RÁDIO




1)   Rádio é um recurso tecnológico de telecomunicações utilizado para propiciar comunicação bidirecional por intermédio da transcepção de dados e informaçõespreviamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço físico material e imaterial.





2)   Uma estação de radiocomunicações é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações.



3)   É composta basicamente por um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicações, uma linha de transmissão e a antena propriamente dita.



4)   A este sistema dá-se o nome "sistema irradiante".



5)   radiodifusão é uma emissão comercial, que ocorre apenas por transmissão de sinais, sem sua transcepção. 



6)   Geralmente não há recursos disponíveis nas estações que operam em modulação em amplitude (AM):



 apenas o importante rádio digital, um importante ganho para esse tipo de estação. Recursos tais como som estéreo e Radio Data System (RDS) ainda são exclusividade das estações que operam em modulação em frequência (FM).



7)   O rádio é um sistema de comunicações através de ondas eletromagnéticas propagadas no espaço, que por serem de comprimento diferente 



são classificadas em ondas curtas de alta frequência ou ondas longas de baixa frequência, assim, utilizadas para fins diversos como televisão, rádio, avião, etc.



8)   Transmissor – 



composto por um gerador de oscilações, que converte a corrente elétrica em oscilações de uma determinada frequência de rádio; um transdutor que converte a informação a ser transmitida 



em impulsos elétricos equivalentes a cada valor e um modulador, que controla as variações na intensidade de oscilação ou na frequência da onda portadora, sendo efetuada em níveis baixo ou alto. 



Quando a amplitude da onda portadora varia segundo as variações da frequência e da intensidade de um sinal sonoro, denomina-se modulação AM.



 Já quando a frequência da onda portadora varia dentro de um nível estabelecido a um ritmo igual à frequência de um sinal sonoro, denomina-se modulação FM.



9)   Receptor – Tem como componentes principais: a antena para captar as ondas eletromagnéticas e convertê-las em oscilações elétricas;



 amplificadores que aumentam a intensidade dessas oscilações; equipamentos para demodulação; um alto-falante para converter os impulsos em 



ondas sonoras e na maior parte dos receptores osciladores para gerar ondas de radiofrequência que possam se misturar com as ondas recebidas.



10)                     Segundo alguns autores, a tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no fim do século XIX, mas a 



Suprema Corte Americana concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara 19 patentes de Tesla no seu projeto.



11)                     Na mesma época em 1893, no Brasil, o padre Roberto Landell de Moura também buscava resultados semelhantes, em experiências feitas em Porto Alegre, no bairro Medianeira




onde ficava sua paróquia. Ele fez as primeiras transmissões de rádio no mundo, entre a Medianeira e o morro Santa Teresa



12)                     O início da história do rádio foi marcado pelas transmissões radiofônicas, sendo a transcepção utilizada quase na mesma época. Consideram alguns que a primeira transmissão radiofónica do mundo foi realizada em 1906, nos Estados Unidos por Lee de Forest experimentalmente para testar a válvula tríodo.



13)                     As primeiras transmissões para entretenimento regulares, começaram em 1920 na Argentina e nos Estados Unidos.



14)                     No Brasil, inicialmente apenas militares poderiam ter aparelhos de rádio, a lei foi revogada por Francisco de Sá, e a primeira transmissão civil foi realizada no dia 6 de abril de 1919, a partir de um estúdio improvisado na Ponte d'Uchoa, no Recife, pela PRA 8, Rádio Clube de Pernambuco, tendo à frente o radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira.



15)                     Sobre este fato o Jornal do Recife (já extinto) noticiou no dia 7 de abril de 1919: Consoante convocação anterior, realizou-se ontem na Escola Superior de Electricidade, a fundação do



Rádio Clube, sob os auspícios de uma plêiade de moços que se dedicam ao estudo da electricidade e da telegrafia sem fio. Ninguém desconhece a utilidade e proveito dessa agremiação, a primeira do gênero fundada no País; Idealizada, construída, operada e direcionada para um grupo elitista, a emissora não teve muita repercussão, por não existirem receptores nas residências àquela época.



