METROPOLIS
1)
Metropolis (Metropolis) é um filme alemão de ficção científica lançado em 1927, dirigido pelo
cineasta austríaco Fritz Lang.
2)
Foi, na época, a mais cara produção até então filmada
na Europa, e é considerado por
especialistas um dos grandes expoentes do expressionismo alemão e também foi uma
obra-prima à frente do seu tempo, já que pode se dizer que continua atual.
5)
Tal parte foi restaurada e acrescentada à versão conhecida.
7) Elenco: Alfred Abel…Joh Fredersen (magnata); Brigitte Helm…Maria (líder dos trabalhadores)
e Andróide/Maschinenmensch (criação de C.A.Rotwang); Gustav Fröhlich - Freder (filho de
Fredersen); Rudolf Klein-Rogge -
C.A.Rotwang (inventor); Theodor Loos - Josaphat (assessor de Fredersen); Fritz Rasp - Homem Magro (empregado de
Fredersen); Erwin Biswanger - Georgy (trabalhador nº 11811); Heinrich George; Hanns Leo Reich; Heinrich Gotho - Mestre de Cerimônias.
8)
A obra recebeu diversas influências artísticas e, a seu
turno, influenciou outras obras.
9) A composição da torre de
Metropolis foi inspirada na obra "Torre de Babel" do pintor flamengo Pieter Brueghel, do século XVI.
10)
Diversos filmes de
ficção-científica utilizaram como inspiração a torre de Metropolis, como por exemplo
"Buck Rogers in the 25th
Century" (1979).
11)
A máscara da ginoide foi
inspirada nos trabalhos dos escultores Oscar Schelmmer e Rudolf
Belling.
12)
Kraftwerk,
uma banda de música eletrônica alemã, prestou
homenagem ao filme com uma música com o mesmo título, no álbum "Die Mensch-Maschine"
(1978).
13)
Madonna inspirou-se
no filme para fazer o videoclipe de "Express Yourself" (1989).
14)
A banda
britânica Queen baseou-se
no filme para criar o clipe de "Radio Ga Ga" (1984).
15)
A história em
quadrinhos do Superman teve uma edição especial onde o universo do
filme foi adaptado ao do personagem.
16)
O androide C-3PO da saga de
filmes de George Lucas, "Star Wars" teve o seu visual inspirado
pela ginoide.
17)
O filme incluiu mais de 37 mil
extras, incluindo 25 mil homens, 11 mil mulheres, 1.100 homens carecas, 750
crianças, 100 pessoas de pele escura e 25 asiáticos. Foram necessários 310 dias
de filmagens.
18)
Muito para o desânimo de Fritz
Lang, Adolf Hitler e Joseph Goebbels foram grandes fãs do filme. Goebbels se
encontrou com Lang e disse-lhe que poderia ser feito um Aryan honorário apesar
do seu passado judaico. Goebbels disse-lhe "Sr. Lang, nós decidimos quem é
judeu e quem não é". Lang foi para Paris naquela noite.
19)
O desemprego e a inflação foram
tão ruins na Alemanha no momento em que os produtores não tiveram problemas
para encontrar 500 crianças desnutridas para filmar as sequências de inundação.
20)
Foi tão influente nos criadores
de Superman Jerry Siegel e Joe Shuster que eles chamaram a cidade de seu
personagem depois disso.
21)
Durante décadas, tudo o que
sobreviveu a "Metropolis" foi um negativo original incompleto e
cópias de cópias de lançamento reduzidas e reeditadas; Mais de um quarto do
filme foi acreditado perdido. No entanto, em julho de 2008, a ZEITmagazin da
Alemanha relatou a descoberta no Museu do Cine de Buenos Aires, Pablo Ducrós
Hicken, pelo historiador e colecionador do filme, Fernando Martín Peña, de uma
cópia negativa de dupe de 16mm da impressão original de 35mm de exportação
completa, que havia sido enviada Para a Argentina em 1928.
Examinando os carretéis
em Buenos Aires, os peritos do cinema perceberam que continham quase todas as
seqüências em falta (cerca de 25 minutos de metragem). Além disso, em outubro
de 2008, foi anunciado que outra cópia inicial no formato obsoleta de 9,5 mm
tinha sido realizada na biblioteca de filmes da Universidade do Chile. Ainda é
desconhecido se isso contenha outras imagens visíveis. Após quase 80 anos, o
filme está praticamente completo, excluindo seções como a luta de Joh Fredersen
com Rotwang.
