brando do final de “Sindicato De Ladrões”(1954). Esse papel, de Brando ganharam um Oscar.


55)                   Durante a pré-produção, Francis Ford Coppola fez seus próprios testes de tela não oficiais com Al Pacino , James Caan , Robert Duvall e Diane Keaton em sua casa em San Francisco. Robert Evans não ficou impressionado com eles e insistiu em que os testes de tela oficiais fossem realizados. O estúdio gastou US $ 420.000 nos testes de tela, mas no final, os atores que Coppola queria originalmente foram contratados.


56)                   As cenas de Michael e Kay no casamento, no início, foram realmente filmadas à noite.Devido ao horário apressado, Francis Ford Coppola teve que pegar suas cenas no saco. O cinegrafista Gordon Willis estava furioso ao ter que montar tantas luzes.



57)                   A primeira indicação ao Oscar de Al Pacino marca sua primeira das quatro indicações consecutivas, uma façanha que ele compartilha com Jennifer Jones (1943-1946), Thelma Ritter (1950-1953), Marlon Brando (1951-1954), Elizabeth Taylor (1957-1960) ), E Susan Sarandon (1992-1996).



58)                   Al Pacino , James Caan e Diane Keaton ganharamUS$ 35.000 por seus trabalhos no filme.



59)                   Quando Marlon Brando ganhou o Oscar de Melhor Ator por esse filme, ele enviou Sacheen Littlefeather (Marie Louise Cruz) para representá-lo na cerimônia de premiação. Os apresentadores do prêmio foram Roger Moore e Liv Ullmann. Quando Sacheen Littlefeather recebeu o prêmio ela começou seu discurso sobre os maltratos da indústria cinematográfica aos nativos americanos.


60)                   James Caan originalmente ouviu a frase "bada-bing!" De seu conhecido, o mafioso da vida real Carmine Persico e improvisou seu uso no filme.




61)                   O único comentário que Robert Duvall fez sobre o desempenho dele no filme. "Eles teriam feito um cabelo melhor" para seu personagem.



62)                   Na realidade, todos os atores que interpretaram os filhos de Marlon Brando ( Robert Duvall , John Cazale , James Caan e Al Pacino ) eram apenas entre seis e dezesseis anos mais novos que Brando, e o personagem de Caan, Santino, é suposto ser maior do que O personagem de Pacino, Michael. Caan e Pacino são na verdade da mesma idade, nascendo apenas um mês de intervalo em 1940.



63)                   O executivo da Paramount, Peter Bart, compraram os direitos do filme para “O Poderoso Chefão” de Mario Puzo antes mesmo de terminar. Ainda era apenas um esboço de 20 páginas.




64)                   Marlon Brando tinha apenas 47 anos quando fez Don Vito Corleone. Apesar da maquiagem pesada, alguns críticos sentiram que ele ainda parecia muito jovem para a personagem.  

  
65)                   Os atores judeus James Caan e Abe Vigoda retratam personagens italianos (Santino Corleone e Salvatore Tessio), enquanto o italiano Alex Rocco retrata um personagem judeu (Moe Greene).


         64) O filme foi ambientado e filmado em Nova York, em mais de 100    locais. Originalmente, todo o filme deveria ser filmado nos lotes atrasados ​​de Hollywood para economizar custos de produção. No entanto, o designer de produção, Dean Tavoularis, ameaçou adicionar duas histórias para cada edifício do lote para replicar a aparência da cidade de Nova York, e o estúdio caiu e permitiu disparar em Nova York.


66)                   O chefe do crime da Mafia, Joe Colombo, e sua organização, The Italian-American Civil Rights League, iniciaram uma campanha para impedir que o filme fosse feito. 