16)                     Em 7 de setembro de 1922, no centenário da Independência do Brasil, o presidente Epitácio Pessoa, acompanhado pelos reis da BélgicaAlberto I e Isabel, abriu a Exposição do Centenário da Independência no Rio de Janeiro



17)                     O discurso de abertura de Epitácio Pessoa foi transmitido para receptores instalados em NiteróiPetrópolis e São Paulo, através de uma antena instalada no Corcovado.



18)                     No mesmo dia, à noite, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, foi transmitida do Teatro Municipal para alto-falantes instalados na exposição, assombrando a população ali presente. 



19)                     Era o começo da primeira estação de rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Fundada por Edgar Roquette-Pinto, a emissora foi doada ao governo em 1936 e existe até hoje, mas com o nome de Rádio MEC



20)                      Essa transmissão é tida como a pioneira, no âmbito oficial. Porém a emissão radiofônica pioneira deu-se no Recife, em 1919, através da Rádio Clube de Pernambuco. 



21)                     Em abril de 1923, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro é inaugurada, sob a direção de Edgar Roquette Pinto, e é reconhecida como a primeira rádio do Brasil, no entanto, em fevereiro de 1923, a Rádio Clube de Pernambuco, já operava com um transmissor de 10 watts.



22)                     A função do receptor de rádio é a decodificação dos sinais eletromagnéticos recebidos do espaço, captados pela antena, transformando-os em ondas sonoras, sinais digitais e/ou analógicos. 



23)                     televisão e o rádio automotivo, por exemplo, são receptores.



24)                     O equipamento é conectado a uma antena receptora, um sistema de sintonia e amplificadores de áudiovídeo e/ou sinais digitais.





25)                     O equipamento é conectado a uma antena receptora, um sistema de sintonia e amplificadores de áudiovídeo e/ou sinais digitais.



26)                     radio-transceptor, funciona das duas formas, como transmissor e receptor, alguns exemplos de transceptor são o telefone celular (telemóvel), os radares nos aeroportos, os equipamentos de comunicações em veículos oficiais, e de empresas particulares.



27)                     Além da radiodifusão, existem outras modalidades na utilização de equipamentos emissores de radiofrequência que influenciam nas radiocomunicações.




28)                     Radiotelegrafia, bastante utilizada até meados da década de 1970. Após o advento da digitalização, a transcepção via código morse caiu em desuso comercialmente e militarmente, embora ainda existam utilizadores da radiotelegrafia.



29)                     Radiotelefonia ainda utilizada, porém em outros modos, por exemplo, os telefones celulares são modos de radiotelefonia.



30)                     Radioemissora não é necessariamente radiodifusão, ou radiocomunicações. Uma radioemissora pode emitir sinais de rádio para os mais diversos fins, desde militares até industriais.



31)                     Radiocomunicações é a modalidade mais utilizada.



32)                     Radiogoniometria é uma modalidade de radiolocalização. Um radiogoniômetro localiza uma emissão de radiofrequência de qualquer modalidade.



33)                     Radiolocalização é uma forma de radiogoniometria. Um NDB, por exemplo, sendo um radioemissor, emite sinais que são recebidos por um radiogoniômetro, que tendo um sistema monodirecional de recepção, faz a triangulação da emissora, localizando-a com precisão.



34)                     Radioterapia por Diatermia chamado por alguns do meio médico de Ondas Curtas. Este sistema, embora não pertença ao assunto radiocomunicações, tem sua relevância, pois, é um dos maiores interferentes (Poluidor) nas radiocomunicações. Trata-se de um equipamento transmissor de radiofrequência de alta potência utilizado em medicina. Também não se deve confundir com Radioterapia por Radiação Ionizante), esta é realizada no comprimento de onda dos raios-x.



