CABIRIA
1)
Cabiria é um filme mudo italiano dirigido
por Giovanni Pastrone em 1914, ainda nos primeiros anos da indústria
cinematográfica da Itália.
2)
Além de ser um clássico em si mesmo, também é notabilizado
por ser o filme em que o personagem Maciste fez sua estreia.
3)
O filme era vagamente inspirado em Salammbô, novela de Gustave Flaubert, e na História
das Guerras Púnicas.
5)
O filme fez grande sucesso e é considerado uma das maiores
obras cinematográficas do cinema mudo italiano.
6)
No inicio do século XX, a Itália era um dos
maiores exportadores cinematográficos do mundo, graças à fácil aceitação dos
filmes mudos nos diversos mercados e à aposta em grandes produções históricas
que retratavam o glorioso passado de Roma.
8)
Produzido durante mais de 2 anos em diversos locais de
Itália, Espanha, Suíça e Egito, e com a participação de mais de 6 mil figurantes,
Cabiria custou 250 mil dólares, um valor astronômico para a época, resultando
num grandioso espectáculo até então nunca visto.
9)
Cabiria estreou a 18 de Abril de 1914 em Turim, num evento tão grandioso como o
próprio filme, onde a música especialmente composta por Ildebrando Pizzetti foi interpretada por uma orquestra de 80 elementos,
acompanhada por um coro de 70 vozes.
10)
Da mesma forma, a estreia do filme em Nova York foi também um
evento especial, com a música sendo interpretada por uma orquestra sinfónica e
um coro, e com a presença de personalidades conhecidas da
época. Em cerca de 4 meses de exibição, Cabiria foi visto por mais de 500 mil
pessoas, tornando-se um verdadeiro fenómeno de popularidade.
11)
Em cerca de 4 meses de exibição, Cabiria foi visto por mais
de 500 mil pessoas, tornando-se um verdadeiro fenómeno de popularidade.
12)
Cabiria ficou na história como o ponto alto de uma época de
ouro do cinema italiano, mas também
pelas suas inovações técnicas. Novas técnicas de luz permitiram dar ao filme
mais profundidade e ambiente.
13)
Além disso, Pastrone não se limita a seguir a ação com
a câmera, mas faz com que ela crie a ação e convide o
espectador a entrar no filme. Estes movimentos, que na época ficaram conhecidos
como os "movimentos Cabiria", e permitiram que o cinema se destacasse
ainda mais da fotografia e
do teatro e ganhasse um rumo
próprio, tornando-se uma arte de pleno direito.
14)
Outra área em que Cabiria viria a influenciar a história é
a montagem, já que Pastrone
filmou mais de 66 mil pés de película, tendo utilizado “apenas” 14.800, numa
demonstração clara de que a montagem foi um elemento importante do processo
cinematográfico.
15)
A espectacularidade e as inovações técnicas de Cabiria
alteraram a produção cinematográfica e influenciaram um vasto conjunto de
realizadores, como D. W. Griffith, que teria se
inspirado em Cabiria para produzir Intolerância, onde tentou
ultrapassar o filme italiano em grandeza e espectacularidade, levando ainda
mais longe as inovações técnicas.
16)
Em abril de 2014, exatamente 100 anos após o lançamento de
Cabiria nos cinemas, o jornal O
Estado de S. Paulo publicou uma longa reportagem em uma edição de
domingo. O repórter viajou a Turim e lá produziu três textos e um
vídeo como reportagem pelos 100 anos de Cabiria. A reportagem obteve do
governo americano uma confirmação oficial e formal de que Cabiria foi, de
fato, o primeiro filme com registro de ter sido exibido dentro da Casa Branca,
em junho de 1914, para o então presidente Woodrow Wilson e sua família. O
repórter do Estadão visitou
o local onde originalmente foi levantado o cenário grandioso para o filme, na
zona norte de Turim, onde hoje funciona um conjunto habitacional e um teatro.
