METROPOLIS




1)   Metropolis (Metropolis) é um filme alemão de ficção científica lançado em 1927, dirigido pelo cineasta austríaco Fritz Lang.


2)   Foi, na época, a mais cara produção até então filmada na Europa, e é considerado por especialistas um dos grandes expoentes do expressionismo alemão e também foi uma obra-prima à frente do seu tempo, já que pode se dizer que continua atual.


3)   O roteiro, baseado em romance de Thea von Harbou, foi escrito por ela, em parceria com Lang. 


4)   Em 2008 foram reencontrados, na Argentina, 30 minutos de metragem deste clássico.


5)   Tal parte foi restaurada e acrescentada à versão conhecida.


6)   Na Berlinale 2010, o filme teve 83 anos depois, a sua segunda estreia mundial.


7)   Elenco: Alfred Abel…Joh Fredersen (magnata); Brigitte Helm…Maria (líder dos trabalhadores) e Andróide/Maschinenmensch (criação de C.A.Rotwang); Gustav Fröhlich - Freder (filho de Fredersen); Rudolf Klein-Rogge - C.A.Rotwang (inventor); Theodor Loos - Josaphat (assessor de Fredersen); Fritz Rasp - Homem Magro (empregado de Fredersen); Erwin Biswanger - Georgy (trabalhador nº 11811); Heinrich George; Hanns Leo Reich; Heinrich Gotho - Mestre de Cerimônias.


8)   A obra recebeu diversas influências artísticas e, a seu turno, influenciou outras obras.


9)   A composição da torre de Metropolis foi inspirada na obra "Torre de Babel" do pintor flamengo Pieter Brueghel, do século XVI.


10)                     Diversos filmes de ficção-científica utilizaram como inspiração a torre de Metropolis, como por exemplo "Buck Rogers in the 25th Century" (1979).


11)                     máscara da ginoide foi inspirada nos trabalhos dos escultores Oscar Schelmmer e Rudolf Belling.


12)                     Kraftwerk, uma banda de música eletrônica alemã, prestou homenagem ao filme com uma música com o mesmo título, no álbum "Die Mensch-Maschine" (1978).




13)                     Madonna inspirou-se no filme para fazer o videoclipe de "Express Yourself" (1989).


14)                     A banda britânica Queen baseou-se no filme para criar o clipe de "Radio Ga Ga" (1984).


15)                     A história em quadrinhos do Superman teve uma edição especial onde o universo do filme foi adaptado ao do personagem.


16)                     O androide C-3PO da saga de filmes de George Lucas, "Star Wars" teve o seu visual inspirado pela ginoide.


17)                     O filme incluiu mais de 37 mil extras, incluindo 25 mil homens, 11 mil mulheres, 1.100 homens carecas, 750 crianças, 100 pessoas de pele escura e 25 asiáticos. Foram necessários 310 dias de filmagens.


18)                     Muito para o desânimo de Fritz Lang, Adolf Hitler e Joseph Goebbels foram grandes fãs do filme. Goebbels se encontrou com Lang e disse-lhe que poderia ser feito um Aryan honorário apesar do seu passado judaico. Goebbels disse-lhe "Sr. Lang, nós decidimos quem é judeu e quem não é". Lang foi para Paris naquela noite.


19)                     O desemprego e a inflação foram tão ruins na Alemanha no momento em que os produtores não tiveram problemas para encontrar 500 crianças desnutridas para filmar as sequências de inundação.


20)                     Foi tão influente nos criadores de Superman Jerry Siegel e Joe Shuster que eles chamaram a cidade de seu personagem depois disso.


21)                     Durante décadas, tudo o que sobreviveu a "Metropolis" foi um negativo original incompleto e cópias de cópias de lançamento reduzidas e reeditadas; Mais de um quarto do filme foi acreditado perdido. No entanto, em julho de 2008, a ZEITmagazin da Alemanha relatou a descoberta no Museu do Cine de Buenos Aires, Pablo Ducrós Hicken, pelo historiador e colecionador do filme, Fernando Martín Peña, de uma cópia negativa de dupe de 16mm da impressão original de 35mm de exportação completa, que havia sido enviada Para a Argentina em 1928. 

