2001, UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO

 1)      2001 - Uma Odisseia no Espaço é um filme anglo-americano de 1968 dirigido e produzido por Stanley Kubrick, co-escrito por Kubrick e Arthur C. Clarkee baseado no livro homônimo do próprio Arthur.

2)      Sua estreia foi na Inglaterra em 2 de abril de 1968, nos Estados Unidos em 2 de abril de 1968 e no Brasil em 29 de abril de 1968.


3)      O filme é memorável por sua trilha sonora, resultado da associação feita por Kubrick entre o movimento de satélites e os dançarinos de valsas, o que o levou a usar a valsa Danúbio Azul, de Johann Strauss II, e o famoso poema sinfônico de Richard StraussAlso sprach Zarathustra, para mostrar a evolução filosófica do Homem, teorizado no trabalho de Friedrich Nietzsche de mesmo nome.
4)       2001: A Space Odyssey é atualmente reconhecido pela crítica e pelo público como um dos maiores e mais influentes filmes já feitos.
5)      Foi indicado a quatro Oscars nas categorias melhor diretormelhor direção de artemelhores efeitos visuais e melhor roteiro original.
6)      Foi indicado na categoria de melhor roteiro original, apesar de ser adaptado do livro homônimo de Arthur C. Clarke.

7)      Recebeu um Óscar de Efeitos Visiais.  
8)       Em 1991, foi considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante" pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para ser preservado no National Film Registry.
9)      No começo, Kubrick e Clarke se referiam ao projeto como How the Solar System Was Won, uma homenagem ao filme de 1962 How the West Was Won
10)  Entretanto, Kubrick decidiu anunciar o projeto, em uma coletiva de imprensa no dia 23 de fevereiro de 1965, como Journey Beyond the Stars. "Outros títulos que tivemos e falharam foram Universe, Tunnel to the Stars e Planet.

11)  De acordo com Arthur C. Clarke , Stanley Kubrick queria obter uma apólice de seguro da Lloyds of London para se proteger contra perdas no caso em que a inteligência extraterrestre fosse descoberta antes do lançamento do filme. A Seguradora Lloyds recusou. Lloyds of London perdeu uma boa grana.
12)  A idéia inicial para o dispositivo que se tornaria o monólito preto envolveu uma tela transparente, que mostrava os como usar objetos como ferramentas e armas. Arthur C. Clarke mais tarde descartou essa ideia como "muito ingênuo". Além disso, o computador HAL 9000
começou como um robô móvel, mas como Clarke temia que essa visão da inteligência artificial se tornaria irremediavelmente desatualizada nas próximas décadas, o omnipresente olho vermelho foi concebido.
13)  O filme não foi um sucesso financeiro durante as primeiras semanas de sua estreia. MGM já estava planejando retirá-lo dos cinemas, quando foi persuadido por vários donos de teatro a continuar mostrando o filme. Muitos proprietários haviam observado um número crescente de jovens que participaram do filme, que estavam especialmente entusiasmados em observar a sequência "Star Gate" sob a influência de drogas psicotrópicas. Isso ajudou o filme a se tornar um sucesso financeiro no final, apesar das muitas reações negativas que recebeu no início.

14)  Não há diálogo nos primeiros 25 minutos do filme (terminando quando uma aeromoça fala às 25:38), nem nos últimos 23 minutos (excluindo os créditos finais). Com estas duas longas secções e outras mais curtas, existem cerca de 88 minutos sem diálogo no filme.
15)  De acordo com Douglas Trumbull , o tiro total de filmagem foi cerca de 200 vezes o comprimento final do filme.
16)  De acordo com Katharina Kubrick , Stanley Kubrick forneceu a respiração ouvida nos trajes espaciais.
17)  O último filme sobre homens na lua antes de Neil Armstrong e Buzz Aldrin andaram lá na vida real. Mais de 40 anos depois, ainda existem teóricos da conspiração que insistem que isso não é uma coincidência, alegando que todas as filmagens da viagem de Armstrong foram um filme dirigido por Stanley Kubrick usando cenas sobrantes e adereços deste filme.
18)  Stanley Kubrick trabalhou por vários meses com técnicos de efeitos para criar um efeito convincente para a caneta flutuante na seqüência do ônibus. Depois de tentar muitas técnicas diferentes, sem sucesso, Kubrick decidiu simplesmente usar uma caneta que foi aderida (usando a fita de dupla face recentemente inventada) em uma folha de vidro e suspensa na frente da câmera. Na verdade, o comandante do transporte pode ser visto para "puxar" a caneta do copo quando ela se apoderar dela.

19)  O filme teve 13 indicações ao Oscar.
20)  Stanley Kubrick cortou 19 minutos do tempo original de filmagem de 158 minutos após sua estréia em Nova York, principalmente para acelerar o ritmo.
21)  Frank Miller , que interpreta a voz de controle da missão, era um membro da Força Aérea dos EUA na realidade e um verdadeiro controlador de missão. Ele foi contratado porque sua voz era a mais autêntica que os produtores pudessem encontrar pelo papel.Inexperiente e nervoso, ele não conseguiu evitar tocar seu pé durante as sessões de gravação, e o som de toque repetidamente surgiu nas faixas de áudio; Stanley Kubrickdobrou uma toalha, colocou-a sob os pés de Miller e disse-lhe para tocar o conteúdo de seu coração.


22)  Toda a seção de centrífuga da nave Discovery foi construída como um único conjunto. Foi projetado para girar para tiros, como a seqüência em que Frank foi trotar para que o ator permanecesse no fundo.
23)  Depois de ver um documentário chamado To the Moon and Beyond (não listado na IMDb) na Feira Mundial de Nova York de 1964, Stanley Kubrick contratou um dos seus técnicos de efeitos especiais, Douglas Trumbull , para trabalhar neste filme. A Trumbull desenvolveu um processo chamado de fotografia Slitscan para criar imagens silvestres e caleidoscópicas de experiências de Bowman passando pelo Stargate. Isso envolveu mover a câmera rapidamente após diferentes peças de obras de arte iluminadas, com o obturador da câmera aberto para permitir um efeito de raia. O efeito geral deu ao público a sensação de mergulhar no infinito. Trumbull foi mais tarde contratado pela ABC para produzir a famosa sequência de abertura para o ABC "Movie of the Week" usando a mesma técnica slitscan usada para 2001.

24)  O sol e a lua crescente alinhados um com o outro (na abertura) era um símbolo do zoroastrismo, uma antiga religião persa que precedia o budismo e o cristianismo e baseava-se nos ensinamentos do profeta Zoroastro (também conhecido como Zaratustra).Este alinhamento particular simbolizava a luta eterna entre a luz ea escuridão. De forma apropriada, o famoso "2001: A Space Odyssey Theme" é de "Também Sprach Zarathustra" (Assim falou Zarathustra), o poema sinfônico de Richard Strauss , baseado em um livro de Friedrich Nietzsche , que continha sua famosa declaração "Deus está morto ". Pode-se assumir, dado os métodos de trabalho de Stanley Kubrick , que nada disso foi acidental.

25)  O principal conjunto Discovery foi construído pelo fabricante de aeronaves Vickers-Armstrong dentro de um tambor de 12m-x-2m projetado para girar a 5 km / h. Custa US $ 750.000.
26)  A banda de rock psicodélico inglês Pink Floyd estava em um ponto abordado para tocar música para o filme. No entanto, eles recusaram devido a outros compromissos. No entanto, eles mantêm uma conexão com o filme: muito parecido com The Wizard of Oz(1939) e "Dark Side of the Moon", diz-se que a música de Pink Floyd "Echoes" do álbum "Meddle" pode ser perfeitamente sincronizada com O segmento "Jupiter & Beyond the Infinite" do filme. 
27)  No início, as paisagens africanas pré-históricas são apenas fotografias, e não clipes reais.
28)  Em homenagem ao livro e ao filme, a NASA nomeou um Mars orbiter: 2001 Mars Odyssey. Esta não foi a primeira vez que a NASA teve uma conotação com o filme; O indicativo do módulo de comando Apollo 13 foi Odyssey durante a missão mal definida.

29)  Poole ( Gary Lockwood ) foi filmado usando um capacete na ponte do Discovery porque Stanley Kubrick inicialmente tinha dúvidas sobre a possibilidade científica de sobrevivência de uma pessoa por um instante no vácuo; No entanto, os dados publicados no momento indicaram que essa sobrevivência era realmente possível, o que permitiu que a seqüência de reentrada do Air Lock de emergência fosse filmada e que as cenas fossem filmadas pelos astronautas sem seus capacetes.


30)  Stanley Kubrick teve várias toneladas de areia importada, lavada e pintada para as cenas da superfície da lua.

31)   A posição de xadrez e os movimentos que vemos são de um jogo jogado em 1910 em Hamburgo, Alemanha, entre dois jogadores indistintos chamados Roesch e Schlage. O computador afirma que a posição final é um Xeque em dois movimento.
32)  Stanley Kubrick mostrou o filme para os críticos, mas rapidamente se arrependeu de fazê-lo. Entre as revisões principalmente indiferentes e desfavoráveis, como observado no documentário 2001: The Making of a Myth (2001), foram: "Em algum lugar entre hipnótico e imensamente aborrecido" - The New York Times; "Um filme monumentalmente sem imaginação" - Harpers; "Space Odyssey falha mais gloriosamente" - Newsday; E "Grande, belo, mas épico scifi épico. Objeto importante da fotografia soberba para um enredo confuso e de longo desenrolar." - Variedade.

33)  Keir Dullea (Dave Bowman) e Douglas Rain (HAL 9000) foram os únicos atores a retomar seus papéis em 2010 (1984).
34)  O filme era originalmente para terminar tal como tinha no livro, com Bowman descobrindo o terceiro monólito na lua Japetus de Saturno. Esta idéia foi desfeita, no entanto, porque a equipe de efeitos especiais não pôde fazer anéis de aparência convincente em torno de Saturno. O artista de efeitos Douglas Trumbull finalmente aperfeiçoou uma técnica para fazer os anéis após a conclusão da produção e usou os anéis de Saturno com grande efeito em sua estréia como diretor, Silent Running (1972).

35)  HAL 9000 nunca disse, "Bom dia, Dave", apesar desta fala ser uma das suas citações mais reconhecidas.
36)  Algumas das seqüências africanas "Dawn of Man" usaram os sons de gatos selvagens, gorilas e chimpanzés originalmente gravados para o filme MGM Mogambo (1953). Os sons eram autênticos e realmente gravados em locais em toda a África durante a fabricação de "Mogambo" enquanto ele estava sendo filmado no local lá.
37)  A trilha sonora inclui citações de quatro peças de György Ligeti ("Aventuras", "Requiem", "Atmosphères" e "Lux Aeterna"). A música foi usada sem a permissão de Ligeti, e ele não descobriu nada até assistir à estréia do filme em Viena.
38)  A frase "Até a próxima quarta-feira" é ouvida pela primeira vez durante a cena em que Poole recebe cumprimentos de aniversário de seus pais. A frase se tornaria uma marca registrada do diretor John Landis , que iria usá-lo em muitos de seus filmes.

39)  O talheres usado na estação e no Discovery foi projetado pelo renomado arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen em 1957 e ainda está disponível para venda 50 anos após a primeira produção.
40)  A "Blue Danube Waltz" não era a primeira peça de música clássica destinada à sequência da estação espacial. Stanley Kubrick originalmente definiu a seqüência para o Scherzo do "Sonho da Noite de Midsummer" de Felix Mendelssohn-Bartholdy . O amigo de Kubrick apresentou-o às valsas de Johann Strauss durante a fase de edição deste filme, e ele reeditou a sequência para The Blue Danube para a versão final do filme.
41)  Embora, HAL9000 seja retratado no filme como um jogador de xadrez especializado, o computador no set real foi um jogador de xadrez muito fraco. Isso causou muita diversão para Stanley Kubrick , ele mesmo um jogador experiente, que venceria o autômato primitivo, e chamou isso de "pisswit bumbling".
42)  Frank Poole e Dave Bowman observam-se numa entrevista à televisão em "BBC 12". Esta foi uma peça sobre o fato de que, no momento da produção, havia apenas canais BBC 1 e 2. O apresentador nesta cena é Kenneth Kendall , o primeiro apresentador de notícias visto na TV britânica em 1955.
43)  O texto completo das instruções Zero Gravity Toilet: PASSAGEIROS ZERO GRAVITY TOALETE SÃO AVISADOS PARA LEITAR AS INSTRUÇÕES ANTES DE UTILIZAR - 1. O banheiro é do tipo padrão de gravidade zero. Dependendo dos requisitos, o Sistema A e / ou o Sistema B podem ser usados, cujos detalhes estão claramente marcados no compartimento do banheiro. Ao operar o Sistema A, a alavanca de pressão e um eliminador de dalerro de plástico serão distribuídos através da ranhura imediatamente embaixo. Quando você apertou o lábio adesivo, conecte a conexão marcada pela grande mangueira de saída "X". Torça o anel colorido prateado uma polegada abaixo do ponto de conexão até sentir o bloqueio. - 2. O banheiro já está pronto para uso. O limpador Sonovac é ativado pelo pequeno interruptor no lábio. Ao se proteger, torça o anel de volta à sua condição inicial, de modo que as duas linhas de laranja se encontrem. Desconectar.Coloque o eliminador do dalerron no receptáculo de vácuo na parte traseira. Ative pressionando o botão azul. - 3. Os controles para o Sistema B estão localizados na parede oposta. O interruptor de liberação vermelho coloca o uroliminator na posição; Pode ser ajustado manualmente para cima ou para baixo pressionando o botão de liberação manual azul. A abertura é auto-ajustável. Para proteger após o uso, pressione o botão verde que simultaneamente ativa o evaporador e retorna o uroliminator para a posição de armazenamento. - 4. Você pode sair do lavatório se a luz de saída verde estiver sobre a porta. Se a luz vermelha estiver iluminada, uma das instalações do banheiro não está devidamente segura. Pressione o botão de chamada "Stewardess" no lado direito da porta. Ela irá proteger todas as instalações do painel de controle lá fora. Quando a luz de saída verde continua, você pode abrir a porta e sair. Por favor, feche a porta atrás de você. - 5. Para usar o Sonoshower, primeiro despi-se e coloque todas as suas roupas no suporte de roupas. Coloque os chinelos de velcro localizados no armário imediatamente abaixo. Entre no chuveiro. No painel de controle em sua parte superior direita, ao entrar, você verá um botão "Shower seal". Pressione para ativar. Uma luz verde será então iluminada imediatamente abaixo. No botão de intensidade, selecione a configuração desejada. Agora, pressione a alavanca de ativação Sonovac. Bathe normalmente. - 6. O Sonovac irá automaticamente desligar após três minutos, a menos que você ative o interruptor de deslocamento manual "Desligado manualmente", rodando-o. Quando estiver pronto para sair, pressione o botão de liberação azul "Shower seal". A porta se abrirá e você pode sair. Remova os chinelos de velcro e coloque-os em seu recipiente. - 7. Se a luz vermelha acima deste painel estiver acesa, o banheiro está em uso. Quando a luz verde estiver iluminada, você pode entrar. 

No entanto, você deve seguir cuidadosamente todas as instruções ao usar as instalações durante o vôo de costa (Zero G). No interior há três instalações: (1) o Sonowasher, (2) o Sonoshower, (3) o banheiro. Todos os três são projetados para ser usados ​​em condições sem peso. Observe a seqüência de operações para cada instalação individual. - 8. Dois modos para Sonowashing seu rosto e mãos estão disponíveis, o modo "toalha úmida" e o modo de limpeza ultra-sônica "Sonovac".Você pode selecionar qualquer modo movendo a alavanca apropriada para a posição "Ativar". Se você escolher o modo "toalha úmida", pressione o botão amarelo indicado e retire o item. Quando terminar, descarte a toalha no dispensador de vácuo, segurando a alavanca indicada na posição "ativa" até que a luz verde continue ... mostrando que os rolos passaram a toalha completamente para o dispensador. Se desejar uma toalha adicional, pressione o botão amarelo e repita o ciclo. - 9. Se você preferir o modo de limpeza ultra-som "Sonovac", pressione o botão azul indicado. Quando os painéis gêmeos abrirem, puxe para a frente pelos anéis A & B. Para limpar as mãos, use nesta posição.Ajuste o temporizador para as posições 10, 20, 30 ou 40 ... indicativo do número de segundos necessário. O botão para a esquerda, logo abaixo da luz azul, tem três configurações, baixa, média ou alta. Para uso normal, sugere-se a configuração média. - 10. Depois que estas configurações foram feitas, você pode ativar o dispositivo ao mudar para a posição "ON", o interruptor vermelho claramente marcado. Se durante a operação de lavagem, você deseja alterar as configurações, coloque o interruptor de deslocamento manual "off" na posição "OFF". Agora você pode fazer a mudança e repetir o ciclo.


44)  Marvin Minsky , um dos pioneiros das redes neurais que também foi um conselheiro dos cineastas, foi quase morto por uma chave de fenda no set.
45)  No filme, os dois astronautas são mostrados do lado durante a observação de HAL de sua conversa secreta. A maioria dos especialistas concorda que ler lábios do lado é muito difícil, mas não totalmente impossível. Depende também de estar em proximidade, ver pistas faciais e ter conhecimento prévio do assunto da conversa.
46)  Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke gastaram um enorme esforço em tornar tudo tão realista quanto possível. O equipamento de movimentação de terra visto na Lua realmente funcionaria na Lua real.

47)  Cada letra de "HAL" antecede "IBM". O escritor Arthur C. Clarke afirmou que isso não era intencional, e se ele tivesse notado com antecedência, ele teria mudado. HAL significa Heuristic Algorithmic Computer. Os posicionamentos dos produtos da IBM também aparecem no filme, incluindo os painéis do computador no plano espacial que cai com a estação espacial, o painel de controle do antebraço no traje espacial de Dave e as visualizações portáteis nas quais Dave e Frank assistem "The World Tonight".
48)  Embora todos os anúncios, bem como o álbum da trilha sonora e os créditos de fechamento do filme, alegaram que o filme foi lançado no Cinerama, não foi filmado no processo Cinerama (três filmes sincronizados que seriam mostrados por três projetores sincronizados em um enorme, curvo tela). Todos os filmes de Cinerama de 1963 foram fotografados por uma câmera em filme de 65mm com uma lente anamórfica especial que então projetaria uma imagem explodida na tela curvada. Este filme inicialmente fez uma bilheteria tão ruim que a MGM realmente considerou tirá-la do lançamento do Cinerama após a conclusão de uma corrida de 30 dias. Os expositores começaram a relatar que as audiências não só estavam aumentando, mas observou-se que alguns membros da audiência passaram a ver o filme várias vezes. Eventualmente, tornou-se um dos maiores sucessos da MGM, mas foi o único filme a ser retirado dos locais de Cinerama enquanto ainda estava fazendo um bom lucro. A MGM estava ansiosa para lançar sua produção completa Ice Station Zebra (1968).

49)  A única cena do filme não filmado no estúdio foi a seqüência de "caveira" em que Moonwatcher percebe que ele pode usar um osso como arma. Isso foi filmado em um campo a poucas centenas de metros do estúdio em uma pequena plataforma. Isso permitiu uma tomada de baixo ângulo com uma vasta extensão de céu no fundo, embora também exigisse uma parada no tiroteio sempre que um avião voava sobre a cabeça. Eles quase ficaram sem crânios de animais quando Stanley Kubrick pegou após tomar. O tiro final da seqüência foi finalmente alcançado quando Kubrick voltou ao estúdio jogando ossos no ar e filmando seu vôo com uma câmera de mão.
50)  Para criar a maquiagem facial, os técnicos primeiro fizeram uma subestrutura de caveira de plástico com um maxilar com dobradiça. Depois de fazer moldes dos rostos dos atores, os homens de maquiagem aplicaram a pele de borracha em seus rostos e adicionaram cabelo uma porra por vez, como se estivessem fazendo uma peruca. Os movimentos do lábio foram alcançados usando dentes e línguas falsas para ocultar a boca real dos atores. Isso liberou os atores para usar suas línguas para operar controles remotos que moviam os lábios. Somente os olhos dos atores eram visíveis, e as máscaras eram feitas diretamente para os olhos.
51)  As naves espaciais do filme eram modelos feitos de madeira, fibra de vidro, plexiglas, aço, latão e alumínio. Os detalhes finos que mudariam para sempre o aspecto do espaço na tela foram criados com revestimento de plástico formador de calor, folha de metal flexível, tubos de arame e milhares de peças minúsculas tiradas de centenas de kits de modelos de plástico - tudo de carros de estrada de ferro e battleship Para aviões e nave espacial Gemini - comprados em uma feira européia de brinquedos. Os detalhes finos permitiram que as câmeras se aproximassem o mais possível dos modelos sem perda de credibilidade.
52)  Os sacos de transporte pertencentes aos cientistas espaciais russos com quem o Dr. Floyd compartilha uma bebida são marcados como "Aeroflot" (em cirílico), a companhia aérea nacional russa.
53)  A decisão de Stanley Kubrick de usar música clássica para sua partitura custaria-lhe um processo. O compositor contemporâneo György Ligeti processou o uso não autorizado de sua música e o corte de sua peça "Aventuras".
54)  Floyd e todos os outros na Lua caminham completamente normalmente. Os desembarques de Apollo revelaram mais tarde que uma marcha loping era necessária na gravidade 1/6 da Lua.
55)  Apesar de seu trabalho ganhar um BAFTA para a Melhor Cinematografia, Geoffrey Unsworth não aproveitou a experiência de trabalhar com Stanley Kubrick (como vários cinegrafistas antes dele). Ele disse a seu colega de cinema Oswald Morris (que havia fimado Lolita (1962)) que sentiu que não tinha nenhuma entrada criativa real no filme devido ao controle intransigente de Kubrick de todos os aspectos do filme. 
56)  O filme tem muitas instâncias de posicionamento de produtos para a IBM. Os mais aparentes são os painéis do computador no plano espacial que encaminha com a estação espacial, o painel de controle do antebraço no traje espacial de Dave e as telas de visualização portáteis nas quais Dave e Frank assistem "The World Tonight".
57)  A representação do filme da paisagem lunar deve muito ao terreno montanhoso e escarpado que era comum na ficção científica antes dos desembarques da Apollo. No entanto, o filme é surpreendentemente preciso, dado que a produção antecedeu até mesmo as sondas Surveyor, e muito menos a exploração tripulada.
58)  As cenas excluídas incluem detalhes sobre a vida diária em Discovery, caminhadas espaciais adicionais, o astronauta Bowman que recupera uma peça sobressalente de um corredor octogonal, uma série de cortes da sequência de assassinatos de Poole, incluindo toda a preparação da caminhada espacial e disparos de HAL, desligando o contato de rádio com Poole - explicando a resposta de HAL de que o rádio está "ainda morto" quando Bowman lhe pergunta se o contato de rádio foi feito - e, notavelmente, um close-up de Bowman pegando um chinelo durante sua caminhada na sala alienígena; A chinela ainda pode ser vista atrás dele no que seria o próximo tiro na sequência.
59)  Os atores contratados para atuar na seqüência "Dawn of Man" eram na maioria mímicos e dançarinos, embora também usassem dois chimpanzés do bebê como filhos da tribo. Eles escolheram atores com braços magros e pernas e ancas estreitas para que a pele adicionada para fazê-los parecer australopithecinas não pareceria muito volumosa. O medo de Stanley Kubrick era que a pele do corpo poderia fazê-los parecer atores em ternos de gorila de filme B
60)   Em Chicago, um grupo de hippies foi ao filme várias vezes, sentado na primeira fila até o intervalo. Então, eles se moveriam para o chão na frente da tela para assistir o passeio final da estrela do ponto mais próximo possível.
61)  A MGM fez uma propaganda de quatro páginas no New York Times, Los Angeles Times e Washington Star para lançar sua campanha publicitária para o filme em 25 de fevereiro de 1968.
62)  Um dos únicos filmes MGM em que Leo the Lion não rugiu no início.
63)  Em uma entrevista com Joseph Gelmis em 1969, Kubrick afirmou que HAL "teve uma crise emocional aguda porque não podia aceitar evidências de sua própria falibilidade".
64)  Para criar o passeio espacial no clímax do filme, Douglas Trumbull combinou imagens aéreas de Monument Valley, Utah, disparou através de filtros coloridos, com outros tiros aéreos originalmente feitos para Dr. Strangelove de Stanley Kubrick ou: Como eu aprendi a parar de me preocupar e amar A bomba (1964). Ele também inventou um efeito de varredura dividida ao manter o obturador da câmera aberto para expor um único quadro de filme enquanto movia a fonte de luz para a câmera para criar padrões de luz fantástica.
65)  A maioria das tomadas foram feitas durante jornadas de dez a 12 horas. Embora a tripulação fosse grande, o único som audível no estúdio durante cada tomada era o som dos motores da câmera Panavision e o som dos motores movendo os navios. Um técnico comparou isso com a condução de um tanque.
66)  Os quatro atos do filme, em ordem seqüencial, são assim denominados: "Amanhecer do homem", "TMA-1", "Missão de Júpiter" e "Júpiter e além do infinito". "TMA-1" é o único ato sem o seu título sobreposto no filme.
67)  Para tiros das naves espaciais que mostram que as pessoas se deslocam pelas janelas dos navios, os técnicos fotografaram extras em movimento, depois os projetaram nas janelas com projetores de 16mm. Isso levou a um erro no filme. Os tiros exteriores do navio que levam o Dr. Floyd à Lua mostram outros passageiros a bordo, mas os interiores revelam que ele está sozinho.
68)  O filme inspirou a descoberta de 1969 de David Bowie , "Space Oddity" (daí o título), que foi escrito sobre um astronauta encalhado no espaço.
69)  O animal usado na sequência "Dawn of Man", aquele que se parece com um porco preto com um tronco, é uma anta.
70)  Stanley Kubrick contratou uma empresa que fez membros artificiais para produzir uma mão de macaco longo e de mão escura para ser operada por controles remotos colocados dentro dos braços do traje. Quando isso não pareceu convincente, foi abandonado a grande despesa.
Este foi o primeiro filme a fazer uso extensivo da projeção frontal para fornecer fundos contra os quais os atores trabalharam. Usando grandes transparências, a equipe projetou a paisagem africana no set para a sequência "Dawn of Man". A mesma técnica foi utilizada para as cenas da pousada lunar.
71)  A filha de Floyd ( Vivian Kubrick ) tem um sotaque britânico (além da palavra "festa", que ela pronuncia "parrdy"). Isso reflete o fato de Stanley Kubrick e sua família terem vivido na Grã-Bretanha desde 1961, quando Vivian tinha um ano de idade.
72)  Em entrevistas no momento do lançamento do filme, Stanley Kubrick disse que o sinal "Zero Gravity Toilet" foi a única piada intencional em "2001."
73)  Demorou Stanley Kubrick e seus meses de tripulação para descobrir como fazer a caneta flutuar durante a viagem à Lua. Eles não podiam chegar com um fio bem o suficiente para não aparecer no filme. Finalmente, eles gravaram a caneta para um prato de vidro na frente da câmera. Se você olhar de perto, quando a aeromoça o arrumar fora do ar, você pode realmente vê-la tirando da placa.
74)  Stanley Kubrick envolveu-se em todos os aspectos da produção, mesmo escolhendo o tecido para os trajes de seus atores e selecionando peças notáveis ​​de mobiliário contemporâneo para uso no filme.
75)  Acredita-se que o documentário Doroga k zvezdam (1958) tenha influenciado significativamente a técnica de Stanley Kubrick , particularmente em sua descrição precisa de ingravidez e uma estação espacial rotativa. Enciclopédia Astronáutica descreve algumas cenas a partir de 2001 como uma "duplicação de tiro por tiro" da Estrada às Estrelas ". Comparações específicas de tiros dos dois filmes foram analisadas pelo cineasta Alessandro Cima . Um artigo de 1994 no American Cinematographer diz: "Quando Stanley Kubrick fez 2001: uma Odisséia no Espaço em 1968, ele afirmou ter sido o primeiro a voar atores / astronautas em fios com a câmera no chão, disparando verticalmente enquanto o corpo do ator cobriu os fios ", Mas observa que Klushantsev o havia precedido nisso.
76)  A cena a bordo da nave espacial levando o Dr. Floyd para a lua em que o comissário de bordo atravessa o lado do interior da Nave e parece estar de cabeça para baixo foi filmado com uma câmera estacionada aparafusada a um conjunto de sala que girou, então a atriz era Sempre no fundo, mas era ela, não o conjunto, que parecia mudar de posição. A técnica foi inventada pelo comediante de filme silencioso Buster Keaton para a cena final de seu filme "The Navigator" de 1924, no qual ele e sua namorada (Kathryn McGuire) são resgatados de um navio abandonado por um submarino que se volta debaixo d'água. O mesmo sistema foi usado por Fred Astaire para sua dança solo com a música "You're All the World to Me" em "Royal Wedding" (1951).
77)  Pouco antes do lançamento do filme, o conselheiro científico de Stanley Kubrick, Frederick Ordway III, escreveu-lhe um longo memorando instando-o a restaurar a narração de voz que Kubrick e Arthur C. Clarke originalmente incluíram (o que acabou no romance de Clarke Filme) para explicar a trama. Kubrick não.
78)  Na versão francesa, o nome do meio do Dr. Heywood Floyd é Richard.
79)  Keir Dullea foi sempre a primeira escolha, mas o papel de Gary Lockwood foi considerado para James CoburnHugh O'BrianRod Taylor e George Hamilton.
80)  Ao fazer referência ao computador HAL 9000, a voz Control de Missão fala o dígito "nove" como "niner". Isso é copiado do idioma padrão usado por pilotos de avião e controladores de tráfego aéreo para se comunicar entre si, no qual o número em inglês "nove" é pronunciado "niner" para que não seja confundido com a palavra alemã "nein", que significa " não."
81)  Ao longo do tiro, Stanley Kubrick carregou uma câmera Polaroid com ele e a usaria para fotografar cada configuração antes de ser filmada. Ele havia calibrado uma maneira de determinar a partir do aparecimento das fotos Polaroid desenvolvidas instantaneamente quais seriam as configurações de exposição apropriadas para as câmeras de filme.
82)  Nas novelas de Clarke, as dimensões do monólito são sempre 9 'x 4' x 1 '. Estas parecem ser as dimensões vistas nos dois primeiros encontros no filme (o Dawn of Man e as cenas lunares), mas o monolito se torna visivelmente mais amplo nos dois últimos encontros (o Jupiter e cenas de fechamento).
83)  A filha de Floyd ( Vivian Kubrick ) parece ter menos de cinco anos de idade. Desde que nasceu em 1960, isso indicaria que sua parte da conversa do videofone foi filmada bastante cedo na produção, que começou a filmar no final de dezembro de 1965, ou mesmo antes disso.
84)  De acordo com a revista Rolling Stone, durante uma exibição, um jovem levantou-se como se estivesse em trance no reaparecimento do monolito perto do final e correu pelo corredor do teatro gritando: "É Deus! É Deus!" Antes que a gerência do teatro pudesse detê-lo, ele caiu na tela.
85)  Keir Dullea passou 12 horas na maquiagem de suas cenas na tela como um homem velho.
86)  Uma das adições de Stanley Kubrick ao roteiro que Arthur C. Clarke não gostou foi a habilidade de HAL de ler os lábios dos astronautas quando eles estão dentro da vagem.Anos depois, ele admitiu que Kubrick estava certo o tempo todo, depois de saber que na época, os computadores estavam sendo desenvolvidos com a capacidade de ler os lábios.
87)  Assim como na curta história de Arthur C. Clarke 'The Sentinel', a descoberta do monólito na lua seria inicialmente o clímax do filme. Isso eventualmente se tornou o pontapé de saída para a segunda metade do filme. Mas mesmo durante a produção, o final do filme ainda estava em constante revisão. Stanley Kubrick inicialmente planejava mostrar extraterrestres, mas descobriu que o orçamento da produção estava rapidamente acabando. Ele finalmente decidiu que seria melhor não mostrar fisicamente aos estrangeiros, afirmando que "você não mostra Deus".
88)  Na sequência em que Bowman recupera o corpo de Poole com a nave, a câmera estava funcionando a quatro vezes a velocidade normal para que a filmagem resultante estivesse em câmera lenta, dando um aspecto lento, "à deriva no espaço". Isso significa que o contato suave dos braços da vagem com o corpo de Poole era realmente bastante áspero e, como resultado, o dublê que dobrava Poole estava gravemente machucado até o final das tomadas.
89)  Apesar de sua classificação G, há cinco assassinatos na tela: uma australopithecine, Frank Poole e os três astronautas hibernantes mortos por HAL. O diálogo também inclui as palavras "inferno" três vezes e "maldito" duas vezes.
90)  Ao filmar a conversa privada de Dave e Frank na nave, Stanley Kubrick encontrou a cena como script para ser muito longo. Ele pediu a Keir Dullea e Gary Lockwood que improvisassem suas linhas em várias tomadas.
91)  O roteiro passou por vários estágios. No início de 1965, quando o apoio foi garantido para o filme, Arthur C. Clarke e Stanley Kubrick ainda não tinham uma idéia firme do que aconteceria com Bowman após a seqüência Star Gate. Inicialmente, todos os astronautas da descoberta deveriam sobreviver à jornada; Até 3 de outubro, Clarke e Kubrick decidiram deixar Bowman o único sobrevivente e mandá-lo regredir para a infância. Até 17 de outubro, Kubrick tinha inventado o que Clarke chamou de "uma idéia selvagem de robôs ligeiramente fag que criam um ambiente vitoriano para colocar nossos heróis à vontade".
92)  Bowman inspira profundamente antes de tentar voltar a entrar no navio a partir da vagem. Arthur C. Clarke em uma entrevista mais tarde observou que isso está incorreto. Bowman deveria ter expirado, já que o vácuo do espaço teria danificado seus pulmões se estivessem cheios de ar.
93)  Quando Dave Bowman entra no centro de lógica de HAL para desligá-lo, o selo na mão esquerda do seu terno está quebrado e a luva se separa do terno (devido ao balanço).A luva é reatada uma vez que ele entra no centro da lógica.
94)  A cena em que o Dr. Floyd fala com cientistas russos na estação espacial é filmada a partir de dois ângulos. Uma das mulheres sentadas tem as pernas cruzadas em todos as tomadas de um ângulo e sem cruzar em todos as tomadas do outro ângulo.
95)  O osso Moon-Watcher usa para vencer o macaco inimigo é um fêmur (osso da perna superior), conforme indicado pelo "braço" de uma bola ao final. No entanto, o osso mostrado girando no ar é uma tíbia (osso principal da perna), como indicado por suas extremidades contundentes.
96)  No traslado lunar Pan Am, vemos a abordagem da Base da Lua de Clavius ​​através da janela de visualização do cockpit do piloto em uma visão como uma abordagem de avião. No próximo tiro, vemos o exterior da embarcação, e a cabine do piloto é mostrada apontando para cima em direção ao céu preto enquanto pousa no trem de pouso abaixo da embarcação. Seria impossível para os pilotos ver a aproximação de Clavius ​​do cockpit se aterrissarem com motores de inversão inversa. Tudo o que eles veriam é o céu direto acima, e seria relativamente ainda do ponto de vista deles.
97)  Quando o astronauta sai do pod para substituir a unidade AE-35, ele está segurando-o na mão direita para que ele possa usar a mão esquerda para controlar a mochila do propulsor. No próximo tiro mostrando-o manobrando para Discovery, o AE-35 está na mão esquerda.
98)  A fase da Terra inverte-se enquanto o ônibus da lua está em rota de Clavius ​​a Tycho.
99)  A quantidade de alimentos muda duas vezes, enquanto Bowman e Poole estão comendo.
100)                     Durante muitas das cenas da nave portátil, o céu de fundo é absolutamente preto. Na realidade, milhares de estrelas seriam visíveis.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog