O GRANDE ROUBO DO TREM (1903)


1)   O grande roubo do trem (The Great Train Robbery), é um filme americano de 1903 dirigido por Edwin S. Porter.


2)   Edwin S. Porter, foi um antigo operador de câmeras de Thomas Edison.


3)   Foi produzido pelo Edison Studios, e distribuído por Edison Studios e Kleine Optical Company.


4)   O filme foi lançado em 1º de dezembro de 1903.


5)   Com apenas doze minutos de duração, é um dos grandes marcos da história do cinema.


6)   O filme foi  um dos responsáveis, pelo grande sucesso que teve na época, por mostrar a viabilidade da indústria cinematográfica.


7)    É considerado também o segundo filme western, sendo mais antigo apenas Kit Carson


8)   O elenco inclui A.C. AbadieBroncho Billy Anderson e Justus D. Barnes, embora nenhum ator tenha sido creditado.


9)   Além de ser um dos primeiros exemplos de narrativa realista no cinema.


10)                        O filme foi inovador em outros aspectos: é o primeiro a ter filmagem em ambientes externos.


11)                       O filme foi inovador a ser filmado em vários locais, primeiro a utilizar bonecos como "duplos" dos atores.


12)                        Foi pioneiro na utilização de movimentos de câmera e no uso, ainda muito incipiente, da montagem paralela


13)                       O filme fez cortes para mostrar ações em locais paralelos e o uso do zoom, técnica avançada para a época, na famosa cena do tiro em direção à platéia foram também utilizados.


14)                       Como segundo filme western da história, estabeleceu alguns paradigmas do gênero, com a tomadas que forçam uma pessoa a dançar, as perseguições a cavalo e o tiroteio final.


15)                       Uma cena adicional é incluída no filme. Há um close-up do líder dos bandidos, interpretado por Justus D. Barnes, disparando em direção à câmera.


16)                       Enquanto geralmente colocada no final, Porter declarou que a cena também poderia ser colocada no início do filme.


17)                       Edison Studios fez uma paródia de “The Great Train Robbery”, intitulado “The Little Train Robbery” (1905), com um elenco infantil em que uma quadrilha de bandidos mantém-se em um mini trem e tenta roubar suas bonecas e doces.


18)                       A cena final é homenageada por Martin Scorsese em Goodfellas, quando o personagem de Joe Pesci dispara uma arma para a câmera no final do filme.


19)                       Ridley Scott também homenageou o filme, após os créditos finais de American Gangster, quando o personagem de Denzel Washington dispara uma arma para a câmera.


20)                       Acredita-se que a seqüência com Justus D. Barnes foi a inspiração para a seqüência de cena com arma em filmes de James Bond.



21)                       O filme foi reeditado dentro de “A Invenção de Hugo Cabret”, de Martin Scorsese, em 2011.



22)                       Gilbert M. Anderson atuou no filme e, vendo o filme pela primeira vez em um teatro de vaudeville e observando a reação positiva do público, ele decidiu trabalhar exclusivamente na indústria cinematográfica.



23)                        Ele começou a escrever, dirigir e atuar em seus próprios westerns, sob o nome Gilbert M. Anderson.



24)                       Criando posteriormente, ao lado de George Kirke Spoor, o Essanay Studios ("S and A" de Spoor e Anderson), um dos maiores estúdios dos primórdios do cinema.



25)                       Lançando, em 1909, seu primeiro western, Broncho Billy and the Baby Anderson, começando aí a série de westerns com o personagem, e fazendo de Gilbert o primeiro cowboy estelar, "Broncho Billy".



26)                       No Cine Silencioso, há o relato da estreia de um filme sob o título “Assalto e roubo num trem”, no Cine Maison Moderne, no Rio de Janeiro, em 20 de janeiro de 1907, pela Empresa Paschoal Segreto. 



Aventa-se a possibilidade de ser “O Grande Roubo do Trem”.



27)                       Na cena final de uma arma sendo disparada em direção à câmera teve um efeito profundo no público. Como o cinema estava em sua infância, muitas pessoas que viram o filme achavam que eles estavam prestes a ser baleados.



28)                       O negativo da câmera original ainda existe em excelente condição.



29)                       A Biblioteca do Congresso, que o detém, ainda pode fazer novas cópias.



30)                       O filme usa técnicas de edição simples (cada cena é uma tomada única).



31)                       A história é principalmente linear, mas representa um passo significativo na produção de filmes, sendo um dos primeiros filmes "narrativos".



32)                       Esta era a estréia no cinema de Tom London. Ele foi lançado no papel do engenheiro de locomotivas, seu trabalho da vida real.



33)                       O filme foi originalmente distribuído com uma nota dizendo que o famoso tiro do bandido disparando sua arma na câmera poderia ser colocado no início ou no final do filme. Todas as impressões conhecidas o colocam no final.



34)                       O primeiro filme americano listado em "1001 Filmes que você deve ver antes de morrer", editado por Steven Schneider.



35)                       Quando os bandidos roubam o trem e afastam-se com o motor, está na trilha ferroviária direita. Quando param para prosseguir a cavalo, o trem fica à esquerda.



36)                       Depois que os bandidos roubaram os passageiros, correm para a parte traseira do trem em vez de em frente, onde a locomotiva está esperando. No próximo tiro, eles são vistos correndo em direção à locomotiva.



37)                       Olhando de perto, você pode ver que cada vez que uma arma é usada, é apontado para longe da pessoa / câmera.



38)                       Isso pode ser considerado um erro revelador, mas isso é feito por 2 razões. O primeiro ao se esse filme estava em seus estágios iniciais, então eles não achavam que o público pudesse ver as armas inclinadas. A razão 2 era que os cartuchos em branco para pistolas não foram inventados / amplamente utilizados no momento, então eles tiveram que usar balas reais.



39)                       Um manequim óbvio é jogado do trem.



40)                       Quando o operador de telégrafo acotda com as mãos amarradas atrás das costas, ele usa uma de suas mãos para ajudá-lo a se levantar e rapidamente coloca a mão atrás de suas costas novamente.



41)                       Quando o guarda que anda com o dinheiro no vagão de bagagem é baleado ele joga seus braços para cima no ar e cai no chão com eles estendidos. Ele foi baleado mais uma vez, mas, enquanto deitou no chão, ele segura o braço direito do chão enquanto seus atacantes procuram seu corpo. Uma vez que eles se levantam, ele cruza o braço direito em seu rosto.



42)                       O roteiro foi escrito por Edwin S. Porter de uma história de 1896 de Scott Marble.



43)                       O ator Tom London é creditado em diversos impressos de The Great Train Robbery, porém só tinha 14 anos na época, o que pode tornar improvável sua participação no filme.



44)        Elenco: Alfred C. Abadie … Sherife; Broncho Billy Anderson … Bandido; Justus D. Barnes … Bandido que atira contra a Câmera; Walter Cameron … Sherife; Donald Gallaher … garoto; Frank Hanaway … Bandido; Adam Charles Hayman … Bandido;John Manus Dougherty, Sr. … Bandido; Marie Murray … dançarina; Mary Snow … garota; George Barnes (não-creditado); Morgan Jones (não-creditado).



45)        O filme tem 12 minutos (18 quadros por segundo).



46)        Um dos marcos da história do cinema foi o primeiro filme narrativo, The Great Train Robbery (1903), dirigido e fotografado por Edwin S. Porter. É um filme de ação primitiva, de cerca de 10 minutos, com 14 cenas, filmada em novembro de 1903 - não na extensão do Wyoming, mas na costa leste em vários locais em Nova Jersey (no estúdio de Edison em Nova York, No Essex County Park, em Nova Jersey, e ao longo da estrada de ferro Lackawanna).



47)        Foi o filme mais popular e comercialmente bem sucedido da era pré-nickelodeônio, e estabeleceu a noção de que o filme poderia ser um meio comercialmente viável.



