NASCIMENTO
DE UMA NAÇÃO (1915)
1)
O Nascimento de uma Nação (The Birth of
a Nation) é um filme mudo americano de
1915 coescrito, coproduzido e dirigido por D. W. Griffith, baseado no romance e na peça The Clansman,
ambas de Thomas Dixon, Jr.
2)
O filme foi lançado em 8 de fevereiro de 1915, o filme era originalmente
apresentado em duas partes, separadas por um intervalo.
3)
O filme relata as vidas de duas famílias durante a Guerra de Secessão (1861-1865) e a subsequente Reconstrução dos Estados Unidos (1865-1877):
os Stonemans, nortistas pró-União, e os Camerons, sulistas pró-Confederação.
5)
O filme e o diretor Griffith foram muito elogiados
pelo cineasta russo Sergei
Eisenstein no livro "A Forma do Filme", no capítulo "Dickens, Griffith e
nós", no qual compara a técnica de Griffith à técnica do escritor Charles
Dickens.
6)
Até o lançamento de The Big Parade em 1925, O nascimento de uma nação foi o filme mais lucrativo de
todos os tempos, conseguindo mais de 10 milhões de dólares americanos,
e, segundo depoimento da atriz Lilian Gish em
depoimento à Voz da
América, foram gastos, na produção do filme, apenas 61 mil
dólares.
7)
O filme foi um enorme sucesso comercial, mas foi
altamente criticado por retratar os afro-americanos (interpretados
por atores brancos com as caras pintadas de negro) como ininteligentes e
sexualmente agressivos em relação às mulheres brancas, e também por apresentar
a Ku
Klux Klan (cuja fundação original é dramatizada) como uma força
heroica.
8)
Os protestos contra O Nascimento de uma Nação foram generalizados e o
filme acabou sendo banido de várias cidades. A queixa de que se tratava de um
filme racista foi tão grande que inspirou D. W. Griffith a
produzir Intolerância no ano
seguinte.
9)
O filme é creditado como um dos eventos responsáveis
pelo ressurgimento da Ku Klux Klan em Stone
Mountain, na Geórgia no mesmo ano em que foi
lançado.
10)
O Nascimento de uma Nação foi
usado pela Ku Klux Klan como ferramenta de recrutamento até
meados da década de
1970.
11)
O Nascimento de uma Nação foi o
primeiro filme a ser exibido na Casa Branca. O
presidente Woodrow Wilson teria dito que o filme é "a
história escrita em relâmpagos. E meu único lamento é que é tudo tão
terrivelmente verdade". A veracidade da afirmação é, no entanto,
contestada.
12)
É um dos filmes mais populares da era do cinema mudo. É bastante
importante devido a suas inovações técnicas. Porém, ele glorifica a escravatura e
justifica a segregação racial, em linha com o movimento intelectual
denominado Lost Cause.
Foi lançado em 1915 e é
creditado por garantir o futuro dos longa-metragens e
solidificar os símbolos da linguagem cinematográfica.
13)
O filme estreou em 8 de
fevereiro de 1915 em Los Angeles, Califórnia, com o
título de The Clansman,
mas foi retitulado em sua estreia em Nova York três meses
mais tarde. O título original do filme, The Clansman foi mudado para O nascimento de uma nação para refletir a teoria de que,
antes da Guerra Civil Americana, os Estados Unidos da América era
uma grande coalizão de estados antagonistas entre si, e que a conquista dos
estados do norte no sul finalmente enlaçou todos os
estados sob a autoridade nacional.
14)
ELENCO: Lillian
Gish – Elsie Stoneman; Mae Marsh –
Flora Cameron; Henry B.
Walthall – Coronel Ben Cameron; Miriam Cooper –
Margaret Cameron; Ralph Lewis –
Austin Stoneman; George
Siegmann – Silas Lynch; Walter
Long – Gus; Robert
Harron – Tod Stoneman; Wallace
Reid – Jeff; Joseph Henabery – Abraham Lincoln; Elmer Clifton –
Phil Stoneman; Josephine Crowell – Sra. Cameron; Spottiswoode Aitken – Dr. Cameron; George
Beranger – Wade Cameron; Maxfield Stanley – Duke Cameron; Jennie Lee – Mammy; Donald
Crisp – General Ulysses S.
Grant; Howard
Gaye – General Robert E.
Lee; Alma
Rubens; David
Butler – Soldado da União /
Soldado da Confederação; John Ford – Membro da KKK; Mary Alden –
Lydia Brown; Raoul Walsh – John
Wilkes Booth; Sam De Grasse –
Senador Charles Sumner e George
Walsh (Não-creditado).
15)
O
nascimento de uma nação foi pioneiro em várias
técnicas como o close-up facial e a focalização profunda, que são consideradas fundamentais
para a indústria atual de cinema. Também contém várias inovações
cinemáticas, efeitos
especiais e técnicas artísticas,
incluindo uma sequência colorida no final.
16)
Por estas e outras razões, entrou
no número 44 na Lista dos Maiores
Filmes Americanos de Todos os Tempos do Instituto Americano de
Cinema (o AFI) em 1998.
17)
Quando Griffith começou a
trabalhar em sua obra-prima, ele usou o livro The
Clansman de Thomas Dixon como base para o roteiro. Ele concordou em
pagar 10 000 dólares dos Estados Unidos pelos direitos autorais da obra, mas
acabou ficando sem dinheiro e pôde pagar apenas 2 500 do prometido. Foi então
que ele ofereceu a Dixon 25 porcento do lucro do filme nas bilheterias. Dixon
aceitou relutantemente. Dixon se tornou o autor mais bem pago pela adaptação de
uma obra em filme da história - chegando a receber mais de 3 milhões de dólares
dos Estados Unidos.
18)
O orçamento inicial do filme era
de 40 000 dólares dos Estados Unidos, mas o filme acabou por custar 110 000 (2
000 000 em valores atualizados para 2006). Como resultado, Griffith se pôs constantemente a procurar novas
fontes de capital para
terminar a produção de seu filme. Um tíquete para o filme custava o recorde de
2 dólares dos Estados Unidos (36 em 2006). O filme permaneceu o mais rentável de todos os tempos até o lançamento de Branca
de neve e os sete anões pela Disney em 1937.
19)
Também vale notar que apesar do
filme fazer uso de alguns atores afro-americanos, a maioria deles eram atores
brancos com as caras pintadas de preto. Em particular, qualquer ator que iria fazer uma cena com uma atriz
branca tinha que ser um ator branco com a cara pintada de preto. Por exemplo, a
empregada de Cameron é um ator branco com a cara pintada de preto.
20)
Engenheiros de West Point deram conselhos técnicos nas cenas de batalha da Guerra Civil e
providenciaram armamento.
21)
A controvérsia que o filme causou gira em torno da premissa
de que a primeira Ku Klux Klan restauraria
a ordem no sul pós-guerra, que estaria "ameaçado" por afro-americanos
"incontroláveis" e seus aliados: abolicionistas, mulatos e republicanos do norte. O filme denuncia um suposto revanchismo dos negros
libertos, após a guerra civil, que se aliam aos nortistas, os ianques, e se tornam hostis aos brancos sulistas, levando os brancos
a reagirem contra este revanchismo criando a KKK. Outros filmes pró-sulistas
como The Undefeated e E o Vento Levou também mostram negros associados a nortistas explorando os
endividados fazendeiros do sul.
22)
O filme e o diretor Griffith foram
muito elogiados pelo cineasta russo Sergei Eisenstein no
livro "A Forma do Filme", no capítulo "Dickens, Griffith e nós", no qual compara a técnica de
Griffith à técnica do escritor Charles Dickens. Apesar de
lucrativo, e também popular entre os críticos e público brancos, o filme gerou
protestos significantes em seu lançamento por afro-americanos. Estreias do
filme eram acompanhadas de protestos da recém-fundada Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor. Griffith
disse que ficou surpreso com as duras críticas. O nascimento de uma nação é associado ao segundo surgimento
da Ku Klux Klan, que renasceu no ano de lançamento do filme, após um período de
decadência.
23)
Até o lançamento de The Big Parade em 1925, O nascimento de uma
nação foi o filme mais lucrativo de todos os tempos, conseguindo mais de 10 milhões de dólares americanos nas bilheterias do mundo todo (o que seria mais de 216
milhões de dólares dos dias atuais, segundo o Inflation Calculator do US Bureau of labor Statistics). Este filme ainda é estudado por
historiadores de cinema e cultura, e em 1992 a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos renomeou-o "culturalmente
significante" e selecionou-o para preservação no Registro Nacional dos
Filmes.