Examinando os carretéis em Buenos Aires, os peritos do cinema perceberam que continham quase todas as seqüências em falta (cerca de 25 minutos de metragem). Além disso, em outubro de 2008, foi anunciado que outra cópia inicial no formato obsoleta de 9,5 mm tinha sido realizada na biblioteca de filmes da Universidade do Chile. Ainda é desconhecido se isso contenha outras imagens visíveis. Após quase 80 anos, o filme está praticamente completo, excluindo seções como a luta de Joh Fredersen com Rotwang.


22)                     O traje robótico de Brigitte Helm era extremamente desconfortável de usar. Helm sofreu muito debaixo dele, enquanto ele cortava e machucava ela, embora Fritz Lang insistiu que ela tinha que usá-la.


23)                     O filme se passa em 2026.


24)                     Ajustando pela inflação, o orçamento de Metropolis (5 Reichsmarks) custou cerca de US$ 200 milhões (junho de 2007).


25)                     Nenhum sistema de impressão óptica existia no momento, de modo a criar um efeito especal, um grande espelho foi colocado em um ângulo para refletir um pedaço de arte, enquanto imagens ao vivo eram projetadas no reverso. 

    Para expor as imagens projetadas, a prata na parte de trás do espelho teve que ser raspada em lugares estrategicamente apropriados. Um erro arruinaria todo o espelho. Isso foi feito para cada tomada separado que precisava ser composto desta maneira. Este procedimento foi desenvolvido por Eugen Schüfftan e é conhecido como o "Processo Schufftan".


26)                     As seqüências de múltiplas exposições não foram criadas em um laboratório, mas logo durante a filmagem no set. O filme foi rebocado na câmera e depois foi exposto imediatamente. Isso foi feito até 30 vezes.


27)                     O robô deste filme inspirou o olhar de C-3PO em Guerra nas Estrelas (1977).


28)                     Um conjunto de 78 registros contendo a música com uma introdução falada por Fritz Lang foi publicado, embora apenas um conhecido sobreviveu.


29)                     Sendo um dos filmes mais caros da época, custando cerca de 5.000.000 de marcos, esse filme quase levou UFA (Universum Film) à falência.


30)                     De pé no convés da SS Deutschland em 1924, no Porto de Nova York, com seu amigo produtor Erich Pommer, o diretor Fritz Lang encontrou grande inspiração nas torres neon-iluminadas de pedra e vidro. Esta imagem formaria o fundamento de Metrópolis (1927).


31)                     Não só Adolf Hitler, mas todo o círculo interno ficaram fascinados pelo filme e o consideraram como uma espécie de modelo social. Lang, é claro, era judeu, mas o Führer lhe ofereceu um passe por sua ingenuidade e visão, muito raro na Alemanha nazista. Ele fugiu para a América.


32)                     Fritz Lang disse que gostou de fazer o filme, mas não gostou muito depois que foi feito.


33)                     Este filme levou quase um ano e meio para ser feito.

34)                     Para a perseguição através dos telhados, Brigitte Helm e Rudolf Klein-Rogge realmente tiveram que escalar o topo dos conjuntos exteriores e correr nas tábuas a 8 metros acima do solo. No final dessa seqüência, Helm, sem um  dublê, teve que pular na corda presa aos sinos da catedral. Embora os colchões fossem colocados em caso de queda, a altura ainda tornaria o golpe perigoso. Ela pegou a primeira tentativa da corda, e então, lentamente, deslizou-a enquanto a campainha tocava dentro das paredes do conjunto.


35)                     A cena "inundação subterrânea" levou três semanas para ser feita, como Fritz Lang queria acabar com a cena. 

Isso teve um enorme impacto na saúde dos atores, pois ele também manteve a água a uma temperatura baixa constantemente.

36)                     Este foi o primeiro filme a ser registrado no "Memória do Registro Mundial" da UNESCO em 2001.


37)                     As tomadas da cidade - com carros, aviões e comboios elevados movendo-se - foram filmados usando fotografia stop-motion. 



Os carros foram modelados nos mais recentes táxis que dirigiam nas ruas de Berlim. 



Foram necessários meses para construir o modelo da cidade e vários dias para filmar as poucas sequências curtas. 