De acordo com Robert Evans em sua autobiografia, Colombo chamou sua casa e ameaçou ele e sua família. Paramount recebeu muitas cartas durante a pré-produção de italianos-americanos, incluindo políticos, criticando o filme como anti-italiano. Eles ameaçaram protestar e interromper a filmagem. O produtor Albert S. Ruddy se encontrou com Colombo, que exigiu que os termos "Mafia" e "Cosa Nostra" não fossem usados ​​no filme.Ruddy deu-lhes o direito de rever o script e fazer mudanças. 



Ele também concordou em contratar membros da Liga (leia: mafiosos) como extras e conselheiros. As cartas irritadas cessaram depois que este acordo foi feito. O proprietário da Paramount, Charlie Bluhdorn, leu sobre o acordo no The New York Times e ficou tão indignado que ele demitiu a Ruddy e encerrou a produção, mas Evans convenceu Bluhdorn de que o acordo foi benéfico para o filme e Ruddy foi contratado novamente.


67)                   Mario Puzo se modelou o personagem de Don Vito Corleone nos chefes da Máfia de Nova York Joe Profaci e Vito Genovese. Muitos dos eventos em seu livro são baseados em incidentes reais que ocorreram nas vidas de Profaci, Genovese e suas famílias. Puzo baseou a personalidade de Don Vito em sua própria mãe. Mario Puzo deu ao filho mais velho de Vito o apelido de "Sonny" após o apelido dado ao filho de Al Capone . As semelhanças terminam aí. Sonny Capone não entrou no negócio de seu pai.



68)                   Paramount estava em graves problemas financeiros no início da década de 1970 e realmente precisava de um grande sucesso. Eles especificamente pediram a Francis Ford Coppola para tornar o filme mais explicitamente violento.



69)                   Marlon Brando baseou parte de sua atuação em Al Lettieri , que toca Sollozzo. Enquanto se preparava para On the Waterfront (1954), Brando tornou-se amigo de Lettieri, cujo parente era um Mafioso na vida real. Brando e Lettieri mais tarde co-estrelaram na Noite do Dia seguinte (1969). Lettieri também ajudou Brando a se preparar para o papel de seu Padrinho, trazendo-o para a casa de seu parente para um jantar em família.



70)                   A cena de abertura do filme, um zoom de três minutos de Amerigo Bonasera e Don Corleone, foi alcançada com uma lente de zoom controlada por computador, que antes havia sido usada em Silent Running (1972).



71)                   A ideia original da Paramount era fazer deste um filme de gângster de baixo orçamento definido no presente, em vez de uma peça de período definida nas décadas de 1940 e 1950. Francis Ford Coppola rejeitou o roteiro original de Mario Puzo com base nessa idéia.





Martin Sheen e Dean Stockwell fizeram teste para o papel de Michael Corleone. O vencedor do Oscar, Rod Steiger, fez campanha para o papel de Michael, apesar de ter sido muito velho para a papel. 




Warren Beatty , Jack Nicholson e Dustin Hoffman se ofereceram para fazer o papel de Michael Corleone, mas todos foram recusados. (Beatty ofereceu-se para dirigir e produzir tarefas.) outros atores queriam fazer o papel de Michael, Alain Delon e Burt Reynolds foram rejeitados por Francis Ford Coppola . O chefe de produção da Paramount, Robert Evans, queria que Robert Redford fizesse o papel, mas Coppola disseque ele tinha uma aparência de um WASP. 



Evans explicou que Redford poderia ajustar o papel como ele poderia ser percebido como "italiano do norte". Evans finalmente perdeu a luta pelo ator que ele ridicularizou como "The Midget". O irlandês-americano Ryan O'Neal tornou-se o corredor da frente para a peça, embora eventualmente tenha sido transferido para James Caan .Antes de ser lançado como Michael, Al Pacino estava empenhado em estrelar The Gang That Could Not Shoot Straight (1971). 



