WOODSTOCK
2)
realizado
entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969.
3)
Realizado
na fazenda de
600 acres de Max Yasgur na cidade de Bethel, no estado de Nova York, Estados
Unidos.
4)
Anunciado
como "Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música".
5)
o
festival deveria ocorrer originalmente na pequena cidade de Wallkill, mas os moradores
locais não aceitaram, o que levou o evento para a pequena Bethel, a uma hora e
meia de distância.
6)
O
festival exemplificou a era da contracultura do final da década de 1960 e
começo de 70.
7)
Trinta
e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um fim de
semana por vezes chuvoso, para 400 mil espectadores.
8)
Apesar
de tentativas posteriores de fazer o festival, o evento original provou ser
único e lendário, reconhecido como um dos maiores momentos na história da música
popular.
9)
O
evento foi capturado em um documentário lançado
em 1970, Woodstock,
além de uma trilha sonora com os melhores momentos.
10)
O
Festival de Woodstock surgiu dos esforços de Michael Lang, John P. Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld.
11)
Roberts
e Rosenman, que entrariam com as finanças, colocaram um anúncio sob
o nome de Challenge International, Ltd., no New York Times e
no Wall Street Journal ("Jovens com
capital ilimitado buscam oportunidades de investimento legítimas e
interessantes e propostas de negócios").
12)
Lang
e Kornfeld responderam o anúncio, e os quatro reuniram-se inicialmente para
discutir a criação de um estúdio de gravação em Woodstock, mas a
ideia evoluiu para um festival de música e artes ao ar livre.
13)
Mesmo
considerado um investimento arriscado, o projeto foi montado tendo em vista
retorno financeiro.
14)
Os
ingressos passaram a ser vendidos em lojas de disco e
na área metropolitana de Nova York, ou via correio através
de uma caixa postal. Custavam 18 dólares (aproximadamente
75 dólares em valores atuais), ou 24 dólares se adquiridos no dia.
Aproximadamente 186.000 ingressos foram vendidos antecipadamente, e os
organizadores estimaram um público de aproximadamente 200.000 pessoas. Não
foi isso que aconteceu, no entanto. Mais de meio milhão de pessoas compareceram,
derrubando cercas e
tornando o festival um evento gratuito.
15)
Este
influxo repentino provocou congestionamentos imensos,
bloqueando a Via Expressa do Estado de Nova York e eventualmente transformando
Bethel em uma "área de calamidade pública". As instalações do
festival não foram equipadas para providenciar saneamento ou primeiros-socorros
para tal multidão, e centenas de pessoas se viram tendo que lutar contra mau
tempo, racionamento de comida e condições mínimas de higiene.
16)
Embora
o festival tenha sido reconhecidamente pacífico, dado o número de pessoas e as
condições envolvidas, houve duas fatalidades registradas: a primeira resultado
de uma provável overdose de heroína,
e a outra após um atropelamento de trator.
Houve também dois partos registrados (um dentro de um carro preso no
congestionamento e outro em um helicóptero),
e quatro abortos.
17)
em
sintonia com as esperanças idealísticas dos anos 60, Woodstock satisfez a
maioria das pessoas que compareceram. Mesmo contando com uma qualidade musical
excepcional, o destaque do festival foi mesmo o retrato comportamental exibido
pela harmonia social e a atitude de seu imenso público.
18)
OS
ARTISTASFORAM: Sexta-feira, 15 de agosto: Richie Havens,
Swami Satchidananda - deu a invocação para
o festival, Sweetwater, The Incredible String Band, Bert Sommer,
Tim Hardin,
Ravi Shankar,
Melanie,
Arlo Guthrie,
Joan Baez.
19)
Sábado,
16 de agosto: Quill, quarenta minutos para quatro músicas, Keef Hartley
Band, Country Joe McDonald, John
Sebastian, Santana, Canned Heat, Montanha,
Grateful Dead,
Creedence Clearwater Revival, Janis Joplin com
a The Kozmic Blues Band, Sly & the Family Stone, The Who começou
às 4 da manhã, dando início a um conjunto de 25 músicas, incluindo Tommy,
Jefferson Airplane.
20)
Domingo,
17 de agosto, para segunda-feira, 18 de agosto: The Grease
Band, Joe Cocker, Country Joe and the Fish, Ten Years
After, The Band, Blood, Sweat & Tears, Johnny Winter e
seu irmão, Edgar Winter, Crosby, Stills, Nash & Young,
Paul Butterfield Blues Band, Sha-Na-Na,
Jimi Hendrix /
Gypsy Sun & Rainbow.
21)
The Beatles:
O site woodstockstoriesss.com.br apresenta duas alternativas para a recusa dos
Beatles. A primeira é que os organizadores teriam contactado John Lennon,
e ele disse que a banda só tocaria se a Plastic Ono
Band, conjunto do qual ele também fazia parte, também pudesse se
apresentar. O site afirma que a explicação mais plausível é que Lennon queria
tocar, mas sua entrada nos Estados Unidos a partir do Vietnã foi bloqueada pelo
presidente Truong Tan Sang. De qualquer modo, os Beatles estavam prestes a
se separar, e inclusive não tocavam ao vivo fazia três anos, desde agosto
de 1966.
22)
The Doors:
considerado como uma alternativa, cancelou sua aparição no último momento; de
acordo com o guitarrista Robbie
Krieger, eles recusaram pois pensaram que aquela seria mais uma
"imitação de segunda categoria do Monterey Pop Festival", mais tarde se
arrependendo da decisão. Outro fator foi que o vocalista Jim Morrison estaria
inseguro quanto a se apresentar fronte a grandes plateias. O baterista John Densmore no
entanto compareceu ao festival, e no filme pode ser visto no palco durante a
apresentação de Joe Cocker.
23)
Led Zeppelin:
também foi convidado, de acordo com seu empresário Peter Grant:
"Fomos chamados pra tocar em Woodstock e a Atlantic gostou
da ideia, assim como nosso promotor nos EUA, Frank Barsalana, mas eu disse não
pois em Woodstock seríamos apenas mais uma banda". Ao invés disso o grupo
embarcou em uma bem-sucedida turnê de verão, tocando naquele mesmo final de
semana no Asburi Park Convention Hall em New Jersey.
24)
Jethro Tull:
recusou o convite, de acordo com IAA Anderson,
pois seu empresário lhe disse que haveria montes de drogas, prostituição e
hippies. Embora a banda não tenha se apresentado no festival, sua música foi
tocada pelo sistema sonoro de utilidade pública. No filme, durante entrevistas
com os organizadores (quando eles discutem quanto dinheiro estão perdendo com o
evento), as canções "Beggar's Farm" e "Serenade to a
Cuckoo", do álbum War, podem ser ouvidas ao fundo.
25)
The Byrds:
foram convidados, mas escolheram não participar pensando que Woodstock não
teria nada de diferente dos outros festivais musicais que estavam acontecendo
naquele verão. Também estavam preocupados com o cachê, de acordo com
declarações do baixista John York: "Estávamos indo para um show e Roger
McGuinne chegou e disse que um cara estava organizando um
festival no norte de Nova York, mas que naquele ponto já não estavam mais pagando
as bandas. Ele perguntou se queríamos ir, e todos responderam, 'Não, queremos
descansar'. Não fazíamos ideia de como aquilo seria. Estávamos esgotados, e
também cansados daquela coisa de festivais. Então recusamos, e perdemos o
melhor festival de todos".
26)
Bob Dylan:
estava negociando para tocar, mas desistiu depois que seu filho ficou doente.
Ele também estava insatisfeito com o número de hippies
acampando perto de sua casa, no local onde o festival ocorreria originalmente.
27)
Joni Mitchell:
estava agendada para tocar, mas cancelou pois seu empresário temia que ela
perdesse uma participação no programa de TV The Dick Cavett
Show.
28)
Para
comemorar os 25 anos do superevento, 250 mil pessoas se reuniram no Woodstock '94,
em Saugerties, a 135 km de Nova York. Pagaram 135 dólarespara
ouvir 40 bandas, entre eles o Nine Inch
Nails, Aerosmith, Metallica, Green Day, Red Hot Chili Peppers e músicos
como Peter Gabriel, Carlos
Santana e Joe Cocker.
Outra edição ocorreu em 1999, destruindo a reputação do "Festival da Paz e do
Amor" devido à violência e tumultos supostamente incentivados por bandas
como Limp Bizkit, Insane Clown Posse e Kid Rock.
29)
O
Brasil também tentou emular a aura hippie.
Em 1971,
na cidade de Guarapari, foi realizado o "Festival de Verão de Guarapari",
que, devido a falta de verbas dos organizadores foi um fracasso
retumbante. Já em janeiro de 1975, na Fazenda Santa
Virgínia, em Iacanga, interior de São Paulo,
aconteceu o primeiro "Festival de Águas Claras", também
anunciado como o pretenso "Woodstock brasileiro".
30)
O
festival mudou para sempre a música, a moda e a cultura mundial.
31)
Rolling Stone listou como um dos 50 Momentos que Mudaram a História do Rock
and Roll.
33)
Em abril de 1969, os
superstars recém-minted Creedence Clearwater Revival tornou-se o primeiro a
assinar um contrato para o evento, concordando em jogar por US $ 10.000. Os promotores tiveram
dificuldade em aterrar grupos de grandes nomes antes de Creedence se
comprometer a cantarem.
34)
O baterista de
Creedence Doug Clifford comentou mais tarde:
"Uma vez que Creedence assinou, todos os outros pularam na fila e todos os
outros grandes atos surgiram". Dado seu horário de início da 3:00 da manhã e omissão do
filme deWoodstock (na
insistência do líder da Creedence, John Fogerty), os membros da Creedence expressaram amargura sobre
suas experiências no famoso festival.
35)
Cerca de 186 mil ingressos adiantados foram vendidos, e os
organizadores anteciparam que cerca de 200 mil frequentadores de festival
apareceriam.
36)
Em seu livro de 2007 Taking
Woodstock , Elliot Tiber relata que ele ofereceu para hospedar o evento
em seus quintais de 15 acres (6.1 ha) e teve uma licença para tal evento. Ele afirma ter
introduzido os promotores para o produtor de produtos lácteos Max Yasgur. Lang, no entanto, disputa a conta de Tibério e diz que
Tiber o apresentou a um corretor de imóveis, que o conduziu à fazenda de Yasgur
sem Tibério.Sam Yasgur, filho de Max, concorda com a conta de Lang. A terra de Yasgur
formou uma tigela natural inclinada para Filippini Pond, no lado norte da
terra. O palco seria configurado no fundo
da colina com Filippini Pond formando um pano de fundo. A lagoa se tornaria um popular destino de mergulho macio.
37)
Os
organizadores disseram mais uma vez às autoridades de Bethel que não esperavam
mais de 50 mil pessoas.
38)
Apesar
da oposição residente e dos sinais proclamar, "Buy No Milk. Stop Max's
Hippy Music Festival", advogado Frederick WV Schadt e o
inspetor de construção Donald Clark aprovaram as licenças, mas o Conselho da
Bethel Town se recusou a emiti-las formalmente. Clark recebeu ordens para enviar
pedidos de stop-work.
39)
A mudança tardia no
local não deu aos organizadores do festival tempo suficiente para se preparar. Em uma reunião três dias antes do evento, os organizadores
sentiram que tinham duas opções: uma era completar as cercas e as bilheteiras,
sem as quais os promotores quase perderiam suas camisas; A outra opção envolveu colocar seus recursos disponíveis
remanescentes na construção do palco, sem os quais os promotores temiam que
eles tivessem uma audiência desapontada e descontente. Quando a audiência começou a chegar por dezenas de milhares,
no dia seguinte, na quarta-feira antes do fim de semana, a decisão foi tomada
para eles. [8] "As
cercas em Woodstock" se tornaram um oxímoro, enquanto o palco em Woodstock
deu à luz uma lenda.
40)
O afluxo de participantes para o site rural de concertos em
Bethel criou um engarrafamento maciço.
41)
Os anúncios em estações de rádio tão distantes como WNEW-FM em Manhattan e as descrições dos
engarrafamentos nas notícias da televisão desencorajaram as pessoas a partir do
festival. Arlo Guthrie fez um anúncio que foi incluído no filme dizendo
que o New York State Thruway estava fechado.
42)
O diretor do museu
Woodstock discutido abaixo disse que isso nunca ocorreu. Para aumentar os problemas e a dificuldade em lidar com
as grandes multidões, as chuvas recentes causaram estradas e campos lamacentos. As instalações não estavam equipadas para fornecer saneamento
ou primeiros socorros para o número de pessoas atendidas; Centenas de milhares encontraram-se em uma luta contra o mau
tempo, a falta de alimentos e o saneamento deficiente.
43)
Na manhã do domingo, 17 de agosto, o governador de Nova York , Nelson Rockefeller, chamou o organizador do
festival, John Roberts, e disse que estava
pensando em pedir 10.000 soldados da Guarda Nacional do
Estado de Nova York para o festival. Roberts conseguiu persuadir o Rockefeller a não fazer isso. O Condado de Sullivan declarou o estado de emergência . Durante o festival, o
pessoal da base da Stewart Air Force ajudou a ajudar os
artistas de ordem e de passagem a ar dentro e fora da sala de concertos.
44)
Jimi Hendrix foi o último ato para se apresentar no festival. Por causa da chuva,
atrasou esse domingo, quando Hendrix finalmente subiu ao palco às 8:30 da manhã
de segunda-feira. A audiência, que atingiu
um pico de cerca de 400 mil durante o festival, agora foi reduzida para cerca
de 30 mil por esse ponto; Muitos deles
apenas esperaram para vislumbrar Hendrix antes de sair durante sua
apresentação.
45)
Hendrix e sua nova
banda, Gypsy Sun e Rainbows (apresentados como The Experience , mas corrigidos por Hendrix) realizaram
um conjunto de duas horas. Sua interpretação psicodélica do hino nacional dos
EUA, " The Star-Spangled Banner " ocorreu cerca de
três quartos no set (após o qual ele seguiu em "Purple Haze"). A música se tornaria
"parte do Zeitgeist dos anos sessenta", já que foi capturada
para sempre no filme de Woodstock; A imagem de Hendrix que executa esse
número vestindo uma jaqueta de couro branco de contas azuis com franja e um
lenço de cabeça vermelha tem sido considerada como um momento decisivo da década
de 1960.
46)
No entanto, em
sintonia com as esperanças idealistas da década de 1960, Woodstock satisfazia a
maioria dos participantes. Havia uma sensação de harmonia
social, que, com a qualidade da música e a grande massa de pessoas, muitos
vestidos, comportamentos e atitudes boêmios esportivos, ajudaram a torná-lo um dos eventos
duradouros do século.
47)
Após o concerto, Max Yasgur, que era dono do site do
evento, o via como uma vitória da paz e do amor. Ele falou de como quase
meio milhão de pessoas se encheram com potencial de desastre, motim, saque e
catástrofe passaram os três dias com música e paz em suas mentes. Ele afirmou: "Se nos juntarmos a eles, podemos
transformar as adversidades que são os problemas da América hoje em uma
esperança para um futuro mais brilhante e mais pacífico ..."
49)
"Funcionou
muito bem", diz ele sobre o evento. "Eu construí colunas de
alto-falantes especiais nas colinas e tinha 16 arrays de alto-falante em uma
plataforma quadrada subindo até a colina em torres de 70 pés (21 m). Nós
configuramos para 150,000 a 200,000 pessoas. Claro, 500,000 apareceram. " ALTEC criou armários de
contraplacado marinhos que pesavam metade da tonelada cada um e ficavam de 1,8
m de altura, quase 4 pés (1,2 m) de profundidade e 3 pés (0,91 m) de largura. Cada um desses gabinetes
carregava quatro alto-falantes JBL D140 de 15 polegadas (380 mm). Os tweeters consistiam em 4 × 2-Cell e 2 × 10-Cell Altec
Horns. Atrás do palco estavam três transformadores fornecendo
2.000 amperes de corrente para alimentar a configuração de
amplificação. Durante muitos anos,
este sistema foi coletivamente designado como o Woodstock Bins.
50)
Bob Dylan , em
cujo "quintal" o festival foi realizado, nunca esteve em negociação
séria. Em vez disso, Dylan assinou em
meados de julho para tocar o Festival de Música da Ilha de Wight , em 31 de agosto. Dylan partiu para a Inglaterra
na Rainha Elizabeth 2 em 15 de agosto, dia em que começou o Festival
Woodstock. Seu filho ficou ferido por uma
porta de cabine e a família desembarcou. Dylan,
com sua esposa Sara, viajou para a Inglaterra na semana seguinte. Dylan ficou infeliz com o número de hippies acumulados fora de sua
casa na cidade vizinha de Woodstock.
51)
O Jeff Beck Group : Jeff Beck dissolveu
o grupo antes de Woodstock. "Eu
deliberadamente quebrei o grupo antes de Woodstock", disse Beck. "Eu não queria que fosse preservada". Curiosamente, foi a primeira vez que Beck se apresentaria
com Tim Bogert e Carmine Appice . Além disso, Nicky Hopkins, tocador
de piano de Beck, atuou com Jefferson Airplane .
52)
The Doors, foram consideradas como uma banda de performance
potencial, mas canceladas no último momento. De acordo com o guitarrista Robby Krieger ,
eles recusaram porque achavam que seria uma "repetição de segunda classe
do Monterey Pop Festival " e mais tarde lamentou essa decisão.
53)
Os Byrds foram convidados, mas optaram por não
participar, achando Woodstock para não ser diferente de qualquer outro festival
de música no verão. Havia também
preocupações com o dinheiro. Como o
baixista John York lembra:
"Estávamos voando para um show e Roger [McGuinn] veio
até nós e disse que um cara estava fazendo um festival no estado de Nova York.
Mas naquele momento eles não estavam pagando todas as bandas . Ele nos
perguntou se queríamos fazê-lo e dissemos: "Não". Não tínhamos ideia
do que seria. Estávamos queimados e cansados da cena do festival. Então,
todos nós dissemos , "Não, queremos um descanso" e perdi o melhor
festival de todos ".
54)
Chicago , na época ainda
conhecida como Chicago Transit Authority, inicialmente havia sido assinada para
jogar em Woodstock. No entanto, eles tiveram um contrato com o promotor de
concertos Bill Graham , o que permitiu que ele
movesse os shows de Chicago no Fillmore West . Ele reprogramou algumas
de suas datas para 17 de agosto, forçando assim a banda a sair do show. Graham fez isso para garantir que Santana , que ele conseguisse na
época, levaria sua fenda no festival. De acordo com o cantor e baixista Peter Cetera , "Nós fomos um pouco irritados com ele por
puxar aquele".
55)
Tommy James e Shondells recusaram um convite. O cantor principal Tommy James afirmou mais tarde: "Nós poderíamos ter
acabado de nos chutar. Estávamos no Havaí e minha secretária ligou e disse:
'Sim, ouça, esse fazendeiro de porcos no estado de Nova York quer que você jogue em
seu campo'. Foi assim que me foi colocado. Então passamos, e percebemos o
que perderíamos alguns dias depois ".
56)
Os Moody Blues foram
incluídos no cartaz original de Wallkill como artistas, mas decidiram voltar
depois de serem registrados em Paris no mesmo fim de semana.
57)
Frank Zappa e Mothers of Invention , de acordo com a especialidade da televisão
Class of the 20th Century US, é citado como dizendo: "Muita lama em
Woodstock ... Nós fomos convidados a jogar lá, nós a recusamos".
58)
Arthur Lee e Love recusaram
o convite, mas Mojo Magazine descreveu mais tarde a turbulência interna dentro
da banda, que causou sua ausência no festival de Woodstock.
59)
Free foi convidado a
executar e declinar. No
entanto, eles tocaram no Festival da Ilha de Wight , uma semana depois.
60)
Mind Garage declinou porque achavam que o festival não seria
um grande negócio e eles tinham um show mais alto em outros lugares.
61)
O espírito também recusou um
convite para jogar, já que eles já tinham shows planejados e queriam jogar
esses, em vez disso, sem saber o tamanho de Woodstock.
62)
Farol recusou-se
a atuar em Woodstock.
63)
Roy Rogers foi
convidado por Lang para fechar o festival com Happy
Trails, mas ele declinou.
64)
Procol Harum foi
convidado, mas recusou porque Woodstock caiu no final de uma longa turnê e
também coincidiu com a data de vencimento do bebê do guitarrista Robin Trower.
65)
Iron Butterfly foi
reservado para aparecer, e está listado no cartaz de Woodstock para uma
performance no domingo, mas não conseguiu executar porque estavam presos em um
aeroporto.
66)
Raven -
advogado Miles Laurie, um dos advogados de Michael Lang estabeleceu uma reunião
com o gerente da Raven , Marty Angelo, e
ofereceu a sua banda um ponto na programação, mas apenas se eles assinaram um
contrato com Lang para ser o produtor recorde de Raven e 10% dos ganhos futuros
. Raven recusou
sua oferta com base no fato de que o ano antes da banda tocaram em um dos
"Sound Outs" de Woodstock e o show não foi bem. Lang assegurou-lhes que o seu concerto seria diferente. A banda declinou respeitosamente.
67)
Blues Image , de acordo
com uma entrevista de 2011 com o percussionista Joe Lala , concordou em aparecer
no festival de Woodstock. Seu gerente não
queria que eles fossem e dissessem: "Há apenas uma estrada e vai chover,
você não quer estar lá". Os membros da
banda ficaram desapontados e, em resposta, disseram: "Você não acha que
será benéfico que estivéssemos lá?" A banda preferiu fazer um show
em Binghamton .
68)
Poucos repórteres de fora da área imediata estavam em cena.
69)
Durante os primeiros dias do festival, a cobertura da mídia
nacional enfatizou os problemas.
70)
As manchetes da página inicial
no Daily News liam "Traffic
Uptight at Hippiefest" e "Hippies Mired in a Sea of Mud".
71)
A cobertura tornou-se mais positiva até o final do festival,
em parte porque os pais de concertos chamaram de mídia e disseram, com base nos
telefonemas de seus filhos, que seus relatórios eram enganadores.
72)
O New York Times cobriu o
prelúdio ao festival e a mudança de Wallkill para Bethel.
73)
Barnard Collier, que informou sobre o evento para The New York Times , afirma que
ele foi pressionado por editores on-duty no jornal para escrever um artigo
equivocadamente negativo sobre o evento. De acordo com o Collier, isso
levou a discussões acrimoniosas e sua ameaça de se recusar a escrever o artigo
até que o editor executivo do papel, James Reston , concordasse em deixá-lo escrever o artigo como
ele achasse conveniente. O eventual artigo tratou de questões de engarrafamentos e de
rompimentos menores, mas enfatizou a cooperação, a generosidade e a boa
natureza dos frequentadores do festival. Quando o festival terminou, Collier
escreveu outro artigo sobre o êxodo dos fãs do site do festival e a falta de
violência no evento. O médico-chefe do
evento e vários moradores locais foram citados como elogiando os frequentadores
do festival.
74)
Middletown, Times Herald-Record
de Nova York , o único jornal diário
local, editorializado contra a lei que proibiu o festival de Wallkill. Durante o festival, foi
publicada uma edição rara do sábado. O
papel tinha a única linha telefônica que se esgotou do site, e usou um
motociclista para obter histórias e fotos da multidão intransponível para o
escritório do jornal a 35 quilômetros (56 km) de distância em Middletown.
75)
O filme documentário Woodstock , dirigido por Michael Wadleigh e
editado por Thelma Schoonmaker e Martin Scorsese ,
foi lançado em 1970. Artie Kornfeld (um
dos promotores do festival) foi para Fred Weintraub ,
executivo da Warner Bros. , e
pediu dinheiro Para filmar o festival. Artie
tinha sido recusado em qualquer outro lugar, mas contra os desejos expressos de
outros executivos da Warner Bros., Weintraub colocou seu trabalho na linha e
deu a Kornfeld $ 100.000 para fazer o filme. Woodstock ajudou
a salvar a Warner Bros em um momento em que a empresa estava à beira de sair do
mercado. O livro Easy Riders, Raging Bulls detalha a realização do filme. Wadleigh reuniu uma
equipe de cerca de 100 da cena cinematográfica de Nova York. Sem dinheiro para pagar a tripulação, ele concordou em um
esquema de dupla ou nada, no qual a tripulação receberia o pagamento duplo se o
filme tivesse sucesso e nada se bombardearasse. Wadleigh se esforçou para
fazer o filme tanto sobre os hippies como a música, ouvindo seus sentimentos
sobre eventos convincentes contemporâneos com o festival (como a Guerra do Vietnã ), bem como as
opiniões das pessoas da cidade.
77)
Em 1994,Woodstock: The Director's Cut foi lançado e expandido para
incluir Janis Joplin, além de atuações adicionais da Jefferson Airplane, Jimi
Hendrix e Canned Heat não vistas na versão original do filme. Em 2009, a edição expandida do 40º aniversário foi lançada em
DVD. Este lançamento marca a primeira
disponibilidade do filme no disco Blu-ray.
78)
Outro filme sobre Woodstock chamado Taking
Woodstock foi
produzido em 2009 pelo cineasta americano taiwanês Ang Lee . Lee praticamente alugou toda a cidade de New Lebanon, Nova
York, para atirar no filme. Ele estava
preocupado com a irritação dos habitantes locais, mas eles acabaram sendo
incrivelmente acolhedores e entusiasmados por ajudar com o filme. O filme é baseado em Elliot Tiber, interpretado por
Demetri Martin, e seu papel em levar Woodstock a Bethel, Nova York. O filme também estrela Jonathan Groff como Michael Lang e
Henry Goodman e Imelda Staunton como Jake e Sonia Teichberg.
79)
Dois álbuns da trilha
sonora foram lançados. O primeiro, Woodstock: Música da Original Soundtrack and More , foi um álbum de 3 LP
(mais tarde 2 CD) contendo uma amostra de uma ou duas músicas pela maioria dos
atos que realizaram.
80)
Um ano depois, (1971), Woodstock 2 foi lançado como um
álbum de 2 LP. Ambos os álbuns incluíram gravações de anúncios de palco (por
exemplo, "[nos dizemos] que o ácido marrom não é especificamente muito
bom", "Ei, se você achar muito difícil, talvez possamos parar esta
chuva") e os ruídos da multidão (ou seja,
O canto da chuva) entre canções.
81)
Em 1994, um terceiro
álbum, Woodstock
Diary, foi
lançado. As trilhas dos três álbuns, bem como inúmeras apresentações
adicionais, inéditas do festival, mas não os anúncios de palco e os ruídos da
multidão, foram reeditados pelo Atlantic como um conjunto de caixas de 4 CD intitulado Woodstock: Three Days of Peace and Music.
82)
Um álbum intitulado Jimi Hendrix: Woodstock também
foi lançado em 1994, apresentando apenas gravações selecionadas de Jimi Hendrix
no festival.
83)
Um conjunto de disco duplo mais longo, Live at
Woodstock (1999) apresenta quase
todas as músicas do desempenho de Hendrix, omitindo apenas duas peças que foram
cantadas por seu guitarrista de ritmo.
84)
Em 2009, Joe Cocker lançou Live at Woodstock , um álbum ao vivo de todo o seu conjunto
Woodstock. O álbum continha onze faixas, dez das quais anteriormente não
foram editadas.
85)
Em 2009, os desempenhos completos de Woodstock por Santana,
Janis Joplin, Sly & the Family Stone, Jefferson Airplane e Johnny Winter
foram lançados separadamente peloLegacy / SME Records , e também foram coletados em um conjunto de
caixa intitulado The
Woodstock Experience.
86)
Além disso, em 2009, a Rhino / Atlantic Records lançou um conjunto de
caixas de 6 CD intitulado Woodstock: 40 Years On: Back to Yasgur's Farm , que incluiu mais
apresentações musicais, além de anúncios de palco e outros materiais
auxiliares.
87)
Max Yasgur
recusou-se a alugar sua fazenda para um avivamento de 1970 do festival,
dizendo: "Até onde eu sei, vou voltar a correr uma fazenda de
lácteos". Yasgur morreu em 1973.
88)
Os eleitores de
Betel derrubaram seu supervisor em uma eleição realizada em novembro de 1969
por causa de seu papel em trazer o festival para a cidade. O Estado de Nova York e a cidade de Bethel aprovaram leis de
coleta de massa destinadas a impedir que outros festivais ocorram.
89)
Em 1984, no local do festival original, os proprietários de
terras Louis Nicky e June Gelish colocaram um marcador de monumento com placas
denominadas "Paz e Música" por um escultor local da vizinha Bloomingburg , Wayne C. Saward
(1957-2009).
90)
Tentativas foram
feitas para evitar que as pessoas visitassem o site, seus proprietários
espalhavam adubo de frango e durante um aniversário, tratores e carros de
polícia estaduais formaram barreiras. Vinte mil pessoas se reuniram
no site em 1989 durante uma celebração improvisada do 20º aniversário. Em 1997, um grupo comunitário apresentou um sinal de
boas-vindas para os visitantes. Ao
contrário de Bethel, a cidade de Woodstock fez diversos esforços para ganhar
dinheiro com sua notoriedade. A posição de
Bethel mudou nos últimos anos, e a cidade agora abraça o festival. Os esforços começaram a forjar um link entre Bethel e
Woodstock.
91)
Aproximadamente 80
ações judiciais foram arquivadas contra Woodstock Ventures, principalmente por
agricultores na área. O filme financiou os
assentamentos e pagou os $ 1,4 milhões da dívida que a Woodstock Ventures havia
incorrido no festival.
92)
Em 1996, o site do
concerto e 1.400 hectares (5,7 km 2) foi comprado pelo pioneiro
da televisão por cabo Alan Gerry com a finalidade de criar o Centro de Artes
Bethel Woods . O Centro abriu em
1 de julho de 2006, com uma performance da New York Philharmonic . Em 13 de agosto de
2006, Crosby, Stills, Nash & Young realizaram antes de 16 mil fãs no novo
Centro - 37 anos após sua performance histórica em Woodstock.
93)
O Museu de Bethel Woods abriu em 2 de junho de
2008. ] O
Museu contém filmes e exposições interativas, painéis de texto e artefatos que
exploram a experiência única do festival de Woodstock, seu significado como o
evento culminante de uma década de cultura radical Transformação e o legado dos
anos sessenta e Woodstock hoje.
95)
No final de 2016, o Escritório de
Preservação Histórica do Estado de Nova York aplicou ao Serviço de Parques Nacionais para ter 600 acres (240 ha), incluindo o local
do festival e as áreas adjacentes utilizadas para campgrounds, que ainda
aparecem principalmente como fizeram em 1969, como eram Não foi reconstruído
quando Bethel Woods foi construído, listado no Registro Nacional de Lugares Históricos.
96)
Houve um interesse mundial dos meios de comunicação no 40º
aniversário de Woodstock em 2009. Uma série de atividades para comemorar o
festival aconteceu em todo o mundo.
97)
Um evento
ocorreu em Hawkhurst, Kent (Reino Unido), em uma festa Summer of Love , com atos, incluindo
dois dos participantes no original Woodstock, Barry Melton of Country Joe e Fish and Robin Williamson de The Incredible String
Band, além de Santana e Grateful Dead cover bands. Nos dias 14 e 15
de agosto de 2009, realizou-se um show de homenagem ao 40º aniversário em
Woodstock, IL, e foi o único festival a receber a benção oficial do "Pai
de Woodstock", Artie Kornfeld.
Kornfeld fez uma aparição em Woodstock com os promotores do evento.
98)
Também em 2009, Michael Lang e Holly George-Warren
publicaram The Road
to Woodstock , que descreve o
envolvimento de Lang na criação do Woodstock Music & Arts Festival, e
inclui histórias pessoais e citações de figuras centrais envolvidas no evento.
99)
Como um dos maiores festivais de rock de todos os tempos e
uma pedra de toque cultural para o final dos anos sessenta.
100) Woodstock foi
referenciado de muitas maneiras diferentes na cultura popular. A frase "a geração Woodstock" tornou-se parte do
léxico comum.
Comentários
Postar um comentário