Os antecedentes da tomadas tinham sido escassamente iluminados para criar uma maior sensação de profundidade, mas o chefe do laboratório, que desenvolveu o próprio filme, decidiu que era um erro e iluminou os antecedentes, destruindo assim a sensação de perspectiva forçada.


38)                     A mão direita mecânica de um dos personagens foi mais tarde imitada no Dr. Fantástico (1964).


39)                     Alegadamente, um dos filmes favoritos de Adolf Hitler.


40)                     Fritz Lang queria 4.000 extras carecas para a seqüência da Torre de Babel, mas Erich Pommer só conseguiu  ncontrar 1.000 dispostos a raspar suas cabeças. 



Uma vez que a cena foi filmada na primavera, esses extras chegaram a sufocar sob o sol quente disparando os exteriores enquanto eles levavam pedras de suporte e troncos de árvores reais na paisagem. 



Alguns começaram a queimar-se nos cabelos escaldantes da longa tomada. 



Depois de filmar, Lang ordenou que a tomada atravessasse o multiplicador óptico para fazer 1000 extras parecerem os 4.000 que ele originalmente queria.


41)                     A versão restaurada de 2001 baseou-se em uma restauração digital em resolução de 2K a partir das melhores fontes disponíveis que se sabe que existem. 



A qualidade da imagem superou em muito o que foi visto desde a versão original do filme.


42)                     Com duas horas e meia de duração, o filme não pôde ser mostrado o suficiente em um dia para retornar o investimento da UFA. 



Como resultado, toda a empresa foi reestruturada, com um novo conselho de administração mais conservador. Apontados para a política marxista do filme, eles tiraram isso dos cinemas na primavera de 1927.


43)                     Para a explosão da máquina do coração, Fritz Lang se recusou a usar manequins como suporte para os trabalhadores que atuavam. 



Ele insistiu que ficaria assim, os extras deveriam ser enganchados aos cintos de e lançados através da fumaça, vapor e fogo. Para aliviar o humor antes da tomada, ele insistiu para que seu assistente, Gustav Puttscher, tentasse então o puxador quase para o topo do som e o deixou lá. Durante a filmagem, ele insistiu que os extras mostram dor, mesmo que não houvesse nenhum close-up. Felizmente para ele, eles já estavam com dor.


44)                     H.G. Wells chamou esse "filme bastante fofo".


45)                     Fritz Lang começou a filmar com atores diferente como Freder. 



Durante os primeiros dias da filmafem, no entanto, Thea von Harbou notou o bom aspecto de Gustav Fröhlich, um dos extras lançados como trabalhador. 



Quando as primeiras juntas com Freder se mostraram insatisfatórias, ela pediu que Lang deixasse seu ator original e lançasse Frohlich na cena.


46)                     Na novelização, o robô é descrito como uma mulher "de vidro e metal", e seu nome é Parody; 




As características de Maria são esculpidas em seu rosto pelo próprio Rotwang, usando Maria como um guia.


47)                     Para a versão dos EUA, a Paramount contratou o dramaturgo Channing Pollock para reescrever o filme em torno da filmagem de Fritz Lang. 



Ele criou uma história inteiramente nova que culpou toda a ação em um empregado ganancioso e identificou muitos dos trabalhadores revoltantes como robôs sem alma. 



Para o lançamento do filme nos EUA, a Paramount substituiu o logotipo da UFA por seus próprios e resgatou os créditos. Lang se recusou a ver esta versão.


48)                     O último corte do filme, incorporando o material extra da impressão argentina, estreou no Festival da Berlinale em Berlim em 12 de fevereiro de 2010. 



Utiliza o resultado original da Gottfried Huppertz.


49)                     Quando Rotwang mostra Fredersen o robô, é Brigitte Helm, não um intérprete, dentro da fantasia do robô.


50)                     O pesadelo em que os trabalhadores são alimentados a Moloch foi filmado no meio do inverno. 



Apesar das luzes e vários aquecedores, o estúdio era extremamente frio, uma dificuldade especial para os extras, a maioria deles homens desempregados, que tinham que andar nua na boca do deus. 

Fritz Lang levou tantos dias filmando a sequência em que seus assistentes temiam que os extras se rebelassem. 



Finalmente, Erich Pommer chegou ao set e informou o diretor de que já tinha mais do que suficiente filmagem e precisava parar.


