HANNA-BARBERA

1)   Hanna-Barbera foi uma empresa de desenho animado criada em 1957 pela dupla de cartunistas norte-americana William Hanna e Joseph Barbera, ex-funcionários da MGM Cartoons. Vendido para Taft Broadcasting no final de 1966, ele passou duas décadas como sua subsidiária.
2)   No final de 1991, o estúdio foi comprado de Taft (então chamada de Great American Broadcasting) por Turner Broadcasting System (empresa de Ted Turner), que usou muito do seu catálogo para programar o seu novo canal de TV, Cartoon Network. Depois de Turner comprar a empresa, Hanna e Barbera continuou a servir como consultores criativos e mentores.


3)   Turner se fundiu com a Time Warner em 1996 e o estúdio tornou-se uma subsidiária da Warner Bros. Animation, na qual Hanna-Barbera foi absorvida após Hanna falecer em 2001.
4)   Cartoon Network Studios continuou os projetos para o canal. Barbera passou a trabalhar para a Warner Bros. Animation até sua morte em 2006.


5)   A partir de 2016, o estúdio existe apenas no nome, usado licenciamentos e produções associadas com a biblioteca da Hanna-Barbera, especificamente os personagens clássicos.
6)   William Denby Hanna (Melrose14 de julho de 1910 — Los Angeles22 de março de 2001) foi um cartunista e animador americano.


7)   Embora nunca tenha tido credito, Hanna forneceu todos os gritos e gritos de Tom nos desenhos "Tom e Jerry".
8)   Antes de entrar na animação, ele tinha um fundo forte na música. Ele afirmou que isso ajudou em seu domínio de timing e direção de animação.


9)   Ele começou sua carreira de animação com 20 anos trabalhando para Hugh Harman e Rudolph Ising. Como muitas lendas de animação, seu primeiro trabalho em animação era lavar pincéis.
10)                     Perdeu seu primeiro emprego como engenheiro de construção como resultado da Grande Depressão.


11)                     Primeiro emprego dele no negócio da animação foi com Leon Schlesinger, chefe da Pacific Art and Title. Em 1930, assinado por Harman-Ising (criadores de Looney Tunes e Merry Melodies) como escritor de histórias, letrista e compositor.
12)                     Foi o primeiro à combinar animação ('Tom & Jerry') e ação ao vivo em "Anchors Aweigh" (com Gene Kelly) e "Dangerous When Wet" (com Esther Williams).




13)                     Joseph Roland "Joe" Barbera (Nova York, 24 de março de 1911 — Los Angeles18 de dezembro de 2006) foi um cartunista dos Estados Unidos, co-fundador (com William Hanna) da Hanna-Barbera.
14)                     Joseph Barbera  colocado no Hall of Fame da Academia de Televisão em 1994 com seu parceiro criativo William Hanna.


15)                     O primeiro projeto de animação criado e desenvolvido pelos dois foi o desenho Puss Gets the Boot (1940), que iniciou a premiada e popularíssima série Tom e Jerry.
16)                     Em 1957 foi fundado o estúdio Hanna-Barbera.


17)                     Começaram a trabalhar juntos no estúdio de animação da Metro-Goldwyn-Mayer em 1939
18)                     Na década de 1940, enviaram seus desenhos para Walt Disney, que prometeu viajar até Nova York na semana seguinte para contratá-los. Nunca apareceu.


19)                     O primeiro projeto de animação criado e desenvolvido pelos dois foi o desenho Puss Gets the Boot (1940), que iniciou a premiada e popularíssima série Tom e Jerry. Em 1957 foi fundado o estúdio Hanna-Barbera.
20)                     Com a popularização da televisão, Hanna e Barbera passaram a desenvolver novos trabalhos e personagens para a essa mídia a partir de 1957.


21)                     Seu primeiro sucesso foi a série Jambo & Ruivão, seguido dos famosos Dom PixotePlic, Ploc & ChuviscoZé ColméiaPepe LegalBibo Pai e Bob FilhoOlho Vivo e Faro Fino e Loopy Le Beau, este último feito para exibição no cinema. Depois viriam as séries de horário nobre: Os FlintstonesManda ChuvaOs JetsonsJonny Quest, dentre outros. No final da década de 1960 surgiria outro mega-sucesso: Scooby-Doo.
22)                     Em comparação com o trabalho cinematográfico anterior, a animação televisiva era bem precária, repetindo-se cenários de fundo e reaproveitando-se gestos e expressões dos personagens a exaustão. Mas o sucesso era garantido com as divertidíssimas piadas que recheavam os episódios e alegravam tanto adultos como crianças.