35)                     Sua relevância às radiocomunicações se dá pelo fato de serem (juntamente aos equipamentos de diatermia) grandes poluidores do espectro eletromagnético.



36)                     É um meio de comunicação que ocupa lugar de destaque. Apesar de ser um hobby, este tem vital importância para as pesquisas e desenvolvimento em diversas modalidades desta ciência.



37)                     As estações de radiocomunicações mantidas por radioamadores, se prestam para comunicados e conversas informais além dos concursos e competições nacionais e internacionais os chamados contestes. Além do passatempo, os radioamadores prestam serviços para testes de condições de propagação ionosférica, direta, e por reflexão, (inclusive lunar) nas mais diversas frequências do espectro.



38)                     Em casos extremos, as estações de radiocomunicações de radioamadores, em função de sua portabilidade, agilidade, gama de utilização, potência, e sistemas de antenas de fácil montagem e alcance, auxiliam as autoridades de Defesa Civil do mundo inteiro nas situações de risco e calamidades públicas.



39)                     Uma pesquisa feita a partir do IBOPE em 2013, apontou que durante a manhã o rádio na Grande São Paulo tem o dobro da audiência das emissoras de televisão. 





40)                     Durante o período, o rádio tem 1.815 milhões de ouvintes por minuto, enquanto a Rede GloboSBTRede Record até a TV Canção Nova resulta em 886 mil telespectadores por minuto.
41)                     Rádio AM é o processo de transmissão através do rádio usando Modulação em Amplitude.



42)                      É transmitido em várias bandas de freqüência.



43)                     Foi por oitenta anos o principal método de transmissão via rádio. Caracterizado pelo longo alcance dos sinais, a freqüência AM está sujeita a interferências de outras fontes eletromagnéticas.



44)                     As primeiras transmissões utilizando a freqüência iniciaram-se em 1906 por Reginald Fessenden.



45)                      Até a I Guerra Mundial era utilizada para transmissão de músicas e recados diversos. 



46)                     A situação modificou-se com o surgimento das rádios comerciais, que deram início à era de ouro do rádio, que foi da década de 20 até os anos 50.



47)                     No Brasil as primeiras transmissões AM surgiram com a emissora de Roquette-Pinto, que em 1923 fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.



48)                     Em 1936 a rádio transformou-se em Rádio Ministério da Educação, que propaga o ensino à distância. 



49)                     Hoje, essa emissora se chama MEC AM, e pertence à EBC (antiga Radiobrás).



50)                     As frequências AM foram fundamentais na vida do brasileiro em meados do século XX



51)                     As rádios de longo alcance, como a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, a Super Rádio Tupi e a Rádio Record, que atingiam quase 100% do território nacional ajudaram a propagar os times cariocas e paulistas de futebol por todo o Brasil. 



52)                     Recentemente, diversas rádios AM passaram a transmitir sua programação também em FM.







53)                     Com o problema de interferências nos grandes centros urbanos e a produção cada vez menor de aparelhos com recepção de sinal AM, em 2013 o governo federal começou a estudar a possibilidade de migração dessas estações para os atuais canais 5 e 6 de TV analógica.



54)                     Isso será possível assim que o sinal de televisão digital for implantado em todo o território nacional até 28 de novembro de 2018, com isso as estações de rádio passarão a ocupar a faixa de frequência adjacente à das rádios FM. Projetos similares já deram certo em países como os Estados Unidos e México



55)                     Em 7 de novembro de 2013, foi assinado o decreto que permite a migração às emissoras de rádio que operam na faixa AM migrarem para a faixa FM.



56)                     A Rádio Progresso de Juazeiro do Norte, foi a primeira emissora a fazer a migração do AM para o FM no país.



57)                     A solenidade que marcou a mudança de faixa ocorrer sexta-feira dia 18 de março de 2016, às 20h30, na sede da emissora, e contou com a participação do ministro das Comunicações, André Figueiredo.