51)                     O filme atraiu fortemente fontes bíblicas para vários dos seus conjuntos-chave. 



Durante sua primeira conversa com os trabalhadores, Maria usa a história da Torre de Babel para destacar a discórdia entre os intelectuais e os trabalhadores. 



Além disso, um Frederico delirante imagina a falsa-Maria como a Meretriz da Babilônia, montada na parte de trás de um dragão de muitas cabeças. 



Além disso, o nome do clube de Yoshiwara alude ao famoso distrito de luz vermelha de Tóquio.


52)                     Foi escolhido pela revista Premiere como um dos "100 filmes que provocaram o mundo" na edição de outubro de 1998. 



A lista classificou os mais "filmes ousados ​​já feitos".


53)                     Mais de 25 mil extras foram envolvidos na fabricação do filme.


54)                     Fritz Lang insistiu que Brigitte Helm deveria usar a fantasia do robô em vez de um dublê de robô. 



Durante a cena de transformação, Helm realmente desmaiou, enquanto a tomada demorava tanto e não conseguia obter ar suficiente na roupa restritiva.


55)                     Brigitte Helm lembrou suas experiências de filmagem no filme em uma entrevista contemporânea, dizendo que "as tomadas noturnas duraram três semanas, e mesmo que eles 



    conduzissem aos maiores momentos dramáticos - mesmo se seguíssemos as instruções de Fritz Lang como se estivessem em transe, Entusiasmados e enamorados ao mesmo tempo - não consigo esquecer a incrível tensão que nos colocaram. 



O trabalho não foi fácil e a autenticidade no retrato acabou testando nossos nervos de vez em quando. 



Por exemplo, T se diverte quando Grot me arrasta pelos cabelos, para me queimar na fogueira. 




Uma vez que até desmaiei: durante a cena de transformação, Maria, como o andróide, está presa em uma espécie de armamento de madeira e porque a tomada levou a um desmaio, não recebi ar suficiente ".


56)                     O escritor David Foster Wallace queria fazer um filme de Fritz Lang dirigindo este filme a capa de sua novela mais famosa: "Infinite Jest". 



Provavelmente devido ao quão duro o diretor estava em seu elenco e equipe, colocando-os através de uma tomada fisicamente extenuante. 



     Isso foi acompanhado de temas na novela, em que "Metropolis" é mencionado várias vezes. Wallace teve negada a permissão para fazê-lo, como os editores temiam que seu livro de onze centenas de páginas fosse bastante difícil de comercializar. 

O livro passou a ser um best-seller, e Wallace permaneceu amargo sobre a capa.


57)                     A UFA precisava de ajuda financeira da Famous Players e da Metro-Goldwyn até quatro milhões de dólares para completar o filme mais elaborado e extravagante da história européia.


58)                     A UFA nunca recuperou seu investimento no filme.


59)                     Uma das principais mudanças que Giorgio Moroder fez em sua versão de 1984 do filme foi mudar os intertítulos para legendas para acelerar o ritmo.


60)                     A cena em que dançarinos escassamente vestidos e patronos de discotecas derramam nas ruas foram filmados em uma noite de primavera fria. 



Estava tão frio que, para evitar que os extras se rebelassem, Fritz Lang mandou frascos de conhaque para eles. 



Quando isso acabou, o ator Alfred Abel ofereceu o casaco a uma das dançarinas.


61)                     Em dificuldades financeiras, o empresário Alfred Hunberg assumiu o comando do estúdio. 



Ele cortou o filme ainda mais para remover qualquer material marxista e religioso.


62)                     Em outubro de 1984, ocorreu a estréia mundial de som digital em um cinema em filme, usando a versão gravada digitalmente da Metropolis de Moroder. 



Orquestrado por John Allen de High Performance Stereo, o evento ocorreu no Magestic Century Plaza Theatre em Los Angeles e foi um evento de convite apenas composto por algumas centenas de profissionais de som na indústria.


63)                     Uma vez que a tecnologia de colocar som digital no filme não existia no momento, o áudio discreto de 5 faixas foi gravado em um gravador de fita digital industrial Sony 3324 e sincronizado com a imagem.


64)                     O sistema de som usado para apresentar este evento histórico era o sistema HPS-4000 de John Allen e tinha o poder acústico igual a 10 Orquestras Sinfônicas.