48)        O filme foi originalmente anunciado como "uma duplicação fiel do" Hold Ups "genuíno, tornado famoso por várias bandas fora da lei no extremo Oeste".



49)        O enredo foi inspirado por um verdadeiro evento ocorrido em 29 de agosto de 1900, quando quatro membros da brigada "Hole in the Wall" de George Leroy Parker (Butch Cassidy) interromperam o trem N ° 3 nas trilhas da Union Pacific Railroad para Table Rock, Wyoming. Os bandidos forçaram o condutor a desacoplar os carros de passageiros do resto do trem e depois explodiram o cofre no correio para escapar com cerca de US $ 5.000 em dinheiro.



50)        O filme utilizou uma série de técnicas inovadoras, muitas delas pela primeira vez, incluindo a edição paralela, o menor movimento da câmera, a tomada na localização e a colocação de camadas menos estáticas.



51)        Os cortes de salto ou cross-cuts foram uma técnica de edição nova e sofisticada, mostrando duas linhas de ação separadas ou eventos que acontecem continuamente em momentos idênticos, mas em diferentes lugares.



52)        O filme é intercalado dos bandidos batendo o operador de telégrafo (cena 1) para a filha do operador descobrindo seu pai (cena dez), ao recrutamento do operador de uma pole de dança (cena onze), aos bandidos perseguidos (cena doze ), E dividindo o saque e tendo um tiroteio final (cena 13).

53)        O filme também empregou os primeiros tiros de festim (nas cenas oito e nove) e o uso de reticências (na cena onze).



54)        Em vez de seguir o operador de telégrafo para a dança, o filme corta diretamente a dança onde entra o operador de telégrafo.



55)        Foi também o primeiro filme em que os tiros forçaram alguém a dançar (na cena onze) - uma ação freqüentemente repetida e clareada em muitos westerns.



56)        E o espetáculo do bombeiro (substituído por um manequim com um salto cortado na cena 4) sendo jogado fora do trem em movimento foi um primeiro histórico na tela.



57)        Nas catorze cenas do filme, contava-se uma história narrativa com múltiplas linhas de trama - com elementos que foram copiados repetidamente depois por futuros westerns - de um assalto ao trem com seis atiradores, um assédio atrevido, acompanhado de violência e morte, um colete apressadamente montado Perseguir a cavalo depois dos bandidos em fuga, e a apreensão dos desesperados depois de um confronto na floresta.



58)        A locomotiva sempre forneceu um ponto de referência a partir de diferentes perspectivas de filmagem.



59)        A primeira estrela de cowboy, Gilbert M. 'Broncho Billy' Anderson desempenhou vários papéis: um bandido, um passageiro que foi baleado nas costas, um dançarino e um tenista.



60)        O filme notável foi saudado com o mesmo tipo de fanfarra que o violento The Wild Bunch de Sam Peckinpah (1969) recebeu muitos anos depois.



61)        Este western é geralmente considerado como a primeira narrativa de ação para utilizar técnicas de edição de corte paralelas para impulsionar a história e criar tensão dramática.



62)        Status de sobrevivência: as cópias existem no arquivo de filme George Eastman Museum [35mm positivo]; No arquivo de filme da Biblioteca do Congresso (coleção de impressão em papel) [35mm papel positivo]; Também em coleções de filmes particulares [16mm redução positivas].



63)        Edwin Stanton Porter (ConnellsvillePensilvânia21 de abril de 1870 – Nova York30 de abril de 1941) foi um cineasta norte-americano do final do século XIX e início do século XX, um dos pioneiros do cinema. Ficou famoso por dirigir vários filmes para o Edison Studios, de Thomas Edison.



64)        The Great Train Robbery",é filme de 11 minutos, com inovações como a montagem de planos realizados em diferentes momentos e lugares para compor uma narrativa, que foram decisivas para o desenvolvimento do cinema. 