23)                     Os desenhos Hanna-Barbera dominavam a programação infantil da televisão, até que em 1993 o monopólio Hanna-Barbera acabou.
24)                     Em 1990, os estúdios da Hanna-Barbera foram contratados pela Turner Enterprises, conglomerado de comunicação do empresário Ted Turner, para produzir Tom & Jerry Kids (que adquiriu a franquia em 1986).
25)                     No ano seguinte, a empresa foi adquirida pela Turner, entre as empresas da Turner Enterprises estão os canais de tevê por assinatura CNNTNT e Cartoon Network — e o nome "HB" hoje é usado apenas nas produções anteriores à compra. As produções posteriores passaram a receber o rótulo "Cartoon Network Studios". As únicas exceções foram O Laboratório de DexterJohnny BravoA Vaca e o FrangoEu Sou o Máximo e As Meninas Superpoderosas, que utilizaram a logomarca "HB" até 1998, antes de adotar o seu rótulo definitivo.
26)                     Em 1986, a Turner foi adquirida por outro conglomerado de comunicação, o "Time-Warner", e a ex-Hanna-Barbera foi junto na transação. 




27)                     Muitos criticam tal aquisição como danosa à concorrência nos meios de entretenimento e jornalismo, já que ambas as empresas possuíam seus próprios departamentos de reportagens, filmes, séries de televisão e desenhos animados. Nesse último ponto, ainda não está claro o impacto que isto terá na qualidade das produções, já que a Hanna-Barbera e a Warner Bros. eram rivais ferrenhas na disputa pelos espectadores de desenhos.
28)                     Quando William Hanna morreu, em 22 de março de 2001, com 90 anos, o estúdio Hanna-Barbera foi adquirido pela Warner Bros. Animation, e transformado no Cartoon Network Studios.
29)                     Em 18 de dezembro de 2006 faleceu, com 95 anos, Joseph Barbera, por causas naturais.
30)                     Os maiores sucessos infantis das décadas de 1950196019701980 e 1990 estão desde o fim da década de 1990 até o meio da década de 2000 perdendo espaço.


31)                     Em 1993 foi fundado o canal Cartoon Network, e exibia alguns desenhos do Hanna-Barbera. A partir daí os clássicos foram perdendo espaço até sumirem em 2010.
32)                     Em 1999 a Turner deu para HB sua segunda chance com o canal só dela, o Boomerang.


33)                     No caso da América Latina, em 8 anos o canal retirou de uma só vez todos os desenhos clássicos e agora exibe uma nova programação.
34)                     Recentemente, os desenhos de Hanna-Barbera voltaram à programação televisiva através de outro canal recém-criado pela Turner, denominado Tooncast.


35)                     Os clássicos Tom e Jerry e Scooby-Doo estão atualmente na programação do canal Cartoon Network.
36)                     O desenho Scooby-Doo entrou no livro do Guinness Book como o desenho com mais episódios no ano de 2004, com 360 episódios.




37)                     Foi casado com Sheila Holden (25 de setembro de 1964 a 18 de dezembro de 2006) (sua morte) (1 filho) e Dorothy Earl (? - 1964) (divorciada) (3 filhos).
38)                     Parceiro de toda a vida de William Hanna.


39)                     Induzido no Hall of Fame da Academia de Televisão em 1994 com seu parceiro criativo William Hanna.
40)                     Escreveu uma Autobiografia: "My Life In Toons" (1994).


41)                     Pai das crianças Jayne, Neal e Lynn, de seu primeiro casamento.
42)                     Nascido na costa leste, ele começou sua carreira em animação nos estúdios Van Beuren. Quando Van Beuren fechou, ele conseguiu ir a Rochester e conseguir um emprego com Paul Terry ("Terrytoons"). Ele se mudou para a costa oeste quando a MGM ofereceu-lhe um emprego com um aumento substancial no salário.


