O
GRANDE ROUBO DO TREM (1903)
1)
O grande roubo do
trem (The Great Train Robbery), é um
filme americano de 1903 dirigido por Edwin S. Porter.
2)
Edwin S. Porter, foi um antigo
operador de câmeras de Thomas Edison.
6)
O filme foi um dos responsáveis, pelo grande sucesso
que teve na época, por mostrar a viabilidade da indústria cinematográfica.
8)
O elenco inclui A.C. Abadie, Broncho Billy Anderson e Justus D. Barnes, embora nenhum ator tenha sido creditado.
9)
Além de ser um dos primeiros exemplos de narrativa realista
no cinema.
10)
O filme foi inovador em outros aspectos: é o primeiro a
ter filmagem em ambientes externos.
11)
O filme foi inovador a ser filmado em vários locais, primeiro
a utilizar bonecos como "duplos" dos atores.
12)
Foi pioneiro na utilização de movimentos de câmera e no
uso, ainda muito incipiente, da montagem paralela.
13)
O filme fez cortes para mostrar ações em locais paralelos e o
uso do zoom, técnica avançada para a época, na famosa cena do tiro em direção à
platéia foram também utilizados.
14)
Como segundo filme western da história,
estabeleceu alguns paradigmas do gênero, com a tomadas que forçam uma pessoa a
dançar, as perseguições a cavalo e o tiroteio final.
15)
Uma cena adicional é incluída no filme. Há um close-up do
líder dos bandidos, interpretado por Justus D. Barnes, disparando em direção à
câmera.
16)
Enquanto geralmente colocada no final, Porter declarou que a
cena também poderia ser colocada no início do filme.
17)
Edison Studios fez uma paródia de “The Great Train Robbery”, intitulado “The
Little Train Robbery” (1905), com um elenco infantil em que uma quadrilha de
bandidos mantém-se em um mini trem e tenta roubar suas bonecas e doces.
18)
A cena final é homenageada
por Martin Scorsese em Goodfellas,
quando o personagem de Joe Pesci dispara uma arma para a câmera no final do filme.
19)
Ridley Scott também homenageou o filme, após os créditos finais de American Gangster, quando o personagem de Denzel Washington dispara uma arma para a câmera.
20)
Acredita-se que a seqüência com
Justus D. Barnes foi a inspiração para a seqüência de cena com arma em filmes
de James Bond.
22)
Gilbert M. Anderson atuou no filme e, vendo o filme pela
primeira vez em um teatro de vaudeville e
observando a reação positiva do público, ele decidiu trabalhar exclusivamente
na indústria cinematográfica.
23)
Ele começou a escrever, dirigir e atuar em seus
próprios westerns, sob o
nome Gilbert M. Anderson.
24)
Criando posteriormente, ao lado de George Kirke Spoor,
o Essanay Studios ("S
and A" de Spoor e Anderson), um dos maiores estúdios dos primórdios do
cinema.
25)
Lançando, em 1909, seu primeiro western, Broncho Billy and the Baby Anderson,
começando aí a série de westerns com o personagem, e fazendo de Gilbert o
primeiro cowboy estelar, "Broncho
Billy".
26)
No Cine Silencioso, há o relato da estreia de um filme sob o
título “Assalto e roubo num trem”,
no Cine Maison Moderne, no Rio de Janeiro, em 20 de janeiro de 1907, pela
Empresa Paschoal Segreto.
Aventa-se a possibilidade de ser “O Grande Roubo do Trem”.
Aventa-se a possibilidade de ser “O Grande Roubo do Trem”.
27)
Na cena final de uma arma sendo disparada em direção à câmera teve um
efeito profundo no público. Como o cinema estava em sua infância, muitas
pessoas que viram o filme achavam que eles estavam prestes a ser baleados.
31)
A história é principalmente linear, mas representa um passo
significativo na produção de filmes, sendo um dos primeiros filmes
"narrativos".