17)
O filme, com cerca de tres horas de duração, na versão
original de 1914, está dividido em quatro partes:
18)
Primeira parte: Cabiria,
menina de uma família romana, vive na Sicília com seu irmão Batto. Quando o Etna entra em erupção, a jovem e sua criada
Croessa são salvas fugindo pelo mar.
19)
Segunda
parte: Cabiria
e Croessa são raptadas por piratas fenícios e vendidas
como escravas ao sumo sacerdote Karthalo, no
mercado de Cartago.
Por defender à menina, Croessa é açoitada brutalmente e dada como morta.
Cabiria espera para ser sacrificada ao deus Moloch quando é resgatada
por Fulvio Axila, um nobre romano,
e seu escravo, o gigante Maciste, depois destes serem avisados por Croessa, que
sobreviveu à agressão.
20)
Terceira parte: Aníbal cruza os Alpes ao comando do exército cartaginés, enquanto os
protagonistas são traídos pelos cartagineses, que conseguem capturar Maciste e
Cabiria. Esta passa a servir à filha de Asdrúbal, Sofonisba, paixão de Massinissa, rei
da Numídia, enquanto Maciste é preso
a uma gigantesca pedra.
21)
Quarta parte: A frota romana é destruída em Siracusa. Passam-se os anos e Massinissa acaba destronado
destronado por Sífax, rei
de Cirta, o que lhe leva a se aliar com Roma. Em Cartago,
Sofonisba é dada em casamento a Sífax contra sua vontade. Fulvio, que tinha
escapado, entra como espião em Cartago e consegue libertar a Maciste.
Massinissa, à frente das tropas romanas, consegue entrar vitorioso em Cartago e
liberta Cabiria. Sofonisba é reclamada como serva por Cipião, mas Massinissa lhe permite se suicidar ingerindo um veneno. Por fim, Fulvio e Cabiria conseguem reunir-se, ao
mesmo tempo em que Roma vence definitivamente aos cartagineses.
22)
Cabiria
foi restaurado pelo Museo Nazionale del
Cinema, de Turim, em associação com a PresTech
Film Laboratories Ltd., de Londres. A versão sonorizada, com trilha
sonora aplicada na própria película, tem 112 minutos. Já a versão integral conta com 195
minutos.
23)
A
restauração foi feita a partir de películas encontradas em diversas cidades e
nos bens de Giovanni Pastrone.
24)
Em 2006 a
cópia restaurada do filme foi exibida no Brasil, durante a 30º Mostra de São
Paulo.
25)
Quando o público
entrou nas salas de cinema de Turim e Milão no fim de abril de 1914, não
poderia imaginar que estava diante do nascimento do que seria chamado de sétima
arte.
26)
Às vésperas da 1ª
Guerra Mundial, o cinema ainda engatinhava, e era visto como entretenimento de
trabalhadores braçais, enquanto a literatura, o teatro, o balé e a música eram
vistos como arte.
27)
Os jornais não
dispensavam atenção aos filmes, Hollywood não existia e os raros
longas-metragens não davam dinheiro a seus realizadores.
28)
Isso tudo
começou a mudar há exatos 100 anos, com a estreia de Cabiria, primeiro
blockbuster da história do cinema.
29)
Um mês depois da
estreia simultânea em Milão e Turim, onde ficava o estúdio Itala Films,
responsável por Cabiria e onde morava o diretor do longa, Giovanni Pastrone, o
clássico italiano chegou aos EUA.
30)
A recepção não
poderia ter sido mais calorosa. A Biblioteca do Congresso dos EUA confirmou
que, segundo seus arquivos, Cabiria foi o primeiro filme a ser exibido no
interior da Casa Branca, em uma sessão no início de junho para o então
presidente Woodrow Wilson, sua esposa Ellen, e as duas filhas do casal.
31)
Numa rara crítica
cinematográfica, o prestigiado The New York Times anotou, no fim daquele ano,
que "Cabiria é um dos mais impactantes filmes jamais exibidos nos
EUA".