65)        Em 1899 Porter juntou-se à Edison Manufacturing Company. Pouco depois ele tomou a liderança da produção de filmes dos estúdios da empresa em Nova York, operando a câmera, dirigindo os atores e montando a cópia final. 



66)         Na década seguinte tornou-se o mais influente realizador dos Estados Unidos. Por sua experiência como projecionista, Porter sabia o que satisfazia as multidões, e começou a realizar filmes de truques (trick films) e comédias para Edison.



67)        Uma de suas primeiras produções foi Terrible Teddy, the Grizzly King, uma sátira feita em fevereiro de 1901 sobre o então vice-presidente eleito dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt.



68)        Como todo cineasta iniciante, ele pegava idéias de outros, mas mais do que simplesmente copiar filmes, ele tentava aperfeiçoar o que havia pego emprestado. Em Jack and the Beanstalk (1902) e Life of an American Fireman (1903), seguiu a linha dos primeiros filmes do francês Georges Méliès e dos ingleses como James Williamson.



69)        Ao invés de usar uniões abruptas ou cortes entre planos, no entanto, Porter criou um método de transição gradual de uma imagem para outra. Em Life of an American Fireman, particularmente, a técnica auxiliou o público a acompanhar o complexo movimento ao ar livre.



70)        Em seu próximo e mais importante filme, The Great Train Robbery (1903), Porter tomou a arquetipica história americana do western, já familiar ao público dos romances baratos e das peças de melodrama, e fez dela uma experiência visual inteiramente nova.



71)         Foram usadas ao menos 10 locações externas e internas diferentes e foi um pioneiro no uso do "cross-cutting" na edição para mostrar ações simultâneas em diferentes lugares.



72)        Por vários anos foi assistido em todo o território americano e, em 1905, foi a atração principal do primeiro nickelodeon.



73)        Após The Great Train Robbery, Porter continuou a buscar novas técnicas. Ele apresentou duas histórias paralelas em The Kleptomaniac (1905), um filme de crítica social, assim como sua produção tecnicamente mais convencional, The Ex-Convict (1904). Em The Seven Ages (1905) usou iluminação lateral, close-ups e mudança de planos dentro da cena, um dos primeiros exemplos de afastamento de um cineasta da analogia teatral de um único plano para cada cena. 



74)         Entre 1903 e 1905 obteve grande sucesso demonstrando várias técnicas que tornaram-se as bases da comunicação visual através do cinema. 



75)        Por exemplo, ajudou a desenvolver o conceito moderno de continuidade na edição. Também é muitas vezes creditado como descobridor de que a unidade básica de estrutura em um filme era o plano mais do que a cena, pavimentando o caminho para os avanços de D.W. Griffith em edição e narrativa.



76)        Edwin Porter faleceu em 30 de abril de 1941, aos 71 anos, no Hotel Taft, em Nova York, sendo sepultado no cemitério Kensico, em Valhalla. Deixou viúva Caroline Ridinger, com quem se casou em 5 de junho de 1893. Não tiveram filhos.



77)        Apesar de sua significância como diretor de The Great Train Robbery e criador de métodos inovadores e pioneiros ser inegavel, ele raramente repetia uma inovação após tê-la usado com sucesso, nunca desenvolvendo um estilo consistente de direção, e em seus últimos anos protestando quando outros redescobriam suas técnicas, reivindicando-as para si próprio.



78)        Gilbert M. "Broncho Billy" Anderson (21 de março de 1880 - 20 de janeiro de 1971) foi um atorcineastaroteirista e produtor cinematográfico americano da era do cinema mudo, que se notabilizou por ter sido a primeira estrela do gênero Western.



79)        Em seu primeiro papel no cinema, Anderson fez o papel de mensageiro, em The Messenger Boy's Mistake (1903), do Edison Studios.



80)         Anderson atuou no filme The Great Train Robbery (1903), produzido pelo Edison Studios e dirigido por Porter, e que é considerado um dos marcos do cinema e o segundo western produzido.


81)         Vendo o filme pela primeira vez em um teatro de vaudeville e observando a reação positiva do público, ele decidiu trabalhar exclusivamente na indústria cinematográfica. Ele começou a escrever, dirigir e atuar em seus próprios westerns, sob o nome Gilbert M. Anderson. 


82)        Em 1909, Anderson lança seu primeiro western, Broncho Billy and the Baby Anderson. A partir de então, atuou em mais de 300 filmes curtos, fazendo grande variedade de personagens, porém alcançou verdadeira popularidade ao atuar na série de 148 westerns curta-metragem da era muda, tornando-se o primeiro cowboy estelar, "Broncho Billy".


83)        Spoor ficou na gestão da empresa, enquanto Anderson viajou ao oeste dos Estados Unidos em um comboio com uma equipe de filmagem, para fazer seus filmes em Chicago. Muitos desses foram feitos em Niles, uma pequena cidade em Alameda County Califórnia, a sudeste de São Francisco, onde a Western Pacific Railroad, nas proximidades do Niles Canyon, provou para ser um local bastante adequado para as filmagens de Westerns.


84)        Em 1915, Anderson lançou seu último western de Bronco Billy, Broncho Billy's Sentence.


85)        Escreveu, atuou e dirigiu muitos desses filmes.


86)        Anderson morreu em 1971, aos 90 anos, em um sanatório em South PasadenaCalifórnia. Foi cremado e suas cinzas foram colocadas na Chapel of the Pines Crematory, em Los Angeles.


87)        Esta é a primeira das outras 20 aparições do ator Tom London, um veterano de filmes de faroeste. Ele foi escalado para fazer o papel do condutor da locomotiva, seu verdadeiro trabalho na época.


88)        Justus D. Barnes (2 de outubro de 1862 - 6 de fevereiro de 1946) era um ator de cinema e filme mudo americano. Barnes é mais conhecido por seu papel como fora da lei em 1903, o silencioso ocidental silencioso, The Great Train Robbery.


89)                       O filme do Great Train Robbery é considerado um marco na produção de filmes, expandindo o trabalho anterior de Porter, Life of a American Fireman. O filme usou uma série de técnicas não convencionais, incluindo edição composta, filmagem na localização e movimento de câmera freqüente.


90)                       Em 1990, The Great Train Robbery foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso como sendo "cultural, historicamente ou esteticamente significativo".


91)                       As técnicas utilizadas no The Great Train Robbery foram inspiradas por aquelas usadas no filme britânico A Unir Daring Dayling Burglary de Frank Mottershaw, lançado no início do ano.


92)        Os historiadores do cinema consideram em grande parte o The Great Train Robbery como o primeiro filme de ação americano e o primeiro filme de faroeste com uma "forma reconhecível".


93)        No filme de 1990 Goodfellas, o tiro final de Tommy atirando na câmera foi baseado no tiro desse filme.


94)        O filme teve sua estréia oficial no Huber's Museum, na cidade de Nova York, antes de ser exibido em onze teatros em outros lugares da cidade.


95)        Na publicidade para o filme, os agentes de Edison falaram do filme como "... absolutamente superior de qualquer filme em movimento já feito", bem como uma "... imitação fiel do genuíno 'Hold Ups' feito famoso por vários Bandos fora da lei no oeste ...".


96)        O orçamento do filme era estimado em US $ 150. Após o lançamento, O filme tornou-se um enorme sucesso e é considerado um dos primeiros filmes de faroeste.


97)        Também é considerado um dos primeiros êxitos de sucesso e foi um dos filmes mais populares da era silenciosa até o lançamento de The Birth of a Nation em 1915.


98)        A seqüência final do filme foi  criada por Maurice Binder.


99)        O filme Tombstone usa o tiro no corte da câmera durante seu prólogo.



100)                  A cena final icônica do filme com Justus D. Barnes foi usada para o título e as sequências de acabamento de um programa de TV alemão 1978-1986 chamado Western von Gestern ("Ocidental de ontem", pelo ZDF).



























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