22)
O traje robótico de Brigitte Helm
era extremamente desconfortável de usar. Helm sofreu muito debaixo dele,
enquanto ele cortava e machucava ela, embora Fritz Lang insistiu que ela tinha
que usá-la.
23)
O filme se passa em 2026.
24)
Ajustando pela inflação, o
orçamento de Metropolis (5 Reichsmarks) custou cerca de US$ 200 milhões (junho
de 2007).
25)
Nenhum sistema de impressão
óptica existia no momento, de modo a criar um efeito especal, um grande espelho
foi colocado em um ângulo para refletir um pedaço de arte, enquanto imagens ao
vivo eram projetadas no reverso.
Para expor as imagens projetadas, a prata na
parte de trás do espelho teve que ser raspada em lugares estrategicamente
apropriados. Um erro arruinaria todo o espelho. Isso foi feito para cada tomada
separado que precisava ser composto desta maneira. Este procedimento foi
desenvolvido por Eugen Schüfftan e é conhecido como o "Processo
Schufftan".
26)
As seqüências de múltiplas
exposições não foram criadas em um laboratório, mas logo durante a filmagem no
set. O filme foi rebocado na câmera e depois foi exposto imediatamente. Isso
foi feito até 30 vezes.
27)
O robô deste filme inspirou o
olhar de C-3PO em Guerra nas Estrelas (1977).
28)
Um conjunto de 78 registros
contendo a música com uma introdução falada por Fritz Lang foi publicado,
embora apenas um conhecido sobreviveu.
29)
Sendo um dos filmes mais caros da
época, custando cerca de 5.000.000 de marcos, esse filme quase levou UFA
(Universum Film) à falência.
30)
De pé no convés da SS Deutschland
em 1924, no Porto de Nova York, com seu amigo produtor Erich Pommer, o diretor
Fritz Lang encontrou grande inspiração nas torres neon-iluminadas de pedra e
vidro. Esta imagem formaria o fundamento de Metrópolis (1927).
31)
Não só Adolf Hitler, mas todo o
círculo interno ficaram fascinados pelo filme e o consideraram como uma espécie
de modelo social. Lang, é claro, era judeu, mas o Führer lhe ofereceu um passe
por sua ingenuidade e visão, muito raro na Alemanha nazista. Ele fugiu para a
América.
32)
Fritz Lang disse que gostou de
fazer o filme, mas não gostou muito depois que foi feito.
33)
Este filme levou quase um ano e
meio para ser feito.
34)
Para a perseguição através dos
telhados, Brigitte Helm e Rudolf Klein-Rogge realmente tiveram que escalar o
topo dos conjuntos exteriores e correr nas tábuas a 8 metros acima do solo. No
final dessa seqüência, Helm, sem um dublê, teve que pular na corda presa aos sinos
da catedral. Embora os colchões fossem colocados em caso de queda, a altura
ainda tornaria o golpe perigoso. Ela pegou a primeira tentativa da corda, e então,
lentamente, deslizou-a enquanto a campainha tocava dentro das paredes do
conjunto.
35)
A cena "inundação
subterrânea" levou três semanas para ser feita, como Fritz Lang queria
acabar com a cena.
Isso teve um enorme impacto na saúde dos atores, pois ele também
manteve a água a uma temperatura baixa constantemente.
36)
Este foi o primeiro filme a ser
registrado no "Memória do Registro Mundial" da UNESCO em 2001.
37)
As tomadas da cidade - com
carros, aviões e comboios elevados movendo-se - foram filmados usando fotografia
stop-motion.
Os carros foram modelados nos mais recentes táxis que dirigiam nas
ruas de Berlim.
Foram necessários meses para construir o modelo da cidade e
vários dias para filmar as poucas sequências curtas.
Os antecedentes da tomadas
tinham sido escassamente iluminados para criar uma maior sensação de
profundidade, mas o chefe do laboratório, que desenvolveu o próprio filme,
decidiu que era um erro e iluminou os antecedentes, destruindo assim a sensação
de perspectiva forçada.
38)
A mão direita mecânica de um dos
personagens foi mais tarde imitada no Dr. Fantástico (1964).