32)
Hoje no
local o teatro, chamado Espace, estava fechado e um piche, no muro de
entrada, dizia, em inglês: "This is not art" ("Isso não é
arte", em tradução livre).
33)
No local, 100
anos atrás, nasceu uma das mais importantes inovações do cinema. Técnica comum
hoje, o travelling - movimento de câmera que segue as personagens - foi
utilizado pela primeira vez em Cabiria, filme que conta a história das Guerras
Púnicas (264 a.C. a 146 a.C.).
34)
Cabiria também
foi baseado no livro “Cartago em Chamas” do escritor italiano
Emilio Salgari (Verona, 21
de agosto de 1862 — Turim, 25
de abril de 1911).
35)
Inventou um dos primeiros modelos de plataforma dolly e
alguns outros dispositivos técnicos.
36)
Como adolescente, era um ardente violionista. Na verdade,
construiu vários instrumentos à mão.
37)
Pioneiro produtor e diretor italiano de épicos históricos
pré-hollywoodianos, feito em grande escala e com conjuntos pródigos e
pesquisados meticulosamente.
38)
Seu filme mais famoso foi Cabiria (1914), influênciou o
famoso cineasta americano D.W. Griffith.
39)
Giovanni Pastrone, começou na indústria como
administrador em 1905, promoveu com sucesso seus filmes através de sua própria
produtora, Itala Film, e através da propriedade de uma cadeia de cinemas.
40)
Ele se aposentou em um homem rico em 1923.
41)
O pseudônimo de Giovanni Pastrone era Piero Fosco.
42)
Como ator Giovanni Pastrone fez Giulio Cesare
(1909).
43)
Giovanni Pastrone, (Montechiaro d'Asti, 13
de setembro de 1883 - Turim, 27
de junho de 1959), foi um cineasta, roteirista e ator italiano da época do cinema
mudo, um dos pioneiros do cinema da Itália.
44)
Cabíria foi um modelo para a indústria cinematográfica da
década de 1920.
45)
Deste
filme derivou-se o nome da famosa personagem de Giulietta
Masina em Noites
de Cabiria, de Fellini.
46)
Cabíria
era o filme de cabeceira de Fellini.
47)
Lidia Quaranta (6 de março de 1891 - 5 de março de 1928) foi uma
atriz de cinema italiano do início do século XX. Foi a protagonista de
Cabíria.
48)
Gabriele D'Annunzio (12 de março de 1863 - 1 de março de
1938), foi um dos roteiristas de Cabíria.
49)
Atriz
Italia Almirante-Manzini, que se tornou a primeira diva da tela, morou em São
Paulo.
50)
De
acordo com Martin
Scorsese, o diretor Giovanni Pastrone inventou o
gênero épico com Cabiria.
51)
Além
da importância histórica, Cabiria é ainda uma ótima experiência por si só. A
versão disponível atualmente tem menos de 2 horas, então temos a oportunidade
de apreciar as melhores partes do roteiro.
52)
Com
um ritmo dinâmico, Cabiria nunca cansa.
53)
Vemos
também personagens históricos realizando feitos que aprendemos na escola,
como Arquimedes botando
fogo na frota romana e Aníbal cruzando os Alpes.
54)
FICHA TÉCNICA: Cabiria (1915),
Duração: 123 min, Direção: Giovanni Pastrone, Roteiro: Giovanni Pastrone, Gabriele
D’Annunzio, Elenco: Bartolomeo Pagano, Umberto Mozzato,
Lidia Quaranta.
55)
O cinema italiano também usou profundidade de campo e
movimento para indicar espaço fora da tela, que é uma das convenções do cinema
realista.
56)
No
lado oposto da Cabiria pré-sexual, temos uma versão da mulher
ameaçadora, a proto- femme fatale de Sophonisba.
57)
O
caráter de Cabiria pode ser lido como uma metáfora para a própria nação, e seu
destino melodramático é uma alegoria para o destino da Itália-como-Roma.
58)
Gabriele D'Annunzio -
o poeta mais famoso da Itália e sua figura artística mais extravagante -
recebeu uma enorme quantidade de participação na Cabiria .