32)
Esta era a estréia no cinema de Tom London. Ele foi lançado no papel do
engenheiro de locomotivas, seu trabalho da vida real.
33)
O filme foi originalmente distribuído com uma nota dizendo que o famoso
tiro do bandido disparando sua arma na câmera poderia ser colocado no início ou
no final do filme. Todas as impressões conhecidas o colocam no final.
34)
O
primeiro filme americano listado em "1001 Filmes que você deve ver antes
de morrer", editado por Steven Schneider.
35)
Quando
os bandidos roubam o trem e afastam-se com o motor, está na trilha ferroviária
direita. Quando param para prosseguir a cavalo, o trem fica à esquerda.
36)
Depois
que os bandidos roubaram os passageiros, correm para a parte traseira do trem
em vez de em frente, onde a locomotiva está esperando. No próximo tiro, eles
são vistos correndo em direção à locomotiva.
37)
Olhando
de perto, você pode ver que cada vez que uma arma é usada, é apontado para
longe da pessoa / câmera.
38)
Isso
pode ser considerado um erro revelador, mas isso é feito por 2 razões. O
primeiro ao se esse filme estava em seus estágios iniciais, então eles não achavam
que o público pudesse ver as armas inclinadas. A razão 2 era que os cartuchos
em branco para pistolas não foram inventados / amplamente utilizados no
momento, então eles tiveram que usar balas reais.
40)
Quando
o operador de telégrafo acotda com as mãos amarradas atrás das costas, ele usa
uma de suas mãos para ajudá-lo a se levantar e rapidamente coloca a mão atrás
de suas costas novamente.
41)
Quando
o guarda que anda com o dinheiro no vagão de bagagem é baleado ele joga seus
braços para cima no ar e cai no chão com eles estendidos. Ele foi baleado mais
uma vez, mas, enquanto deitou no chão, ele segura o braço direito do chão
enquanto seus atacantes procuram seu corpo. Uma vez que eles se levantam, ele
cruza o braço direito em seu rosto.
43)
O ator Tom London é creditado em
diversos impressos de The Great
Train Robbery, porém só tinha 14 anos na época, o que pode tornar
improvável sua participação no filme.
44)
Elenco:
Alfred C. Abadie … Sherife; Broncho Billy Anderson …
Bandido; Justus D. Barnes … Bandido que atira contra a Câmera; Walter Cameron … Sherife; Donald Gallaher … garoto; Frank Hanaway … Bandido; Adam Charles Hayman …
Bandido;John Manus Dougherty, Sr. … Bandido; Marie Murray … dançarina; Mary
Snow … garota; George Barnes (não-creditado); Morgan Jones (não-creditado).
46)
Um dos marcos da história do cinema foi o primeiro filme narrativo, The
Great Train Robbery (1903), dirigido e fotografado por Edwin S. Porter. É um
filme de ação primitiva, de cerca de 10 minutos, com 14 cenas, filmada em
novembro de 1903 - não na extensão do Wyoming, mas na costa leste em vários
locais em Nova Jersey (no estúdio de Edison em Nova York, No Essex County Park,
em Nova Jersey, e ao longo da estrada de ferro Lackawanna).
47)
Foi o filme mais popular e comercialmente bem sucedido da era
pré-nickelodeônio, e estabeleceu a noção de que o filme poderia ser um meio
comercialmente viável.
48)
O filme foi originalmente anunciado como "uma duplicação fiel do"
Hold Ups "genuíno, tornado famoso por várias bandas fora da lei no extremo
Oeste".
49)
O enredo foi inspirado por um verdadeiro evento ocorrido em 29 de agosto de
1900, quando quatro membros da brigada "Hole in the Wall" de George
Leroy Parker (Butch Cassidy) interromperam o trem N ° 3 nas trilhas da Union
Pacific Railroad para Table Rock, Wyoming. Os bandidos forçaram o condutor a
desacoplar os carros de passageiros do resto do trem e depois explodiram o
cofre no correio para escapar com cerca de US $ 5.000 em dinheiro.