65)                     Este filme foi usado no British Rock Band, Queen's Music Video para "Radio Ga Ga".


66)                      À medida que os custos de produção levaram a UFA à falência, o estúdio assinou um acordo com a Paramount Pictures e a MGM que criaram a Parafumet para lançar os filmes dos dois estúdios dos EUA na Alemanha.


67)                     Também deu aos direitos de distribuição dos estúdios nos Estados Unidos e outros territórios os filmes da UFA e o direito de alterar esses filmes como eles considerassem oportuno.


68)                     Parafumet cortou a imagem para cerca de 115 minutos, excisando a busca do Thin Man por Freder e Josaphat e grande parte da história sobre a rivalidade romântica do Rotwang com Fredersen.


69)                     Fritz Lang freqüentemente exigia numerosos re-takes, e levou dois dias para filmar em uma cena simples onde Freder cai aos pés de Maria; 



Quando Lang ficou satisfeito com a filmagem que ele havia feito, o ator Gustav Fröhlich descobriu que ele mal podia suportar.


70)                     A música de Gottfried Huppertz tinha desempenhado um papel proeminente durante a produção do filme. 



Às vezes, o compositor tocava piano no set para informar as performances dos atores.


71)                     Quando Fritz Lang visitou os EUA, em 1924 para a estréia de Os Nibelungos - A Morte de Siegfried (1924), ele teve sua inspiração inicial para "Metropolis" quando viu o horizonte de Nova York. Ele encarregou sua esposa, Thea von Harbou, de escrever a novela, e eles mais tarde colaboraram no roteiro.


72)                     Todas as exposições múltiplas foram feitas na câmera, com o filme rebobinado e re-exposto. Para algumas cenas, isso exigiu até 30 exposições diferentes.




73)                      Em janeiro de 1926, os executivos da UFA reuniram-se para determinar o que fazer com relação à produção cada vez mais onerosa, que não parecia estar perto da conclusão. Eles consideraram puxar o plugue, mas resolviam disparar Erich Pommer de sua posição como chefe do estúdio. Ele continuou interferindo na produção até abril, quando ele partiu para um trabalho na Paramount Pictures nos EUA.


74)                     Para criar emoção para o filme, a novela original foi serializada na popular revista alemã Illustriertes Blatt no mês anterior ao lançamento do filme.


75)                     O especialista em efeitos Eugen Schüfftan criou efeitos visuais pioneiros para a Metropolis. Entre os efeitos utilizados estão as miniaturas da cidade, uma câmera em um balanço, e mais notavelmente, o processo Schüfftan, no qual os espelhos são usados ​​para criar a ilusão de que os atores estão ocupando conjuntos de miniaturas.


76)                     Esta nova técnica foi vista novamente apenas dois anos depois em Chantagem e Confissão (1929).


77)                     Na estréia do filme em Berlim em 10 de janeiro de 1927, a platéia explodiu em algumas das cenas mais espetaculares.


78)                     Em uma entrevista, Fritz Lang informou que "O filme nasceu desde a primeira vista dos arranha-céus em Nova York em outubro de 1924". Ele visitou Nova York pela primeira vez e observou: "Olhei para as ruas - as luzes brilhantes e os edifícios altos - e lá eu concebi Metrópolis (1927)". 



Descrevendo suas primeiras impressões da cidade, Lang disse que "os prédios pareciam ser uma vela vertical, cintilante e muito leve, um cenário luxuoso, suspenso no céu escuro para deslumbrar, distrair e hipnotizar". Ele acrescentou: "A visão de Neuyork [sic] sozinha deve ser suficiente para transformar este farol de beleza no centro de um filme".


79)                     Gottfried Huppertz inspirou-se em Richard Wagner e Richard Strauss e combinou uma voz orquestral clássica com toques moderados e modernistas para retratar a enorme cidade industrial de trabalhadores do filme.


80)                     O propagandista nazista Joseph Goebbels ficou impressionado com a mensagem de justiça social do filme. Em um discurso de 1928, ele declarou que "a burguesia política está prestes a deixar o palco da história. Em seu lugar, avance os produtores oprimidos da cabeça e da mão, as forças do trabalho, para começar sua missão histórica".


