HANNA-BARBERA
1)
Hanna-Barbera foi uma empresa
de desenho animado criada em
1957 pela dupla de cartunistas norte-americana William Hanna e Joseph Barbera, ex-funcionários
da MGM Cartoons. Vendido para Taft Broadcasting no final de 1966, ele passou
duas décadas como sua subsidiária.
2)
No final de 1991, o estúdio foi comprado de Taft (então
chamada de Great American Broadcasting) por Turner Broadcasting System (empresa de Ted Turner), que usou muito do
seu catálogo para programar o seu novo canal de TV, Cartoon Network. Depois de
Turner comprar a empresa, Hanna e Barbera continuou a servir como consultores
criativos e mentores.
3)
Turner se fundiu com a Time Warner em 1996 e o
estúdio tornou-se uma subsidiária da Warner Bros. Animation, na qual Hanna-Barbera foi absorvida após Hanna
falecer em 2001.
4)
Cartoon Network Studios continuou os projetos para o canal.
Barbera passou a trabalhar para a Warner Bros. Animation até sua morte em 2006.
5)
A partir de 2016, o estúdio existe apenas no nome, usado
licenciamentos e produções associadas com a biblioteca da Hanna-Barbera,
especificamente os personagens clássicos.
6)
William Denby Hanna (Melrose, 14 de julho de 1910 — Los Angeles, 22 de março de 2001) foi um cartunista e animador americano.
7)
Embora nunca tenha tido credito, Hanna forneceu todos os
gritos e gritos de Tom nos desenhos "Tom e Jerry".
8)
Antes de entrar na animação, ele tinha um fundo forte na
música.
Ele afirmou que isso ajudou em seu domínio de timing e direção de animação.
9)
Ele começou sua carreira de animação com 20 anos
trabalhando para Hugh Harman e Rudolph Ising. Como muitas lendas de animação,
seu primeiro trabalho em animação era lavar pincéis.
10)
Perdeu seu primeiro emprego como engenheiro de construção
como resultado da Grande Depressão.
11)
Primeiro emprego dele no negócio da animação foi com Leon
Schlesinger, chefe da Pacific Art and Title.
Em 1930, assinado por Harman-Ising (criadores de Looney Tunes e Merry Melodies)
como escritor de histórias, letrista e compositor.
12)
Foi o primeiro à combinar animação ('Tom & Jerry') e
ação ao vivo em "Anchors Aweigh" (com Gene Kelly) e "Dangerous When Wet" (com
Esther Williams).
13)
Joseph Roland
"Joe" Barbera (Nova York, 24 de março de 1911 — Los Angeles, 18 de dezembro de 2006) foi um cartunista dos Estados Unidos, co-fundador
(com William Hanna) da Hanna-Barbera.
14)
Joseph Barbera colocado no Hall of Fame da Academia de Televisão em
1994 com seu parceiro criativo William Hanna.
15)
O primeiro projeto de animação criado e desenvolvido pelos
dois foi o desenho Puss Gets the Boot (1940), que iniciou a premiada e popularíssima série Tom e Jerry.
16)
Em 1957 foi fundado o estúdio Hanna-Barbera.
18)
Na década de 1940, enviaram seus desenhos para Walt Disney, que prometeu
viajar até Nova York na
semana seguinte para contratá-los. Nunca apareceu.
19)
O primeiro projeto de animação criado e desenvolvido pelos
dois foi o desenho Puss Gets the Boot (1940), que iniciou a premiada e popularíssima série Tom e Jerry. Em 1957 foi fundado
o estúdio Hanna-Barbera.
20)
Com a popularização da televisão, Hanna e Barbera passaram a
desenvolver novos trabalhos e personagens para a essa mídia a partir de 1957.
21)
Seu primeiro sucesso foi a série Jambo & Ruivão, seguido dos famosos Dom Pixote, Plic, Ploc & Chuvisco, Zé Colméia, Pepe Legal, Bibo Pai e Bob Filho, Olho Vivo e Faro Fino e Loopy Le Beau,
este último feito para exibição no cinema. Depois viriam as séries de horário
nobre: Os Flintstones, Manda Chuva, Os Jetsons, Jonny Quest,
dentre outros. No final da década de 1960 surgiria
outro mega-sucesso: Scooby-Doo.