58)                     Ondas curtas - 2.3 MHz–26.1 MHz,(2300 kHz-26100 kHz) divididas em quinze bandas, apresentam longo alcance, atigindo milhares de KM porém entre média, alta e baixa qualidade em analogico, Atualmente as ondas curtas está sendo digitalizada em vários paises com o DRM



59)                     Ondas médias - 525 kHz–1705 kHz, possuindo médio alcance.



60)                     Ondas longas - 153 kHz–279 kHz, não disponível no hemisfério oeste, é usado para transmissões na EuropaÁfricaOceania e parte da Ásia.



61)                     Onda tropical - 2300 kHz-5060 kHz de 120-90-75-60 metros, utilizada entre os trópicos, esta banda possui longo alcance, razoável qualidade de sinal.



62)                     DX, em radioamadorismo é sigla que significa um contato a longa distância.



63)                     A modulação em frequência (FM) transmite informações por meio de uma portadora variando a sua frequência instantânea. Está em oposição com a modulação em amplitude, na qual a amplitude da portadora varia enquanto a frequência permanece constante. 



64)                     Onda tropical é uma porção do espectro eletromagnético correspondente às radiofrequências entre 2300 kHz e 5060 kHz (comprimentos de onda dos 120 m aos 60 m). A reflexão na ionosfera permite cobrir extensas regiões e atingir pontos da superfície terrestre situados a milhares de quilómetros de distância a partir de uma única antena emissora.



65)                     Rádio Digital é a transmissão de informação através do método de modulação digital de Rádio. Rádio analógico é a transmissão de informação através de meios não digitais, cuja propagação no período noturno (Rádio AM), tende-se a propagar com mais distância. A Rádio analógica é utilizada em todo o Brasil.



66)                     Roberto Landell de Moura (Porto Alegre21 de janeiro de 1861 – Porto Alegre, 30 de junho de 1928) foi um padre católicocientista e inventor brasileiro.



67)                     Web rádio é uma radio digital que realiza sua transmissão via Internet utilizando a tecnologia (streaming) serviço de transmissão de áudio/som em tempo real, Através de um servidor é possível emitir uma programação ao vivo ou gravada.



68)                     Multicast é muitas vezes usado para se referir a um “broadcast multiplexado”.



69)                     Transmissão contínua (streaming) forma de distribuição digital, em oposição à descarga de dados (download). 




A difusão de dados, geralmente em uma rede através de pacotes, é frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimídia através da Internet




Nesta forma, as informações não são armazenadas pelo usuário em seu próprio computador. 




Assim não é ocupado espaço no disco rígido (HD), para a posterior reprodução — a não ser o arquivamento temporário no cache do sistema ou que o usuário ativamente faça a gravação dos dados.



70)                     Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudiovídeofotoPPS, etc…) pela Internet, através de um feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. 




Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um podcast.



71)                     O termo "rádio" é derivado da palavra latina "raio", que significa "falou de uma roda, feixe de luz, raio". 



72)                      Foi aplicado pela primeira vez às comunicações em 1881, quando, por sugestão do cientista francês Ernest Mercadier , Alexander Graham Bell adotou o "rádio" (que significa "som irradiado") como um nome alternativo para seu sistema de transmissão óptica de fotófona.




No entanto, esta invenção não seria amplamente adotada.



73)                     Após o estabelecimento de Heinrich Hertz da existência de radiação eletromagnética no final da década de 1880, uma variedade de termos foram inicialmente utilizados 




para o fenômeno, com descrições iniciais da própria radiação, incluindo "ondas hertzianas", "ondas elétricas" e "ondas etericas". 



74)                      Enquanto as frases que descrevem o seu uso nas comunicações incluem" candeete de candeeiros "," telegrafia espacial "," aerografia "e, eventualmente e mais comumente," telegrafia sem fio". 




No entanto, o "sem fio" incluiu uma ampla variedade de tecnologias eletrônicas relacionadas, incluindo




 indução eletrostática , indução eletromagnética e condução aquática e terrestre , pelo que havia necessidade de um termo mais preciso, referindo-se exclusivamente à radiação eletromagnética.



75)                     O primeiro uso do rádio - em conjunto com a radiação eletromagnética parece ter sido feito pelo físico francês Édouard Branly




que em 1890 desenvolveu uma versão de um receptor coerente que ele chamou de radio- motorista.



76)                     O prefixo de rádio foi usado mais tarde para formar compostos descritivos adicionais e palavras com divisão, especialmente na Europa, por exemplo, 




no início de 1898, a publicação britânica The Practical Engineer incluiu uma referência a "radiotelegraph" e "radiotelegraphy". 




Enquanto o texto francês das Convenções Radiotelegráficas de 1903 e 1906 incluem as frases radiotélégraphique e radiotélégrammes.



77)                     O uso de "rádio" como uma palavra autônoma remonta pelo menos em 30 de dezembro de 1904, quando as instruções emitidas pelo 




British Post Office para transmissão de telegramas especificavam que "A palavra 'Rádio' ... é enviada nas Instruções de Serviço". 



78)                     Esta prática foi adoptada universalmente e a palavra "rádio" introduzida internacionalmente, pela Convenção Radiotelegráfica de 




Berlim de 1906, que incluiu um Regulamento de Serviço que especifica que "Os radiotelegramas devem mostrar no preâmbulo que o serviço é"Rádio".



79)                     A mudança para "rádio" em lugar de "sem fio" ocorreu de forma lenta e desigual no mundo de língua inglesa. Lee de Forest ajudou a popularizar a nova palavra nos 




Estados Unidos - no início de 1907 ele fundou a DeForest Radio Telephone Company, e sua carta no World Electrical de 22 de junho de 1907 sobre a necessidade de restrições legais advertiu que "o caos do rádio certamente será o Resultado até que seja aplicada uma regulamentação rigorosa".



80)                     A Marinha dos Estados Unidos também desempenharia um papel. Embora a tradução da Convenção de Berlim de 1906 tenha usado os termos




 "telégrafo sem fio" e "telegrama sem fio", em 1912 começou a promover o uso do "rádio". O termo começou a ser preferido pelo público em geral na década de 1920 com a introdução da transmissão. 



81)                     "Broadcasting" baseia-se em um termo agrícola que significa aproximadamente “espalhar sementes amplamente”.



82)                     Os países da Commonwealth britânica continuaram a usar comumente o termo "sem fio" até o meio do século 20, embora a revista da British Broadcasting Corporation 




no Reino Unido tenha Foi chamado Radio Times desde a sua fundação no início da década de 1920.



83)                     Nos últimos anos, o termo mais geral "sem fio" ganhou popularidade, mesmo para dispositivos que usam radiação 




eletromagnética, através do rápido crescimento da rede de computadores de curto alcance, por exemplo, Rede de rede local sem fio (WLAN) , Wi-Fi e Bluetooth.



84)                     Bem como a telefonia móvel, por exemplo, telefones celulares GSM e UMTS . Hoje, o termo "rádio" especifica o dispositivo ou chip transceptor, enquanto que "sem fio" refere-se à falta de conexões físicas.



85)                      Assim, o equipamento emprega transceptores de rádio incorporados, mas funciona como dispositivos sem fio através de redes de sensores sem fio.



86)                     Os sistemas de rádio usados ​​para comunicação possuem os seguintes elementos: 




Transmissor e modulação; Antena; Propagação; Ressonância; Receptor e demodulação. 



87)                     Com mais de 100 anos de desenvolvimento, cada processo é implementado por uma ampla gama de métodos, especializados para diferentes fins de comunicação. 



88)                     Ondas de rádio são um tipo de radiação eletromagnética com comprimento de onda maior (e frequência menor) do que a radiação infravermelha




Como todas as outras ondas eletromagnéticas, viajam à velocidade da luz no vácuo. Elas são geradas naturalmente por raios ou por objetos astronômicos.



