2001,
UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO
2)
Sua
estreia foi na Inglaterra em 2 de abril de 1968,
nos Estados Unidos em 2 de abril de 1968 e
no Brasil em 29 de abril de 1968.
3)
O filme é memorável por sua trilha sonora, resultado da
associação feita por Kubrick entre o movimento de satélites e os dançarinos de
valsas, o que o levou a usar a valsa Danúbio Azul,
de Johann Strauss II, e o famoso poema sinfônico de Richard Strauss, Also sprach Zarathustra, para
mostrar a evolução filosófica do Homem, teorizado no trabalho de Friedrich Nietzsche de mesmo nome.
4)
2001: A Space Odyssey é
atualmente reconhecido pela crítica e pelo público como um dos maiores e mais
influentes filmes já feitos.
5)
Foi indicado a quatro Oscars nas categorias melhor diretor, melhor direção de
arte, melhores efeitos
visuais e melhor roteiro
original.
6)
Foi indicado na categoria de melhor roteiro original, apesar
de ser adaptado do livro homônimo de Arthur C. Clarke.
7)
Recebeu um Óscar de Efeitos Visiais.
8)
Em 1991, foi considerado "culturalmente, historicamente
ou esteticamente significante" pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para ser preservado no National Film Registry.
9)
No começo, Kubrick e Clarke se referiam ao
projeto como How the Solar System
Was Won, uma homenagem ao filme de 1962 How the
West Was Won.
10)
Entretanto, Kubrick decidiu anunciar o projeto, em uma
coletiva de imprensa no dia 23 de fevereiro de 1965, como Journey Beyond the Stars. "Outros
títulos que tivemos e falharam foram Universe, Tunnel
to the Stars e Planet.
11) De acordo com Arthur C.
Clarke , Stanley
Kubrick queria obter uma apólice de seguro da Lloyds of London
para se proteger contra perdas no caso em que a inteligência extraterrestre
fosse descoberta antes do lançamento do filme. A Seguradora Lloyds
recusou. Lloyds of London perdeu uma boa grana.
12) A idéia inicial para o dispositivo
que se tornaria o monólito preto envolveu uma tela transparente, que mostrava
os como usar objetos como ferramentas e armas. Arthur C.
Clarke mais tarde descartou essa ideia como "muito
ingênuo". Além disso, o computador HAL 9000
começou como um robô móvel,
mas como Clarke temia que essa visão da inteligência artificial se tornaria
irremediavelmente desatualizada nas próximas décadas, o omnipresente olho
vermelho foi concebido.
13) O filme não foi um sucesso financeiro
durante as primeiras semanas de sua estreia. MGM já estava planejando
retirá-lo dos cinemas, quando foi persuadido por vários donos de teatro a
continuar mostrando o filme. Muitos proprietários haviam observado um
número crescente de jovens que participaram do filme, que estavam especialmente
entusiasmados em observar a sequência "Star Gate" sob a influência de
drogas psicotrópicas. Isso ajudou o filme a se tornar um sucesso
financeiro no final, apesar das muitas reações negativas que recebeu no início.
14) Não há diálogo nos primeiros 25
minutos do filme (terminando quando uma aeromoça fala às 25:38), nem nos
últimos 23 minutos (excluindo os créditos finais). Com estas duas longas
secções e outras mais curtas, existem cerca de 88 minutos sem diálogo no filme.
15) De acordo
com Douglas
Trumbull , o tiro total de filmagem foi
cerca de 200 vezes o comprimento final do filme.
16) De acordo com Katharina
Kubrick , Stanley
Kubrick forneceu a respiração ouvida nos trajes espaciais.
17) O último filme sobre homens na lua
antes de Neil
Armstrong e Buzz Aldrin andaram
lá na vida real. Mais de 40 anos depois, ainda existem teóricos da
conspiração que insistem que isso não é uma coincidência, alegando que todas as
filmagens da viagem de Armstrong foram um filme dirigido por Stanley
Kubrick usando cenas sobrantes e adereços deste filme.
18) Stanley
Kubrick trabalhou por vários meses com técnicos de efeitos para
criar um efeito convincente para a caneta flutuante na seqüência do
ônibus. Depois de tentar muitas técnicas diferentes, sem sucesso, Kubrick
decidiu simplesmente usar uma caneta que foi aderida (usando a fita de dupla
face recentemente inventada) em uma folha de vidro e suspensa na frente da
câmera. Na verdade, o comandante do transporte pode ser visto para
"puxar" a caneta do copo quando ela se apoderar dela.
20) Stanley
Kubrick cortou 19 minutos do tempo original de filmagem de 158
minutos após sua estréia em Nova York, principalmente para acelerar o ritmo.