Coppola, em uma entrevista de 2003 "Cigar Aficionado", disse que a Paramount assumiu a escolha de A Pacino. A aintipatia com Al Pacino no papel da Paramount, particularmente Evans, se opôs firmemente ao lançamento de Pacino, que fez mal os testes de tela, até que eles viram seu excelente desempenho em The Panic in Needle Park (1971). 



Caan voltou ao seu papel original de Sonny quando Pacino chegou a bordo. Robert De Niro testou os papéis de Michael e Sonny e quase foi lançado como Carlo, antes de ser lançado como Paulie. 



Então, De Niro recebeu o antigo papel de Pacino em "Gang". Com a benção de Coppola, De Niro recuou para tomar parte. Isso, por sua vez, permitiu que De Niro estrelasse como um jovem Vito na sequência que lhe ganhou um Oscar e fez sua carreira.


James Caan realmente envolveu com vários personagens desonestos, a fim de compreender melhor o estilo de vida do submundo.



Francis Ford Coppola não se importou com a cena do cavalo no filme, mas reconheceu que era muito icônico para excluir.



John Cazale , que interpreta Fredo, apareceu em 5 longas-metragens; Todos foram indicados para Melhor Imagem.


72)                   Apesar do faturamento principal, o tempo total de tela de Marlon Brando no filme é de menos de uma hora. Isso é menos de um terço do tempo do filme.




73)                   A única cena que Marlon Brando compartilhou com Diane Keaton no filme foi a cena com a foto de família tirada no casamento de Connie.



74)                   James Caan e Al Pacino eram apenas dez anos mais novos que Morgana King , que interpreta sua mãe. John Cazale era apenas cinco anos mais novo.



75)                   Enquanto Sonny está dirigindo sozinho em seu carro, ele escuta a transmissão de rádio de Russ Hodges, em 3 de outubro de 1951, que chama o playoff dos Dodgers-Giants, uma meia entrada antes do "Shot Heard 'Round the World" de Bobby Thomson.


76)                   James Caan estava com raiva de que as cenas que dariam mais profundidade a Sonny (como sua reação ao tiroteio de seu pai) foram cortadas do filme. Ele enfrentou Robert Evans na estréia e gritou para ele, "Ei, você cortou toda a minha parte". Caan afirmou que quarenta e cinco minutos de seu personagem foram cortados.



77)                   Frankie Avalon e Vic Damone , cantores estabelecidos e experientes, audicionaram o papel de Johnny Fontane. Francis Ford Coppola ficou muito impressionado com Damone e deu o papel dele, mas Al Martino foi lançado pelos produtores e usou suas conexões com o crime organizado para garantir que ele mantivesse a parte. Ironicamente, Fontane canta "I Have But One Heart", que foi a primeira música de Damone.


78)                   Embora a fotografia escura de Gordon Willis tenha sido copiada por muitos outros filmes, quando o filme desenvolvido voltou do laboratório, os executivos da Paramount achavam que o olhar era um erro. Eles pediram uma aparência diferente, mas Willis e o diretor Francis Ford Coppola recusaram.


79)                   O filme faz uso de uma variedade de palavras italianas: Paulie diz "sfortunato", que significa "cara desafortunado". Michael explica que Tom é um "consigliere" ou um conselheiro. Vito chama Johnny Fontane de "finocchio", um termo ofensivo para um homossexual. Sonny refere-se a Paulie como um "estronzo", um termo equivalente ao "asshole". Carlo e Connie dizem "vaffangulo" durante a luta, o que significa "foda-se". Don Zaluchi diz que a venda de drogas para crianças é uma "infâmia" ou uma infâmia. Tanto o Don Corleones usa a palavra "pezzonovante", que significa "calibre .90", ou com mais precisão um idioma que significa "grande tiro".