39)
Alegadamente, um dos filmes
favoritos de Adolf Hitler.
40)
Fritz Lang queria 4.000 extras
carecas para a seqüência da Torre de Babel, mas Erich Pommer só conseguiu ncontrar 1.000 dispostos a raspar suas
cabeças.
Uma vez que a cena foi filmada na primavera, esses extras chegaram a
sufocar sob o sol quente disparando os exteriores enquanto eles levavam pedras
de suporte e troncos de árvores reais na paisagem.
Alguns começaram a queimar-se
nos cabelos escaldantes da longa tomada.
Depois de filmar, Lang ordenou que a
tomada atravessasse o multiplicador óptico para fazer 1000 extras parecerem os
4.000 que ele originalmente queria.
41)
A versão restaurada de 2001
baseou-se em uma restauração digital em resolução de 2K a partir das melhores
fontes disponíveis que se sabe que existem.
A qualidade da imagem superou em
muito o que foi visto desde a versão original do filme.
42)
Com duas horas e meia de duração,
o filme não pôde ser mostrado o suficiente em um dia para retornar o
investimento da UFA.
Como resultado, toda a empresa foi reestruturada, com um
novo conselho de administração mais conservador. Apontados para a política
marxista do filme, eles tiraram isso dos cinemas na primavera de 1927.
43)
Para a explosão da máquina do
coração, Fritz Lang se recusou a usar manequins como suporte para os
trabalhadores que atuavam.
Ele insistiu que ficaria assim, os extras deveriam
ser enganchados aos cintos de e lançados através da fumaça, vapor e fogo. Para
aliviar o humor antes da tomada, ele insistiu para que seu assistente, Gustav
Puttscher, tentasse então o puxador quase para o topo do som e o deixou lá.
Durante a filmagem, ele insistiu que os extras mostram dor, mesmo que não
houvesse nenhum close-up. Felizmente para ele, eles já estavam com dor.
44)
H.G. Wells chamou esse
"filme bastante fofo".
45)
Fritz Lang começou a filmar com atores
diferente como Freder.
Durante os primeiros dias da filmafem, no entanto, Thea
von Harbou notou o bom aspecto de Gustav Fröhlich, um dos extras lançados como
trabalhador.
Quando as primeiras juntas com Freder se mostraram
insatisfatórias, ela pediu que Lang deixasse seu ator original e lançasse
Frohlich na cena.
46)
Na novelização, o robô é descrito
como uma mulher "de vidro e metal", e seu nome é Parody;
As
características de Maria são esculpidas em seu rosto pelo próprio Rotwang,
usando Maria como um guia.
47)
Para a versão dos EUA, a Paramount
contratou o dramaturgo Channing Pollock para reescrever o filme em torno da
filmagem de Fritz Lang.
Ele criou uma história inteiramente nova que culpou
toda a ação em um empregado ganancioso e identificou muitos dos trabalhadores
revoltantes como robôs sem alma.
Para o lançamento do filme nos EUA, a
Paramount substituiu o logotipo da UFA por seus próprios e resgatou os
créditos. Lang se recusou a ver esta versão.
48)
O último corte do filme,
incorporando o material extra da impressão argentina, estreou no Festival da
Berlinale em Berlim em 12 de fevereiro de 2010.
Utiliza o resultado original da
Gottfried Huppertz.
49)
Quando Rotwang mostra Fredersen o
robô, é Brigitte Helm, não um intérprete, dentro da fantasia do robô.
50)
O pesadelo em que os
trabalhadores são alimentados a Moloch foi filmado no meio do inverno.
Apesar
das luzes e vários aquecedores, o estúdio era extremamente frio, uma
dificuldade especial para os extras, a maioria deles homens desempregados, que
tinham que andar nua na boca do deus.
Fritz Lang levou tantos dias filmando a
sequência em que seus assistentes temiam que os extras se rebelassem.
Finalmente, Erich Pommer chegou ao set e informou o diretor de que já tinha
mais do que suficiente filmagem e precisava parar.
51)
O filme atraiu fortemente fontes
bíblicas para vários dos seus conjuntos-chave.
Durante sua primeira conversa
com os trabalhadores, Maria usa a história da Torre de Babel para destacar a
discórdia entre os intelectuais e os trabalhadores.
Além disso, um Frederico
delirante imagina a falsa-Maria como a Meretriz da Babilônia, montada na parte
de trás de um dragão de muitas cabeças.