43)                     Ele criou Tom e Jerry, Huckleberry Hound, The Flintstones e também trabalhou em The Smurfs.
44)                     Antes de se tornar um animador, trabalhou no setor bancário e como ilustrador de revistas. Ele também tentou a vida no boxe amador e na escrita de música.


45)                     Ele vendeu um esboço para a revista Collier, que o encorajou a se tornar um artista de desenho animado. Barbera começou sua carreira na Costa Leste, mas finalmente acabou na Califórnia na unidade de animação Metro-Goldwyn-Mayer, onde conheceu Hanna.
46)                     Ele morreu em sua casa nos Studio City, em Los Angeles com sua esposa, Sheila, ao seu lado.


47)                     A animação é um alívio do que está acontecendo no mundo. Você se levanta pela manhã e liga o rádio e você ouve uma ponte cair em Albany, uma bomba explodiu aqui e há uma inundação na costa leste. Então você liga a TV e vê tudo visualizado. Na cor viva, não menos. Onde está o alívio? Isso é o que fazemos: Fornecer alívio no produto de fantasia. É importante fazer as pessoas esquecerem o que realmente está acontecendo.
48)                     Joseph Barbera 
Autobiografia: "My Life In Toons" (1994).


49)                     Pai de crianças Jayne, Neal e Lynn, de seu primeiro casamento.
50)                     Nascido na costa leste, ele começou sua carreira em animação nos estúdios Van Beuren. Quando Van Beuren fechou, ele conseguiu ir a Rochester e conseguir um emprego com Paul Terry ("Terrytoons"). Ele se mudou para a costa oeste quando a MGM ofereceu-lhe um emprego com um aumento substancial no salário.


51)                     Ele criou Tom e Jerry, Huckleberry Hound, The Flintstones e também trabalhou em The Smurfs.
52)                     Antes de se tornar um animador, trabalhou no setor bancário e como ilustrador de revistas. Ele também tentou sua mão no boxe amador e na escrita de música. Ele vendeu um esboço para a revista Collier, que o encorajou a se tornar um artista de desenho animado. Barbera começou sua carreira na Costa Leste, mas finalmente acabou na Califórnia na unidade de animação Metro-Goldwyn-Mayer, onde conheceu Hanna.


53)                     Ele morreu em sua casa em Studio City, Los Angeles com sua esposa, Sheila, ao seu lado.
54)                     A animação é um alívio do que está acontecendo no mundo. Você se levanta pela manhã e liga o rádio e você ouve uma ponte sair em Albany, uma bomba explodiu aqui e há uma inundação na costa leste. Então você liga a TV e vê tudo visualizado. Na cor viva, não menos. Onde está o alívio? Isso é o que fazemos: Fornecer alívio no produto de fantasia. É importante fazer as pessoas esquecerem o que realmente está acontecendo. Joseph Barbera. 


55)                     Não posso dizer quem, precisamente, veio com a idéia de uma família da Idade da Pedra. ( se referindo aos Flintstones). Joseph Barbera. 
56)                     Meu casamento foi impulsivo. Esse casamento deveria ter sido de curta duração em vez dos 23 anos que ele durou. Joseph Barbera. 


57)                     E o Mickey Mouse? Disney tentou muito fazê-lo uma estrela. Mas Mickey Mouse é mais um símbolo do que um personagem real. Joseph Barbera. 
58)                     Publicidade é mais que um pouco cansativo. Você quer isso, você precisa disso, você anseia, e você está com medo, quando está parado. Joseph Barbera. 


59)                     Depois de ter feito um punhado de desenhos animados com os quais eu estava satisfeito, comecei a enviá-los para as revistas. Joseph Barbera. 
60)                     A publicidade de alto nível e grande negócio tem uma maneira de envelhecer para mim, mas o que nunca deixa de me emocionar é quando faço aparições pessoais. Joseph Barbera. 


61)                     Meus últimos dias na MGM foram como a queda do Império Romano em rápido movimento. Joseph Barbera. 
62)                     Isso é o que me mantém em pé: sonhar, inventar, esperar e sonhar mais para continuar sonhando. Joseph Barbera. 