80)                   A alta administração da Paramount, insatisfeita com as primeiras juntas, considerou a substituição de Francis Ford Coppola por Elia Kazan , com a esperança de que Kazan pudesse trabalhar com o notoriamente difícil Marlon Brando . Brando anunciou que abandonaria o filme se Coppola fosse demitida, e o estúdio recuou. Paramount Brass, aparentemente, não sabia do desânimo de Brando com Kazan sobre o seu testemunho perante o Comitê de Atividades Não-Americanas Do congresso americano de 1950. (Sindicato de ladrões)(1954).


81)                   As fitas do uniforme do Corpo de fuzileiros navais de Michael Corleone são a Estrela da Prata, a Medalha da Marinha e do Corpo de Marinha e o Coração Púrpura na primeira fila e a Medalha da Campanha Ásia / Pacífico com uma estrela de serviço e uma ponta de flecha, o Europeu / Africano / Médio Medalha da Campanha Oriental com uma estrela de serviço e a Medalha de Vitória da Segunda Guerra Mundial na linha inferior. Em O Poderoso Chefão (1974), no entanto, Michael diz a um comitê do Congresso que recebeu a Cruz da Marinha durante a guerra.


82)                   Marlon Brando queria substituir Al Martino , pois achava que a atuação do cantor era de madeira.



89) Há um rumor de que Burt Reynolds foi originalmente indicado como Sonny Corleone, mas Marlon Brando não atuou com ele, considerando-o mais uma estrela de TV.


90) Tanto Marlon Brando quanto James Caan tiveram que usar elevadores para o filme.


91)Existem aproximadamente 61 cenas no filme que apresentam pessoas comendo / bebendo, ou apenas comida.


92) O encontro entre os chefes do Mafioso foi filmado na sala de reuniões da Penn-Central Railroad. Isso explica o mural do trem visto atrás de Don Barzini (Richard Conte).


93) Quando Sonny bate em Carlo, um caminhão no fundo e uma caixa de madeira na calçada estão estrategicamente colocados para esconder objetos anacrônicos em segundo plano.


94) Em um momento durante a filmagem, o chefe de produção da Paramount, Robert Evans,sentiu que o filme tinha pouca ação e considerou a contratação de um diretor de ação para terminar o trabalho. Para satisfazer Evans, Francis Ford Coppola e seu filho, Gian-Carlo Coppola, desenvolveram a cena em que Connie e Carlo tiveram sua longa luta.Como resultado, Evans ficou satisfeito o suficiente para deixar a Coppola terminar o filme.


95) O personagem do Chefe de Hollywood, Jack Woltz, foi modelado segundo o chefe da Warner Bros., Jack L. Warner . Sua personalidade foi baseada no chefe da MGM, Louis B. Mayer , que era um grande aficionado de corrida e possuía um estábulo de corrida. Mayer abandonou o esporte, alegadamente depois de seu genro, William Goetz , que era seu parceiro no estábulo, se envolveu com a máfia e fixou uma corrida. O cavalo de Mayer era o favorito para vencer.


96) Mia Farrow fez um teste de tela para fazer Connie.


97) As celebrações de casamento de abertura foram filmadas durante um período de uma semana e empregaram mais de 750 extras.


98) Tommy Lee Jones foi considerado para o papel de Michael Corleone.


99) Ernest Borgnine , Edward G. Robinson , Orson Welles , Danny Thomas , Richard Conte ,Anthony Quinn , Don Ameche e George C. Scott foram considerados pela Paramount Pictures para o papel de Vito Corleone. Burt Lancaster queria o papel, mas nunca foi considerado. Quando a Paramount considerou o produtor italiano Carlo Ponti , o diretor Francis Ford Coppola se opôs, já que Vito vivia na América desde a infância e, portanto, não falava com o sotaque italiano de Ponti.


100) Originalmente, Francis Ford Coppola estava contra a direção do filme, pois ele sentiu que ele glorificava a máfia e a violência, e isso refletiria mal sua herança italiana-siciliana. No entanto, ele tomou o trabalho com entusiasmo, uma vez que pensou em fazer dele uma alegoria do capitalismo americano.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog