MAURÍCIO
DE SOUSA
1)
Mauricio Araújo de
Sousa (Santa Isabel, 27 de outubro de 1935) é um cartunista e empresário brasileiro.
4)
Filho de Antônio Mauricio de Sousa e de Petronilha Araújo de
Sousa.
5)
Mauricio de Sousa viveu num ambiente cercado de arte.
6)
Seu pai era poeta, compositor e pintor.
7)
Sua mãe poetisa.
8)
Sua casa sempre esteve cheia de livros, permitindo um
ambiente bastante cultural.
11)
Queria viver profissionalmente do desenho.
12)
Em 1954 começou a procurar emprego de desenhista em São Paulo, mas só conseguiu uma vaga de repórter policial na Folha da Manhã.
13)
Passou cinco anos escrevendo esse tipo de reportagem, que ilustrava com
desenhos bem aceitos pelos leitores.
16)
As tiras em quadrinhos com o
cãozinho Bidu e seu dono, Franjinha, deram origem ao
famoso menino de cabelos espetados Cebolinha.
17)
Atualmente Bidu, que é o animal de estimação de
Franjinha, participa tanto com seu dono como em historinhas em que é o astro
principal, dialogando com outros cães e até com pedras.
18)
Bidu é o símbolo da empresa de Mauricio, a Mauricio de Sousa
Produções.
19)
Na revistas Lostinho-Perdidinhos
nos Quadrinhos e no primeiro número da revista Saiba Mais, no entanto, é revelado
que a primeira criação de Mauricio foi um personagem super-herói chamado "Capitão Picolé".
20)
Junto dos desenhistas como Messias de Mello, Gedeone Malagola, Ely Barbosa, Júlio Shimamoto integrou a Associação de Desenhistas de São Paulo(ADESP).
22)
Com a instalação da Ditadura Militar, saiu da associação, alegando que estava ganhando
conotação política.
23)
Em 1963, Mauricio de Sousa cria junto com a jornalista Lenita Miranda
de Figueiredo, Tia Lenita, Na Folhinha
de S. Paulo.
24)
Sua personagem Mônica foi criada neste ano.
25)
Em 1987, passou a ilustrar o recém-criado suplemento infantil
d'O Estado de S. Paulo, o Estadinho,
que até hoje publica tiras da Turma da Mônica.
28)
Pai de dez filhos (Maurício Spada, Mônica, Magali,
Mariângela, Vanda, Valéria, Marina, Mauricio Takeda, Mauro Takeda e Marcelo
Pereira).
29)
Além de criar personagens baseados em seus amigos de
infância, Mauricio sempre criou personagens baseados em seus filhos, tais
como: Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha (inspirada
na Mariângela), Nimbus (em Mauro), Do Contra (em Mauricio
Takeda), Vanda, Valéria, Marcelinho e Dr. Spada.
30)
Os quadrinhos de Mauricio de Sousa têm fama internacional,
tendo sido adaptados para o cinema, para a televisão e para os Vídeo-games.
31)
Além de terem sido licenciados para comércio em uma série de
produtos com a marca das personagens.
32)
Há inclusive o parque temático da Turma da Mônica, o Parque da Mônica, localizado em São Paulo, que fechou em fevereiro de 2010.
33)
Já existiu também o Parque da Mônica de Curitiba, aberto em 1998 e fechado em 2000 e o do Rio de Janeiro, fechado no início de 2005.
34)
De 1970 — quando foi lançada a revista Mônica, com tiragem de 200 mil
exemplares — a 1986, as revistas de Mauricio foram publicadas na editora Abril.
35)
Em janeiro de 1987 foram publicadas pela editora Globo, em conjunto com
os estúdios Mauricio de Sousa.
36)
Após vinte anos de editora Globo, todos os títulos da Turma
da Mônica passaram, a partir de janeiro de 2007, para a multinacional Panini.
37)
A
Panini, detinha, na época, os
direitos das publicações dos super-heróis da Marvel e DC Comics.
38)
Panini Group, (Panini), é um grupo editorial italiano de produção
de história em quadrinhos(fumetti, mangás, etc. e vídeos animados, com
atuação centrada no mercado europeu e com filiais no Brasil, França, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Argentina e Hungria.
39)
Alguns de seus filhos que viraram personagens passaram a
trabalhar com Mauricio; Mônica é responsável pela divisão comercial de
alimentos e produtos licenciados.
41)
Em 2014 o escritor lança um livro da Turma da Mônica com
temática espírita, "Meu Pequeno
Evangelho", inspirado no livro O Evangelho Segundo
o Espiritismo, uma das cinco obras básicas do Espiritismo.
42)
Em 2 de maio de 2016 morre Mauricio Spada, seu filho de 44
anos.
43)
No dia 13 de maio de 2011, Mauricio tomou posse na Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira 24, que anteriormente era ocupada
pelo poeta Geraldo de Camargo Vidigal, tornando-se assim o primeiro quadrinista a ser
empossado por esta Academia.
44)
Mauricio criou vários universos de personagens. Assim como
a turma da Mônica, também é possível classificar esses universos como
"turmas" de alguma personagem.
45)
Turma da Mônica (1959) - a turma original de crianças protagonizada por Mônica e
seus amigos Cebolinha, Cascão e Magali numa cidade do interior de São Paulo.
46)
Turma do Chico Bento - uma turma de crianças vivendo num meio rural, típico de cidades
pequenas no interior do Brasil.
47)
Turma do Chico Bento - uma turma de crianças vivendo num meio rural, típico de cidades
pequenas no interior do Brasil.
48)
Turma
do Bidu - personagens são animais
de estimação (cachorros, gatos, etc.), com uso pesado de metalinguagem (Bidu constantemente se envolve em diálogos com o 'Desenhista' da
história).
49)
Turma
da Tina (1970) - adolescentes,
envolvidos com faculdade, paqueras, etc. Os quadrinhos originalmente eram
focados no cotidiano de Toneco e sua família, porém com o passar do tempo a
irmã Tina tornou-se a protagonista junta de seus amigos.
50)
Turma do
Penadinho (1964), Horácio (1963), Astronauta (1963), Os
Souza (1968), Turma do
Pelezinho (1976), Turma da
Mônica Jovem, Chico Bento
Moço (2013).
51)
Em
2008, a Turma da Mônica ganha uma versão adolescente em estilo mangá: Turma da Mônica Jovem pela Panini Comics.
52)
Após o sucesso imediato dos quadrinhos da Turma da Mônica na década de 70 logo foi
providenciada uma animação baseada nos personagens. No começo os personagens
apenas apareciam em comerciais da empresa Cica como garotos propaganda até o lançamento do
especial de televisão Feliz Natal
pra Todos de 1977.
Em 1982 foi lançado o primeiro longa-metragem
chamado As Aventuras da Turma da Mônica,
produzido pela Maurício de Sousa Produções em parceria com a Black&White&Color, que com o sucesso vieram outros
filmes em seguida como A Princesa
e o Robô (1983), As Novas Aventuras da Turma da Mônica (1986), Mônica e a
Sereia do Rio (1987), entre
vários outros dando início a uma série de animação.
53)
Na
década de 1980, Maurício presenciou a invasão no mercado brasileiro dos animes
japoneses e com isso acabou perdendo bastante de seu mercado, pois naquela
época ele ainda não tinha nenhum produto televisivo.
54)
Em
1986, Mauricio fundou o estúdio de animação "Black & White".
55)
Em
1987, foi criado um parque temático da Turma da Mônica denominado o Parque da
Mônica, que fica no Shopping Eldorado, na Capital de São Paulo, além de outro
em Curitiba e Rio de Janeiro.
56)
No ano de 1998, Mauricio de Sousa recebeu a medalha dos
Direitos Humanos, das mãos do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
57)
Atualmente, entre quadrinhos e tiras de jornais, as criações
do grande cartunista brasileiro chegam a cerca de 50 países, com 1 bilhão de
revistas publicadas, além de livros ilustrados, revistas de atividades, álbum
de figurinhas, livros em braile, CDs e livros tridimensionais.
58)
Além da Turma da Mônica, que é a principal, Mauricio de Sousa
também é responsável pela turma do Chico Bento, a turma do Bidu, da Tina, do
Pelezinho e do Piteco, dentre vários outros personagens.
59)
Mauricio de Sousa chegou a fazer ilustrações para os jornais
de Mogi das Cruzes.
60)
Nos anos seguintes, Mauricio criaria outras tiras de
jornal Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho e páginas tipo
tablóide para publicação semanal – Horácio, Raposão, Astronauta – que invadiram
dezenas de publicações durante 10 anos.
61)
Para a distribuição desse material, Mauricio criou um serviço
de redistribuição que atingiu mais de 200 jornais ao fim de uma década.
62)
Foi em 1970, quando Mônica foi lançada já com tiragem de 200
mil exemplares. Foi seguida, dois anos depois, pela revista Cebolinha e nos
anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e
outras.
63)
Durante esses anos todos, Mauricio desenvolveu um sistema de
trabalho em equipe que possibilitou, também, sua entrada no licenciamento de
produtos.
64)
Mas chegou a década de 80 e a invasão dos desenhos
animados japoneses. Mauricio ainda não tinha desenhos para televisão. E perdeu
mercados.
65)
As revistas vendem-se aos milhões, o licenciamento é o mais
poderoso do país e os estúdios se preparam para trabalhar com a televisão. A
par de um projeto educacional ambicioso, onde pretende-se levar a alfabetização
para mais de 10 milhões de crianças.
66)
A Turma da Mônica e todos os demais personagens criados por
Mauricio de Sousa estão aí, mais fortes do que nunca, com um tipo de mensagem
carinhosa, alegre, descontraída, dirigida às crianças e aos adultos de todo o
mundo que tenham alguns minutos para sorrir, felizes.
67)
Mauricio ganhou novamente uma revista para suas criações em
1970, pela editora Abril. A princípio com
o título de "Mônica e Sua Turma", vários dos personagens já criados
por Mauricio nas tirinhas de jornal passaram a aparecer nas revistas, formando
a hoje chamada Turma da Mônica.
68)
Os Estúdios Mauricio de Sousa surgiram a partir da necessidade da criação de
uma equipe de roteiristas para bancar a produção mensal de histórias completas
para as revistas e tiras de jornal, deixando de concentrar a produção nas mãos
de Mauricio. Novos projetos puderam então ser conduzidos, como os desenhos
animados, licenciamento de personagens e venda de quadrinhos para o exterior.
69)
Ao longo dos anos, outros personagens ganharam suas próprias
revistas, como Cascão (1982), Chico Bento (1982) e Magali (1989).
70)
Ao longo do tempo, a marca Turma da Mônica tem sido usada
para vender diversos produtos, de produtos de higiene a petiscos para animais,
passando por produtos alimentícios. O caso de maior sucesso é o do extrato de
tomate da Cica Elefante, com o Jotalhão.
71)
Outras mídias se fortaleceram ao longo dos anos e vieram
produtos como livros, brinquedos, discos, CD-ROMs, jogos eletrônicos, entre outros.
72)
Nos anos 1970 e 1980, a propaganda de televisão desse extrato de
Tomate, protagonizada por Mônica e Jotalhão ficou muito famosa, especialmente
pelo tema musical: "Ô Mônica, abrace o elefante…" Sua repercussão
ajudou os estúdios a investirem em animação e licenciamento de personagens,
tornando a Turma da Mônica uma potência de entretenimento genuinamente
brasileira.
73)
Em 2015, a Turma da Mônica era usada por quase 3 mil produtos
de mais de 150 empresas.
74)
A turma da Mônica tem gibis e outros produtos licenciados em
40 países e com 14 idiomas.
75)
Algumas revistas de personagens são publicadas em outros
países desde os anos 1980, Monica's
Gang ou Monica and
Friends em países de língua inglesa, Fratz & Freunde na Alemanha, La banda di Monica na Itália, Monika dan kawan kawan na Indonésia, Mónica y su Pandilla ou Mónica y sus Amigos nos países
de língua espanhola, entre outros.
76)
A série Turma
da Mônica tem uma extensa quantidade de personagens principais e
secundários. Tem como principais protagonistas Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento, sendo que cada um
tem a sua própria revista em quadrinhos.
77)
A maioria das histórias se concentra na vida cotidiana dos
personagens principais e, ocasionalmente, sobre os personagens secundários; o
estilo humorístico da série normalmente é caracterizado por vários tipos de
repetições, alusões, apelos ao nonsense, paranomásias, sarcasmo e metalinguagem.
78)
As histórias com Mônica e Cebolinha giram em torno do eterno
conflito entre os dois. Cebolinha é um causador de problemas e valentão que
sempre tenta repreender Mônica ou roubar seu coelhinho de pelúcia, chamado de Sansão,
para dar nós em suas orelhas (geralmente tendo Cascão ou outro menino como
cúmplice), sendo que Mônica sempre se vinga ao bater neles com seu coelhinho de
pelúcia, muitas vezes deixando-os machucados e com olhos roxos.
79)
As histórias sobre Cascão geralmente se concentram em sua
propensão para a sujeira e bagunça e seu medo de água, sem nunca ter tomado
um banho na vida, e sendo
constantemente ameaçada por vilões (sendo muitos, membros de uma organização
secreta chamada S.U.J.O.C.A) ou seus amigos para tomar uma ducha.
80)
Mônica é uma menina de sete anos que vive no Bairro do
Limoeiro, local fictício que serve de cenário para a maioria das histórias que
protagoniza. Ela vive com sua mãe Luísa Fernandes, uma dona de casa, e seu pai
Sousa, que trabalha em uma companhia de negócios e tem sua aparência baseada no
Mauricio de Sousa real. Quando foi criada, Mônica era irmã do personagem Zé Luis, mas na continuidade atual aboliu-se tal parentesco.
Ela também tem um cachorro de estimação chamado Monicão, que divide diversas
características físicas e comportamentais com sua dona. Monicão foi um presente
de seus amigos Cebolinha e Cascão, numa tentativa
frustrada de zombar da menina.
81)
Magali tem sete anos de idade. Sua característica principal é
seu apetite voraz. Ela come de tudo, normalmente em alta velocidade, e sente
fome o tempo todo. Apesar disso, é vista como magricela pelos amigos e nunca
engorda. Sua comida favorita é melancia - um traço que
também foi inspirado pela filha de Mauricio.
82)
O gato de estimação da Magali, da raça angorá. Ele é mimoso como a
dona, embora não tenha o mesmo apetite.
83)
Dona Lili, é a Mãe de Magali. Reprova o apetite
exagerado da filha e constantemente reclama da quantidade de comida que precisa
fazer para satisfazê-la.
84)
Cebolinha é um personagem de histórias em quadrinhos e tirinhas, criado em 1960 por Mauricio de Sousa. Sempre à procura de um
jeito de pegar o coelhinho de sua amiga Mônica, o Sansão.
85)
Cebolinha foi baseado em um dos amigos de infância de
Maurício de Sousa, quando Maurício vivia em Mogi das Cruzes, e teria
apelidado o amigo de "Cebolinha" por causa de seus cabelos espetados.
86)
Cinegibis são
filmes da turma da Mônica que duram cerca de uma
hora, e são a união de algumas histórias adaptadas para a animação.
87)
Alguns
dubladore da Turma da Mônica: Marli Bortoletto - Mônica,
Angélica Santos - Cebolinha, Paulo Cavalgante - Cascão,
Maurício de Sousa - Bidu, Rodrigo Andreatto - Franjinha.
88)
O cartunista participou da criação da 'Folhinha', onde
aperfeiçoou sua Turma da Mônica.
89)
É o primeiro quadrinista do mundo a entrar para uma Academia
de Letras.
90)
Mauricio de Sousa era amigo de Osamu Tezuka. Os
dois mantinham contato permanente e se viam de vez em quando. Eles
tinham um projeto em que os personagens de ambos se misturavam
em uma só história; mas, com a morte de Osamu Tezuka, em 1989, o projeto foi
interrompido. Em homenagem, Mauricio criou um desenho em que seus
personagens consolam alguns dos personagens de Tezuka.
91)
Quando ainda era repórter policial, Mauricio diz que não
conseguia ver sangue, por isso pedia para que o fotógrafo que trabalhava
com ele se aproximar do local do crime e descrever a cena para
ele.
92)
O irmão de Mauricio, Marcio de Sousa, ajudou a desenhar
o Louco e criou o Capitão Feio. Ele morreu em 2011.
93)
Ainda com 14 anos, Mauricio cria uma espécie de Zootropo, ou
“cineminha”, como ele chamou. Na verdade, trata-se de um tipo rudimentar de
animação, com os quadros se movimentando e dando a impressão de movimentação.
Era uma história sobre um personagem chamado Pedro Malazarte.
94)
Dá pra dizer que o início dos anos 60 foi de uma explosão
criativa para Mauricio. Depois de Bidu e Franjinha, ele criou o Piteco, Horácio
e Anjinho – todos famosos e publicados até hoje.
95)
Com a necessidade de agora produzir três tiras diferentes por
dia, o quadrinista, com 25 anos, resolve então montar uma equipe. Só que não
existia uma sede: ficava todo mundo no apartamento do Mauricio, na Alameda
Glete, em São Paulo – e pertinho da Folha. Em meados da década de 60, a equipe
já era de umas quase OITO pessoas.
96)
Antes da Turma da Mônica sequer pensar em existir, Mauricio
fechou com a Editora Continental a publicação de sua primeira revista,
estrelado pelo Bidu. Era tudo muito simples, meio mambembe. A revista durou
apenas 8 edições, entre 1960 e 1961, e hoje é raríssima. O Mauricio ficou sem
ter um exemplar para chamar de seu por décadas, até ganhar um de um
colecionador.
97)
Uma das marcas registradas da
Mônica é o seu coelho azul, o Sansão. Ele também foi criado com base no mundo
real: a Mônica verdadeira não largava um coelho de pelúcia, que era amarelo.
Numa das primeiras histórias, para justificar a superforça da personagem, o
quadrinista colocou um TIJOLO dentro do Sansão.
98)
Há alguns anos, foi lançada uma
versão de pelúcia real do “coelho verdadeiro”, amarelo. Uma versão muito mais
mauriciodesousada, já que o original é assustadoramente horrível. Coisas da
época, mas...
99)
Se você reparar bem, Franjinha,
Cebolinha e os personagens criados primeiro usavam sapatos. Já na fase de
criação da Mônica e da Magali, não. O que aconteceu é que, antes, Mauricio
tinha mais tempo para finalizar melhor seus desenhos. Com o aumento da demanda
de trabalho veio a necessidade de ser prático, então os personagens que foram
surgindo foram perdendo detalhes – e os antigos continuaram como eram, para
manter uma coesão. Depois, quando o estúdio cresceu, Mauricio resolveu manter
os pés de cada um dos personagens como eles eram quando se tornaram famosos. É
por esse motivo também que o Chico Bento tem DEDOS nos pés descalços.
100)
Em
1963 o homem ainda tentava chegar na Lua, mas um brasileiro já tinha feito
isso: o Astronauta, mais uma criação do Mauricio. No ano
seguinte, inspirado pelo movimento hippie, o quadrinista também criou o Rolo e
a Tina.
Comentários
Postar um comentário