24)
Atualmente,
apenas a instituição Filmsite.org mantém o filme como um dos 100 maiores filmes
feitos nos Estados Unidos. O "Guia Ilustrado Zahar Cinema", publicado
pela Jorge
Zahar Editor,
no Brasil, em 2009,
de autoria de Ronald Bergan, coloca "O Nascimento de Uma Nação" entre
os 100 melhores filmes, e, em sua página 398, diz: "marco no
desenvolvimento da história do cinema, é até hoje um dos filmes mais
controversos. Às inovações anteriores de Griffith, cortes intercalados, closes, dissolução e fusões, aqui
amadurecidos, juntou-se a integração de relato íntimo e sucessão de eventos
históricos reconstruídos: o assassinato de Lincoln e grandes massas de soldados
em batalha".
25)
A mensagem passada pelo filme é
que a Reconstrução dos Estados Unidos foi um desastre, que os afro-americanos nunca poderiam ser
reintegrados na sociedade como iguais, e que as ações violentas da Ku Klux Klan são
justificáveis para restabelecer um governo honesto, disse o historiador do
cinema da Universidade de Houston Steven Mintz.
26)
O
nascimento de uma nação foi separatista. Protestos
surgiram em Boston, Filadélfia e outras grandes cidades em resposta às distorções históricas
contidas no filme, e o lançamento do filme foi negado em Chicago, Ohio, Denver, Pittsburgh, Saint Louis e Minneapolis. Foi dito que ele cria uma atmosfera que incentiva gangues de brancos a
atacar negros. "Em Lafaytte, Indiana, um
homem branco matou um adolescente negro após ver o filme," foi reportado
pela série ganhadora do prêmio Peabody The Rise and Fall of Jim Crow.
27)
Décadas depois, sua influência
destrutiva em influenciar o ódio racial não foi esquecida. Em 22 de
fevereiro de 2000, em um artigo chamado "A Painful Present as Historians Confront a
Nation's Bloody Past", a escritora do jornal escreveu no Los Angeles Times:
"O final da primeira guerra trouxe uma crise econômica e a febre antivermelha que se estendeu para minorias e sindicatos. Apenas três anos antes, a defunta Ku Klux Klan voltou à vida com a ajuda do filme O nascimento de uma nação."
"O final da primeira guerra trouxe uma crise econômica e a febre antivermelha que se estendeu para minorias e sindicatos. Apenas três anos antes, a defunta Ku Klux Klan voltou à vida com a ajuda do filme O nascimento de uma nação."
28)
O livro History of The American People de Woodrow
Wilson é citado várias vezes em O nascimento de uma nação. O nascimento de uma nação estreou na Casa
Branca a convite do Presidente
Wilson mas, após vê-lo, Wilson escreveu que não aprovava a "produção
infeliz".
O assessor de Wilson disse: "o presidente não tinha conhecimento da natureza do filme antes de apresentá-lo e em momento algum expressou sua aprovação." No entanto, Wilson repetiu mostras privadas do O nascimento de uma nação na Casa Branca.
O assessor de Wilson disse: "o presidente não tinha conhecimento da natureza do filme antes de apresentá-lo e em momento algum expressou sua aprovação." No entanto, Wilson repetiu mostras privadas do O nascimento de uma nação na Casa Branca.
29)
Em Wilson: The New Freedom, de Arthur Link, Tumulty negou o que
alguns historiadores do cinema dizem que Wilson disse: "É como escrever
história com uma relâmpago.
E o meu único arrependimento é que é tão terrivelmente verdade". Assessores de imprensa de Hollywood teriam inventado a frase. Porém, como presidente da Universidade de Princeton, Wilson lutou contra a integração, e como presidente dos Estados Unidos, ele ordenou a ressegregação do governo federal. Além disso, foi durante sua administração que a Ku Klux Klan teve seu maior poder.
E o meu único arrependimento é que é tão terrivelmente verdade". Assessores de imprensa de Hollywood teriam inventado a frase. Porém, como presidente da Universidade de Princeton, Wilson lutou contra a integração, e como presidente dos Estados Unidos, ele ordenou a ressegregação do governo federal. Além disso, foi durante sua administração que a Ku Klux Klan teve seu maior poder.
30)
Vários diretores negros
independentes tentaram reverter a situação mostrada neste filme fazendo outros
filmes, que mostrassem lados mais positivos de pessoas negras, como foi o caso
de The Birth of a Race (de 1919) de Emmett J. Scott.
No entanto, este filme foi, apesar de críticas de brancos, bem recebido em jornais possuídos por negros e pelo público negro que frequentava os teatros segregados.
No entanto, este filme foi, apesar de críticas de brancos, bem recebido em jornais possuídos por negros e pelo público negro que frequentava os teatros segregados.
31)
O
diretor DW Griffith visualizou todo o filme em sua
mente e não escreveu um roteiro nem manteve notas escritas.
32)
Quando
estreou em Nova York, os preços dos ingressos foram de US $ 2,00 cada, o que
foi considerado astronômico no momento.
Na moeda moderna, contabilizando a inflação, seria cerca de US$ 17 a US$20. Um milhão de pessoas viram o filme dentro de um ano após seu lançamento.
Na moeda moderna, contabilizando a inflação, seria cerca de US$ 17 a US$20. Um milhão de pessoas viram o filme dentro de um ano após seu lançamento.
33)
Entre
as muitas técnicas de cinema que este filme foi pioneiro, foram tomadas
panorâmicos, efeitos de íris, fotografia noturna, tomadas panorâmicas e a
encenação cuidadosa das cenas de batalha onde centenas de extras foram feitos
para parecer milhares.
Também empregou tingimento de cores para fins dramáticos e criando drama através de sua própria partitura musical.
Também empregou tingimento de cores para fins dramáticos e criando drama através de sua própria partitura musical.
34)
Por
causa dos índices racistas do filme, foi banido em várias grandes cidades, como
Los Angeles e Chicago.
35)
O
lançamento do filme inspirou muitos afro-americanos a começar a fazer seus
próprios filmes em uma tentativa de contrariar a representação deste filme e
oferecer imagens e histórias alternativas positivas do povo afro-americano.
36)
O
orçamento original para o filme foi de US $ 40.000, mas DW Griffith gastou US $ 110.000, o maior
montante já gasto em um filme até então.
37)
DW
Griffith , filho de um veterano confederado, ficou muito surpreso com
a reação acidez do filme, já que ele realmente não entendia por que alguém se
ofendia.
39)
O
ator que representou o sentinela no hospital era um ator pequeno, cujo
desempenho tocava pessoas do outro lado do país em sua cena, onde ele suspirava
melancolicamente ao ver Lillian
Gish entrar no hospital.
Na verdade, o público adoraram muito o desempenho do ator, de modo que DW Griffith tentou rastreá-lo, supostamente sem sucesso. Algumas filmografias acreditam que William Freeman fez este papel. Gish ajudou nesse crédito em sua autobiografia, escrevendo que conheceu Freeman anos depois quando estava andando em um desfile.
Na verdade, o público adoraram muito o desempenho do ator, de modo que DW Griffith tentou rastreá-lo, supostamente sem sucesso. Algumas filmografias acreditam que William Freeman fez este papel. Gish ajudou nesse crédito em sua autobiografia, escrevendo que conheceu Freeman anos depois quando estava andando em um desfile.
40)
Alguns
dos personagens negros são interpretados por atores brancos com maquiagem,
particularmente aqueles personagens que precisavam entrar em contato com uma
atriz branca. A pessoa que joga a criada de Cameron não é apenas
claramente branca, mas também é obviamente masculina.
41) Joseph
Henabery, que era um dos principais diretores assistentes de DW Griffith, além de contribuir com pesquisa,
desempenhou 13 papéis no filme além do seu papel principal como Abraham Lincoln.
42)
Ironicamente, DW Griffith havia produzido e dirigido
o The Rose of Kentucky da Biograph (1911), que mostrou a
Ku Klux Klan como vilã - um forte contraste com este filme, feito quatro anos
depois, no qual o KKK foi retratado em uma luz favorável.
43)
A
falha do detentor dos direitos autorais original para renovar os direitos
autorais do filme resultou em queda no domínio público, o que significa que
praticamente qualquer pessoa poderia duplicar e vender uma cópia VHS / DVD do
filme. Portanto, muitas das versões deste filme disponíveis no mercado são
severamente (e geralmente mal) editadas e/ou de qualidade extremamente baixa,
tendo sido enganadas de cópias de segunda ou terceira geração (ou mais) do
filme.
44)
O
uso excessivo de bombas de fumaça nas cenas de batalha era obscurecer o campo
de batalha principalmente vazio.
45)
No
momento da estréia original deste filme, possui um cartão de título que lê algo
como: "Esta é uma descrição dos eventos da guerra civil e da formação do
Ku Klux Klan do ponto de vista do Sul americano. " Este cartão de
título já foi perdido.
46)
O
filme foi feito com apenas uma única retomada de uma única cena, devido a um
erro de continuidade envolvendo Mae Marsh e o pedaço de algodão preso a
sua camisa durante a sequência do regresso a casa.
49)
Este
filme é amplamente creditado por revivir o Ku Klux Klan, que morreu há muito
tempo.
A organização organizou seu "renascimento" em Stone Mountain, na Geórgia, no mesmo ano em que este filme foi lançado.
A organização organizou seu "renascimento" em Stone Mountain, na Geórgia, no mesmo ano em que este filme foi lançado.
51)
Lillian Gish foi ao seu túmulo negando que
este filme fosse racista, apesar dos contínuos protestos de que ele glorificava
o Ku Klux Klan e retratava os negros como brutos ignorantes e ignorantes.
53)
Durante a filmagem, o operador da câmera, Karl Brown, estava certo de que o filme era
apenas outro melodrama típico. Na estréia do filme, DW Griffith contratou toda a Orquestra
Filarmônica de Los Angeles para tocar a partitura do filme. Brown ficou
espantado; Nada disso foi feito antes.
Quando o maestro ergueu o bastão, e a orquestra começou a tocar, ele disse que era tão incrível e alto que ele estava balançando a cabeça: "Era como se nada tivesse ouvido". Brown, além disso, lembra que Griffith cantarolou certos temas para o compositor da partitura original que ele queria.
Quando o maestro ergueu o bastão, e a orquestra começou a tocar, ele disse que era tão incrível e alto que ele estava balançando a cabeça: "Era como se nada tivesse ouvido". Brown, além disso, lembra que Griffith cantarolou certos temas para o compositor da partitura original que ele queria.
54)
Cada personagem principal do filme tinha um tema musical
particular, para ser interpretado por uma orquestra ou um órgão de teatro
durante os compromissos de teatro. Enquanto DW Griffith estava escolhendo temas
musicais para os personagens, ele permitiu que Lillian
Gish escolhesse o seu próprio tema, ou Elsie Stoneman.
Mais tarde, a mesma melodia foi retitulada "The Perfect Song", e foi usada como uma música tema para as versões de rádio e televisão do The Amos 'n Andy Show (1951).
Mais tarde, a mesma melodia foi retitulada "The Perfect Song", e foi usada como uma música tema para as versões de rádio e televisão do The Amos 'n Andy Show (1951).
56)
DW Griffith colocou tábuas debaixo dos pés
de Joseph Henabery, que fez Abraham Lincoln, durante a cena da Proclamação da
Emancipação para fazer a cadeira parecer pequena demais para o presidente de
1,92 m.
Ao fazer sua própria pesquisa, Henabery incorporou o hábito de Lincoln de sentar no seu cóccix bem como usar óculos com aro de aço. Ambos os toques encantaram Griffith.
Ao fazer sua própria pesquisa, Henabery incorporou o hábito de Lincoln de sentar no seu cóccix bem como usar óculos com aro de aço. Ambos os toques encantaram Griffith.
57)
DW
Griffith concordou em pagar a Thomas Dixon Jr. US$ 10.000 pelos direitos de
sua peça "The Clansman". Como Griffith tinha ficado sem dinheiro
e só poderia oferecer US $ 2.500, ele sugeriu que a Dixon tenha um interesse de
25% no filme. Dixon não estava interessado na idéia, mas concordou
relutantemente. O sucesso sem precedentes do filme tornou Dixon um homem
muito rico.
58)
Uma enorme demanda de impressões de filmes rapidamente
desgastou o único negativo. Todas as cópias posteriores do filme tiveram
que ser feitas de impressões, causando qualidade reduzida.
59)
O maior foi o filme que teve a maior bilheteria de Hollywood até o lançamento
de Gone
with the Wind(1939).
61)
A maioria das cenas da Guerra Civil baseava-se em fotos
reais de cenas que descrevem.
No entanto, as cenas de reconstrução do pós-guerra não eram historicamente precisas, e muitas delas eram, de fato, baseadas em caricaturas políticas em vez de fotografias (como as cenas legislativas).
No entanto, as cenas de reconstrução do pós-guerra não eram historicamente precisas, e muitas delas eram, de fato, baseadas em caricaturas políticas em vez de fotografias (como as cenas legislativas).