21) Frank Miller ,
que interpreta a voz de controle da missão, era um membro da Força Aérea dos
EUA na realidade e um verdadeiro controlador de missão. Ele foi contratado
porque sua voz era a mais autêntica que os produtores pudessem encontrar pelo
papel.Inexperiente e nervoso, ele não conseguiu evitar tocar seu pé durante as
sessões de gravação, e o som de toque repetidamente surgiu nas faixas de áudio; Stanley
Kubrickdobrou uma toalha, colocou-a sob os
pés de Miller e disse-lhe para tocar o conteúdo de seu coração.
22) Toda a seção de
centrífuga da nave Discovery foi construída como um único conjunto. Foi projetado para girar
para tiros, como a seqüência em que Frank foi trotar para que o ator
permanecesse no fundo.
23) Depois de ver um
documentário chamado To the Moon and Beyond (não listado na IMDb) na Feira
Mundial de Nova York de 1964, Stanley
Kubrick contratou um dos seus técnicos
de efeitos especiais, Douglas
Trumbull , para trabalhar neste filme. A Trumbull desenvolveu um processo chamado de fotografia
Slitscan para criar imagens silvestres e caleidoscópicas de experiências de
Bowman passando pelo Stargate. Isso
envolveu mover a câmera rapidamente após diferentes peças de obras de arte
iluminadas, com o obturador da câmera aberto para permitir um efeito de raia. O efeito geral deu ao público a sensação de mergulhar no
infinito. Trumbull foi mais tarde
contratado pela ABC para produzir a famosa sequência de abertura para o ABC
"Movie of the Week" usando a mesma técnica slitscan usada para 2001.
24) O sol e a lua
crescente alinhados um com o outro (na abertura) era um símbolo do
zoroastrismo, uma antiga religião persa que precedia o budismo e o cristianismo
e baseava-se nos ensinamentos do profeta Zoroastro (também conhecido como
Zaratustra).Este alinhamento particular simbolizava a luta eterna entre a luz ea
escuridão. De forma apropriada, o famoso "2001: A Space Odyssey
Theme" é de "Também Sprach Zarathustra" (Assim falou
Zarathustra), o poema sinfônico de Richard
Strauss , baseado em um livro de Friedrich
Nietzsche , que continha sua famosa
declaração "Deus está morto ". Pode-se
assumir, dado os métodos de trabalho de Stanley
Kubrick , que nada disso foi acidental.
25) O principal
conjunto Discovery foi construído pelo fabricante de aeronaves
Vickers-Armstrong dentro de um tambor de 12m-x-2m projetado para girar a 5 km /
h. Custa US $ 750.000.
26) A banda de rock
psicodélico inglês Pink Floyd estava em um ponto abordado para tocar música para o
filme. No entanto, eles recusaram devido a
outros compromissos. No entanto, eles
mantêm uma conexão com o filme: muito parecido com The Wizard of
Oz(1939) e "Dark Side of the
Moon", diz-se que a música de Pink Floyd "Echoes" do álbum "Meddle" pode ser
perfeitamente sincronizada com O segmento "Jupiter & Beyond the
Infinite" do filme.
28) Em homenagem ao
livro e ao filme, a NASA nomeou um Mars orbiter: 2001 Mars Odyssey. Esta não foi a primeira
vez que a NASA teve uma conotação com o filme; O indicativo do módulo de comando Apollo 13 foi Odyssey
durante a missão mal definida.
29) Poole ( Gary Lockwood ) foi filmado usando um capacete na ponte do Discovery
porque Stanley
Kubrick inicialmente tinha dúvidas
sobre a possibilidade científica de sobrevivência de uma pessoa por um instante
no vácuo; No entanto, os dados publicados
no momento indicaram que essa sobrevivência era realmente possível, o que
permitiu que a seqüência de reentrada do Air Lock de emergência fosse filmada e
que as cenas fossem filmadas pelos astronautas sem seus capacetes.
30) Stanley
Kubrick teve várias toneladas de areia importada, lavada e
pintada para as cenas da superfície da lua.
31) A posição de xadrez e os movimentos que vemos
são de um jogo jogado em 1910 em Hamburgo, Alemanha, entre dois jogadores
indistintos chamados Roesch e Schlage. O computador afirma que a posição final é um Xeque em dois
movimento.
32) Stanley
Kubrick mostrou o filme para os críticos, mas rapidamente se
arrependeu de fazê-lo. Entre as revisões principalmente indiferentes e
desfavoráveis, como observado no documentário 2001: The
Making of a Myth (2001), foram:
"Em algum lugar entre hipnótico e imensamente aborrecido" - The New
York Times; "Um filme monumentalmente
sem imaginação" - Harpers; "Space
Odyssey falha mais gloriosamente" - Newsday; E "Grande, belo, mas épico scifi épico. Objeto
importante da fotografia soberba para um enredo confuso e de longo
desenrolar." - Variedade.