50)
O filme utilizou uma série de técnicas inovadoras, muitas delas pela
primeira vez, incluindo a edição paralela, o menor movimento da câmera, a
tomada na localização e a colocação de camadas menos estáticas.
51)
Os cortes de salto ou cross-cuts foram uma técnica de edição nova e
sofisticada, mostrando duas linhas de ação separadas ou eventos que acontecem
continuamente em momentos idênticos, mas em diferentes lugares.
52)
O filme é intercalado dos bandidos batendo o operador de telégrafo (cena 1)
para a filha do operador descobrindo seu pai (cena dez), ao recrutamento do
operador de uma pole de dança (cena onze), aos bandidos perseguidos (cena doze
), E dividindo o saque e tendo um tiroteio final (cena 13).
53)
O filme também empregou os primeiros tiros de festim (nas cenas oito e
nove) e o uso de reticências (na cena onze).
54)
Em vez de seguir o operador de telégrafo para a dança, o filme corta diretamente
a dança onde entra o operador de telégrafo.
55)
Foi também o primeiro filme em que os tiros forçaram alguém a dançar (na
cena onze) - uma ação freqüentemente repetida e clareada em muitos westerns.
56)
E o espetáculo do bombeiro (substituído por um manequim com um salto
cortado na cena 4) sendo jogado fora do trem em movimento foi um primeiro
histórico na tela.
57)
Nas catorze cenas do filme, contava-se uma história narrativa com múltiplas
linhas de trama - com elementos que foram copiados repetidamente depois por
futuros westerns - de um assalto ao trem com seis atiradores, um assédio
atrevido, acompanhado de violência e morte, um colete apressadamente montado
Perseguir a cavalo depois dos bandidos em fuga, e a apreensão dos desesperados
depois de um confronto na floresta.
58)
A locomotiva sempre forneceu um ponto de referência a partir de diferentes
perspectivas de filmagem.
59)
A primeira estrela de cowboy, Gilbert M. 'Broncho Billy' Anderson
desempenhou vários papéis: um bandido, um passageiro que foi baleado nas costas, um dançarino e um tenista.
60)
O filme notável foi saudado com o mesmo tipo de fanfarra que o violento The
Wild Bunch de Sam Peckinpah (1969) recebeu muitos anos depois.
61)
Este western é geralmente considerado como a primeira narrativa de ação para
utilizar técnicas de edição de corte paralelas para impulsionar a história e
criar tensão dramática.
62)
Status de sobrevivência: as cópias existem no arquivo de filme George
Eastman Museum [35mm positivo]; No arquivo de filme da Biblioteca do Congresso
(coleção de impressão em papel) [35mm papel positivo]; Também em coleções de
filmes particulares [16mm redução positivas].
63)
Edwin Stanton Porter (Connellsville, Pensilvânia, 21 de abril de 1870 – Nova York, 30 de abril de 1941) foi um cineasta norte-americano do final do século XIX e início
do século XX,
um dos pioneiros do cinema.
Ficou famoso por dirigir vários filmes para o Edison Studios, de Thomas Edison.
64)
" The Great Train
Robbery",é filme de 11 minutos,
com inovações como a montagem de planos realizados em
diferentes momentos e lugares para compor uma narrativa, que foram decisivas
para o desenvolvimento do cinema.
65)
Em 1899 Porter
juntou-se à Edison Manufacturing Company. Pouco depois ele tomou a liderança da
produção de filmes dos estúdios da empresa em Nova York, operando a câmera,
dirigindo os atores e montando a cópia final.
66)
Na
década seguinte tornou-se o mais influente realizador dos Estados Unidos. Por
sua experiência como projecionista, Porter sabia o que satisfazia as multidões,
e começou a realizar filmes de truques (trick films) e comédias para
Edison.