62)
Devido à natureza caótica da distribuição de filmes do
tempo,
inúmeras fortunas foram feitas neste filme por homens que não tinham nada a ver com a produção atual. Louis B. Mayer era um desses beneficiários, que obteve direitos de distribuição diretos
do estado para o filme na costa leste e os lucros permitiram que ele lançasse
Louis B. Mayer Productions, que logo se mudou para Los Angeles. E mais tarde ele foi um dos fundadores da MGM.
inúmeras fortunas foram feitas neste filme por homens que não tinham nada a ver com a produção atual. Louis B. Mayer era um desses beneficiários, que obteve direitos de distribuição diretos
do estado para o filme na costa leste e os lucros permitiram que ele lançasse
Louis B. Mayer Productions, que logo se mudou para Los Angeles. E mais tarde ele foi um dos fundadores da MGM.
Enquanto o filme foi o primeiro a ser mostrado na Casa Branca, a declaração do
presidente Woodrow
Wilson de que isso equivale a "história escrita no raio" foi
contestada.
Muitos sugerem que o dramaturgo original Thomas Dixon Jr. cunhou a frase em um ato sem vergonha de auto-publicidade. Na verdade, Wilson procurou distanciar-se do filme, depois chamando-o de "produção infeliz".
Muitos sugerem que o dramaturgo original Thomas Dixon Jr. cunhou a frase em um ato sem vergonha de auto-publicidade. Na verdade, Wilson procurou distanciar-se do filme, depois chamando-o de "produção infeliz".
O filme foi usado como uma ferramenta de recrutamento
para o Ku Klux Klan por muitos anos após a sua versão inicial.
63)
Por causa dos laxos métodos contábeis de seus
distribuidores, foi difícil determinar o quanto o filme realmente fez nas
bilheterias.
Como resultado, aqueles que estão conectados com a sua forma de exagerar ridiculamente a sua bilheteria ( Lillian Gish escreveu em sua autobiografia que fez mais de US$ 100 milhões). Sua tomada real agora é estimada em cerca de US$ 10 milhões, ainda é uma soma fantástica para o seu tempo.
Como resultado, aqueles que estão conectados com a sua forma de exagerar ridiculamente a sua bilheteria ( Lillian Gish escreveu em sua autobiografia que fez mais de US$ 100 milhões). Sua tomada real agora é estimada em cerca de US$ 10 milhões, ainda é uma soma fantástica para o seu tempo.
64)
O personagem de Austin Stoneman é baseado em Thaddeus Stevens, um representante
da Pensilvânia, incluindo os detalhes de sua peruca e pé.
65)
Os futuros diretores John Ford, Raoul Walsh, Elmer Clifton, Joseph Henabery, Karl Brown e Donald Crisp trabalharam neste filme como
atores e/ou membros da equipe. Erich von Stroheim também é creditado por algumas
fontes -
incluindo o próprio von Stroheim - com um ator e/ou diretor assistente deste filme, mas os registros mostram que a primeira vez que von Stroheim trabalhou para DW Griffith estava na Intolerância: A Luta do Amor ao longo das Idades (1916), que não foram filmadas até mais de um ano após esse filme.
incluindo o próprio von Stroheim - com um ator e/ou diretor assistente deste filme, mas os registros mostram que a primeira vez que von Stroheim trabalhou para DW Griffith estava na Intolerância: A Luta do Amor ao longo das Idades (1916), que não foram filmadas até mais de um ano após esse filme.
66)
Alguns dos investidores foram HE Aitken e Jesse L. Lasky, entre muitos outros em Hollywood na
época. O sucesso do filme é o que ajudou os três a formar seus próprios
estúdios de cinema -
a Lasky começou Famous Playes-Lasky, que acabou se tornando a Paramount Pictures, e a Aitken esteve envolvida na fundação de várias empresas de produção, como Triangle Film Corp., Mutual Film Corp. e Majestic Motion Pictures, entre outros.
a Lasky começou Famous Playes-Lasky, que acabou se tornando a Paramount Pictures, e a Aitken esteve envolvida na fundação de várias empresas de produção, como Triangle Film Corp., Mutual Film Corp. e Majestic Motion Pictures, entre outros.
67)
Os tumultos surgiram em Boston e Filadélfia quando o
filme foi exibido, enquanto Chicago, Denver, Kansas City, Missouri,
Minneapolis, Pittsburgh e St Louis se recusaram a mostrar.
68)
"The Clansman", o título original, foi
descartado por ser muito fraco, dada a amplitude e alcance do assunto.
69)
As seqüências de campo de batalha foram filmadas na propriedade em que agora se
encontra o Universal Studios.
70)
A NAACP tentou proibir este filme. Depois que esse esforço falhou, então
tentou fazer censurar algumas das cenas mais extremas do filme.
71)
O Western Costume Co. recebeu uma de suas primeiras
tarefas neste filme, para fornecer trajes da Guerra Civil. Os trajes
também foram fornecidos pela Goldstein and Co. Os desenhos foram feitos
por Robert Goldstein e celebraram a designer de
roupas precoce Clare
West .
72)
Elmo
Lincoln , que interpreta "White-Arm Joe" no filme, também
fez oito papéis adicionais no filme.
73)
O nome do personagem interpretado por William De Vaull é listado como
"Nelse", enquanto o personagem interpretado por William Freeman é oficialmente listado como
"Jake". Muitas listas de elenco omitem o personagem de
"Nelse" e acreditam De Vaull em vez disso como "Jake",
enquanto mudam o personagem de Freeman para o "Sentry".
75)
O filme foi tão bem sucedido que gerou a primeira sequência
na história do cinema: The Fall of a Nation (1916). Não é conhecida
nenhuma cópia dessa sequência e, consequentemente, é tida como uma película
perdida.
76)
Devido à enorme importância deste filme,
é suspeito que alguns atores podem ter reivindicações exageradas de ter trabalhado no filme para reforçar seu currículo. Entre os membros do elenco não confirmados, John Ford , que afirmou ter sido um dos atores e uma equitação do Klansman com uma mão segurando o capuz sobre um olho para que ele pudesse ver melhor.
Um tal Klansman é visível no filme e pode ter sido Ford. Apesar de ter sido creditado como uma "Menina do Piemonte", a atriz Bessie Love negou as alegações de que ela já apareceu neste filme. Erich von Stroheim por anos afirmou ser o homem estranho que cai de um telhado (quebrando duas costelas no processo), mas o diretor assistente Joseph Henabery negou fortemente que von Stroheim já estava em um conjunto de DW Griffith até depois da intolerância: a luta do amor ao longo da Idades(1916).
Alguns alegaram detectar o que parece ser um von Stroheim Blackfaced como eleitor na cena da eleição eleitoral. Henabery, que estava no set do filme como ator e assistente de direção, afirmou que o ator que fez a queda do telhado era de fato o ator nativo americano, Charles Eagle Eye . George Beranger foi creditado como "John French" nas notas do programa original.
é suspeito que alguns atores podem ter reivindicações exageradas de ter trabalhado no filme para reforçar seu currículo. Entre os membros do elenco não confirmados, John Ford , que afirmou ter sido um dos atores e uma equitação do Klansman com uma mão segurando o capuz sobre um olho para que ele pudesse ver melhor.
Um tal Klansman é visível no filme e pode ter sido Ford. Apesar de ter sido creditado como uma "Menina do Piemonte", a atriz Bessie Love negou as alegações de que ela já apareceu neste filme. Erich von Stroheim por anos afirmou ser o homem estranho que cai de um telhado (quebrando duas costelas no processo), mas o diretor assistente Joseph Henabery negou fortemente que von Stroheim já estava em um conjunto de DW Griffith até depois da intolerância: a luta do amor ao longo da Idades(1916).
Alguns alegaram detectar o que parece ser um von Stroheim Blackfaced como eleitor na cena da eleição eleitoral. Henabery, que estava no set do filme como ator e assistente de direção, afirmou que o ator que fez a queda do telhado era de fato o ator nativo americano, Charles Eagle Eye . George Beranger foi creditado como "John French" nas notas do programa original.
77)
Os Klansmen com túnicas completas foram usados para
divulgar a abertura em Los Angeles,
onde o filme estreou com o título "The Clansman", depois do romance em que se baseou.
onde o filme estreou com o título "The Clansman", depois do romance em que se baseou.
78)
Em 14 de maio de 1938, East Orange, Nova Jersey: "Ao
se recusar a interromper a exibição do" Nascimento de uma nação
"reeditado, conforme solicitado pelo Conselho da East Orange City, o
Ormont Theatre eliminou as seções do filme denominadas" censuráveis "em
um petição assinada por 608 pessoas. AJ Rettig, gerente, acertou os
peticionários, dizendo que a agitação foi iniciada por causa do assédio
desnecessário de um negócio ordenado e pacífico".
79)
Chicago, Illinois, quarta-feira, 28 de fevereiro de 1940:
"O juiz Donald McKinley ordenou ontem ao Departamento de Polícia de
Chicago cessar a interferência com" The Birth of a Nation ", que o
departamento de polícia parou recentemente no Almirante Theatre da Lawrence
Avenue. que uma liminar emitida em 5 de março de 1917 contra a interferência
policial ainda era efetiva. O filme será exibido no Sonotone Theatre, começando
na sexta-feira ".
