BIG BOY



1)   Big Boy, pseudônimo de Newton Alvarenga Duarte (Rio de Janeiro1 de junho de 1943 — São Paulo7 de março de 1977), foi o mais importante disc jockey de sua época.
2)   Big Boy, foi o responsável por uma verdadeira revolução no rádio brasileiro.
3)   Como locutor, introduziu uma linguagem jovem, mais próxima do público que o ouvia. 
4)   Seu "hello crazy people!", a maneira irreverente como saudava os ouvintes, tornou-se marca registrada de um estilo próprio, descontraído, diferente da voz impostada dos locutores de então.
5)   Como programador, demonstrou extrema sensibilidade ao captar o gosto do público, observando as tendências musicais ao redor do mundo e inovando a partir de ideias que modificariam todo um sistema de programação estabelecido.

6)   Apaixonado por música desde a infância, ainda adolescente iniciou uma coleção de música pop que chegou a 20 mil discos.
7)   Manifestou preferência pelo rock and roll, o então novo ritmo americano que conquistou os jovens no mundo todo. 
8)   Também costumava "peregrinar" na Rádio Tamoio do Rio de Janeiro.
9)   A Rádio Tamoio do Rio de Janeiro, apresentava a programação mais atualizada na época.
10)                     Big Boy, procurou manter contato com os programadores e outros aficionados por rock em busca de informações e de uma oportunidade profissional - seu sonho desde então que procurou alcançar com obstinação.
11)                     A oportunidade finalmente surgiu quando foi convidado para substituir um programador que entrara em férias.
12)                     No ano Seguinte foi convidado para participar de uma bem-sucedida tentativa de reformulação da Rádio Mundial AM.
13)                     A Rádio Mundial AM, que se tornaria a rádio de maior audiência entre o público jovem do Rio de Janeiro.
14)                     Assim, não hesitou em interromper a carreira de professor de geografia[2] para tornar-se radialista.
15)                     Foi ali que iniciou sua atuação como DJ.
16)                     Foi na Rádio undial que ganhou o apelido de BIG BOY.
17)                     Criou o estilo inconfundível que continua até hoje influenciando locutores - inclusive das modernas rádios FM.

18)                     As programações das Rádios FM de hoje, muitas vezes ainda seguem os moldes de seus programas.
19)                     Com sua voz alegre e postura informal, complementava as músicas que tocava com informações "quentes" sobre o mundo do disco.
20)                     Ele impunha uma dinâmica irresistível ao programa; tudo isso sem perder o jeito de fã dos artistas, o que o aproximava ainda mais dos ouvintes.
21)                     Um fato interessante é que, no início de sua carreira como DJ, a sua real identidade (Newton Alvarenga) não era conhecida dos ouvintes, nem de seus colegas na Faculdade Nacional de Filosofia (atual UFRJ) e dos alunos no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (antigo CAp/FNFi), onde deu aulas.


22)                     Um dos alunos da turma CAP-66-B, fã do programa na Rádio Mundial, colocou nele o apelido de "Big Boy", pois achou a voz parecida. 
23)                     Ao final das aulas de avaliação, já aprovado, o Prof. Newton Alvarenga se identificou como o próprio Big Boy, encerrando a fase de identidade secreta.
24)                     Big Boy também pode ser considerado o primeiro "profissional multimídia" do show business brasileiro.
25)                     Programador e radialista eclético, diversificava sua atuação mantendo a ligação da paixão pela música contemporânea nos seus diversos segmentos e movimentos.

26)                     Além de manter dois programas diários na Rádio Mundial, Big Boy Show e Ritmos de Boite, um na Rádio Excelsior de São Paulo e um semanal especializado em Beatles, o Cavern Club, também na Mundial.
27)                     Atuava como programador, colunista em diversos jornais e revistas, produtor de discos e DJ dos Bailes da Pesada.
28)                     Os Bailes da Pesada, onde mantinha um contato direto com o público que gostava especialmente de soul e funk, principalmente na Zona Norte do Rio de Janeiro




29)                     Na televisão, inovou ao apresentar em sua participação diária no Jornal Hoje da TV Globo, pela primeira vez, film clips com músicas de sucesso do momento.
30)                     Em seu programa Papo Pop, na TV Record de SP, lançou grupos brasileiros de vanguarda.
31)                     Foi também o responsável pela implantação do projeto Eldo Pop, no início das transmissões em FM no Brasil.
32)                     A lendária e antiga rádio Eldorado FM, especializada em rock progressivo, visava contemplar um público restrito mas altamente especializado em seu gosto musical e que encontrava ali um veículo de expressão da autêntica música de vanguarda
33)                     Chegou a participar como ele mesmo da novela cômica Linguinha, ao lado do humorista Chico Anysio (TV Globo - 1970).

34)                     Ao longo de toda sua vida profissional, Big Boy continuou ampliando sua coleção de discos.
35)                     Foi o primeiro DJ a executar, num programa de rádio, a música Let It Be, dos Beatles, isso nos idos do ano de 1970.
36)                     Em diversas viagens a outros países apurou seu acervo, buscando raridades como "discos piratas" de tiragens limitadíssimas.
37)                     Ao morrer havia juntado cerca de 20 mil títulos, entre LPs e compactos, na maioria importados, que abrangem diversos gêneros musicais como rockjazzsoul musicrock progressivomúsica francesatrilhas sonoras de filmes, orquestrais, etc.
38)                     Como um todo, a discoteca Big Boy constitui-se num acervo cultural importantíssimo, pois retrata vários períodos do cenário discográfico mundial e, mais do que uma coleção, trata-se da síntese do trabalho de um profissional que ousou inovar.
39)                     Conseguiu, através de um amigo, adentrar num dos estúdios de gravação da "Apple", onde ensaiavam ainda o sucesso inédito e com um mini gravador escondido sob a roupa, gravou o pré-lançamento. Ao ser descoberta a trama, conseguiu evadir-se do local, trazendo consigo a fita já gravada e a exibiu num de seus programas logo depois, em primeiríssima mão no mundo, na Rádio Mundial do Rio de Janeiro.


40)                     Estes são LPs onde Big Boy selecionava o repertório e gravava locuções e vinhetas que eram mixadas às faixas, recriando uma parte do repertório tocado nos Bailes da Pesada: Baile da Pesada (Top Tape1970); Big Baile (Top Tape1971); Baile da Cueca (CID Entertainment1972); The Big Boy Show (RCA1974).
41)                     No álbum Big Baile afirma-se que Big Boy era artista exclusivo da Top Tape.
42)                     O álbum Baile da Cueca trazia como brinde uma cueca no encarte do LP.
43)                     O ator norte-americano Jack Black é bastante parecido com Big Boy. Não bastasse isso, o filme Escola_de_Rock, que teve o ator como protagonista e autor e músico de algumas músicas da trilha, tem um estado de espírito bastante próximo ao que foi a rádio Eldo Pop, priorizando o rock clássico e a música soul.


44)                     Existe um documentário sobre Big Boy: The Big Boy Show, Gênero: Documentário, Subgênero: Biografia Diretor: Claudio DagerLeandro Petersen, Elenco: Carlos TownsendDr. SilvanaJoão Pecegueiro Do AmaralNewton Duarte, Duração: 20 min, Ano: 2004, Formato: Vídeo
País: Brasil     Local de Produção: RJ, Cor: Colorido, Sinopse: Gravações antigas, fotografias, videografismo e depoimentos de profissionais de rádio contam a trajetória profissional do radialista Big Boy. A revolução da linguagem radiofônica, a criação do Baile da Pesada e o garimpo musical de Big Boy pelo mundo afora são exemplos do dinamismo desse personagem que, nos anos 60 e 70, viveu à frente de seu tempo.
45)                     Newton era apaixonado por música, ou melhor, pelo rock e pelas novidades que estavam surgindo nos anos 1960. Tanto que, ainda muito menino, ia escondido dos pais do Rio para São Paulo para comprar discos que apareciam primeiro por lá. Na época, eram LPs e singles de bandas estrangeiras. Aos amigos que viajavam para o exterior, ele fazia encomendas especiais. 