22)
Em comparação com o trabalho cinematográfico anterior, a
animação televisiva era bem precária, repetindo-se cenários de fundo e
reaproveitando-se gestos e expressões dos personagens a exaustão. Mas o sucesso
era garantido com as divertidíssimas piadas que recheavam os episódios e
alegravam tanto adultos como crianças.
23)
Os desenhos Hanna-Barbera dominavam a programação infantil da
televisão, até que em 1993 o monopólio Hanna-Barbera acabou.
24)
Em 1990, os estúdios da Hanna-Barbera foram contratados
pela Turner Enterprises, conglomerado de comunicação do empresário Ted Turner, para produzir Tom & Jerry Kids (que
adquiriu a franquia em 1986).
25)
No ano seguinte, a empresa foi adquirida pela Turner, entre as
empresas da Turner Enterprises estão os canais de tevê por assinatura CNN, TNT e Cartoon
Network — e o nome "HB" hoje é usado apenas nas
produções anteriores à compra. As produções posteriores passaram a receber o
rótulo "Cartoon Network Studios". As únicas exceções foram O Laboratório de Dexter, Johnny Bravo, A Vaca e o Frango, Eu Sou o Máximo e As Meninas Superpoderosas, que utilizaram a logomarca "HB" até 1998,
antes de adotar o seu rótulo definitivo.
26)
Em 1986, a Turner foi adquirida por outro conglomerado de
comunicação, o "Time-Warner", e a
ex-Hanna-Barbera foi junto na transação.
27)
Muitos criticam tal aquisição como danosa à concorrência nos
meios de entretenimento e jornalismo, já que ambas as empresas possuíam seus
próprios departamentos de reportagens, filmes, séries de televisão e desenhos
animados. Nesse último ponto, ainda não está claro o impacto que isto terá na
qualidade das produções, já que a Hanna-Barbera e a Warner Bros. eram rivais
ferrenhas na disputa pelos espectadores de desenhos.
28)
Quando William Hanna morreu, em
22 de março de 2001, com 90 anos, o estúdio Hanna-Barbera foi adquirido
pela Warner Bros. Animation, e transformado no Cartoon Network Studios.
30)
Os maiores sucessos infantis das décadas de 1950, 1960, 1970, 1980 e 1990 estão desde o fim da
década de 1990 até o meio da década de 2000 perdendo espaço.
31)
Em 1993 foi fundado o canal Cartoon
Network, e exibia alguns desenhos do Hanna-Barbera. A partir daí os
clássicos foram perdendo espaço até sumirem em 2010.
33)
No caso da América Latina, em 8 anos o canal retirou de uma
só vez todos os desenhos clássicos e agora exibe uma nova programação.
34)
Recentemente, os desenhos de Hanna-Barbera voltaram à
programação televisiva através de outro canal recém-criado pela Turner,
denominado Tooncast.
36)
O desenho Scooby-Doo entrou
no livro do Guinness Book como
o desenho com mais episódios no ano de 2004, com 360 episódios.
37)
Foi casado com Sheila Holden
(25 de setembro de 1964 a 18 de dezembro de 2006) (sua morte) (1 filho) e
Dorothy Earl (? - 1964) (divorciada) (3 filhos).
38)
Parceiro de toda a vida de William
Hanna.
39)
Induzido no Hall of Fame da Academia de
Televisão em 1994 com seu parceiro criativo William Hanna.
40)
Escreveu uma Autobiografia: "My
Life In Toons" (1994).
41)
Pai das crianças Jayne, Neal e Lynn, de
seu primeiro casamento.
42)
Nascido na costa leste, ele começou sua
carreira em animação nos estúdios Van Beuren. Quando Van Beuren fechou, ele
conseguiu ir a Rochester e conseguir um emprego com Paul Terry
("Terrytoons"). Ele se mudou para a costa oeste quando a MGM
ofereceu-lhe um emprego com um aumento substancial no salário.
43)
Ele criou Tom e Jerry, Huckleberry
Hound, The Flintstones e também trabalhou em The Smurfs.
44)
Antes de se tornar um animador,
trabalhou no setor bancário e como ilustrador de revistas. Ele também tentou a
vida no boxe amador e na escrita de música.
45)
Ele vendeu um esboço para a revista
Collier, que o encorajou a se tornar um artista de desenho animado. Barbera
começou sua carreira na Costa Leste, mas finalmente acabou na Califórnia na
unidade de animação Metro-Goldwyn-Mayer, onde conheceu Hanna.
46)
Ele morreu em sua casa nos Studio City,
em Los Angeles com sua esposa, Sheila, ao seu lado.
47)
A animação é um alívio do que está
acontecendo no mundo. Você se levanta pela manhã e liga o rádio e você ouve uma
ponte cair em Albany, uma bomba explodiu aqui e há uma inundação na costa
leste. Então você liga a TV e vê tudo visualizado. Na cor viva, não menos. Onde
está o alívio? Isso é o que fazemos: Fornecer alívio no produto de fantasia. É
importante fazer as pessoas esquecerem o que realmente está acontecendo.
48)
Joseph Barbera
Autobiografia: "My Life In Toons" (1994).
Autobiografia: "My Life In Toons" (1994).
49)
Pai de crianças Jayne, Neal e Lynn, de
seu primeiro casamento.
50)
Nascido na costa leste, ele começou sua
carreira em animação nos estúdios Van Beuren. Quando Van Beuren fechou, ele conseguiu
ir a Rochester e conseguir um emprego com Paul Terry ("Terrytoons").
Ele se mudou para a costa oeste quando a MGM ofereceu-lhe um emprego com um
aumento substancial no salário.
51)
Ele criou Tom e Jerry, Huckleberry
Hound, The Flintstones e também trabalhou em The Smurfs.
52)
Antes de se tornar um animador,
trabalhou no setor bancário e como ilustrador de revistas. Ele também tentou
sua mão no boxe amador e na escrita de música. Ele vendeu um esboço para a
revista Collier, que o encorajou a se tornar um artista de desenho animado.
Barbera começou sua carreira na Costa Leste, mas finalmente acabou na
Califórnia na unidade de animação Metro-Goldwyn-Mayer, onde conheceu Hanna.
53)
Ele morreu em sua casa em Studio City,
Los Angeles com sua esposa, Sheila, ao seu lado.
54)
A animação é um alívio do que está
acontecendo no mundo. Você se levanta pela manhã e liga o rádio e você ouve uma
ponte sair em Albany, uma bomba explodiu aqui e há uma inundação na costa
leste. Então você liga a TV e vê tudo visualizado. Na cor viva, não menos. Onde
está o alívio? Isso é o que fazemos: Fornecer alívio no produto de fantasia. É
importante fazer as pessoas esquecerem o que realmente está acontecendo. Joseph Barbera.
55)
Não posso dizer quem, precisamente, veio
com a idéia de uma família da Idade da Pedra. ( se referindo aos Flintstones). Joseph
Barbera.
56)
Meu casamento foi impulsivo. Esse
casamento deveria ter sido de curta duração em vez dos 23 anos que ele durou. Joseph
Barbera.
57)
E o Mickey Mouse? Disney tentou muito
fazê-lo uma estrela. Mas Mickey Mouse é mais um símbolo do que um personagem
real. Joseph Barbera.
58)
Publicidade é mais que um pouco
cansativo. Você quer isso, você precisa disso, você anseia, e você está com
medo, quando está parado. Joseph Barbera.
59)
Depois de ter feito um punhado de
desenhos animados com os quais eu estava satisfeito, comecei a enviá-los para
as revistas. Joseph Barbera.
60)
A publicidade de alto nível e grande
negócio tem uma maneira de envelhecer para mim, mas o que nunca deixa de me
emocionar é quando faço aparições pessoais. Joseph Barbera.
61)
Meus últimos dias na MGM foram como a
queda do Império Romano em rápido movimento. Joseph Barbera.
62)
Isso é o que me mantém em pé: sonhar,
inventar, esperar e sonhar mais para continuar sonhando. Joseph Barbera.
63)
Fazer caricaturas significa muito
trabalho duro a cada passo, mas criar um personagem de desenho animado bem
sucedido é o trabalho mais difícil de todos. Joseph Barbera.
