ASSIS CHATEAUBRIAND (1892 - 1968).
1) Assis Chateaubriand (Umbuzeiro, 4 de outubro de 1892 — São Paulo, 4 de abril de 1968) foi um jornalista, empresário, mecenas e político.
1) Assis Chateaubriand (Umbuzeiro, 4 de outubro de 1892 — São Paulo, 4 de abril de 1968) foi um jornalista, empresário, mecenas e político.
6) Chateaubriand foi um
magnata das comunicações no Brasil entre o final dos anos 1930 e início dos
anos 1960, dono dos Diários
Associados.
7) Os Diários
Associados, foi o maior conglomerado de mídia da América Latina, que em
seu auge contou com mais de cem jornais, emissoras de rádio e TV, revistas e
agência telegráfica.
8) Também é conhecido
como o cocriador e fundador, em 1947, do Museu
de Arte de São Paulo (MASP), junto com Pietro
Maria Bardi.
9)
Chatô foi ainda o responsável pela chegada da
televisão ao Brasil, inaugurando em 1950 a primeira emissora de TV do país,
a TV Tupi.
11)
Figura polêmica e controversa, odiado e temido, Chateaubriand
já foi chamado de Cidadão Kane brasileiro.
12)
Foi acusado de falta de ética por supostamente chantagear
empresas que não
anunciavam em seus veículos e por insultar empresários com mentiras, como o
industrial Francisco
Matarazzo Jr.
13)
Seu império teria sido construído com base em interesses e
compromissos políticos, incluindo uma
proximidade tumultuada porém rentosa com o Presidente Getúlio Vargas.
14)
Filho de Francisco José Bandeira de Melo e de Maria Carmem
Guedes Gondim, foi batizado Francisco
de Assis por ter nascido no dia dedicado ao santo, a quem a mãe
era devota.
15)
O nome "Chateaubriand" tem origem na admiração do
pai pelo poeta e pensador francês François-René
de Chateaubriand, a ponto de comprar uma escola em meados do século XIX, na região de São
João do Cariri, dando-lhe o nome do pensador francês.
16)
Logo, Francisco José passou a ser conhecido na região como
"seu José do Chateaubriand", que, por corruptela, derivou para
"José Chateaubriand". O nome ficou tão vinculado a Francisco José que
ele batizou seus filhos com o sobrenome francês.
17)
Chateaubriand casou-se uma vez apenas, com Maria Henriqueta
Barroso do Amaral, filha do juiz Zózimo Barroso do Amaral. Teve três filhos:
Fernando, Gilberto e Teresa.
18)
Em 1934 desquitou-se e uniu-se a uma jovem de nome
Corita, com quem teve uma filha, Teresa, que decidida a deixar Chatô, levou a
filha com ela. Chatô consegue sequestrar a própria filha, assumindo a
paternidade e, com o apoio de Getúlio Vargas, obtém o pátrio poder.
19)
As relações de Chatô, especialmente com os filhos, são
conturbadas e repletas de grandes conflitos e separações radicais.
21)
A estreia no jornalismo aconteceu aos quinze anos,
na Gazeta do Norte,
escrevendo para o Jornal Pequeno e
para o veterano Diario de Pernambuco.
22)
No Diario de Pernambuco, enfrentou
uma situação inusitada: teve que dormir na redação do jornal, chegando a pegar
em armas, para se
defender da multidão que se empoleirava à frente do jornal em protesto contra a
vitória do candidato Francisco de Assis Rosa e Silva (proprietário do jornal).
23)
Em 1917, já no Rio de Janeiro, colaborou
para o Correio da Manhã,
em cujas páginas publicaria impressões da viagem à Europa que realizou em 1920.
24)
Em 1924, assumiu a direção d'O Jornal – denominado "órgão líder dos Diários
Associados" – e, no mesmo ano, consegue comprá-lo graças a recursos
financeiros fornecidos por alguns "barões do café" liderados
por Carlos Leôncio de Magalhães (Nhonhô Magalhães), e por Percival Farquhar, de quem
Chateaubriand, alegadamente, teria recebido como honorários advocatícios.
25)
Substituiu artigos monótonos por reportagens
instigantes e deu certo. A partir de então, começou a constituir um império
jornalístico, ao qual foi agregando importantes jornais, como o Diário de Pernambuco, o jornal diário
mais antigo da América Latina, e o Jornal do Commercio, o mais
antigo do Rio de Janeiro.