33) Keir Dullea (Dave
Bowman) e Douglas Rain (HAL 9000) foram os únicos atores a retomar seus papéis
em 2010 (1984).
34) O filme era
originalmente para terminar tal como tinha no livro, com Bowman descobrindo o
terceiro monólito na lua Japetus de Saturno. Esta idéia foi desfeita,
no entanto, porque a equipe de efeitos especiais não pôde fazer anéis de
aparência convincente em torno de Saturno. O
artista de efeitos Douglas
Trumbull finalmente aperfeiçoou uma
técnica para fazer os anéis após a conclusão da produção e usou os anéis de
Saturno com grande efeito em sua estréia como diretor, Silent
Running (1972).
35) HAL 9000 nunca
disse, "Bom dia, Dave", apesar desta fala ser uma das suas citações
mais reconhecidas.
36) Algumas das
seqüências africanas "Dawn of Man" usaram os sons de gatos selvagens,
gorilas e chimpanzés originalmente gravados para o filme MGM Mogambo (1953). Os sons
eram autênticos e realmente gravados em locais em toda a África durante a
fabricação de "Mogambo" enquanto ele estava sendo filmado no local
lá.
37) A trilha sonora
inclui citações de quatro peças de György Ligeti ("Aventuras", "Requiem",
"Atmosphères" e "Lux Aeterna"). A música foi usada sem a permissão de Ligeti, e ele não
descobriu nada até assistir à estréia do filme em Viena.
38) A frase "Até
a próxima quarta-feira" é ouvida pela primeira vez durante a cena em que
Poole recebe cumprimentos de aniversário de seus pais. A frase se tornaria uma
marca registrada do diretor John Landis , que iria usá-lo em muitos de seus filmes.
39) O talheres usado
na estação e no Discovery foi projetado pelo renomado arquiteto dinamarquês
Arne Jacobsen em 1957 e ainda está disponível para venda 50 anos após a
primeira produção.
40) A "Blue
Danube Waltz" não era a primeira peça de música clássica destinada à
sequência da estação espacial. Stanley
Kubrick originalmente definiu a
seqüência para o Scherzo do "Sonho da Noite de Midsummer" de Felix
Mendelssohn-Bartholdy . O amigo de Kubrick apresentou-o às valsas de Johann
Strauss durante a fase de edição deste
filme, e ele reeditou a sequência para The Blue Danube para a versão final do
filme.
41) Embora, HAL9000
seja retratado no filme como um jogador de xadrez especializado, o computador
no set real foi um jogador de xadrez muito fraco. Isso causou muita
diversão para Stanley Kubrick , ele mesmo um jogador experiente, que venceria o
autômato primitivo, e chamou isso de "pisswit bumbling".
42) Frank Poole e Dave
Bowman observam-se numa entrevista à televisão em "BBC 12". Esta foi uma peça sobre
o fato de que, no momento da produção, havia apenas canais BBC 1 e 2. O
apresentador nesta cena é Kenneth
Kendall , o primeiro apresentador de
notícias visto na TV britânica em 1955.
43) O texto completo
das instruções Zero Gravity Toilet: PASSAGEIROS ZERO GRAVITY TOALETE SÃO
AVISADOS PARA LEITAR AS INSTRUÇÕES ANTES DE UTILIZAR - 1. O banheiro é do tipo
padrão de gravidade zero. Dependendo dos requisitos, o Sistema A e / ou o Sistema B
podem ser usados, cujos detalhes estão claramente marcados no compartimento do
banheiro. Ao operar o Sistema A, a alavanca
de pressão e um eliminador de dalerro de plástico serão distribuídos através da
ranhura imediatamente embaixo. Quando você
apertou o lábio adesivo, conecte a conexão marcada pela grande mangueira de
saída "X". Torça o anel colorido
prateado uma polegada abaixo do ponto de conexão até sentir o bloqueio. - 2. O banheiro já está pronto para uso. O limpador Sonovac é ativado pelo pequeno interruptor no
lábio. Ao se proteger, torça o anel de
volta à sua condição inicial, de modo que as duas linhas de laranja se
encontrem. Desconectar.Coloque o eliminador
do dalerron no receptáculo de vácuo na parte traseira. Ative pressionando o botão azul. - 3. Os controles para o Sistema B estão localizados na
parede oposta. O interruptor de liberação
vermelho coloca o uroliminator na posição; Pode
ser ajustado manualmente para cima ou para baixo pressionando o botão de
liberação manual azul. A abertura é
auto-ajustável. Para proteger após o uso,
pressione o botão verde que simultaneamente ativa o evaporador e retorna o
uroliminator para a posição de armazenamento. - 4. Você pode sair do lavatório se a luz de saída verde
estiver sobre a porta. Se a luz vermelha
estiver iluminada, uma das instalações do banheiro não está devidamente segura. Pressione o botão de chamada "Stewardess" no lado
direito da porta. Ela irá proteger todas as
instalações do painel de controle lá fora. Quando
a luz de saída verde continua, você pode abrir a porta e sair. Por favor, feche a porta atrás de você. - 5. Para usar o Sonoshower, primeiro despi-se e coloque
todas as suas roupas no suporte de roupas. Coloque
os chinelos de velcro localizados no armário imediatamente abaixo. Entre no chuveiro. No
painel de controle em sua parte superior direita, ao entrar, você verá um botão
"Shower seal". Pressione para
ativar. Uma luz verde será então iluminada
imediatamente abaixo. No botão de
intensidade, selecione a configuração desejada. Agora, pressione a alavanca de ativação Sonovac. Bathe normalmente. - 6. O
Sonovac irá automaticamente desligar após três minutos, a menos que você ative
o interruptor de deslocamento manual "Desligado manualmente",
rodando-o. Quando estiver pronto para sair,
pressione o botão de liberação azul "Shower seal". A porta se abrirá e você pode sair. Remova os chinelos de velcro e coloque-os em seu recipiente. - 7. Se a luz vermelha acima deste painel estiver acesa, o
banheiro está em uso. Quando a luz verde
estiver iluminada, você pode entrar.
No
entanto, você deve seguir cuidadosamente todas as instruções ao usar as
instalações durante o vôo de costa (Zero G). No interior há três instalações: (1) o Sonowasher, (2) o
Sonoshower, (3) o banheiro. Todos os três
são projetados para ser usados em condições sem peso. Observe a seqüência de operações para cada instalação
individual. - 8. Dois modos para
Sonowashing seu rosto e mãos estão disponíveis, o modo "toalha úmida"
e o modo de limpeza ultra-sônica "Sonovac".Você pode selecionar
qualquer modo movendo a alavanca apropriada para a posição "Ativar". Se você escolher o modo "toalha úmida", pressione o
botão amarelo indicado e retire o item. Quando
terminar, descarte a toalha no dispensador de vácuo, segurando a alavanca
indicada na posição "ativa" até que a luz verde continue ...
mostrando que os rolos passaram a toalha completamente para o dispensador. Se desejar uma toalha adicional, pressione o botão amarelo e
repita o ciclo. - 9. Se você preferir o
modo de limpeza ultra-som "Sonovac", pressione o botão azul indicado. Quando os painéis gêmeos abrirem, puxe para a frente pelos
anéis A & B. Para limpar as mãos, use nesta posição.Ajuste o temporizador
para as posições 10, 20, 30 ou 40 ... indicativo do número de segundos
necessário. O botão para a esquerda, logo
abaixo da luz azul, tem três configurações, baixa, média ou alta. Para uso normal, sugere-se a configuração média. - 10. Depois que estas configurações foram feitas, você pode
ativar o dispositivo ao mudar para a posição "ON", o interruptor
vermelho claramente marcado. Se durante a
operação de lavagem, você deseja alterar as configurações, coloque o
interruptor de deslocamento manual "off" na posição "OFF". Agora você pode fazer a mudança e repetir o ciclo.
44) Marvin Minsky , um dos pioneiros das redes neurais que também foi um
conselheiro dos cineastas, foi quase morto por uma chave de fenda no set.
45) No filme, os dois
astronautas são mostrados do lado durante a observação de HAL de sua conversa
secreta. A maioria dos especialistas concorda que ler lábios do lado é
muito difícil, mas não totalmente impossível. Depende também de estar em proximidade, ver pistas faciais e
ter conhecimento prévio do assunto da conversa.
46) Stanley
Kubrick e Arthur C.
Clarke gastaram um enorme esforço em
tornar tudo tão realista quanto possível. O
equipamento de movimentação de terra visto na Lua realmente funcionaria na Lua
real.
47) Cada letra de
"HAL" antecede "IBM". O escritor Arthur C.
Clarke afirmou que isso não era intencional,
e se ele tivesse notado com antecedência, ele teria mudado. HAL significa Heuristic Algorithmic Computer. Os posicionamentos dos produtos da IBM também aparecem no
filme, incluindo os painéis do computador no plano espacial que cai com a estação
espacial, o painel de controle do antebraço no traje espacial de Dave e as
visualizações portáteis nas quais Dave e Frank assistem "The World
Tonight".