57)
Os cineastas deixaram saber que Gabriele D'Annunzio "escreveu" o
filme e até mesmo o dirigiu (diz isso nos créditos de abertura), embora ele
escreveu apenas os nomes dos personagens, escolheu o título do filme e compôs
os próprios personagens.
58)
O cinema ainda era um meio jovem em 1914, apenas lentamente, tornou-se, o meio
narrativo na forma em que o conhecemos hoje.
59)
Cabiria não esquivou o fornecimento de espetáculos maciços , mas
a participação de D'Annunzio foi um meio de insistir no status mais elevado
deste filme.
60)
A Itália (como o cinema) ainda era muito jovem e havia sido unificada apenas
meio século antes. A identidade nacional ainda era fraca, e havia um
impulso para voltar a um passado nacional idealizado ou imaginado, o da Roma
Antiga.
61)
A Itália era um poder colonial na Líbia no momento em que Cabiria foi
criada.
62)
Cabiria apresenta romanos e, portanto, italianos, ao mesmo
tempo que cerebral (Fulvius) e super forte (Maciste) e Wood afirmam que o filme
forneceu o modelo para a posterior representação de populações não italianas.
63) Talvez
a proximidade dos personagens de Fulvius e Maciste no filme também tenha
estabelecido a metáfora homossexual para o processo histórico que é mantido no
cinema italiano até o presente.
64)
Entre as várias técnicas
originárias do filme, o "movimento Cabiria", em particular, ganhou
prestígio e uso comum. Além da novidade de suas técnicas cinematográficas, Cabiria introduziu o "gênero homem forte".
65) Cabíria criou
para o cinema, a versão masculina do filme italiano "diva".
66)
Embora sujeito a alguma
controvérsia devido à sua natureza política, a Cabiria era, no entanto, famosa
e popular em seus dias, e continua sendo um clássico do cinema italiano e do
gênero épico.
67) O épico histórico Cabiria conta a história da Segunda Guerra Punica.
68) Embora cada um dos atores e atrizes em Cabiria fosse
bem apreciado em seus papéis, Bartolomeo Pagano se destacou e tornou-se
favorito da multidão.
69) Bartolomeo Pagano, não era
originalmente um ator, trabalhou como um estivador em Genova antes de ser
descoberto e pediu para desempenhar o papel do homem forte emCabiria.
70) Bartolomeo Pagano tornou-se tão associado ao personagem
de Maciste e era tão popular entre o público, que tomou Maciste como seu nome
artístico e continuou a tocar o personagem pelos próximos catorze anos.
71) Bartolomeo Pagano fez o escravo Maciste em uma sequência
de vinte e cinco Filmes.
72) Após sua morte, vários outros atores continuaram a tocar
Maciste em seu lugar.
73) Foi o desempenho de Pagano que
introduziu o "gênero homem forte" para a indústria cinematográfica,
como uma espécie de caráter complementar da clássica diva italiana.
74) Cabiria foi escrita, dirigida
e produzida pelo cineasta Giovanni Pastrone ; Foi o sexto dos treze filmes.
75) O filme apresenta uma partitura original escrita
por Ildebrando Pizzetti, o compositor italiano mais
famoso da época.
76) A pontuação foi realizada por uma
orquestra de oitenta e um coro de setenta. Na
estréia do filme, permitindo o poder irresistível da música para aprimorar os
sumptuosos detalhes do filme e a meticulosa organização de suas cenas.
77) O sucesso de Cabiria foi ainda facilitado pela colaboração do poeta e
dramaturgo Gabriele D'Annunzio, que escreveu as legendas do
filme.
78) Embora
suas contribuições para o filme fossem mínimas, o nome de D'Annunzio foi
adicionado ao apelo popular do filme e acrescentou tanto poder publicitário
como prestígio ao épico histórico.
79)
Originalmente, 12 carretéis de comprimento e durou quase três
horas, O
filme agora existe em uma versão reduzida, executando 2 horas e 6 minutos.