67)
Uma
de suas primeiras produções foi Terrible
Teddy, the Grizzly King, uma sátira feita
em fevereiro de 1901 sobre
o então vice-presidente eleito dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt.
68)
Como
todo cineasta iniciante, ele pegava idéias de outros, mas mais do que
simplesmente copiar filmes, ele tentava aperfeiçoar o que havia pego
emprestado. Em Jack and the Beanstalk (1902) e Life
of an American Fireman (1903), seguiu a linha dos primeiros filmes do francês Georges Méliès e
dos ingleses como James Williamson.
69)
Ao
invés de usar uniões abruptas ou cortes entre planos, no entanto, Porter criou
um método de transição gradual de uma imagem para outra. Em Life of an American Fireman,
particularmente, a técnica auxiliou o público a acompanhar o complexo movimento
ao ar livre.
70)
Em
seu próximo e mais importante filme, The Great Train Robbery (1903), Porter tomou a arquetipica história americana do
western, já familiar ao público dos romances baratos e das peças de melodrama, e fez dela uma
experiência visual inteiramente nova.
71)
Foram
usadas ao menos 10 locações externas e internas diferentes e foi um pioneiro no
uso do "cross-cutting" na edição
para mostrar ações simultâneas em diferentes lugares.
72)
Por
vários anos foi assistido em todo o território americano e, em 1905, foi a
atração principal do primeiro nickelodeon.
73)
Após The Great Train Robbery, Porter
continuou a buscar novas técnicas. Ele apresentou duas histórias paralelas
em The Kleptomaniac (1905),
um filme de crítica social, assim como sua produção tecnicamente mais
convencional, The Ex-Convict (1904).
Em The Seven Ages (1905) usou
iluminação lateral, close-ups e mudança de planos dentro da cena, um dos
primeiros exemplos de afastamento de um cineasta da analogia teatral de um
único plano para cada cena.
74)
Entre
1903 e 1905 obteve grande sucesso demonstrando várias técnicas que tornaram-se
as bases da comunicação visual através do cinema.
75)
Por
exemplo, ajudou a desenvolver o conceito moderno de continuidade na edição. Também é muitas vezes creditado como descobridor de
que a unidade básica de estrutura em um filme era o plano mais do que a cena,
pavimentando o caminho para os avanços de D.W. Griffith em edição
e narrativa.
76)
Edwin
Porter faleceu em 30 de abril de 1941, aos 71 anos, no Hotel Taft, em Nova York, sendo sepultado no cemitério Kensico, em Valhalla. Deixou viúva Caroline Ridinger, com quem se casou em 5 de junho de 1893. Não tiveram filhos.
77)
Apesar
de sua significância como diretor de The Great Train Robbery e criador de métodos inovadores e
pioneiros ser inegavel, ele raramente repetia uma inovação após tê-la usado com
sucesso, nunca desenvolvendo um estilo consistente de direção, e em seus
últimos anos protestando quando outros redescobriam suas técnicas,
reivindicando-as para si próprio.
78)
Gilbert M. "Broncho Billy"
Anderson (21 de março de 1880 - 20 de janeiro de 1971) foi um ator, cineasta, roteirista e produtor cinematográfico americano da era do cinema mudo, que se notabilizou
por ter sido a primeira estrela do gênero Western.
79)
Em
seu primeiro papel no cinema, Anderson fez o papel de mensageiro, em The Messenger Boy's Mistake (1903),
do Edison Studios.
80)
Anderson
atuou no filme The Great Train Robbery (1903),
produzido pelo Edison Studios e dirigido
por Porter, e que é considerado um dos marcos do cinema e o segundo western
produzido.
81)
Vendo
o filme pela primeira vez em um teatro de vaudeville e observando a reação positiva do público, ele
decidiu trabalhar exclusivamente na indústria cinematográfica. Ele começou a
escrever, dirigir e atuar em seus próprios westerns, sob o nome Gilbert M. Anderson.