64)
Los Angeles foi uma impressão de
fracasso, de desapontamento, de desespero e de vidas estranhamente
improvisadas. Esta é a Califórnia? Eu pensei. Joseph Barbera.
65)
Homens de meia-idade me perguntam quando
vamos fazer mais desenhos animados de Johnny Quest. Joseph Barbera.
66)
Odeio pescar e não consigo imaginar por
que alguém gostaria de caminhar quando puder entrar no carro e dirigir. Joseph
Barbera.
67)
Bill Hanna e eu devemos muito à
televisão, mas nós dois começamos e construímos a primeira fase da nossa
parceria nos filmes.
68)
Quando os animadores não estavam
dormindo, eles estavam bebendo.
69)
Um cartoon, cartune ou cartum é um desenho humorístico acompanhado ou não de legenda, de caráter
extremamente crítico, retratando, de uma forma bastante sintetizada, algo que envolve
o dia a dia de
uma sociedade.
70)
Cartoons e charges são gags visuais, contudo, a charge
satiriza um acontecimento atual. Assim como as tiras diáriase as pranchas dominicais, cartuns também podem ser distribuídos pelos syndicates
(agências de distribuição de desenhos).
71)
O desenho Puss Get the Boot fez um sucesso tão estrondoso e
teve uma aceitação tão grande que recebeu 22 indicações ao Oscar, ganhando sete.
72)
Puss Get the Boot elevou o gato Tom e o rato Jerry à
categoria de astros. Jerry participou de um filme com Gene Kelly chamado
Marujos do Amor (título no Brasil) e Tom fez participação em Salve a Campeã.
73)
Você sabia que, no início, Tom e Jerry se chamavam Jasper e
Jinx?
74)
O segundo desenho criado por Hanna-Barbera foi Dom Pixote. A
ele se seguiram Plic e Ploc, Zé Colmeia, Pepe Legal, Bibo Pai e Bob Filho, Olho
Vivo e Faro Fino e Loopy De Loo. Eram todos desenhos de curta duração. Os
de longa duração só passaram a ser criados mais tarde.
75)
Uma curiosidade: Zé Colmeia e Catatau surgiram como
personagens do show de Dom Pixote (The Huckleberry Hound Show) e só mais
tarde teriam uma série própria. O mesmo ocorreu com o trio Plic, Ploc e Chuvisco.
76)
O nome do cão Scooby-Doo foi inspirado no refrão de uma
música de Frank Sinatra chamada Strangers in the Night? Sinatra cantava "do-be-do-be
do", "do-be-do-be do".
77)
O primeiro desenho a fazer sucesso no horário nobre
norte-americano foi Os Flintstones, criado pela HB em 1960.
78)
No início, Os Flintstones era direcionado ao público
adulto. Os personagens costumavam aparecer fumando e o desenho era utilizado
para fazer merchandising dos cigarros Winston.
79)
Na verdade, Os Flintstones é um dos desenhos de maior popularidade
da história da animação. Só para se ter uma ideia, ele foi dublado em 22
idiomas e exibido em 80 países.
80)
Os Flintstones foi também o primeiro desenho com 30 minutos
de duração da HB e também o primeiro a ser exibido em horário nobre nos Estados
Unidos.
81)
Ainda sobre os Flintstones: a série gerou duas outras
séries de animação, a primeira contando as aventuras de Bambam e Pedrita (para
quem não lembra, eram os filhos e Barney e de Fred) na juventude.
82)
Os Flintstones também geraram dois filmes para o
cinema.
83)
Inspirados no sucesso de Os Flintstones, a dupla HB
criou outros desenhos com personagens formados por núcleos familiares, só que
em contextos e épocas diferentes. Foram eles Os Jetsons e Os Muzzarellas.
84)
Personagens que tocavam instrumentos e faziam parte de
grupinhos musicais eram muito comum nos desenhos de Hanna-Barbera. Ou você não
se lembra da bandinha de Butch Cassidy? Ou dos grupos musicais de Tutubarão,
Josie e as Gatinhas, Os Impossíveis, Charlie Chan…?
85)
A popularidade de alguns personagens fez com que eles
aparecessem em mais de uma série de desenhos. É o caso de Zé Colmeia. Além de
protagonizar sua própria série, Zé Colmeia foi um dos principais personagens de
A Arca do Zé Colmeia e Corrida Espacial.
86)
É difícil definir qual o melhor desenho dos estúdios
HB, mas podemos apontar alguns clássicos: Scooby Doo, Os Jetsons, Zé Colmeia,
Tom & Jerry, Corrida Maluca, Manda-Chuva, Space Ghost e Josie e as
Gatinhas.
87)
Os desenhos transformados em filmes com personagens de
carne e osso foram Os Flintstones, Scooby Doo, Josie e as Gatinhas, Zé Colmeia
e Os Smurfs. Nos dois últimos, os personagens principais foram criados em
computador. Em Scooby Doo, o único personagem em computação gráfica foi Scooby.
88)
Por falar em Scooby Doo, você sabe qual a raça dele?
Scooby é um cão da raça dogue alemão.
89)
No total, os estúdios Hanna-Barbera criaram 600
personagens.
90)
A
Hanna-Barbera, foi um dos primeiros estúdios a fazer desenhos animados com
sucesso especialmente para a televisão. Antes, as animações da TV costumavam
ser apenas retransmissões dos desenhos que passavam no cinema. No começo dos
anos 1960, emplacaram programas como Os Jetsons e Johnny
Quest no horário nobre.
91)
Os desenhos tinham que ser produzidos muito rápido e
com pouco dinheiro. Enquanto o orçamento para um episódio de sete minutos
de Tom e Jerry era de cerca de 35 mil dólares nos anos 1950, nos anos
seguintes os gastos de um episódio de cinco minutos de Jambo e
Ruivão não podiam ultrapassar os 3 mil dólares.
92)
Por causa disso, o estúdio começou a usar animação
limitada, simplificando os traços de cenários e ações. Cada personagem era
dividido em várias partes para que apenas as seções em que tivessem de se mover
fossem animadas. O resto ficava estático. Isso permitia que uma animação de 10
minutos fosse feita com 1.200 desenhos em vez dos 26 mil que normalmente seriam
usados.
93)
O foco dos desenhos passou a ser os diálogos, os
efeitos sonoros e a música, em detrimento das ações. Isso fez com que Chuck
Jones, funcionário da Warner Bros. Cartoons, apelidasse as produções de
Hanna-Barbera de “rádio ilustrado”.
94)
Além dos desenhos animados, eles faziam também
comerciais para a televisão, na maioria das vezes usando seus próprios
personagens. A animação de abertura do seriado A Feiticeira, por exemplo,
foi feita por eles.
95)
Os programas de televisão feitos pelo estúdio ganharam
8 Emmys. Entre 1943 e 1953, os animadores receberam 7 Oscars por seu trabalho
em Tom e Jerry. Em 1976, a Hanna-Barbera foi homenageada uma estrela na Calçada
da Fama em Hollywood.
96)
Os primeiros desenhos do canal Cartoon Network foram
feitos em parceria com a Hanna-Barbera. São eles: O Laboratório de
Dexter, Johnny Bravo, A Vaca e o Frango e As Meninas
Superpoderosas. Este último, por exemplo, foi produzido pelo estúdio até
2003, quando o próprio Cartoon Network assumiu o controle.
97)
Um dos mais aclamados crossovers dos desenhos foi
quando duas famílias completamente diferentes, criadas pela Hanna Barbera se
encontraram. De um lado os futurísticos Jetsons e do outro Flinstones
diretamente da idade da pedra. Esse encontro memorável aconteceu em 1987 no
telefilme The Jetsons Meet the Flintstones.
98)
Hanna e Barbera produziram alguns desenhos para a DC
Comics, como Superman, Super Friends, Batman, Watchmen, entre outros. Foram
responsáveis por alguns desenhos da Marvel também, como Spiderman.
99)
No Brasil, Hanna-Barbera foi mencionada em uma música
da banda Legião Urbana chamada 1965 (Duas Tribos).
100)
A Walt Disney não acreditou no
talento dos dois então eles resolveram criar sua propria produtora, que logo
foi um sucesso com sua primeira animação Puss Gets the Boot (1940), que iniciou
a premiada e popularíssima série Tom e Jerry.
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