Além disso, o nome do clube de
Yoshiwara alude ao famoso distrito de luz vermelha de Tóquio.
52)
Foi escolhido pela revista
Premiere como um dos "100 filmes que provocaram o mundo" na edição de
outubro de 1998.
A lista classificou os mais "filmes ousados já
feitos".
53)
Mais de 25 mil extras foram
envolvidos na fabricação do filme.
54)
Fritz Lang insistiu que Brigitte
Helm deveria usar a fantasia do robô em vez de um dublê de robô.
Durante a cena
de transformação, Helm realmente desmaiou, enquanto a tomada demorava tanto e
não conseguia obter ar suficiente na roupa restritiva.
55)
Brigitte Helm lembrou suas
experiências de filmagem no filme em uma entrevista contemporânea, dizendo que
"as tomadas noturnas duraram três semanas, e mesmo que eles
conduzissem
aos maiores momentos dramáticos - mesmo se seguíssemos as instruções de Fritz
Lang como se estivessem em transe, Entusiasmados e enamorados ao mesmo tempo -
não consigo esquecer a incrível tensão que nos colocaram.
O trabalho não foi
fácil e a autenticidade no retrato acabou testando nossos nervos de vez em
quando.
Por exemplo, T se diverte quando Grot me arrasta pelos cabelos, para me
queimar na fogueira.
Uma vez que até desmaiei: durante a cena de transformação,
Maria, como o andróide, está presa em uma espécie de armamento de madeira e
porque a tomada levou a um desmaio, não recebi ar suficiente ".
56)
O escritor David Foster Wallace
queria fazer um filme de Fritz Lang dirigindo este filme a capa de sua novela
mais famosa: "Infinite Jest".
Provavelmente devido ao quão duro o
diretor estava em seu elenco e equipe, colocando-os através de uma tomada
fisicamente extenuante.
Isso foi acompanhado de temas na novela, em que
"Metropolis" é mencionado várias vezes. Wallace teve negada a
permissão para fazê-lo, como os editores temiam que seu livro de onze centenas
de páginas fosse bastante difícil de comercializar.
O livro passou a ser um
best-seller, e Wallace permaneceu amargo sobre a capa.
57)
A UFA precisava de ajuda
financeira da Famous Players e da Metro-Goldwyn até quatro milhões de dólares
para completar o filme mais elaborado e extravagante da história européia.
58)
A UFA nunca recuperou seu
investimento no filme.
59)
Uma das principais mudanças que
Giorgio Moroder fez em sua versão de 1984 do filme foi mudar os intertítulos
para legendas para acelerar o ritmo.
60)
A cena em que dançarinos
escassamente vestidos e patronos de discotecas derramam nas ruas foram filmados
em uma noite de primavera fria.
Estava tão frio que, para evitar que os extras
se rebelassem, Fritz Lang mandou frascos de conhaque para eles.
Quando isso
acabou, o ator Alfred Abel ofereceu o casaco a uma das dançarinas.
61)
Em dificuldades financeiras, o
empresário Alfred Hunberg assumiu o comando do estúdio.
Ele cortou o filme ainda
mais para remover qualquer material marxista e religioso.
62)
Em outubro de 1984, ocorreu a
estréia mundial de som digital em um cinema em filme, usando a versão gravada
digitalmente da Metropolis de Moroder.
Orquestrado por John Allen de High
Performance Stereo, o evento ocorreu no Magestic Century Plaza Theatre em Los
Angeles e foi um evento de convite apenas composto por algumas centenas de
profissionais de som na indústria.
63)
Uma vez que a tecnologia de
colocar som digital no filme não existia no momento, o áudio discreto de 5
faixas foi gravado em um gravador de fita digital industrial Sony 3324 e
sincronizado com a imagem.
64)
O sistema de som usado para
apresentar este evento histórico era o sistema HPS-4000 de John Allen e tinha o
poder acústico igual a 10 Orquestras Sinfônicas.
65)
Este filme foi usado no British
Rock Band, Queen's Music Video para "Radio Ga Ga".
66)
À medida que os custos de produção levaram a
UFA à falência, o estúdio assinou um acordo com a Paramount Pictures e a MGM
que criaram a Parafumet para lançar os filmes dos dois estúdios dos EUA na
Alemanha.
