TARZAN
(1918)
1)
Tarzan, O Homem Macaco (Tarzan of the Apes, no original em inglês) é um filme norte-americano de 1918, do gênero aventura, dirigido por Scott Sidney e estrelado
por Elmo Lincoln e Enid Markey.
2)
Esta é a primeira versão cinematográfica do herói Tarzan, uma criação literária de Edgar Rice Burroughs.
3)
Em 1916, Burroughs vendeu os direitos de filmagem do romance Tarzan of
the Apes, publicado em 1912, para William Parsons.
4)
O contrato celebrado rezava que Burroughs receberia cinco mil dólares adiantados e
outros cinquenta mil
em forma de ações.
5)
Cinco meses depois, Parsons, um vendedor de seguros de vida de Chicago, fundava a National Film
Corporation of America para
produzir a película. O próprio Burroughs tornou-se o Diretor Geral da nova
companhia.
6)
Parsons decidiu rodar a produção em Morgan City, cuja natureza era semelhante às paisagens do Brasil, mostradas em uns filmes
que ele adquirira e que pretendia usar como cenários de fundo.
8)
Entretanto, nem bem as filmagens começaram, Wilson alistou-se
no Exército para lutar na Primeira Guerra Mundial e para seu lugar foi chamado Elmo Lincoln, um
protegido de D. W. Griffith, que contava vinte e oito anos na época.
9)
Lincoln, com cem quilos e quase dois metros de altura, voou pouco de galho em galho, porém matou de verdade um leão durante uma sequência
de luta.
10)
Ele também teve de usar uma peruca, pois possuía
pouco cabelo. Já os macacos com quem
contracena foram "interpretados" por um grupo de jovens de um clube
de Nova Orleans,
devidamente disfarçados para parecer gorilas, pois naquela época
considerava-se muito arriscado usar símios reais.
11)
Os roteiristas modificavam a
história a todo momento e no final filmou-se sem roteiro algum, para desespero
de Burroughs, mas surpreendentemente o resultado foi bastante fiel
ao livro.
12)
O filme estreou em Nova York em 27 de janeiro de 1918 e
foi um enorme sucesso, tanto de público quanto de crítica.
13)
De fato, Tarzan,
O Homem Macaco foi uma das primeiríssimas produções do cinema mudo a render mais
de um milhão de
dólares.
14)
O filme encontra-se em domínio público e, portanto, pode ser baixado gratuitamente
no Internet Archive.
15)
Lord e Lady Greystoke são abandonados em uma ilha deserta
por marinheiros amotinados.
Lady Greystoke morre após
dar à luz um bebê—o
futuro Tarzan. Em seguida, seu marido é
morto por grandes macacos, um dos quais, a fêmeaKala,
pega a criança e
a cria como filho.
Tarzan cresce na floresta e aprende a ler com os livros que encontra numa
caixa. Binns, um marinheiro, torna-se seu amigo e
leva para a Inglaterra a notícia de que o herdeiro dos Greystoke está
vivo. Uma expedição é formada e segue para a África.
Nela estão, entre outros, Jane Porter, seu pai e seu noivo, que vem a ser sobrinho de
Lord Greystoke. Quando Tarzan e Jane se encontram, eles se apaixonam.
16)
Segundo o historiador Gabe Essoe, em
seguida à estreia, o The Chicago Journal exclamou entusiasmado: "Espere para ver os macacos, os leões e
os elefantes 'atuarem' no filme".
17)
Elizabeth Lang Foy escreveu no Film Magazine: "Muitos de nós já leram o livro... que a filmagem
dessa singular história tenha resultado em um empreendimento valioso parece ser
o veredito unânime", e o crítico Mirilo, no Theatre Magazine
resumiu:"O mais fascinante neste
filme é a sua singularidade".
18)
Para Leonard Maltin, o filme é
"surpreendentemente assistível
(...), apesar de Lincoln aparentar cinquenta anos e ostentar uma barriga de cerveja".
19)
Em uma cena, um leão deve rastejar pela janela da cabana
de Tarzan para devorar Jane. Tarzan agarra-o e puxa-o para fora. Há rumores de
que o leão velho e drogado mordeu Elmo Lincoln, que o esfaqueou e o matou. Eu
já estava abalado e você deveria ter me visto pular. O leão terminou como
exibição do lobby quando se abriu na Broadway. No entanto, Enid Markey e outros
do elenco disputam esta versão de eventos, afirmando que o leão foi realmente
morto para a tela. Contrariamente a opinião popular, uma morte do leão não é
mostrada na tela. Já está morto quando Elmo aponta nela, mal tirando sua pele.
20)
A Louisiana foi escolhida como o principal local de
filmagem devido à cooperação dos moradores da Morgan City, da vegetação
exuberante da selva, bayous, vias navegáveis, abundantes extras negros e
instalações como hotéis, um cais ferroviário e um depósito adjacente.
21)
Para as cenas da aldeia africana foram construídas
cabanas nativas e foram contratados 800 habitantes locais como extras. A aldeia
foi queimada no chão para a cena final da aldeia.
22)
Jovens do New Orleans Athletic Club atuaram as partes dos
macacos.
23)
A produção começou com Stellan Windrow fazendo Tarzan.
Após cinco semanas de filmagem, Windrow deixou de se alistar na Primeira Guerra
Mundial. A filmagem que ele balança as videiras permanece no filme final.
24)
De acordo com o biógrafo de Edgar Rice Burroughs Robert
Fenton, Windrow estava usando "Winslow Wilson" como um nome artístico
na época.
25)
Originalmente, este filme tinha três horas de duração e
foi dividido em três partes. A impressão existente mais longa tem setenta e
três minutos de duração.
26)
300 moradores em Morgan City, Los Angeles, foram
contratados como extras para fazer canibais por US $ 1,75 por dia.
27)
Edgar Rice Burroughs vendeu os direitos de filme para
"Tarzan of the Apes" para a National Film Corporation em 6 de junho
de 1916. Recebeu um adiantamento de $ 5,000 em royalties, $ 50,000 em ações da
empresa e 5% das receitas brutas.
28)
Alice Guy foi originalmente oferecida como diretora, mas
recusou. Foi finalmente concedido a Scott Sidney.
29)
Estreia
do cinema de Rex Ingram.
30)
A National Film Corporation, a produtora, contratou oito
acrobatas para atuar como macacos, para os quais se construíram figurinhas
feitas de peles de cabra e máscaras elaboradas.
31)
Elmo Lincoln era mais rico que Tarzan Stellan Windrow
original e teve problemas para fazer as seqüências nas árvores, então eles mantiveram
a filmagem de Windrow.
32)
Após as transmissões bem-sucedidas de “Othello” (1922) e
“The Eagle” (1925), a nova WJZ da New York City (Canal 7), iniciou uma série
semanal de apresentações de filmes silenciosos de domingo à noite, mostradas
mais ou menos na sua totalidade, Que foi transmitido intermitentemente nos
próximos doze meses. Esta característica foi inicialmente transmitida domingo
24 de outubro de 1948; A seleção da semana seguinte seria “The Night Club”
(1925).
33)
Conjuntos, figurinos e equipamentos foram enviados de Los
Angeles por vagão.
34)
A história do Tarzan of the Apes, de Edgar Rice
Burroughs, quando foi para a tela fi feito em 10 carretéis produzido pela
National Film Corporation, não possui grande parte do filme original.
35)
Quando Tarzan apareceu pela primeira vez como um serial
no "Evening World", não havia idéia de que a história teria um apelo
tão generalizado, mas havia tanto uma atmosfera de Rider Haggard no conto que
atraía atenção universal, e a publicação "World" era Seguido de sua
republicação em uma revista de ficção popular e mais tarde em forma de livro.
36)
Em seguida, seguiu várias seqüelas, uma das quais foi
"The Return of Tarzan".
37)
Depois de olhar para a produção da tela e anotar o seu
fim, parece que os produtores estão preparados para disparar a sequência desta
história, desde que o lançamento inicial de Tarzan "supera".
38)
É uma daquelas imagens em que os detalhes menores serão
uma ótima maneira de atrair a audiência através de propaganda boca a boca.
39)
Os toques ocasionais dos extraordinários são o seu maior
trunfo, e, entre eles, não é o mínimo, terá que ser o trabalho de Gordon
Griffith, como Tarzan, um garoto de 10 anos.
40)
"Tarzan" em filme foi dividido em três
capítulos, agora exibidos na Broadway.
41)
O intervalo ocorre após os dois primeiros capítulos. O
tempo de funcionamento é de duas horas e dez minutos, excluindo os cinco
minutos de espera entre os capítulos segundo e terceiro. O primeiro e o segundo
capítulos consumiram aproximadamente uma hora e 20 minutos, com apenas os 20 minutos
finais segurando algo como ação real.
42)
As primeiras seções são quase inteiramente dedicadas à
plantação do tema subjacente da história, que no original era uma natureza
secundária.
43)
Muito tempo é dedicado à razão entre os pais de Tarzã
irem para a África do Sul, também uma tremenda filmagem é realizada pelo
titular sucessivo do título de Lord Greystoke, suas escapadas, casamento com
uma empregada de bar (Bessie Toner) e herdeiro subsequente (Colin Kenny),
enquanto na história a maior parte da ação foi dedicada ao próprio Tarzan.
44)
Era "Tarzan dos Macacos" no original, mas no
filme, poderia ser chamado de "The Missing Heir" ou algo igualmente
comum.
45)
Estreia
Mundial: 27 de Janeiro de 1918
46)
Colocando esta notável criatura entre os animais
selvagens na selva e fazendo dele o conquistador deles por causa de seu cérebro
humano e juntou-se ao desenvolvimento físico ao ar livre de uma criatura da
selva criada como uma Macaco, está faltando. A razão é muito detalhes
explicativos na parte anterior da versão do filme. A história em si é
geralmente conhecida.
47)
Primeira
adaptação, e uma das mais fiéis, do livro de Edgar Rice Burroughs.
48)
O
ator Elmo Lincoln ainda viria a interpretar Tarzan em O Romance de Tarzan ou Os
Amores de Tarzan (Romance of Tarzan, 1918) e o seriado As Aventuras de Tarzan
(The Adventures of Tarzan, 1921, quinze episódios).
49)
O primeiro Tarzan
do cinema foi Elmo Lincoln, no filme Tarzan, O Homem Macaco ou Tarzan dos Macacos(Tarzan of the Apes), de 1918. Lincoln
também estrelou o filme seguinte, O
Romance de Tarzan ou Os
Amores de Tarzan (The Romance of Tarzan, 1918) e o seriado As Aventuras de Tarzan (The Adventures of Tarzan, 1921, quinze
episódios).
50)
Na era muda foram
produzidos quatro filmes e quatro seriados com o herói; além de Lincoln, ele foi
interpretado, entre outros, por Gene Pollar e James Pierce.
51)
Edgar Rice Burroughs inventou toda uma língua para os mangani, isto é, os grandes macacos que
criaram Tarzan.
52)
tarzan, na língua que Edgar
Rice Burroughs inventou quer dizer pele branca.
53)
Elmo Lincoln (Rochester, Indiana, 6 de fevereiro de 1889 - Los Angeles, Califórnia, 27 de junho de 1952) foi um ator de cinema americano da era do cinema mudo. Ele atuou em 80
filmes, entre 1913 e 1952.
54)
O ator se tornou mais conhecido no cinema mudo por ter sido o
primeiro Tarzan do cinema, tendo
interpretado esse personagem no filme de 1918, Tarzan of
the Apes.
55)
Elmo Lincoln, o original "Tarzan" dos filmes,
nasceu Otto Elmo Linkenhelt em Rochester, Indiana, em 6 de fevereiro de 1889,
em uma família de sete membros da classe média. A maior criança em sua classe
na Lincoln School, Elmo desenvolveu uma reputação como um brincalhão, saltar
trens como um adolescente. Ele dirigiu-se para a Califórnia depois de completar
18 anos.
56)
O avô de Elmo foi o primeiro marechal da cidade, e em um
ponto de sua vida, o próprio Elmo serviu como advogado no Arkansas.
57)
Elmo musculoso tornou-se um esparramatro na beira do rio.
58)
O diretor D.W. Griffith primeiro o viu no trabalho como
um estivador e lançou-o em A Batalha de Elderbusch Gulch (1913).
59)
Durante uma cena de luta, a camisa de Elmo foi
parcialmente arrancada, exibindo seu poderoso musculo de 52 polegadas e dando
ao grande diretor a idéia de promover Elmo para papéis maiores como adequados
ao seu corpo masculino.
60)
Griffith mudou seu nome para Elmo Lincoln e o usou como
um ator pouco antes de apresentá-lo em dois de seus maiores filmes, incluindo o
papel do ferreiro White Arm Joe em O Nascimento de Uma Nação (1915) e o Mighty
Man of Valor em Intolerance : A luta do amor através das eras (1916).
61)
Em
1916, Edgar Rice Burroughs decidiu produzir uma adaptação cinematográfica de
seu romance "Tarzan of the Apes" de 1914 depois de ter sido recusado
por outros estúdios, que tinham medo do que prometeu ser uma produção muito
cara.
62)
Ele
ofereceu o direito ao romance para o ex-vendedor de seguros de vida de Chicago,
William Parsons, que alcançou o renome fora dos planos de seguros como o ator
do filme '' Smiling Billy 'Parsons'.
63)
A
Parsons criou uma empresa de produção, a National Film Corporation of America,
e deu a Burroughs US $ 50.000 no estoque da NFC. Burroughs cedeu o controle do
filme para Parsons, uma decisão que mais tarde se arrependeria quando Smiling
Billy lançou Elmo Lincoln como Tarzan sobre suas objeções.
64)
Alguém
mais a gostar de Burroughs, o ator sueco-americano Stellan Windrow (que passou
pelo nome de Winslow Wilson), liderado por Nova York, foi lançado como ator
principal do Tarzan of the Apes (1918) da NFC.
65)
Na
primavera de 1917, a produção começou na Louisiana, que tinha uma selva
parecida com a da África (as imagens de ações da Amazônia brasileira seriam
cortadas na imagem para fornecer cenas de selva autênticas).
66)
Depois
de terminar cinco semanas de filmagem na Louisiana, Windrow, que servia na
Reserva Naval dos EUA, foi convocada para o serviço ativo pela Marinha dos EUA.
67)
Os
produtores buscaram uma substituição e, algumas semanas após a suspensão da
produção, trouxeram Elmo Lincoln de Los Angeles para Louisiana para fazer
Tarzan.
68)
Há rumores de que a primeira cena filmada de Elmo no
filme o fez matando um leão velho, manso e desdentado que serviu como um
mascote de estúdio.
69)
Embora qualquer encontro com um animal selvagem, não
importa o quão "manso", traz consigo alguns riscos, é improvável que
a história que Parsons espalhou sobre a tomada da cena fosse verdadeira.
70)
Parsons disse que na cena em que Tarzan de Elmo lutou
contra o leão, o tranqüilizante usado para drogar parecia apenas fazer o felino
feroz, e ele atacou Elmo de verdade.
71)
Enquanto as câmeras estavam rolando. De acordo com este conto, Elmo lutou
contra a besta por sua própria vida, finalmente matando com sua faca, durante
todo o tempo.
72)
A batalha improvisada que ocorreu antes que a câmera e a
equipe permaneçam incrivelmente no foco.
73)
Elmo, com sua experiência com Griffith como ator
profissional, alegadamente não arruinou a tomada, mas permaneceu em caráter,
plantando o pé no leão morto e dando um grito selvagem depois de ter matado a
besta enlouquecida.
74)
A cena está no filme, e a história fez uma boa cópia para
as revistas de fãs. O
infeliz felino, que desistiu de uma das suas muitas vidas pela glória
cinematográfica, estava cheio, montado e exibido na estréia do filme no Teatro
Broadway da cidade de Nova York.
75)
Edgar Rice Burroughs, que tinha imaginado seu Tarzan como
graciosamente atlético, ficou consternado com o ator carnudo e bestial que
trouxe seu personagem à vida na tela.
76)
Mas foi uma presença que estabeleceu os corações do
início do século XX. Um pedaço impressionante de carne de bovino para senhoras
ainda vestindo saias que caíram até os tornozelos, o corpo de 52 polegadas de
Elmo foi atuado fora em todas as cenas, seu grande volume físico criando a presença
dominante de um selvagem nobre, se primitivo.
77)
Este não é um Tarzan que balança as árvores, mas uma
força primitiva mais parecida com King Kong, um bruto que, logo que derrubasse
uma árvore como um balanço dela.
78)
Caracteristicamente, como uma aparição estranha
vislumbrada pelos olhos modernos ou como em um sonho regurgitado da memória
inconsciente coletiva do Jardim do Éden, eis o Tarzan de Elmo.
79)
Seus ombros jogados para trás, o peito expandido, o
queixo dele intitulado para cima, Tarzan lentamente vira a cabeça para examinar
a selva de que ele é senhor e mestre.
Ele domina seu ambiente físico por meio de seu grande volume físico e força
primitiva.
80)
Lançado pela First National, o Tarzan of the Apes (1918),
de oito carretéis, foi um sucesso enorme e grande, ganhando lucro de US $ 1
milhão (aproximadamente US $ 14,4 milhões em dólares de 2005).
81)
Com um lucro de US $ 1 milhão (aproximadamente US $ 14,4
milhões em dólares de 2005). Elmo tornou-se um palpite do coração para o
conjunto pós-vitoriano ainda vestindo anáguas juntamente com suas calcinhas.
82)
Alguém menos enamorado de Elmo, Edgar Rice Burroughs,
também ficou chateado com o produtor escolhido a mão, William Parsons.
83)
O roteiro do filme inicial "Tarzan" manteve sua
história original, mas durante a produção, Smiling Billy o reescreveu, tirando
a história do original e adicionando novos personagens e situações. Embora
Burroughs se opusesse, Parsons lembrou-lhe que se entregara o controle sobre a
produção quando vendeu os direitos.
84)
Parsons
lançou imediatamente a produção de uma sequência sobre os protestos de
Burroughs. Parsons afirmou ter adquirido o direito de filmar o primeiro romance
"Tarzan" e foi livre para incorporar os fragmentos do romance que não
apareceu no primeiro filme na sequência. A relação entre o produtor e o
escritor ainda se corria quando Burroughs foi forçado a processar Smiling Billy
por royalties não remunerados.
85)
Os críticos apreciaram as cenas da selva, mas ficram
chateados nas cenas de Tarzan entrando
na alta sociedade, vestido de smoking.
86)
Os críticos também se queixaram da falta de qualidade
desta tomada apressada do porão do negócio e deu comentários mistos. O filme só
quebrou mesmo na bilheteria, mas o sucesso deles indicou que a franquia ainda
estava viva, e Burroughs pretendia continuar sem Billy Parsons agora que sua
opção havia expirado.
87)
Burroughs assinou um acordo com o estúdio da Poverty Row
Numa Pictures, uma roupa especializada em quickies de baixo orçamento. Ele
assinou com a Numa como a empresa prometeu adaptar fiel seus livros, e também
porque tinha um acordo com o roteiro da Goldwyn Distribution Co.
88)
Numa para "The Return of Tarzan" tinha pouca
semelhança com o trabalho de Burroughs, mas, embora o escritor se opusesse, ele
Foi tão ignorado quanto ele estava sob o regime de produção de Billy Parsons.
89)
Numa tentou assinar com Elmo para reprisar Tarzan, mas o
pedaço de peito pesado estava sob contrato com a Universal e, portanto, não
estava disponível.
90)
Depois de realizar uma pesquisa de talentos, o estúdio achou
Gene Pollar, que sob seu nome verdadeiro, Eugene Pohler, era um bombeiro da
cidade de Nova York que nunca havia agido antes.
91)
Ele foi escolhido por causa de seu físico de e porque ele
parecia bom em roupas de vestir, como Tarzan novamente seria transportado de
volta para" Civilização "na segunda sequência.
92)
Ao contrário de Elmo, no entanto, Pollar não seria
permitido Explodir sobre a tela com os cabelos, para evitar a "nudez"
masculina para evitar problemas com a censura.
93)
Tarzan de Pollar usaria uma pele de animal sobre o ombro
para encobrir seu tronco, bem como perneiras para cobrir suas coxas.
94)
Goldwyn Release não gostou do título "The Return of
Tarzan", pensou que o público pensaria que seria uma re-lançamento de um
dos filmes de Elmo Lincoln.
95)
Em vez disso, o filme foi retitulado e lançado como The
Revenge of Tarzan (1920).
96)
Independentemente da mudança do título, os críticos
pioraram o filme do que tiveram a sequela inicial, sobre a perda de Lincoln e
marcando os produtores por mais uma vez tirando Tarzan da selva.
97)
O filme foi um sucesso apesar das críticas ruins, e as
perspectivas para a terceira seqüência, que já começaram a filmar, mesmo antes
do lançamento de "Revenge", eram boas.
98)
O novo filme "Tarzan" seria único, pois não se
concentrou em Tarzan, mas em seu filho.
99)
Billy Parsons morreu em 1919, e com esse obstáculo fora
do caminho, a empresa de produção original "Tarzan" NFC assinou um
novo acordo com Burroughs para Son of Tarzan (1920).
100)
A última participação de Elmo em torno da selva, foi em
“As Aventuras de Trazan” (1921), que seria lançado como uma série de 15 partes,
baseava-se em duas das novelas de Burroughs, o desenlace de "Return of
Tarzan" e partes de "Tarzan e a Jóias de Opar".
Comentários
Postar um comentário