NACIONAL KID
1) National
Kid é uma
série japonesa de tokusatsu que foi exibida no Japão de 4 de agosto de 1960 à 27 de abril de 1961.
3) Apesar da popularidade no Brasil,
a série não fez sucesso em nenhum outro lugar do mundo, incluindo o Japão, seu
país de origem.
4) National
Kid em japonês: Nashônaru Kiddo.
5) O seriado foi criado em 1960, por
encomenda, com a finalidade de servir de merchandising para a fábrica de
eletrodomésticos National Electronics Inc., atual Panasonic.
6) A tarefa de criação foi entregue
ao mangaka Daiji
Kazumine, o mesmo que algum tempo depois, adaptaria para os mangás, outro herói
espacial, Spectreman.
7) O personagem deveria ter poderes
especiais, voar e lutar pela paz no mundo. Levaria o nome da empresa para
ajudar a aumentar as vendas. Os atores eram, em alguns casos, amadores, e os
episódios foram todos filmados em preto-e-branco.
8) A série foi dirigida por Nagayoshi
Akasaka e Jun Kaoike, produzida por Kazuma Nesaka e Massamiti Sato e os
episódios escritos por Nagayoshi Akasaka e Daiji Kazumine.
9)
A abertura dos episódios começava
com os dizeres do locutor, em forma de lema: A dublagem original apresentada
nos anos 60 tinha como frases de abertura: "Mais veloz que o jato, mais
duro que o aço, super-homem invencível, cavaleiro da paz e da justiça, Nacional
kid!"
10)
Na versão com dublagem mais
moderna, disponibilizada em DVD. Mais rápido que os aviões a jato, mais forte que o aço!
13)
Vivia na terra como um professor
cientista. Jatos em exercício avistam um disco voador e um deles é destruído.
14)
Ao descobrir que eram os Incas
(talvez o produtor da série quis dizer que seria uma mesma civilização Inca que
existiu na terra) do planeta Vênus que
vieram para atacar o planeta porque os humanos haviam construído a bomba
atômica e planejavam viagens espacias e a ocupação de outros planetas, resolveu
ajudar contra este e outros ataques que estaria por vir ao longo das séries.
15)
Vestido com roupa espacial,
capacete, máscara, capa, luva e com uma grande letra "N" estampado no
peito, nosso herói salvava a todos e era auxiliado (ou atrapalhado) por vários
personagens.
18)
Com duas pistolas que emitiam
apenas um tipo de luz, colocava fora de combate os seus adversários. Suas lutas
corporais com seus adversários eram verdadeiras danças, e ele é um dos
precursores das lutas marciais vistas hoje nos filmes do gênero.
20)
Dois atores protagonizaram o
personagem de National Kid: Ichiro Kojima iniciou o seriado, substituído por
Shiutaro Tatsumi a partir da história "O Império Subterrâneo".
21)
Que aparece numa ponta, no
episódio dos seres abissais, como um apresentador de TV, na cena em que o
camera-man está no estúdio com a arma embutida na câmera para tentar matar o
Dr. Mizuno.
22)
Ao longo da série algumas
crianças também foram trocadas (Yukio muda nos seres subterrâneos e muda
novamente nos Zarrocos, Kioko muda nos Zarrocos).
23)
Massao
Hata era um pacato professor japonês que adotara as crianças Gôro (na versão em
DVD, Guru), o filho e aprendiz do cientista de renome mundial, Dr. Masachika
Hata, que detém a sua prática em um subúrbio de Tóquio.
24)
Seus
poderes incluem a força sobre-humana e vôo. Nacional Kid também carrega
uma arma
de raio chamada
Eroruya (Eroruya
kōsen jū), Kuraso (em alguns momentos chamado de Koshio),
Yukio, Kioko, Tomohiro e Tiako (a mais velha, que tomava conta da casa e dos
menores). Havia também o cientista Dr. Nagano - chamado nos episódios dos Incas
e Seres Abissais de Dr. Mizuno - e o policial Inspetor Takakura com seu
assistente Doi.
26)
Os
Incas Venusianos: Seres de máscaras com orelhas pontiagudas, vestidos em
um traje cor preta com a letra Z estampada na camisa, eram comandados pela
imperatriz Aura e seus dois asseclas, Kábia e Vímana. A característica marcante
era a sua saudação à deusa deles, Auíca (que na versão mais moderna foi mudada
a entonação para Áwika), simbolizada por duas letras Z entrelaçadas, lembrando
uma suástica invertida. Em seguida aparecia uma mulher executando uma dança
típica a meia luz enquanto eles ficavam imóveis com os braços cruzados. A parte
da dança foi muito cortada e por isso pouca gente pode ver. Voavam elevando os
joelhos, parecendo estar correndo no espaço.
27)
Os Seres
Abissais: Governados por
Nelkon, o satã do Reino Abissal, andavam a bordo do submarino-monstro cujo nome
Guilton. Quando este balançava as barbatanas, provocava um maremoto, daí a
famosa frase: "Celacanto provoca maremoto" que foi muito pichada nas
paredes naquela época. Seriam eles os celacantos, seres das profundezas do mar
revoltados com a constante poluição provocadas pelo homem lançando destroços e
lixo radioativo no mar.
28)
O
Império Subterrâneo: Os seres subterrâneos, comandados por Hellstar, Hana e
o Dr Kuroiva (em algumas cenas do garoto espacial é chamado de Kuróia), para
obter a localização das reservas do elemento Cobálcio na galáxia, que traria
energia e poderes aos possuintes. Com seu estoque energético baixo, planejam
invadir a superfície para obter energia do sol.
29)
O
Mistério do Garoto Espacial:
O presidente do
planeta Mirzan recebe a visita de Hellstar,
que o informa da maldade dos habitantes do planeta Terra, que querem invadir o universo e usam para isso bombas atômicas. Hellstar apresenta a Terra como uma ameaça e consegue o apoio de Mirzan, tecnicamente muito desenvolvido, para atacar a Terra. Tarô, o garoto espacial, usando sua nave em forma de ovo, sai de casa em seu planeta natal para investigar se os terráqueos eram mesmo belicosos e estavam criando armas nucleares para invadir o universo, com o conhecimento do seu pai, pois era a única pessoa em quem podia confiar, e vai visitar
o planeta Terra mas é atingido por engano por um foguete lançado pelo Japão. Com a queda da sua nave, ele fica sem memória e é encontrado pelos detetives mirins (adotados por Massao Hata) que o socorrem e levam para casa junto com o professor Massao. Depois de várias tentativas dos seres subterrâneos de sequestrar e matar Tarô, este recupera a memória, fica amigo dos detetives mirins e tenta se comunicar com seu pai mas em vão. Usando restos da nave de Tarô, o Dr. Nagano consegue construir um comunicador para ele se comunicar com seu pai, mas a poderosa nave de Mirzan já está a caminho. No dia em que a nave do seu pai iria destruir a Terra, Tarô e as crianças vão caminhando de mãos dadas em direção à nave que havia pousado.
O pai de Tarô percebe que o filho está entre eles e suspende o ataque até a chegada das crianças, que o convencem que os terráqueos eram boas pessoas.
Assim a Terra é salva e quando a nave vai embora, lança um poderoso raio em direção à nave do Dr Kuroiva que tinha acabado de assumir todo o império subterrâneo num motim mas é destruído logo em seguida, seu império dura apenas dez segundos.
Tarô volta em segurança ao seu planeta na nave de Mirzan, com o pai, agradecendo a ajuda que teve dos detetives mirins.
que o informa da maldade dos habitantes do planeta Terra, que querem invadir o universo e usam para isso bombas atômicas. Hellstar apresenta a Terra como uma ameaça e consegue o apoio de Mirzan, tecnicamente muito desenvolvido, para atacar a Terra. Tarô, o garoto espacial, usando sua nave em forma de ovo, sai de casa em seu planeta natal para investigar se os terráqueos eram mesmo belicosos e estavam criando armas nucleares para invadir o universo, com o conhecimento do seu pai, pois era a única pessoa em quem podia confiar, e vai visitar
o planeta Terra mas é atingido por engano por um foguete lançado pelo Japão. Com a queda da sua nave, ele fica sem memória e é encontrado pelos detetives mirins (adotados por Massao Hata) que o socorrem e levam para casa junto com o professor Massao. Depois de várias tentativas dos seres subterrâneos de sequestrar e matar Tarô, este recupera a memória, fica amigo dos detetives mirins e tenta se comunicar com seu pai mas em vão. Usando restos da nave de Tarô, o Dr. Nagano consegue construir um comunicador para ele se comunicar com seu pai, mas a poderosa nave de Mirzan já está a caminho. No dia em que a nave do seu pai iria destruir a Terra, Tarô e as crianças vão caminhando de mãos dadas em direção à nave que havia pousado.
O pai de Tarô percebe que o filho está entre eles e suspende o ataque até a chegada das crianças, que o convencem que os terráqueos eram boas pessoas.
Assim a Terra é salva e quando a nave vai embora, lança um poderoso raio em direção à nave do Dr Kuroiva que tinha acabado de assumir todo o império subterrâneo num motim mas é destruído logo em seguida, seu império dura apenas dez segundos.
Tarô volta em segurança ao seu planeta na nave de Mirzan, com o pai, agradecendo a ajuda que teve dos detetives mirins.
30)
Os
Zarrocos do Espaço: Voltando para Mirzan, Tarô observa a passagem da nave
dos Zarrocos vindo em direção à Terra. Pede permissão ao pai e retorna. Os
Zarrocos são seres de narizes finíssimos que comandavam o monstro Giabra.
Este só não destruiu as cidades de Tóquio, Osaka e outras menos conhecidas por intercessão do National Kid. Cheiram a lodo e usam um disco voador escondido no fundo de um lago pantanoso. Tarô volta à Terra em sua nave em forma de ovo, para ajudar na luta contra os alienígenas. No fim desta história, depois de Nacional Kid matar o Giabra lançando a radiação Z nos seus olhos, único ponto vulnerável,
Tarô usa sua nave em forma de ovo para explodir o disco voador dos Zarrocos. Massao Hata revela a sua identidade secreta e com a missão cumprida volta para Andrômeda mas não sem antes deixar uma mensagem de paz e otimismo.
Este só não destruiu as cidades de Tóquio, Osaka e outras menos conhecidas por intercessão do National Kid. Cheiram a lodo e usam um disco voador escondido no fundo de um lago pantanoso. Tarô volta à Terra em sua nave em forma de ovo, para ajudar na luta contra os alienígenas. No fim desta história, depois de Nacional Kid matar o Giabra lançando a radiação Z nos seus olhos, único ponto vulnerável,
Tarô usa sua nave em forma de ovo para explodir o disco voador dos Zarrocos. Massao Hata revela a sua identidade secreta e com a missão cumprida volta para Andrômeda mas não sem antes deixar uma mensagem de paz e otimismo.
31)
National Kid foi exibido pela
primeira vez no Brasil em 1964, pela TV Record, tendo a
dublagem feita pelo estúdio AIC, em São Paulo
(um incêndio nos arquivos da TV Record destruiu as fitas de National Kid e a única coisa que restou dessa antiga dublagem foi a abertura da série).
(um incêndio nos arquivos da TV Record destruiu as fitas de National Kid e a única coisa que restou dessa antiga dublagem foi a abertura da série).
32)
Foi muito popular no Brasil, e
foi reprisado várias vezes por outras emissoras, como a TV Rio e Rede Globo, antes de 1970, quando foi retirada do ar
pelo Ministro da Justiça da ditadura militar, Alfredo Buzaid, que
censurou todas as séries contendo super-heróis voadores, alegando serem um
"atentado contra a moral e os bons costumes"
(o decreto-leinº 1077 de 26 de janeiro de 1970 instituiu a censura prévia a conteúdos que os militares julgassem atentarem contra a moral e os bons costumes).
(o decreto-leinº 1077 de 26 de janeiro de 1970 instituiu a censura prévia a conteúdos que os militares julgassem atentarem contra a moral e os bons costumes).
33)
Devido a isso, não só National
Kid, mas vários super-heróis voadores, como Superman,
foram censurados e tiveram suas séries e desenhos animados banidos no Brasil.
34)
Anos mais tarde, a série
foi redublada e
alcançou nova popularidade no Brasil na década de
1990, tendo os seus episódios
lançados em VHS pela Sato Company.
37)
Toda a série está hoje em dia
disponível em 7 DVDs, embora faltando algumas cenas, por exemplo falta a cena
do garoto paralítico, logo na série inicial dos incas, que Nacional Kid leva
para voar.
38)
Esta coleção tem a vantagem de ter o som original
em japonês em alguns episódios (como "Os Incas Venusianos",
etc), é vendida numa lata de alumínio
estilizada e traz um boné preto com o desenho do super-herói, o que são verdadeiros fetiches para os apaixonados fãs da série.
estilizada e traz um boné preto com o desenho do super-herói, o que são verdadeiros fetiches para os apaixonados fãs da série.
39)
Ainda que tenha sido grande
sucesso entre a juventude no Brasil, no Japão o sucesso foi apenas mediano.
40)
Nas palavras de seu próprio
produtor, que em viagem ao Brasil na década de 1990, foi descoberto por um
repórter que o entrevistou, disse ter se surpreendido com a popularidade que a
série havia conseguido alcançar no país.
41)
Ainda que tenha sido grande
sucesso entre a juventude no Brasil, no Japão o sucesso foi apenas mediano.
42)
Nas palavras de seu próprio
produtor, que em viagem ao Brasil na década de 1990, foi descoberto por um
repórter que o entrevistou, disse ter se surpreendido com a popularidade que a
série havia conseguido alcançar no país.
45)
A série foi criada como um show de propaganda, esse
personagem parece ter tido sucesso apenas no Brasil!
46)
O japonês só teve olhos para o Ultraman e Jaspion. Para um jovem,
o show foi fantástico, intrigante, divertido.
49)
A atuação e os diálogos (em português) eram horríveis, os
adereços e os efeitos especiais eram fracos, mas o enredo e o ambiente geral
(ruídos e música eletrônica) ainda parecem fantásticos.
50)
O tema do título musical (cantado em japonês!) Ainda é um dos
melhores em qualquer show, como é o "tema da luta".
51)
Um grande toque foram os motivos
pelos quais os Incas Venusianos ou os Seres do Abismo atacam a Terra.
53)
E nenhum gigante monstros parece destruir seres humanos
insignificante, o que é uma exceção na tradição nipônica em filmes.
55)
A década de 50 que ficou conhecida como “Anos
Dourados” não foi precisamente uma época de ouro para a juventude japonesa.
Para constatar é só assistir a série do National Kid, que foi ao ar pela primeira vez em 1959.
Para constatar é só assistir a série do National Kid, que foi ao ar pela primeira vez em 1959.
56)
Naquele ano, nem todos os japoneses tinham televisão,
como se pode verificar no episódio da invasão dos Incas Venusianos:
a notícia é transmitida pelo rádio, pois a popularização da televisão só ocorreria mais tarde, perto das Olimpíadas de Tokyo, em 1964.
a notícia é transmitida pelo rádio, pois a popularização da televisão só ocorreria mais tarde, perto das Olimpíadas de Tokyo, em 1964.
57)
Vale lembrar que mesmo a Matsushita, fabricante da
linha National, que patrocinou o filme, não fabricava aparelhos de TV na época.
58)
O tradicional Koohaku Utagassen,
festival de música japonesa transmitido sempre na virada do ano pela TV NHK, em
59 ainda não era televisionado e sim transmitido via rádio.
59)
Na verdade, a II Guerra terminou
em 1945 e o Japão estava, quatorze anos depois, em fase de construção, e apesar
de alguns sinais de avanço industrial, tudo estava para ser feito, para se
tornar uma potência mundial.
60)
Inclusive, na própria série, as
crianças pequenas que são alunas do professor Massao Hata (identidade secreta
de National Kid), quando são intoxicadas pela água contaminada e são
hospitalizadas, quem é chamado é o professor e não os pais ou parentes.
Provavelmente, aquelas crianças eram órfãs, fato que essa geração do autor Daiji Kazumine viu de perto no pós-guerra.
Provavelmente, aquelas crianças eram órfãs, fato que essa geração do autor Daiji Kazumine viu de perto no pós-guerra.
61)
Cabe notar que o Japão, que é
hoje um dos maiores exportadores do mundo, só superou o Brasil no comércio
internacional em 1965.
62)
National Kid foi exibido em São
Paulo no ano de 1965 pela TV Record, e muitas famílias não tinham aparelho de
TV,
muitas cidades não tinham transmissoras, e pior, muitas casas nem tinham energia elétrica.
muitas cidades não tinham transmissoras, e pior, muitas casas nem tinham energia elétrica.
63)
Quem assistiu National Kid no
Brasil, em sua primeira exibição, na infância, nasceu na década de 50.
E são poucos os nikkeis que nasciam na cidade de São Paulo na época, pois as famílias japonesas se dedicavam principalmente à agricultura e ao pequeno comércio no interior, e o grande “boom” de imigração de nisseis para São Paulo ocorreu nas duas décadas seguintes, quando os japoneses já dispunham de recursos para encaminhar seus filhos para o estudo em São Paulo.
E são poucos os nikkeis que nasciam na cidade de São Paulo na época, pois as famílias japonesas se dedicavam principalmente à agricultura e ao pequeno comércio no interior, e o grande “boom” de imigração de nisseis para São Paulo ocorreu nas duas décadas seguintes, quando os japoneses já dispunham de recursos para encaminhar seus filhos para o estudo em São Paulo.
64)
Mesmo assim não havia abundância
de recursos, e os jovens que vinham estudar, também trabalhavam e não alugavam
um apartamento, e sim, uma vaga numa pensão ou quarto em casa de família.
Portanto, nada de televisão, principalmente em 65.
65)
Assim, pode-se concluir que
poucos realmente assistiram o pioneiro dos heróis mascarados naquela época,
embora exibido em horário nobre, nos finais de semana.
66)
Mesmo a indústria de brinquedos,
de cadernos, e de figurinhas, muito na moda, sequer registrou a passagem desse
herói japonês, tal era a falta de interesse no personagem.
67)
A volta “por cima” do velho
mascarado em relançamento no Brasil se deve unicamente ao trabalho de marketing
da distribuidora de vídeo e da gentileza dos editores em divulgar essa série,
da qual nem os japoneses se lembram mais.
70)
Os
atores eram, em alguns casos, amadores, e os episódios foram todos filmados em
preto-e-branco.
71)
A
abertura dos episódios começava com os dizeres do locutor, em forma de lema:
Mais rápido que os aviões a jato, mais forte que o aço! O invencível super
herói, cavaleiro da paz e da justiça.... National Kid!
72)
A
partir daí então era entoada a canção tema do seriado. No Brasil foi
televisionada de 1964 até início dos anos 1970 pelas Rede Record e Rede Globo.
73)
A
série só parou de passar na TV porque o então Ministro da Justiça da ditadura
militar, Alfredo Buzaid, censurou todas as séries que tinham super-heróis
voadores.
74)
Ainda
que tenha sido grande sucesso entre a juventude no Brasil, não fez muito
sucesso no Japão.
75)
Nas
palavras de seu próprio produtor, que em viagem ao Brasil na década de 90, foi
descoberto por um repórter que o entrevistou,
disse ter se surpreendido com a popularidade que a série havia conseguido alcançar no país.
disse ter se surpreendido com a popularidade que a série havia conseguido alcançar no país.
76)
A
popularidade existe até hoje: vilões como os Incas Venusianos e a expressão
Celacanto provoca maremoto são derivadas da série.
79)
O decreto-lei 1077 de 26 de janeiro de 1970 institui a
censura a tudo que pudesse atentar contra a moral e os bons costumes. Alguém
teria pensado que heróis voando atentavam aos bons costumes.
80)
Ficha Técnica: Emissora: TV
Asahi; Emissora no Brasil: TV Record, TV Rio e TV
Excelsior;
Transmissão Original: de 4 de agosto de 1960 a 27 de abril de 1961; Duração: 30 minutos; Temporadas: 1 (32 episódios); Preto e branco e foi produziduzida pela Toei Company.
Transmissão Original: de 4 de agosto de 1960 a 27 de abril de 1961; Duração: 30 minutos; Temporadas: 1 (32 episódios); Preto e branco e foi produziduzida pela Toei Company.
83)
A equipe vivia buscando inspiração nos heróis americanos,
principalmente
no seriado As Aventuras de Superman, protagonizado por George Reeves, para compor as histórias do personagem.
no seriado As Aventuras de Superman, protagonizado por George Reeves, para compor as histórias do personagem.
85)
A começar pelo elenco composto quase que inteiramente de
amadores e com muitos atores reaproveitados em diferentes
personagens era comum ver atores que interpretavam personagens fixos fazendo pontas como outro personagem ou até mesmo figuração.
personagens era comum ver atores que interpretavam personagens fixos fazendo pontas como outro personagem ou até mesmo figuração.
87)
Era comum ver a aparição de
discos voadores, submarinos, armas, monstros e outros dispositivos, que
aplicados aos efeitos especiais, possíveis na época, impressionavam.
88)
Numa época sem a computação
gráfica, produzir uma série com orçamento limitado e exibir efeitos tão
criativos deve ter sido a maior causa do sucesso de National Kid,
principalmente em países que não estavam acostumados a ver tais imagens.
89)
Ichiro Kojima, o ator que
interpretava o herói, saiu da série dando lugar ao ator Tatsumi Shiutaro, que
assumiu o papel a partir da saga dos Seres Subterrâneos.
90)
Apesar de não fazer muito sucesso no Japão, no Brasil o
seriado virou febre quando foi lançado, em 1964. Tanto que ele foi responsável
pela boa recepção dos enlatados nipônicos como Ultraman e outros que vieram anos depois.
91)
Originalmente o alter-ego do herói tinha o nome de Riusako
Hata, mas foi mudado, pois na língua portuguesa podiam determinar estranhas
interpretações (Riu e sako).
92)
Durante a ditadura militar, os
censores proibiram terminantemente a apresentação de qualquer super-heróis na
televisão brasileira.
93)
Com isso vários seriados
como Superman, National Kid, e outros não
puderam ser mais apresentados. Em 1968 estreou na TV Excelsior ficando apenas
um ano no ar.
94)
Mais tarde, durante as
comemorações dos 85º anos da imigração japonesa no Brasil, a distribuidora Sato
Co. Ltd., conseguiu junto à companhia produtora Toei e trazer ao Brasil algumas
outras cópias do seriado original, que foram novamente dubladas pela Emerson
Camargo/SP.
95)
Nesse retorno, só veio para o
Brasil as 4 primeiras sagas. A última, intitulada O Garoto Espacial, que mostra
a origem do herói não veio para cá, apesar de ter sido comprada.
96)
Em 1996, a Sato Company fechou um
contrato com a Manchete para a criação do Japan Action.
97)
A série estreou no programa,
sendo exibido às sextas no lugar de Super
Human Samurai, sendo seguido de Ultraman.
98)
Em 2009 o herói foi tema do
carnaval no desfile da Unidos da Tijuca, no Grupo Especial.
99)
Elenco:
Shika Saito – (Kioko); Kazuo Hara (Tomohiro);
Taeko Shimura (tyako)
ideko Kumura; Midori Okada; Koiji Omori e Tetsuhei Yamamoto.
ideko Kumura; Midori Okada; Koiji Omori e Tetsuhei Yamamoto.
100)
Em suas aventuras o herói tinha a ajuda do delegado Takahura
e seu assistente Hisako, além do Doutor Mizuno, um cientista e muito amigo de
Massao Hata.
Comentários
Postar um comentário