67)
Também deu aos direitos de
distribuição dos estúdios nos Estados Unidos e outros territórios os filmes da
UFA e o direito de alterar esses filmes como eles considerassem oportuno.
68)
Parafumet cortou a imagem para
cerca de 115 minutos, excisando a busca do Thin Man por Freder e Josaphat e
grande parte da história sobre a rivalidade romântica do Rotwang com Fredersen.
69)
Fritz Lang freqüentemente exigia
numerosos re-takes, e levou dois dias para filmar em uma cena simples onde
Freder cai aos pés de Maria;
Quando Lang ficou satisfeito com a filmagem que
ele havia feito, o ator Gustav Fröhlich descobriu que ele mal podia suportar.
70)
A música de Gottfried Huppertz tinha
desempenhado um papel proeminente durante a produção do filme.
Às vezes, o
compositor tocava piano no set para informar as performances dos atores.
71)
Quando Fritz Lang visitou os EUA,
em 1924 para a estréia de Os Nibelungos - A Morte de Siegfried (1924), ele teve
sua inspiração inicial para "Metropolis" quando viu o horizonte de
Nova York. Ele encarregou sua esposa, Thea von Harbou, de escrever a novela, e
eles mais tarde colaboraram no roteiro.
72)
Todas as exposições múltiplas
foram feitas na câmera, com o filme rebobinado e re-exposto. Para algumas
cenas, isso exigiu até 30 exposições diferentes.
73)
Em janeiro de 1926, os executivos da UFA
reuniram-se para determinar o que fazer com relação à produção cada vez mais onerosa,
que não parecia estar perto da conclusão. Eles consideraram puxar o plugue, mas
resolviam disparar Erich Pommer de sua posição como chefe do estúdio. Ele
continuou interferindo na produção até abril, quando ele partiu para um
trabalho na Paramount Pictures nos EUA.
74)
Para criar emoção para o filme, a
novela original foi serializada na popular revista alemã Illustriertes Blatt no
mês anterior ao lançamento do filme.
75)
O especialista em efeitos Eugen
Schüfftan criou efeitos visuais pioneiros para a Metropolis. Entre os efeitos
utilizados estão as miniaturas da cidade, uma câmera em um balanço, e mais
notavelmente, o processo Schüfftan, no qual os espelhos são usados para criar
a ilusão de que os atores estão ocupando conjuntos de miniaturas.
76)
Esta nova técnica foi vista
novamente apenas dois anos depois em Chantagem e Confissão (1929).
77)
Na estréia do filme em Berlim em
10 de janeiro de 1927, a platéia explodiu em algumas das cenas mais
espetaculares.
78)
Em uma entrevista, Fritz Lang
informou que "O filme nasceu desde a primeira vista dos arranha-céus em
Nova York em outubro de 1924". Ele visitou Nova York pela primeira vez e
observou: "Olhei para as ruas - as luzes brilhantes e os edifícios altos -
e lá eu concebi Metrópolis (1927)".
Descrevendo suas primeiras impressões
da cidade, Lang disse que "os prédios pareciam ser uma vela vertical,
cintilante e muito leve, um cenário luxuoso, suspenso no céu escuro para
deslumbrar, distrair e hipnotizar". Ele acrescentou: "A visão de
Neuyork [sic] sozinha deve ser suficiente para transformar este farol de beleza
no centro de um filme".
79)
Gottfried Huppertz inspirou-se em
Richard Wagner e Richard Strauss e combinou uma voz orquestral clássica com
toques moderados e modernistas para retratar a enorme cidade industrial de
trabalhadores do filme.
80)
O propagandista nazista Joseph
Goebbels ficou impressionado com a mensagem de justiça social do filme. Em um
discurso de 1928, ele declarou que "a burguesia política está prestes a
deixar o palco da história. Em seu lugar, avance os produtores oprimidos da
cabeça e da mão, as forças do trabalho, para começar sua missão
histórica".
81)
Incluído entre os "1001
Filmes que você deve ver antes de morrer", editado por Steven Jay
Schneider.
82)
Em algumas versões
internacionais, nos créditos, Heinrich George é confundido com Fritz Rasp.
83)
Os direitos autorais americanos
caducaram em 1953, o que eventualmente levou a uma proliferação de versões
sendo lançadas em vídeo.