48) Embora todos os
anúncios, bem como o álbum da trilha sonora e os créditos de fechamento do
filme, alegaram que o filme foi lançado no Cinerama, não foi filmado no
processo Cinerama (três filmes sincronizados que seriam mostrados por três
projetores sincronizados em um enorme, curvo tela). Todos os filmes de
Cinerama de 1963 foram fotografados por uma câmera em filme de 65mm com uma
lente anamórfica especial que então projetaria uma imagem explodida na tela
curvada. Este filme inicialmente fez uma
bilheteria tão ruim que a MGM realmente considerou tirá-la do lançamento do
Cinerama após a conclusão de uma corrida de 30 dias. Os expositores começaram a relatar que as audiências não só
estavam aumentando, mas observou-se que alguns membros da audiência passaram a
ver o filme várias vezes. Eventualmente,
tornou-se um dos maiores sucessos da MGM, mas foi o único filme a ser retirado
dos locais de Cinerama enquanto ainda estava fazendo um bom lucro. A MGM estava ansiosa para lançar sua produção completa Ice Station
Zebra (1968).
49) A única cena do
filme não filmado no estúdio foi a seqüência de "caveira" em que
Moonwatcher percebe que ele pode usar um osso como arma. Isso foi filmado em um
campo a poucas centenas de metros do estúdio em uma pequena plataforma. Isso permitiu uma tomada de baixo ângulo com uma vasta
extensão de céu no fundo, embora também exigisse uma parada no tiroteio sempre
que um avião voava sobre a cabeça. Eles
quase ficaram sem crânios de animais quando Stanley
Kubrick pegou após tomar. O tiro final da seqüência foi finalmente alcançado quando
Kubrick voltou ao estúdio jogando ossos no ar e filmando seu vôo com uma câmera
de mão.
50) Para criar a
maquiagem facial, os técnicos primeiro fizeram uma subestrutura de caveira de
plástico com um maxilar com dobradiça. Depois de fazer moldes dos rostos dos atores, os homens de
maquiagem aplicaram a pele de borracha em seus rostos e adicionaram cabelo uma
porra por vez, como se estivessem fazendo uma peruca. Os movimentos do lábio foram alcançados usando dentes e
línguas falsas para ocultar a boca real dos atores. Isso liberou os atores para usar suas línguas para operar
controles remotos que moviam os lábios. Somente
os olhos dos atores eram visíveis, e as máscaras eram feitas diretamente para
os olhos.
51) As naves espaciais
do filme eram modelos feitos de madeira, fibra de vidro, plexiglas, aço, latão
e alumínio. Os detalhes finos que mudariam para sempre o aspecto do
espaço na tela foram criados com revestimento de plástico formador de calor,
folha de metal flexível, tubos de arame e milhares de peças minúsculas tiradas
de centenas de kits de modelos de plástico - tudo de carros de estrada de ferro
e battleship Para aviões e nave espacial Gemini - comprados em uma feira
européia de brinquedos. Os detalhes finos
permitiram que as câmeras se aproximassem o mais possível dos modelos sem perda
de credibilidade.
52) Os sacos de
transporte pertencentes aos cientistas espaciais russos com quem o Dr. Floyd
compartilha uma bebida são marcados como "Aeroflot" (em cirílico), a
companhia aérea nacional russa.
53) A decisão de Stanley
Kubrick de usar música clássica para
sua partitura custaria-lhe um processo. O
compositor contemporâneo György Ligeti processou o uso não autorizado de sua música e o corte
de sua peça "Aventuras".
54) Floyd e todos os
outros na Lua caminham completamente normalmente. Os desembarques de
Apollo revelaram mais tarde que uma marcha loping era necessária na gravidade
1/6 da Lua.
55) Apesar de seu
trabalho ganhar um BAFTA para a Melhor Cinematografia, Geoffrey
Unsworth não aproveitou a experiência
de trabalhar com Stanley
Kubrick (como vários cinegrafistas
antes dele). Ele disse a seu colega de
cinema Oswald Morris (que havia fimado Lolita (1962)) que sentiu que não tinha nenhuma entrada
criativa real no filme devido ao controle intransigente de Kubrick de todos os
aspectos do filme.
56) O filme tem muitas
instâncias de posicionamento de produtos para a IBM. Os mais aparentes são os
painéis do computador no plano espacial que encaminha com a estação espacial, o
painel de controle do antebraço no traje espacial de Dave e as telas de
visualização portáteis nas quais Dave e Frank assistem "The World
Tonight".
57) A representação do
filme da paisagem lunar deve muito ao terreno montanhoso e escarpado que era
comum na ficção científica antes dos desembarques da Apollo. No entanto, o filme é
surpreendentemente preciso, dado que a produção antecedeu até mesmo as sondas
Surveyor, e muito menos a exploração tripulada.
58) As cenas excluídas
incluem detalhes sobre a vida diária em Discovery, caminhadas espaciais
adicionais, o astronauta Bowman que recupera uma peça sobressalente de um
corredor octogonal, uma série de cortes da sequência de assassinatos de Poole,
incluindo toda a preparação da caminhada espacial e disparos de HAL, desligando
o contato de rádio com Poole - explicando a resposta de HAL de que o rádio está
"ainda morto" quando Bowman lhe pergunta se o contato de rádio foi
feito - e, notavelmente, um close-up de Bowman pegando um chinelo durante sua
caminhada na sala alienígena; A chinela ainda pode ser vista atrás dele no que seria o
próximo tiro na sequência.
59) Os atores
contratados para atuar na seqüência "Dawn of Man" eram na maioria
mímicos e dançarinos, embora também usassem dois chimpanzés do bebê como filhos
da tribo. Eles escolheram atores com braços magros e pernas e ancas
estreitas para que a pele adicionada para fazê-los parecer australopithecinas
não pareceria muito volumosa. O medo
de Stanley
Kubrick era que a pele do corpo poderia
fazê-los parecer atores em ternos de gorila de filme B
60) Em Chicago, um grupo de hippies foi
ao filme várias vezes, sentado na primeira fila até o intervalo. Então, eles se moveriam para o chão na frente da tela para
assistir o passeio final da estrela do ponto mais próximo possível.
61) A MGM fez uma
propaganda de quatro páginas no New York Times, Los Angeles Times e Washington
Star para lançar sua campanha publicitária para o filme em 25 de fevereiro de
1968.
62) Um dos únicos
filmes MGM em que Leo the Lion não rugiu no início.
63) Em uma entrevista
com Joseph Gelmis em 1969, Kubrick afirmou que HAL "teve uma crise
emocional aguda porque não podia aceitar evidências de sua própria
falibilidade".
64) Para criar o
passeio espacial no clímax do filme, Douglas
Trumbull combinou imagens aéreas de
Monument Valley, Utah, disparou através de filtros coloridos, com outros tiros
aéreos originalmente feitos para Dr.
Strangelove de Stanley
Kubrick ou: Como eu
aprendi a parar de me preocupar e amar A bomba (1964). Ele também
inventou um efeito de varredura dividida ao manter o obturador da câmera aberto
para expor um único quadro de filme enquanto movia a fonte de luz para a câmera
para criar padrões de luz fantástica.
65) A maioria das
tomadas foram feitas durante jornadas de dez a 12 horas. Embora a tripulação
fosse grande, o único som audível no estúdio durante cada tomada era o som dos
motores da câmera Panavision e o som dos motores movendo os navios. Um técnico comparou isso
com a condução de um tanque.
66) Os quatro atos do
filme, em ordem seqüencial, são assim denominados: "Amanhecer do
homem", "TMA-1", "Missão de Júpiter" e "Júpiter e
além do infinito". "TMA-1" é o único ato sem o seu título sobreposto
no filme.
67) Para tiros das
naves espaciais que mostram que as pessoas se deslocam pelas janelas dos
navios, os técnicos fotografaram extras em movimento, depois os projetaram nas
janelas com projetores de 16mm. Isso levou a um erro no filme. Os tiros exteriores do navio que levam o Dr. Floyd à Lua
mostram outros passageiros a bordo, mas os interiores revelam que ele está
sozinho.
68) O filme inspirou a
descoberta de 1969 de David Bowie , "Space Oddity" (daí o título), que foi
escrito sobre um astronauta encalhado no espaço.
69) O animal usado na
sequência "Dawn of Man", aquele que se parece com um porco preto com
um tronco, é uma anta.
70) Stanley
Kubrick contratou uma empresa que fez
membros artificiais para produzir uma mão de macaco longo e de mão escura para
ser operada por controles remotos colocados dentro dos braços do traje. Quando isso não pareceu convincente, foi abandonado a grande
despesa.
Este foi o
primeiro filme a fazer uso extensivo da projeção frontal para fornecer fundos
contra os quais os atores trabalharam. Usando grandes transparências, a equipe projetou a paisagem
africana no set para a sequência "Dawn of Man". A mesma técnica foi utilizada para as cenas da pousada lunar.
71) A filha de Floyd
( Vivian
Kubrick ) tem um sotaque britânico (além
da palavra "festa", que ela pronuncia "parrdy"). Isso reflete o fato de Stanley
Kubrick e sua família terem vivido na
Grã-Bretanha desde 1961, quando Vivian tinha um ano de idade.
72) Em entrevistas no
momento do lançamento do filme, Stanley Kubrick disse que o sinal "Zero
Gravity Toilet" foi a única piada intencional em "2001."
73) Demorou Stanley
Kubrick e seus meses de tripulação para
descobrir como fazer a caneta flutuar durante a viagem à Lua. Eles não podiam chegar com um fio bem o suficiente para não
aparecer no filme. Finalmente, eles
gravaram a caneta para um prato de vidro na frente da câmera. Se você olhar de perto, quando a aeromoça o arrumar fora do
ar, você pode realmente vê-la tirando da placa.