46)                     A paixão de Newton, desde criança, era ouvir o programa 'Hoje é Dia de Rock', de Jair de Taumaturgo, na Rádio Mayrink Veiga, a PRA-9, e ouvir, na faixa de Ondas Curtas (OC) famosos apresentadores do rádio norte-americanos.
47)                     Com a colaboração da professora da Faculdade de Comunicação da PUC-RJ Rose Esquenazi, o quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes mostra que Big Boy fazia a programação da Rádio Mundial, de segunda a sexta, para atender ao gosto do público.
48)                     O programa preferido dele era o Cavern Club, que apresentava no início das noites de sábado. O programa era totalmente voltado para as músicas e informações sobre os Beatles.
49)                     Multimídia antes que o termo fosse batizado, ele foi radialista, DJ, apresentador de TV e jornalista, sempre um passinho à frente do seu tempo em cada uma dessas atividades.
50)                     Falava de Led Zeppelin, tocava soul e funk, selecionava rock progressivo e os primórdios da eletrônica, e escrevia sobre tudo isso com maestria.

51)                     Morto em 1977, de infarto, aos 33 anos, após um ataque de asma, num hotel em São Paulo, ele subverte a ideia de que saudade não tem idade e reaparece agora com uma página no Facebook em sua homenagem, justamente no mês em que completaria 70 anos.
52)                     Criada pela ex-mulher, a professora universitária Lúcia Duarte, e por um dos seus filhos, o produtor de televisão e também DJ Leandro Petersen, a página abre ao público, pela primeira vez, o precioso arquivo de Big Boy.
53)                     Ele fazia de forma brilhante o dever de todo DJ, que é apresentar novidades — conta Fernanda Abreu.
54)                     Nos primórdios da FM no país, ele assinou a programação da rádio Eldo Pop, do Sistema Globo de Rádio.

55)                     Na Eldo Pop, colocou no ar grupos de rock dos mais variados estilos, principalmente do chamado som progressivo, abrindo espaço também para pioneiros da eletrônica, como Kraftwerk e Tangerine Dream. 
56)                     — Tenho plena convicção de que, se ele não tivesse partido tão cedo, a música no Brasil teria uma outra dimensão — afirma o radialista, DJ e jornalista Maurício Valladares, discípulo assumido de Big Boy.
57)                     Com aquele ar de Chacrinha e a quantidade de informação que possuía, ele deixou conquistas que só hoje estão sendo entendidas.
58)                     Nos primórdios da FM no país, ele assinou a programação da rádio Eldo Pop, do Sistema Globo de Rádio.
59)                     Em 1973, em um dos incêndios da Tv Globo-Rio Ele apareceu com uma cueca na cabeça e com um extintor no jardim da Tv Globo, e fazendo sua participação no telejornal HOJE, apresentava ao público do Brasil o último disco do Led Zeppelin (Houses of the Holy), (1973).
60)                     Big Boy morreu no famoso Hotel HILTON de são Paulo.
61)                     Na televisão, inovou ao apresentar em sua participação diária no Jornal Hoje da TV Globo.

62)                     Mas, na real é que todo mundo que gosta de música alternativa nesse país deve um pouco a Newton Duarte, vulgo Big Boy. Jornalista, DJ, apresentador de tv, produtor cultural e professor geografia (!!), Big Boy foi uma das grandes figuras da cultura pop brasileira nas décadas de 1960 e 1970, responsável por introduzir nas ondas da rádio Mundial AM – e no gosto de milhares de ouvintes – o que de melhor havia em matéria de pop, rock, soul e funk em qualquer parte do mundo.
63)                     Big Boy foi o primeiro DJ brasileiro a tocar Sgt. Pepper’s
64)                     Em 1967, o radialista estava em Londres, tentando entrevistar os Beatles. Passou quatro dias em frente ao escritório da Apple, debaixo de neve, sem conseguir nada.  No último dia, esbarrou com com Paul McCartney em pessoa,  que não concedeu entrevista, mas ofereceu ao brasileiro a oportunidade de entrar para o seleto grupo de jornalistas que faziam parte do mailing da gravadora dos Beatles. Resultado: Big Boy foi uma das primeiros pessoas no mundo – e a primeira no Brasil – a receber uma cópia de Sgt. Pepper’s  antes do lançamento oficial do álbum. 

65)                     Fez questão de dividir a honra com seus ouvintes, tocando o disco na íntegra em seu programa Cavern Club, dedicado aos Fab Four.
66)                     Big Boy escreveu o texto da contracapa do LP San Remo 68, de Roberto Carlos.
67)                     Apesar de antenado com as novidades da gringa, Big Boy também se ligava em música brasileira.
68)                     Big Boy introduziu rock progressivo e música eletrônica nas ondas do rádio.

69)                     Big Boy foi uma espécie de ghost DJ quando dirigiu a programação da rádio Eldo Pop, a partir de 1971.
70)                     Como a emissora não tinha locutores, o radialista tinha anonimato e carta branca garantidos para tocar o que quisesse.
71)                     Aproveitou a oportunidade para introduzir no dial brazuca todos os sons “difíceis” e experimentais que não podia tocar na Mundial. Essa categoria incluía rock progressivo (Van Der Graaff Generator era um dos favoritos), jazz, música francesa, hard rock, blues e os principais nomes da então nascente cena de música eletrônica alemã, como Kraftwerk e Tangerine Dream: as faixas sucediam umas às outras, sem qualquer informação sobre os artistas
72)                     A Eldo Pop ganhou uma audiência fiel e foi responsável direta pela educação musical de uma geração.
73)                     Big Boy criou os famosos Bailes da Pesada, que comandava ao lado do bróder Ademir Barbosa na Zona Norte do Rio de Janeiro. Em suas discotecagens, aproveitava para mostrar em primeira mão as últimas novidades do soul e do funk.  Consta que a primeira vez que se ouviu falar em James Brown no Brasil foi graças à Big Boy e seus Bailes.

74)                     Big Boy foi capa da primeira edição da Rolling Stone Brasil. Na estreia da versão pirata da famosa revista americana, não deu rockstar nenhum: foi o DJ Big Boy o primeiro a estampar a capa da Rolling Stone brazuca, em fevereiro de 1972. Aos 28 anos de idade, o radialista concedeu uma entrevista longa ao jornalista Joel Macedo, onde  fez uma retrospectiva de sua carreira até então.

75)                     “Eu só queria que as pessoas me respeitassem por tudo que eu fiz.
76)                     Eu me comparo assim, ao Elvis Presley viu, eu acho que eu fui pra juventude do Rio mais ou menos o que o Elvis Presley foi pros Estados Unidos e eu queria ser respeitado por isso”
77)                     Para os mais velhos, uma lembrança e para os jovens uma aula de HISTÓRIAL MUSICAL, de uma pessoa que infelizmente partiu muito cedo, aos 33 anos, mas o tempo que ficou aqui entre nós, marcou significativamente nossas vidas. 
78)                     No início de 1966, após um breve estágio onde cobriu as férias de um programador, foi contratado pela da Rádio Tamoio
79)                     Em 1967 é contratado pela Rádio Mundial, 860 AM, nova aquisição do grupo O Globo, cujo o comando de restruturação havia sido entregue ao jornalista e poeta Reynaldo Jardim.


80)                     Nos primórdios do processo de segmentação do mercado midiático a 'Superquente Mundial' investe no público jovem e inclui em sua programação, entre outra inovações, programas temáticos de curta duração, entre os quais o “Programa Big Boy”, dedicado a talentos da música pop internacional que haviam estourado nas paradas mas ainda não tinham uma carreira consolidada.
81)                     A produção era de responsabilidade de Newton, que não se conformava com a locução formal e Newton definitivamente não tinha o perfil de um candidato à vaga de locutor, para os padrões da época. E, como ele mesmo admitiu em uma auto-crítica publicada anos mais tarde, sua estreia foi desastrosa: “Ficou meio canastrão. Tentei impostar a voz...” Mas encarava o desafio como uma preciosa oportunidade de exercer aquilo que realmente tinha prazer em fazer: falar sobre música. A louca sonoplastia servia para dar o tom, mas seu maior trunfo era a qualidade dos programas que produzia, que só tocavam músicas de sua discoteca pessoal.
82)                     Impostada aos locutores da época, que ele achava não combinar com o estilo das músicas veiculadas no programa. Reynaldo então sugeriu que o próprio Newton assumisse o microfone. "Big Boy é você!", teria dito.
83)                     Newton Duarte, Apostava nele para a expansão do público da rádio. Tímido, asmático e dono de uma voz rascante, E em poucas semanas o programa já era líder de audiência entre os jovens. Surgia o Big Boy, personagem que se transformaria no grande arauto das novidades do panorama da música popular mundial e que tornou-se uma das personalidades mais marcantes do rádio brasileiro, responsável por uma verdadeira revolução no estilo de comunicação com o público jovem.
84)                     E assim, por mais de uma década o “lunático-embrasado-elétrico apresentador da Superquente Mundial” começava a locução de seu programa Big Boy Show transmitido de segunda à sexta-feira inicialmente da 15 às 16 horas e depois das 18 às 19 horas.
85)                     Aos sábados, no mesmo horário, comandava o Cavern Club, integralmente dedicado aos Beatles.
86)                     Em seguida passou a apresentar também o 'Ritmos de Boite', que ia ao ar de dez às onze da noite e onde inovou mais uma vez ao tocar “músicas agitadas” em um horário onde antes era permitido apenas música erudita ou 'lounge music'.

87)                     Em 1 de junho de 1967, dia de seu aniversário, Big Boy ganhou absoluta notoriedade entre a juventude carioca ao executar na íntegra, em lançamento simultâneo no Brasil e na Inglaterra, o álbum 'divisor de águas' da música pop internacional Sargeant Peppers Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. O acontecimento ficou marcado na história do rádio brasileiro e serviu para consagrá-lo definitivamente como disc-jockey.
88)                     Em 1970, expande sua atuação e passa a assinar em O Globo a coluna especializada em música 'Top Jovem',
89)                     Também em 1970, foi procurado pelo amigo Ademir Lemos, então discotecário da badalada boite carioca Le Bateau, com a ideia de criar um evento voltado para o público adolescente que não podia frequentar as boites noturnas.
90)                     Em 1970, surge  o Baile da Pesada do Canecão, evento que passa a lotar a tradicional choperia da zona sul carioca em efervescentes tardes de sábado com cinco mil jovens dançando animadamente ao som da música pop internacional.
91)                     Inovação na inovação, antes e durante as apresentações da dupla de DJs o público podia assistir ainda a projeções de film-clips internacionais (os precursores dos videoclipes atuais, produzidos em película de 16mm) da coleção de Big Boy com grandes astros e bandas de rock.
92)                     Com a bem-sucedida aventura no Canecão os bailes ganharam caráter itinerante e Big Boy, agora sem Ademir, monta sua própria equipe de som e se apresenta em concorridos bailes nos subúrbios cariocas que reuniam uma legião de seguidores. Os Bailes da Pesada chegaram a mais de 300 edições e contribuíram para a disseminação de outras equipes de som e para propagação dos ritmos da chamada Black Music no Brasil.
93)                     Em uma outra investida Big Boy lança discos, LPs, com coletâneas de músicas onde ele selecionava o repertório e gravava locuções e vinhetas que eram mixadas às faixas. Recriava assim o ambiente de seus programas no rádio e disponibilizava uma parte do repertório tocado nas festas.

94)                     Em 1971 é contratado pela TV Globo para integrar o Jornal Hoje como repórter especial falando sobre música internacional e entrevistando artistas da música popular brasileira. Também exibia ali film-clips de seu acervo pessoal, muitos deles ainda inéditos no Brasil, que faziam enorme sucesso.
95)                     Em maio de 1972, casa-se com Lúcia Maria, com quem vem a ter dois filhos. 
96)                     Durante a lua-de-mel, é apresentado a James Brown, após assisti-lo em um show no Olympia, em Paris.
97)                     O encontro também resultou na vinda do king of the soul ao Brasil em 1974 para uma apresentação no Canecão.
98)                     Em Julho, é contratado como produtor musical pela gravadora Odeon.

99)                     Em Julho, estreia seu novo programa semanal na TV Globo, Hello Crazy People!, onde apresentava as novidades musicais do momento. 

100)               Em 1973 Big Boy assumiu a direção artística da rádio Eldorado FM, do Sistema Globo de Rádio, uma das primeiras emissoras em FM no Brasil.













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