63)                     Fazer caricaturas significa muito trabalho duro a cada passo, mas criar um personagem de desenho animado bem sucedido é o trabalho mais difícil de todos. Joseph Barbera. 
64)                     Los Angeles foi uma impressão de fracasso, de desapontamento, de desespero e de vidas estranhamente improvisadas. Esta é a Califórnia? Eu pensei. Joseph Barbera. 


65)                     Homens de meia-idade me perguntam quando vamos fazer mais desenhos animados de Johnny Quest. Joseph Barbera. 
66)                     Odeio pescar e não consigo imaginar por que alguém gostaria de caminhar quando puder entrar no carro e dirigir. Joseph Barbera. 


67)                     Bill Hanna e eu devemos muito à televisão, mas nós dois começamos e construímos a primeira fase da nossa parceria nos filmes.
68)                     Quando os animadores não estavam dormindo, eles estavam bebendo.


69)                     Um cartoon, cartune ou cartum é um desenho humorístico acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente crítico, retratando, de uma forma bastante sintetizada, algo que envolve o dia a dia de uma sociedade.
70)                     Cartoons e charges são gags visuais, contudo, a charge satiriza um acontecimento atual. Assim como as tiras diáriase as pranchas dominicais, cartuns também podem ser distribuídos pelos syndicates (agências de distribuição de desenhos).


71)                     O desenho Puss Get the Boot fez um sucesso tão estrondoso e teve uma aceitação tão grande que recebeu 22 indicações ao Oscar, ganhando sete.
72)                     Puss Get the Boot elevou o gato Tom e o rato Jerry à categoria de astros. Jerry participou de um filme com Gene Kelly chamado Marujos do Amor (título no Brasil) e Tom fez participação em Salve a Campeã.


73)                     Você sabia que, no início, Tom e Jerry se chamavam Jasper e Jinx?
74)                     O segundo desenho criado por Hanna-Barbera foi Dom Pixote. A ele se seguiram Plic e Ploc, Zé Colmeia, Pepe Legal, Bibo Pai e Bob Filho, Olho Vivo e Faro Fino e Loopy De Loo. Eram todos desenhos de curta duração. Os de longa duração só passaram a ser criados mais tarde.


75)                     Uma curiosidade: Zé Colmeia e Catatau surgiram como personagens do show de Dom Pixote (The Huckleberry Hound Show) e só mais tarde teriam uma série própria. O mesmo ocorreu com o trio Plic, Ploc e Chuvisco.
76)                     O nome do cão Scooby-Doo foi inspirado no refrão de uma música de Frank Sinatra chamada Strangers in the Night? Sinatra cantava "do-be-do-be do", "do-be-do-be do".


77)                     O primeiro desenho a fazer sucesso no horário nobre norte-americano foi Os Flintstones, criado pela HB em 1960.
78)                     No início, Os Flintstones era direcionado ao público adulto. Os personagens costumavam aparecer fumando e o desenho era utilizado para fazer merchandising dos cigarros Winston.


79)                     Na verdade, Os Flintstones é um dos desenhos de maior popularidade da história da animação. Só para se ter uma ideia, ele foi dublado em 22 idiomas e exibido em 80 países.
80)                     Os Flintstones foi também o primeiro desenho com 30 minutos de duração da HB e também o primeiro a ser exibido em horário nobre nos Estados Unidos.


81)                     Ainda sobre os Flintstones: a série gerou duas outras séries de animação, a primeira contando as aventuras de Bambam e Pedrita (para quem não lembra, eram os filhos e Barney e de Fred) na juventude.


82)                     Os Flintstones também geraram dois filmes para o cinema.


83)                     Inspirados no sucesso de Os Flintstones, a dupla HB criou outros desenhos com personagens formados por núcleos familiares, só que em contextos e épocas diferentes. Foram eles Os Jetsons e Os Muzzarellas.
84)                     Personagens que tocavam instrumentos e faziam parte de grupinhos musicais eram muito comum nos desenhos de Hanna-Barbera. Ou você não se lembra da bandinha de Butch Cassidy? Ou dos grupos musicais de Tutubarão, Josie e as Gatinhas, Os Impossíveis, Charlie Chan…?