82)
Em
1909, Anderson lança seu primeiro western, Broncho Billy and the Baby Anderson.
A partir de então, atuou em mais de 300 filmes curtos, fazendo grande variedade
de personagens, porém alcançou verdadeira popularidade ao atuar na série de
148 westerns curta-metragem da era muda, tornando-se o primeiro cowboy estelar, "Broncho Billy".
83)
Spoor
ficou na gestão da empresa, enquanto Anderson viajou ao oeste dos Estados
Unidos em um comboio com uma equipe de filmagem, para fazer seus filmes em
Chicago. Muitos desses foram feitos em Niles, uma pequena cidade em Alameda County Califórnia, a sudeste de São Francisco, onde
a Western Pacific Railroad,
nas proximidades do Niles Canyon, provou para ser um local bastante adequado
para as filmagens de Westerns.
84)
Em
1915, Anderson lançou seu último western de Bronco Billy, Broncho Billy's Sentence.
85)
Escreveu,
atuou e dirigiu muitos desses filmes.
86)
Anderson
morreu em 1971, aos 90 anos, em um sanatório em South Pasadena, Califórnia. Foi cremado e suas
cinzas foram colocadas na Chapel
of the Pines Crematory, em Los Angeles.
87)
Esta
é a primeira das outras 20 aparições do ator Tom London,
um veterano de filmes de faroeste. Ele foi escalado para fazer o papel do
condutor da locomotiva, seu verdadeiro trabalho na época.
88)
Justus D. Barnes (2 de outubro de 1862 - 6 de fevereiro de 1946) era um
ator de cinema e filme mudo americano. Barnes é mais conhecido por seu papel
como fora da lei em 1903, o silencioso ocidental silencioso, The Great Train
Robbery.
89)
O
filme do Great Train Robbery é considerado um marco na produção de filmes,
expandindo o trabalho anterior de Porter, Life of a American Fireman. O filme
usou uma série de técnicas não convencionais, incluindo edição composta,
filmagem na localização e movimento de câmera freqüente.
90)
Em 1990, The Great Train Robbery foi selecionado para
preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos pela Biblioteca
do Congresso como sendo "cultural, historicamente ou esteticamente
significativo".
91)
As técnicas utilizadas no The Great Train Robbery foram
inspiradas por aquelas usadas no filme britânico A Unir Daring Dayling Burglary
de Frank Mottershaw, lançado no início do ano.
92)
Os historiadores do cinema consideram em grande parte o The Great Train
Robbery como o primeiro filme de ação americano e o primeiro filme de faroeste
com uma "forma reconhecível".
93)
No filme de 1990 Goodfellas, o tiro final de Tommy atirando na câmera foi
baseado no tiro desse filme.
94)
O filme teve sua estréia oficial no Huber's Museum, na cidade de Nova York,
antes de ser exibido em onze teatros em outros lugares da cidade.
95)
Na publicidade para o filme, os agentes de Edison falaram do filme como
"... absolutamente superior de qualquer filme em movimento já feito",
bem como uma "... imitação fiel do genuíno 'Hold Ups' feito famoso por vários
Bandos fora da lei no oeste ...".
96)
O orçamento do filme era estimado em US $ 150. Após o lançamento, O filme
tornou-se um enorme sucesso e é considerado um dos primeiros filmes de
faroeste.
97)
Também é considerado um dos primeiros êxitos de sucesso e foi um dos filmes
mais populares da era silenciosa até o lançamento de The Birth of a Nation em
1915.
98)
A seqüência final do filme foi
criada por Maurice Binder.
99)
O filme Tombstone usa o tiro no corte da câmera durante seu prólogo.
100)
A
cena final icônica do filme com Justus D. Barnes foi usada para o título e as
sequências de acabamento de um programa de TV alemão 1978-1986 chamado Western
von Gestern ("Ocidental de ontem", pelo ZDF).
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