80) Após a morte de DW Griffith , Donald Crisp afirmou ter dirigido
pessoalmente as seqüências do campo de batalha. Os historiadores descartam
essa afirmação como absurdo total, pois Griffith não delegou as segundas
unidades, mas dirigiu todas as suas próprias cenas. Crisp pode ou não ter
sido uma das dezenas de diretores assistentes que foram enviados para ajudar-lo.
82)
Josephine Crowell (Sra. Cameron), Jennie
Lee (Mammy) e Dark
Cloud (Geral) foram os únicos membros do elenco que estavam vivos
durante a Guerra Civil Americana (1861-65). Nasceram em 11 de janeiro de
1859, 4 de setembro de 1848 e 20 de setembro de 1861, respectivamente.
83)
Uma versão encurtada foi reeditada em 1931 com um prólogo no qual DW Griffith foi entrevistado por Walter Huston. Os dois colaboraram em Abraham Lincoln (1930).
84)
Milton Berle afirmou que, quando criança,
ele estava neste filme, embora não haja registros oficiais para provar isso.
85)
O filme não teve precedentes no escopo de suas cenas de batalha e, portanto,
foi inovador no uso de diretores assistentes para organizar e coordenar o
movimento de extras distantes em segundo plano.
86)
Mary
Wynn foi o último membro do filme sobrevivente no momento da morte em
22 de dezembro de 2001 aos 99 anos.
87) O personagem de Jennie
Lee é referido como "Mammy" nos títulos do filme, mas o
material de imprensa original chamou o personagem "Cyndy", enquanto
outras fontes ao longo dos anos listaram o nome do personagem como
"Dixie".
89)
DW Griffith era conhecido por seus métodos
econômicos de filmagem. Por exemplo: se um erro foi feito durante uma
tomada, em vez de chamar "Corte!" e ao começar a cena, ele
chamaria outros atores na câmera para executar uma cena diferente nesse
conjunto específico, de modo a salvar a configuração.
90)
Este filme fez uma estrela: Lillian
Gish.
92)Estreia do filme de Monte Blue
[(Gerard Montgomery
Bluefeather (1887 –1963)],
de Charles King(1844 – 1933)
e Charles Stevens (1893 – 1964).
93)
No material original do programa, George Beranger é listado como "JA
Beringer" e o personagem de Duke Cameron é creditado em "John
French". Além disso, o nome de Wallace Reid está com erros ortográficos
"Reed" em programas originais.
94)
Marcas de pneus dos carros são visíveis em segmentos da KKK.
95)
O litoral da Carolina do Sul não tem penhascos com vista
para o mar.
96) Teria sido impossível para a mãe de Cameron viajar da
Carolina do Sul para Washington, DC, através de uma zona de guerra, para
visitar seu filho.
97) Mae Marsh “Mary Wayne Marsh” (9 de
novembro de 1894 - 13 de fevereiro de 1968), foi uma atriz de cinema americano
com uma carreira que abrange mais de 50 anos.
98) Robert "Bobby" Harron (12
de Abril de 1893 - 5 de
Setembro de 1920)
foi um ator americano da
era do filme
mudo. Embora tivesse agido em filmes, ele é melhor relembrado nos filmes
dirigidos por D.W. Griffith, Intolerance e The Birth of a Nation.
99) Lillian
Gish (Springfield, Ohio, EUA,14 de outubro de 1893_ Nova Iorque,Nova Iorque, EUA, 27 de fevereirode 1993) foi uma atriz norte-americana de filmes e teatro, além de diretora e escritora, cuja carreira de atriz de cinema durou 75 anos, a partir de 1912 no Cinema Mudo atingindo a
era sonora, até 1987. Lillian Gish foi
chamada de "A Primeira Dama do Cinema Americano", e a ela é creditado
as pioneiras técnicas do que hoje denominamos “Close-up".
100) David Llewelyn Wark Griffith (La Grange, 22 de
Janeiro de 1875 – Hollywood, 23 de Julho de 1948) foi diretor de
cinema americano. É mais conhecido pelo seu
controverso filme O Nascimento de uma Nação, e também
pelo filme Intolerância. Foi um
realizador de cinema norte-americano, um dos
maiores do início da cinematografia, introdutor
de inovações profundas na forma de fazer cinema, considerado o criador da linguagem cinematográfica.
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