85)                     A popularidade de alguns personagens fez com que eles aparecessem em mais de uma série de desenhos. É o caso de Zé Colmeia. Além de protagonizar sua própria série, Zé Colmeia foi um dos principais personagens de A Arca do Zé Colmeia e Corrida Espacial.
86)                     É difícil definir qual o melhor desenho dos estúdios HB, mas podemos apontar alguns clássicos: Scooby Doo, Os Jetsons, Zé Colmeia, Tom & Jerry, Corrida Maluca, Manda-Chuva, Space Ghost e Josie e as Gatinhas.


87)                     Os desenhos transformados em filmes com personagens de carne e osso foram Os Flintstones, Scooby Doo, Josie e as Gatinhas, Zé Colmeia e Os Smurfs. Nos dois últimos, os personagens principais foram criados em computador. Em Scooby Doo, o único personagem em computação gráfica foi Scooby.
88)                     Por falar em Scooby Doo, você sabe qual a raça dele? Scooby é um cão da raça dogue alemão.


89)                     No total, os estúdios Hanna-Barbera criaram 600 personagens.
90)                      A Hanna-Barbera, foi um dos primeiros estúdios a fazer desenhos animados com sucesso especialmente para a televisão. Antes, as animações da TV costumavam ser apenas retransmissões dos desenhos que passavam no cinema. No começo dos anos 1960, emplacaram programas como Os Jetsons e Johnny Quest no horário nobre.


91)                     Os desenhos tinham que ser produzidos muito rápido e com pouco dinheiro. Enquanto o orçamento para um episódio de sete minutos de Tom e Jerry era de cerca de 35 mil dólares nos anos 1950, nos anos seguintes os gastos de um episódio de cinco minutos de Jambo e Ruivão não podiam ultrapassar os 3 mil dólares.


92)                     Por causa disso, o estúdio começou a usar animação limitada, simplificando os traços de cenários e ações. Cada personagem era dividido em várias partes para que apenas as seções em que tivessem de se mover fossem animadas. O resto ficava estático. Isso permitia que uma animação de 10 minutos fosse feita com 1.200 desenhos em vez dos 26 mil que normalmente seriam usados.


93)                     O foco dos desenhos passou a ser os diálogos, os efeitos sonoros e a música, em detrimento das ações. Isso fez com que Chuck Jones, funcionário da Warner Bros. Cartoons, apelidasse as produções de Hanna-Barbera de “rádio ilustrado”.


94)                     Além dos desenhos animados, eles faziam também comerciais para a televisão, na maioria das vezes usando seus próprios personagens. A animação de abertura do seriado A Feiticeira, por exemplo, foi feita por eles.


95)                     Os programas de televisão feitos pelo estúdio ganharam 8 Emmys. Entre 1943 e 1953, os animadores receberam 7 Oscars por seu trabalho em Tom e Jerry. Em 1976, a Hanna-Barbera foi homenageada uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood.


96)                     Os primeiros desenhos do canal Cartoon Network foram feitos em parceria com a Hanna-Barbera. São eles: O Laboratório de Dexter, Johnny Bravo, A Vaca e o Frango e As Meninas Superpoderosas. Este último, por exemplo, foi produzido pelo estúdio até 2003, quando o próprio Cartoon Network assumiu o controle.


97)                     Um dos mais aclamados crossovers dos desenhos foi quando duas famílias completamente diferentes, criadas pela Hanna Barbera se encontraram. De um lado os futurísticos Jetsons e do outro Flinstones diretamente da idade da pedra. Esse encontro memorável aconteceu em 1987 no telefilme The Jetsons Meet the Flintstones.


98)                     Hanna e Barbera produziram alguns desenhos para a DC Comics, como Superman, Super Friends, Batman, Watchmen, entre outros. Foram responsáveis por alguns desenhos da Marvel também, como Spiderman.


99)                     No Brasil, Hanna-Barbera foi mencionada em uma música da banda Legião Urbana chamada 1965 (Duas Tribos).


100)               A Walt Disney não acreditou no talento dos dois então eles resolveram criar sua propria produtora, que logo foi um sucesso com sua primeira animação Puss Gets the Boot (1940), que iniciou a premiada e popularíssima série Tom e Jerry.




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