89)                     Artificialmente, as ondas de rádio podem ser geradas para rádios amadores, radiodifusão (rádio e televisão), telefonia móvel





radar e outros sistemas de navegação, comunicação via satélite, redes de computadores e em inúmeras outras aplicações.



90)                     As ondas de rádio foram inicialmente previstas pelo trabalho matemático feito em 1865 por James Clerk Maxwell.



91)                     Embora se empregue a palavra rádio, as transmissões de televisãorádio e telefonia móvel estão incluídas nesta classe de emissões de radiofrequência. 




Outros usos são áudiovídeoradionavegaçãoserviços de emergência e transmissão de dadospor rádio digital, tanto no âmbito civil como militar. Também são utilizadas por radioamadores.



92)                     Orson Welles Show (1941-42), também conhecido como The Orson Welles Theatre , 




Orson Welles e seu Mercury Theatre e Lady Esther Show (depois de seu patrocinador), é uma série de CBS Radio, produzida, dirigida e apresentado por Orson Welles.




O programa foi lançado as segundas-feiras às 10 horas da tarde, e estreou-se em 15 de setembro de 1941. 



93)                     Orson Wells e seu programa de rádio: “A GUERRA DOS MUNDOS”. 




Quando milhões de ouvintes sintonizaram a rádio CBS naquela noite de 30 de outubro de 1938, era narrada uma invasão de marcianos assassinos e impiedosos contra os Estados Unidos. 




De acordo com um programa da rádio, os extraterrestres haviam pousado em Chicago e St. Louis, 




aniquilado as forças de defesa, envenenado o ar com gás tóxico, entre outras coisas terríveis.



94)                     Estima-se que quase um milhão de pessoas pensaram que isso tudo estivesse realmente acontecendo. 




Porém, parte dos ouvintes da rádio perdeu a parte inicial do programa, que explicava que companhia "Mercury Theater", de Orson Welles, 




estava fazendo um rádio-teatro, inspirado no livro de ficção científica 




"A Guerra dos Mundos", de H.G Wells, em que a Terra é invadida por marcianos. 



95)                     Em 6 de maio de 1937 ao preparar-se para aportar no campo de pouso da base naval de Lakehurst(Lakehurst Naval Air Station), em Nova Jersey, nos Estados Unidos




o gigantesco dirigível Hindenburg contava com 97 ocupantes a bordo, sendo 36 passageiros e 61 tripulantes, vindos da Alemanha.



96)                     Durante as manobras de pouso, às 19 horas e 30 minutos, um incêndio 




tomou conta da aeronave e o saldo de mortos foi de 13 passageiros e 22 tripulantes mortos e um técnico em solo, no total de 36 pessoas. 




O gás de hidrogênio usado para mantê-lo no ar, altamente inflamável, 




foi inicialmente responsabilizado pelo enorme incêndio que tomou conta da aeronave e durou exatos 30 segundos.



97)                     Rádio FM é o processo que transmite informações utilizando modulação em frequência




É transmitido em várias bandas de freqüência. Iniciada nos Estados Unidos no início do século XX, FM é uma modalidade de radiodifusão.



98)                     Uma rádio em FM apresenta uma ótima qualidade sonora mas com limitado alcance, chegando em média a 100 quilômetros de raio de alcance.



99)                     O FM dispõe de um sistema de envio de informação digital, o RDS (Radio Data System) que permite apresentar informações sobre a emissora sintonizada. 




Também, a boa qualidade de som desta gama de frequências de radiodifusão é adequada ao uso da estereofonia.



100)               O FM dispõe de um sistema de envio de informação digital, o RDS (Radio Data System) que permite apresentar informações sobre a emissora sintonizada. 




Também, a boa qualidade de som desta gama de frequências de radiodifusão é adequada ao uso da estereofonia.  


 


Millôr Viola Fernandes (1923 — 2012).



 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog