CABIRIA


1)   Cabiria é um filme mudo italiano dirigido por Giovanni Pastrone em 1914, ainda nos primeiros anos da indústria cinematográfica da Itália.
2)   Além de ser um clássico em si mesmo, também é notabilizado por ser o filme em que o personagem Maciste fez sua estreia.
3)   O filme era vagamente inspirado em Salammbônovela de Gustave Flaubert, e na História das Guerras Púnicas.
4)   roteiro e as legendas foram escritas pelo famoso poeta Gabriele d'Annunzio.

5)   O filme fez grande sucesso e é considerado uma das maiores obras cinematográficas do cinema mudo italiano.
6)   No inicio do século XX, a Itália era um dos maiores exportadores cinematográficos do mundo, graças à fácil aceitação dos filmes mudos nos diversos mercados e à aposta em grandes produções históricas que retratavam o glorioso passado de Roma.

7)   E se Quo Vadis, em 1913, foi, provavelmente, o primeiro longa-metragem histórico de proporções épicas, Cabiria, no ano seguinte, foi o exemplo máximo das extravagancias cinematográficas italianas. 

8)   Produzido durante mais de 2 anos em diversos locais de Itália, EspanhaSuíça e Egito, e com a participação de mais de 6 mil figurantes, Cabiria custou 250 mil dólares, um valor astronômico para a época, resultando num grandioso espectáculo até então nunca visto.

9)   Cabiria estreou a 18 de Abril de 1914 em Turim, num evento tão grandioso como o próprio filme, onde a música especialmente composta por Ildebrando Pizzetti foi interpretada por uma orquestra de 80 elementos, acompanhada por um coro de 70 vozes. 

10)                     Da mesma forma, a estreia do filme em Nova York foi também um evento especial, com a música sendo interpretada por uma orquestra sinfónica e um coro, e com a presença de personalidades conhecidas da época. Em cerca de 4 meses de exibição, Cabiria foi visto por mais de 500 mil pessoas, tornando-se um verdadeiro fenómeno de popularidade.

11)                     Em cerca de 4 meses de exibição, Cabiria foi visto por mais de 500 mil pessoas, tornando-se um verdadeiro fenómeno de popularidade.
12)                     Cabiria ficou na história como o ponto alto de uma época de ouro do cinema italiano, mas também pelas suas inovações técnicas. Novas técnicas de luz permitiram dar ao filme mais profundidade e ambiente.

13)                     Além disso, Pastrone não se limita a seguir a ação com a câmera, mas faz com que ela crie a ação e convide o espectador a entrar no filme. Estes movimentos, que na época ficaram conhecidos como os "movimentos Cabiria", e permitiram que o cinema se destacasse ainda mais da fotografia e do teatro e ganhasse um rumo próprio, tornando-se uma arte de pleno direito.

14)                     Outra área em que Cabiria viria a influenciar a história é a montagem, já que Pastrone filmou mais de 66 mil pés de película, tendo utilizado “apenas” 14.800, numa demonstração clara de que a montagem foi um elemento importante do processo cinematográfico.
15)                     A espectacularidade e as inovações técnicas de Cabiria alteraram a produção cinematográfica e influenciaram um vasto conjunto de realizadores, como D. W. Griffith, que teria se inspirado em Cabiria para produzir Intolerância, onde tentou ultrapassar o filme italiano em grandeza e espectacularidade, levando ainda mais longe as inovações técnicas.

16)                     Em abril de 2014, exatamente 100 anos após o lançamento de Cabiria nos cinemas, o jornal O Estado de S. Paulo publicou uma longa reportagem em uma edição de domingo. O repórter viajou a Turim e lá produziu três textos e um vídeo como reportagem pelos 100 anos de Cabiria. A reportagem obteve do governo americano uma confirmação oficial e formal de que Cabiria foi, de fato, o primeiro filme com registro de ter sido exibido dentro da Casa Branca, em junho de 1914, para o então presidente Woodrow Wilson e sua família. O repórter do Estadão visitou o local onde originalmente foi levantado o cenário grandioso para o filme, na zona norte de Turim, onde hoje funciona um conjunto habitacional e um teatro.

17)                     O filme, com cerca de tres horas de duração, na versão original de 1914, está dividido em quatro partes:

18)                     Primeira parte: Cabiria, menina de uma família romana, vive na Sicília com seu irmão Batto. Quando o Etna entra em erupção, a jovem e sua criada Croessa são salvas fugindo pelo mar.

19)                     Segunda parte: Cabiria e Croessa são raptadas por piratas fenícios e vendidas como escravas ao sumo sacerdote Karthalo, no mercado de Cartago. Por defender à menina, Croessa é açoitada brutalmente e dada como morta. Cabiria espera para ser sacrificada ao deus Moloch quando é resgatada por Fulvio Axila, um nobre romano, e seu escravo, o gigante Maciste, depois destes serem avisados por Croessa, que sobreviveu à agressão.

20)                     Terceira parte: Aníbal cruza os Alpes ao comando do exército cartaginés, enquanto os protagonistas são traídos pelos cartagineses, que conseguem capturar Maciste e Cabiria. Esta passa a servir à filha de AsdrúbalSofonisba, paixão de Massinissarei da Numídia, enquanto Maciste é preso a uma gigantesca pedra.


21)                     Quarta parte: A frota romana é destruída em Siracusa. Passam-se os anos e Massinissa acaba destronado destronado por Sífax, rei de Cirta, o que lhe leva a se aliar com Roma. Em Cartago, Sofonisba é dada em casamento a Sífax contra sua vontade. Fulvio, que tinha escapado, entra como espião em Cartago e consegue libertar a Maciste. Massinissa, à frente das tropas romanas, consegue entrar vitorioso em Cartago e liberta Cabiria. Sofonisba é reclamada como serva por Cipião, mas Massinissa lhe permite se suicidar ingerindo um veneno. Por fim, Fulvio e Cabiria conseguem reunir-se, ao mesmo tempo em que Roma vence definitivamente aos cartagineses.


22)                     Cabiria foi restaurado pelo Museo Nazionale del Cinema, de Turim, em associação com a PresTech Film Laboratories Ltd., de Londres. A versão sonorizada, com trilha sonora aplicada na própria película, tem 112 minutos. Já a versão integral conta com 195 minutos.

23)                     A restauração foi feita a partir de películas encontradas em diversas cidades e nos bens de Giovanni Pastrone.

24)                     Em 2006 a cópia restaurada do filme foi exibida no Brasil, durante a 30º Mostra de São Paulo.

25)                     Quando o público entrou nas salas de cinema de Turim e Milão no fim de abril de 1914, não poderia imaginar que estava diante do nascimento do que seria chamado de sétima arte.

26)                     Às vésperas da 1ª Guerra Mundial, o cinema ainda engatinhava, e era visto como entretenimento de trabalhadores braçais, enquanto a literatura, o teatro, o balé e a música eram vistos como arte.

27)                     Os jornais não dispensavam atenção aos filmes, Hollywood não existia e os raros longas-metragens não davam dinheiro a seus realizadores.

28)                      Isso tudo começou a mudar há exatos 100 anos, com a estreia de Cabiria, primeiro blockbuster da história do cinema.

29)                     Um mês depois da estreia simultânea em Milão e Turim, onde ficava o estúdio Itala Films, responsável por Cabiria e onde morava o diretor do longa, Giovanni Pastrone, o clássico italiano chegou aos EUA.


30)                     A recepção não poderia ter sido mais calorosa. A Biblioteca do Congresso dos EUA confirmou que, segundo seus arquivos, Cabiria foi o primeiro filme a ser exibido no interior da Casa Branca, em uma sessão no início de junho para o então presidente Woodrow Wilson, sua esposa Ellen, e as duas filhas do casal. 

31)                     Numa rara crítica cinematográfica, o prestigiado The New York Times anotou, no fim daquele ano, que "Cabiria é um dos mais impactantes filmes jamais exibidos nos EUA".


32)                     Hoje no local o teatro, chamado Espace, estava fechado e um piche, no muro de entrada, dizia, em inglês: "This is not art" ("Isso não é arte", em tradução livre).

33)                     No local, 100 anos atrás, nasceu uma das mais importantes inovações do cinema. Técnica comum hoje, o travelling - movimento de câmera que segue as personagens - foi utilizado pela primeira vez em Cabiria, filme que conta a história das Guerras Púnicas (264 a.C. a 146 a.C.).


34)                     Cabiria também foi baseado no livro “Cartago em Chamas” do escritor italiano Emilio Salgari (Verona21 de agosto de 1862 — Turim25 de abril de 1911).

35)                     Inventou um dos primeiros modelos de plataforma dolly e alguns outros dispositivos técnicos.

36)                     Como adolescente, era um ardente violionista. Na verdade, construiu vários instrumentos à mão.

37)                     Pioneiro produtor e diretor italiano de épicos históricos pré-hollywoodianos, feito em grande escala e com conjuntos pródigos e pesquisados meticulosamente.

38)                     Seu filme mais famoso foi Cabiria (1914), influênciou o famoso cineasta americano D.W. Griffith.

39)                     Giovanni Pastrone, começou na indústria como administrador em 1905, promoveu com sucesso seus filmes através de sua própria produtora, Itala Film, e através da propriedade de uma cadeia de cinemas.


40)                     Ele se aposentou em um homem rico em 1923.

41)                     O pseudônimo de Giovanni Pastrone era Piero Fosco.

42)                     Como ator Giovanni Pastrone fez Giulio Cesare (1909).

43)                     Giovanni Pastrone, (Montechiaro d'Asti13 de setembro de 1883 - Turim27 de junho de 1959), foi um cineastaroteirista e ator italiano da época do cinema mudo, um dos pioneiros do cinema da Itália.


44)                     Cabíria foi um  modelo para a indústria cinematográfica da década de 1920. 

45)                     Deste filme derivou-se o nome da famosa personagem de Giulietta Masina em Noites de Cabiria, de Fellini.

46)                     Cabíria era o filme de cabeceira de Fellini.

47)                     Lidia Quaranta (6 de março de 1891 - 5 de março de 1928) foi uma atriz de cinema italiano do início do século XX. Foi a protagonista de Cabíria.

48)                     Gabriele D'Annunzio (12 de março de 1863 - 1 de março de 1938), foi um dos roteiristas de Cabíria.

49)                      Atriz Italia Almirante-Manzini, que se tornou a primeira diva da tela, morou em São Paulo

50)                     De acordo com Martin Scorsese, o diretor Giovanni Pastrone inventou o gênero épico com Cabiria.

51)                     Além da importância histórica, Cabiria é ainda uma ótima experiência por si só. A versão disponível atualmente tem menos de 2 horas, então temos a oportunidade de apreciar as melhores partes do roteiro.

52)                     Com um ritmo dinâmico, Cabiria nunca cansa.

53)                     Vemos também personagens históricos realizando feitos que aprendemos na escola, como Arquimedes botando fogo na frota romana e Aníbal cruzando os Alpes.

54)                     FICHA TÉCNICA: Cabiria (1915), Duração: 123 min, Direção: Giovanni Pastrone, Roteiro: Giovanni Pastrone, Gabriele D’Annunzio, Elenco: Bartolomeo Pagano, Umberto Mozzato, Lidia Quaranta.

55)                     O cinema italiano também usou profundidade de campo e movimento para indicar espaço fora da tela, que é uma das convenções do cinema realista.

56)                     No lado oposto da Cabiria pré-sexual, temos uma versão da mulher ameaçadora, a proto- femme fatale de Sophonisba.
57)                     O caráter de Cabiria pode ser lido como uma metáfora para a própria nação, e seu destino melodramático é uma alegoria para o destino da Itália-como-Roma.
58)                     Gabriele D'Annunzio - o poeta mais famoso da Itália e sua figura artística mais extravagante - recebeu uma enorme quantidade de participação na Cabiria .

57) Os cineastas deixaram saber que Gabriele D'Annunzio "escreveu" o filme e até mesmo o dirigiu (diz isso nos créditos de abertura), embora ele escreveu apenas os nomes dos personagens, escolheu o título do filme e compôs os próprios personagens. 

58) O cinema ainda era um meio jovem em 1914, apenas lentamente, tornou-se, o meio narrativo na forma em que o conhecemos hoje.
59) Cabiria não esquivou o fornecimento de espetáculos maciços , mas a participação de D'Annunzio foi um meio de insistir no status mais elevado deste filme.
60) A Itália (como o cinema) ainda era muito jovem e havia sido unificada apenas meio século antes. A identidade nacional ainda era fraca, e havia um impulso para voltar a um passado nacional idealizado ou imaginado, o da Roma Antiga.

61) A Itália era um poder colonial na Líbia no momento em que Cabiria foi criada.

62) Cabiria apresenta romanos e, portanto, italianos, ao mesmo tempo que cerebral (Fulvius) e super forte (Maciste) e Wood afirmam que o filme forneceu o modelo para a posterior representação de populações não italianas.
63) Talvez a proximidade dos personagens de Fulvius e Maciste no filme também tenha estabelecido a metáfora homossexual para o processo histórico que é mantido no cinema italiano até o presente.
64) Entre as várias técnicas originárias do filme, o "movimento Cabiria", em particular, ganhou prestígio e uso comum. Além da novidade de suas técnicas cinematográficas, Cabiria introduziu o "gênero homem forte".
65) Cabíria criou para o cinema, a versão masculina do filme italiano "diva".
66) Embora sujeito a alguma controvérsia devido à sua natureza política, a Cabiria era, no entanto, famosa e popular em seus dias, e continua sendo um clássico do cinema italiano e do gênero épico. 
67) O épico histórico Cabiria conta a história da Segunda Guerra Punica.
68) Embora cada um dos atores e atrizes em Cabiria fosse bem apreciado em seus papéis, Bartolomeo Pagano se destacou e tornou-se favorito da multidão.
69) Bartolomeo Pagano, não era originalmente um ator, trabalhou como um estivador em Genova antes de ser descoberto e pediu para desempenhar o papel do homem forte emCabiria. 
70) Bartolomeo Pagano tornou-se tão associado ao personagem de Maciste e era tão popular entre o público, que tomou Maciste como seu nome artístico e continuou a tocar o personagem pelos próximos catorze anos.
71) Bartolomeo Pagano fez o escravo Maciste em uma sequência de vinte e cinco Filmes.
72)  Após sua morte, vários outros atores continuaram a tocar Maciste em seu lugar. 

73) Foi o desempenho de Pagano que introduziu o "gênero homem forte" para a indústria cinematográfica, como uma espécie de caráter complementar da clássica diva italiana. 
74) Cabiria foi escrita, dirigida e produzida pelo cineasta Giovanni Pastrone ; Foi o sexto dos treze filmes.
75) O filme apresenta uma partitura original escrita por Ildebrando Pizzetti, o compositor italiano mais famoso da época. 
76) A pontuação foi realizada por uma orquestra de oitenta e um coro de setenta. Na estréia do filme, permitindo o poder irresistível da música para aprimorar os sumptuosos detalhes do filme e a meticulosa organização de suas cenas. 

77)   O sucesso de Cabiria foi ainda facilitado pela colaboração do poeta e dramaturgo Gabriele D'Annunzio, que escreveu as legendas do filme. 
78) Embora suas contribuições para o filme fossem mínimas, o nome de D'Annunzio foi adicionado ao apelo popular do filme e acrescentou tanto poder publicitário como prestígio ao épico histórico.
79) Originalmente, 12 carretéis de comprimento e durou quase três horas,  O filme agora existe em uma versão reduzida, executando 2 horas e 6 minutos. 
80) Cabiria foi filmada em conjuntos construídos em Turim, bem como na localização na Tunísia, na Sicília e nos Alpes.
81)  O filme teria custado mais de US $ 200.000 para ser produzido.
82) Devido aos pródigos conjuntos, figurinos e atenção aos detalhes empregados para tornar o filme um espetáculo e uma característica histórica.
83) O filme foi reeditado por Pastrone em 1931, com esta segunda versão faltando vários tiros que estavam presentes na primeira versão. A restauração foi iniciada pelo Museo Nazionale del Cinema sobre o filme em 1993,  E uma versão restaurada do filme, com a pontuação original, existe hoje. 
84) Cabiria é muitas vezes considerado como o "melhor exemplo dos Colossais italianos".
85) O filme combina as características espetaculares e históricas (conjuntos pródigos, figurinos e cenários detalhados, enormes moldes, tramas e situações envolvendo eventos históricos ou períodos de tempo bem conhecidos) que estavam em voga na época e eram populares com o público, a fim de Crie um filme épico histórico diferente de qualquer produzido antes. 

86) A natureza épica histórica do filme e o movimento da câmera disseram ter influenciado fortemente o cineasta americano DW Griffith e seu Intolerância, filme de 1916, bem como partes do filme alemão de 1927 Metropolis.
87)  Cabiria não só provou ser o clássico do gênero épico histórico, mas também introduziu diversas técnicas de filmagem inovadoras no repertório cinematográfico da época.
88) Pastrone foi um dos primeiros diretores a Experimentar com uma câmera móvel e tomadas de rastreamento e panorâmica - o filme foi considerado primeiro filme popular a usar tomadas de rastreamento, que foram durante muitos anos denominados "tomada Cabiria". 
89) Muitas vezes, esses tiros foram usados ​​simplesmente por sua novidade em vez de qualquer propósito estético.
90) Cabiria foi lançado em um momento em que o filme histórico italiano se enraizou e tornou-se popular com o público italiano e internacional; Como um filme popular.
91) Como um filme popular, Cabiria recebeu grande elogio por sua inovação e natureza espetacular. 

92) O filme conquistou alguma controvérsia devido à sua natureza política: Cabiria foi mostrada logo após a vitória italiana na guerra italo-turca. O filme tem um tom altamente nacionalista, com a sociedade cartaginesa retratada como incivilizada e inferior à sociedade "nobre" romana. 
93) Apesar de tendencioso, no entanto, Cabiria , no entanto, capturou um tempo histórico distinto e foi amplamente reconhecido como uma das maiores realizações cinematográficas da era. 
94) O New York Times chamou o filme, tocando no Knickerbocker Theatre, um "filme-espetáculo" acompanhado de uma "orquestra sinfônica de sessenta e cinco". 
95) A grande escala do esforço e os preparativos para o filme impressionaram o público internacional.
96) O jornal the Observater de Londres se maravilhou de que "o número de atores exigidos era de mais de 3000" e que mais dinheiro foi gasto no filme do que "até agora em qualquer outro filme que tenha sido preparado”.

97) “Todas as Nações se inclinam para isso - O maior espetáculo que o mundo viu!” (Anúncio original).

98) Datas de produção: 1912 – 1914.

99) Os antecedentes históricos e os personagens da história são tirados do Ab Urbe Condita de Livy (escrito de 27 a 25 a.C). Além disso, o roteiro de Cabiria foi parcialmente baseado no romance de Gustavo Flaubert em 1862, Salammbo e em Emilio Salgari de 1908, Cartagine in fiamme ( Carthage in Flames ). 

100) Cabiria ainda ocupa um lugar como o principal precursor do filme épico moderno e Considerado um triunfo no seu tempo, essa opinião ainda é realizada por cineastas e críticos hoje. 



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