O
TRUST DE EDISON
1)
Edison Trust também conhecida como MPPC, Movie Trust, Motion Picture
Patents Company ou The Trust, compreendeu um "truste" de produtoras e
distribuidoras cinematográficas que, a partir de 1908, se associaram com o
objetivo de exercer o controle completo da indústria de cinema nos Estados
Unidos, detendo o monopólio não apenas de filmes, mas também de outros
dispositivos cinematográficos, como câmeras e projetores.
2)
O "truste" foi liderado pelo Edison Studios, de Thomas Edison, que em 9 de dezembro de 1908 liderou a formação da Motion Picture
Patents Company com alguns outros produtores
cinematográficos, na tentativa de controlar a indústria do cinema e se fechar a
pequenos produtores.
3)
O Trust tinha como como objetivo exercer o controle completo da
indústria de cinema nos Estados Unidos, detendo o monopólio não apenas de
filmes, mas também de outros dispositivos cinematográficos, como câmeras e
projetores.
6)
O programa consistiu de dez curtas-metragens, cada um com
menos de um minuto, apresentando atletas, bailarinas e outros artistas.
7)
Depois que os concorrentes começaram a exibir filmes em
telas, Edison introduziu seu próprio cinetoscópio no final de
1896.
8)
A primeira unidade de produção de Thomas Edison, a Edison's Black Maria Studios, em West
Orange, Nova Jersey, foi construída no
inverno de 1892-1893.
9)
A segunda unidade, um estúdio com telhado de vidro, foi
construído na East 21st Street, nº 41, no distrito de entretenimento de Manhattan, e inaugurado em
1901.
10)
Em 1907, Edison teve suas novas instalações construídas na
Decatur Avenue e Oliver Place, no Bronx.
11)
Desde a década de 1890, Thomas Edison possuía a
maioria das patentes estadunidenses principais relacionadas com a indústria de
filmes.
12)
Depois que os concorrentes começaram a exibir filmes em
telas, Edison introduziu seu próprio cinetoscópio no final de
1896.
13)
Desde a década de 1890, Thomas Edison possuía a
maioria das patentes estadunidenses principais relacionadas com a indústria de
filmes.
14)
Os processos de patentes abertos pela Edison Manufacturing Company contra
cada um dos seus concorrentes prejudicou a indústria cinematográfica
americana reduzindo a sua produção principalmente para duas empresas:
a Edison Studios e a Biograph Studios, que usava uma
câmera de designdiferente.
15)
Esse fato deixou as concorrentes de Edison com poucos
recursos.
16)
Desde 1902, Edison notificara os distribuidores e expositores
que, se não usassem filmes e máquinas exclusivamente da Edison Company, estariam sujeitos a
litígio por violação das suas patentes.
,
17)
Esgotados por processos, os concorrentes de Edison — Essanay,
Kalem, Pathé Frères, Selig e Vitagraph — aproximaram-se dele em 1907 para
negociar um acordo de licenciamento, e a Lubin também foi convidada a
participar.
18)
Foi excluída, nesse primeiro processo, a Biograph, que Edison
esperava pressionar para fora do mercado.
19)
O acordo de licenciamento, de acordo com um advogado de
Edison, era mais para “preservar o negócio dos fabricantes e não para lançar a
campo aberto todos os concorrentes”.
20)
A Biograph Studios reagiu à
sua não inclusão no acordo, adquirindo a patente do Latham loop, uma
característica-chave da maioria das câmeras, pois em 1905, praticamente todos
os projetores de filme usavam o Latham
Loop.
21)
Edson a processou para obter a patente, porém, após a
corte federal comprovar a validade da patente em 1907, a Edison começou suas negociações com a Biograph
em maio de 1908, para reorganizar seu sistema de patentes.
22)
Formou-se, assim, um pool de 16 patentes, que cobriam tanto filmes, quanto
câmeras e projetores cinematográficos, "estabelecendo o pagamento de royalties em troca de licenças
para o uso destas patentes".
Dez dessas patentes eram consideradas de
menor importância; as restantes seis eram para filmes, câmeras, Latham loop e
projetores.
23)
O MPPC foi formado, portanto, nos moldes do sistema de
licenciamento de Edison, em vigor em 1907 e 1908.
O "Edison Trust”, como também era
denominado, foi feito, portanto, pelos dirigentes do Edison Studios ao lado de
sete grandes estúdios americanos: George K. Spoor da Essanay Studios, Samuel Long
da Kalem Company, George Kleine da Kleine Optical Company, Siegmund Lubin da Lubin Studios,
Jeremiah J. Kennedy da American Mutoscope & Biograph,
William N. Selig da Selig Polyscope Company, William T. Rock da Vitagraph Studios, além das
companhia francesas de Gaston Méliès da Georges Méliès e Jacques A. Berst da Pathé, e a distribuição foi
dominada pela General Film Company. Alguns pequenos produtores continuaram, porém, sua produção
independente.
24)
Foi adicionado, também, um contrato com a Eastman Kodak Company, a maior fabricante de matéria prima para os filmes,
para restringir a oferta de material apenas para os membros licenciados da
empresa.
25)
A empresa MPPC tornou-se notória por impor restrições,
recusando-se a fornecer equipamentos para cineastas não cooperativados e
proprietários de cinema, e também por suas tentativas de aterrorizar os
produtores de filmes independentes.
26)
A duração dos filmes foi limitada para um e dois rolos (10 a
20 minutos), porque se acreditava que as audiências seriam incapazes de
apreciar um entretenimento mais prolongado.
27)
A empresa também proibiu a identificação dos atores nos
filmes porque os artistas, quando populares, poderiam exigir salários mais
elevados.
28)
O truste impôs ao cinema americano uma condição em que
cada produtor filiado deveria pagar por cada filme copiado,
e cada distribuidor
pagava uma licença anual de cinco mil dólares, assim como cada exibidor contribuía
com cinco dólares semanais.
29)
Tais medidas logo deram um ganho de um milhão de dólares
semanais ao truste, com base nas descobertas de Edison, que entre 1889 e 1894
custaram menos de vinte mil dólares.
30)
Em 1910, a General Film Company, filial distribuidora da MPPC, comprou as cinqüenta e
sete principais firmas de locação de filmes, e o truste passou a controlar 5281
dos 9480 cinemas estadunidense da época, ou seja, 57% da exibição.
31)
As patentes de propriedade do MPPC lhes permitiam usar
policiais federais para cumprir seus acordos de licenciamento e utilização não
autorizada de suas câmeras, filmes, projetores e outros equipamentos.
32)
Em alguns casos, no entanto, o MPPC fez uso de bandidos
contratados e conexões populares para interromper violentamente produções que
não foram licenciadas pelo truste.
33)
O truste utilizou o clamor da imprensa contra a “imoralidade”
dos “nickleodeons”, e sob o
estabelecimento da censura, foram fechados vários
cinemas independentes pela polícia.
34)
No entanto, o "truste" foi impotente contra os
milhares de exibidores da Europa, por exemplo.
35)
Mesmo assim, os produtores menores tiveram muitas vezes seus
filmes destruídos por ácido nas cubas de revelação dos negativos, ou problemas
durante as filmagens, tais como “balas verdadeiras” repentinas durante as
cenas, ou lutas entre figurantes causando ferimentos e mortes.
36)
Após 1908, o "truste" parecia triunfar, sob o comando,
principalmente, de Jeremiah J. Kennedy da Biograph Studios.
37)
Os produtores que permaneceram independentes não pareciam ser
ameaça ao truste, tais como
William Fox, Louis B. Mayer, Carl Laemmle, Balaban, Katz,
Kessel, Baumann, os irmãos Warner, Adolpho Zuckor, Samuel Goldfish.
38)
Cada companhia do "truste" tinha seus próprios
atores e diretor e produzia 3 ou 4 filmes de um rolo por semana.
39)
Os produtores independentes começaram a reagir, contratando os
atores desempregados e, com algum recurso, foram formando suas próprias
firmas.
40)
Kessel e Baumann usaram apenas 3 mil dólares para fundar sua
empresa de cinema.
41)
Assim como eles, os outros independentes reagiram, e muitos
atraíram para si alguns técnicos do "truste".
Foi o caso, por
exemplo, de William Ranous e Paul Panser, que deixaram a Vitagraph Studios , e de
Edwin S. Porter, que deixou a Edison.
42)
Apesar da genialidade de David W. Griffith, por cinco
anos diretor artístico da Biograph, os independentes começaram a reagir
seduzindo suas estrelas através da “Guerra das Stars”,
o que viria a ser o
fator principal de hoje Hollywood ser reconhecida sinônimo dos “astros”.
43)
Carl Laemmle funda a
I.M.P., sigla que significa Diablotin ou Independent Motion Picture, que atrai
para si o elenco de Grifith, primeiro Florence Lawrence, a “Biograph
Girl” –
e que depois de ser despedida por Laemmle não mais conseguia emprego
por figurar na “lista negra” do truste –, depois Mary Pickford, seu marido Owen
Moore, e Thomas Ince.
44)
Os independentes acabaram se reunindo em uma companhia
de produção, a Sales Company,
que acabou se separando em dois grupos rivais: a Universal Pictures e a Mutual Film Corporation.
45)
Em 1912, o sucesso crescente dos produtores europeus e dos
produtores independentes, assim como a oposição violenta dos cineastas não
participantes da empresa enfraqueceram o "truste".
46)
Por volta de 1913, Wall Street se interessou
pelos independentes, e através deles – e fora do "truste" –
se
organizaram os primeiros circuitos de cinema de primeira classe, como o
de Marcos Loew e a Paramount Pictures.
Logo, todas as companhias do "truste"
ficaram em dificuldades, com exceção da Vitagraph Studios, que adotara
o “Star System”.
47)
O "truste" foi finalmente dissolvido, por
ordem do Tribunal, por volta de 1918. Os registros da empresa marcam os anos de
atividade de 1908 a 1919.
48)
O "truste" foi finalmente dissolvido, por
ordem do Tribunal, por volta de 1918. Os registros da empresa marcam os anos de
atividade de 1908 a 1919.
49)
O primeiro golpe veio em 1911, quando a Eastman Kodak Company modificou seu contrato de exclusividade com o
MPPC, para permitir que a Kodak
vendesse seu estoque bruto do filme, por receio
de perder seu mercado mediante seus concorrentes.
50)
O número de cinemas que exibiam filmes independentes, então,
cresceu 33% no prazo de doze meses.
51)
A mudança do centro da indústria do cinema para Hollywood, escolhida por vários
motivos, também influenciou na decadência do "truste".
52)
Muitos cineastas independentes mudaram suas operações para
Hollywood pois a distância da sede do Edison Studios de Nova
Jersey tornava mais difícil para a MPPC impor as suas patentes.
53)
O Sul da Califórnia também foi escolhido pelos cineastas por
causa de seu clima agradável durante todo o ano e pela variada paisagem;
sua topografia, o clima semi-árido e a irrigação
generalizada deram às suas paisagens a capacidade de oferecer filmagens em
desertos, selvas e montanhas.
54)
Outro fator era que o “United
States Court of Appeals for the Ninth Circuit”, sediado em San Francisco, Califórnia e que
abrange a área, era avesso a impor as reivindicações de patentes.
55)
Acrescida a tais fatores, considera-se outra causa da
decadência a superestimação de MPPC da eficiência de controlar a indústria
cinematográfica por meio do litígio e a exclusão dos independentes do
licenciamento.
O lento processo de uso de detetives para investigar infracções
de patentes e obter liminares contra os infratores, foi ultrapassado pela
dinâmica ascensão de novas empresas em diversos locais.
56)
Os royalties de
patentes para o MPPC terminaram em setembro de 1913, assim o MPPC perdeu a
capacidade de controlar a indústria cinematográfica americana.
por meio de
licenciamento de patentes, e teve que refugiar-se em sua subsidiária, a General Film Company, fundada em
1910, que monopolizou a distribuição de filmes na América.
57)
Apesar do aumento na popularidade de longas-metragens em 1912 e
1913, pelos produtores independentes e importações estrangeiras, o MPPC estava
muito relutante em fazer as mudanças necessárias para distribuir filmes mais
longos.
Edison, Biograph, Essanay e Vitagraph não lançaram seus primeiros
filmes longos até 1914, depois de dezenas, senão centenas de longas-metragens
terem sido lançados pelos independentes.
58)
E, por fim, a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, cortou a maioria do mercado europeu, o que
desempenhou um papel muito mais significativo da receita e lucro para os
membros do MPPC
do que para os independentes, que se concentraram nos Westerns produzidos
principalmente para o mercado americano.
59)
Em 15 de agosto de 1912, o Governo Federal apresentou um
processo antitrust law contra a MPPC,
na U.S. District Court, no Eastern
District of Pennsylvania.
A “Motion Picture Patents Co.” e a “General
Film Co.” foram consideradas culpadas de violação da “antitrust law” dos Estados Unidos
em 1 de outubro de 1915.
60)
Foi determinado que os atos da MPPC “ultrapassaram o que era
necessário para proteger o uso de patentes ou o monopólio que foi deles e
foram, portanto, uma contenção comercial ilegal sob a Lei Sherman Antitruste”.
Apesar da
apelação à Suprema Corte em 24 de janeiro de 1916, a MPPC foi considerada
dissolvida oficialmente em 1918.
61)
O rompimento do truste pelos
tribunais federais e a perda dos mercados europeus durante a Primeira Guerra Mundial, deixaram Edison mal financeiramente.
62)
Ele vendeu sua empresa cinematográfica, incluindo o estúdio
de Bronx, em 30 de março de 1918, para a Lincoln & Parker Film Company, de Massachusetts.
63)
O MPPC, que teve por base Nova York e outras cidades da costa
leste dos Estados Unidos, foi indiretamente responsável pelo estabelecimento
de Hollywood, na Califórnia, como a
"capital do cinema",
pois muitos dos cineastas independentes migraram
para a região na tentativa de escapar da influência restritiva do
"truste".
Na guerra entre o truste e os independentes,
particularmente a “Guerra das Stars”
causou grande mudança na contratação e valorização dos astros, que passaram ao
reconhecimento e ao lucro através de seus contratos.
64)
Induzido
no Hall of Fame dos Inventores Nacionais, 1973 (único proprietário da carta
patente).
65)
Fez
vários curtas-metragens experimentais, algumas durando apenas alguns segundos,
principalmente para testar seu equipamento.
Um filme - Edison
Kinetoscopic Record of A Sneeze (1894) - que apresenta um homem
espirrando, corre por 1-1 / 2 segundos.
66)
Usando
um cilindro e um dispositivo de papelão primário, ele criou a primeira gravação
conhecida de uma voz humana (a sua própria, recitando o poema "Mary Had A
Little Lamb").
67)
Muitos
de seus filmes experimentais foram feitos em um pequeno prédio de madeira
denominado "A Maria Negra" (Maria sinalizada, mas pronunciada
"Mariah") porque se assemelhava a um vagão policial do mesmo
nome.
68)
A
Black Maria de Edison foi construída muito ao lado de seu laboratório e
escritório.
O prédio, essencialmente um galpão de madeira grande coberto
com papel de alcatrão, era pequeno o suficiente para montar em trilhos
circulares para que ele pudesse ser girado para acomodar a luz solar através de
uma abertura no telhado.
O original há muito tempo queimado, mas uma
reprodução da estrutura está localizada no local histórico nacional de Edison
(um museu com uma instalação de laboratório preservada) em West Orange, Nova
Jersey.
69)
É
creditado com a invenção do filme de cinema.
70)
Ele
não desempenhou praticamente nenhum papel na produção de filmes individuais
pela empresa de filmes que carregava seu nome.
71)
Inventou
a câmera Kinetograph e o visor do kinetoscópio mirrors. Os filmes mais
antigos da Edison Manufacturing Company (realmente um "estúdio" muito
antigo foram produzidos exclusivamente para demonstrar o uso do visor
Mirror.
72)
Ele
foi membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS)
73)
Suas
tentativas de forçar cineastas independentes a usar seu equipamento de filme
patenteado resultaram em um êxodo da indústria cinematográfica da Costa Leste,
onde quase todos os filmes foram produzidos, para a Califórnia e uma pequena
cidade chamada Hollywoodland, agora conhecida como Hollywood.
74) Co-fundador, com George Kleine , da KESE Service, uma empresa de distribuição de filmes, em 1916. Saiu de negócios em 1927.
75)
Founded
Conquest Picture Company, uma empresa de produção cinematográfica ativa desde
1917-18.
76)
Fundou
a Edison Manufacturing Co., uma empresa de produção / distribuição de filmes.
77)
Embora
ele fundou a empresa, ele não era um produtor "prático" e tinha pouco
ou nada a ver com a produção real dos filmes que a empresa fazia.
78)
A
indústria do cinema se encontrou centrada em Los Angeles em parte por causa de
Thomas Edison. Edison formou a Motion Picture Patent Company (MPPC), e
juntou-se com algumas outras figuras proeminentes na produção cinematográfica,
dando-lhes uma espécie de monopólio sobre o cinema.
79)
Eles
não permitiriam que outros cineastas usassem sua tecnologia, e eles controlavam
os diferentes passos da produção. Supostamente, eles até contrataram goons
para impor seu monopólio.
80)
Como
resultado, os cineastas se mudaram o mais longe possível da base de Edison em
Nova Jersey. Como benefício, a LA também resultou em terras e condições
climáticas baratas que tornaram a filmagem ininterrupta mais fácil.
81)
Edison Studios foi uma
empresa produtora de filmes americano, propriedade do
inventor Thomas Edison.
82)
O estúdio de cinema foi responsável por 1.200 filmes pela “Edison Manufacturing Company” (1894
-1911) e pela “Thomas A. Edison, Inc.”
(1911-1918), até o seu fechamento em 1918.
84)
O Assistente de Edison, William Kennedy Dickson,
supervisionava o desenvolvimento do sistema de imagem, produzindo os primeiros
filmes de Edison destinados à exposição pública, entre 1893–1895.
85)
Após a saída de Dickson para a “American Mutoscope and Biograph Company”, em 1895, foi substituído como diretor de produção pelo cinegrafista
William Heise, e a partir de 1896 até 1903, por James H. White.
86)
Quando White deixou a supervisão da Edison's European em
1903, foi substituído por William Markgraf (1903), em seguida Alex T. Moore
(1904–1909) e Horace G. Plimpton (1909-1915).
87)
As primeiras produções foram breves “atualidades”,
mostrando acrobatas em desfiles para
chamadas de incêndio.
88)
Mas a competição francesa e britânica de filmes, no início de
1900, mudou rapidamente o mercado. Em 1904, 85% das vendas de Edison eram de
filmes com enredo.
89)
Algumas da produções mais notáveis do estúdio foram The Kiss (1896), The Great Train Robbery(1903), Alice's Adventures in Wonderland (1910),
o primeiro filme de Frankenstein, em 1910, o primeiro seriado, feito em 1912, intitulado What
Happened to Mary.
90)
The Land Beyond the Sunset (1912),
considerado pelo historiador de cinema William K. Everson “o primeiro filme
genuinamente lírico da tela”.
91)
A Companhia também produziu um grande número de
curta-metragens sonoros entre 1913–1914, usando um sofisticado sistema de
gravação acústica capaz de captar o som a 30 pés de distância.
93)
Everson, chamando o Edison Studios de "artisticamente ambicioso
e bem sucedido financeiramente", escreveu sobre os diretores Edwin Stanton
Porter e John Hancock Collins: ”Os estúdios Edison nunca revelaram um diretor
notável, ou mesmo acima da média.
Nem os filmes de Edison mostraram o senso de
progresso dinâmico que mostraram os estudos de um “American Mutoscope and Biograph Company ano a ano. Pelo contrário, há uma sensação de
estagnação”.
94)
No entanto, novas restaurações e projeções de filmes de
Edison nos últimos anos contradizem a declaração de Everson; na verdade
Everson, citando “The Land Beyond the
Sunset”, ressalta a criatividade de Edison, além de Porter e Collins,
sendo o filme dirigido por Harold M. Shaw (1877–1926) que,
mais tarde, passou a
ter uma carreira de sucesso ao dirigir na Inglaterra, África do Sul e na Lituânia, antes de retornar aos
Estados Unidos em 1922.
Outros importantes diretores do Edison Studios foram
Oscar Apfel, Charles Brabin, Alan Crosland, J. Searle Dawley
e Edward H. Griffith.
95)
Em dezembro de 1908, Edison liderou a formação da Motion Picture
Patents Company, ou MPPC, na
tentativa de controlar a indústria e fechou a pequenos produtores.
96)
"Edison Trust”, como foi denominado, foi feito
pelo Edison Studios, Biograph Company, Essanay Studios, Kalem Company, George Kleine
Productions, Lubin Studios, Georges Méliès, Pathé, Selig Polyscope Company e Vitagraph Studios, e a
distribuição foi dominada pela General Film Company.
97)
Formou-se um pool de 16 patentes, que cobriam tanto filmes, quanto
câmeras e projetores cinematográficos,
"estabelecendo o pagamento de royalties em troca de licenças
para o uso destas patentes".
Alguns pequenos produtores
continuaram sua produção independente.
98)
A “Motion Picture Patents Co.” e a “General Film Co.”
foram consideradas culpadas de violação da “antitrust law” dos Estados Unidos
em outubro de 1915 e foram dissolvidas.
99)
O fim do Trust pelos
tribunais federais sob leis de monopólio e a perda dos mercados europeus
durante a Primeira Guerra Mundial, deixaram Edison
mal financeiramente.
Ele vendeu sua empresa cinematográfica, incluindo o
estúdio de Bronx, em 30 de março de 1918, para a Lincoln & Parker Film Company, de Massachusetts.
100)
A
Biograph Company foi fundada em 1895 por Henry Norton Marvin como American
Mutoscope Company.
A mais conhecida das primeiras companhias produtoras
americanas pelo fato de ter sido o estúdio onde D.W. Griffith começou a sua
carreira de diretor com o filme “Adventures of Dollie” (1908) e onde ele
permaneceu até 1913.
Na Biograph, Griffith formou uma equipe de atores que
incluía: Mary Pickford, Blanche Sweet, Lillian and Dorothy Gish, Mae Marsh,
Henry B. Walthalll e Robert Harron.
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