84)
Juntamente com outras obras
feitas no estrangeiro, os direitos autorais dos EUA do filme foram restaurados
em 1996, mas a constitucionalidade desta extensão de direitos autorais foi
desafiada em Golan v. Gonzales e, como Golan v. Holder, decidiu que "nos Estados
Unidos. O corpo da lei inclui o princípio do fundamento que funciona no domínio
público permanecer no domínio público. A remoção de obras do domínio público
violou os interesses investidos da Primeira Emenda. Isso só se aplicava aos
direitos das chamadas partes de confiança, ou seja, as partes que anteriormente
se basearam no status de domínio público de obras restauradas.
85)
O caso foi anulado em apelação
pelo Supremo Tribunal dos EUA em 18 de janeiro de 2012. Isso teve o efeito de
restaurar os direitos autorais no trabalho a partir de 1º de janeiro de 1996.
De acordo com a atual lei de direitos autorais dos EUA, ele Permanece protegido
por direitos autorais até 1º de janeiro de 2023.
86)
Em certas versões do filme, Fritz
Rasp é creditado como 'Slim', não o Thin Man.
87)
A UFA convidou vários
representantes de revistas comerciais e vários críticos de cinema para ver o
filme como parte de sua campanha de promoção.
88)
A pontuação foi redigida para o
lançamento de 2001 do filme com Berndt Heller conduzindo o Rundfunksinfonieorchester
Saarbrücken.
89)
Prelúdio tem 60 minutos.
90)
Selecionado pelo Vaticano na
categoria "arte" de sua lista de 45 "ótimos filmes".
91)
A fim de criar a fantasia do
robô, um elenco de gesso foi retirado do corpo de Brigitte Helm. O elenco foi
então copiado em massa de madeira (que foi recém descoberto no momento) e foi
então pulverizado para que paresse metálico.
92)
O filme está incluído na lista
"Great Movies" de Roger Ebert.
93)
Na versão inglesa do filme, todas
as referências para o personagem de Hel foram descartadas, porque seu nome se
parecia muito com a palavra inglesa "Hell". Isso, no entanto,
eliminou o motivo original de Rotwang para criar o Machine Man.
94)
Brigitte Helm disse em uma
entrevista contemporânea que a quantidade de pressão que Fritz Lang colocou
sobre eles era imensa.
95)
As tomadas levaram um ano, e
algumas das demandas que eles enfrentaram de seu diretor colocaram pressão
sobre sua saúde física. Durante a cena em que a falsa Maria é queimada na
estaca, Lang instruiu o ator interpretando Grot para agarrar e arrastar
Brigitte Helm pelo cabelo (o que ele mostra para fazer). De acordo com muitas
fontes, o vestido de Helm ficou apinhado durante a mesma cena, já que Lang
freqüentemente exigia numerosas repetições.
96)
Fritz Lang insistiu em usar o
fogo real para a cena climática em que a falsa Maria é queimada na fogueira, o
que resultou no vestido de Brigitte Helm.
97)
Fritz Lang ordenou que os extras
se jogassem em direção a potentes jatos de água ao filmar a inundação da cidade
dos trabalhadores.
98)
Quando Freder e Josaphat estão
descendo na cidade do mineiro, Freder está descalço. Quando eles estão levando
as crianças pela escada, ele tem sapatos novamente.
99)
A alavanca na máquina do coração
puxada pela falsa Maria para destruí-la está apontando para cima e para baixo
entre as tomadas.
100)
Metrópolis é
um filme para se apaixonar. Grandioso em cenários, tecnicamente ousado e
vanguardista — destaque para a direção de arte, fotografia e montagem –,
com uma trilha sonora sinfônica cujos temas são o corpo do filme, e uma
direção absolutamente precisa, o longa se tornou um marco da ficção
científica e influência direta ou indireta para inúmeros filmes do gênero,
robôs das mais diversas categorias e distopias urbanas. Uma espantosa e
inesquecível obra-prima atemporal e imortal do cinema.














































































































































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