74) Stanley
Kubrick envolveu-se em todos os
aspectos da produção, mesmo escolhendo o tecido para os trajes de seus atores e
selecionando peças notáveis de mobiliário contemporâneo para uso no filme.
75) Acredita-se que o
documentário Doroga k
zvezdam (1958) tenha influenciado
significativamente a técnica de Stanley
Kubrick , particularmente em sua
descrição precisa de ingravidez e uma estação espacial rotativa. Enciclopédia Astronáutica descreve algumas cenas a partir de
2001 como uma "duplicação de tiro por tiro" da Estrada às Estrelas
". Comparações específicas de tiros
dos dois filmes foram analisadas pelo cineasta Alessandro
Cima . Um artigo de 1994 no American Cinematographer diz:
"Quando Stanley
Kubrick fez 2001: uma Odisséia no
Espaço em 1968, ele afirmou ter sido o primeiro a voar atores / astronautas em
fios com a câmera no chão, disparando verticalmente enquanto o corpo do ator
cobriu os fios ", Mas observa que Klushantsev o havia precedido nisso.
76) A cena a bordo da
nave espacial levando o Dr. Floyd para a lua em que o comissário de bordo
atravessa o lado do interior da Nave e parece estar de cabeça para baixo foi
filmado com uma câmera estacionada aparafusada a um conjunto de sala que girou,
então a atriz era Sempre no fundo, mas era ela, não o conjunto, que parecia
mudar de posição. A técnica foi inventada pelo comediante de filme silencioso
Buster Keaton para a cena final de seu filme "The Navigator" de 1924,
no qual ele e sua namorada (Kathryn McGuire) são resgatados de um navio
abandonado por um submarino que se volta debaixo d'água. O mesmo sistema foi usado por Fred Astaire para sua dança
solo com a música "You're All the World to Me" em "Royal
Wedding" (1951).
77) Pouco antes do
lançamento do filme, o conselheiro científico de Stanley Kubrick, Frederick
Ordway III, escreveu-lhe um longo memorando instando-o a restaurar a narração
de voz que Kubrick e Arthur C. Clarke originalmente incluíram (o que acabou no
romance de Clarke Filme) para explicar a trama. Kubrick não.
78) Na versão
francesa, o nome do meio do Dr. Heywood Floyd é Richard.
79) Keir Dullea foi sempre a primeira escolha, mas o papel de Gary
Lockwood foi considerado para James Coburn, Hugh O'Brian, Rod Taylor e George
Hamilton.
80) Ao fazer
referência ao computador HAL 9000, a voz Control de Missão fala o dígito
"nove" como "niner". Isso é copiado do idioma padrão usado por pilotos de avião e
controladores de tráfego aéreo para se comunicar entre si, no qual o número em
inglês "nove" é pronunciado "niner" para que não seja
confundido com a palavra alemã "nein", que significa "
não."
81) Ao longo do tiro,
Stanley Kubrick carregou uma câmera Polaroid com ele e a usaria para fotografar
cada configuração antes de ser filmada. Ele havia calibrado uma maneira de determinar a partir do
aparecimento das fotos Polaroid desenvolvidas instantaneamente quais seriam as
configurações de exposição apropriadas para as câmeras de filme.
82) Nas novelas de
Clarke, as dimensões do monólito são sempre 9 'x 4' x 1 '. Estas parecem ser as
dimensões vistas nos dois primeiros encontros no filme (o Dawn of Man e as
cenas lunares), mas o monolito se torna visivelmente mais amplo nos dois
últimos encontros (o Jupiter e cenas de fechamento).
83) A filha de Floyd
( Vivian
Kubrick ) parece ter menos de cinco
anos de idade. Desde que nasceu em 1960,
isso indicaria que sua parte da conversa do videofone foi filmada bastante cedo
na produção, que começou a filmar no final de dezembro de 1965, ou mesmo antes
disso.
84) De acordo com a
revista Rolling Stone, durante uma exibição, um jovem levantou-se como se
estivesse em trance no reaparecimento do monolito perto do final e correu pelo
corredor do teatro gritando: "É Deus! É Deus!" Antes que a gerência do
teatro pudesse detê-lo, ele caiu na tela.
85) Keir Dullea passou 12 horas na maquiagem de suas cenas na tela como
um homem velho.
86) Uma das adições
de Stanley
Kubrick ao roteiro que Arthur C.
Clarke não gostou foi a habilidade de
HAL de ler os lábios dos astronautas quando eles estão dentro da vagem.Anos
depois, ele admitiu que Kubrick estava certo o tempo todo, depois de saber que
na época, os computadores estavam sendo desenvolvidos com a capacidade de ler
os lábios.
87) Assim como na
curta história de Arthur C.
Clarke 'The Sentinel', a descoberta do
monólito na lua seria inicialmente o clímax do filme. Isso eventualmente se tornou o pontapé de saída para a
segunda metade do filme. Mas mesmo durante
a produção, o final do filme ainda estava em constante revisão. Stanley
Kubrick inicialmente planejava mostrar
extraterrestres, mas descobriu que o orçamento da produção estava rapidamente
acabando. Ele finalmente decidiu que seria
melhor não mostrar fisicamente aos estrangeiros, afirmando que "você não
mostra Deus".
88) Na sequência em
que Bowman recupera o corpo de Poole com a nave, a câmera estava funcionando a
quatro vezes a velocidade normal para que a filmagem resultante estivesse em
câmera lenta, dando um aspecto lento, "à deriva no espaço". Isso significa que o
contato suave dos braços da vagem com o corpo de Poole era realmente bastante
áspero e, como resultado, o dublê que dobrava Poole estava gravemente machucado
até o final das tomadas.
89) Apesar de sua
classificação G, há cinco assassinatos na tela: uma australopithecine, Frank
Poole e os três astronautas hibernantes mortos por HAL. O diálogo também inclui
as palavras "inferno" três vezes e "maldito" duas vezes.
90) Ao filmar a
conversa privada de Dave e Frank na nave, Stanley
Kubrick encontrou a cena como script
para ser muito longo. Ele pediu a Keir Dullea e Gary Lockwood que improvisassem suas linhas em várias tomadas.
91) O roteiro passou
por vários estágios. No início de 1965, quando o apoio foi garantido para o
filme, Arthur C.
Clarke e Stanley
Kubrick ainda não tinham uma idéia
firme do que aconteceria com Bowman após a seqüência Star Gate. Inicialmente, todos os astronautas da descoberta deveriam
sobreviver à jornada; Até 3 de outubro,
Clarke e Kubrick decidiram deixar Bowman o único sobrevivente e mandá-lo
regredir para a infância. Até 17 de outubro,
Kubrick tinha inventado o que Clarke chamou de "uma idéia selvagem de
robôs ligeiramente fag que criam um ambiente vitoriano para colocar nossos
heróis à vontade".
92) Bowman
inspira profundamente antes de tentar voltar a entrar no navio a partir da
vagem. Arthur C. Clarke em uma entrevista mais tarde observou que isso
está incorreto. Bowman deveria ter expirado, já que o vácuo do espaço teria
danificado seus pulmões se estivessem cheios de ar.
93) Quando Dave Bowman entra no centro de lógica de HAL para
desligá-lo, o selo na mão esquerda do seu terno está quebrado e a luva se
separa do terno (devido ao balanço).A luva é reatada
uma vez que ele entra no centro da lógica.
94) A cena em que o Dr. Floyd fala com cientistas russos na
estação espacial é filmada a partir de dois ângulos. Uma das mulheres sentadas tem as pernas cruzadas em todos as
tomadas de um ângulo e sem cruzar em todos as tomadas do outro ângulo.
95) O osso Moon-Watcher usa para vencer o macaco inimigo é um
fêmur (osso da perna superior), conforme indicado pelo "braço" de uma
bola ao final. No entanto, o osso mostrado
girando no ar é uma tíbia (osso principal da perna), como indicado por suas
extremidades contundentes.
96) No traslado lunar Pan Am, vemos a abordagem da Base da Lua
de Clavius através da janela de visualização do cockpit do piloto em uma visão
como uma abordagem de avião. No próximo tiro, vemos o
exterior da embarcação, e a cabine do piloto é mostrada apontando para cima em
direção ao céu preto enquanto pousa no trem de pouso abaixo da embarcação. Seria impossível para os pilotos ver a aproximação de Clavius
do cockpit se aterrissarem com motores de inversão inversa. Tudo o que eles veriam é o céu direto acima, e seria
relativamente ainda do ponto de vista deles.
97) Quando o astronauta sai do pod para substituir a unidade
AE-35, ele está segurando-o na mão direita para que ele possa usar a mão
esquerda para controlar a mochila do propulsor. No próximo tiro mostrando-o manobrando para Discovery, o
AE-35 está na mão esquerda.
98)
A fase da Terra inverte-se enquanto o ônibus da lua está em
rota de Clavius a Tycho.
99)
A
quantidade de alimentos muda duas vezes, enquanto Bowman e Poole estão comendo.
100)
Durante muitas das
cenas da nave portátil, o céu de fundo é absolutamente preto. Na realidade, milhares de estrelas seriam visíveis.
Comentários
Postar um comentário