26)
Nessa época, Chatô arrebatou o Diário da Noite, de São Paulo. À altura,
já possuía os jornais líderes de mercado das principais capitais brasileiras.
27)
A ascensão do império jornalístico de Assis
Chateaubriand deve ser entendido no quadro das transformações políticas do
Brasil durante as décadas de 1920 e 1930, quando o consenso político
oligárquico e fechado da República Velha, centrado em torno da elite agrária de São Paulo,
começou a ser contestado por elites burguesas emergentes da periferia do país;
não é uma coincidência que Chateaubriand tenha apoiado o movimento revolucionário de 1930, que levou Getúlio Vargas ao
poder, assim como, durante toda sua vida, tenha fanfarroneado a condição de
provinciano que chegou ao centro do poder como uma espécie de bucaneiro
político.
28)
A ética quase nunca constava da estratégia
empresarial: chantageava as empresas que não anunciassem em seus veículos,
publicava poesias dos maiores anunciantes nos diários e mentia descaradamente
para agredir os inimigos.
29)
Farto de ver o nome na lista de insultos, o
industrial Francisco Matarazzo ameaçou "resolver a questão à moda
napolitana: pé no peito e navalha na garganta".
30)
Chateaubriand devolveu: "Responderei com métodos
paraibanos, usando a peixeira para cortar mais embaixo".
31)
Foi também inimigo declarado de Rui Barbosa e
de Rubem Braga. Apesar disso, Chatô teve relação cordiais (e sempre
movidas a interesses econômicos) com muitas pessoas influentes: Francisco
Matarazzo, Rodrigues Alves, Alexander
Mackenzie (presidente do poderoso truste canadense de utilidades públicas São Paulo Tramway, Light and Power Company), o
empresário americano Percival Farquhar e
Getúlio Vargas.
32)
Durante o Estado Novo, consegue de Getúlio Vargas a promulgação de um
decreto que lhe dá direito à guarda de uma filha, após a separação da mulher.
Nesse episódio, profere uma frase célebre: "Se a lei é contra mim, vamos
ter que mudar a lei".
33)
Em 1952, é eleito senador pela Paraíba e, em 1955,
pelo Maranhão, em duas
eleições escandalosamente fraudulentas.
34)
Caracterizou-se, muito embora fosse um representante
típico da burguesia nacional emergente da época, pelas posturas pró-capital
estrangeiro e pró-imperialismo, primeiro o britânico, depois o americano: além
de muito ligado aos interesses da City londrina
(a escandalosa embaixada na Inglaterra, na década de 1950, foi a realização de
um velho sonho pessoal), conta a anedota que ele teria uma vez dito que o
Brasil, perante os EUA, estava na condição de uma "mulata sestrosa"
que tinha de aceder às vontades dos seu gigolô.
35)
Era temido pelas campanhas jornalísticas que movia,
como a em defesa do capital estrangeiro e contra a criação da Petrobrás.
37)
Foi assim com a máquina Multicolor, a mais moderna
máquina rotativa da época, sendo o grupo de Chateaubriand o primeiro e único a
possuir uma por longo tempo, na América Latina; foi assim também com os
serviços fotográficos da Wide World Photo, que possibilitava a transmissão de
fotos do exterior com uma rapidez muito maior do que possuía qualquer outro
veículo nacional.
38)
O mesmo se deu com a publicidade: grandes contratos de
exclusividade para lançamento de produtos com a General Electric e para
o pó achocolatado Toddy, cujos
anúncios estavam sempre nas páginas dos jornais e revistas.
39)
A orientação publicitária de Chateaubriand para seus
veículos começou a funcionar tão bem que os jornais dos Diários Associados
passaram a anunciar os mais diversos produtos e serviços, desde modess a cheques bancários, algo
tido como inédito na década de 1930, no Brasil.
40)
Publicou mais de 11.870 artigos assinados nos jornais,
dando oportunidades a escritores e
artistas desconhecidos que depois virariam grandes nomes da literatura, do
jornalismo e da pintura, como: Graça Aranha, Millôr Fernandes, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Cândido Portinari e outros.
41)
Presidiu, entre 1941 e 1943, a Federação Nacional da
Imprensa (FENAI - FAIBRA).
42) Com o tempo, Chateaubriand foi dando menos importância aos jornais e focando em novas empreitadas, como o rádio e a televisão.
42) Com o tempo, Chateaubriand foi dando menos importância aos jornais e focando em novas empreitadas, como o rádio e a televisão.
44)
Na década de 1960, os jornais atolavam-se em dívidas e
trocavam as grandes reportagens por matérias pagas. Dois dos veículos de
comunicação lançados no início da década de 1960 por Assis Chateaubriand, o
jornal Correio Braziliense e a TV Brasília, foram
fundados em 21 de abril, no mesmo dia da fundação de Brasília.
45)
Trabalhou até o final da vida, mesmo depois de
uma trombose ocorrida
em 1960, que o deixa paralisado e capaz de comunicar-se apenas por balbucios e
por uma máquina de escrever adaptada.
46)
Em 1968, morria Chateaubriand, velado ao lado de duas
pinturas dos grandes mestres: um cardeal de Ticiano e
um nu de Renoir,
simbolizando, segundo o protegido Pietro Maria Bardi, organizador do acervo do MASP (casado com Lina arquiteta
do edifício), as três coisas que mais amou na vida: O poder, a arte e a mulher pelada.
Morreu também com o império se esfacelando e com o surgimento do reinado
de Roberto Marinho.
47)
Foi um dos homens mais influentes do Brasil nas
décadas de 1940 e de 1950 em vários campos da sociedade brasileira.
48)
Assis Chateaubriand criou e dirigiu a maior cadeia de
imprensa do país, os Diários Associados: 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de
televisão, uma agência de notícias, uma revista semanal (O Cruzeiro), uma mensal (A Cigarra), várias
revistas infantis (iniciada com a publicação da revista em quadrinhos O Guri em 1940), e a editora O Cruzeiro.
49)
Deixou os Diários Associados para um grupo de vinte e dois funcionários,
atualmente liderados por Álvaro Teixeira da Costa. O Condomínio Acionário das
Emissoras e Diários Associados é, conjuntamente, o terceiro maior grupo de
comunicações do país. Tendo como carro chefe cinco jornais em grandes cidades
do Brasil, líderes em suas respectivas praças (dos quinze que ainda restam).
50)
Em 1941, promoveu a Campanha nacional da aviação, com o lema
"Deem asas ao Brasil", na qual foi criada a maioria dos atuais aeroclubes pelo
interior do Brasil, juntamente com Joaquim Pedro Salgado Filho, então Ministro da Guerra do governo Vargas.
52)
Funda o Museu de Arte de São Paulo (MASP) em 1947, com uma coleção
particular de pinturas de grandes mestres europeus que ele adquiriu a preços de
ocasião na Europa empobrecida do pós-Segunda Guerra Mundial (em aquisições por vezes financiadas à base de
chantagem de empresários brasileiros), coleção esta que o presidente Juscelino Kubitschek havia tido o bom senso de, durante seu governo,
colocar sob a gestão de uma fundação, em troca de auxílio governamental ao
pagamento de parte da astronômica dívida do Condomínio Associado.
53)
Em 10 de agosto de 1967, Assis Chateaubriand entregou
ao reitor da Fundação Universidade Regional do Nordeste (hoje Universidade Estadual da Paraíba – UEPB), Edvaldo de Souza do Ó, o
primeiro acervo do Museu Regional de Campina Grande, localizado em Campina Grande, Paraíba.
54)
O acervo foi chamado de "Coleção Assis
Chateaubriand", com cento e vinte peças. A partir de então, o museu passou
a ser chamado de "Museu de Artes Assis Chateaubriand".
55)
Assis Chateaubriand já foi retratado
como personagem no cinema e na televisão, interpretado por Luiz Ramalho no filme "Chateaubriand,
Cabeça de Paraíba"(2000) e por Antonio Calloni em trecho
da minissérie "Um Só Coração" (2004).
56)
Guilherme Fontes adquiriu os
direitos de adaptação para o cinema do livro Chatô, o Rei do Brasil, de Fernando Morais.
57)
O projeto começou a ser produzido em
1995, foi interrompido em 1999. O filme Chatô, o Rei do
Brasil, lançado em 2015, tem Marco Ricca no papel de
Chateaubriand.
58) Em 2006, Fontes foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a devolver 15 milhões de reais pela não-entrega da série de 36 documentários 500 Anos de História do Brasil.
58) Em 2006, Fontes foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a devolver 15 milhões de reais pela não-entrega da série de 36 documentários 500 Anos de História do Brasil.
59)
O tribunal julgou irregulares as
contas da Guilherme Fontes Filmes Ltda. Embora treze episódios tenham sido
produzidos e até mesmo exibidos no canal a cabo GNT, a série, um subproduto do
projeto Chatô, não havia sido concluída.
60)
Marcos Manhães Marins escreveu, dirigiu
e concluiu o filme Chateaubriand
– Cabeça de Paraíba, em 2000, tendo sido selecionado para quinze
festivais e mostras no Brasil e no exterior, sendo uma na Bélgica e outra na
França. Foi exibido na TVE e na TV Cultura, na TV Senado, Canal Brasil, TV O
Norte na Paraíba, entre outras.
61)
No carnaval de 1999, o Acadêmicos do Grande
Rio homenageou com o enredo Ei, ei, ei, Chateau é o nosso rei! obtendo
o 6.º lugar entre as escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
A Inocentes de Belford
Roxo também homenageou com o
enredo Chatô – a fanfarra do
homem sério mais engraçado do Brasil, terminando em 2.º lugar entre as
escolas de samba do Grupo de Acesso B, quase perto de subir para o Grupo de
Acesso A.
62)
Foi o quarto ocupante da cadeira 37,
eleito em 30 de dezembro de 1954, na sucessão de Getúlio Vargas,
recebido pelo acadêmico Aníbal Freire da Fonseca em 27 de agosto de 1955.
recebido pelo acadêmico Aníbal Freire da Fonseca em 27 de agosto de 1955.
63)
Rede Tupi foi a primeira emissora de
televisão do Brasil, da América do Sul e a quarta
do mundo.
Fundada em 18 de setembro de 1950 em São Paulo pelo paraibano Assis Chateaubriand, fez parte do grupo Diários Associados.
Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio, depois em 1955 a TV Itacolomi e em 1960 a TV Brasília, entre outras, que acabaram por formar a Rede Tupi de Televisão.
Em 16 de julho de 1980, devido aos vários problemas administrativos e financeiros, a concessão foi cassada pelo governo brasileiro. Outras 6 emissoras que formavam a rede também saíram do ar.
Fundada em 18 de setembro de 1950 em São Paulo pelo paraibano Assis Chateaubriand, fez parte do grupo Diários Associados.
Em 20 de janeiro de 1951, nasceu a TV Tupi Rio, depois em 1955 a TV Itacolomi e em 1960 a TV Brasília, entre outras, que acabaram por formar a Rede Tupi de Televisão.
Em 16 de julho de 1980, devido aos vários problemas administrativos e financeiros, a concessão foi cassada pelo governo brasileiro. Outras 6 emissoras que formavam a rede também saíram do ar.
64)
Os Diários Associados, (Condomínio
Acionário dos Diários e Emissoras Associados), é o terceiro maior conglomerado de
mídia do Brasil. A corporação já foi a maior da história da imprensa no Brasil.
65) Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Localiza-se, desde 7 de novembro de 1968, na Avenida Paulista, cidade de São Paulo, em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para ser sua sede. Famoso pelo vão de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, concebido pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, o edifício é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalistabrasileira e um dos mais populares ícones da capital paulista, sendo tombado pelas três esferas do poder executivo.
O engenheiro responsável foi Isac Grobman.
65) Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Localiza-se, desde 7 de novembro de 1968, na Avenida Paulista, cidade de São Paulo, em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para ser sua sede. Famoso pelo vão de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, concebido pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, o edifício é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalistabrasileira e um dos mais populares ícones da capital paulista, sendo tombado pelas três esferas do poder executivo.
O engenheiro responsável foi Isac Grobman.
66)
A Ordem do Jagunço foi uma condecoração criada pelo
jornalista paraibano Francisco
de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo para homenagear
aqueles que, segundo sua percepção, mereciam destaque.
Conferida tanto a nacionais quanto a estrangeiros, vicejou apenas durante a vida do polêmico jornalista, primeiro e único grão-mestre da ordem.
Conferida tanto a nacionais quanto a estrangeiros, vicejou apenas durante a vida do polêmico jornalista, primeiro e único grão-mestre da ordem.
67)
Como sempre lhe foi afeito, Assis
Chateaubriand desejava valorizar elementos pitorescos da cultura brasileira, em
manifestações que beiravam a jocosidade.
Criara a Ordem quando de sua visita à Inglaterra, acompanhado de Pietro Maria Bardi, para a compra de obras-de-arte em leilão, visando a constituição do recém-criado acervo do Museu de Arte de São Paulo.
Criara a Ordem quando de sua visita à Inglaterra, acompanhado de Pietro Maria Bardi, para a compra de obras-de-arte em leilão, visando a constituição do recém-criado acervo do Museu de Arte de São Paulo.
68)
Durante um desses leilões na Christie's, arrematou por quantia exorbitante o
quadro Blue Room do
ex-primeiro-ministro Winston Churchill, lance que lhe deu o
direito de visitar o político inglês.
69)
Super Rádio Tupi é uma emissora de rádio brasileira sediada na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado brasileiro homônimo.
Opera no dial AM, na frequência 1280 kHz e no dial FM, na frequência 96.5 MHz, sendo a geradora da Super Rede Tupi de Rádio. Pertence ao grupo Diários Associados desde sua criação.
Opera no dial AM, na frequência 1280 kHz e no dial FM, na frequência 96.5 MHz, sendo a geradora da Super Rede Tupi de Rádio. Pertence ao grupo Diários Associados desde sua criação.
70)
Atualmente a rádio dedica-se ao entretenimento, jornalismo e à cobertura esportiva.
Esta, por sua vez, tem grande destaque, com amplas coberturas de jogos de futebol, por exemplo. Seus estúdios localizam-se na sede carioca dos Diários Associados, no bairro de São Cristóvão. Sua antena de transmissão para AM está no bairro da Itaoca, em São Gonçalo e sua antena de transmissão para FM está no topo do Morro do Sumaré.
Esta, por sua vez, tem grande destaque, com amplas coberturas de jogos de futebol, por exemplo. Seus estúdios localizam-se na sede carioca dos Diários Associados, no bairro de São Cristóvão. Sua antena de transmissão para AM está no bairro da Itaoca, em São Gonçalo e sua antena de transmissão para FM está no topo do Morro do Sumaré.
71)
A Tupi foi inaugurada no dia 25 de
Setembro de 1935, com a presença do
inventor do rádio, Guglielmo Marconi que, dez dias antes, havia irradiado o primeiro
programa musical com uma orquestra de 120 vozes, que cantou o hino nacional e
foi regida pelo maestro Villa Lobos.
O apelido da rádio era "Cacique do ar", e tinha por seu prefixo inicial a PRG-3, ou simplesmente, G-3.
O apelido da rádio era "Cacique do ar", e tinha por seu prefixo inicial a PRG-3, ou simplesmente, G-3.
72)
A Fundação Assis Chateaubriand (FAC)
é uma fundação empresarial sem fins lucrativos. Realiza o trabalho de
responsabilidade social do grupo Diários Associados.
Foi instituída em 23
fevereiro de 1989 e seu nome é uma homenagem ao patrono da instituição e
fundador dos Diários Associados, o jornalista e empresário Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira
de Mello. A sede fica em Brasília, Distrito Federal.
73)
Desde a adolescência Chateaubriand
demonstrou que tinha inteligência acima da média, visto que com quinze anos
ingressou ao Ginásio Pernambucano, no curso de direito.
74)
Depois que acontece o processo que se
intitula de “Aliança Liberal” se pode dizer que o empresário do ramo da
comunicação apoiou de forma direta os movimentos de década de trinta do século
XX que trouxeram o poder ao Vargas, outro advogado.
75)
As relações entre Chateaubriand e o
presidente se intensificaram ao ponto de Getúlio se interver de modo pessoal ao
decidir a favor de Assis em caso sobre a guarda da filha depois que o mesmo se
separou da esposa aos olhos da lei.
Durante o Estado Novo os dois advogados seguiram aliados nas diretrizes do poder nacional.
Durante o Estado Novo os dois advogados seguiram aliados nas diretrizes do poder nacional.
76)
Depois que acontece o processo que se
intitula de “Aliança Liberal” se pode dizer que o empresário do ramo da
comunicação apoiou de forma direta os movimentos de década de trinta do século
XX que trouxeram o poder ao Vargas, outro advogado.
77)
As relações entre Chateaubriand e o
presidente se intensificaram ao ponto de Getúlio se interver de modo pessoal ao
decidir a favor de Assis em caso sobre a guarda da filha depois que o mesmo se
separou da esposa aos olhos da lei.
80)
No começo da década de quarenta
apoiou a ideia de implantar projetos que visavam evoluir o poder de aviação no
Brasil. Participava de forma crítica contra a elite nacional por defender
investidas de capital internacional no sentido de evoluir o avião em terras
nacionais com maior ritmo de tempo e qualidade.
81)
Não se pode ignorar o fato de que se
mantinha na posição, embora também fizesse parte do mundo erudito desde a
infância. Cabe o destaque também por promover autores desconhecidos que se
tronaram ícones na literatura brasileira, como Portinari e Cavalcanti, por
exemplo.
82)
O MASP representa cartão postal da
cidade de São Paulo que está de pé desde metade do século XX. O empresário da
comunicação também participou de forma ativa para levantar o projeto. Figura
responsável por conceder e a convencer membros da elite também a realizar o ato
de caridade em nome da cidade.
83)
Até começar a década de sessenta do
século XX o império do empresário estava em alta. Porém, com os militares no
poder por conta do golpe militar de 1964, Assis observou a riqueza se acumular
e entrar em crise.
84)
Com as dívidas na empresa a saúde
também sofreu prejuízo, caso da trombose em nível grave que o impossibilitou de
se comunicar com máquinas de escrever usuais.
85)
O último feito em vida com destaque
aconteceu na segunda metade de 1967, quando procurou à UEPB para fornecer
material a formar o Museu de Campina Grande.
86)
Chateaubriand possui o destaque
histórico que sempre procurou obter em vida. Existem fatos que são conhecidos
ao grande público, como quando lançou a TV Tupi ou o MASP.
87)
Porém, há histórias que não são
conhecidas por parte do público interessado, ou mesmo com pouca memória.
88)
Entre os pioneiros da comunicação
cabe o destaque por ser o primeiro empreendedor a usar fotografias de serviços
da agência WWP, quando passou a ganhar da concorrência na qualidade e
velocidade na disponibilidade fotográfica.
89)
Também possui destaque por conta do
uso da máquina rotativa com fontes coloridas para imprimir os trabalhos em
ritmo produtivo que satisfazia a demanda por jornais e revistas do público que durante
a sua época viveu o último período de ouro dos veículos impressos.
90)
Francisco Matarazzo pode ser
considerado como a principal vítima dos enfoques críticos do advogado e
jornalista que estava preocupado com os interesses particulares além dos
sociais de forma explícita.
91)
Em
1913, aos 21 anos, bacharelou-se em Direito. Ao formar-se já era
editor e redator-chefe do Diario de Pernambuco, que na época pertencia ao
conselheiro Rosa e Silva e tinha como diretor Arthur Orlando.
92)
Seu sonho era “adquirir um jornal, como primeiro elo de uma
cadeia de notícias. Para conseguir o dinheiro, instalou uma banca de
advocacia e com seu bom relacionamento com pessoas importantes, conseguiu
vários clientes e ações.
93)
Foi consultor para leis de
guerra no Ministério das Relações Exteriores, no governo Nilo Peçanha, mas
deixou o cargo para ser redator-chefe do Jornal do Brasil.
94)
Em 1919, depois de deixar
o Jornal do Brasil foi
convidado para ser correspondente internacional na Europa, trabalhando para
o Correio da Manhã, do Rio
de Janeiro.
95)
Viajou pela Suíça, Inglaterra,
França, Holanda, Itália e Alemanha, obtendo sucesso jornalístico e pessoal.
96)
Em 1934, incorporou a sua cadeia
o Diario de
Pernambuco, o jornal mais antigo em circulação na América
Latina, onde havia iniciado sua carreira de jornalista.
97)
Além dos Diários Associados chegou
a possuir dez fazendas agropecuárias e laboratórios farmacêuticos.
98)
A Rede Tupi de Televisão não só
foi a primeira emissora de TV do Brasil, como foi de toda a América do Sul.
99)
A primeira pessoa a possuir um
aparelho de TV no Brasil foi uma senhora chamada Vera Faria que, por sinal, era
secretária de Assis Chateaubriand.
100)
Em fevereiro de 1960 Assis
Chateaubriand foi acometido de uma trombose. Morreu em 4 de abril de 1968, em São Paulo, depois da pertinaz doença, a que ele
resistiu por longos anos, continuando, mesmo paraplégico e impossibilitado de
falar, a escrever seus artigos. Foi velado ao lado de duas pinturas dos grandes
mestres: um cardeal de Ticiano e
um nu de Renoir , simbolizando, segundo seu
protegido, o arquiteto italiano e organizador do acervo do MASP Pietro Maria
Bardi, as três coisas que mais amou na vida: O poder, a arte e a mulher pelada. Seu cortejo fúnebre reuniu mais de 60 mil pessoas pelas ruas de
São Paulo. Está sepultado no Cemitério do Araçá.
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