80) Cabiria foi
filmada em conjuntos construídos em Turim, bem como na localização na Tunísia,
na Sicília e nos Alpes.
81)
O filme teria
custado mais de US $ 200.000 para ser produzido.
82) Devido
aos pródigos conjuntos, figurinos e atenção aos detalhes empregados para tornar
o filme um espetáculo e uma característica histórica.
83)
O filme foi reeditado
por Pastrone em 1931, com esta segunda versão faltando vários tiros que estavam
presentes na primeira versão. A restauração foi iniciada pelo Museo Nazionale del Cinema
sobre o filme em 1993, E uma versão
restaurada do filme, com a pontuação original, existe hoje.
84) Cabiria é
muitas vezes considerado como o "melhor exemplo dos Colossais
italianos".
85)
O filme combina as
características espetaculares e históricas (conjuntos pródigos, figurinos e
cenários detalhados, enormes moldes, tramas e situações envolvendo eventos
históricos ou períodos de tempo bem conhecidos) que estavam em voga na época e
eram populares com o público, a fim de Crie um filme épico histórico diferente
de qualquer produzido antes.
86) A natureza épica histórica do
filme e o movimento da câmera disseram ter influenciado fortemente o cineasta
americano DW Griffith e seu Intolerância, filme de 1916, bem como partes
do filme alemão de 1927 Metropolis.
87) Cabiria não só provou ser o
clássico do gênero épico histórico, mas também introduziu diversas técnicas de
filmagem inovadoras no repertório cinematográfico da época.
88) Pastrone foi um
dos primeiros diretores a Experimentar com uma câmera
móvel e tomadas de rastreamento e panorâmica - o filme foi considerado primeiro
filme popular a usar tomadas de rastreamento, que foram durante muitos anos
denominados "tomada Cabiria".
89) Muitas vezes, esses tiros foram usados simplesmente por
sua novidade em vez de qualquer propósito estético.
90) Cabiria foi lançado
em um momento em que o filme histórico italiano se enraizou e tornou-se popular
com o público italiano e internacional; Como um filme popular.
91) Como um filme popular, Cabiria recebeu grande elogio por sua inovação e natureza espetacular.
92)
O filme conquistou alguma controvérsia devido à sua natureza
política: Cabiria foi mostrada logo após a vitória italiana na guerra italo-turca. O filme tem um tom altamente nacionalista, com a
sociedade cartaginesa retratada como incivilizada e inferior à
sociedade "nobre" romana.
93)
Apesar de tendencioso, no entanto, Cabiria , no entanto, capturou um
tempo histórico distinto e foi amplamente reconhecido como uma das maiores
realizações cinematográficas da era.
94)
O
New York Times chamou
o filme, tocando no Knickerbocker Theatre, um "filme-espetáculo"
acompanhado de uma "orquestra sinfônica de sessenta e cinco".
95)
A grande escala do esforço e os preparativos para o filme impressionaram o
público internacional.
96)
O jornal the Observater de
Londres se maravilhou de que "o número de atores exigidos era de mais de
3000" e que mais dinheiro foi gasto no filme do que "até agora em
qualquer outro filme que tenha sido preparado”.
97)
“Todas as Nações se inclinam para isso - O maior espetáculo
que o mundo viu!” (Anúncio original).
98)
Datas de produção: 1912 – 1914.
99) Os antecedentes
históricos e os personagens da história são tirados do Ab Urbe
Condita de Livy (escrito
de 27 a 25 a.C). Além disso, o roteiro de Cabiria foi parcialmente baseado no romance de Gustavo Flaubert em 1862, Salammbo e em Emilio Salgari de 1908, Cartagine in fiamme ( Carthage in Flames ).
100)
Cabiria ainda ocupa um lugar
como o principal precursor do filme épico moderno e Considerado um triunfo no
seu tempo, essa opinião ainda é realizada por cineastas e críticos hoje.




























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