81)                     Incluído entre os "1001 Filmes que você deve ver antes de morrer", editado por Steven Jay Schneider.


82)                     Em algumas versões internacionais, nos créditos, Heinrich George é confundido com Fritz Rasp.


83)                     Os direitos autorais americanos caducaram em 1953, o que eventualmente levou a uma proliferação de versões sendo lançadas em vídeo.


84)                     Juntamente com outras obras feitas no estrangeiro, os direitos autorais dos EUA do filme foram restaurados em 1996, mas a constitucionalidade desta extensão de direitos autorais foi desafiada em Golan v. Gonzales e, como Golan v. Holder, decidiu que "nos Estados Unidos. O corpo da lei inclui o princípio do fundamento que funciona no domínio público permanecer no domínio público. A remoção de obras do domínio público violou os interesses investidos da Primeira Emenda. Isso só se aplicava aos direitos das chamadas partes de confiança, ou seja, as partes que anteriormente se basearam no status de domínio público de obras restauradas.


85)                     O caso foi anulado em apelação pelo Supremo Tribunal dos EUA em 18 de janeiro de 2012. Isso teve o efeito de restaurar os direitos autorais no trabalho a partir de 1º de janeiro de 1996. De acordo com a atual lei de direitos autorais dos EUA, ele Permanece protegido por direitos autorais até 1º de janeiro de 2023.


86)                     Em certas versões do filme, Fritz Rasp é creditado como 'Slim', não o Thin Man.


87)                     A UFA convidou vários representantes de revistas comerciais e vários críticos de cinema para ver o filme como parte de sua campanha de promoção.


88)                     A pontuação foi redigida para o lançamento de 2001 do filme com Berndt Heller conduzindo o Rundfunksinfonieorchester Saarbrücken.


89)                     Prelúdio tem 60 minutos.


90)                     Selecionado pelo Vaticano na categoria "arte" de sua lista de 45 "ótimos filmes".


91)                     A fim de criar a fantasia do robô, um elenco de gesso foi retirado do corpo de Brigitte Helm. O elenco foi então copiado em massa de madeira (que foi recém descoberto no momento) e foi então pulverizado para que paresse metálico.


92)                     O filme está incluído na lista "Great Movies" de Roger Ebert.


93)                     Na versão inglesa do filme, todas as referências para o personagem de Hel foram descartadas, porque seu nome se parecia muito com a palavra inglesa "Hell". Isso, no entanto, eliminou o motivo original de Rotwang para criar o Machine Man.


94)                     Brigitte Helm disse em uma entrevista contemporânea que a quantidade de pressão que Fritz Lang colocou sobre eles era imensa.


95)                     As tomadas levaram um ano, e algumas das demandas que eles enfrentaram de seu diretor colocaram pressão sobre sua saúde física. Durante a cena em que a falsa Maria é queimada na estaca, Lang instruiu o ator interpretando Grot para agarrar e arrastar Brigitte Helm pelo cabelo (o que ele mostra para fazer). De acordo com muitas fontes, o vestido de Helm ficou apinhado durante a mesma cena, já que Lang freqüentemente exigia numerosas repetições.


96)                     Fritz Lang insistiu em usar o fogo real para a cena climática em que a falsa Maria é queimada na fogueira, o que resultou no vestido de Brigitte Helm.


97)                     Fritz Lang ordenou que os extras se jogassem em direção a potentes jatos de água ao filmar a inundação da cidade dos trabalhadores.


98)                     Quando Freder e Josaphat estão descendo na cidade do mineiro, Freder está descalço. Quando eles estão levando as crianças pela escada, ele tem sapatos novamente.


99)                     A alavanca na máquina do coração puxada pela falsa Maria para destruí-la está apontando para cima e para baixo entre as tomadas.


100)               Metrópolis é um filme para se apaixonar. Grandioso em cenários, tecnicamente ousado e vanguardista — destaque para a direção de arte, fotografia e montagem –, com uma trilha sonora sinfônica cujos temas são o corpo do filme, e uma direção absolutamente precisa, o longa se tornou um marco da ficção científica e influência direta ou indireta para inúmeros filmes do gênero, robôs das mais diversas categorias e distopias urbanas. Uma espantosa e inesquecível obra-prima atemporal e imortal do cinema.








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